Buscar

29 junho 2015

Aracoiaba tem o melhor resultado da série histórica do SPAECE

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, e o secretário da Educação do Estado, Maurício Holanda, apresentaram nesta segunda-feira, dia 29, às 8h30min, no auditório do Tribunal de Contas dos Municípios, os resultados de 2014 do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE). Foram avaliadas 212.860 crianças do 2º e 5º anos do ensino fundamental de mais de 4 mil escolas públicas. Os dados serão utilizados no trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (SEDUC), na definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino.  
No âmbito educacional o município de Aracoiaba, teve um aumento progressivo diante das dificuldades enfrentadas nos anos anteriores, desde a criação do SPAECE. O resultado divulgado na manhã desta segunda-feira, mostra uma crescimento significativo apresentando os melhores resultados da série histórica do SPAECE do Município de Aracoiaba,  181.4 no 2º ano e 201,8 em língua portuguesa e 210,1 em matemática no 5º ano, o que define uma administração equilibrada, dedicada e com foco na qualidade da educação.
Nesse contexto o município de Aracoiaba tem uma educação no nível DESEJÁVEL, dentro dos níveis de avaliação do Estado, o que torna o município referência em Educação. A classificação considerada desejável significa que os alunos adquiriram competências mais complexas de leitura e são capazes de compreender o texto. Já o nível suficiente representa um nível de habilidades básicas, mas com leitura mais fluente e maior familiaridade com textos mais longos.
Para o Prefeito Antônio Cláudio “os resultado alcançados, são frutos de uma boa gestão, além da valorização em massa de todos os servidores da educação. Parabenizo a todos os educadores da educação de Aracoiaba, que mostraram total empenho para que esse resultado fosse alcançado, fico imensamente feliz em ver que o município de Aracoiaba cresce cada vez mais e nossa meta é investir cada vez mais na educação deste município”.
Vale ressaltar que tudo isso se deve ao grande investimento que o Prefeito Antônio Cláudio vem fazendo para a estruturação do PAIC em nosso município, dispondo de todo suporte e apoio para a realização das formações com os professores e execução das ações nos cinco eixos do Programa.

DADOS OFICIAIS
2º ANO - 181,4
5º ANO - Português 201,8 - Matemática 210,1


Informações: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Aracoiaba

Prefeito afastado de Canindé pede anulação de comissão processante

celsoA comissão processante criada no último dia 05 de junho na Câmara Municipal de Canindé para analisar o processo de cassação contra o prefeito afastado de Canindé, Celso Crisóstomo, deverá ouvir a partir das 09h30 desta segunda-feira (29 de junho), as dez testemunhas de defesa que foram indicadas pelo gestor afastado.
Como as testemunhas foram intimadas através do procurador do prefeito afastado e não por ele pessoalmente, Celso ingressou na última sexta-feira contra os membros da comissão, na Comarca de Canindé, com um mandado de segurança com pedido de tutela liminar, alegando violação ao devido processo legal e assim pedido à anulação do ato.
Mas a comissão alega que com a intimação do procurador Dr. Deodato Ramalho todos estão devidamente intimados. Caberá ao juiz da 2ª vara da comarca de Canindé Dr. Paulo Sérgio dos Reis decidir o pedido do gestor afastado.

Com informações de Wellington Lima
Fonte: Ceará Agora

Escândalo da Petrobras: Lula reunirá PT em Brasília para cobrar 'reação'

DIVULGAÇÃO/PTO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entra em campo mais uma vez para tentar diminuir os estragos na imagem do PT e do Governo Dilma após a publicação, nesse final de semana, de novas revelações no escândalo da Petrobras. O acordo de delação premiada feito pelo empresário Ricardo Pessoa, da empresa UTC – uma das envolvidas no escândalo da Petrobras, gerou mais estragos na vida do Partido dos Trabalhadores.
Com a presidente Dilma nos Estados Unidos, onde apresenta a empresários atrativos para investimentos no Brasil, o ex-presidente Lula se reunirá, nesta segunda-feira, com líderes do Congresso saídas para a crise política agravada pelas revelações do empresário Ricardo Pessoa. O empresário listou nomes de lideranças políticas beneficiadas com doações oficiais e de caixa 2 para campanhas eleitorais e para o PT. O dinheiro tinha como origem os contratos na Petrobras.
O ex-presidente Lula terá, ainda, uma reunião com  a cúpula nacional e os deputados e senadores do PT. Aliados do ex-presidente esperam uma nova rodada de críticas a Dilma no encontro. Lula considera o governo “letárgico” e “apático” diante das recentes denúncias de irregularidades e que o partido não pode ter a mesma postura.
“Ele tem se queixado que não há um petista que suba à tribuna para defender o partido. Não há ninguém criticando os excessos da Lava Jato”, afirma uma fonte do PT. A estratégia de Lula, no entanto, enfrenta resistências, uma vez que aliados não querem se desgastar perante a opinião pública, já refratária ao partido.
Outro ponto que tem incomodado o ex-presidente e que azeda ainda mais a relação com sua sucessora é o fato de Dilma ter limitado a influência dos ministros Jaques Wagner (Defesa) e Ricardo Berzoini (Comunicações) no núcleo duro de tomada de decisões do Palácio do Planalto.
Em outra frente, Lula deve cobrar uma nova agenda do PT no Legislativo. Segundo interlocutores, ele considera que a sigla precisa pensar no “pós-ajuste fiscal” e defender avanços alcançados durante os governos petistas. Um dos alvos é o Plano Nacional de Educação (PNE), que, segundo Lula tem dito a petistas, precisa ganhar amplo destaque na pauta do partido no Congresso. Conteúdo Estadão.
Fonte: Ceará Agora

Prefeitos tentam derrubar golpe contra o FPM

marchaOs prefeitos do Ceará estão mobilizados, nesta segunda-feira (29/06) a partir das 17 horas, na sede da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) para discutir estratégias de pressões contra o Governo Federal para cumprimento de um acordo que previa reajuste de 0,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Um artigo recentemente incorporado na redação final de uma Emenda Constitucional reduz pela metade o valor, a ser transferido no dia 10 de julho, do primeiro repasse do aumento do FPM. De acordo com o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, a expectativa é contar com a colaboração da bancada federal cearense, especialmente convidada para esse momento com os prefeitos.
“O encontro terá a presença, já confirmada, de representante da Confederação Nacional dos Municípios, que está apoiando irrestritamente a ação pioneira do Ceará. Também estão sendo convidadas representações da Assembleia Legislativa, de órgãos e controle do Governo do Estado”, disse Expedito.
Recursos emergenciais

Mais um ataque a banco é registrado em Redenção

banco
Redenção entrou para as estatísticas das cidades que sofreram ataques a bancos no Ceará em 2015. Na madrugada desta segunda­-feira (29), uma quadrilha explodiu a agência do Bradesco, no Centro do município.
A ação criminosa ocorreu por volta das 2h. Segundo informações da Polícia Militar (PM), cerca de oito criminosos, em três veículos, se dirigiram para frente do banco e, em seguida, invadiram a agência e detonaram os dispositivos explosivos. O prédio ficou praticamente destruído, mas o bando não conseguiu levar o dinheiro.
O comandante da Polícia de Redenção informou que o grupo planejava atacar uma outra agência bancária, mas os policiais conseguiram intervir a tempo. Ainda houve confronto entre a Polícia e os criminosos, mas ninguém ficou ferido.
Após o tiroteio, a quadrilha acabou fugindo no sentido do município de Guaiuba. No início da manhã a Polícia localizou uma caminhonete abandonada em uma estrada que liga Redenção à cidade de Palmácia. Há suspeitas que o veículo teria sido usado na fuga pelo grupo.

33º ataque

Com mais essa ocorrência, sobe para 33 o número de casos do gênero notificados apenas em 2015 no Ceará, segundo a Polícia. O tema tem amplo destaque na edição de hoje do jornal Diário do Nordeste.

Além de Redenção, cidades como Iracema, Ocara, Eusébio, Caucaia, entre outras, já sofreram com a ação de grupos criminosos. Os últimos casos ocorreram em Madalena, na última terça-­feira (23), quando cerca de oito homens atacaram as agências do Bradesco e do Banco do Brasil, mas não conseguiram levar nada.
 
 

Confira as principais notícias no Retrospectiva do Dia