Buscar

11 junho 2015

Morre José Joaquim, ex-prefeito da cidade de Ibaretama

Ibaretama - PolíticaMorreu no início da noite desta quinta-feira, dia 11, o ex-prefeito de Ibaretama, no sertão central do Ceará, José Urçulino Melo, 76 anos, mais conhecido como José Joaquim.
Segundo as informações iniciais o ex-prefeito estava em sua propriedade, Fazenda Cachoeira, quando passou mal e, segundo familiares, eles ainda o levaram para o hospital de Quixadá, mas infelizmente o político teve um infarto e não resistiu.
José Joaquim foi o segundo prefeito de Ibaretama, ele governou o município de 1º de janeiro de 1993 até 31 de dezembro de 1996.
O ex-prefeito era um agropecuarista de região e muito querido por toda população do município. José Joaquim deixa esposa e dois filhos.

DIA DOS NAMORADOS - Desejo de ser feliz com um grande amor

Autor: Flaviano Alves Silva
Amar? Qual a importância de um verdadeiro amor? Somos intermediados através de nossos pensamentos e da emoção que permeia dentro do coração e também da alma, sou feliz por amar, pois o amor transborda em sentimentos inexplicáveis, ainda mais se seu verdadeiro amor estiver do seu lado, você ficará como um bobo, não sabendo disfarçar o que está sentido. Desejo um grande amor para todos, merecemos saber o verdadeiro sentido da palavra amar, corroborando, acredite que possa consegui sua persistência muitas vezes será reconhecida por alguém, mas caso não for bem sucedida nunca desista, pois desistir são para fracos e nós em nossas verdadeiras raízes precisamos ser iguais aos diamantes, somos preciosos e raros, assim teremos nossa cara metade quando menos esperarmos. Sentimentalize o desejo que tenha dentro de seu coração, uma pedra precisa ser lapidada, o amor não é diferente, amadureça-o, cresça-o, torne aquilo impossível ser possível. Seja feliz, decepções ocorreram, mas um verdadeiro vencedor é aquele que nunca desiste de enfrentar, principalmente o amor verdadeiro.

Senado aumenta pena para crime contra policiais


O assassinato de policiais civis, militares, rodoviários e federais, além de integrantes das Forças Armadas, da Força Nacional de Segurança e do Sistema Prisional, seja no exercício da função ou em decorrência do cargo ocupado, agora será considerado crime hediondo e qualificado. É o que determina o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 19/2015, aprovado pelo Plenário do Senado na tarde desta quinta-feira (11). O texto já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados no final de março e agora segue para sanção.
Do deputado federal Leonardo Picciani (PMDB-RJ), o projeto altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/1940) e a Lei dos Crimes Hediondos (8.072/1990) para qualificar o delito. O agravamento da pena previsto no texto alcança o crime praticado contra o cônjuge, companheiro ou parente até 3º grau do agente público de segurança, quando o ilícito for motivado pela ligação familiar. Em todos esses casos, a pena será de reclusão de 12 a 30 anos. Hoje, a pena de homicídio simples varia de seis a 20 anos de prisão. O projeto estabelece também que a lesão corporal cometida contra agentes de segurança em serviço, e seus parentes, será aumentada de um a dois terços.
A proposta tramitou em regime de urgência no Senado – o que permite o projeto avançar etapas e prazos. Por isso, o relator da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Alvaro Dias (PSDB-PR), adiantou seu voto favorável ainda na quarta-feira, no Plenário.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, destacou que o projeto é fruto de um acordo no Senado e classificou a matéria como um avanço para a segurança pública do país. Segundo Renan, a proposta não vai resolver por completo a questão da violência, mas representa um "passo importante". Ele acrescentou que a segurança pública pede ações profundas como a repactuação das responsabilidades e a definição de fontes permanentes para o setor.
- Há uma cobrança muito forte da sociedade. O Parlamento há anos estava devendo avanços sobre esse assunto – afirmou Renan.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado aprova projeto que torna crime hediondo o homicídio de policiais


O Plenário do Senado acaba de aprovar o projeto que aumenta a pena para crime contra policiais (PLC 19/2015). Originalmente o projeto foi pautado para a sessão de quarta (10), mas ficou para a sessão desta quinta-feira (11). A iniciativatorna crime hediondo e qualificado o assassinato de policiais civis, militares, rodoviários e federais, além de integrantes das Forças Armadas, da Força Nacional de Segurança e do Sistema Prisional, seja no exercício da função ou em decorrência do cargo ocupado.
O agravamento da pena previsto no texto alcança o crime praticado contra o cônjuge, companheiro ou parente até 3º grau do agente público de segurança, quando o ilícito for motivado pela ligação familiar. Em todos esses casos, a pena será de reclusão de 12 a 30 anos. Hoje, a pena de homicídio simples varia de seis a 20 anos de prisão. O projeto estabelece também que a lesão corporal cometida contra agentes de segurança em serviço, e seus parentes, será aumentada de um a dois terços.

Pnae

Também acaba de ser votado e aprovado na mesma sessão o Projeto de Lei do Senado (PLS) 182/2005. Do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o projeto torna crime de responsabilidade a aplicação indevida de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) que impliquem a suspensão do oferecimento da merenda.

TRT-GO

Outra matéria aprovada nesta sessão é o projeto que cria 303 cargos de analista e técnico judiciário – entre efetivos e comissionados – no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 18ª Região, com sede em Goiânia (GO). De iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a proposta (PLC 32/2015) recebeu parecer favorável do relator, senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) – onde foi aprovada na manhã da quarta-feira (10).
(Mais informações a seguir.)
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Ivanir Bernardo promove cursos de Agente Administrativo e Secretariado Executivo para jovens em Aratuba


O Curso propõe-se a dar uma contribuição técnica para a conquista do primeiro emprego formal e aperfeiçoamento.

Terminou no último sábado (06/06os cursos de Agente Administrativo e Secretariado Executivo. Realizado em parceria com a Brasil Empreendedor de Cursos Profissionalizantes e o Vereador Ivanir Bernardo, cerca de trinta cursistas foram beneficiados com bolsas de estudos, tendo que investirem apenas na taxa de matrícula, o restante das despesas da capacitação ficou por conta do Parlamentar. O objetivo é desenvolver competências para o aprimoramento do conhecimento e preparar os educandos para o mercado formal de trabalho.

Destinado a estudantes, secundaristas, funcionários públicos e comunidade em geral, os cursos de Agente Administrativo e Secretariado Executivo são divididos em três módulos apostiladoscarga horária do curso é 120 h/a.

Bruno Victero, de 21 anos, concluiu os cursos e afirmou que “o curso foi maravilhoso. O conteúdo me ajudou muito, tanto na aquisição do conhecimento como na estruturação para ir à luta na conquista do primeiro, além disto, me deu uma visão mais clara de como funciona apreparação para o mercado de trabalho”.

Brasil Empreendedor de Cursos Profissionalizantes oferece certificadosna modalidade Curso Livre de Aperfeiçoamento em  Conformidade com o Decreto Federal Nº 5.154, de 23 de julho de 2004 D.O.U. de 26/07/2004, P. 18.

Segundo Ivanir Bernardo, o objetivo é “proporcionar conhecimento de qualidade aos estudantes, capacitar para o mercado de trabalho e ampliar a prática da cidadania”, frisou o vereador.

Aratuba: Seminário reúne ACS, servidores da saúde e parceiros

A Secretaria de Saúde, Juliana Silva Santos organizou e comandou pessoalmente o evento no Resort  Vale das Nuvens em Guaramiranga.


Na última segunda-feira (08/06), agentes comunitários de saúde, enfermeiras, ouvidor da saúde e servidores da Secretaria de Assistência Social participaram do Seminário Setorial da Saúde para avaliação do desempenho, estabelecimento de novas metas e comemoração dos resultados obtidos através do esforço coletivo, principalmente na última campanha de vacinação contra a Influenza.    


A Secretaria de Saúde, Juliana Silva Santos organizou e comandou pessoalmente o evento no Resort  Vale das Nuvens em Guaramiranga, ela agradeceu e reconheceu o esforço de cada um dos agentes envolvidos. Na ocasião foram entregues novos quites de trabalho para os ACS.

Juliana Santos que ao lado de sua equipe tem enfrentado vários desafios e as dificuldades, somando em seu currículo avanços e vitórias partilhadas à frente da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Aratuba, acredita na força do trabalho em equipe.

UMA PAUSA NO SEMINÁRIO


Resort  Vale das Nuvens está localizado ao topo de uma montanha, a 2,5km da cidade de Guaramiranga e a 110km da capital cearense, Fortaleza. Localiza-se a 870 metros de altitude em relação ao nível do mar, garantindo aos visitantes um excelente clima, que muitas vezes atinge 12ºC à noite. A bela vista panorâmica das cidades de Baturité, Aracoiaba e Redenção também é uma das muitas particularidades do hotel.


Durante os intervalos do Seminário, o momento foi reservado para confraternização entre os servidores, aliaram o trabalho há um momento merecido de lazer e descontração.

Com informações da assessoria PMA

Aratuba e mais seis municípios cearenses terão planos de conservação da Mata Atlântica


Sete cidades do Maciço de Baturité, uma das regiões serranas do Ceará, vão começar a elaborar seus Planos de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), depois que as prefeituras, em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema), assinaram nesta quarta-feira, 10, termos de cooperação técnica com a Fundação SOS Mata Atlântica para a elaboração dos planos para cada município.

Os municípios beneficiados são Palmácia, Pacoti, Guaramiranga, Redenção, Baturité, Aratuba e Mulungu. O PMMA cria normas visando à preservação, ao uso sustentável e à recuperação das áreas de Mata Atlântica inseridas nos municípios brasileiros.

Este é o primeiro trabalho de cooperação técnica para a elaboração dos planos que a SOS Mata Atlântica realiza no Ceará.

“Estamos trazendo os instrumentos para que cada município escolha seu caminho de proteção e de uso da floresta. O melhor é que quem define esses parâmetros é sociedade civil, porque quem aprova os planos são os Conselhos Municipais de Meio Ambiente”, ressalta o diretor de Políticas Públicas da fundação, Mario Mantovani.

De acordo com ele, as áreas remanescentes do bioma no estado conservam características originais, como a presença de árvores altas.

Dados da Fundação Mata Atlântica Cearense revelam que o chamado teto da floresta chega a uma altura entre 20 e 30 metros. Uma parte do bioma já está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité, criada em 1990.

Segundo o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, a existência da APA e da infraestrutura de fiscalização e monitoramento da área vai ajudar na implementação das PMMAs.

“Essa área do Maciço de Baturité possui proteção, mas essa proteção ainda deixa a desejar. Nossa expectativa é de que haja um trabalho constante, junto com as prefeituras, como moradores, ONGs e universidades, de preservação e de ampliação da Mata Atlântica. Pretendemos fazer replantio de matas ciliares.”

O secretário informou que já possui R$ 400 mil em recursos para iniciar a recuperação das nascentes do rio Pacoti, que vem sendo degradado devido ao recebimento de efluentes domésticos e industriais.

Jô Soares entrevista Dilma em edição especial de seu programa em Brasília

Jô Soares entrevista Dilma Rousseff em edição especial

  • Jô Soares entrevista Dilma Rousseff em edição especial
Jô Soares entrevista Dilma Rousseff no programa desta sexta-feira (12). A edição especial terá seus três blocos focados na conversa com a presidente, e o apresentador abordará o segundo mandato de Dilma, a crise econômica no país e os planos para o futuro.

O encontro será gravado no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, em Brasília, e exibido no mesmo dia.

O apresentador já demonstrou várias vezes no ar o interesse em entrevistar a presidente do Brasil no "Programa do Jô". Em 2008, Dilma participou do programa como ministra da Casa Civil.
Fonte: UOL

BATURITÉ - Nota de agradecimento do Professor Fábio Lima a gestão da ex-prefeita Cristiane Braga

Saudações a todos que fazem a Escola Domingos Sávio
Quero expressar meus sinceros agradecimentos primeiro a Deus por ter me concedido bastante sabedoria, discernimento, coragem por ter enfrentado com garra, coragem, determinação esta missão, aos meus ilustríssimos professores, funcionários, alunos, pais, parceiros desta casa. Compromissados com a educação e o cotidiano escolar, fizeram o melhor todos os dias para oferecer um bem estar a todos e um ensino de qualidade.
O reconhecimento, a valorização, a humildade foram grandes pilares de minha gestão. Desde que assumi esta missão, a escola passou por importantes transformações, inclusive em sua organização estrutural, infraestrutura, porem o que mais me entusiasmou foi o crescimento profissional de toda a equipe e a superação diária, focando sempre nossas ações no âmbito pedagógico. Isto se constitui de fato a união, o compromisso, a humildade e o reconhecimento.
A reflexão constante e em equipe de como se ensina e de como se aprende. Agradeço aos meus colegas que fizeram parte de minha equipe, a Dra Cristiane Braga, Kátia Moreira por terem acreditado e depositado a confiança em mim e hoje a minha missão encerra com a certeza de dever cumprido, obrigado a cada um pela valorosa contribuição, saio de cabeça erguida. Muito obrigado mesmo sintam-se todos e todas abraçados por mim.
Atenciosamente,

Professor Fábio Lima

Escola livre de música de Redenção


“CONCRETIZAÇÃO DE UMA IDÉIA: ESCOLA LIVRE DE MÚSICA DE REDENÇÃO”

Maria José Monte Holanda


Criada modestamente em 2 de abril de 2011, na cidade de Redenção, uma entidade sem fins lucrativos, vem desde então se desenvolvendo de modo animador, propiciando às crianças e jovens daquela cidade uma oportunidade única de serem incluídos no social através de um dos mais belos e sensíveis privilégios e dons dados ao ser humano, a música.
Essa instituição tem como fundadores e diretores Francisco Alberto Pinheiro, filho da terra, e sua esposa Martha Bezerra, que com disposição e generosidade estão conseguindo manter e fazer progredir de acordo com os objetivos idealizados desde o início de sua criação: promover a cultura musical e a inclusão social, aproximar a comunidade da música erudita, contemporânea e folclórica. O grupo é formado por crianças e adolescentes na faixa de 10 a 17 anos do Município de Redenção e cidades vizinhas, que conta com a possibilidade de se desenvolverem musicalmente em pelo menos dois instrumentos, dos quais sejam, violão, guitarra, contra-baixo elétrico, violino e flauta-doce.
Estivemos presentes nas primeiras apresentações com um número restrito de crianças, mas sentíamos uma esperançosa alegria do que ali estava para acontecer.
No dia 25 de abril desse ano de 2015, fomos à comemoração do 4º aniversário dessa criação e fomos surpreendidos com um número grande de apresentações regionais, brasileiras e até algumas internacionais, orquestradas e bem regidas. Para maior surpresa a apresentação de um coral também ali formado e muito bem treinado. Um show!
O local onde acontecem as aulas é um espaço simples, arborizado e aconchegante, é mais uma generosidade do casal fundador-diretor, que disponibilizou sua residência para tal.
A Escola tem como professores Vicente Teixeira, Mário Eliéser e Paula Sampietri. Conta com a colaboração financeira de alguns filhos da região.
É com orgulho que parabenizamos as pessoas envolvidas nesse digno projeto, que já conta com a aprendizagem de 90 alunos de música, jovens de todos os níveis sociais, que estão sendo preparadas também como cidadãos. 
Locais de apresentações realizadas pelo grupo: Faculdade de Filosofia de Aracati, Fábrica Fortaleza, UNILAB nas quartas culturais, na cidade de Pacoti, no Hotel Oásis em Fortaleza, Na Feira de Gastronomia do Ceará (AGACE), Concerto de Natal na praça pública de Redenção, e mais recentemente no 4º Evento Guaramiranga em Páscoa.
Essa iniciativa merece nosso respeito, orgulho, apoio e aplausos! 

Fonte: O POVO

Próximo Fies será 45% menor e mais difícil de pagar

A reabertura do Fies (programa de financiamento estudantil) neste ano terá regras mais rígidas para a concessão do crédito, além de uma redução das vagas em relação ao primeiro semestre.
O setor privado estima uma oferta entre 80 mil e 150 mil novos contratos - no início do ano, foram 252,4 mil. Se considerado o limite previsto, o Fies neste ano será 45% menor em comparação ao ano passado, quando 732 mil novos contratos foram feitos.
Além do tamanho da oferta, desde o mês passado, técnicos do Ministério da Educação e instituições privadas discutem mudança nas regras dos novos contratos.
Uma delas prevê o aumento da taxa anual de juros, dos atuais 3,4% para 6,5%. O ministro Renato Janine Ribeiro (Educação) afirmou que os critérios ainda “não estão definidos”, mas reconheceu que alterações visam “dar sustentabilidade ao programa”. “Todas as questões estão em estudo”, disse o ministro.

A taxa do Fies contrasta com as do mercado - no início do mês, o Banco Central elevou a taxa básica de juros para 13,75% ao ano. É esperado ainda o encurtamento no prazo para o estudante começar a quitar a dívida. Se hoje esse período é de 18 meses, a intenção é reduzi-lo para um ano.
O governo também quer reduzir o limite de renda dos candidatos. Hoje, o estudante deve ter renda familiar de até 20 salários mínimos. Nesse caso, é permitido um financiamento de até 50%.
A exemplo do Sisu, sistema de seleção unificada para vagas em instituições públicas, o Fies pode ainda adotar a nota do Enem como critério de seleção. O modelo atual prevê apenas uma pontuação mínima (450 pontos), mas não é dada preferência a alunos com melhores notas. As novas regras devem ser publicadas até a próxima semana.
Prioridades
Janine explicou que serão priorizados cursos para formação de professores da educação básica, cursos da área de saúde e cursos que visam ao aumento de produtividade do país, como os de engenharia. De acordo com o ministro, cerca de 55% das vagas são para cursos desses matizes. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, excluindo o Distrito Federal, também terão prioridade. (das agências de notícias)

Saiba mais

Em parceria com instituições de ensino públicas e privadas e com o Sistema S (como Senac, Senai e Sesi), o Ministério da Educação está ofertando, neste ano, cerca de 1 milhão de vagas em cursos do Pronatec, programa de qualificação técnica e profissional.
O número representa um terço do montante ofertado no ano passado (3 milhões).
Em 2014, a pasta atingiu a meta definida pelo governo federal, de 8 milhões de matrículas oferecidas desde 2011. Agora, o objetivo da pasta é chegar a 12 milhões de vagas preenchidas em cursos técnicos e de formação inicial e continuada até 2018.
Em audiência pública na Câmara dos Deputados, o ministro Renato Janine Ribeiro (Educação) citou o número e reconheceu que este é um ano “muito difícil” - a pasta sofreu um corte de R$ 9,4 bilhões em seu orçamento.

Janine Ribeiro ponderou ainda que “em anos de vacas magras, temos que usar o máximo de critérios”, em referência a mudanças em regras do Fies.
Fonte: O POVO

Bosco Cigano é reintegrado ao cargo de Prefeito de Baturité


O prefeito afastado do município de Baturité, João Bosco Pinto Saraiva (PROS), Bosco Cigano, retornou ao cargo de prefeito na manhã desta quinta-feira (11), em sessão especial realizada na Câmara Municipal de Baturité.
Em reportagem ao repórter Neto Rodrigues, Bosco Cigano falou da emoção de assumir novamente o cargo de prefeito. Bosco afirmou que seu afastamento foi apenas uma perseguição política, acrescentou quem ama a cidade e o povo de Baturité. Disse ainda que esses 180 dias de seu afastamento foram seis meses de atraso para o município, segundo ele, educação e saúde foram as áreas mais afetadas.
Bosco admitiu que errou no passado e que não vai cometer os mesmos erros em seu retorno a administração. Prefeito afirmou que agora vai trabalhar 24 horas por dia, dar bom exemplo, e recuperar o tempo perdido.

Entenda o caso:

Após a operação da PROCAP na cidade de Baturité, o Prefeito João Bosco Saraiva Pinto havia sido afastado do cargo por um prazo de 180 dias estabelecido pela Desembargadora Francisca Adelineide Viana. A ação foi executada na manhã do dia 10 Dezembro de 2014, que contou com o Ministério Publico PROCAP e Policia Civil com mais de 20 viaturas dando apoio aos trabalhos. Cristiane Braga (PT) assumiu o cargo da prefeitura de Baturité durantes os 180 dias do afastamento do prefeito.

Fonte: 

LOA 2016: Prefeitura de Aracoiaba realiza primeira Audiência Pública

Prefeitura de Aracoiaba realizou na noite da última quarta-feira (10), uma audiência pública para apresentar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2016. O fórum do Orçamento Participativo aconteceu no Distrito de Ideal, na Escola e Ensino Médio João Alves Moreira, o mesmo foi apresentado pelos Secretários Raimundo Lopes e Emílio Freitas que falou sobre os detalhes da LOA-2016. O evento contou com a participação dos Secretários Municipais, Secretários Adjuntos, Assessores e população em geral.
O Orçamento Público é um documento contendo a previsão de receitas e a fixação de despesas do Município em um determinado exercício, no caso de Aracoiaba, refere-se ao ano de 2016. Mas, para que o orçamento seja elaborado corretamente, é preciso ter em mãos estudos e documentos cuidadosamente tratados que irão compor todo o processo de elaboração orçamentária do governo.
A audiência começou com uma prestação de contas da Prefeitura sobre tudo o que foi executado dentro do orçamento nos últimos anos. Após esses esclarecimentos, foi aberto um espaço para debater as prioridades.  Nesse segundo momento, os cidadãos puderam discutir melhorias e apresentar necessidades e sugestões de suas comunidades.
“Avalio que essa forma de governar do prefeito transmitida a toda a sua equipe tem feito a diferença no que diz respeito à qualidade dos processos de planejamento que a Prefeitura vem elaborando. É um momento importantíssimo e a gente percebe que a população tem adquirido uma maturidade e uma sensibilidade muito grande e tem atendido nosso convite para participar desse processo democrático”, destacou o Secretário.
O Prefeito Antônio Cláudio classificou a audiência como um processo democrático e participativo, com o poder público municipal e a população unindo forças. “O nosso principal objetivo é dar transparência às ações da prefeitura e ouvir a população para definir para onde devem ir os recursos públicos” assim concluiu.

2ª Audiência Pública

Um novo encontro já foi agendado. A segunda audiência pública está marcada para a próxima quarta-feira (17), também às 19h. A sessão será realizada na Escola Estadual do Distrito de Vazantes.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Aracoiaba

Roberto Pessoa assina filiação ao PSB e oposição é reforçada no Ceará


Foi oficializada na manhã desta quinta-feira (11) a filiação do ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, ao PSB. A cerimônia aconteceu na sede da direção nacional do partido em Brasília.

A solenidade contou com as presenças do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, senadores Eunicio Oliveira (PMDB) e Tasso Jereissati (PSDB), deputados federais Genecias Noronha, Vitor Valim, Gorete Pereira, Luizianne Lins e Moses Rodrigues.

Também estiveram presentes a deputada estadual Fernanda Pessoa (PR), governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, ex-governador do Ceará, Lúcio Alcântara, Sergio Novaes e Eliane Novaes.

Com a assinatura, Roberto Pessoa atende convite inicial feito pelo então presidente nacional do partido, Eduardo Campos, em 2013 e mais recentemente do atual presidente Carlos Siqueira. Com a entrada de Roberto Pessoa, o PSB do Ceará ganha mais força na oposição ao governador Camilo Santana (PT) e à gestão do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.



Fonte: CN7

Sejus nega que homem preso em São Paulo tenha participação no roubo ao Banco Central

A prisão de Antônio Reginaldo de Araújona região do Morumbi, estado de São Paulo, na noite desta terça-feira, 9, ganhou repercussão na imprensa nacional após o criminoso ser apontado como um dos integrantes do roubo milionário ao Banco Central, ocorrido em 2005 em Fortaleza.

Porém, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) nega a participação de Antônio no crime cinematográfico. De acordo com a Sejus, o homem responde por roubo a um banco de Jijoca de Jericoacoara, litoral cearense.
A única relação do preso com o roubo ao Banco Central seria a fuga dele junto com um dos integrantes envolvidos no crime, afirma a Sejus. O caso ocorreu em 2011, quando 10 detentos foram resgatados do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO II), em Itaitinga.
Em matéria publicada pelo jornal O Globo, de São Paulo, nesta quarta-feira, 10, a Polícia relata que Antônio confessou participação no roubo ao Banco Central. Ele foi apontado ainda como um dos chefes do tráfico de drogas em Paraisópolis, comunidade da região do Morumbi.

De 376 flagrantes por homicídio no Ceará, 116 envolvem adolescentes

Entre os 376 autos de apreensões e prisões em flagrante por participação em Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), executados pela Polícia do Ceará em 2014, 30,9% envolviam adolescentes (116). A estatística, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), entretanto, não consegue dimensionar a real participação de adolescentes em latrocínios, homicídios e lesões corporais seguidas de morte. Ao todo, foram 4.439 ocorrências no ano passado. O desconhecimento sobre a autoria de muitos destes crimes é o principal ponto questionado por especialistas.
“Essas prisões em flagrante são menos de 10% do total de crimes contra a vida (são 8,47%). Não se pode colocar como a realidade”, afirmou o juiz da 5ª Vara da Infância e da Juventude, Manuel Clístenes. Para ele, o pequeno índice de flagrantes indica que a Polícia não está presente onde os homicídios ocorrem. “Esse número mostra a falência da segurança pública. A maior parte dos homicídios não se chega a uma autoria, porque ocorre em bolsões de pobreza, onde prevalece a lei do silêncio. E a Polícia não tem tempo nem pessoal para chegar a todos (os autores)”, analisa o juiz.

Participação cresce
O magistrado destaca que, apesar da instabilidade estatística das autuações e prisões, a participação de adolescentes nos crimes gravíssimos tem crescido. Uma análise feita pela vara no ano passado, conforme Clístenes, indicou que cerca de 35% a 40% dos adolescentes privados de liberdade estavam cumprindo medidas socioeducativas por crimes contra a vida. “Os adultos (criminosos) pensam dez vezes antes de atirar, porque eles sabem que são 20 a 30 anos de cadeia. Os adolescentes acabam caindo na vala do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), onde não há proporção de penalidade para quem roubou um celular ou matou uma pessoa”, analisa. O juiz se diz contra a redução da maioridade penal e defende a reformulação do ECA. 

Nono dígito será obrigatório a partir desta quarta-feira

A partir desta quarta-feira, 10, o nono dígito nos telefones celulares passa ser obrigatório noCeará. A decisão ocorre após um período de adaptação de dez dias. Além do Ceará, os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Piauí também terão o reajuste.

Independente do local de origem da chamada, o novo dígito terá que ser inserido por todos os usuários de aparelhos telefônicos fixos e móveis no momento da discagem para celulares.
O nono dígito deverá ser incluído à esquerda dos atuais números de celular. Agora, os números terão o seguinte formato: (DDD) 9 xxxx-xxxx.
Período de adaptação
Com o objetivo de adaptar os usuários de celulares a inserir o nono dígito em suas chamadas, foi lançado um período de adaptação de dez dias. Este período teve início no último dia 31 de maio e encerrou nesta terça-feira, 9.
A partir de agora, a mudança começa a ser obrigatória e atinge os usuários de todas as operadoras. Entretanto, aqueles que utilizam as operadoras via rádio, como, por exemplo, a Nextel, não serão atingidos com essa mudança.
Esse fato já é utilizado em outras regiões do Brasil. Ao todo, oito estados possuem o nono dígito. São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Maranhão.
A expectativa é que a mesma definição seja implementada em todo território nacional. Entretanto, ainda não existem datas previstas para a adesão desse processo.
Motivo
O acréscimo do nono dígito no início dos números se deu ao fato que as linhas móveis estavam chegando perto do limite de combinações possíveis. Ao inserir o dígito 9, cerca de novas 90 milhões de combinações surgem.

Detentas posam para fotos em presídio cearense e imagens vazam na web


Imagens exibindo detentas do Instituto Penal Desembargadora Auri Moura Costa, em Itaitinga, posando para fotos dentro do presídio ganharam as redes sociais na manhã desta quarta-feira, 10, e geraram polêmica na web. As fotografias, retiradas aparentemente de um telefone celular, mostram as prisioneiras em posições sensuais e, em algumas delas, até mesmo sem blusa.

De acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), as imagens das detentas não são recentes e algumas delas, inclusive, já deixaram a penitenciária. Ainda segundo a Sejus, algumas internas que permanecem no instituto penal também foram identificadas e estão passando por sanções disciplinares.

A secretaria também informou que vistorias são realizadas frequentemente na unidade penal para coibir a entrada de objetos e substâncias ilícitas e que o monitoramento das guaritas está sendo reforçado. Por fim, o órgão informou que o "body scaner", equipamento que emite feixes de raio-X realizando uma vistoria intra corpórea, já está em processo de licitação e deverá ser implantado em breve na presídio.

Fonte: O POVO

Dilma tem menos de 10% de aprovação, diz revista

De acordo com pesquisa interna do Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff (PT) atingiu o ponto mais baixo em sua popularidade, agradando apenas a 7% dos eleitores. A informação foi divulgada nesta quarta, 10, pelo blog Expresso, hospedado no portal da revistaÉpoca. Segundo o texto, 75% dos entrevistados desaprovavam o governo e 18% consideram-no regular.

Os números são piores do que o do ex-presidente Fernando Collor de Melo (então no extinto PRN) em seu momento mais impopular, durante o ano de 1992. Naquele período, a aprovação do alagoano era de 9%, enquanto a desaprovação atingia 68%. 21% consideravam sua gestão regular.

Os números preocupam auxiliares de Dilma. De acordo com o blog do jornalista Gerson Camarotti, hospedado no portal G1, a desaprovação desanima a militância governista. "O clima de hostilidade aos integrantes do PT nas ras é enorme", diz um assessor não identificado. Um ministro atribuiria a impopularidade ao momento difícil na economia, associado à exposição do governo em virtude da Operação Lava Jato, que investiga escândalo de corrupção na Petrobras.