Buscar

15 junho 2015

Travestis e transexuais já podem pedir nome social no Enem

Candidatos travestis e transexuais poderão solicitar a partir de segunda-feira (15) o uso do nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela internet. Para isso, basta acessar a página de inscrição do exame e enviar os documentos solicitados. O prazo para que isso seja feito é dia 26 de junho.
Podem solicitar o uso no nome social os candidatos que fizeram a inscrição no Enem. De acordo com o portal do exame, o participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente de acordo com sua identidade de gênero deve preencher um formulário, assiná-lo e enviá-lo pelo sistema junto com uma foto recente e um documento com foto. Os pedidos serão avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No dia do exame, as pessoas trans deverão ser tratadas pelo nome com o qual se identificam e não pelo nome que consta no documento de identidade. Além disso, usarão o banheiro do gênero com o qual se identificam.
O nome social passou a ser adotado oficialmente na aplicação do exame no ano passado, mas era preciso solicitar o uso por telefone.
As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios. Segundo dados preliminares, aproximadamente 8,5 milhões se inscreveram no Enem.
Fonte: CNEWS

Mosquito é responsável por transmitir doenças graves

Muitas dores no corpo, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo e febre alta. Esses foram os principais sintomas que a estudante de psicologia, Rafaela Câmara, sentiu no início deste mês. A principal suspeita dos médicos era que Rafaela tivesse dengue. Porém, ela foi diagnosticada com Zika, um novo vírus que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. 
O mosquito é responsável por transmitir três doenças: dengue, febre Chikungunya e Zika. De acordo com o infectologista Caio Rodrigues, o mosquito que pica uma pessoa doente pode transmitir o vírus para até 30 pessoas. “Muito além de um simples inseto, o Aedes aegypti se tornou uma praga que precisa ser combatida”, explicou.
A proliferação do Aedes aegypti se dá por um mero descuido em água parada. “É fundamental que as pessoas atuem em suas próprias casas evitando qualquer tipo de acúmulo de água que possa servir de criadouro para o mosquito”, alerta o médico.
Das três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a dengue é a mais perigosa e frequente. Neste ano, até o dia 12 de junho, foram confirmados 438 casos da doença, sendo que 52 pessoas morreram por complicações causadas pela enfermidade. De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), tanto a febre Chikungunya quanto o vírus Zika são relativamente novos e ainda há poucos casos registrados este ano no Estado. 
Segundo o infectologista Caio Rodrigues, os sintomas das três doenças são bastante parecidos, o que pode dificultar a confirmação da doença. O paciente geralmente apresenta dor de cabeça severa, dores nas articulações e músculos, dor atrás dos olhos, indisposição, perda de apetite, náusea e vômitos, além de manchas vermelhas no tórax e braços.
O que diferencia os três tipos é a duração da doença. A dengue clássica se manifesta por meio de febre durante cerca de sete dias. A febre Chikungunya costuma durar de três a dez dias, e seu risco de morte é raro e menos frequente. Já a Zika também é de baixa letalidade. Como ela ainda é não é muito conhecida, sua descrição está embasada em um número limitado de relatos de casos e investigações de surtos. 
O tratamento para os três tipos da doença também é o mesmo: é feito para combater os sintomas, com analgésico, hidratação adequada e repouso.
Vírus Zika
Assim que Rafaela Câmara foi diagnosticada com a doença, ela se espantou. “Como é uma doença nova, achei que poderia ter muitas complicações. Demorei uma semana para me recuperar, mas passei todos os dias muito indisposta”, disse. 
O primeiro caso de Zika vírus foi registrado na Bahia, no início deste ano. Porém, a doença acabou se espalhando pelo Nordeste.
A suspeita é de que o vírus, que está sendo identificado pela primeira vez na América Latina, tenha chegado ao país durante a Copa do Mundo, trazido por turistas africanos ou asiáticos, regiões onde a doença é bastante comum.
Prevenção
A maneira mais eficaz de erradicar dengue, febre Chikungunya e Zinka é eliminar os possíveis criadouros do mosquito, evitando deixar água acumulada em recipientes como pneus, garrafas, vasos de plantas, entre outros.

Fonte: CNEWS

Imagem de Santo Antônio permanece quase intacta em incêndio que destruiu casa

Santo Antônio
Uma ocorrência chamou a atenção de uma equipe do Corpo de Bombeiros da cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, na tarde do último sábado (13). Um cartaz de Santo Antônio foi encontrado quase intacto no meio dos escombros do incêndio, que destruiu a casa inteiramente. O curioso é que o caso aconteceu no mesmo dia em que a Igreja Católica comemora o dia do santo.
Santo Antônio
"Quando fomos atender a ocorrência, estávamos preocupados, pois tínhamos a informação de que um cadeirante estava na casa. Depois de ele ter sido retirado do local e o fogo ter sido controlado, quando fomos fazer o rescaldo, o pessoal achou a imagem do Santo Antônio. Queimou tudo na volta, menos ela", contou um sargento que esteve no local ao portal de notícias G1.
A imagem, que aparentemente fazia parte de um calendário de 2003 da marca Tramontina, foi encontrada pendurada na parede da casa praticamente intacta, com apenas as bordas levemente queimadas. "Um colega lembrou que era o dia dele e achamos uma coincidência", completou o bombeiro.
O incêndio na casa começou às 16h e apenas um morador, que é cadeirante, estava no imóvel. O irmão dele entrou para retirá­-lo e os dois passam bem.


 Fonte: DN

Motorista morre e policiais ficam feridos em acidente de ônibus

onibusUm ônibus que transportava policiais militares tombou na tarde deste domingo, 14, na BR-020, em Campos Sales. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) o ônibus seguia em direção à Parambu. O motorista, que teve as pernas decepadas morreu no local, perdeu o controle após tentar desviar de outro veículo. Três policiais que fariam a troca de plantões no posto da Secretaria de Fazenda (Sefaz), ficaram feridos e foram levados para o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte.
De acordo com a Polícia Militar, o homem que dirigia o carro que vinha na direção do ônibus foi preso por dirigir alcoolizado.
Fonte: Ceará Agora

Maioria dos Estados atinge limite de alerta devido a gastos com servidores

lei
No dia 15 de maio, o secretário da Fazenda de Mato Grosso, Paulo Ricardo Brustulin, recebeu de assessores um relatório com dados alarmantes sobre o risco de o Estado e suas autoridades serem enquadrados em punições previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal, graças à queda das receitas e ao aumento de gastos com a folha de pagamento dos servidores.
O documento revelava que, entre dezembro de 2014 e abril deste ano, os gastos anuais com funcionalismo haviam crescido em R$ 275 milhões. No mesmo período, a receita anual havia sofrido queda de R$ 182 milhões. “Ultrapassamos o limite máximo permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, alertava o texto referindo-se à proporção da receita comprometida com o pagamento de salários.
Não se trata de um caso isolado: uma combinação de perda de arrecadação com pressões salariais fez com que, além de Mato Grosso, outros três governos estaduais – Tocantins, Rio Grande do Norte e Alagoas – ultrapassassem, no fim de abril, o limite máximo de gastos com funcionalismo estabelecido pela lei (49% da receita corrente líquida).
Além disso, em outras 18 unidades da Federação o Poder Executivo está próximo do teto, nos chamados limites prudencial e de alerta fixados pela lei: 46,55% e 44,1% da receita, respectivamente.
Isso significa que 22 dos 27 governadores do País estão sob ameaça de enquadramento – imediato ou futuro – nas regras da lei para quem gasta demais com a folha de pagamento. Em resumo, a legislação exige a tomada de medidas para reequilibrar as contas – e quem não o fizer estará sujeito até apenas de reclusão, em caso de condenação judicial.
Esse cenário de crise é muito diferente do vivido no ano passado. No primeiro quadrimestre de 2014, 12 Estados gastavam menos de 44,1% da receita líquida com pessoal – estavam, portanto, abaixo dos três limites previstos na legislação. Atualmente, só há cinco governos nessa zona de conforto: os do Rio de Janeiro, do Amazonas, de Mato Grosso do Sul, do Maranhão e de Rondônia.
Reviravolta
Do começo de 2014 para cá, houve desaceleração da economia, aumento do desemprego, redução do consumo e consequente queda na arrecadação de impostos estaduais e de repasses federais. Dos 25 Estados que já contabilizaram as receitas dos quatro primeiros meses de 2015, nada menos que 17 tiveram perda de arrecadação, em termos reais, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Mas a perda de recursos explica apenas parte do problema: 17 Estados também ampliaram as despesas com servidores em ritmo superior ao da inflação, entre o primeiro quadrimestre de 2014 e o mesmo período de 2015. Em 11 unidades da Federação foi registrada a pior combinação possível: menos recursos entrando e mais saindo.
Quando um governo ultrapassa o teto de gastos com pessoal, a Lei de Responsabilidade Fiscal dá prazo de dois quadrimestres para que sejam tomadas medidas que reequilibrem as contas. Se elas não derem resultado, começam as punições automáticas: são suspensas as transferências voluntárias de recursos e ficam proibidas as operações de crédito.
Na gestão de pessoal, são vetadas concessões de reajustes, criação de cargos e qualquer outra alteração de estrutura que provoque aumento de despesas. O caminho do ajuste passa pelo aumento de receitas ou pela redução de gastos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
estadao-conteudoestados

Fonte: Ceará Agora

Polícia Federal realiza operação no TJCE

tjce
A Polícia Federal (PF) cumpre mandados de busca e apreensão no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), na manhã desta segunda-feira (15/06), em Fortaleza. O caso segue sob segredo de Justiça e foi determinado o afastamento do Desembargador Carlos Feitosa, seguindo mandado expedido pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Bejamim.
Por volta das 9 horas da manhã, três agentes da PF entraram no prédio do tribunal, mas não quiseram falar com a imprensa. O TJCE informou, em nota, que recebeu o Juiz Federal Gabriel José Queiroz Neto, auxiliar de Herman Bejamin, mas o objeto da diligência não pôde ser revelado.
Uma fonte informou ainda que 15 pessoas são investigadas. Em um endereço na rua Padre Antônio Tomás, no bairro Cocó, uma viatura da PF e um veículo descaracterizado levaram uma pessoa não identificada para prestar depoimento. A equipe aprendeu notebooks e documentos.
Veja a nota do TJCE, na íntegra:
”O Tribunal de Justiça do Ceará recebeu o Juiz Federal Gabriel José Queiroz Neto, auxiliar do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Bejamim. O magistrado veio ao Ceará para acompanhar o cumprimento de mandado expedido pelo Ministro, que determinou o afastamento e a busca e apreensão de documentos no gabinete do Desembargador Carlos Feitosa. O objeto da diligência não pôde ser revelado, ante o caráter sigiloso das investigações.”
Fonte: Ceará Agora

Receita libera 1º lote de restituição do Imposto de Renda 2015

imposto-de-renda-declaracao-receita-federal-2013
A Receita Federal libera a partir de hoje (15/06), na rede bancária, os valores do primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 (IRPF 2015). Ao todo, 1.495.850 contribuintes terão direito à restituição nesse lote, com correção de 1,9%, totalizando mais de R$ 2,3 bilhões.
O órgão ressalta que, neste primeiro lote, somente pessoas com mais de 60 anos, deficientes físicos ou portadores de doenças graves vão receber a restituição. No Ceará, estas pessoas totalizam 32.221 contribuintes. Ao todo, o primeiro lote deve restituir R$ 57.081.277,94 milhões somente no Ceará.
Serão liberadas também restituições dos exercícios de 2008 a 2014 que foram retiradas da malha fina, elevando para R$ 2,4 bilhões o valor total de liberações.
As informações sobre o primeiro lote estão disponíveis na página da Receita na internet ou por meio do Receitafone 146. Por meio de aplicativo para tablets e smartphones com sistemas Android e iOS também é possível consultar o lote.
A restituição ficará disponível durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF, na página da Receita Federal na internet.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800 729 0001 (demais localidades) e 0800 729 0088 (telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Com informações da Agência Brasil

MEC divulga nesta segunda aprovados na 2ª edição do Sisu

sisu
O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta segunda-feira (15/06), o resultado da edição de segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2015. A plataforma digital do MEC reúne cerca de 55,7 mil vagas em 72 instituições públicas de ensino superior e as inscrições foram encerradas na última quarta-feira 10.
Para consultar o resultado, os candidatos devem acessar a página do Sisu e informar número de inscrição e senha no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Apenas os candidatos que fizeram o Enem e não tiraram zero na redação puderam concorrer às vagas de 1.564 cursos de graduação e 298 carreiras, disponíveis pelo Sisu.
Caso seja selecionado, o candidato deve se matricular na instituição de ensino nos dias 19, 22 e 23. Entre os dias 15 e 26, os alunos que não foram selecionados poderão se inscrever na lista de espera.
Fonte: Ceará Agora

Acidente entre ônibus e carro deixa duas pessoas mortas em Guaiúba

Uma pessoa, que estava no carro, foi encaminhada ao hospital
Atualizada às 21h55min
Um acidenteenvolvendo umônibus e um carrodeixou duas pessoas mortas na tarde deste domingo, 14, no km 32 da CE-060, em Guaiúba, 38 km de Fortaleza. O ônibus da empresa Fretcar passou por cima de um carro GM Celta de cor branca, no distrito de Água Verde. 

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a colisão ocorreu por volta das 15h30min. Equipes da PRE e o Corpo de Bombeiros foram acionadas para o local.
O motorista do carro, João Paulo Araripe Lira, 35 anos, e um passageiro, que não identificado, morreram no local. Uma jovem de 19 anos, que também estava no carro, ficou presa nas ferragens e foi encaminhada ao hospital em estado grave.
De acordo com a PRE, a passageira, identificada como Liana de Sousa, foi transferida ao Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza.
Os passageiros do ônibus tiveram escoriações e foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu). O ônibus bloqueou os dois sentidos da via, e, por volta das 18 horas, a Perícia Forense recolhia os corpos para o Instituto Médico Legal (IML).
FOTO: ENVIADA AO WHATSAPP DO O POVO
Passageiros do ônibus tiveram lesões








Confira as principais notícias no Retrospectiva do Dia