Buscar

17 junho 2015

Maciço de Baturité - Primeira oficina regional do PPA acontece nesta quinta-feira

Rbanner
A primeira Oficina Regional de elaboração do Plano Plurianual 2016-2019 será realizada nesta quinta-feira (18), no município de Baturité. O evento tem início às 8 horas, no Centro Regional Integrado de Administração, em Baturité, com a presença de representantes do Poder Público e da sociedade civil de municípios da região do Maciço. Com o foco em servir a sociedade cearense, o PPA, a ser entregue no próximo dia 30 de setembro, na Assembléia Legislativa, visa melhorar a qualidade de vida do cidadão, gerando progressos objetivos com otimização dos recursos públicos.

O evento tem por objetivo aprimorar a elaboração e implementação do PPA 2016-2019, levando em consideração as vocações regionais, além de promover a reflexão acerca da realidade local/regional sobre os múltiplos desafios da superação das desigualdades e elaborar objetivos e respectivas estratégias a partir das vocações regionais que possam alavancar o desenvolvimento regional.
O novo modelo do PPA foi elaborada com base em diversos documentos, sendo o principal deles “Os 7 Cearás”, originado de uma série de discussões nas regiões do Estado e no Centro de Eventos, em dezembro de 2014. O referido documento define as principais linhas de atuação do Governo em sete eixos: Gestão Democrática por Resultados, Acolhedor, Oportunidades, Sustentável, Conhecimento, Saudável e Pacífico. Através dessas políticas, serão indicadas as diretrizes para garantir o desenvolvimento do Ceará para os próximos quatro anos.

17.06.2015

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Planejamento e Gestão
Luiz Pedro Neto ( luizpedro.neto@seplag.ce.gov.br / (85) 3101 4495)



Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias


Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado - Casa Civil

(85) 3466.4898

Recurso para estrada Redenção - Pacoti está garantido

Estradas Banner Novo

O Governo do Estado do Ceará já recebeu a primeira parcela do recurso para a construção de novo trecho da CE-253, entre Redenção e Pacoti, no Maciço de Baturité, que está em licitação. O valor inicial repassado pelo Ministério do Turismo (MTur) é de R$ 1,95 milhão. Ao todo, serão investidos R$ 33 milhões na construção de 31,88 km da rodovia que não vai mais passar por núcleos urbanos de grande fluxo, como ocorre hoje em dia, em Baturité. Por isto e por ter um traçado menos sinuoso que o atual, a obra dará mais conforto, rapidez e segurança. Além disto, a distância entre Fortaleza e Pacoti vai cair 26 km, passando de 135 km para 108,8 km.
Para o secretário do Turismo, Bismarck Maia, o investimento "é vital para o desenvolvimento do polo turístico do Maciço de Baturité, que também vai facilitar o escoamento da produção agrícola e a atração de novos negócios para a região."
"Este é um antigo sonho da comunidade, que facilita, inclusive, o deslocamento de estudantes da Universidade da Integração Luso-Brasileira (Unilab)", afirma, lembrando, ainda, que a CE 060, que dá acesso à serra, está sendo duplicada até Redenção.
31.01.2014
Assessoria de Comunicação da Setur
Carmen Inês (85 3101.4654 / 8732.2041)

Vereadora Aila Santana vai a CAGECE cobrar agilidade para conclusão de obras em Aratuba

A parlamentar tem cobrado incessantemente ações das OGS e ONGS para viabilizar inúmeros projetos para o povo de Aratuba.

VEREADORA AILA SANTANA
A vereadora Aila Santana (PROS), esteva na última segunda-feira (15/06), na sede da CAGECE em Fortaleza, cobrando ao Superintendente de Obras agilidade na conclusão das obras de ampliação da rede de água no Conjunto Habitacional Júlio Coacy Pereira.

Durante a visita oficial realizada pela parlamentar na Cagece, Aila também cobrou ações estratégicas a respeito do rede de esgoto para viabilizar mais qualidade de vida para os morados do Conjunto.

Como representante do povo, Aila Santana não tem medido esforços no trabalho em função da melhoria da qualidade de vida dos aratubenses, aprovando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações e desempenhando a função de mediadora entre os habitantes e as OGS e ONGS.

Fonte: Aratuba Online

Município de Frecheirinha é condenado a pagar salário mínimo para servidores


A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) condenou o Município de Frecheirinha, a 305 km da Capital, a pagar salário mínimo aos servidores públicos. Também determinou o pagamento das diferenças salariais dos últimos cinco anos.

A decisão, proferida nessa segunda-feira (15/06), teve a relatoria do desembargador Francisco Glaydson Pontes. Para o magistrado, “a jurisprudência deste Tribunal de Justiça afirma invariavelmente que a garantia do salário mínimo não pode ser vulnerada pela prática habitualmente adotada de reduzir a jornada de trabalho do servidor público”.

Segundo os autos, o Sindicato dos Servidores Públicos ajuizou ação alegando que o município não paga o salário mínimo vigente no País. Disse, ainda, que é realizada a dedução de horas, e com isso confisca metade do salário dos funcionários.

Por esse motivo, o Sindicato requereu o pagamento do salário mínimo e a diferença salarial dos últimos cinco anos. Argumentou que o pagamento abaixo do mínimo fere o princípio da dignidade da pessoa humana consagrada na Constituição Federal.

Na contestação, o ente público pleiteou a improcedência da ação. Sustentou que não tem como fazer o pagamento de salário mínimo com jornada de trabalho de 20h e o mesmo valor para os que trabalham 44h semanais, pois causaria desigualdade salarial. Defendeu ainda que o pagamento proporcional à jornada de trabalho reduzida não é ilegal.

Ao analisar o processo, o juiz Antônio Carneiro Roberto, em respondência pela Comarca de Frecheirinha, determinou que o município assegurasse o pagamento de um salário mínimo, bem como o pagamento das diferenças salariais dos últimos cinco anos.

Inconformado com a decisão, o ente público interpôs apelação (n° 0001519-08.2012.8.06.0079) no TJCE. Sustentou os mesmos argumentos da apelação e solicitou a reforma da sentença.

Ao julgar o recurso, a 3ª Câmara Cível manteve a decisão de 1º Grau. Para o relator do processo, “nota-se que, por serem os servidores substituídos titulares do direito à percepção de remuneração mensal não inferior ao salário mínimo, aplica-se ao caso a Súmula nº 85 do Superior Tribunal de Justiça, para lhes assegurar o direito às diferenças devidas sob esse fundamento”.

Fonte: TJCE

Aviões do Forró grava novo DVD em superestrutura montada no Beach Park, em Fortaleza

Foto: Arquivo/Divulgação
Foto: Arquivo/Divulgação
O visual não poderia ter sido outro: para um dia de sol, uma festa na piscina ao som de muito forró. Na gravação do novo DVD da banda Aviões do Forró, que aconteceu nesta quinta-feira (11), no Beach Park, em Fortaleza, a estrutura fazia jus aos 13 anos de carreira do grupo: foram 100 toneladas de equipamentos, 180 metros de luzes LED e 300 profissionais envolvidos.  Era fim de tarde quando Solange Almeida, Xand Avião e companhiasubiram ao palco montado no meio de uma piscina de ondas para emendar 16 músicas – 14 delas inéditas – em um show exclusivo para convidados e amigos.
“Foi a realização de um sonho. Temos um dos maiores parques aquáticos da América Latina, muitos artistas já tentaram gravar aqui dentro, mas nós conseguimos. A gente tentou mensurar esse valor que marca nossos 13 anos de carreira, de uma luta enorme”, contou Solange após a apresentação, em entrevista ao site Uol.
Anestesiado, Xand adiantou que o DVD deve ser lançado em breve. “Com o passar dos anos, nós fomos levando esse ritmo regional para o Brasil todo. Deu tudo certo, foi tudo perfeito. O DVD deve ser lançado daqui a dois meses. Não vejo a hora de mostrar esse trabalho para todos os fãs”, declarou ao Ego.
Os dois também falaram sobre a escolha dos figurinos. Apesar de o tema ter sido uma “pool party”, ‘Sol’ não apareceu de biquíni. Apostando na transparência e pernas de fora, ela optou por vestidos que valorizavam suas curvas. “Escolhi um figurino que me deixasse à vontade e que fosse fashion“, justificou aos jornalistas. Já o look de Xand foi escolhido pela esposa do cantor, Isabela Timóteo.
À frente da banda Aviões do Forró há 13 anos, Solange ainda brincou dizendo que, na relação com o parceiro de trabalho, Xand é como um eterno namorado. “É uma relação de amor, homem nenhum me conhece como ele. A gente briga, mas eu dei até presente de Dia dos Namorados para ele. Comprei uma sandália toda praiana para ele usar na gravação”, revelou.
Xand, por sua vez, assumiu que ainda não comprou nada, mas prometeu dar um presente adquirido no exterior. “Está chegando!”, garantiu, aos risos.
No Instagram, ele aproveitou para agradecer aos fãs. Veja a mensagem:

Fonte: FM 93

Wesley Safadão defende música romântica sem ‘sofrência': “gosto de ajudar a autoestima da galera”

Foto: Reprodução/Multishow
Foto: Reprodução/Multishow
Wesley Safadão esteve novamente em rede nacional. Desta vez, a apresentação aconteceu no programa“Música Boa Ao Vivo”, do canal pago Multishow, e promoveu um encontro entre ritmos. Isso porque, no palco, o forrozeiro cantou com Munhoz & Mariano, Jeito Moleque e Thiaguinho.
Em entrevista ao site do programa, o vocalista da banda Garota Safada falou da admiração que tem porThiaguinho, que comanda a atração. “O Thiaguinho é um grande amigo, uma grande pessoa, um grande profissional. Já dividimos palco em vários lugares e, graças a Deus, sempre que a gente se encontra é sinônimo de sucesso”.
Famoso no Nordeste, Wesley Safadão também foi questionado sobre como seu trabalho tem sido recebido em outras regiões do Brasil. “O Nordeste é uma região em que é predominante o segmento do forró, mas graças a Deus a nossa música está conseguindo quebrar barreiras e a gente vem mostrando uma grande qualidade estrutural, musical, que está nos ajudando a fazer tudo isso. Estamos conquistando novos estados, fazendo grandes programas de TV, mas é como eu sempre disse: um passo de cada vez“, declarou.
Para ele, o reconhecimento é resultado de muito trabalho e dedicação total aos fãs. “A gente já vem de muitos anos, trabalhando 24 horas por dia, sempre pensando em melhorar, pensando no nosso público, no que eles vão gostar. O que eles estão gostando fica, o que não estão gostando a gente tenta modificar, sempre inovando, lançando músicas a toda hora”.
O forrozeiro admitiu ainda que, por cantar músicas românticas, acaba sendo tachado como um“cantor da sofrência”, mas garantiu que o objetivo da banda é alegar.
“Eu vi na internet e até falo isso nos meus shows: todo relacionamento começa com Jorge & Mateus. Quando termina, é com o Pablo. E quando dá a volta por cima é com o Safadão, porque eu gosto de música desse tipo, de ajudar a autoestima da galera. O nosso ritmo é dançante, o nosso ritmo é alegre. Então, quando a gente canta músicas tipo ‘Veja só no que deu / Veja só no que deu / Você dizia que eu era ruim e arranjou outro pior do que eu’, ou a música ‘Camarote’, que é o nosso carro-chefe hoje, ela começa romântica, parece que você vai sofrer e, quando chega no refrão, ‘Agora assista aí de camarote / Eu bebendo gela / Tomando Ciroc / Curtindo na balada / Só dando ‘virote’ / E você de bobeira sem ninguém na geladeira / Pra aprender que amor não é brincadeira!’. As pessoas se divertem e acham o maior barato”, disse.
Fonte: FM 93

Em ‘Verdades Secretas’, cena de sexo de Alex e Angel vira assunto nas redes sociais

Foto: Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo
Depois de ter virado assunto nas redes sociais logo na estreia de “Verdades Secretas” com uma cena de nudez,Rodrigo Lombardi voltou a protagonizar momentos quentes na trama global das 23h na noite desta terça-feira (16). Desta vez, com a atriz Camila Queiroz.
Na sequência, Alex e Angel passaram a noite juntos em um quarto de hotel, com direito a bumbum de fora do empresário e seios à mostra da modelo.
Resultado: durante o capítulo, a hashtag “#VerdadesSecretas” esteve entre os tópicos mais comentados no Twitter. “Nada a declarar, eu só sei sentir”, escreveu um internauta. “Arrrrrrrrlete tá amando o book rosa agora!”, opinou outra.
Alguns telespectadores também comentaram o horário de exibição da novela.  “Agora dá pra entender pq a novela ficou pra mais tarde”, “Novela nas 23h, melhor horário”, disseram.
Não assistiu? Veja outros momentos da cena:
Foto: Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo

Foto: Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo
Fonte: FM 93

Danilo Forte lamenta morte do ex-presidente da Câmara dos Deputados


O deputado Danilo Forte (PMDB-CE) lamentou nesta quarta-feira, 17, da tribuna do plenário da Câmara dos Deputados à morte do ex-presidente da Câmara dos Deputados, entre 1989 a 1991, Paes de Andrade.
Num discurso emocionado, o peemedebista que iniciou a vida política junto com o ex-deputado, do qual foi assessor e secretário, afirmou que o País e o Ceará perdem um grande homem público que foi referência no processo de redemocratização.
“Paes de Andrade que teve um papel e uma história significativa no processo de redemocratização do Brasil enfrentando um dos períodos mais tristes e mais violentos da nossa história política”, falou.
Íntegra do discurso
Abaixo segue a íntegra do pronunciamento que o deputado Danilo Forte realizou no plenário da Câmara denominado Ulysses Guimarães, um dos grandes companheiros políticos do ex-deputado Paes de Andrade.
“Eu queria neste momento lamentar a morte, o falecimento, do ex-presidente desta Casa, um homem público exemplar, dos mais preparados que a política do Ceará já ofertou ao cenário nacional.”
“Queria lamentar e colocar meus sentimentos, com o falecimento agora a pouco do ex-deputado Antônio Paes de Andrade que presidiu com muita honra essa Casa.”
“Paes de Andrade que teve um papel e uma história significativa no processo de redemocratização do Brasil enfrentando um dos períodos mais tristes e mais violentos da nossa história política – a ditadura militar – com muita veemência, muito vigor e com muito compromisso democrático.”
“E eu que fui o seu assessor, seu secretário, que apreendi e tive a honra de acompanhá-lo durante toda a minha vida, sempre tive em Antônio Paes de Andrade um exemplo de homem público de dedicação, de espírito público para referência de todos nós.”
“E nós do PMDB ainda mais. A única bandeira partidária que ele carregou por toda a sua vida. E Num dos momentos mais tristes e lamentáveis da nossa história, acompanhando aqui desta Casa, inclusive a cassação do seu sogro Martinho Rodrigues que era líder do partido nos tempos mais violentos da história política deste País.”
“Eu não tenho dúvida que o Ceará hoje só chora. Eu não tenho dúvida que a nossa querida e amada Mombaça se despede de Paes de Andrade como um dos homens mais importantes e mais significativos da história política do Ceará.”
“E eu aqui hipoteco a sua família, família da qual eu faço parte, do meu filho David Paes de Andrade Forte, seu neto, em que perdemos neste momento um grande homem. Mas fica para a nossa história, o alento, o vigor, a contribuição e o exemplo que ele nos deu.”
“E o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha acaba de me comunicar que o seu corpo será velado aqui nesta Casa.”

“Muito obrigado Sr. Presidente e aos demais companheiros os meus agradecimentos e a minha solidariedade por este momento triste da história política do Ceará e do Brasil.”
Fonte: CN7

Paes de Andrade morre aos 88 anos


Ainda não há informações sobre o velório e enterro do ex­-presidente da Câmara dos Deputados, Paes de Andrade.

O ex-político cearense morreu nesta quarta-feira (17), em Brasília, vítima de falência múltipla dos órgãos.

Paes de Andrade comandou ao lado de Ulisses Guimarães o combate à ditadura militar e era presidente de honra do PMDB.

Doutor Paes era sogro do senador da República, Eunício Oliveira.

Natural de Mombaça, no Sertão Central, Paes de Andrade foi presidente da Câmara dos Deputados entre 1989 e 1991, assumindo por diversas vezes a Presidência da República. Em uma dessas ocasiões, sancionou projeto de construção do açude Castanhão.


Fonte: CN7

José Guimarães divulga nota de pesar após morte de Paes de Andrade


O Ceará despede-se de um grande político: Paes de Andrade. Destacou-se no cenário nacional não somente pelo papel político que desempenhou – tendo sido eleito pelo povo cearense diversas vezes deputado - como também pelo prestígio na diplomacia brasileira – quando foi embaixador do Brasil em Portugal.

Paes de Andrade foi presidente da Câmara dos Deputados entre 1989 e 1991, assumindo por diversas vezes a Presidência da República. Em uma dessas ocasiões, sancionou projeto de construção do açude Castanhão, obra de extrema importância para o povo cearense.

Meus sentimentos de solidariedade à família Paes de Andrade. Perdemos um democrata convicto, um construtor de sonhos. O Brasil perde! Deixamos nosso sincero, forte e caloroso abraço.


José Nobre Guimarães
Deputado federal e líder do Governo na Câmara dos Deputados

Fonte: CN7

Declarações do deputado Moses Rodrigues irritam presidente do PPS no Ceará


Uma entrevista do deputado federal Moses Rodrigues (PPS), publicada nesta terça-feira (16) no blog do radialista Wilson Gomes, de Sobral, causou irritação ao presidente regional da legenda no Ceará, Alexandre Pereira. Durante a conversa, Moses Rodrigues criticou a posição de Alexandre ao declarar apoio à candidatura a reeleição do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PROS).

"Essa decisão, que não é decisão, e sim opinião, é simplesmente do presidente estadual do partido, visto que, membros da executiva, como eu, não foram consultados, assim como o Diretório Estadual", ressaltou Moses.

Ao ser questionado sobre uma provável insistência de Pereira no apoio ao prefeito de Fortaleza, Moses afirma que vai lutar com todas as forças para que o partido coloque em prática as suas determinações, com objetivo principal de construir uma terceira via.

O QUE DISSE ALEXANDRE PEREIRA

O presidente Alexandre Pereira condenou, através de nota publicada em rede interna do partido, as declarações do parlamentar e colocou em dúvida a credibilidade do radialista Wilson Gomes ao publicar a entrevista.

Com o posicionamento de Pereira, o único prejudicado é o atual prefeito Roberto Cláudio, que continua à procura de uma legenda para disputar as próximas eleições, e não teve chances de se aproximar de Moses Rodrigues, que já é considerado o próximo presidente do partido no Ceará.


Fonte: CN7

Conselho de propaganda obriga Bruna Marquezine a deletar foto de marca de cerveja de sua rede social

FAMOSIDADES© AgNews FAMOSIDADESO Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) proibiu que Bruna Marquezine fizesse propaganda de uma marca de cervejas, promotora de um camarote no Carnaval de 2015 na Marquês de Sapucaí, Rio de Janeiro.
Tudo começou quando a atriz postou em seu Instagram, em fevereiro deste ano, uma foto em que aparecia com a camiseta da empresa com os dizeres: "Antarctica BOA. Foi bom demais. Muito mais do que você imagina! Amei muito!".
Incomodado, um internauta denunciou a postagem da bela, de 19 anos de idade, ao Conselho, alegando não achar correto que uma pessoa menor de 25 anos faça propaganda de bebida alcoólica.
A marca reconheceu o erro logo após a publicação ter sido feita no perfil de Bruna. O Conar, mesmo com a foto deletada, levou o caso adiante e, há cerca de uma semana, acabou decidindo pela proibição da propaganda.
Fonte: MSN

Camila Queiroz sobre cena de sexo em 'Verdades Secretas': 'Rodrigo me respeitou'

Camila Queiroz elogiou a parceria com Rodrigo Lombardi em cenas da novela 'Verdades Secretas': 'Foi maravilhoso comigo'

Camila Queiroz voltou a roubar a cena no capítulo da novela "Verdades Secretas" desta terça-feira (16). A intérprete de Angel apareceu de fio-dental e nua em sequências de sexo com o empresário Alex (papel de Rodrigo Lombardi, que também foi visto sem roupa). A estreante na TV já havia dito que tais cenas a assustavam em um primeiro momento, mas agora está mais tranquila em relação a isso.
Em entrevista ao site da trama de Walcyr Carrasco, Camila comentou a sequência de nudez e foi só elogios ao ator. "Foi bem mais tranquilo do que eu imaginava. Porque acho que depende de como o teu parceiro vai te ajudar a conduzir a cena. O Rodrigo foi maravilhoso comigo", disse a atriz.
"Ele se preocupava o tempo inteiro, tentava me preservar ao máximo, me respeitou muito e me fez sentir bastante tranquila. Até porque temos bastante cenas de sexo, então você precisa se sentir bem com o parceiro", acrescentou a modelo, que já recebeu elogios do autor do folhetim e tem sido aprovada pelos telespectadores.
E dessa vez não foi diferente. "Alex ou Rodrigo Lombardi (Jesus me abana) foi melhor do que Christian Grey nas cenas calientes com Angel ou Camila Queiroz", opinou uma pessoa, comparando a novela ao filme "Cinquenta Tons de Cinza". "Camila é a perfeição", disse outro internauta. "Eu tenho inveja da Camila", brincou uma terceira.
Camila brinca com relação ao bumbum de Rodrigo Lombardi
Logo na estreia, a trama das onze da Globo chamou atenção pela cena de nu do ator. Na Internet, o bumbum do artista foi elogiado e comparado a Paolla Oliveira, que havia aparecido de fio-dental na minissérie "Felizes para Sempre?". Ao comentar a sequência, Camila disparou: "Deixa as mulheres ficarem babando. A mulher dele mesmo disse que as mulheres merecem. Grande parte do elenco tem cena de sexo, então está todo mundo no mesmo barco. Ele vai mostrar o bumbum, daqui a pouco sou eu, depois a Agatha (Moreira), o (Reynaldo) Gianecchini. Todo mundo vai ficar nesta situação".
Fonte: MSN

Emerson Sheik é apresentado no Fla e avisa: 'Não vim para passear'


Enfim Emerson Sheik falou pela primeira vez como jogador do Flamengo. Em coletiva nesta quarta-feira, na sede do Rubro-Negro na Gávea, o atacante lembrou do sonho que tinha de retornar ao clube, garantiu que não volta ao clube para passear e almeja títulos até o fim do ano.
- A diretoria do Flamengo vem fazendo coisa grande pelo Flamengo. O torcedor gostaria que isso fosse há muito tempo, pé no chão e sonhando alto. Issso foi determinante também. Fora o sonho. Não gosto de passear, vim para vencer, para conquistar. E o projeto do Flamengo hoje é grande, e quando eu soube do projeto eu me vi muito dentro. Vou entrar nesse projeto agora e espero que no fim do ano a gente possa bater um papo e dando risadas - elogiando muito a postura da diretoria.
Sheik é considerado um dos maiores vencedores do futebol brasileiro no momento. O atacante, que vestirá a camisa 11, comentou isso e garantiu que vencer é um hábito, não só um acontecimento. Além disso, falou uma de suas frases mais marcantes: "jogador fica marcado por títulos".
- Essa experiência e o hábito de almejar coisas boas, além da maturidade das conquistas vai agregar muito também. A gente fica mais com os atletas do clube do que com nossa família. O Guerrero também está chegando para colaborar em relação a isso. A passagem que eu tive pelo Corinthians onde tive muitas conquistas vai valer a pena passar por essa experiência. Quem não entende o quão importante é estar lá em cima vai entender. Jogador fica marcado por conquistas e títulos. Espero colaborar assim aqui no Flamengo.
Essa é a segunda passagem de Emerson Sheik pelo Flamengo. O atacante, que foi campeão carioca com o Flamengo em 2009, fez 21 jogos com a camisa Rubro-Negra e marcou oito gols. Ele saiu no início do Campeonato Brasileiro e acabou não sendo campeão ao lado de Adriano e Petkovic, no fim da temporada. No entanto, ganhou identificação com a torcida.
- Ainda não tive contato com os jogadores. Eu estava treinando em São Paulo até o fim da última semana. Venho só acompanhando os jogos para conhecer melhor o grupo porque realmente não acompanhava jogos do Flamengo. Acho que é o dia a dia, os treinamentos vão mostrar mais do que palavras o que vai ser. É iniciar os treinamentos, ver como o Cristovão vai armar a equipe. O importante é pensar em grupo.
A ideia é que Emerson Sheik já estreie pelo Flamengo no sábado, contra o Atlético-MG. Até por conta disso ele vem trabalhando intensamente a parte física. Se não puder começar jogando, o atacante já pode ficar no banco de reservas. Falta apenas a publicação do nome do jogador no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF para que ele possa estar em condições legais de jogo.
Fonte: MSN

William Bonner se desculpa no 'JN': 'Pessoal das redes sociais me corrigiu'

William Bonner pediu desculpas no 'Jornal Nacional' por dar informação errada: 'O pessoal me corrigiu'. O âncora apresentou o telejornal ao lado de Ana Paula Araújo nesta terça-feira, 16 de junho de 2015

William Bonner confundiu good lucky (boa sorte) com boa noite no "Jornal Nacional" desta terça-feira (16) e rapidamente foi corrigido pelos telespectadores que acompanhavam o noticiário pelo Twitter. "Não foi boa sorte, foi boa noite. Fui corrigido pelo pessoal das redes sociais", disse o jornalista, que já se desculpou no telejornal quando chamou um americano de "maluco".
Seguidores logo elogiaram a atitude do âncora. "Que coisa bonita ver o William Bonner dizer que foi corrigido pelas redes sociais em pleno Jornal Nacional. Legal mesmo", elogiou um seguidor. "William Bonner ligado nas redes sociais ao vivo no Jornal Nacional", disse uma fã. "O William Bonner se corrigiu depois do meu (e provavelmente dos de outras mil pessoas)", disse outra.
Um quarto seguidor notou: "Porque agora se você errar é corrigido nas redes sociais! Ô realidade da vida contemporânea! Coitado do William Bonner", brincou uma outra fã sobre o fato do jornalista acompanhar a repercussão do noticiário pelas redes sociais.
William Bonner se descontrai mais após chegada da garota do tempo
Mais extrovertido na bancada do "JN" desde o início do ano, Bonner já brincou com Patrícia Poeta, logo após a jornalista bufar ao vivo no telejornal, e vem deixando sua marca com tons mais serenos e recheados de bom humor.
E ultimamente, com a chegada da garota do tempo Maria Júlia Coutinho ao "JN", o âncora tem ficado ainda mais soltinho no noticiário. Depois de chamar a jornalista pelo apelido de Maju e repreendê-la ao vivo no telejornal, o editor-chefe compensou a bronca tecendo elogios à apresentadora, a quem voltou a elogiar "levantando a bola" da moça do tempo.
"Ela é uma das novidades mais felizes do 'JN'. Principalmente, porque usa o talento que tem com um entusiasmo contagiante", disse William festejando a contratação de Maria Júlia ao telejornal. A colega, Renata endossou o amigo. "Adoro a maneira como ela se veste. Ela é uma profissional muito querida por todos da equipe: competente, simpática e elegante. Ver a previsão do tempo com ela ficou mais interessante, mais leve". Maju já contou que se sente à vontade com toda a descontração.
Fonte: MSN

Após buzinaço, Fachin assume vaga no Supremo Tribunal Federal

Fachin_Marcos_Oliveira_Agencia_Senado_483x303.jpg

O jurista Luiz Edson Fachin assimiu nesta terça-feira (16) o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele ocupou a vaga deixada por Joaquim Barbosa, que se aposentou há um ano.

Entre os presentes à cerimônia estavam o procurador-geral da República, Rodrigo Janot e os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A presidente Dilma Rousseff (PT) não compareceu, mas foi representada pelo vice, Michel Temer (PMDB).

Antes e durante a cerimônia, servidores Poder Judiciário promoveram um buzinaço em frente ao STF. Eles pedem reajustes salariais.

O presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, fez um breve discurso e desejou boas-vindas ao colega. Fachin não discursou.

Polêmicas

Indicado para o cargo pela presidente Dilma Rousseff, Fachin estava longe de ser unanimidade no governo. Com a crise política instalada após a reeleição de Dilma, logo tomou força a possibilidade de que o Senado rejeitasse a indicação, sob o pretexto de que Fachin seria um nome vinculado ao PT. Além disso, o jurista é conhecido por ter se envolvido em questões polêmicas. Confira.

Reforma agrária
Fachin assinou um manifesto em favor do cumprimento, pelo poder público, da norma constitucional que prevê a desapropriação, para fins de reforma agrária, de imóveis rurais que descumpram a função social da propriedade.

Sua defesa da reforma agrária desagrada a bancada ruralista na Câmara, grupo que formou a principal oposição à indicação de seu nome.

O advogado assinou outro manifesto em apoio ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), em que defendia como "atos legítimos" as invasões de terra, descritas como "ocupações reivindicatórias". Porém, durante sua sabatina, Fachin ressaltou o respeito à propriedade privada.

Família
Além da bancada ruralista, Fachin também não agrada a bancada evangélica da Câmara. Chegou a ser acusado de defender a poligamia, mas alegou que foi mal interpretado nessa questão e negou essa defesa durante a sabatina realizada no Senado. 

Seus opositores ainda afirmam que o advogado seria a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, fato que ele também negou durante a sabatina, afirmando que “casamento é instituição para heterossexuais”. Ele afirmou, no entanto, defender os direitos civis dos homossexuais.

Sobre o projeto de criminalização da homofobia, que tramita atualmente no Congresso Nacional, o jurista foi questionado se considera que ele se aplicaria ao que fosse dito em cultos religiosos. Para Fachin, o ambiente religioso é preservado. “No que diz respeito à manifestação de líderes religiosos, que hipoteticamente afirmariam não aceitar a homossexualidade, se isso constitui ou não a composição de elementos que poderiam tipificar um determinado delito, tenho para mim que a Constituição diz claramente que nós somos uma sociedade sem preconceito. O preconceito também tem uma outra diretriz que também envolve a liberdade de crença e de expressão. Portanto na ambiência da crença religiosa, tenho para mim que essa espacialidade é própria da crença religiosa”, disse.

Proximidade com a CUT
Fachin foi indicado pela Central Única de Trabalhadores para integrar a Comissão da Verdade no Paraná, estado onde construiu sua careira.

Vínculos com o PT
Na campanha eleitoral de 2010, Fachin fez um vídeo pedindo votos para a então candidata do PT, Dilma Rousseff.

Contra o Brasil
Em um caso envolvendo a Hidrelétrica Binacional de Itaipu, em ação que opunha Brasil e Paraguai, Fachin teria atuado defendendo o lado paraguaio. Por isso, foi acusado de ficar contra a nação brasileira.

Lava Jato
Nesta segunda-feira (15), o jurista declarou em conversa com jornalistas que as delações premiadas, que têm se tornado comuns na Operação Lava Jato, são um "indício de prova", mas que elas precisam ser confirmadas. O ministro afirmou, no entanto, que o instrumento é "bem-vindo".

Transmissões de julgamentos
O professor é favorável à transmissão dos julgamentos pela TV Justiça, fato que ajudou a dar maior visibilidade aos magistrados durante o julgamento do mensalão, entre 2012 e 2013.

Trajetória

Com o nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado no dia 12 de maio e pelo plenário da Casa, por 52 votos a favor e 27 contra, Fachin vai adotar o nome profissional de Edson Fachin. Amanhã (17), o ministro participará de sua primeira sessão na Corte.

Na semana passada, Fachin entregou à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Paraná sua carteira de advogado. O novo ministro também vai se licenciar do escritório de advocacia do qual é sócio em Curitiba. Os procedimentos são exigidos para investidura no cargo.

Um dos primeiros processos de repercussão que Fachin deverá julgar é o que trata das perdas da caderneta de poupança com planos econômicos instituídos nas décadas de 1980 e 1990. Ontem (15), em conversa com jornalistas, o ministro disse que ainda não decidiu se participará do julgamento, ou se vai se declarar impedido por ter atuado em ações relacionadas ao caso quando era advogado. O julgamento dos planos econômicos está parado há mais de um ano pela ausência de quórum mínimo exigido de oito magistrados para julgar o caso.

Professor de direito civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Edson Fachin é sócio-fundador de um escritório em Curitiba especializado em arbitragem e mediação no direito empresarial. O advogado é mestre e doutor em direito das relações sociais e tem pós-doutorado no Canadá.
Fonte: ISTOÉ

Dilma sanciona, com dois vetos, nova lei que dificulta acesso aos direitos trabalhistas

Presidente manteve mudança que reduziu de 18 para 12 meses de trabalho o período de carência para o primeiro pedido de seguro-desemprego, e de 12 para 9 na segunda requisição do auxílio

carteira-trabalho_Div_483x303.jpg
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira, 17, a Medida Provisória 665, que restringe o acesso a direitos trabalhistas como o seguro-desemprego, o abono salarial e o seguro defeso. A MP, aprovada no final de maio pelo Senado Federal, foi agora convertida na Lei 13.134, publicada na edição desta quarta Diário Oficial da União, e sancionada com dois vetos.

A presidente manteve a mudança feita na MP pela Câmara dos Deputados que reduziu de 18 para 12 meses de trabalho o período de carência para o primeiro pedido de seguro-desemprego, e de 12 para 9 na segunda requisição do auxílio. 

O primeiro veto foi feito ao artigo 4º-A, que concedia ao trabalhador rural desempregado dispensado sem justa causa o direito ao seguro-desemprego se tivesse recebido salários relativos a cada um dos seis meses imediatamente anteriores à data da dispensa. Também dava direito ao benefício ao trabalhador rural que tivesse sido empregado durante pelo menos 15 meses nos últimos 24 meses. 
 
Segundo as razões do veto, também publicadas no Diário Oficial da União de hoje, "a medida resultaria em critérios diferenciados, inclusive mais restritivos, para a percepção do benefício do seguro-desemprego pelo trabalhador rural, resultando em quebra da isonomia em relação ao trabalhador urbano". Outra razão dada pelo governo para o veto é que a proposta não traz parâmetros acerca dos valores e do número de parcelas a serem pagas, o que inviabilizaria a execução. 
 
O segundo veto foi acordado com o Senado, durante a votação. A presidente vetou o inciso 1º do artigo 9º que trata do pagamento abono salarial. Quando a MP foi apreciada pelo Senado, depois de passar pela Câmara, o governo costurou um acordo com os senadores comprometendo-se a vetar integralmente a modificação proposta nas regras da concessão do abono salarial, que aumentava a carência exigida para o pagamento do benefício.
 
Na razão do veto, a presidente esclarece que ele "decorre de acordo realizado durante a tramitação da medida no Senado Federal, o que deixará a questão para ser analisada pelo Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social, criado pelo Decreto 8.443, de 30 de abril de 2015". 
 
Essa é a primeira medida provisória do ajuste fiscal sancionada pelo governo. A presidente Dilma tem também até hoje para sancionar a Medida Provisória 664, que restringe acesso à pensão por morte e auxílio-doença. Ao passar pelo Congresso Nacional, no entanto, a MP 664 ganhou uma emenda que flexibiliza o fator previdenciário, o que tem sido objeto de negociações intensas do governo com os parlamentares, nos últimos dias, e pode ser vetado.
Fonte: ISTOÉ

Justiça identifica dezenas de contas suspeitas na Fifa

blatter_afp_483x303.jpg

A operação da Justiça contra a Fifa atinge o coração da entidade: o dinheiro. O procurador-geral da Suíça, Michael Lauber, afirmou que dezenas de contas suspeitas e transações bancárias foram identificadas depois do confisco de documentos na sede da Fifa e alertou que Joseph Blatter e Jérôme Valcke podem ser interrogados pelos investigadores que examinam a corrupção no futebol.

"Teremos entrevistas com todos os atores de interesse e não excluímos entrevistar o presidente da Fifa e seu secretário-geral", declarou Lauber nesta quarta-feira. Segundo ele, no total 104 relações bancárias foram encontradas relativas ao escândalo e mais de 53 casos suspeitos de lavagem de dinheiro foram informados pelos bancos suíços depois que a crise eclodiu, dia 27 de maio. Contas já foram bloqueadas e uma série de  evidências financeiras foram colhidas.

No dia 27 de maio, a pedido da Justiça americana, os suíços prenderam sete dirigentes em Zurique, entre eles José Maria Marin. Mas o MP suíço também lançou uma operação para confiscar milhares de documentos na Fifa e em empresas relacionadas com o caso. Uma delas é a Kentaro, agência que organizou entre 2006 e 2012 todos os amistosos da seleção brasileira.

Segundo os suíços, o alvo da investigação é a suposta compra de votos para a escolha das Copas de 2018 e 2022. Entre os suspeitos está Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF e que votou pelo Catar para sediar o evento. O brasileiro garantiu na semana passada que nunca recebeu dinheiro por seu voto. Mas o Estado revelou com exclusividade que a Justiça o investiga no que se refere a uma conta em Mônaco e que teria registrado pagamentos vindos de empresas do Golfo.

Segundo Lauber, um total de 9 terabites de documentos e servidores foram confiscados, o que seria equivalente a mais de 600 milhões de páginas de word. "Até agora, nossa equipe identificou 104 relações bancárias, o que significa mais de uma conta em cada uma dessas relações", disse Lauber. "Isso representa muitas contas bancárias e temos muitos documentos a processar", insistiu. "Por enquanto, estamos avaliando os dados abertos dos bancos."

Lauber indicou que criou um grupo de trabalho para avaliar as contas, com especialistas em crime financeiro, procuradores e profissionais da polícia. Nos últimos anos, a Fifa se transformou em uma potencia econômica, com mais de US$ 1,5 bilhão em fundos e movimentando a cada Copa do Mundo mais de US$ 5 bilhões. "Os bancos cumpriram seu dever de alertar sobre as suspeitas. No total, mais de 53 transações financeiras foram identificadas pelo mecanismo de combate à lavagem de dinheiro."

O MP insiste em não dar informações extras sobre os suspeitos e sobre as contas, alertando que existe o "risco de perda de evidências". "Não vou colocar nada em risco", alertou. Nos EUA, o Departamento de Justiça havia apontado para um esquema que envolveu US$ 150 milhões. Os suíços, porém, evitam falar em números por enquanto. 

CÚPULA

Blatter insiste que não está envolvido no escândalo e que foi ele quem, em novembro de 2014, enviou evidências para a Justiça. Mas, desde a eclosão das prisões do FBI, no Congresso da entidade, ele decidiu ficar na Suíça e abandonou a ideia de viajar aos torneios da entidade, como o Mundial Sub-20 ou Copa do Mundo de Futebol Feminino. Lauber, agora, alerta que não existe qualquer garantia de que Blatter será preservado. "Esse processo pode ir a qualquer direção. Não sabemos ainda para onde irá", declarou. Segundo ele, "por enquanto a Fifa é parte interessada". Mas ele não exclui nenhuma possibilidade. "Essa investigação pode mudar e também o foco talvez pode mudar."

O MP não exclui ouvir e interrogar nem o presidente da Fifa nem seu secretário-geral. "Teremos entrevista de todas as pessoas interessadas. Não excluímos entrevistar Joseph Blatter ou Jérôme Valcke. Começamos com dez pessoas e estamos nesse processo. Mas podemos adicionar novos atores", indicou. Mas o MP pede que o "mundo do futebol tenha paciência". "Estamos no começo da investigação. É uma investigação em aberto", insistiu Lauber. O suíço prometeu "acelerar o processo". "Mas vai levar tempo. O mundo do futebol terá de ter paciência. Vai levar mais de 90 minutos", brincou, em referência à duração de uma partida de futebol.

Há uma semana, o auditor da Fifa, Domenico Scala, indicou que eventuais provas sobre compra de votos poderiam forçar a Fifa a anular a escolha da Rússia ou de Catar para as próximas Copas. Questionado se haveria uma conclusão antes da Copa de 2018 na Rússia, Lauber ignorou o calendário. "Não me importa o calendário da Fifa. Talvez tenha impacto colateral. Mas o que eu preciso fazer é meu trabalho."

Fonte: ISTOÉ