Buscar

21 junho 2015

Lula acredita que será próximo alvo da Lava Jato

Ex-presidente Lula: sem direito a foro privilegiadoSão Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acredita que será o próximo alvo da operação Lava Jato, de acordo com reportagem publicada neste sábado pela Folha de S. Paulo.
De acordo com o jornal, que ouviu interlocutores do ex-presidente, Lula teria dito que as prisões são uma demonstração de que ele será o próximo alvo da operação. E, ainda segundo a reportagem da Folha de S. Paulo, Lula teria reclamado que, agora que é ex-presidente, não tem mais direito a foro privilegiado.
A operação Lava Jato investiga um esquema de cartel para vencer licitações de obras superfaturadas da Petrobras. Em troca, as empresas pagavam propina a funcionários da estatal, operadores que lavavam dinheiro do esquema, políticos e partidos.
Ontem, a Polícia Federal (PF) prendeu os presidentes da Odebrecht e da Andrade Gutierrez, as duas maiores empreiteiras do país. Segundo os procuradores da República, os executivos sabiam e participavam dos esquemas de corrupção na Petrobras. O presidente Marcelo Odebrecht era amigo e um apoiador do ex-presidente Lula e da sua sucessora, Dilma Rousseff.
Fonte: MSN

TCU: rejeição de contas pode fazer Dilma responder por irregularidades

A probabilidade de o Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitar as contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff pode abrir um precedente objetivo, do ponto de vista técnico, para que a petista responda por irregularidades cometidas por sua gestão, como por exemplo a ações por improbidade administrativa, crime de responsabilidade ou até um pedido de impedimento (impeachment). A avaliação é do presidente da Comissão de Controle Social dos Gastos Públicos da OAB-SP, Jorge Eluf Neto.
Ao Broadcast Político, serviço em tempo real da Agência Estado, o advogado disse que, mesmo sem conhecer todos os detalhes do processo que será julgado pelo TCU, "aparentemente está claro que o governo incorreu num fato grave, ferindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que é motivo para a rejeição das contas".
Jorge Eluf, que participou da elaboração do texto da atual Constituição e é procurador aposentado, diz que é "um fato inédito" o governo federal estar na iminência de ter suas contas rejeitadas pelo TCU. Na sua avaliação, além da violação da Lei de Responsabilidade Fiscal, a situação chegou a tal ponto em razão da fragilidade política da atual gestão federal.
O advogado, que atuou durante 20 anos no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo como procurador da Fazenda, diz que nunca viu as contas do governo paulista serem desaprovadas. Segundo ele, o que pode ocorrer é uma aprovação com ressalvas. "A desaprovação de contas é mais comum na esfera municipal, na estadual é muito difícil e na federal, se ocorrer, será a primeira vez."
Sobre o prazo de 30 dias dado pelo Tribunal de Contas da União para a presidente Dilma esclarecer os indícios de irregularidades encontradas pelos técnicos dessa Corte, dentre elas as chamadas "pedaladas fiscais", Jorge Eluf diz que essa é mais uma chance que o Executivo terá para explicar suas contas públicas de 2014.
Após a decisão do TCU, o relatório ainda terá de ser submetido ao Congresso Nacional e votado no plenário da Câmara e do Senado. Há mais de dez anos o parlamento não examina as contas votadas pelo TCU. Com informações do Estadão Conteúdo.
Fonte: MSN

MEC divulga amanhã resultado do Prouni


O Ministério da Educação (MEC) divulga amanhã (22) o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) referente ao segundo semestre deste ano. As informações estarão disponíveis na página do programa na internet.
Também a partir de segunda, o candidato selecionado deverá comparecer à instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado, levando os documentos que comprovam as informações prestadas na ficha de inscrição.
O candidato deve verificar o horário e o local no qual tem de comparecer para a apresentação das informações. O prazo para que isso seja feito vai até o dia 29. Caso perca a data, o candidato é automaticamente retirado do processo.
Entre os documentos a serem apresentados estão a carteira de identidade, o comprovante de residência, o comprovante de rendimento e o de conclusão do ensino médio. A lista completa pode ser conferida na página do ProUni.
No dia 6 de julho será divulgado o resultado da segunda chamada. Aqueles que não forem selecionados poderão se inscrever na lista de espera nos dias 17 e 20 de julho.
O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa é dirigido a estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou que tenham vindo da rede particular na condição de bolsistas integrais.
O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para bolsa parcial.
Professores do quadro permanente da rede pública de ensino podem participar, desde que concorrendo a cursos de licenciatura. Segundo o MEC, foram ofertados nesta edição do ProUni 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais.
Fonte: MSN

Solange Almeida em um momento de fé

Com agenda lotada de shows com a banda 'Aviões do Forró', a vocalista Solange Almeida encontrou um tempo livre, nesta sexta-feira (19), para postar um vídeo curtinho nas redes sociais com uma mensagem de fé em Deus e acolhimento.
"Que o seu dia seja abençoado. O seu e de sua família. Deus te guarde, te carregue no colo", deseja a cantora aos seus seguidores, com um sorriso repleto de candura.
Num dos trechos do longo texto que postou como legenda do vídeo, Solange escreveu: "O próprio Deus habita em você. Por isso cante agora Ele vem saltando pelos montes porque sobre os montes da sua vida que Ele vem saltando para encontrar você do outro lado, te abraçar, te levantar, te erguer e te dizer: Filho eu estou aqui!".
Confira o vídeo a seguir: 



Bom dia meus amores!!! Cheguei há pouco do show de Assú e fui tocada por Deus pra Falar do amor Dele por nós . Vcs vao poder conferir na íntegra lá na Minha página no Facebook #SolangeAlmeida!!! “Levanto meus olhos para os montes e questiono: de onde me virá o socorro?” Quantos montes têm se levantado na sua vida? Situações que para você parece impossíveis de serem resolvidas aos olhos humanos. Às vezes nos sentimos cercados por montanhas intransponíveis, nós olhamos para ela e falamos não vamos conseguir, eu não tenho força, eu não consigo, eu não posso! Pode ser que ainda hoje essas montanhas se levantam contra você, e você até pensou: “Eu vou desistir de tudo, eu vou parar com tudo!” As pressões que muitas vezes vem sobre nós são pesadas, são montes. Mas quando nós fechamos os nossos olhos e dizemos: Jesus... Ele vem! Muitas vezes ele nos encontra do outro lado, ferido, machucado, com sentimento de fracasso, com sentimento de derrota. Alguém pode olhar você por fora e te vê tão forte, mas só você e o Espírito de Deus sabem como você esta por dentro. Existe um texto na Palavra de Deus que diz: “Levanta o pobre do pó, e do monturo levanta o necessitado, Para fazê-lo assentar com os príncipes, mesmo com os príncipes do seu povo.” (Salmos 113:7-8) Esse é o meu Deus, esse é o seu Deus! Quando você fecha os seus olhos e diz: Jesus, socorro! Jesus vem, e ele te levanta, Ele te abraça e ministra no seu espírito: Eu sou teu e você é meu, e entre nós não há ninguém. Não há nada que possa nos separar do amor de Deus, não há nada que possa nos deter, porque o Espírito de Deus habita em nós. O próprio Deus habita em você. Por isso cante agora Ele vem saltando pelos montes, porque sobre os montes da sua vida que ele vem saltando, para encontrar você do outro lado, te abraçar, te levantar, te erguer e te dizer: Filho eu estou aqui! Tenha um excelente dia! Marque aqui alguém que nesse momento precisa de auxílio e de uma palavra de conforto!
Um vídeo publicado por Solange Almeida (@solalmeidaa) em Jun 19, 2015 às 3:41 PDT
 Fonte: CNEWS

'Cid e Ciro Gomes são destruidores de partido', declara Luizianne Lins


A ex-prefeita de Fortaleza e atual deputada federal, Luizianne Lins, voltou a criticar neste sábado em entrevista ao jornalista Evandro Nogueira (Rádio Verdes Mares), Cid e Ciro Gomes.

Ao ser questionada sobre uma provável mudança de partido dos irmãos, Luizianne fez uma leitura da vida política dos dois e declarou o poder de destruição de legendas do ex-governador e do irmão.

. “Já devassaram tantos partidos, estão bem no sexto ou sétimo partido, que os partidos estão todos escaldados. (…) São os destruidores de partido“, classificou Luizianne Lins.  A ex-prefeita lembrou a tentativa dos irmãos de voltar ao PSB, mas " a experiência que eles tiveram foi extremamente traumática".

Apesar de uma atuação apagada na Câmara dos Deputados, Luizianne continua sendo nome forte para disputar as próximas eleições em Fortaleza. Mas, deve enfrentar resistências internas no partido, já que Elmano de Freitas é um dos prováveis indicados para entrar no páreo.

Fonte: CN7

Deputados descartam propostas da socidade civil para a reforma política

FOTO: ANDRE DUSEK/ESTADÃOOs pontos centrais defendidos por mais de 100 entidades e movimentos da sociedade civil para a reforma política não entraram no texto aprovado pela Câmara, nesta semana. Instituições como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) queriam mudanças, principalmente do sistema eleitoral e do financiamento de campanha, mas não conseguiram emplacar suas propostas.
Na votação, os deputados mantiveram o sistema proporcional em que deputados e vereadores são eleitos de acordo com a votação do partido ou da coligação. Já os integrantes do movimento conhecido como Coalizão pela Reforma Política queriam eleições em dois turnos, para que os eleitores pudessem votar primeiro nos partidos e definir o número de cadeiras destinadas a cada legenda, e só depois escolherem os candidatos.
“Temos mais de 800 mil assinaturas coletadas em apoio a esta proposta. Já votamos em dois turnos pelas atuais regras. Se trata apenas de seguir as mesmas datas previstas hoje para que as pessoas tenham clareza de que forças estão colocando no Parlamento”, explicou o juiz eleitoral do Maranhão Marlon Reis, cofundador do MCCE.
O modelo sequer foi analisado pelos parlamentares, que discutiram alternativas como o distritão – em que seriam eleitos os deputados e vereadores mais votados no estado, em sistema majoritário –, a lista fechada – com indicação dos candidatos pelo partido – e o distrital misto, para que 50% dos deputados e vereadores fossem eleitos por lista e outra metade entre os mais votados em cada distrito.
A Coalizão pela Reforma Política também não conseguiu convencer os parlamentares a alterar o modelo de financiamento de campanha. “Defendemos um modelo misto, com financiamento público e em que o cidadão participe com doações limitadas a até R$ 700, por pessoa, para evitar que alguém se transforme em padrinho de campanha e não houvesse doações de empresas”, explicou o juiz maranhense. A seu ver “não houve reforma alguma”.
No texto aprovado em primeiro turno pela Câmara, as doações de empresas só podem ser feitas aos partidos e não mais aos candidatos. As pessoas físicas podem doar à legenda e ao candidato. Também foi mantida a distribuição de recursos do fundo partidário. Para o analista político Antônio Augusto Queiroz , diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), a restrição às doações de pessoas jurídicas não produz mudanças. “Os partidos têm autonomia administrativa e orçamentária que o Estado não controla. Ele pode canalizar para o candidato que desejar os recursos, pode priorizar alguns candidatos, do modo como foi feito, sem estabelecer regra de que o que for arrecadado vai ser distribuído linearmente entre todos os candidatos”, avaliou.
Queiroz disse que os deputados não avançaram nos três pilares básicos da refoma política. “Não aprovaram mudanças no financiamento de campanha, que ajuda a moralizar e diminuir a corrupção na política; no sistema eleitoral de lista fechada, que viria na perspectiva de fortalecer ideias e partidos e com o fim de coligação que reduz o número de partidos”. Para ele, a manutenção das coligações com liberdade plena para os partidos, como ficou no texto final é “um deboche” com o eleitor que vota em um candidato e acaba ajudando a eleger outros que não tem qualquer identidade ideológica.
“Coligação só faz sentido se tiver identidade programática. O correto seria instituir a federação de partidos para que os que se coligarem para a eleição fiquem juntos durante todo o mandato”, explicou. Os deputados, no entanto, rejeitaram essa proposta.
O analista político também critica o fim da reeleição. Ele considera que os mandatos são muito curtos para uma administração apenas. “Você pode aperfeiçoar o sistema determinando que quem for concorrer a reeleição se licencie nos seis meses que antecede a votação e retira a influência”. Ele acrescentou que a cláusula de barreira, instituída pela Câmara, “tem como único objetivo impedir que partidos pequenos se manifestem.”
O texto estabelece que só terão acesso aos recursos do fundo partidário e ao tempo de rádio e televisão os partidos que tiverem pelo menos um candidato à Câmara dos Deputados e um parlamentar eleito para a Câmara ou para o Senado.
A matéria ainda precisa passar por um segundo turno de votações na Câmara. Se aprovada, segue para avaliação do Senado. “Os senadores seguramente farão mudanças”, aposta Queiroz. O que for acatado pode ser promulgado imediatamente e os pontos que sofrerem alterações voltam à Câmara para nova votação.
Fonte: Ceará Agora

Datafolha: Se eleição fosse hoje, Aécio levaria 10 pontos de vantagem sobre Lula

lula x aecioA coluna Poder (Folha de S. Paulo) traz neste domingo, 21, uma simulação de eleição para presidente da República feita pelo Datafolha, onde mostra que o senador Aécio Neves (PSDB­MG) alcançou 35% das intenções de voto, o que lhe garante a liderança da corrida com dez pontos de vantagem sobre o ex-presidente Lula (PT).
Em terceiro lugar, com 18% das intenções de voto, aparece a ex-­senadora e ex-­ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PSB). Luciana Genro (PSOL), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), e Eduardo Jorge (PV) alcançaram 2% cada um Aécio, Marina, Luciana Genro e Eduardo Jorge concorreram à Presidência no ano passado. Mas foram derrotados pela presidente Dilma Rousseff, reeleita no segundo turno contra o senador tucano.
No levantamento do Datafolha, 11% disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos nomes apresentados. Outros 5% afirmaram não saber em quem votar.
O instituto também fez uma simulação de disputa presidencial com o nome do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), no lugar de Aécio. Neste caso, Lula e Marina empatariam tecnicamente em primeiro lugar com 26% e 25%, respectivamente —a margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos. Alckmin ficaria em terceiro lugar com 20%. Paes e Luciana Genro alcançariam 3% cada um. Eduardo Jorge ficaria com 2%. Brancos, nulos e nenhum somam 14%. Indecisos, 7%. A eleição, nesse caso, ficaria mais parecida com a de 2006. Naquele ano, o principal adversário de Lula, que disputava a reeleição, foi Alckmin. No segundo turno, o petista venceu o tucano.
O Datafolha fez 2.840 entrevistas na quarta-­feira (18) e na quinta (19).
Fonte: Ceará Agora

Lojas são atingidas por incêndio no Centro de Quixadá

Foto: WhatsApp Radialistas do Ceará.
Foto: WhatsApp Radialistas do Ceará.
Bombeiros e voluntários trabalham para debelar um incêndio de grandes proporções que atingiu pelo menos duas lojas no Centro de Quixadá,  a 167 km de Fortaleza, na manhã deste domingo (21).
O fogo começou por volta de 5h30,em uma loja de material elétrico e hidráulico, e acabou se espalhando para uma outra, vizinha. Várias explosões no interior dos estabelecimentos foram ouvidas.
Pelo menos quatro viaturas do Corpo de Bombeiros atua no combate às chamas, mas reforços de Quixeramobim, Pacajus e Fortaleza já foram solicitados. Não há registro de feridos.
Fonte: Ceará Agora

Neymar pega 4 jogos de suspensão e está fora da Copa América

neymarOs brasileiros não têm boas lembranças da última vez em que manchetes de jornais anunciavam o desfalque de Neymar à Seleção Brasileira. Seria uma nova péssima surpresa como vimos na Copa do Mundo de 2014? Na ocasião o atleta teve de deixar o torneio após ser atingido nas costas pelo jogador colombiano Zúñiga e no jogo seguinte a Canarinho perdeu pelo vergonhoso placar de 7 a 1.
Desta vez, Neymar foi expulso por ter chutado a bola em cima de Armero e empurrado Murillo com a cabeça depois da derrota do Brasil por 1 a 0 para Colômbia, na última quarta-feira, em Santiago. Mais uma vez a Colômbia!
O atacante foi julgado nesta sexta-feira à tarde pela Conmebol e acabou pegando quatro jogos de suspensão – além de uma multa de 10 mil dólares.
A CBF, no entanto, deve entrar com recurso nas próximas horas e pedir a redução da pena, que foi ampliada pelo registro do árbitro Enrique Osses, que assinou na súmula ter sido xingado de “filha da p…”, pelo atacante brasileiro.
Fonte: Ceará Agora

Datafolha: Aprovação do governo Dilma cai para 10%

dilma-rousseffA presidente Dilma Rousseff chega ao final do primeiro semestre avaliada como ruim ou péssima por 65% do eleitorado, um novo recorde na série do Datafolha desde janeiro de 2011, início de seu primeiro mandato. O resultado da pesquisa realizada na quarta (17) e na quinta (18), foi publicado nesse sábado, 20, na coluna Poder (Folha de S. Paulo).
A publicação expõe que no histórico de pesquisas nacionais de avaliação presidencial do instituto, essa taxa de reprovação só não é pior que os 68% de ruim e péssimo alcançados pelo ex-­presidente Fernando Collor de Mello em setembro de 1992, poucos dias antes de seu impeachment.
Considerando a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, trata-­se praticamente de um empate. No levantamento o Datafolha apurou que apenas 10% dos brasileiros classificam o governo da petista como bom ou ótimo. Essa taxa —só comparável às dos momentos mais críticos de Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso— equivale a um terço da pior marca de Dilma em seu primeiro mandato, os 30% pós ­junho de 2013, quando uma onda de grandes protestos espalhou­-se pelo país.

Janela Política: Decisão do STF dá estímulo a senadores 'infiéis'

indecisoA decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de liberar os senadores para mudarem de partido sem perder o mandato abriu uma intensa temporada de negociações entre legendas e políticos em busca de novas legendas. As conversas podem culminar em uma mudança substancial na correlação de forças do Senado. Um levantamento feito pela reportagem mostra que pelo menos 12 dos 81 parlamentares estão “negociando o passe” com outras siglas.
A maioria deles, porém, prefere não tratar abertamente do tema para evitar retaliações dos atuais partidos, como a retirada de cargos em comissões da Casa. O principal afetado seria o PT, que passa por uma crise interna em razão do que pode ser considerado a tempestade perfeita: além da Operação Lava Jato, que atingiu quadros petistas, o incômodo cresceu com o impopular pacote de ajuste fiscal assinado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Cinco senadores da sigla estão na mira de outros partidos. O principal destino deve ser o PSB.
Mas a primeira mudança “oficial” foi a da senadora tucana Lúcia Vânia (GO), que anunciou sua desfiliação do PSDB, partido ao qual estava filiada há 20 anos. O destino mais provável é o PSB.

Prefeito de Aratuba Ivan Neto é destaque do Aracoiaba News

A Revista Eletrônica ARACOIABA NEWS tem a grata satisfação de estampar em sua 21ª edição dominical Prefeito de Aratuba Ivan Neto.
O aratubense José Ivan Santos Neto, eleito como prefeito de Aratuba no pleito de 2012 com 4.507 votos, o equivalente a 53.18% dos votos válidos é prefeito do município de Aratuba. Oriundo de uma família tradicional de políticos é filho do ex-prefeito Wolner Santos e da ex-secretária de assistência social Eliane Santos. Como responsável direto por gerir a administração da cidade de Aratuba, Ivan Neto tem dado sua parcela de contribuição na construção da história de seu município.
Depois de ter enfrentado várias dificuldades no seu primeiro ano de mandato, Ivan Neto (PROS), passa por uma avaliação popular mantendo sua força unto ao povo com a votação expressiva em Aratuba para seus candidatos a deputado estadual e federal, na ocasião André Figueiredo (PDT), eleito deputada federal, obteve 1.815 votos, já Agenor Neto (PMDB), também eleito deputado estadual, recebeu 1.717 votos.
Em meio a elogios e críticas o chefe do executivo já soma várias conquistas no seu currículo como gestor. Aratuba será sede de um Polo Básico do Serviço de Atendimento do SAMU e receberá uma ambulância equipada para atender os casos mais graves. Em meados de fevereiro Ivan Neto recebeu do Governo do Estado uma viatura tipo Hillux, para agilizar o trabalho da PM em território aratubense.
Um dia para ficar marcado na história de Aratuba foi quando Ivan Neto assinou sancionou a Lei Nº 464/2014 de autoria do Vereador Neto do Pai João, que Institui o Serviço de Assistência Religiosa (Capelania) nas entidades civis e militares, publicas e particulares, de internação coletiva e nos estabelecimentos prisionais situados no Município de Aratuba.
Pela primeira vez na história do município, um prefeito consegue através de pedido ao Governo Estadual, obra para asfaltar rodovias do município. Foram 10 comunidades beneficiadas como também produtores rurais da região de Barreiros para o escoamento da produção agrícola.
Nestes dois primeiros anos de gestão de Ivan Neto, o sonho da casa própria se tornou realidade quando 39 (trinta e nove) famílias do Distrito de Pai João foram agraciadas com casas do Programa Minha Casa Minha Vida, através do Governo Federal em Parceria com a Prefeitura Municipal de Aratuba com execução da Secretaria Municipal de Assistência Social e demais Secretarias vinculadas ao Município.
Outra conquista importante em 2014 foi à obtenção de um significante avanço avaliado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB) chegando à nota 5.2 superando a meta projetada que era de 4.2. A cidade está em primeiro lugar, em nível regional, na ocasião o prefeito Ivan Neto, afirmou que “O momento é de comemorar e frisar nosso compromisso e investimentos na educação da cidade. Montamos uma equipe competente que tem desenvolvido ações importantes que refletiram em nosso crescimento educacional”.
Outro aspecto dentre outros a ser considerado é a perfuração de vários poços artesianos em parceria com o governo do estado, bem como a manutenção de adutoras e a utilização de um carro pipa para amenizar os efeitos da estiagem.  
Aguardem o próximo Destaque!!

Confira as principais notícias no Retrospectiva do Dia