Buscar

03 junho 2015

Vereador apresenta certificado de conclusão de ensino falso e pode ser condenado em Itatira

joão pauloPor decisão do juiz eleitoral Antônio Josimar Almeida Alves, o advogado José Roberto Alves, que defende o vereador eleito pelo município de Itatira, Gleidson Moura Lopes, conhecido como João Paulo (PMDB), foi intimado para comparecer juntamente com seu cliente no próximo dia (08/06) para audiência de instrução no Fórum de Canindé onde acontecerá interrogatório do acusado e debates orais.
No ano de 2012 o então Promotor Eleitoral da 33ª Zona Sérgio Maia Louchard, ingressou com Ação Penal contra o vereador pelo fato do mesmo apresentar certificado de conclusão do ensino médio falso para comprovação de escolaridade.
O documento apresentado por João Paulo foi periciado por peritos da Policia Federal que compravam facilmente a falsificação grosseira no certificado de conclusão do ensino médio.
Após a audiência de instrução o Poder Judiciário decidirá os rumos do vereador, já que o mesmo foi denunciado com base no Art. 349 do código eleitoral que diz o seguinte “Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro, para fins eleitorais” com pena de reclusão de até cinco anos e pagamento de 3 a 10 dias-multa.
A população de Itatira aguarda com grande expectativa se João Paulo será ou não condenado ou perderá o cargo que ora o mesmo ocupa.
Com informações de Wellington Lima
Fonte: Ceará Agora

Justiça condena 2 bombeiros e inocenta 6 em processo da boate Kiss

boate kiss justiçaA Justiça condenou nesta quarta-feira, 3, dois bombeiros e inocentou seis no julgamento sobre o incêndio da boate Kiss, em janeiro de 2013. O tenente-coronel da reserva Moisés Fuchs e o capitão Alex da Rocha Camilo foram sentenciados a um ano de prisão por inserção de declaração falsa. Um terceiro oficial, dois sargentos e três soldados foram inocentados. As defesas dos condenados prometem recorrer da sentença.
O julgamento dos militares réus no processo sobre o incêndio na boate Kiss, há dois anos, no Rio Grande do Sul, começou nesta terça-feira. Eram oito os acusados na esfera militar – todos bombeiros – que respondiam pelos crimes de prevaricação, inobservância da lei e inserção de declaração falsa em documento público. Com exceção deste último, todos ocorreram antes da tragédia. São irregularidades na concessão do alvará de funcionamento da boate, que incendiou no dia 27 de janeiro de 2013, matando 242 jovens e deixando 630 feridos.
Na manhã desta quarta, segundo dia de julgamento, o MP (Ministério Público) havia pedido a absolvição de cinco bombeiros. “A norma não era clara, dava margem de interpretação” disse, justificando que os soldados e os sargentos foram induzidos ao erro. Entretanto, ele pediu a condenação dos três oficiais que assinavam os alvarás de liberação para os estabelecimentos.
O tenente-coronel da reserva Daniel da Silva Adriano, que comandava a SPI (Seção de Prevenção a Incêndio), foi absolvido do crime de falsidade ideológica pelos juízes.
Os magistrados também seguiram o pedido do MP, e absolveram todos os bombeiros julgados por inobservância da lei, regulamento ou instrução, que eram os responsáveis pelas vistorias: Gilson Martins Dias, Marcos Vinícius Lopes Bastide, Vagner Guimarães Coelho, Renan Severo Berleze e Sérgio Roberto Oliveira de Andrade.
Fonte: Ceará Agora

Após reforma, Cadeia de Quixadá recebe internos transferidos

cadeia quixadáA Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) realiza, nesta sexta-feira (5), a transferência de 65 internos das unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) para a Cadeia Pública de Quixadá. Os internos retornam à unidade de onde saíram para que a Cadeia Pública fosse reformada. O secretário da Justiça, Hélio Leitão, visitará a unidade, recebendo os internos transferidos.
A reforma foi iniciada em fevereiro e realizou melhorias em toda a estrutura da unidade, com a conclusão de cela feminina, melhorias na sala de aula, sala da direção e dos agentes penitenciários e nas celas dos internos. A ação faz parte de uma política de atenção às unidades prisionais do interior do Estado.
“Nosso plano de gestão é regionalizar as unidades prisionais, construindo unidades maiores e com melhor infraestrutura, com vistas a oferecer uma condição mais digna e humana aos internos do sistema penitenciário cearense”, pontua Leitão.
Enquanto essas novas unidades regionais não chegam, a Sejus tem feito melhorias nas unidades existentes. Além de Quixadá, a Secretaria realizou a reforma da Cadeia Pública de Novo Oriente, deve iniciar ainda este mês a reforma da unidade de Bela Cruz e intervenções em Iguatu e Sobral.
Os internos de Quixadá serão levados pelos agentes penitenciários do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) e Grupo de Escolta e Tática Penitenciária (Getap).
Fonte: Ceará Agora

Fusão entre PSB e PPS desacelera e pode não sair do papel

pps psbDiante da manutenção na Reforma Política das coligações em eleições proporcionais, da criação de uma cláusula de barreira “light” e da resistência do diretório pessebista de Pernambuco, a fusão entre PSB e PPS desacelerou e corre o risco de não se concretizar. O objetivo das duas siglas era juntar forças neste mês, mas o máximo que deve acontecer é uma aliança para as eleições municipais de 2016.
Dirigentes do PSB se deram conta de que o processo de fusão não se daria com a facilidade prevista inicialmente. Pernambuco, liderada pelo governador Paulo Câmara e pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio, questionaram a unificação, mesmo sabendo que a proposta tinha sido aventada inicialmente pelo ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo no ano passado. “Estamos considerando as questões de Pernambuco. Há uma série de pendências para serem discutidas antes de dar o próximo passo”, declarou o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.
Assim como Pernambuco, outros diretórios estaduais também demonstraram insatisfação com a proposta, como Maranhão, Bahia e Paraíba. A cúpula refez as contas e concluiu que não tinha 80% dos diretórios apoiando a fusão com o PPS. “Estamos buscando a unanimidade, então acho que vale a pena esperar mais um pouco”, disse o vice-governador de São Paulo, Márcio França.
O congresso do PSB previsto para o dia 20 deste mês e que tinha como objetivo ratificar a fusão deve ser reagendado. “Se adiar o congresso, a fusão não sairá nunca mais”, concluiu um membro do diretório nacional do PSB.
No partido fala-se agora em aprovar uma resolução com o objetivo de garantir uma aliança obrigatória das duas legendas, em todas as cidades nas eleições do ano que vem, e uma atuação em bloco no Congresso Nacional. Enquanto tenta viabilizar a junção das siglas, o PSB deve fazer consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as regras para filiação e desfiliação para casos de fusão, uma das demandas do diretório pernambucano. O PSB quer ter certeza se, no entendimento dos ministros, só a saída de filiados será permitida e não a entrada de novos membros.
Os pessebistas afirmam que a pressa na fusão se dava em virtude da expectativa de fim das coligações proporcionais e do estabelecimento de uma cláusula de barreira mais rígida para os partidos. Com a Reforma Política votada na Câmara, eles acreditam que a fusão “perdeu a emergência”.
Da parte do PPS, a proposta ainda está de pé. “O debate interno no PSB é que caminha para a desaceleração”, afirmou o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP).
A cúpula do PSB vai aproveitar o casamento do filho de França, o deputado estadual Caio França (PSB-SP), no próximo sábado em São Vicente, para fazer um balanço das divergências internas e reavaliar o processo de fusão. “Temos agora de discutir nossos problemas primeiro antes de conversar com o PPS”, disse Siqueira.
Fonte: Ceará agora

Distrito de Caio Prado já conta com Sinal 3G da operadora Vivo.

O Distrito de Caio Prado Itapiúna, já conta com o sinal de telefonia celular 3G da Vivo. Itans e Palmatória estão na lista do Projeto do Governo.
A população do Distrito de Caio Prado que há anos vinha lutando para conseguir sinal de telefonia móvel. Já conta com o sinal de telefonia celular 3G da Vivo. Itans e Palmatoria estão na lista do Projeto do Governo.
O projeto prevê a implantação de infraestrutura de telefonia móvel em localidades cearenses selecionadas previamente pelo Governo por não terem sido ainda contempladas, ou que registraram baixa área de atendimento de telefonia móvel.
475 localidades do Ceará terão 3G da Vivo.
Localidades do Ceará que ainda não tiveram antenas para a emissão do sinal de telefonia móvel 3G passarão a contar com o serviço, a partir de parceria do governo estadual com a Vivo. De início, a promessa é que o sinal chegue a 40 distritos até o fim do ano e, em 2016, chegue a 475 distritos.
A parceria entre o poder público e a operadora se deu após publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) do decreto 31,499, de março de 2014, que estabelece incidência diferenciada de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para a tele interessada em prover o serviço 3G em partes ainda não atendidas do Ceará.

Fonte: Itapiuna.com

Prefeitura de Aracoiaba cria Conselho Municipal de Políticas Antidrogas (COMAD)


A Prefeitura Municipal de Aracoiaba, através da Secretaria de Planejamento e Gestão, realizou na manha desta quarta-feira (03), um encontro municipal para a escolha dos membros do Conselho Municipal de Políticas Antidrogas (COMAD).
Através de Assembléia elegem-se os representantes da sociedade civil, sendo os demais representantes indicados pelo Prefeito Municipal. O período de gestão dos conselheiros é de dois anos, podendo haver reeleição por mais um biênio.
O Conselho Municipal de Políticas Públicas Antidrogas – COMAD de Aracoiaba, criado pela Lei 20/14 de agosto de 2014, é um órgão de deliberação coletiva, diretamente vinculado ao gabinete do Prefeito, tem por fim integrar, estimular e coordenar a participação de todos os segmentos sociais do município, de modo a assegurar a máxima eficácia das ações a serem desenvolvidas no âmbito da redução e prevenção da demanda do uso indevido de drogas.
COMAD tem por finalidade integrar-se à Política Nacional sobre drogas, estabelecer as diretrizes e propor uma política municipal sobre as atividades de repressão ao uso indevido, ao tráfico ilícito e à produção não autorizada de substâncias entorpecentes e drogas que causem dependência física ou psíquica, e de prevenção ao uso indevido desses mesmos produtos, bem como sobre as atividades relacionadas com o tratamento, recuperação, reinserção social de dependentes e acompanhamento de familiares. O intuito deste conselho é efetivar as políticas nacionais, estaduais e municipais antidrogas, fiscalizando o pleno desenvolvimento das ações referentes à redução de demanda de drogas, junto aos diversos setores da comunidade, coordenando as atividades de todas as instituições, sejam elas estaduais ou municipais e os movimentos comunitários, entidades organizadas, num trabalho em rede, interconselhos, intersecretarias e intersetorial.

Atribuições do COMAD:
Envios de relatórios periódicos à SENAD (Secretaria Nacional Antidrogas) e ao CONEN (Conselho Estadual de Entorpecentes), sobre sua atuação;
• Cadastrar instituições e movimentos comunitários que atuam na causa antidrogas, inclusive prevenção, tratamento, reinserção e redução de danos;
• Integra, estimula e coordena a participação de todos os segmentos sociais do município de modo a assegurar a máxima eficácia das ações a serem desenvolvidas visando à redução da demanda de drogas.

Gestão do COMAD/Aracoiaba para o biênio 2015/2017:
Presidente: Raimundo Lopes de Oliveira
Vice-Presidente: Adriano Bento da Silva
Secretário Executivo: Francisco Hélio Monteiro

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Aracoiaba

Aberto Processo de Renovação do Comitê da Bacia da Região Metropolitana

O I Encontro Regional acontecerá no dia 9 de junho, no município de Guaramiranga (compreendendo: Guaramiranga, Pacoti, Palmácia, Aratuba, Mulungu, Baturité, Redenção, Acarape e Barreira).

O Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF) está com o Processo de Renovação do colegiado para o período 2015-2019 em aberto. O edital de convocação foi aprovado em Reunião Ordinária, no dia 15 de maio.

A Comissão Coordenadora de Renovação (CCR), nomeada na 37a Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica da Região Metropolitana (CBH-RMF), realizará quatro encontros regionais sobre recursos hídricos, divididos por regiões da Bacia Hidrográfica Metropolitana. A Comissão Coordenadora da Renovação do CBH-RMF é composta pela Cláudia Maria Bezerra, do Grupo de Interesse Ambiental (GIA), David Harisson Santos Bezerra, da Prefeitura Municipal de Maracanaú, Márcia Soares Caldas, da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e Marcos Antônio Martins Tavares, do Grupo Itaueras S/A.

O I Encontro Regional acontecerá no dia 9 de junho, no município de Guaramiranga (compreendendo: Guaramiranga, Pacoti, Palmácia,Aratuba, Mulungu, Baturité, Redenção, Acarape e Barreira); o II Encontro Regional, no dia 7 de julho, no município de Ocara (compreendendo: Aracoiaba, Ocara, Itapiúna, Capistrano, Ibaretama e Choró); o III Encontro Regional, no dia 4 de agosto, no município de Beberibe (compreendendo: Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel e Beberibe) e o IV Regional, no dia 25 de setembro, em Fortaleza (compreendendo: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante, Maranguape, Guaiuba, Horizonte, Chorozinho, Pacajus, Itaitinga e Pacatuba). Após os Encontros Regionais haverá o Congresso de Renovação, no dia 30 de outubro, em Fortaleza.

Serão 60 vagas compostas por instituições/membro: 30% para o segmento da Sociedade Civil (18 vagas); 30% para o segmento de Usuários (18 vagas); 20% para o segmento de Poder Público Municipal (12 vagas) e 20% para o segmento de Poder Público Estadual e Federal (12 vagas).

Rafaele Esmeraldo Menezes
Assessora de Imprensa da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) - 85 3218.7020

Carmópolis (SE) vence Dia do Desafio 2015 contra Aratuba (CE)

CIDADE MOVIMENTOU 9.720 PARTICIPANTES CONTRA 5.823 DA CONCORRENTE.


Carmópolis no estado de Sergipe é a vencedora do Dia do Desafio 2015, na disputa com a cidade de Aratuba, localizada na região do Maciço de Baturité, no Ceará. De acordo com resultado divulgado no site oficial da competição, a cidade movimentou 9.720 participantes contra 5.823 da concorrente. A prefeitura coordenou as ações por meio das Secretarias Integradas, um verdadeiro show em ações coletivas.
O Dia do Desafio tem como objetivo instigar a prática de atividades físicas para a melhoria da saúde da população. Este evento acontece nas ultimas quartas-feiras do mês de maio e, neste ano, ocorreu por todo o dia 27 de maio.
Carmópolis está entre as mais de 3 mil cidades envolvidas, não só do Brasil, mas de todo o mundo. Conquistando o Bi, Carmópolis enfrentou o município de Aratuba – CE, numa disputa muito saudável.
A programação do Dia do Desafio contou com diversas modalidades de atividades físicas, desde a prática de alongamentos à aulões de Zumba. Para a professora Rosilene Feitosa, da Escola Municipal Dom Pedro, em Aguada, além de educativo este dia é também muito divertido: “Confesso que não consegui ficar parada na aula de Zumba que foi lecionada pela professora Lidivânia e entrei na brincadeira. Os alunos demonstraram satisfação e prazer durante a prática das atividades físicas”, afirmou.
Todas as escolas municipais e particulares participaram do Desafio e elaboraram diversos momentos de atividades, cada uma contribuiu com o resultado, fruto do desempenho e esforço coletivo
No decorrer do dia, o Karatê, arte marcial que integra as escolas públicas municipais, ganhou grande destaque na programação com apresentações e também combates entre os alunos. Também contribuíram duas academias privadas da cidade, a Hingrid Rêgo e a Boa Forma. Ao final do dia o objetivo de “se mexer” foi cumprido pela equipe de coordenação do Dia do Desafio.

Já iniciadas inscrições para Curso de Cuidadores de Idosos


Estão abertas até o dia 24 deste mês de junho as inscrições para o Curso de Cuidadores de Idosos que a Secretaria da Saúde do Estado realizará nos meses de agosto e setembro deste ano para capacitar os interessados a exercerem funções de cuidador de idosos em domicílios, hospitais, centros de referências, entre outras modalidades de atenção ao idoso. São pré-requisitos para a inscrição ser maior de 18 anos e ter nível médio completo. É necessário imprimir e preencher a ficha de inscrição (clique aqui para imprimir) e entregá-la junto com cópia de certificado de conclusão de nível médio, cópia do RG e uma foto 3x4 no Grupo Técnico do Idoso da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, ou na Secretaria Escolar da Escola de Saúde Pública (ESP/CE), Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles. As entrevistas de seleção ocorrerão no dia 29 de junho, em local e horário determinados pela organização do curso.

O Curso de Cuidadores de Idosos visa a colaborar com a implementação da Política Estadual de Atenção ao Idoso. A Política Nacional do Idoso, base para a formulação da Política Estadual, tem como propósitos promover o envelhecimento saudável na sua manutenção e melhoria, prevenir incapacidades e agravos, recuperar a saúde dos que adoecem e reabilitar aqueles que tenham a sua capacidade funcional restringida. O Estatuto do Idoso, de 2003, determina que "é obrigação da família, da comunidade, da Sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária".

A tábua de mortalidade projetada pelo IBGE para o ano de 2013 mostra que a expectativa de vida do brasileiro é de 74,9 anos para ambos os sexos, de 71,3 anos para os homens e de 78,6 anos para as mulheres. De acordo com o mesmo estudo, a expectativa de vida aos 60 anos de idade que era de 16,4 anos em 1980, passou para 21,8 anos em 2013, acréscimo de 5,4 anos no período, representando um aumento relativo de 33,0%. Em 2013, um brasileiro com 60 anos de idade viveria em média 81,8 anos, 79,9 anos para homens e 83,5 anos para mulheres. O Ceará segue a tendência nacional de envelhecimento populacional. Nos últimos 10 anos a população de idosos aumentou 61%. Dados do censo de 2010 mostram que há no Estado 1 milhão e 89 mil pessoas com mais de 60 anos de idade vivendo no Ceará, que representam 12,6% de toda a população do Estado. Na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011, o Ceará aparece como o quinto Estado brasileiro com a população mais envelhecida.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado - Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br

MEC abre consulta para vagas do Sisu do meio do ano

No Ceará, há 2.165 vagas distribuídas em 20 municípios ofertadas pelo IFCE e pela Unilab.

A partir desta terça-feira, 2, alunos interessados em ingressar em instituições estaduais e federais de todo o Brasil podem consultar as vagas de graduação do meio do ano disponíveis na segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015.

A lista, disponível na página do sistema, aponta que no Ceará haverá distribuição total de 2.165 vagas em 20 municípios.
Só em Fortaleza, serão ofertadas pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) 435 vagas em 15 cursos, como Engenharia Civil, Física e Hotelaria. No campus de Sobral do IFCE serão ofertadas 140 vagas divididas entre cinco cursos.
Em Redenção, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) ofertará 200 vagas, divididas entre os cursos de Administração Pública, Agronomia, Enfermagem, Engenharia de Energias, Humanidades e Letras - Língua Portuguesa.
Inscrição
Os candidatos que fizeram o Enem 2014 e receberam nota acima de zero na redação devem se inscrever no Sisu entre os dias 8 e 10 de junho. O resultado será divulgado no dia 15 de junho. 

Tradicional Chitão de Aracoiaba; confira



Ingressos Antecipados

Aracoiaba: Kioske da Fofoca, Farmácia Teixeira
Redenção: Farmácia São Francisco
Baturité: Tempero Caseiro

Apoio:
Site Aracoiaba News

11 coisas que você não pode fazer no Facebook



Como todas as comunidades, físicas ou virtuais, o Facebook tem suas regras de convivência. Elas nunca ficam muito claras e a maioria dos usuários jamais chegou a procurar a página onde os termos são descritos em detalhes, que podem ser conferidos clicando aqui. Abaixo está um resumo das principais regras da rede:

Violência e ameaças -  O Facebook se compromete a remover qualquer conteúdo que indique que alguma pessoa esteja em risco de sofrer violência. Organizações terroristas também são vetadas, assim como posts que promovam atos de vandalismo, roubo, ou que causem danos financeiros a outras pessoas.

Autoflagelação - O Facebook remove conteúdo que encoraje a automutilação, distúrbios alimentares ou o uso de drogas pesadas. Pessoas com tendências suicidas poderão receber auxílio de agências de prevenção.

Bullying e assédio - Comportamento abusivo direcionado a pessoas específicas, como envio de solicitações de amizade repetidamente, ou mensagens indesejadas são consideradas assédio, e o Facebook não aceita.

Discurso de ódio - A empresa faz distinção em discursos sérios e humor e encoraja discussões de ideias, mas não tolera que grupos ou indivíduo ataquem pessoas baseado em “raça, etnia, nacionalidade, religião, gênero, orientação sexual, deficiência ou doença”.

Conteúdo gráfico - O Facebook não veta imagens violentas indiscriminadamente: existe uma subjetividade. A rede social permite a divulgação de material como decapitações, desde que seja com intuito de condená-lo. Para fins sádicos ou glorificação da violência, não é permitido.

Nudez e pornografia - Material pornográfico é proibido. Para a nudez existem limites: fotos de amamentação são permitidas, assim como esculturas e “conteúdo de importância pessoal” como um todo.

Identidade e privacidade - A empresa pede que usuários não divulguem informações pessoais de outros sem a devida permissão. Além disso, a criação de “fakes” com intuito de se passar por outra pessoa ou organização é proibida.

Propriedade intelectual - O Facebook não permite uso e divulgação de material protegido por direitos autorais na rede se o usuário não tiver permissão para isso.

Produtos controlados - Não é permitido vender produtos regulamentados como armas, álcool e tabaco. Posts promovendo estes conteúdos devem obedecer a legislação local.

Phishing e spam - O Facebook tenta evitar estas práticas e solicita que não se entre em contato com outras pessoas com fins comerciais sem permissão.

Segurança - A rede social também não tolera fraude ou enganação, bem como “tentativas de comprometimento de sua privacidade ou segurança”.

Como denunciar conteúdo?

Para marcar um post para análise, acesse a timeline da página ou usuário que postou o material que você considera impróprio e encontre o post em questão. Em seguida, pressione a setinha cinza e clique em "Denunciar/Marcar como spam". O post será escondido; então, pressione "Denunciar" para concluir o processo e selecione o tipo de reclamação que tem a fazer.

Confira um exemplo:

Reprodução


Como funciona a remoção de conteúdo?

O Facebook diz que todas as denúncias são analisadas manualmente pela equipe. Segundo a empresa, a exclusão acontece apenas em caso de violação dos termos e mediante ordem judicial.

As denúncias são classificadas de acordo com o tipo e entram em uma fila de análise da equipe. Alguns casos, como conteúdo suicida e usuários menores de 13 anos (proibidos de criar contas) acabam passando na frente. No primeiro caso, a rede pode sugerir o encaminhamento para instituições de ajuda.

Depois de fazer uma denúncia, o usuário pode conferir a o status da análise no painel de suporte. Clique aqui para conferir o seu. O Facebook também diz que não adianta denunciar o mesmo conteúdo várias vezes; se ele não for considerado impróprio, ele não será removido.


Ceará perde de 2 a 0 para o Náutico

A comemoração do Vozão de hoje se limitou apenas ao 101º aniversário do Clube, festejada nesta terça-feira (02). Em campo, a equipe decepcionou e perdeu de 2 a 0 para o Náutico. O resultado complicou a performance do time na Série B, deixando-o mais próximo da zona de rebaixamento. 
Na atual campanha dentro do campeonato, sob o comando do técnico Silas Pereira, o Ceará disputou cinco jogos, venceu um, perdeu três e empatou um.
O primeiro gol do Náltico aconteceu no início do primeiro tempo. Em uma cobrança de pênalti, Ronaldo Alves converte e faz o primeiro gol da partida. O segundo gol da partida só aconteceu no início do segundo tempo quando William Magrão recebeu passe livre na entrada da área e chutou colocado, sem chances para o goleiro Tiago. 
O próximo desafio do Vozão será no sábado (06), no Presidente Vargas contra o Sampaio Correia (MA), pela segundona. Essa será a chance do time se recuperar na competição. 

Em relatório, Eunício autoriza recurso para pagar Garantia-Safra

eunicio no CCJO senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), relator da Medida Provisória (MP 670/15) que reajusta a tabela do Imposto de Renda, acatou emenda acrescentando ao seu relatório dispositivo que destinará o valor de R$ 300 milhões para o pagamento do seguro Garantia-Safra. O recurso corresponde ao valor a ser pago aos agricultores que sofreram perdas na produção em 2014.
O seguro é voltado para agricultores da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas. Segundo o senador, há o dinheiro, mas não foi feito o empenho no ano passado. “Precisamos autorizar o governo a ter condição legal de pagar o seguro, senão vai ficar o nordeste inteiro e o Brasil sem o dinheiro para pagar o seguro da safra de 2014 ainda”, explicou.
Outra emenda que está em negociação com o governo é um dispositivo que foi negociado com a bancada do Nordeste no dia em que foi mantido o veto da Medida Provisória 656/2014. Uma das partes vetadas prorrogava, até 2042, contratos entre geradoras de energia e empresas que são grandes consumidoras de energia. Eunício informou que o Planalto está alterando o texto.
O peemedebista ainda informou que há várias outras emendas, mas somente essas duas devem ser incluídas no relatório. Sobre o reajuste da tabela do Imposto de Renda, tema principal da medida, não deve haver mudanças: 6,5% para as duas primeiras faixas de renda, 5,5% para a terceira, 5% para a quarta e 4,5% para a quinta e última. A renda mensal máxima para isenção passa a ser de R$ 1.903,98. A votação do relatório na Comissão Especial ficou para a próxima terça-feira (09).
Com Agência Senado
Fonte: Ceará Agora

Youssef vai depor em processo contra campanha de Dilma

alberto youssefO doleiro Alberto Youssef é a próxima testemunha a ser ouvida em ação que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre suposta irregularidades na campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff, no ano passado. O depoimento será no dia 9 de junho, na Justiça Federal de Curitiba. Hoje, o ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa prestou depoimento no Tribunal de Justiça do Rio pela mesma ação, movida pelo PSDB. Delator do esquema de desvio de recursos da estatal para pagamento de propina a partidos políticos, Costa foi questionado se houve pagamento de propina também na campanha.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelo PSDB foi aberta no dia 18 de dezembro, dia da diplomação da presidente Dilma. O processo questiona a coligação da presidente por “abuso do poder econômico e político” e ainda por “obtenção de recursos de forma ilícita”.
De acordo com despacho do ministro João Otávio de Noronha, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, o objetivo dos depoimentos é questionar ambos os réus da Operação Lava Jato se houve propina direcionada à campanha eleitoral. Ainda conforme o documento, a ação “examina a suposta obtenção de recursos de forma ilícita de empresas prestadoras de serviço à Petrobras, repassados aos partidos integrantes da coligação formada em apoio dos candidatos representados e vertidos para a campanha eleitoral”.
O depoimento de Paulo Roberto Costa durou cerca de 40 minutos na sede do Tribunal de Justiça, no Centro do Rio. O ex-diretor chegou ao local por volta das 8h30, em viatura da Polícia Federal, acompanhado de três agentes e um motorista. No local, ele ficou na carceragem do edifício, antes de ser ouvido pelo juiz Nicolau Lupinhaes Neto, designado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O depoimento estava marcado para as 9h30, e por volta das 10h40, o ex-diretor de abastecimento deixou o local sem falar com a imprensa.
Além do ex-diretor e do doleiro Alberto Yousef, também o servidor público Herton Araújo, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), foi listado como testemunha. Ele foi questionado sobre uma “suposta sonegação de dados relativos ao quadro socioeconômico do País ao longo do pleito de 2014″. Ele foi ouvido na última quarta-feira, dia 27, na sede do TSE em Brasília.
Inicialmente, o pedido de depoimentos havia sido recusado. Mas, em recurso, o PSDB argumentou que a ausência dos testemunhos significaria “nítida violação ao devido processo legal e à ampla defesa”. Na ação original, o partido argumenta que a coligação da presidente Dilma Rousseff promoveu “campanha milionária cujo custo superaria a soma das despesas de todos os demais candidatos, com abuso do poder econômico”.
Ainda segundo o documento, o partido oposicionista denuncia que os gastos realizados na campanha contariam com “doações oficiais de empreiteiras contratadas pela Petrobras como parte de distribuição de propinas”. O PSDB também classificou como “abuso político” a campanha feita por entidades sindicais em apoio à candidatura do PT, supostamente com uso da “máquina administrativa federal claramente colocada a serviço das pretensões políticas dos investigados, por meio de desvio de finalidade de pronunciamento oficiais”.
O magistrado ainda argumenta que o depoimento de Costa e Youssef como testemunhas, servirá para esclarecer se ambos repassaram propinas aos partidos e à campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Costa já havia indicado, em sua delação premiada na Operação Lava Jato e em depoimentos à CPI da Petrobras, ter feito repasses de R$ 2 milhões à campanha de Dilma Rousseff em 2010. Segundo ele, o pedido de repasse teria sido feito por Youssef, que nega a acusação.
Fonte: Ceará Agora

Justiça determina perda da função pública e bloqueia bens do prefeito de Canindé

celso crisostomoO juiz da 2ª Vara da Comarca de Canindé, Antonio Josimar Almeida Alves, determinou na última quarta-feira (27) a perda da função pública e a indisponibilidade dos bens do prefeito de Canindé, Francisco Celso Crisóstomo Secundino, do secretário e do tesoureiro da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças de Canindé, Vicente Gomes de Sousa e Antonio de Sousa Daniel. Os acusados foram condenados pela prática de atos de improbidade administrativa pelo desvio de receitas referentes a Contribuição de Iluminação Pública (CIP). A decisão judicial atende pedido do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).
No curso da ACP, foi constatado que o Município de Canindé, nos anos de 2013 e 2014, utilizou, sem autorização legal, os valores depositados na conta vinculada da CIP para o pagamento do consumo de energia elétrica de prédios públicos, para repasse a um consórcio de saúde e para quitar parcelamento de dívidas do Município, causando, assim, prejuízo ao erário e ao sistema de iluminação pública de Canindé.
Na decisão, a Justiça reconhece o desvio de finalidade na aplicação das receitas da CIP, que devem ser utilizados para o custeio da prestação efetiva ou potencial dos serviços de instalação, expansão, melhoramento, manutenção e operação do sistema de iluminação da vias e logradouros públicos, urbanos ou rurais.
Diante da irregularidade na aplicação dos recursos, o juiz determinou a perda da função pública dos acusados; a suspensão de seus direitos políticos, o pagamento de multa civil e a proibição de contratar com o Poder Público. Além disso, condenou os acusados a ressarcirem os danos causados, devolvendo para a conta vinculada da CIP o montante de R$ 3.454.823,41, acrescidos de correção monetária. Para garantir pagamento, o juiz decretou a indisponibilidade dos bens dos acusados.
Fonte: Ministério Público do Estado do Ceará.
Fonte: Ceará Agora

Ela, não ele': robô no Twitter corrige usuários sobre gênero de Caitlyn Jenner

  • Perfil automático @she_not_he usa um algoritmo que corrige usuários que optarem (em inglês) pelo pronome masculino em tuítes sobre Jenner
    Perfil automático @she_not_he usa um algoritmo que corrige usuários que optarem (em inglês) pelo pronome masculino em tuítes sobre Jenner
"Eu sou um robô que educadamente corrige usuários do Twitter que erram o gênero de Caitlyn Jenner em seus tuítes. Eu posso cometer erros lendo seu tuíte! Sou só humano (só que não)."
Assim se apresenta o perfil

@she_not_he ("ela, não ele"), que até o fechamento desta reportagem já havia corrigido 1311 tuítes que se referiram a Janner pelo gênero masculino - e o número não para de crescer.

Além de estampar a capa da revista Vanity Fair com a frase "Me chame de Caitlyn Jenner", a transgênera norte-americana lançou novas contas nas redes sociais com a identidade atual nesta segunda-feira.

A exemplo da enteada Kim Kardashian, com quem divide holofotes em um reality show na TV americana, a nova Jenner também "quebrou a internet": alcançou um milhão de seguidores no Twitter em quatro horas, quebrando um recorde que até então era de Barack Obama.

"Quando Bruce Jenner revelou que ele agora é Caitlyn", diz o tweet original, respondido em seguida: "Beepbopbeep! É ela, não ele".

Desde então, o perfil automático @shenothe usa um algoritmo que corrige usuários que optarem (em inglês) pelo pronome masculino em tuítes sobre Jenner. Seus alvos vão desde pessoas que cometem erros genuínos a usuários que têm feito piadas maliciosas.

Sempre que identifica a palavra "ele" associada a Caitlyn, o robô responde ao usuário com uma piadinha seguida do bordão: "É ela, não ele".

A BBC Brasil procurou seu nome no mais tradicional site sobre origens de nomes do mundo e, sim, Cailtyn é um nome feminino.

Kardashians

Em abril, Jenner tornou sua transexualidade pública. Nos últimos anos, sua persona masculina - Bruce Jenner - ficou famosa pela participação no reality show estrelado por suas filhas adotivas, Keeping Up with the Kardashians.

"Estou tão feliz depois dessa longa jornada para viver quem eu realmente sou. Bem-vinda ao mundo, Caitlyn" foi seu primeiro tuíte.
"Bruce Jenner merece compaixão, não incentivo. Ele está confuso, não corajoso. Ele precisa de nossas orações, não nosso louvor" - tweet também foi respondido "É ela, não ele".

A foto da capa da revista Vanity Fair, tirada pela consagrada fotógrafa Annie Leibovitz, é parte de um especial em que Jenner fala sobre sua transição de gênero e sobre como foi a reação de sua família.

Em um longa entrevista, ela descreve o "carrossel de emoções" que vem vivendo desde que decidiu mudar de sexo. "Se estivesse em meu leito de morte e tivesse de manter esse segredo, estaria pensando: você desperdiçou toda a sua vida", disse.

Ainda com a identidade emasculina, Jenner foi casada com Kris Kardashian e participou do reality que tornou a família famosa. Kim Kardashian e outros familiares, assim como os filhos de Jenner, já haviam demonstrado apoio a Jenner em suas redes sociais.

"Seja feliz, fique orgulhoso, viva a vida do SEU jeito", tuitou Kim.

Jenner foi um campeão olímpico de atletismo nos anos 70, ganhando uma medalha de ouro na Olimpíada de Montreal (1976) no decatlon.
BBC
Foto da capa da nova edição da revista Vanity Fair, tirada pela consagrada fotógrafa Annie Leibovitz
Fonte: BOL

Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Cruzeiro

Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Cruzeiro. O treinador, inclusive, deve comandar a equipe na partida desta quarta-feira, contra o Flamengo, no Mineirão.
O técnico retorna à Raposa 11 anos após o fim de sua primeira passagem no clube. Entre 2002 e 2004, Vanderlei treinou o clube em 107 partidas, com 70,4% de aproveitamento. No ano de 2003, comandou o Cruzeiro na conquista da famosa tríplice coroa (Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão), feito até hoje não repetido no futebol brasileiro.
Fonte: UOL

Blatter é investigado pela procuradoria dos EUA, diz imprensa americana

Do UOL, em São Paulo
Ampliar

Blatter anuncia sua saída da Fifa12 fotos

5 / 12
Walter de Gregorio, diretor de comunicação da Fifa, fala à imprensa durante a coletiva surpresa Leia mais AFP PHOTO / VALERIANO DI DOMENICO
Joseph Blatter, que renunciou à presidência da Fifa nesta terça-feira, estaria sob investigação da procuradoria do Estado de Nova York no processo que prendeu sete cartolas na semana passada. A informação foi publicada pela rede de TV ABC News e o New York Times. Segundo os dois veículos, as autoridades norte-americanas estavam tentando construir um caso contra o cartola suíço, que até então não havia sido implicado diretamente no caso.  
A ABC News publicou, horas depois do anúncio de renúncia de Blatter, que uma fonte ligada as investigações confirmou que o suíço está na lista de suspeitos dos procuradores, ainda que não tenha sido citado nominalmente semana passada. Em parceria com o FBI, a Receita americana e a Justiça da Suíça, os investigadores indiciaram 14 pessoas ligadas ao escândalo e prenderam sete delas em Zurique, onde ocorria o Congresso da Fifa - José Maria Marin, vice-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), está entre os presos e enfrentará uma processo de extradição. 
Blatter não teria sido citado, segundo a ABC News, porque as autoridades não reuniram informações suficientes sobre ele. A fonte anônima ouvida pelos jornalistas, no entanto, confirmou que o cartola está sob investigação e disse acreditar que a exposição dos fatos levaria subordinados de dentro da Fifa a ajudarem na investigação. O New York Times, que tem acompanhado o caso intensamente, foi pelo mesmo caminho.  
Na última segunda, o jornal nova-iorquino publicou que a investigação nos EUA aponta Jeróme Valcke, secretário-geral da Fifa e braço direito de Blatter, como principal suspeito de ter autorizado o repasse de US$ 10 milhões de uma conta da Fifa para um dirigente da Concacaf. As autoridades apuraram que o repasse seria um pagamento de propina da África do Sul pelo apoio de cartolas da América do Norte na disputa pela sede da Copa do Mundo de 2010. 
Valcke e a Fifa disseram que quem autorizou o repasse foi Julio Grondona, cartola argentino que morreu no ano passado, e negaram qualquer ilegalidade. Segundo as partes, seria uma doação da África do Sul ao futebol da região do Caribe e da América do Norte, que teriam ajudado o continente africano na diáspora da região. À procuradoria de Nova York, porém, o americano Chuck Blazer, ex-membro do Comitê Executivo, disse que os cartolas entenderam que se tratava de um pagamento pelo voto do grupo na África do Sul na eleição ocorrida anos antes. 
Esse conjunto de informações, como mostrou o blog do Rodrigo Mattos, aproximou a investigação de Joseph Blatter. Essa proximidade foi o "fato novo" em relação ao que estava ocorrendo na semana passada, quando o suíço foi reeleito e prometeu cumprir o mandato e tentar, ele mesmo, resolver o problema da corrupção no esporte. 
Leia mais em: http://zip.net/bprnmv