Buscar

29 maio 2015

Tentativa de assalto ao Correio de Capistrano um vigilante ferido a bala



Publicado em 29 de mai de 2015
Tentativa de Assalto Ao Correio de Capistrano um Vigilante Ferido a Bala. 27/05/2015
  • Categoria

  • Licença

    • Licença padrão do YouTube

Vereadora Lyziane do Stuart apresenta projeto que beneficiará mulheres de Mulungu

A vereadora Lyziane do Stuart (PTB) quer garantir os serviços de saúde de qualidade para as mulheres do município de Mulungu. O projeto de lei foi apresentado na sessão de ontem, quarta-feira (27) durante a sessão plenária.
O objetivo é beneficiar, através de prestação dos serviços públicos municipais de atendimento à saúde da mulher, expandindo a rede de atendimento a mulher no âmbito territorial de cada unidade do PSF e pronto atendimento.
De acordo com a vereadora, esta proposta seria uma forma de amparar mulheres em vulnerabilidade social e ainda visa garantir que os serviços cheguem a toda classe feminina.

Os programas deverão necessariamente difundir informações essências para a mulher nas seguintes áreas: saúde da mulher; gravidez, parto e pós-parto; planejamento familiar; prevenção da AIDS/DST; adolescência feminina; menopausa e terceira idade; os direitos no trabalho; o direito à educação; a mulher como cidadã.

Redator do Aracoiaba News, recebe visita do comunicador Carlos Silva

via Instagram @flaviosilvaofcial

O redator chefe do Aracoiaba News, recebeu na manhã desta sexta-feira (29), a visita do comunicador da Rádio Assunção AM, Carlos Silva. 
Um momento de grande importância, para o jovem Flávio Silva, que aos poucos vêm se destacando no mundo da comunicação, levando ao seus leitores e internautas, informações com credibilidade e precisão. 
Em seu programa na Rádio Assunção AM, Carlos Silva parabenizou a bela atuação deste jovem na comunicação.

Informações Aracoiaba News

Blatter é reeleito presidente da Fifa após desistência de concorrente

Joseph Blatter - Congresso da Fifa (Foto: Reuters)Joseph Blatter é reeleito para quinto mandato à frente da Fifa (Foto: Reuters)
O atual presidente da Fifa, Joseph Blatter, foi reeleito para seu quinto mandato consecutivo à frente da entidade. A eleição aconteceu nesta sexta-feira, em Zurique, na Suíça, quando o mandatário derrotou seu único concorrente, o príncipe Ali Bin Al-Hussein, da Jordânia. Blatter havia vencido o primeiro turno das eleições por 133 votos a 73. Com a ampla vantagem conseguida, apenas uma reviravolta improvável com a nova votação dos 206 países representantes daria a vitória ao seu concorrente, que não viu necessidade em realizar o segundo turno (no qual bastariam 104 votos a Blatter). O suíço, de 79 anos, está no cargo desde 1998, quando sucedeu João Havelange. Sua gestão terá duração de mais quatro anos.
- Agradeço por me aceitarem pelos próximos quatro anos. Não vou desafiar vocês, mas temos de resolver problemas de organização dentro da Fifa. Precisamos de maior representatividade das federações, precisamos de mulheres, precisamos que as vozes repercutam na Fifa. Eu assumo a responsabilidade por trazer a Fifa de volta. Estou convencido de que faremos isso. Sou um homem persistente. Disse a vocês, gosto de vocês, gosto do meu trabalho, gosto de estar aqui. Não sou perfeito, ninguém é. Então, eu agradeço. Prometo a vocês, no fim do meu mandato, darei a Fifa ao meu sucessor em uma posição muito forte - afirmou Blatter logo depois da vitória.


Antes de Blatter, o candidato derrotado também se pronunciou. Ele agradeceu àqueles que votaram nele.

- Eu só queria agradecer a todos vocês. Foi uma bela jornada. Eu gostaria especialmente de agradecer a vocês que foram bravos o suficiente para votar em mim - disse Al-Hussein em seu discurso após anunciar a desistência.
A eleição aconteceu em meio à maior crise da história da Fifa. Às vésperas da votação, foram presos sete executivos do alto escalão da entidade nos últimos anos, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin. A ação do FBI e do Departamento de Justiça dos Estados Unidos jogou sombras em Blatter e referendou as reiteradas denúncias que abalaram a credibilidade da entidade recentemente.
Os representantes de cada país foram, um a um, votar em duas cabines, por ordem alfabética, em cédulas de papel durante o primeiro turno de votações. O Brasil foi representado pelo presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmelio, que não confirmou em quem votou.
Platini abraça o príncipe Ali após desistência do segundo turno por parte do candidato (Foto: Fifa TV)Platini abraça o príncipe Ali após desistência do segundo turno por parte do candidato (Foto: Fifa TV)

Saiba se você foi excluído ou bloqueado por um amigo no Facebook

  • Há detalhes que podem identificar se você foi bloqueado ou excluído por um amigo
    Há detalhes que podem identificar se você foi bloqueado ou excluído por um amigo
Se um amigo seu sumiu do feed de notícias do Facebook ou você não consegue encontrá-lo no buscador da rede social, pode ser que ele tenha te excluído ou bloqueado. Acompanhe a seguir como você pode identificar em qual dos casos você se encaixa.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail parauoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.
A diferença entre ser excluído ou bloqueado no Facebook é bem sutil. Na primeira opção, a pessoa não aparecerá mais em sua lista de amigos, mas estará visível caso você digite o nome dela na busca do site. Você, inclusive, pode pedir para adicioná-la novamente se quiser.
Agora, quando alguém te bloqueia na rede social, essa pessoa não aparecerá mais no buscador. Para saber se este contato realmente te restringiu ou se ele apenas excluiu o próprio perfil no Facebook, peça para um amigo em comum verificar se ele continua em sua rede. Em caso afirmativo, você pode confirmar o bloqueio.
Vale lembrar também que, em caso de bloqueio, como você não consegue encontrar essa pessoa, não será possível adicioná-la em sua lista. Vocês só voltarão a ter uma conexão se o contato te desbloquear do Facebook e enviar a solicitação de amizade novamente.
Fonte: UOL

Casagrande sofre enfarte e é internado em São Paulo; filho diz que quadro é estável

Casagrande sofreu um enfarte nesta sexta e está internado no hospital TotalCor, em São Paulo

O ex-jogador Walter Casagrande Júnior sofreu um enfarte e foi internado na tarde desta sexta-feira em um hospital de Alphaville, a princípio, e depois levado por um de seus filhos ao TotalCor, em São Paulo.
Com 52 anos, o comentarista da "TV Globo" passou por procedimentos médicos que constataram um coágulo em uma das artérias do coração, o que configura o enfarte. Seu quadro é estável.
Ugo Casagrande, filho do ex-atleta, disse à reportagem da ESPN Brasil que ele e o pai estavam a caminho de um banco em Alphaville e que, já ao saírem de casa, o ex-jogador reclamava de dores no peito.
Ugo, então, mudou os planos e foi direto para o hospital mais próximo, no qual foi constatado que era melhor a transferência para uma unidade da capital paulista.
"Logo antes de saírmos de casa ele estava reclamando de dores no peito. Nas curvas, ele fazia caretas e colocava a mão no peito. Falei para ele que o levaria para o hospital, mesmo ele dizendo que não precisava", contou Ugo à reportagem.
O filho do ex-atleta ainda confirmou que Casagrande ficará por 38 horas internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), além de cinco dias no TotalCor.
Esta não é a primeira internação do ídolo corintiano. Em 2008, ele chegou a ser internado em uma clínica para tratamento de dependentes de drogas. Um ano antes, em setembro, ele sofreu um acidente de carro após ter dirigido mesmo tendo consumido vinho e alguns tranquilizantes.
Em sua carreira, Casagrande atuou em equipes como São Paulo, Flamengo, Porto, Ascoli e Torino, além do Corinthians, por onde teve três passagens. A equipe do Parque São Jorge, inclusive, postou, em seu Twitter oficial, uma mensagem de apoio ao ex-atleta.
Fonte: UOL

Cunha diz que ação do STF contra financiamento privado 'não tem cabimento'

eduardocunhaaO presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reagiu nesta sexta-feira, 29, ao grupo de deputados do PT, PSB, Pros, PCdoB, PPS e PSOL que pretendem entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) sobre financiamento de empresas privadas a partidos políticos. “Isso não tem o menor cabimento”, disse, justificando que não houve quebra de acordo para a aprovação da medida. “O que tem é o choro dos derrotados” ironizou.
Um dos deputados que defendem a contestação da medida no Supremo Alessandro Molon (PT-RJ) argumenta que a Câmara não poderia ter deliberado sobre a doação de empresas para partidos, já que havia rejeitado no dia anterior as doações privadas aos candidatos. Além disso, avalia que o PRB, autor da PEC, e o PTB, que apoiou a proposta, não tinham número necessário de deputados para subscrever a emenda constitucional. E reitera que o presidente da Casa, Eduardo Cunha, errou ao insistir em pautar uma matéria já vencida na votação da última terça-feira, 26.
Em entrevista concedida no Rio, Cunha criticou os que buscam a judicialização da política para discutir fatos que “perderam no voto” e lembra que a matéria foi aprovada com 330 votos favoráveis na Câmara. “A votação foi preponderante, vai ser confirmada no segundo turno e pode ou não ser confirmada pelo Senado Federal. Consequentemente, a partir daí é a realidade, e não é dessa maneira (recorrendo ao Supremo) que irão buscar algo para atender às suas ideologias.”
Para o presidente da Câmara, se os partidos entrarem mesmo com uma contestação no Supremo, a Corte deverá decidir como sempre em matérias do gênero, afirmando que é uma questão ‘interna corporis’, que deve ser resolvida internamente por cada poder. E voltou a ironizar: “Às vezes, as pessoas não entendem o processo legislativo.”
Fonte: Ceará Agora

MP ingressa ação de improbidade contra ex-prefeita e ex-secretário de Paracuru

paracuruO Ministério Público do Estado do Ceará, através da promotora de Justiça da comarca de Paracuru Elizabeba Rebouças Tomé Praciano, propôs uma ação civil pública, no dia 26/05, contra a ex-prefeita daquele município, Érica de Figueiredo Der Hovanessian, pela contratação ilegal de servidores temporários, deixando a regra da excepcionalidade da contratação precária de ser observada, à medida que diversos contratados tiveram seus contratos firmados em 2009 e estenderam-se até 2012, sem a realização de concurso público.
“Além da contratação ter violado a regra constitucional do concurso público, afrontou também a lei municipal nº 1077/2007, que prevê contratação no prazo de até doze meses, prorrogado por igual período”, diz o MPCE.
Segundo o Ministério Público, a investigação iniciou-se por conta de uma representação do então presidente da Câmara Municipal de Paracuru, Carlos Alberto de Castro, que informou crescentes gastos na contratação de pessoal nos anos de 2009 a 2011, destacando que foram gastos R$ 374.545,72, referente ao ano de 2009; R$ 1.379.910,25 em 2010; e em 2011, o total de R$ 3.284.812,52.

Anvisa suspende lotes de anti-inflamatório

ibuprotrat-gotasA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje (29) a suspensão da comercialização e do uso dos lotes nº 28293, 28294 e 28295 do medicamento Ibuprotrat (Ibuprofeno), 50 mg/ml produzido pela empresa Natulab Laboratório S/A. O produto é utilizado como anti-inflamatório.
Segundo a Anvisa, laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz revelou resultados insatisfatórios no ensaio de aspecto dos três lotes do medicamento. Não se conseguiu contato com a Natulab Laboratório S/A.
Também foram suspensas todas as publicidades dos produtos da linha Glukderm que contenham qualquer tipo de expressão que atribua propriedades terapêuticas não estabelecidas na legislação sanitária vigente para esse tipo de produto.
A decisão, segundo a Anvisa, foi tomada após a comprovação da divulgação irregular de diversos produtos por meio do endereço eletrônico www.glukdermsp.com.br, para os quais estão sendo atribuídas alegações terapêuticas para o tratamento da psoríase, úlceras, queimação, entre outras, em desacordo com seus registros na Anvisa.
A Glukderm informou que a linha em questão será retirada do mercado, mas não soube informar o prazo estipulado para que isso ocorra. A empresa ressaltou que se tratam de produtos fitoterápicos ou naturais que não fazem mal à saúde.
Fonte: Ceará Agora

Aneel manterá bandeira vermelha em junho

conta de luzA Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira, 29, a manutenção da bandeira vermelha para todos os consumidores de eletricidade no mês de junho. Isso significa um acréscimo de R$ 5,50 nas contas de luz para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A medida só não é aplicada aos Estados do Amapá e de Roraima, que ainda não estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
O regime de bandeiras tarifárias foi implementado em janeiro deste ano pelo órgão regulador para repassar de maneira direta para os consumidores o custo mais alto de geração de energia térmica em momentos de estiagem e consequente baixa nos reservatórios das usinas hidrelétricas. Até o fim de 2014, esse repasse só ocorria uma vez por ano, no reajuste ordinário das tarifas de cada empresa de distribuição, o que pressionava a capacidade financeira do setor.
Quando vigora a bandeira verde, as condições de geração de eletricidade no País são as ideais e, portanto, não há cobrança adicional nas contas de luz. Na bandeira amarela, quando a situação é intermediária, o acréscimo nas faturas é de R$ 2,50 para cada 100 kWh consumidos. Desde o início do ano vigora a bandeira vermelha em todo os Estados regidos pelo modelo.
O sistema de bandeiras tarifárias, implementado com o intuito de alertar o consumidor a respeito do custo corrente de geração, além de dividir com ele esse custo, já passou por um reajuste este ano. Em janeiro, o valor adicional cobrado na bandeira vermelha era de R$ 3 para cada 100 kWh. No caso da bandeira amarela, o acréscimo era de R$ 1,50 por 100 kWh. A partir de março, contudo, os valores foram elevados em 83,3% e 66,6%, respectivamente.
Fonte: Ceará Agora

Conferência debate sobre o Plano Municipal de Educação

Metas e educação de qualidade foi o foco norteador das discussões.



Os Profissionais da Educação, a gestão municipal pais, alunos, sociedadecivil e sindicatos participaram na tarde da última quinta-feira, dia 28, no auditório da Escola Maria Júlia, da Conferencia do Plano Municipal de Educação (PME). O objetivo foi debater e apresentar a contextualização e o diagnóstico do Plano em Aratuba e as estratégias para a execução das metas estabelecidas.

O Prefeito Ivan Neto lembra que a Educação em Aratuba é considerada com um alto desenvolvimento, mas o trabalho para chegar a excelência está sendo desenvolvido. “Essa é a oportunidade de debatermos coletivamente com os agentes envolvidos, de alinharmos os pensamentos em favor do aperfeiçoamento da qualidade de Educação na nossa cidade”, disse Ivan Neto.

O Plano Municipal de Educação está sendo atende à exigência que surgiu a partir da aprovação do Plano Nacional de Educação no ano passado. O ápice da Conferência foi configurado pela importância do trabalho da equipe e do momento de discussão. “O Plano Municipal de Educação de Aratuba é fundamental pois são as estratégias e ações dos próximos 10 anos para a Rede Municipal de Ensino.

O PME não é um plano somente da Rede Municipal de Ensino, ele é um plano de Educação de todo Município. Ele deve estabelecer diretrizes e metas para o ensino fundamental e outras áreas do ensino. “O plano está integrado ao estadual e ao Nacional, porém mais integrado, ainda, à realidade e às políticas públicas do município de Aratuba e sua proposta de desenvolvimento é que determinará as metas e as estratégias de suas ações na educação escolar”, comenta Ivan Neto.

AMAB - Seminário regional de assessoramento aos Sistemas Municipais de Cultura

A AMAB e o Fórum de Cultura do Maciço de Baturité promoveram mais uma importante reunião no dia 28 de maio (quinta-feira), desta vez em Mulungu. A pauta principal constou de um esclarecedor seminário ministrado por Renato Remígio, articulador da Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT), que detalhou o funcionamento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) para os participantes.
Os gestores e representantes da sociedade civil presentes se manifestaram, fazendo perguntas e comentários sobre o tema. Ao final, todos se comprometeram a adequar os respectivos municípios às normas do SNC.
Dos quinze municípios filiados à AMAB, compareceram treze: Acarape, Aracoiaba, Barreira, Baturité, Capistrano, Caridade, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti e Palmácia. Por sua vez, a AMAB foi representada por seu assessor técnico, Francisco Tavares.

Ficou estabelecido que a AMAB, irá acompanhar cada um dos municípios na tarefa de implantar as diversas etapas dos sistemas: inscrição no sistema nacional, implantação do conselho de política cultural, elaboração do plano municipal de cultura e criação do fundo municipal de cultura.
Assessoria de Comunicação
prefeitura de Aracoiaba

Fortaleza tem o menor número de homens fumantes no Brasil

FOTO: Divulgação/StockPhoto
FOTO: Divulgação/StockPhoto
Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quinta-feira, 28, apontam que Fortaleza tem o menor índice de homens fumantes entre as capitais brasileiras. Segundo a pesquisa, somente 8,6% dos homens são fumantes na capital cearense.
Porém, a capital assume a 10ª posição quando se refere ao público geral, com homens e mulheres (7,6% da população).
Os Dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2014, apresentados hoje, indicam que 10,8% dos brasileiros mantêm o hábito de fumar. O índice é maior entre os homens – 12,8% contra 9% entre as mulheres. Os números representam uma queda de 30,7% no total de fumantes no país nos últimos nove anos.
Ainda de acordo com o estudo, o consumo de cigarros no Brasil é maior na faixa entre 45 anos e 54 anos de idade (13,2%) e menor entre jovens com idade entre 18 anos e 24 anos (7,8%).
Fonte: Ceará Agora

Governo estuda opção a fator previdenciário que leve em conta expectativa de vida

indoor---senado-aprova-isencao-do-ir-aos-aposentados-acima-de-60-anos-beneficiados-pela-previdencia-social-projeto-ira-a-camara-1267561992859_956x500

O governo pretende apresentar, em junho, uma proposta que acaba com o fator previdenciário, mas muda o cálculo para a obtenção da aposentadoria. Feito sob encomenda para ser uma alternativa à fórmula aprovada pelo Senado, o plano do governo – que ainda está em discussão – é tornar flexível a idade mínima de acesso ao benefício pago pelo INSS, de acordo com índices de expectativa de vida do brasileiro. No Palácio do Planalto, a proposta é chamada de “85/95 progressivo”, porque traz diferenças em relação ao projeto que passou pelo crivo do Congresso.
A ideia é que trabalhadores somente tenham acesso à aposentadoria a partir dessa fórmula, pela qual a soma da idade e do tempo de contribuição deve atingir 85 anos para mulheres e 95 para homens. Depois de um determinado período, no entanto, a fórmula adotada para a obtenção do benefício seria 86/96, 87/97 e assim sucessivamente, segundo cálculos de expectativa de vida.
O grupo de trabalho do governo que avalia a alternativa ainda não bateu o martelo sobre a proposta – uma das que compõem o cardápio de projetos em estudo -, mas deve apresentá-la nos próximos dias a representantes do Fórum Nacional da Previdência Social. Se tudo correr como previsto pelo governo, o texto deve ser enviado ao Congresso no formato de Proposta de Emenda Constitucional (PEC), porque, segundo ministros, as mudanças na Previdência não podem ficar ao sabor de casuísmos políticos.
A alternativa sob análise do governo tem o objetivo de evitar mais um desgaste para a presidente Dilma Rousseff. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Ceará Agora

Secretaria da Saúde entrega equipamentos para combate à dengue

saude 2
Para ampliar o combate ao mosquito Aedes aegypti, a Secretaria da Saúde do Estado realiza a entrega, nesta sexta-feira (29/05), às 14 horas, de 87 pulverizadores costais motorizados novos, mil rolos de tela de nylon e 109 capacetes às 22 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES). Com a entrega dos equipamentos, que será realizada no auditório Waldir Arcoverde, da Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, as regionais de saúde reforçarão as ações de vigilância e controle da dengue e da febre Chikungunya em todos os municípios do Estado, com a ampliação da pulverização de inseticida e o telamento de caixas d’água. Os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria da Saúde do Estado com recursos do Ministério da Saúde, no montante de R$ 362.920,30.
Além dessas ações, é fundamental que as famílias façam sua parte no combate ao Aedes aegypti. Para controlar a proliferação do mosquito que transmite à dengue e a febre Chikungunya, a orientação é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados. Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pneus, pratinhos de vasos de planta.
Baldes, potes, quartinhas, bacias, camburões e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d’água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito. A eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana. Assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido. Com essas ações o mosquito não vai encontrar água para se reproduzir e, assim, continuar transmitindo à dengue. Este ano foram confirmados 9.878 casos de dengue em 126 municípios, com cinco óbitos, conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado na sexta-feira, 15 de maio.
saude 1








saude









Fonte: Ceará Agora

Estado projeta investir R$ 2,5 bilhões em 2015

Image-0-Artigo-1862682-1
Mauro Filho: "O incremento no ritmo dos investimentos começará a ocorrer a partir de agosto e setembro"
FOTO: JOSÉ LEOMAR
A crise econômica já começou a impactar nas contas públicas do governo do Estado do Ceará e poderá comprometer os investimentos previstos para 2015. Para este ano, a estimativa inicial da Secretaria da Fazenda (Sefaz) é de que sejam investidos em infraestrutura recursos da ordem de R$ 2,5 bilhões, valor R$ 900 milhões, ou 26,5%, a menos do que os R$ 3,4 bilhões aplicados no ano passado.
O impacto decorre da redução de recursos das transferências constitucionais e voluntárias da União para o Estado, mas também do recuo no ritmo de arrecadação própria Estadual, cujos números ainda se mantém positivos nominalmente, mas quando considerada a inflação, revelam perdas de receitas.
"Este ano, os investimentos deverão girar entre R$ 2,4 bilhões e R$ 2,5 bilhões, cerca de R$ 1 bilhão a menos do que em 2014", revelou o titular da Sefaz, Mauro Benevides Filho, durante apresentação dos resultados fiscais do Estado, relativos ao primeiro quadrimestre do ano, na tarde de ontem, na Assembleia Legislativa do Ceará.
Potencial

Deputado se justifica sobre vídeo pornô: "assisti, mas deletei"

João Rodrigues
Segundo ele, em entrevista à Folha de S. Paulo, em um dos grupos do WhatsApp muitos amigos "mandam muita sacanagem"
REPRODUÇÃO/ SBT BRASÍLIA
O deputado João Rodrigues (PSD-SC), flagrado pela reportagem do SBT Brasília assistindo um vídeo pornográfico no mesmo momento da sessão sobre a reforma política da Câmara, na quarta (27), justificou o ocorrido. Em entrevista à revista Carta Capital, ele afirmou que o vídeo teria chegado por um dos 70 grupos que possui no WhatsApp.
"Eu participo de cerca de 70 grupos no WhatsApp, cada um com 20 ou 30 pessoas, entre eles 30 prefeitos e uns 150 vereadores de todo o estado de Santa Catarina. Eu sempre abro as mensagens durante a sessão porque eu também recebo dúvidas ou sugestões das pessoas", disse.
Nas imagens gravadas pelo SBT, Rodrigues assiste o vídeo e mostra aos colegas da Casa enquanto a sessão estava em curso. "Abri para ver o que era, e daí apareceu uma imagem pesada, por isso, coloquei o celular embaixo da mesa e mostrei para o deputado ao lado. Eu disse 'olha a imagem pesada que eu recebi pelo Whatsapp' e ele falou: 'que merda é essa?' ", se explicou e afirmou também que não tem medo nenhum problema com a Comissão de Ética da Câmara.
Veja o vídeo:
 
Ainda de acordo com o deputado, o vídeo foi deletado após ser visto. Além disso, ele criticou a reportagem por ter feito as imagens. "Eu acho que a emissora está transgredindo a legislação brasileira com isso."

Questionado pela Folha de S. Paulo, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que a conduta foi atípica, mas não teria condições de avaliar no momento.
Fonte: DN

Mauro Carmélio vai votar pela CBF na eleição da Fifa

mauro carmélio
Carmélio está em Zurique como um dos chefes da Delegação da CBF
KLÉBER A. GONÇALVES
O Presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, vai ser o representante da CBF na eleição da Fifa, que acontece nesta sexta-feira, 29, em Zurique, na Suíça.
Os escândalos revelados pelo FBI nessa quarta-feira, 27, não impediram de haver o pleito, que será disputado pelo atual presidente Joseph Blatter e o príncipe jordaniano Ali bin al-Hussein.
Com a saída de Marco Polo Del Nero, que deixou a Suíça, e com a prisão de José Maria Marin, restaram apenas duas pessoas da comissão brasileira na eleição da Fifa: o presidente da FCF, Mauro Carmélio, e o presidente da Federação de Goiás, André Pitta.
Aliado político e amigo de Marco Polo Del Nero, Carmélio foi o escolhido pelo presidente da CBF para participar e votar no pleito, que vai decidir o novo chefão da Fifa.
Fonte: DN

Pai e filho morrem em incêndio

Image-0-Artigo-1862580-1
De acordo com parentes das vítimas, o filho ateou fogo no colchão onde o pai dormia e se escondeu no banheiro. Os dois morreram
FOTO: NAVAL SARMENTO
Duas pessoas da mesma família morreram queimadas em um incêndio, que teria sido iniciado por um homem que havia feito ameaças de morte contra o próprio pai, segundo os familiares que testemunham as ameaças e presenciaram o incêndio. O sinistro ocorreu em uma residência situada na Rua Mirtes Cordeiro, no bairro Bom Jardim, na noite da última quarta-feira (27).
As duas vítimas foram identificadas como Emílio César Guimarães Irineu, 59, que era pai de Antônio Marcos dos Santos Irineu, 32. De acordo com uma parente que viu os dois com vida pela última vez, na noite do crime, ela foi até a residência para levar alimentos e, embora pai e filho brigassem com uma certa frequência, ela não notou nada anormal no comportamento dos dois naquela noite.
Ameaça
Ainda de acordo com a mulher, no mesmo dia, Antônio Marcos que era usuário do drogas disse que iria matar o seu pai. "Ele disse que ia tocar fogo na casa para matar o pai dele, mas ninguém acreditou que ele fosse capaz de fazer isso", lamentou.
A mulher conta que Antônio Marcos ateou fogo no colchão de Emílio César, enquanto a vítima dormia. "O pai estava dormindo em um colchão, quando ele tocou fogo e correu para o banheiro achando que ia se salvar, mas também morreu". Populares e parentes que moram próximo ao local ouviram os gritos das vítimas, mas as chamas impediram que o resgate fosse realizado.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) estiveram no local, mas as vítimas já estavam mortas.
Chamas
Os homens do Corpo de Bombeiros chegaram ao local por volta das 23h30 e conseguiram debelar o incêndio, antes que as chamas atingissem outras casas.
Fonte: DN

Faltam merenda, papel e pincel para alunos na rede estadual

Image-0-Artigo-1862714-1
A falta de merenda nos colégios da rede estadual é uma das principais preocupações dos professores. Grande parte dos alunos não tem condições de levar para a escola alimentação de casa, o que acaba afetando no rendimento
FOTO: ÉRIKA FONSECA
Image-1-Artigo-1862714-1
Na edição dessa quinta-feira (28), o Diário do Nordeste já havia adiantado a carência de merenda no Interior do Estado, refletindo em prejuízos para os alunos
Além da Saúde, outro serviço básico está tendo o seu desempenho comprometido: a Educação. Devido a uma mudança no fluxograma de organização dos processos licitatórios em relação à prestação de contas da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), o sistema ficou mais burocratizado, causando um atraso no pagamento feito aos fornecedores. Com a alteração, o procedimento, que antes era executado pelas escolas, agora está concentrado na Seduc.
O problema é que, com o atraso no repasse aos fornecedores, começam a faltar materiais básicos, como merenda, papel e tinta para pincel do professor. A situação se deve à burocratização do processo, que vem desde a licitação até a liberação do recurso para aquisição dos itens necessários. "Tudo isso tem afetado em cheio as escolas públicas. A gente se preocupa bastante, porque isso pode comprometer, inclusive, o trabalho pedagógico escolar", avalia Humberto Mendes, coordenador da Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra, localizada no Bairro de Fátima.
O coordenador acrescenta que, desde o fim do ano passado, os repasses para as escolas têm sido insuficientes. "Não atendem à demanda para suprir minimamente as necessidades", enfatiza. Outro programa que está comprometido é o "Rumo à Universidade", uma espécie de cursinho pré-Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o momento, não foi confirmada a existência do projeto, que há mais de sete anos vinha sendo realizado como suporte de preparação dos alunos para a prova.
Esse atraso, destaca Humberto Mendes, afeta o funcionamento regular da escola, atingindo também a manutenção. Reparos básicos, como o conserto de ventiladores e a reposição de lâmpadas, são prejudicados com o atraso desses repasses.
"São coisas simples, mas que dificultam o trabalho em sala de aula, pois a escola passa a ter espaços escuros e quentes. A gente espera que esse problema seja solucionado o mais rápido possível, pois a Educação, enquanto serviço essencial, não pode ser atingida por corte de verba ou por conta da burocracia", diz.
Hoje, às 10h, alunos e professores da Escola Adauto Bezerra realizam um abraço à unidade. O simbólico ato tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a escola pública. Já no bairro Canindezinho, alunos e professores da Escola de Ensino Fundamental e Médio Senador Osires Pontes vão protestar, às 9h, na própria unidade. Ontem, alunos do Colégio Estadual Presidente Humberto Castelo Branco saíram às ruas do bairro Montese para se manifestar.
Itamar Freire da Silva, professor da Escola Osires Pontes, afirma que há um mês os alunos estão sem merenda. Os que podem levam lanche, mas, como trata-se de uma comunidade carente, nem todos têm condições de fazer o mesmo. Alguns contam com a merenda como única refeição. Conforme o professor, mais de 200 escolas no Estado passam pelo mesmo problema.
Regularização