Buscar

26 junho 2015

Casamento gay ganha apoio no Facebook; veja como mudar seu perfil

Mark Zuckerberg troca foto de perfil no Facebook em apoio à aprovação do casamento gay nos EUA (Foto: Reprodução/Facebook)

A Suprema Corte dos Estados Unidos legalizou nesta sexta-feira (26) o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país. Prontamente, uma legião de usuários do Facebook trocou as fotos de perfil para simbolizar apoio à decisão histórica. E é muito fácil aplicar o filtro de arco-íris ao seu avatar na rede social, já que o próprio Facebook criou uma ferramenta para isso. Basta clicar aqui.
A decisão na Suprema Corte dos EUA veio por cinco votos contra quatro. Os 13 estados que ainda proibiam não podem mais barrar os casamentos entre homossexuais, que passam a ser legalizados em todos os 50 estados americanos.A ferramenta detecta automaticamente sua foto de perfil atual e aplica o filtro por cima. Dá até para editar a legenda da imagem, se quiser, e depois é só clicar em "Use as profile picture".
O casamento tem sido uma instituição central na sociedade desde os tempos antigos, afirmou o tribunal, "mas ele não está isolado das evoluções no direito e na sociedade". Ao excluir casais do mesmo sexo do casamento, explicou, nega-se a eles "a constelação de benefícios que os estados relacionaram ao casamento".
O tribunal acrescentou: "O casamento encarna um amor que pode perdurar até mesmo após a morte". "Estaria equivocado dizer que estes homens e mulheres desrespeitam a ideia de casamento... Eles pedem direitos iguais aos olhos da lei. A Constituição lhes concede este direito", ressaltou, segundo a agência AFP.
A decisão não entrará em vigor imediatamente porque a Suprema Corte concede ao litigante que perdeu o caso aproximadamente três semanas para solicitar uma reconsideração, como informa a Reuters.
Fonte: G1

Atriz Larissa Manoela é internada após cair de cavalo durante gravação

Os pais de Larissa Manoela postaram mensagem no perfil da atriz no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram/Larissa Manoela)

Após queda de cavalo, a atriz Larissa Manoela Taques Elias Santos, de 14 anos, foi internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e passa bem. O boletim médico foi divulgado por volta das 11h desta sexta-feira (26).
Segundo o hospital, a Larissa Manoela teria chegado na noite de quinta-feira (25). “Todos os exames necessários foram realizados e a paciente encontra-se internada em observação. Seu estado geral é bom, com previsão de alta para os próximos dias”, informou o boletim.
Larissa Manoela faz a voz da personagem Narizinho (Foto: Luciana Bonadio/G1)Larissa Manoela fez a voz da personagem Narizinho
em animação do 'Sítio do Pica-pau amarelo'
(Foto: Luciana Bonadio/G1)
A queda ocorreu durante as gravações da novela “Cúmplices de Um Resgate”, do SBT, em um haras localizado em Atibaia (50 km de São Paulo). Após o acidente, a atriz teria sentido dores no pescoço, foi atendida na Santa Casa de Atibaia e transferida para o Sírio-Libanês.
No perfil da atriz no Instagram, os pais da atriz, Silvana Taques e Gilberto Elias Santos escreveram: "Queremos agradecer o carinho de todos, as orações e as vibrações positivas que enviaram à Lari. Ela está bem, foi muito bem atendida por toda a equipe do SBT, os que estavam presentes na hora do acidente e pela diretoria da emissora que não poupou esforços para agilizar o atendimento dela no hospital Santa Casa de Atibaia, assim como os médicos e funcionários do mesmo e também a transferência dela para o hospital de São Paulo. Agora ela está passando por exames para maiores averiguações e ficará em observação e passa bem. Graças a Deus, Ele estava e está com ela sempre e logo, logo estará de volta, fazendo o que tanto gosta: atuar."
Larissa Manoela estreou na tevê aos seis anos na série do canal GNT, "Mothern". Na TV Globo participou da minissérie "Dalva e Herivelto", em 2010, e dublou a personagem Narizinho na série infantil Sítio do Picapau Amarelo, em 2011. Atuou também no filme "O palhaço", do diretor Selton Mello. No SBT, atuou em "Carrossel" e "Patrulha Salvadora".
O SBT informa que Larissa Manoela caiu ao descer do cavalo, fez todos os exames no Sírio Libanês que não foi constatada nenhuma fratura. "O SBT esclarece que a atriz Larissa Manoela sofreu um pequeno acidente após o término da gravação de uma cena da novela  Cúmplices de Um Resgate, no final da  tarde desta quinta-feira, 25 de junho, em Atibaia (São Paulo). Imediatamente, Larissa Manoela foi levada para o Hospital Santa Casa de Atibaia, onde foi prontamente atendida. Por precaução, a equipe optou  em transferi-la para o Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, para novos exames", diz a nota.
Larissa Manoela (Foto: Ricardo Prado/ Divulgação)Larissa Manoela, em 2013 (Foto: Ricardo Prado/ Divulgação)
Larissa Manoela, Paulo José, Selton Mello e Domingos de Oliveira (Foto: G1/Alexandre Durão)Larissa Manoela, Paulo José, Selton Mello e Domingos de Oliveira (Foto: G1/Alexandre Durão)Fonte: G1

Motorista de Cristiano Araújo aponta falha mecânica em carro, diz irmão

Motorista de Cristiano Araújo, também vítima do acidente que matou o cantor, está abalado Goiás Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Irmão do motorista de Cristiano Araújo, Roberto Miranda afirmou que o acidente que matou o músico e a namorada Allana Moraes, na BR-153, em Goiás, foi causado por um problema no carro, uma Range Rover Sport, ano 2015. Segundo ele, Ronaldo Miranda, que dirigia o veículo, está chocado com a morte do casal.
"Ele mesmo vai esclarecer o que houve, porque ele ainda está abalado. Para mim, ele contou, mas eu vou deixar ele explicar os detalhes. A gente sabe que foi falha do carro, foi falha mecânica, a gente sabe disso”, disse. 
O motorista e o empresário do cantor, Victor Leonardo, estavam no banco da frente. Eles receberam o primeiro atendimento no Hospital Municipal de Morrinhos. Em seguida, eles foram transferidos para o Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG), de onde receberam alta na noite de quinta-feira (26).
Roberto revelou ainda que o irmão ainda está muito abalado com a morte de Cristiano. "Quando a gente toca nesse assunto, ele começa a chorar, a ficar emocionado, transtornado, o que é natural. Ele está muito abalado mesmo", informa.
Investigação
A Polícia Civil divulgou na quinta-feira (25), queas rodas do carro de Cristiano Araújo não eram originais de fábrica. Ainda será feita uma investigação junto à fabricante do automóvel para saber se essa alteração pode ter ligação com o acidente. A prima do empresário do cantor, afirmou que um dos pneus estourou.
Para o delegado Fabiano Jacomelis, responsável pelo caso, a descoberta que as rodas não eram originais de fábrica é motivo para novas investigações. A informação foi passada por um revendedor da Land Rover, empresa que desenvolveu o Range Rover, carro do cantor.
 “Observando as rodas do carro do cantor, ele nos informou que eram de tamanhos diferentes das originais de fábrica. Agora vamos solicitar uma análise técnica com a participação de peritos da fábrica para pegar informações técnicas que ficam salvas no sistema do veículo e ver se essa alteração nas rodas pode ter contribuído para o acidente”, disse.

Juiz manda tirar do ar imagens do corpo do cantor Cristiano Araújo

Funcionários de clínica foram demitidos e indiciados por imagens do corpo de Cristiano Araújo (Foto: Reprodução)

O juiz William Fabian, da 3ª Vara de Família de Goiânia, concedeu uma decisão liminar para que todas as imagens do corpo do cantor Cristiano Araújo, que mostrem a preparação antes do enterro, sejam retiradas das páginas do Google e Facebook. De acordo com o magistrado, assim que as empresas forem notificadas, devem seguir a determinação imediatamente. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 10 mil.

“O que fizeram foi um desrespeito muito grande, é extremamente revoltante. Por isso, se as companhias não retirarem essas fotos e vídeos do ar, os responsáveis legais por cada uma poderão até ser presos, pois a manutenção e divulgação configura o crime de vilipendiar cadáver [desrespeito ao corpo]”, afirmou o juiz ao G1.

Em nota, o Google informou que "ainda não foi formalmente intimado, razão pela qual não pode se pronunciar". Já o Facebook ainda não enviou um parecer sobre o caso.
Em uma das fotos divulgadas, o cantor aparece com hematomas no rosto e, na outra, ele está com o terno que vestia quando foi sepultado. Já o vídeo mostra o processo de preparação do corpo.

A ação que pede a retirada das fotos é movida pelo escritório do cantor, o CA Produções Artísticas. A decisão liminar, publicada na noite de quinta-feira (25), destaca que todas as providências cabíveis sejam tomadas “para cessar, imediatamente, a disseminação das imagens degradantes na rede mundial de computadores”.

Uma das advogadas que representam o escritório, Amelina Moraes do Prado disse que a ação foi proposta visando preservar tanto a imagem do cantor quanto da namorada dele, Allana Moraes, de 19 anos, que morreu no mesmo acidente que o músico.

"Não respondemos legalmente por ela, mas, quando pedimos que todas as fotos do corpo do Cristiano antes do enterro, assim como as tiradas ainda no local do acidente, sejam bloqueadas, o objetivo também foi o de preservar a imagem da Allana, indiretamente", explicou.

Ainda segundo a advogada, qualquer pessoa identificada disseminando as fotos e vídeos será processada. "Se houver essa identificação de alguém que segue divulgando, fazendo comentários jocosos, vamos tomar as medidas legais cabíveis para que responda pelo ato. Os familiares e a equipe do Cristiano ficaram consternados com essas imagens", destacou.

O diretor de comunicação do cantor, Rafael Vannucci, afirmou ao G1 que a decisão judicial foi recebida pelos familiares e amigos do cantor “com alívio”. “Assim que soubemos dessas imagens já acionamos os nossos advogados, pois elas são revoltantes. Não por se tratar do Cristiano, que era famoso, mas é um desrespeito com o ser humano. Foi muita falta de amor ao próximo”, disse.
Investigação
A Polícia Civil indiciou duas pessoas pelo vazamento de fotos e vídeos em redes sociais. De acordo com o delegado Eli José de Oliveira, do 4º Distrito Policial de Goiânia, elas vão responder pelo crime de vilipendiar cadáver (desrespeito ao corpo), com pena que vai de um a três anos de prisão.

Bebê tem rosto queimado após professora passar álcool


Jéssica Dias teve um susto ao buscar o filho, Ryan, de dez meses, na creche municipal da Penha, Zona Leste de São Paulo, na última quinta-feira (18). O bebê estava com o rosto coberto de queimaduras.
De acordo com o ‘Extra’, a mãe, de 19 anos, pediu explicações aos funcionários da creche. “Me disseram que um colega do meu filho havia o mordido no rosto e que a professora, sem saber o que fazer, jogou álcool e esfregou com muita força. E o pior, apesar de ter acontecido por volta das 9h, só soube do problema quando fui buscá-lo, às 16h30. Ninguém me ligou para me avisar sobre o que havia acontecido. Nem desculpas a professora pediu”, diz Jéssica.
A mãe foi prestar queixa contra a professora na delegacia da região. No entanto, ainda não conseguiu concluir a ocorrência. A reportagem do ‘Extra’ explica que Jéssica viu as imagens das câmeras de segurança da creche. Segundo ela, a professora ainda teria jogado Ryan no chão.
“Fiquei revoltada, nunca imaginei que isso pudesse acontecer. Depois do que aconteceu, tenho medo de deixá-lo na creche. Estou cuidando dele em casa. O Ryan tem acordado assustado, mas já está melhorando dos ferimentos”, afirma.
A direção da instituição está prestando assistência a Jéssica e, de acordo com o ‘Extra’, a professora pediu demissão. Jéssica afirma que “o diretor da creche nos acompanhou até o hospital, pagou o convênio e até comprou pomada. Ele disse que, apesar de não ter sido o responsável pelo que aconteceu, garantiu que vai cuidar do meu filho”.
Em nota, a Diretoria Regional de Educação Penha, confirmou que o bebê teve o rosto mordido e que a professora, “com o propósito de limpá-lo, passou um pano com álcool no local”. Além disso, foi confirmado que “a mãe não foi avisada pela escola, por telefone, e só teve esclarecimentos do episódio, por parte da mesma professora, quando pegou seu filho no final do horário escolar, inclusive que havia passado pomada no rosto da criança”.
O órgão destacou que “a criança foi encaminhada a clínica particular e todas as despesas - inclusive os medicamentos - foram assumidos pela entidade”. Na mesma nota, a Diretoria informa que “a Supervisão Escolar da Diretoria Regional de Educação Penha (DRE PE), a qual a creche está subordinada, reorientou a direção acerca dos procedimentos que devem ser adotados em casos análogos, dentre os quais comunicar imediatamente as famílias, por telefone, sobre acidentes com seus filhos”.
Fonte: MSN

Padrasto confessa estupro e assassinato da enteada Maria Alice

<p>Maria Alice foi encontrada em um matagal com uma mão amputada, amarrada e seu corpo em avançado estado de decomposição.</p>

Nesta quinta-feira (25), o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Recife, convocou uma coletiva de imprensa para divulgar as informações sobre o sequestro, estupro e assassinato de Maria Alice Seabra, de 19 anos.
Segundo a delegada Gleide Ângelo, o padrasto da jovem, o auxiliar de pedreiro Gildo da Silva Xavier, 34 anos, premeditou sequestrar e estuprar a jovem. O crime teria sido planejado, há mais de dois meses, onde ele manteria relações sexuais com a jovem e depois iria fugir, porém não havia intenção de matar.
De acordo com depoimento do padrasto, ele teria forçado a vítima a beber Rupinol (medicamento usado para aplicar golpes como o "boa noite Cinderela"). Já dentro do carro de Gildo, houve uma luta corporal, o homem espancou Maria Alice e a colocou no banco de trás do veículo, onde tentou estrangulá-la com o cinto de segunça. Às margens da BR-101, Norte, próximo ao bairro de Paratibe, em Paulista, Gildo decidiu estuprar a jovem e ao terminar o ato, o padrasto percebeu que a jovem estava a convulsionar e desfalecer. Ao perceber que a vítima havia parado de respirar, decidiu abandonar o corpo em um matagal.
O padrasto ainda disse que começou a sentir desejo por Maria Alice Seabra há cerca de três anos, porém nunca havia tentado abusar da garota e que ninguém desconfiava dos seus desejos.
A ideia de dopá-la, estuprá-la e depois fugir surgiu há dois meses, após Maria Alice ter descoberto que Gildo estaria com uma amante e contado para a mãe.
Maria Alice foi encontrada em um matagal com uma mão amputada, amarrada e seu corpo em avançado estado de decomposição.
A delegada informou que as investigações continuam e que Gildo deverá responder pelos crimes de sequestro, estupro, ocultação de cadáver, homicídio por motivo torpe e feminicídio. A pena pode chegar aos 48 anos de prisão.
Segundo o site Ne10, o corpo de Maria Alice Seabra deve ser sepultado na manhã desta sexta-feira (26), às 8h30, no Cemitério de Santo Amaro, no Centro do Recife, onde a família tem um túmulo próprio. Não deverá ser realizado velório por causa do estado em que está o corpo.
Fonte: MSN

Funcionários que filmaram corpo de cantor serão demitidos

<p>As pessoas que participaram do ato criminoso podem ainda ser condenadas à pena de 1 a 3 anos por vilipêndio a cadáver.</p>

Os funcionários da Clínica Oeste, de Goiânia, que gravaram o vídeo da preparação do corpo do cantor Cristiano Araújo para o funeral, serão demitidos por justa causa.
As imagens, que mostram o cantor deitado em uma maca, um homem de máscara com jaleco escrito “tanatoestética” (preparação de um corpo para o velório) e uma mulher que o auxilia e grava o vídeo enquanto o corpo é preparado, causaram revolta nos fãs, que consideraram a gravação das imagens uma falta de respeito.
O vazamento está sendo investigado pela Polícia Civil de Goiás e será acompanhado pelo Ministério Público.
Dada a repercussão, a clínica enviou nota à imprensa afirmando que repudia o ato dos funcionários.
Leia a nota oficial na íntegra:
"Em virtude dos últimos acontecimentos envolvendo a divulgação de imagens do corpo do cantor Cristiano Araújo, a Clínica Oeste vem a público informar que repudia com veemência o ato dos dois funcionários que, de maneira mórbida, gravaram e divulgaram tais imagens. A clínica tem como procedimento orientar sua equipe que, inclusive, assina regulamento interno de trabalho e Ordem de Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho individual para cada caso, documentos estes que proíbem que toda e qualquer etapa do trabalho desenvolvido na empresa seja gravado, fotografado e, principalmente, divulgado. Diante do erro cometido por dois funcionários de seu quadro profissional, a clínica informa que não é conivente com este tipo de conduta e que já tomou as providências legais para efetuar as demissões por justa causa. A Clínica Oeste existe há quatro anos e reitera seu compromisso com a ética, a transparência, o zelo pela prestação do serviço e o respeito às famílias, e se solidariza com todos os que, como ela, repudiam tal ato”.
O funeral do cantor aconteceu na última quarta-feira e manhã de quinta.
Nas redes sociais, muitas pessoas criticaram e repudiaram a divulgação das imagens.
As pessoas que participaram do ato criminoso podem ainda ser condenadas à pena de 1 a 3 anos por vilipêndio a cadáver.
Fonte: MSN

Apertei a mão dele uma vez', diz autor de habeas para Lula

"Quando os advogados não conseguem resolver certos problemas, eles me chamam", afirma Mauricio Ramos Thomas (foto).
Mauricio Ramos Thomas, de 50 anos, residente em Campinas (SP) se apresenta como consultor. Na tarde de quarta-feira, 24, ele entrou com um pedido de habeas corpus preventivo para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida, segundo ele, busca impedir que o petista seja preso, caso alguma ordem  neste sentido seja expedida contra o ex-presidente no âmbito da Operação Lava Jato.
"Quando os advogados não conseguem resolver certos problemas, eles me chamam", afirma.
Ele contou que já havia impetrado um habeas corpus em favor do ex-diretor da área Internacional da Petrobrás Nestor Cerveró. Diz ainda que estudou ingressar com o mesmo pedido em favor do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. Ambos estão presos na Lava Jato, por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro.
No caso de Vaccari, o consultor afirma que desistiu, porque o petista tem como defensor o criminalista Luiz Flávio Borges D'Urso.
ESTADÃO: O sr. pediu habeas corpus para o ex-presidente Lula?
MAURICIO RAMOS THOMAZ: Sim, fui eu que pedi.
ESTADÃO: Por quê?
MAURICIO RAMOS THOMAZ: Basicamente, porque eu sou paranaense, mas odeio o Paraná. Eu tenho vários casos no Paraná e todos os casos no Paraná tem maluquice. Todos os meus casos no Paraná tem maluquice, seja eu com autor, seja eu como réu. Não réu penal, réu civil. Existe uma ameaça concreta de que o Lula pode ser preso. O Sérgio Moro já atuou no Mensalão, caso você não saiba.
ESTADÃO: Conhece Lula?
MAURICIO RAMOS THOMAZ: Apertei a mão dele uma vez em 1982, 1983, sei lá o quê.
ESTADÃO: O sr. é filiado a algum partido?
MAURICIO RAMOS THOMAZ: Não. Eu voto no PT e voto sempre no Ivan Valente, do PSOL. Mas veja bem, não tem nada a ver (o habeas corpus) com política, não. Quando eu acredito numa coisa, eu faço a coisa, entendeu? Eu já fiz para várias pessoas, de graça. Quando eu acredito, eu faço.
ESTADÃO: Já tinha pedido habeas corpus para outras pessoas?
MAURICIO RAMOS THOMAZ: Eu tinha pedido para o Nestor Cerveró. Impetrei e está para ser julgado. Só que estão dando um jeitinho lá, como estão dando um jeitinho no Supremo. Ninguém sabe essas coisas. A única pessoa que conseguiu alguma coisa no Mensalão fui eu. Mas ninguém sabe disso.
Fonte: MSN

Polícia indicia dois por vazamento de imagens do corpo de Cristiano Araújo

Funcionários de clínica foram demitidos e indiciados por imagens do corpo de Cristiano Araújo (Foto: Reprodução)

A Polícia Civil indiciou duas pessoas pelo vazamento de fotos e vídeos em redes sociais do momento em que o corpo do cantor Cristiano Araújo, que morreu em um acidente de carro na BR-153, em Goiás, era preparado para o sepultamento. De acordo com o delegado Eli José de Oliveira, do 4º Distrito Policial de Goiânia, elas vão responder pelo crime de vilipendiar cadáver (desrespeito ao corpo), com pena que vai de um a três anos de prisão.

"São os dois funcionários da Clínica Oeste, onde o corpo foi preparado. Além disso, uma terceira pessoa, que foi quem divulgou as imagens, também poderá ser indiciada pelo mesmo crime", disse Oliveira.

(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que os três envolvidos já haviam sido indiciados. Segundo o delegado, apenas os dois funcionários da clínica já respondem pelo crime. O terceiro ainda será ouvido e, de acordo com as investigações, ele também poderá ser indiciado. O texto foi corrigido às 10h31).

Segundo o delegado, os funcionários da clínica, os técnicos em tanatopraxia (procedimento de retirada dos fluídos do corpo para o enterro) Marco Antônio Ramos, de 41 anos, e Márcia Valéria dos Santos, de 39, já foram ouvidos e liberados. O terceiro envolvido ainda vai prestar depoimento. Ele é colega de Márcia em um curso de enfermagem e apontado como o responsável por divulgar as imagens.
"A Márcia disse que o Marco só percebeu que ela estava gravando quando já estava no meio da filmagem, mas não a impediu. Depois, ela mandou esse vídeo para o colega, que estuda com ela, e foi ele quem postou nas redes sociais", explicou Oliveira.
Em uma das fotos, o cantor aparece com hematomas no rosto e, na outra, ele está com o terno que vestia quando foi sepultado. Já o vídeo mostra o processo de preparação do corpo.

Assaltantes de agência dos Correios são presos em Fortim

Dois assaltantes foram presos em flagrante por roubar uma agência dos Correios, na cidade de Fortim. A ação foi efetuada pela Polícia Militar (PMCE). Os presos são os primos Bruno Moraes da Silva Moraes (19), que responde por receptação e dirigir veículo em via pública sem habilitação, e Josafá Nascimento Moraes (20), que não possuía antecedentes criminais. A dupla, que reside em  Fortaleza, foi capturada na Rodovia CE-040, ainda em Fortim, após o crime.
Com eles, os policias apreenderam os valores de R$ 2.054,00 e R$ 150,00 subtraídos, respectivamente, do caixa e de uma funcionária da agência. 
Ação criminosa
Armados com uma faca e um canivete, os dois chegaram a pé na agência. Os assaltantes trancaram o gerente e outros três funcionários no banheiro e exigiram a senha do cofre. Mas, foram informados pelos profissionais de que o equipamento possui abertura programada. 
A seguir, eles levaram o dinheiro do caixa da agência, de uma funcionária, além de três celulares e fugiram utilizando uma bicicleta padronizada, usada pelos carteiros. A Polícia foi acionada para a ocorrência e através de informações de populares realizou a captura dos infratores na rodovia. No momento da abordagem, eles jogaram o dinheiro às margens da estrada. Os valores, no entanto, foram localizados e restituídos aos proprietários e a bicicleta foi apreendida. 
Dando continuidade às diligências, na residência de uma comparsa da dupla, os policiais apreenderam as armas usadas na ação. A mulher, identificada como Rayara, fugiu levando os celulares roubados por Bruno e Josafá. Ela está sendo procurada pela Polícia. 
Os presos foram levados à Delegacia Municipal de Icapuí, onde foram autuados em flagrante. Depois, foram conduzidos ao presídio de Limoeiro do Norte. O inquérito sobre o caso foi encaminhado à Justiça Federal de Limoeiro do Norte.
Fonte: CNEWS

Ações de políticas sobre drogas são ampliadas na Capital e Interior

_MVS8824O Governo do Estado vai ampliar as ações em políticas sobre drogas no Interior, além oferecer diversos serviços de cidadania com um projeto-piloto, na Praia de Iracema, em Fortaleza. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (25), em solenidade de inauguração da nova sede da Secretaria de Políticas Sobre Drogas (SPD), criada na gestão do governador Camilo Santana em março deste ano.
A instalação do equipamento vai garantir a ampliação do trabalho no âmbito de prevenção, orientação, acolhimento, tratamento, reinserção social e profissional de usuários químicos. “Temos estruturado nos últimos meses muitas ações a serem postas ainda este ano em nosso Governo. Queremos nos atrelar a diversos parceiros – inclusive de outras instâncias governamentais, da sociedade, redes de proteção, religião, universidades – na construção do fortalecimento da estrutura na atenção das questões sobre drogas. Investir em medidas fortes de prevenção e cuidados, além, claro, de ações das forças de segurança que também tem sua tarefa específica.”, reforçou a vice-governadora Izolda Cela.
Durante a cerimônia, a secretária de Políticas Sobre Drogas, Mirian Sobreira, divulgou as diversas ações já realizadas desde que o órgão se intitulava como Coordenadoria, vinculada ao Gabinete do Governador, além de destacar as novas ações para ampliação dos trabalhos da Pasta. “Estamos em vias de pôr em prática um projeto-piloto, onde colocaremos um ponto de cidadania na Praia de Iracema. Vamos fazer um serviço indo em busca do usuário. Teremos uma equipe multidisciplinar preparada onde se fará, além da captação e encaminhamentos, um atendimento para serviços básicos de saúde e higiene. Além disso, queremos fortalecer as principais redes de tratamento, não só na Capital, mas também entre os principais municípios do Interior do Estado”, divulgou a secretária.
Nova sede em funcionamento
A nova sede – que funciona na Rua Oto de Alencar, 193, em frente a Praça do Liceu do Ceará, em Fortaleza – é uma construção do patrimônio arquitetônico da cidade, tem 92 anos e foi completamente restaurado para abrigar toda a estrutura da SPD, onde já abrigava o Centro de Referência sobre Drogas (CRD), inaugurado na gestão do ex-governador Cid Gomes. A vice-governadora destacou como o novo equipamento trará mais atenção e discussão as políticas públicas sobre os dependentes químicos. “Além do espaço físico, a soma de uma equipe e presença robusta na estrutura e gestão pública do Estado. É um comprometimento renovado e ampliado de articulação com outras secretarias. Esse é o norte do nosso governador Camilo Santana: o da integração das secretarias direta ou indiretamente entre todas as áreas afins”, comentou a vice-governadora.
Fonte: Ceará Agora

Ação cobra R$ 14 bi à saúde devidos por Aécio e Anastasia

Foto: Marcus Desimoni / NitroO Ministério Público Federal entrou com ação civil pública na Justiça cobrando do governo do Estado o repasse de R$ 14,2 bilhões para a área de saúde. Segundo a Procuradoria da República em Minas, este é o montante que deixou de ser investido entre 2003 e 2012 nos governos dos tucanos Aécio Neves e Antonio Augusto Anastasia – atualmente senadores – em descumprimento à Emenda Constitucional 29, que obriga aplicação mínima de 12% do orçamento na área.
Os procuradores afirmam na ação que no período de 10 anos ocorreram também manobras contábeis para aparentar o cumprimento da emenda “em total e absurda indiferença ao Estado de Direito”. Segundo os autores, “R$ 9,5 bilhões deixaram de ser aplicados no Sistema Único de Saúde (SUS) pelo governo mineiro, quantia que, em valores atualizados, corresponde a um desfalque de R$ 14,2 bilhões.
A ação diz que os governos tucanos, com o objetivo de inflar dados, incluíram gastos estranhos à saúde para simular o cumprimento da obrigação de investir o mínimo constitucional. Os procuradores afirmam que foram computados como gastos para cumprir a Emenda 29 “despesas com animais e vegetais”, pois o Estado incluiu na rubrica verbas direcionadas ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).
‘Serviços veterinários’
Conforme a ação, o governo mineiro “chegou ao absurdo de incluir” como se fossem aplicações em saúde serviços veterinários prestados a um canil da Polícia Militar, além de ter colocado na rubrica gastos com aquisição de medicamentos para uso veterinário.
Os governos também lançaram como gastos em saúde investimentos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Conforme os procuradores, isso não poderia ocorrer, já que a própria empresa informou que os gastos eram feitos com recursos das tarifas pagas pelos consumidores. “Além disso, a Copasa sequer integra o orçamento fiscal do Estado, pois se trata de uma pessoa jurídica de direito privado”, diz a ação.
O Ministério Público Estadual chegou a ajuizar, em 16 de dezembro de 2010, ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-governador Aécio Neves e Maria da Conceição Barros de Rezende, então contadora-geral do Estado, por causa das inclusões de despesas da Copasa no cálculo do mínimo constitucional.
Em grau de recurso, porém, o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJ-MG), determinou a intimação pessoal do então procurador-geral de Justiça, Alceu Torres Marques, para endossar a ação inicial, caso quisesse – a ação havia sido proposta por promotores, que, na avaliação dos desembargadores não poderiam investigar o governador. A apuração, no caso, caberia exclusivamente ao procurador-geral, que tem prerrogativa para atuar no caso. Torres, no entanto, se negou a assinar o texto sob a alegação de que não vislumbrava lesão ao patrimônio público.
Os promotores recorreram alegando que Aécio não era mais governador. O tucano já havia deixado o cargo para se candidatar nas eleições de 2010. Mesmo assim, o processo foi extinto. Em 2014, Torres chegou a participar do governo de Alberto Pinto Coelho (PP), vice de Anastasia que assumiu o governo quando o tucano deixou o cargo para se candidatar a senador, no ano passado. O ex-procurador-geral foi secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Tribunal de Contas
Procurados, Aécio e Anastasia não se posicionaram sobre a ação. Em nota, o PSDB de Minas Gerais afirmou que os cálculos feitos pelos governos tucanos sãos os mesmos adotados pelo governo federal. O texto diz ainda que os cálculos foram aprovados pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).
O governo de Fernando Pimentel, que poderá vir a arcar com os investimentos não realizados, conforme prevê a ação do MPF, não se posicionou sobre o assunto. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Ceará Agora

IFCE abre inscrições para cursos técnicos em Sobral


O processo seletivo 2015.2 ofertará 245 vagas para os cursos técnicos do campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE). As inscrições já estão abertas, e seguem até 12 de julho. Neste semestre, a novidade é o curso de Técnico em Segurança do Trabalho.

A taxa de inscrição é de R$ 40. Para solicitar a isenção da taxa, os pedidos deverão ser feitos até o dia 2 de julho, no horário de 8h às 12 horas e de 13h às 17 horas, na sede do campus (avenida Dr. Guarani, nº 317, bairro Derby Clube). Podem requerer a isenção candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular e que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; e candidatos declarados baixa renda.

As ofertas são para sete cursos técnicos gratuitos (Agroindústria, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho). Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter concluído o ensino médio. As aulas são no turno da noite, com exceção do de Segurança do Trabalho, que será vespertino (tarde). Cada curso conta com 35 vagas.

O IFCE reserva 50% do total das vagas ofertadas para candidatos egressos de escolas públicas. A data das provas (Redação e Conhecimentos Gerais) será 16 de agosto. Para se inscrever, o candidato deve acessar o endereço eletrônico do IFCE (qselecao.ifce.edu.br/concurso), onde poderá também consultar os editais para obtenção de mais informações. As inscrições devem ser feitas até as 18 horas do dia 12 de julho. O resultado final será em 18 de setembro.
Fonte: Ceará Agora

Ônibus capota em Massapê, deixa um morto e 12 feridos

FOTO: DIÁRIO DO NORDESTEUm ônibus de viagem capotou matando, pelo menos, uma pessoa e deixando outras 12 feridas na madrugada desta sexta-feira (26/06), nas proximidades da cidade de Massapê, região norte do Ceará. De acordo com informações de moradores da área, o acidente aconteceu por volta de 2h, na CE-362.
De acordo com informações da Delegacia de Massapê, o ônibus levava 20 passageiros de Paranaíba (PI) para Fortaleza. Algumas pessoas chegaram a ser lançadas para fora do veículo durante a capotagem. Uma mulher teve o braço arrancado. Outros feridos estão com suspeita de traumatismo no crânio e abdome. Todos os feridos foram enviados para a Santa Casa de Sobral.
A empresa de ônibus Guanabara, até 9h, não havia se pronunciado sobre o acidente. Mas os moradores da localidade afirmam que o veículo entrou em uma curva em alta velocidade. A Delegacia de Massapê disse que o caso será investigado.
FOTO: DIÁRIO DO NORDESTE
FOTO: TADEU NOGUEIRA
Fonte: Ceará Agora

Pacientes do Hospital de Aracoiaba recebem intervenção do Núcleo de Apoio a Saúde da Família 'NASF"

O Hospital de Maternidade Santa Isabel, recebeu na última quinta-feira (25), a divertida e emocionante comemoração do Arraia do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Uma parceria firmada com o total apoio da Secretaria da Saúde e a Direção do hospital.
Em torno dos leitos, foi improvisada uma quadrilha junina, o que provocou um momento de descontração. “Isso que foi proporcionado aqui traz um sentimento de alegria indescritível. Muitos dos pacientes se sentem sozinhos, sem esperanças de viver. Mas quando alguém vem com essa alegria e um espírito acolhedor, faz eles acreditarem na vida, dando gás para lutar, acelerando o processo de recuperação” destacou o psicólogo Gleyson Queiroz.
"Tem receptividade muito boa dos pacientes, dos acompanhantes, inclusive de nós funcionários também. O grupo trabalha com a humanização e ajuda, de forma simples, os pacientes a se recuperar. Eles trabalham renovando a esperança nessas pessoas” finalizou o diretor do Hospital.
É a primeira vez que eu vejo um projeto desse e achei bem legal a forma que eles abordam a gente. Eles perguntam se podem entrar no quarto e fazem brincadeiras divertidas. Foi um dia especial, destacou uma paciente.
O período junino é a festa da celebração da colheita, mas o homem não pode só festejar pela comida. Tem de festejar também pela amizade, saúde, companheirismo e amor ao próximo. Então, neste pequeno ato organizado, esperou-se passar essa mensagem para toda comunidade.

Em nota oficial, o prefeito Antônio Cláudio Pinheiro, agradece a visita de ambos, pelos relevantes serviços prestados ao Hospital e Maternidade Santa Isabel, com o intuito de levar alegria e descontração aos pacientes em recuperação.
Fonte: Prefeitura de Aracoiaba

Prefeitura de Aracoiaba realizou Governo Itinerante na localidade de Lagoa Grande

Administração Municipal “UMA CIDADE DE TODOS”, realizou na localidade de Lagoa Grande na última quinta-feira (25), o Projeto “Café na Comunidade”, cumprindo mais um compromisso de promover uma gestão transparente. O prefeito de Aracoiaba, Antônio Cláudio, vem trabalhando de uma forma diferenciada durante a sua gestão, administrando bem o dinheiro público e tem realizado grandes feitos em todo o município.
O prefeito Antônio Cláudio, em discurso, destacou a importância do Governo Itinerante para aproximar as ações da prefeitura do cidadão, em especial o que reside nas regiões mais afastadas do centro urbano. “O Governo Itinerante é o governo perto das pessoas, que dialoga, escuta e atende com qualidade a população”, destacou o Prefeito.
O objetivo do evento é aproximar a administração municipal do cidadão de todas as regiões, seja da zona urbana ou rural, levando atendimentos de diversas áreas, como saúde e social.
Na oportunidade foram divulgadas algumas ações do governo municipal, mostrando a população local, o quanto a administração, vem trabalhando em prol da sociedade aracoiabense. Um evento que tem mostrado a importância da administração estar indo onde as pessoas estão. Proporcionando serviços e atendimentos com mais comodidade à população.
 
 
Fonte: Prefeitura de Aracoiaba