Buscar

30 junho 2015

Estudante de 16 anos fica gravemente ferido ao ser colhido por caçamba na BR 020 em Tauá

  • Clique para AmpliarFoto: Sheldon Gomes/Rádio Difusora
  • Um acidente grave ocorrido no final da tarde desta terça-feira (30) na BR 020 envolvendo um caminhão caçamba e uma motocicleta deixou gravemente ferido um adolescente de 16 anos.
    O fato aconteceu por volta das 16h40 e teve como vítima o estudante Paulo Vítor Alves, residente no Setor “H” do Perímetro irrigado Várzea do Boi, nos Colonos, aluno da Escola Dondon Feitosa, situada na Sede de Tauá.
    Foto: Sheldon Gomes/Rádio Difusora 
    Segundo um popular que presenciou o acidente, o menor saiu de uma estrada vicinal e não percebeu a aproximação da caçamba, invadiu a preferencial e a colisão foi inevitável.
    O estudante sofreu fratura nas duas pernas, e foi socorrido em estado grave para o Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima, de onde será transferido para o Instituto Dr. José Frota (IJF) em Fortaleza.
    Foto: Sheldon Gomes/Rádio Difusora 
    Ainda na pista, o rapaz recebeu o socorro das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros, sendo logo em seguida conduzido ao hospital. Enquanto a vítima era estabilizada, o trânsito ficou interrompido naquele trecho da Rodovia Federal, e uma fila de veículos se formou nos dois sentidos da pista.
    Foto: Sheldon Gomes/Rádio Difusora 
    Foto: Sheldon Gomes/Rádio Difusora 
    Foto: Sheldon Gomes/Rádio Difusora 
    Segundo os policiais do Ronda do Quarteirão que estiveram no local do sinistro, o caminhão caçamba de placas OSD 6796 envolvido no acidente pertence a Secretaria de Infraestrutura do município (SEINFRA). A motocicleta guiada pela vítima é bastante antiga e ficou completamente destruída, e a placa não encontrada. 
    Foto: Sheldon Gomes/Rádio Difusora 
    Foto: Sheldon Gomes/Rádio Difusora 
    Foto: Sheldon Gomes/Rádio Difusora 
    Repórter Lindon Johnson/Rádio Difusora

Jorge Luiz escolhido para compor a nova diretoria da Associação dos Jornalistas do Interior do Ceará (ACEJI)

Jorge Luiz Eleito Diretor de Biblioteca da Associação
Foto - Reprodução Facebook
Para discutir sobre o cenário da Assessoria de Imprensa no Ceará, a Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI) realizou nos dias 26 e 28 de junho, no município de Icó, o XV Congresso Cearense de Jornalistas do Interior. 
O papel do assessor de imprensa no Estado”, foi o tema central do evento, com uma promoção da ACEJI com o apoio da administração municipal. Estudantes de comunicação, jornalistas, radialistas e blogueiros foram convidados a participar do evento. A abertura aconteceu às 19 horas do dia 26 de junho, no Teatro da Ribeira dos Icós.
Foto - Reprodução Facebook
No sábado pela manhã aconteceu às oficinas e palestras e à tarde foi realizada a eleição da nova diretoria da ACEJI.  No domingo dia 28 ocorreu pela manhã uma plenária e as considerações finais, com encerramento após o almoço. O evento foi articulado pelo assessor de Comunicação da Prefeitura, Voltaire Xavier.
Dentre os escolhidos para compor a nova diretoria da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), está o aracoiabense Jorge Luiz Frorenço Alves, ao qual ocupará o cargo de Diretor de Biblioteca da Associação. Graças ao nosso trabalho, compromisso e assiduidade para com as demandas da associação, fomos reconhecido e também escolhido para compor essa nova diretoria (triênio 2015/2018). Procurarei honrar essa confiança junto aos nobres, assim destacou.
No XV Congresso de comunicadores realizado no município de Icó, a nova diretoria foi eleita para o próximo triênio (2015 – 2018). Segue o nome dos eleitos:
Nova Diretoria da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI)
 Chapa – ACEJI para o futuro – Triênio 2015 a 2018
Presidente
João Ferreira do Nascimento
1º Vice – José Alfredo Emídio da Costa
2º Vice – Walter Pinto Bardawil

Secretariado
1º-Luiz Carlos Moreira Farias
2-Luciano Moreira de Araujo
3-Sylvia Helena Medeiros Braun

Tesouraria
1-Manuel Evaldo Lopes de Oliveira
2-Carlos Augusto Vasconcelos Monteiro
3-Evandro Soares de Oliveira

Relações Públicas
Antônio Zeudir Queiroz Souto

Assessoria de Imprensa – Nomeada
Lígia da Silva Xavier

Diretor De Comunicação – Nomeado
Antônio Viana de Carvalho

Diretor Regional Metropolitano – Nomeado
Jorge Luiz Pereira de Souza

Diretor Regional Centro-Sul – Nomeado
Voltaire Xavier

Diretor de Sede e Patrimônio
José Jones Barbosa Cavalcante

Diretor de Assuntos Culturais
Francisco De Assis Clementino Ferreira- Tisim

Diretor de Biblioteca
Jorge Luiz Frorenço Alves

Diretor de Assuntos Jurídico
Francisco Aprígio Da Silva

Suplentes de Diretoria
Raimundo Rodrigues Araújo
Milton Braga Figueiredo
Marcos Evangelista Nery Saraiva

Conselho Fiscal
Paulo Roberto Neves Pereira
Gilson Moreira da Costa
Miguel Gomes Soares

Suplentes do Conselho Fiscal
Francisco Lima Freitas
Carlos José dos Santos (Catê)

Clóvis Almeida (Jr. Pentecoste)

  

Guimarães diz que votação da redução da maioridade penal é imprevisível

FOTO: ANDRÉ DUSEK/ ESTADÃO
FOTO: ANDRÉ DUSEK/ ESTADÃO
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), considerou nesta terça-feira, 30, “imprevisível” o resultado da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos.
“As bancadas estão muito divididas, os partidos, a base está dividida. O governo da presidente Dilma tem uma opinião (contra a redução), mas isso (o resultado) depende da votação. É uma matéria do Legislativo, é imprevisível”, comentou o petista a jornalistas, ao deixar o gabinete do vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP).
“Sobre resultado dessa matéria, é impensável fazer qualquer prognóstico por conta da incidência que isso tem nas bancadas, nas mobilizações, enfim, vamos aguardar”, disse Guimarães.
Na avaliação do líder do governo na Câmara, a tendência é de que a maioria das bancadas libere os deputados para votar como quiserem. “É uma questão filosófica e política importante e acho que a tendência da maioria das bancadas é liberar. Vamos ver o que vai acontecer no plenário”, afirmou.
Reformulação
Mais cedo, Temer disse a jornalistas que a discussão é “suprapartidária” e defendeu uma reformulação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para resolver o problema. “É (uma questão) suprapartidária. Pessoalmente não escondo a posição pessoal pela reformulação do ECA, que acaba dando no mesmo resultado”, disse Temer, fazendo referência ao projeto que mantém a idade penal mas aumenta o tempo de internação para menores que cometerem infrações graves.
Relatório
Na terça-feira passada, 23, o Ministério da Justiça divulgou que o Brasil aumentou o seu ritmo de encarceramento em 33% entre 2008 e 2014, conforme o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen). A tendência está na contramão do que vem ocorrendo entre os países com as maiores populações prisionais do mundo.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, decidiu antecipar a divulgação do relatório para alertar os parlamentares sobre as consequências da redução da maioridade penal. De acordo com o levantamento, 56% dos presos no Brasil são jovens – pessoas de 18 a 29 anos, conforme faixa etária definida pelo Estatuto da Juventude.
O número de jovens no sistema prisional supera a proporção de jovens da população brasileira: enquanto os jovens representam 56% da população prisional, as pessoas dessa faixa etária compõem 21,5% da população total.
Fonte: Ceará Agora

Parceria beneficia 42 apenados com tornozeleiras eletrônicas

O secretário de Estado de defesa Social, Rômulo Ferraz, acompanhado do comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Márcio Sant'Ana, preside solenidade de assinatura do termo de cooperação para uso de tornozeleiras eletrônicas em enquadrados na Lei Maria da Penha. Crédito: José Carlos Paiva/Imprensa MG Data: 07-03-2013 Local: CEFLAG - Rua Além Paraíba 31 - Bairro Bonfim
O secretário de Estado de defesa Social, Rômulo Ferraz, acompanhado do comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Márcio Sant’Ana, preside solenidade de assinatura do termo de cooperação para uso de tornozeleiras eletrônicas em enquadrados na Lei Maria da Penha.
Crédito: José Carlos Paiva/Imprensa MG
Data: 07-03-2013
Local: CEFLAG – Rua Além Paraíba 31 – Bairro Bonfim
Por intermédio da “Ação Concentrada Justiça em Compromisso”, uma parceria entre as Varas de Execução Penal de Fortaleza e a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), um total de 42 apenados, recolhidos em regime semiaberto no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO II), passaram a cumprir a pena privativa de liberdade em prisão domiciliar, mediante monitoramento eletrônico.
O juiz Cézar Belmino esclareceu que a lista de apenados foi elaborada após avaliação jurídica dos processos, considerando também o comportamento carcerário. Uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, psicólogo e psiquiatra, contribuiu com os trabalhos.
“Nosso intuito é fazer com que esse projeto realmente funcione e traga resultados positivos. Estamos fazendo o uso da tornozeleira eletrônica como forma de efetivar e fiscalizar a prisão domiciliar. Caso algum deles volte a delinquir, haverá regressão para o regime fechado”, destacou o magistrado, que é titular da 3ª Vara de Execução Penal de Fortaleza.
Para evitar a reincidência no crime, os apenados foram incluídos em cursos de capacitação profissional do programa Primeiro Passo, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Além disso, eles foram encaminhados para acompanhamento psicossocial na Central de Alternativas Penais da Sejus e, os que ainda não tinham documento, puderam retirar identificação civil no local.
O secretário da Justiça, Hélio Leitão, afirmou que essa é mais uma alternativa ao modelo prisional que vai ajudar a reduzir a superlotação das unidades carcerárias do Ceará. Ele ainda ressaltou a segurança do equipamento. “A Sejus disponibiliza essas tornozeleiras e tem um setor específico para acompanhar os apenados 24h. Eles também receberão visitas periodicamente”.
Outra vantagem, segundo Hélio Leitão, é a economia para os cofres públicos. “Um preso custa ao Estado, por mês, uma média de R$ 1.500, que incluem alimentação, segurança e transporte para ir a audiências. As tornozeleiras, que funcionam em sistema de aluguel mensal, têm o custo de R$ 215 por aparelho”, explicou.
Marcos Antônio da Silva Barbosa considera a tornozeleira o caminho para liberdade. Aos 24 anos, o jovem passou os últimos dois anos e quatro meses preso e perdeu momentos importantes do crescimento do filho, que completará cinco anos em agosto. Agora fará o possível para recuperar o tempo perdido.
“É maravilhoso o que está acontecendo. Vou recomeçar minha vida do zero, procurar um trabalho, ajudar minha família, me ressocializar para ser considerado um cidadão”, falou emocionado.
O uso de tornozeleiras eletrônicas vem como opção ao encarceramento e segue as indicações do Departamento Penitenciário (Depen) do Ministério da Justiça. Atualmente, cerca de 450 apenados usam o equipamento no Ceará. A meta da Sejus é chegar a 1.300 até o final deste ano.
Com informações do TJCE
Fonte: Ceará Agora

TCM quer saber como os municípios usam Lei de Acesso à Informação

Chico AguiarO Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) quer conhecer o perfil dos municípios cearenses no que diz respeito às atividades de atendimento ao cidadão e disponibilização de informações públicas. Para isso, está fazendo levantamento junto a todas as Prefeituras e Câmaras de vereadores. Ao final, deverá traçar um quadro atualizado que possa ser útil à verificação de como as regras que tratam do assunto estão sendo cumpridas e como isso ajudará na tomada de decisões que corrijam as imperfeições.
De acordo com o presidente do órgão, conselheiro Francisco Aguiar, “o projeto tem o firme propósito de trazer mais segurança às administrações locais no que diz respeito ao cumprimento de requisitos legais que precisam ser considerados para o funcionamento adequado de mecanismos de transparência à disposição da população”. “A transparência é um ícone incorporado à administração pública”, acrescentou, “que está definitivamente firmado nas práticas de rotina dos atos oficiais”.
A pesquisa, já em andamento, é feita com a aplicação de questionário enviado aos executivos e legislativos municipais e dá destaque à indagação sobre estrutura e funcionamento de Ouvidorias e mecanismos de aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI). O estudo, além de servir como subsídio na orientação e acompanhamento dos referidos procedimentos, contribuirá, igualmente, para abrir caminho à instalação de ouvidorias nos municípios que ainda não possuem tal canal de interlocução com a sociedade.
Com informações do TCM
Fonte: Ceará Agora

Assembleia discute situação das rodovias federais no Ceará

IMG-20150630-WA0016A Comissão de Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano, da Assembleia Legislativa do Estado, realiza nesta quarta-feira (1º), às 15 horas, uma audiência pública para discutir junto a Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (DNIT) a situação das rodovias federais do Ceará, notadamente o KM 6, da BR-116, no bairro de Cajazeiras, em Fortaleza.
A audiência foi solicitada pelo deputado Heitor Férrer (PDT) que atende aos inúmeros apelos dos motoristas que transitam pela rodovia. O trecho da BR, por sinal, bastante danificado, tem causado diversos acidentes. O DNIT também deve explicações sobre a situação atual da BR-020, que em alguns trechos praticamente intransitáveis. O Departamento deve ser cobrado quanto a uma planilha de obras de recuperação das rodovias federais do Ceará, que na visão do deputado Heitor Férrer estão carentes de manutenção.
Fonte: Ceará Agora

Lula afaga PMDB para reduzir crise

19113684799_d8c3fad9ea_kO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã desta terça-feira (30) de uma reunião com senadores do PT e do PMDB na residência oficial do presidente do
Senado, Renan Calheiros (PMDB­AL).  O encontro teve como objetivo afagar os peemedebistas, que no atual mandato da presidente Dilma Rousseff têm se mostrado rebelde em diversos momentos e aplicando seguidas derrotas ao governo nas duas casas legislativas. Lula disse que a legenda tem “papel preponderante” na coordenação política e é parceiro de primeira ordem.”
Os senadores, no entanto, fizeram muitas reclamações e ataques ao governo Dilma. Eles afirmaram ao ex-presidente que o governo está paralisado e que pacotes não vão adiantar para alavancar a economia se não há dinheiro em caixa.
Após ouvir as reclamações, Lula se comprometeu a buscar o entendimento entre governo e as duas casas para que a “crise política possa ser sanada”.  Dilma tem encontrado dificuldades tanto no Senado como na Câmara, com os presidentes Renan Calheiros e Eduardo Cunha desde o início do seu segundo mandato.
A situação se agravou com as denúncias da Operação Lava Jato. Segundo interlocutores, o caso de corrupção na Petrobras não foi tratado na reunião de hoje.  O líder do governo no Senado, Delcídio Amaral também negou que a convocação do presidente do instituto Lula Paulo Okamotto para a CPI da Petrobras, tenha sido tratada na reunião.
O ex-presidente disse que Dilma deve reunir os Poderes para “encontrar saídas” para o Brasil. De acordo com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Lula também debateu reforma política e criticou a possibilidade do fim da reeleição, aprovada pela Câmara dos Deputados.
“Conversamos só sobre reforma política. Ele, me parece que veio em missão de paz, e colaborou bastante com as discussões”, disse o peemedebista. “Ele acha que a presidente [Dilma Rousseff] deveria se reunir mais com os Poderes, conversar permanentemente, na busca de saídas para o Brasil. Definitivamente, ele veio em missão de paz, conversou bastante, defendeu pontos de vista em relação à reforma política, uma conversa produtiva”, acrescentou o peemedebista.
Segundo Calheiros, Lula criticou a possibilidade do fim da reeleição por considerar o mandato de quatro anos muito “curto”. “Ele disse que não achava oportuno o fim da reeleição. Ele achou que um mandato de quatro anos é muito curto para não ter reeleição. Se fosse de cinco, tudo bem, mas ele acha difícil a extensão dos mandatos”, relatou o presidente do Renan, anfitrião do encontro, realizado na residência oficial da presidência do Senado.
Participaram da reunião os senadores Edison Lobão (PMDB­MA), Romero Jucá (PMDB­RR), Eunício Oliveira (PMDB­CE), Jorge Viana (PT­AC), além do ex-presidente e ex­senador José Sarney, do PMDB.
Fonte: Ceará Agora

Dilma e Obama reforçam compromisso na ampliação do comércio bilateral

Washington - EUA, 29/06/2015. Presidenta Dilma Rousseff acompanhada do  Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama visitam o memorial de Martin Luther King. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Washington – EUA, 29/06/2015. Presidenta Dilma Rousseff acompanhada do
Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama visitam o memorial de Martin Luther King. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidente Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comprometeram-se em aprimorar esforços para ampliar o comércio e o investimento, bem como aumentar a competitividade e a diversidade das duas economias. O compromisso consta do comunicado conjunto dos dois presidentes, divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores.
Segundo o comunicado, os líderes ressaltaram o momento de aceleração da economia norte-americana, principal destino das exportações brasileiras de produtos manufaturados, e os fortes vínculos que unem os dois países, “oferecendo importantes oportunidades para ampliação das correntes bilaterais de comércio e de investimento”. Segundo o documento, os presidentes ressaltaram os recentes avanços nas áreas de facilitação de comércio e avaliação de conformidade e destacaram a importância de compartilhamento de melhores práticas público-privadas para o avanço do comércio.
“Os governos acordaram realizar reuniões, pessoalmente ou por meio de videoconferência, para o intercâmbio de experiências e de melhores práticas à medida em que cada país desenvolve e operacionaliza seus respectivos portais únicos de comércio exterior. Esse processo terá início antes do fim de 2015″, diz o comunicado.
Também foi reforçado o compromisso dos dois países com a ampliação das oportunidades de investimento em obras de infraestrutura nos dois países. A presidente Dilma lembrou o lançamento do novo pacote de concessões para investimento no setor de infraestrutura no Brasil, o que abre oportunidades de US$ 64 bilhões para empresas norte-americanas ao longo de vários anos.
Agricultura
O comunicado destaca ainda que os presidentes saudaram a crescente parceria entre os dois países na área da agricultura. “Brasil e Estados Unidos comprometeram-se a trabalhar conjuntamente para desenvolver procedimentos eficientes e novas tecnologias para fazer frente à crescente demanda por alimentos seguros e sustentáveis, e, ao mesmo tempo, enfrentar a mudança do clima”, diz o documento.
O Ministério da Agricultura brasileiro e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos também estão comprometidos a trabalhar de maneira colaborativa para fortalecer a relação entre os dois países. “A parceria reflete o empenho mútuo na superação de divergências, bem como o contínuo compromisso com a busca da eliminação de barreiras ao comércio bilateral agrícola.” Dentro desse compromisso, Dilma e Obama comemoraram a abertura do comércio de carne bovina in natura entre os dois países. A presidente Dilma mostrou satisfação com a publicação da “final rule” norte-americana. Por outro lado, o governo brasileiro está tomando providências para expandir o acesso da carne norte-americana no futuro próximo, diz o comunicado.
Fonte: Ceará Agora

Assaltantes usam clientes como escudo durante assalto a banco em Independência

bb independencia
Foto: Colaboração Whatsapp
Cerca de oito homens invadiram a agência do Banco do Brasil de Independência na tarde desta terça-feira, 30, armados de fuzil. Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), os assaltantes dispararam tiros para o alto para intimidar as pessoas presentes, renderam o gerente e levaram pelo menos quatro pessoas em três carros. Na fuga, os bandidos utilizaram moradores como “escudo humano”, para evitar a troca de tiro com policiais. As pessoas tiveram de ficar sem camisa.
Ainda de acordo com a Polícia Militar, os suspeitos foram vistos durante a fuga na zona rural de Independência em uma S10 de cor preta, em direção ao estado do Piauí.
Os reféns foram liberados a cerca de 30 quilômetros da agência assaltada. Ninguém ficou ferido e a polícia não confirma se os bandidos conseguiram levar dinheiro.
Fonte: Ceará Agora

Aumenta número de famílias sem condições de saldar dívidas

sair_dividas-e1408797053249Os indicadores de inadimplência tendem a se deteriorar nos próximos meses em função do cenário de aperto nas condições de crédito e do recuo na renda do trabalhador brasileiro, avalia a economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marianne Hanson. Em junho o porcentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso chegou a 7 9%, o maior patamar registrado desde outubro de 2011.
“É um sinal amarelo. Uma parcela das famílias não vai conseguir acomodar esse aumento do custo do crédito na sua renda, que está recuando em termos reais. Então há uma perspectiva de piora adicional nos indicadores de inadimplência”, diz Marianne.
Ela explica que apesar de elevada, a fatia de famílias que afirmam não ter capacidade de pagamento no curto prazo ainda está longe do pior nível da série histórica, de 10%, atingido em janeiro de 2010.
A economista chama atenção para o fato de que a inadimplência tem avançado mais entre famílias com renda inferior a dez salários mínimos, cujo perfil de endividamento desfavorável em termos de prazo e custo do crédito. Já as famílias com renda superior a dez salários mínimos costumam buscar modalidades de financiamento de mais longo prazo, para a compra de itens como veículos, imóveis e eletrodomésticos.
O porcentual de famílias com dívidas caiu para 62% em junho, ante 62,4% em maio, mostrou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Foi o primeiro recuo em quatro meses. Para Marianne, a desaceleração do endividamento é condizente com o atual cenário de cautela no consumo das famílias e do mercado de trabalho, em especial a retração da renda.
Fonte: Ceará Agora

Prefeitura de Forquilha suspende festejos juninos por recomendação do MP

Quadrilha-JuninaA Prefeitura de Forquilha decretou a suspensão do XV Festival de Quadrilhas do Município, após recomendação feita pelo Ministério Público do Estado do Ceará, por intermédio da promotora de Justiça Lígia de Paula Oliveira. O evento estava previsto para os próximos dias 2, 3 e 4, com orçamento de cerca de R$ 224 mil. O Município se encontra em estado de emergência e com problemas de abastecimento de água.
A recomendação foi feita ao prefeito, Gerlásio Martins de Loiola, durante reunião ocorrida no último dia 24, na presença da promotora e também do procurador-geral do Município, José Clerton Costa. Cabe ressaltar que Forquilha figura na lista dos municípios incluídos no Decreto Estadual nº 31.725/2015, de 22 de maio, que oficializou a situação de emergência de várias cidades. Por conta disso, o MPCE buscou um diálogo extrajudicial, visando ao cancelamento do evento através da recomendação. No decreto municipal publicado pelo prefeito, ele informou que os recursos que estavam previstos para o Festival deverão ser investidos no combate à seca.
Fonte: Ceará Agora

Centro de Fortaleza recebe nova unidade modelo do Sine/IDT

idt3Os cearenses recebem mais um equipamento de prestação de serviços aos trabalhadores e empresários, de forma integrada, personalizada, com conforto e redução no tempo de atendimento. Trata-se da nova Unidade Modelo de Atendimento do Sine/IDT, localizada no Centro de Fortaleza, que foi inaugurada na manhã desta terça-feira (30) totalmente reformada e reequipada. “Este é mais um equipamento adequado que vai oferecer um melhor atendimento a toda população. Além de um modelo diferenciado de acolhimento, encaminhamento e orientação que é implantado pelos profissionais deste equipamento”, revelou a vice-governadora Izolda Cela que descerrou a placa oficial, iniciando as atividades.
A Unidade Modelo teve investimento estimado em R$ 400 mil, em um espaço de 1.223 m², em que foram distribuídas 14 cabines de atendimento integrado, permitindo o acesso de 217 mil pessoas por ano. Com isso, o local amplia em 20% o potencial de toda rede, beneficiando diretamente 14 bairros que juntos reúnem mais de 270 mil habitantes, contribuindo para a requalificação do Centro da Capital.
Segundo Josbertini Clementino, secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o aumento no atendimento é reflexo da alta oferta de empregos. “Para além de qualificar toda a atuação de atendimento integrado ao trabalhado, nós ampliaremos em 20% o número de atendimentos. Por isso este é um equipamento importante que estamos humanizando ainda mais. Principalmente, em um momento em que o nosso Estado passa por bom momento no emprego. Esta semana, por exemplo, estamos ofertando mais de 1.750 novas vagas com carteira assinada”, destacou.
O prédio abriga ainda um núcleo de psicologia e um de atendimento especializado à pessoa com deficiência, além de dispor de um auditório e sistema de avaliação online, permitindo a análise em tempo real dos serviços oferecidos à população. Com o intuito de otimizar e dinamizar o tempo de espera no atendimento, o Sine/IDT oferece ainda a Estação Conhecimento, um espaço inovador projetado para atender o trabalhador, com biblioteca, sala de multimeios e laboratório de informática, permitindo a realização de palestras, oficinas e treinamentos.
Serviços oferecidos
Dentre os serviços oferecidos pela nova unidade do SINE/IDT estão avaliação psicológica para processos seletivos de empresas, recrutamento e seleção de profissionais, inscrição para emprego, orientação profissional, capacitação e qualificação profissional, oficinas de orientação para o mercado de trabalho e captação de vagas com as empresas, emissão de Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS) e atendimento para habilitação no seguro-desemprego formal. “Muitos dos que procuram atendimento, muitas vezes, chegam despreparados e sem uma qualificação que torne possível uma inserção no mercado de trabalho de forma mais imediata. Por isso este equipamento que dá a estrutura e torna possível o ingresso do cidadão para qualificação e mercado de trabalho, torna-se, além de relevante, necessário para o desenvolvimento de emprego e renda no Estado”, comentou a vice-governadora.
Estiveram presentes para inauguração, Gilvan Mendes, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho; Acrísio Sena, assessor especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais; Marcelo Uchôa, secretário adjunto da Secretaria de Políticas Sobre Drogas, os deputados estaduais Ferreira Aragão e Rachel Marques, além dos profissionais que integram o Sistema Nacional de Emprego do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT)
Fonte: Ceará Agora

Aos 40 anos, Solange Almeida exibe barriga sequinha ao posar de biquíni

Solange Almeida antes, quando chegou a pesar 112 kg, e hoje (Foto: Reprodução/Instagram)

Solange Almeida está com 40 anos, tem quatro filhos e um corpo de dar inveja. A cantora do Aviões do forró postou uma foto no Instagram na manhã desta terça-feira, 30, e arrebanhou elogios nos comentários. "Destruidora", "Que barriga é essa" e "Maravilhosa" foram alguns dos recebidos nos comentários da postagem na rede social.  Vale lembrar que Solange fez uma cirurgia de redução de estômago há cinco anos. Ela chegou a pesar 120kg. Atualmente ela está com 65kg.
Em conversa com o EGO, Sol contou o segredo da boa forma: a correria. "Ultimamente não tenho conseguido fazer nada, nem dormir e nem me alimentar direito por causa da maratona de shows. No mês de junho nossa agenda praticamente dobra. Ainda teve gravação de DVD e televisão. Fiquei 'seca em vida' (risos). Mas evito comer chocolate e fritura. Com 4.1 no gatilho (ela faz aniversário no próximo dia 29 de agosto) preciso me cuidar, bebê!".
Solange separou-se recentemente de Wagner Miau, com quem tem uma filha, Maria Esther. Ela é mãe de outras três crianças de um relacionamento anterior.
Solange Almeida (Foto: Reprodução/Instagram)Solange Almeida (Foto: Reprodução/Instagram)
  • Solange Almeida (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)Solange Almeida (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)

Solange Almeida (Foto: Arquivo Pessoal)Solange Almeida (Foto: Arquivo Pessoal)Fonte: EGO

Homicídio é a principal causa de mortes de jovens de 16 e 17 anos, diz estudo

homicidio adolescenteEstudioso da violência no Brasil, o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz aponta a redução da maioridade penal como fator capaz de “duplicar ou triplicar” o crescimento do número de homicídios de jovens no País. Estudo feito pelo pesquisador divulgado nesta segunda-feira, 29, pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais aponta que o homicídio é a principal causa de mortes de adolescentes de 16 e 17 anos. Caso a proposta de redução da maioridade seja aprovada no Congresso, jovens desta faixa etária serão tratados como adultos quando cometerem determinados tipos de crime.
“Todas as prisões estão dominadas pelo crime. Para sobreviver, o jovem vai aderir a uma das organizações criminosas e sai pós-graduado em criminalidade. Com nossos níveis de violência e a diminuição da idade penal, seremos o primeiro do mundo. Não vai precisar construir presídios, mas necrotérios”, diz Waiselfisz, em alusão ao ranking de 85 países em que o Brasil ocupa o terceiro lugar, quando comparada a taxa de homicídios de adolescentes de 15 a 19 anos. O País fica atrás apenas de México e El Salvador.
De acordo com o “Mapa da Violência: Adolescentes de 16 e 17 anos do Brasil”, dos 8.153 jovens nesta faixa de idade que morreram em 2013, 3.739 (46%) foram vítimas de homicídio, uma média de 10 3 adolescentes por dia. Em 2012, foram assassinados 3.627 destas idades. Neste ano, segundo projeção de Waiselfisz, este número chegará a 3.816.
A taxa de mortalidade em 2013 ficou em 54,1 homicídios por 100 mil adolescentes, crescimento de 2,7% em relação ao ano anterior e de 38,3% quando analisada a última década. Quando comparadas as taxas desde 1980, o crescimento é de 496,4%.
“As políticas públicas são tímidas, totalmente insuficientes”, avalia o pesquisador. “Fiquei apavorado por nunca ter visto esta quantidade (de homicídios). Não estamos prestando atenção às demandas dos jovens”, afirma.
Regional
O Nordeste é a região do Brasil com maior número de homicídios de jovens de 16 e 17 anos. Lá, morrem 73,3 adolescentes a cada 100 mil. No Centro-Oeste, segundo colocado no País, são 65,3 por 100 mil. Simões Filho (BA), Lauro de Freitas (BA), Porto Seguro (BA), Serra (ES), Ananindeua (PA), Maceió (AL), Marituba (PA), Itabuna (BA), Santa Rita (PB) e Fortaleza (CE) são as dez cidades onde mais morreram jovens desta faixa etária em 2013. Os Estados com menor taxa de homicídio são Piauí, Acre, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina e Tocantins
Fonte: Ceará Agora

CAE do Senado aprova audiência para discutir processo do TCU das contas de Dilma

Buarque-CristovamA Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira, 30, requerimento para a realização de uma audiência pública para discutir os impactos econômicos do processo do Tribunal de Contas da União (TCU) em relação às contas do governo da presidente Dilma Rousseff em 2014. O colegiado vai discutir os “impactos econômicos derivados das irregularidades verificadas” alegados no relatório do ministro Augusto Nardes, relator do caso no TCU.
O pedido, formulado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), prevê o convite de seis autoridades: além de Nardes, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams; o procurador do Ministério Público junto ao TCU, Marcelo Oliveira; o especialista em contas públicas Mansueto Almeida; o auditor do TCU Antônio Carlos Costas Dávila Carvalho Junior; e o secretário-geral da ONG Contas Abertas, Gil Castelo Branco.
A data da audiência pública ainda não foi definida. Por se tratar de convite, as autoridades não precisam necessariamente, de acordo com o regimento interno, comparecer.
Pouco antes, a CAE também aprovou requerimento para realizar uma audiência pública, com a presença do presidente do TCU, Aroldo Cedraz, para tratar de uma auditoria da Corte sobre os contratos de concessão de rodovias federais delegadas ao Estado do Paraná. O pedido foi apresentado pela ex-ministra e senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). Também não há data definida para a realização do encontro.
Fonte: Ceará Agora

Sessão na câmara de Baturité termina com bate boca entre vereadores

O que era para ser uma simples sessão da câmara municipal de Baturité antes do recesso na noite de segunda-feira (29/06) tornou-se em momentos tensos de palavras fortes entre vereadores, tendo como personagens Ozanam Moreira, a presidente da câmara irmã Edileusa e Marcelo Cardoso que ouviram em alto e bom som colocações feitas por Ozanam Moreira, direcionadas também a um filho da presidente da câmara irmã Edileusa, rotulada pelo vereador como “demônio de saia e o filho da mesma como bandidinho”.
Ozanam e Marcelo Cardoso quase foram as vias de fato sendo controlados por colegas da bancada, como demonstrado em vídeo espalhados nas redes sociais ouçamos um trecho de palavras ditas pelo vereador naquela sessão.
Logo em seguida foi solicitada força policial e encerrada a sessão.
A população de Baturité hoje sé encontra estarrecida com mais esse fato presenciado na chamada casa do povo.
confira os vídeos:

Fonte: Ceará Agora

Atividades de lazer promovidas pelo SESC anima público aracoiabense

Foto: Joseni de Lima (Reprodução Facebook)
O SESC Fortaleza, em parceria com a Secretaria da Educação de Aracoiaba, realizou no último sábado (27), na Praça 16 de Agosto (Praça da Matriz), um dia diversificado para a população aracoiabense, com diversas atividades ao qual possibilitou acesso aos serviços nas áreas de assistência, educação, lazer, saúde e cultura.
Aberto ao público em geral, proporcionou atividades de lazer com uma programação atrativa que permitiu interagir, integrar e divertir o público, em ambiente seguro e agradável, por meio de parceria com o município.
O SESC promoveu atividades saudáveis relacionadas à alimentação e bons hábitos para toda a família. Os pequenos ainda puderam se divertir nos brinquedos infláveis, oficinas de xadrez, pintura de rosto e bola mania.
O objetivo foi levar cidadania ao município, promovendo conhecimento e bem-estar, o que permitiu a integração social de crianças, jovens, adultos e idosos em diversas atividades culturais.
Dentre as atividades realizadas destaca-se: avaliação física, orientação nutricional, teste de glicemia, verificação de pressão arterial, orientação de escovação bucal com aplicação de flúor, atividades recreativas em brinquedos infláveis, jogos de salão, xadrez, dama e dominó, show musical com bandas locais, show humorístico, massagem terapêutica, oficinas de material reciclável dentre outras. A animação ficou por conta da Banda Sertasoul e do cantor Rômulo Melo e Banda, que envolveram o público presente tocando grandes sucessos.
A competência, o compromisso, o cuidado e a dedicação do trabalho realizado pelo SESC foram pontos destacados pelo prefeito Antônio Cláudio, que durante seu discurso, elogiou a atuação das Unidades Móveis no município.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Aracoiaba