Buscar

27 maio 2015

Tarifas de energia devem recuar em 2016, diz diretor-geral da Aneel

energia
Outro fator que contribui para o cenário de redução de tarifas é o quadro de redução na demanda por energia em 2015 diante da perspectiva de retração da economia
As tarifas de energia elétrica devem recuar no próximo ano, apoiadas em um cenário de chuvas previsto como mais favorável, desligamento de algumas térmicas e renovação de concessões de hidrelétricas, estimou nesta quarta-feira o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino.
"O consumidor poderá dar uma respirada e acredito que no ano que vem tem a perspectiva de uma redução na tarifa", disse Rufino a jornalistas durante evento do setor. "O custo da energia está no máximo e como vamos reduzir (o consumo este ano), isso reduz a tarifa em todo o país", acrescentou.
Rufino comentou que o cenário hidrológico é muito mais favorável para 2016 do que se projetava para 2014 e 2015. Caso a estimativa se confirme, há a perspectiva de desligamento de algumas termelétricas no ano que vem.
"O que vimos de patamar de tarifa em 2014 e 2015 foi um que chegou ao limite do tolerável", disse Rufino. "Há previsão de hidrologia melhor; as renovações da concessões de usinas hídricas que serão embutidas nas contas a um preço mais barato; e os encargos na CDE não são recorrentes e terminam esse ano", afirmou, referindo-se à Conta de Desenvolvimento Energético.
Outro fator que contribui para o cenário de redução de tarifas é o quadro de redução na demanda por energia em 2015 diante da perspectiva de retração da economia, o que deve ajudar a poupar os reservatórios das hidrelétricas.
Órgãos do governo federal reduziram a perspectiva de crescimento da demanda por energia do País de 3,2 para queda de 0,1 por cento neste ano. Porém, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema elétrico (ONS), Hermes Chipp, afirmou nesta quarta-feira que já cogita uma nova revisão para baixo nessa projeção de consumo.
O governo federal tem até setembro para discutir uma nova revisão, mas o ONS acha que no fim de junho ela já poderá ser feita. "A demanda de maio já está 2 mil megawatts abaixo da nova projeção para o ano. Junho não deve ser diferente. A lei diz que, se houver um fato excepcional no curso, a revisão pode ser feita antes. Acho que no fim de junho já haveria elementos para isso", explicou Chipp.
Segundo ele, até recentemente as estimativas para o nível das represas de hidrelétricas do Sudeste no final do período de estiagem, em novembro, era de aproximadamente 10 por cento, mas nesta quarta-feira, a estimativa já aponta para 20 por cento. "O cenário melhorou, eu diria que o risco de racionamento é praticamente nulo", disse Chipp.
Fonte: DN

Justiça proíbe entrada de novos detentos na Cadeia Pública de Quixadá

FOTO: MONÓLITOS POST
FOTO: MONÓLITOS POST
O juiz Saulo Gonçalves Santos, em respondência pela 1ª Vara da Comarca de Quixadá, proibiu a entrada de detentos na Cadeia Pública de Quixadá sem autorização prévia, por escrito, do juiz corregedor permanente da Comarca.
Os pedidos de transferência de presos também deverão ser feitos ao juiz corregedor permanente, estando a efetivação da medida sujeita à autorização prévia, expressa e escrita da referida autoridade.
O objetivo da determinação é controlar a entrada de detentos no estabelecimento prisional, mantendo a segurança das pessoas que ali se encontram e a ordem do local. Segundo o magistrado, a Cadeia Pública de Quixadá está com carência de funcionários para controlar a população carcerária.
Fonte: Ceará Agora

Senado começa a discutir MP 664, que altera regras de pensão por morte

senadoO Senado iniciou na tarde desta quarta-feira, 27, a discussão de mais uma medida provisória do ajuste fiscal, a MP 664, que endurece o acesso à pensão por morte e ao auxílio-doença. A sessão foi aberta à tarde, com um quórum baixo de 42 senadores, presidida pelo 1º vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC) já que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não está na Casa.
A expectativa do governo é aprovar essa MP ainda nesta tarde. Embora contenha uma emenda polêmica e contrária ao ajuste fiscal defendido pela equipe econômica, a flexibilização do fator previdenciário, o Palácio do Planalto deve orientar favoravelmente à matéria e atuar para manter o texto que veio da Câmara. O líder do governo no Congresso, José Pimentel (PT-CE), declarou em Plenário que esse será o entendimento dos aliados da presidente Dilma Rousseff. Qualquer alteração feita pelos senadores enviará a MP novamente para análise dos deputados e impossibilitará sua votação antes de 1º de junho, último dia do prazo legal de sua validade.
Com a emenda do fator previdenciário aprovada, caberá à presidente Dilma Rousseff vetar esse item – atendendo ao pleito da equipe econômica – ou sancioná-lo, para atender o PT e evitar o desgaste com as bases sindicais.
Ontem, a base aliada conseguiu uma vitória importante, ao aprovar a MP 665, que também faz parte do ajuste fiscal e que torna mais difícil o pagamento do seguro-desemprego e do abono salarial.
Fonte: Ceará Agora

Cid Gomes visita Sobral e aumenta rumores sobre seu retorno a PMS

cid 111
A constante movimentação do ex-governador Cid Gomes pelo município de Sobral nos últimos dois meses, tem intrigado a mente dos muitos analistas políticos que cobrem a política cearense. E aguça a imaginação dos que acompanham mais de perto a política de Sobral.
Cid não conversa sobre política, pouco anda com os políticos locais e não concede entrevistas. É sempre visto passeando de carro. Já foi ao Beco do Cotovelo, onde tomou café e jogou dominó. Cortou o cabelo no Salão Pop, e seus almoços são em restaurantes bem populares da cidade, como o Aragão da Carne de Sol e o Barrigudo.
Tem vindo toda semana à cidade. Chega sempre na terça-feira, e volta para Fortaleza na quinta. Na noite desta terça-feira (26), a convite do amigo Itamar Ribeiro, Cid Gomes foi comer milho com queijo na casa do líder comunitário de Pedra de Fogo, Zé Gerardo do Cal. O vereador Calos do Calisto também foi.
Fonte: Ceará Agora

Prazo para renovar contratos do Fies é prorrogado até final de junho

Fies
"O compromisso do governo federal é o de garantir que todos os estudantes façam o aditamento", informou o Ministério da Educação em nota divulgada na terça(26)
FOTO: AG. BR
O Ministério da Educação concedeu prazo extra para os estudantes já inscritos no Fies(Fundo de Financiamento Estudantil) renovarem o financiamento.
Esta é a segunda prorrogação para renovação dos contratos. Inicialmente, o prazo terminaria em abril, depois mudou para a próxima sexta-feira, dia 29 de maio, e, agora, foi estendido até o dia 30 de junho.
"O compromisso do governo federal é o de garantir que todos os estudantes façam o aditamento", disse o MEC em nota, divulgada nesta terça (26). A portaria deve ser publicada nesta quinta (28) no "Diário Oficial da União".
Segundo a pasta, do total de 1,9 milhão de contratos ativos, cerca de 100 mil (5,26%) ainda estão pendentes. Neste ano, foram firmados 252,4 mil novos contratos -ainda não há definição sobre nova abertura do sistema do Fies neste ano.
Nesta terça (26), integrantes do MEC se reuniram com representantes das instituições privadas de ensino superior para debater problemas relacionados com o FIES.
Enem obrigatório
A partir de janeiro de 2016, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) passa a ser obrigatóriotodas as pessoas que desejam ter acesso ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Até então, o exame não era obrigatório para dois públicos específicos: professores da rede pública de ensino matriculados em curso de licenciatura ou pedagogia e pessoas que concluíram o ensino médio antes de 2010. Agora, candidatos com esse perfil também deverão apresentar as notas no Enem para obter o crédito estudantil.
A mudança foi feita em portaria do Ministério da Educação publicada nesta terça (26) no "Diário Oficial da União".
No fim do ano passado, o MEC aumentou o rigor para acesso ao Fies e passou a exigir uma nota mínima no Enem (450 pontos) para o estudante conseguir o financiamento. Neste ano, após dificuldades dos candidatos em renovar e solicitar novos contratos em sistema do programa federal, foram concedidos um total de 252.442 financiamentos.
Enem
As inscrições para o Enem 2015 começaram às 10h de segunda-feira (25) e deve ser feita pelo site do Inep. O prazo se encerra em 5 de junho, mas os candidatos terão até o dia 10 deste mês para efetuar o pagamento da inscrição, que este ano é de R$ 63.
Fonte: DN

Charge

Charge

PREFEITOS - Marcha a Brasília destaca seca

Image-0-Artigo-1860837-1
Prefeitos cearenses participam da abertura da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece até quinta-feira. Os gestores pedem mais ações de combate aos efeitos da seca que chega ao 5º ano consecutivo
Fortaleza. Os efeitos da seca, que têm penalizado os municípios nordestinos, não podem prescindir da conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco. Esse foi um dos pontos colocados em pauta, ontem, durante a Abertura da programação da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece no Centro de Convenções Internacionais. O encontro reune cerca de 3 mil gestores s e mais de 1.500 vereadores.
O tema da seca teve o destaque de líderes gestores da Paraíba, por meio do presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Antônio Patriota e da Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento.
Durante a abertura do evento, que contou com as presenças ainda do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) Paulo Ziulkoski, e do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, Patriota disse que que são cinco anos consecutivos de estiagem, que impacta mais de 22 mil habitantes, moradores do Semiárido. "Não podemos negar um copo de água a quem te direito a vida", afirmou.
Já o presidente da Aprece chamou a atenção para o grande número de cidades cearenses que estão requerendo a decretação do estado de emergência, por conta da escassez dos recursos hídricos. Dos 184 municípios do Estado, apenas 30 não pleiteiam ainda essa condição, a fim de requerer ações emergenciais do governo federal.
"Para nós prefeitos nordestinos é fundamental que não haja interrupção nas obras da transposição", disse Expedito do Nascimento. Ele informou que Aprece está acompanhando com apreensão as ações de combate, uma vez que a crise se acentua a cada momento.
Exigências
De acordo com as normas do governo federal, o município só pode realizar os procedimentos legais para decretação se dentre as consequências se atinja parâmetros como danos humanos, materiais ou ambientais e prejuízos públicos superiores a 2,77% da Receita Corrente Líquida (RCL) ou Prejuízos privados superiores a 8,33% da RCL.
Após essa análise e concretizando-se a situação, deverá preenchida e encaminhada à Brasília, anexando os documentos obrigatórios por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).
Para o presidente da Aprece, trata-se de uma burocracia que pode demorar na resposta para problemas sérios vividos pelos municípios, mas que devem ser enfrentados de forma técnica para que os pleitos sejam atendidos. Para tanto, ele informou que a entidade vem disponibilizando assessoria técnica aos gestores municipais para elaboração dos documentos.
Municípios fora do Estado de Emergência
Acarape
Barbalha
Baturité
Coreaú
Crato
Cruz
Eusébio
Fortim
Fortaleza
Guaiuba
Guaramiranga
Horizonte
Icapuí
Itaitinga
Itapajé
Itapipoca
Itarema
Juazeiro do Norte
Maracanaú
Moraújo
Paraipaba
Paramoti
Poranga
Potengi
Salitre
Santana do Acaraú
Senador Sá
Tianguá
Trairi
Tururu
Marcus Peixoto
Repórter
Fonte: DN

A aliados, Cunha culpa PSDB e Michel Temer por derrota na Câmara

k
Na avaliação de Cunha o que "atrapalhou" foi o PSDB
Em conversas reservadas com aliados, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha(PMDB-RJ), atribuiu a derrota do modelo conhecido como "distritão" no projeto da reforma política aos deputados do PSDB. Ele ainda criticou o vice-presidente, Michel Temer, por ter deixado o presidente interino do PMDB, Valdir Raupp, conduzir as negociações sobre o tema, votado nesta terça-feira (26).
Peemedebistas afirmam que quase todos deputados da bancada da legenda eram favoráveis ao distritão, modelo defendido por Cunha. Na sessão, 13 votaram contra a proposta.
Na avaliação de Cunha, segundo a reportagem apurou, o que "atrapalhou" foi o PSDB, que havia negociado acordo para votar mas liberou a bancada após pressão do senador Aécio Neves (PSDB-MG).
Temer é criticado nos bastidores por Cunha e aliados porque, segundo eles, deixou Raupp "tocar" as tratativas sobre a votação. De acordo com esses deputados, o presidente interino do PMDB articulou com Gilberto Kassab (Cidades) e Aécio Neves contra os pontos votados na reforma política.
Temer é o patrono do distritão. Na segunda-feira (25), ele havia avaliado que o cenário estava, nas palavras de um interlocutor, "calmo", e não descartava a vitória do modelo.
Esta foi a primeira grande derrota de Cunha à frente da presidência da Câmara.

R$ 855 - Governo eleva valor do salário mínimo que entrará em vigor no próximo ano


O governo piorou o cenário de crescimento para 2016 reduzindo para 1%, ante 1,3%, a previsão de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) para o próximo ano, segundo dados do Ministério do Planejamento apresentados nesta quarta-feira pelo titular da pasta, ministro Nelson Barbosa.
 
Durante apresentação na Comissão Mista de Orçamento, Barbosa informou que o governo elevou para R$ 855,00 o valor do salário mínimo a vigorar no próximo ano, ante o valor anterior de R$ 854,00. A meta nominal de R$ 126,73 bilhões de superávit primário para 2016 também foi ajustada em proporção ao PIB a 2,02% frente à equivalência anterior de 2% do PIB.
Fonte: DN

Após passar mal, mãe de Dilma Rousseff terá alta em Brasília

n
Ao lado da filha, Paula, a presidente eleita, Dilma Rousseff, beija a mãe, Dilma Jane
AGÊNCIA BRASIL
A mãe da presidente Dilma RousseffDilma Jane Rousseff, que foi internada nesta terça-feira (26), em Brasília, após apresentar sintomas de um ataque isquêmico transitório, terá alta ainda nesta quarta-feira (27) do Hospital das Forças Armadas, de acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência. Os exames, feitos no HFA, não indicam sinais infecciosos.
Dilma Jane tem 91 anos e vai receber alta hospitalar por recomendação médica – “em boas condições gerais” – ainda nesta quarta-feira (27), segundo informou o Planalto. Em março, a mãe da presidenta também teve problemas de saúde e recebeu cuidados médicos no Palácio da Alvorada, onde reside com a filha. Na ocasião, Dilma chegou a cancelar uma agenda que cumpriria em Belo Horizonte (LINK).
Fonte: DN

Cearense é escolhido para participar de edição especial de quadro do Caldeirão do Huck

Manoel LimaManoel Lima
Aos 19 anos, Manoel Bonfim Cruz de Lima, natural do município de Icó, é um dos escolhidos para participar do quadro "Soletrando: Desafio dos Campeões", do "Caldeirão do Huck". A iniciativa faz parte da comemoração de 50 anos da Rede Globo, que resolveu investir em edições especiais de quadros de sucesso da emissora.

O adolescente foi escolhido de acordo com sua performance no projeto Geekie Games Enem, simulado que prepara os alunos para o processo seletivo. O convite surgiu há 25 dias.

Segundo Talita da Silva, coordenadora da Escola de Ensino Médio Vivina Monteiro, onde o jovem cursou os três últimos anos da escola, no interior do Ceará, Manoel ficou em 9º lugar do ranking nacional do projeto. "Ele já está no Rio de Janeiro gravando o quadro", adiantou a coordenadora. O adolescente fica em solo carioca até sexta-feira. O quadro terá sete episódios. O prêmio final é de R$ 100 mil reais e terá três participantes que já estiveram no "Soletrando", além de três novatos.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, Bruna Cruz de Lima, de 21 anos, irmã do garoto, ele é o primeiro da família a fazer faculdade. "Somos seis irmãos. Estamos todos muito felizes  e ficamos orgulhosos quando recebemos a notícia". Manoel cursa o terceiro período de Biomedicina e, atualmente, reside em Fortaleza. A família segue morando em Icó.

Se quando participou do Geekie Games estudava 17 horas por dia, para a nova edição do "Soletrando", a irmã diz que ele,
às vezes, nem dormia. "Manoel está muito focado". Dessa vez, contou com a companhia de um colega para acompanhá-lo na viagem para o Rio de Janeiro. "Mas, se ele chegar na final, sou eu que vou com ele", comenta Bruna, na torcida.

A irmã relembra que o irmão sempre foi estudioso. "Ele nunca gostou de sair de casa, nem quando era para brincar com os amigos. Estava sempre estudando".
A coordenadora da escola que Manoel estudou durante o ensino médio também contou que a produção do "Caldeirão do Huck" já esteve em Icó e gravou um perfil do estudante. "Conversaram comigo e com a mãe dele", diz Talita.


Trajetória

Em entrevista ao canal do Youtube do projeto Geekie Games, Manoel relembrou um pouco de sua trajetória e reforçou a importância do simulado em sua vida.

"Para chegar até aqui foi complicado. Sempre morei em Icó, estudei em várias escolas, mas toda públicas. No ensino fundamental, estudei em uma escola que o teto era todo furado. Quando chovia, a gente tinha que ir embora pra casa porque não tinha como ficar".

"Descobri o Geekie Games através da minha escola, que tinha uma parceria com o simulado. Eu fiz o primeiro e gostei do método. Quando eu vi que o que tinha estudado tava na prova, foi uma realização pessoal pra mim".

"Eu tenho mais de 50 primos e apenas dois concluíram o ensino médio. Eu fui o primeiro que consegui entrar na faculdade. Sempre busquei uma área que eu pudesse ajudar as pessoas, imagina descobrir a cura de uma doença".

"Minha autoestima tá lá em cima. Eu acredito muito em mim, no meu potencial. Estou buscando agora o Ciência sem Fronteiras. Quero estudar agora fora do Brasil. Meu pensamento já pulou, de Fortaleza eu quero ir para a Inglaterra".
Fonte: DN

Após derrotas, Câmara tenta salvar financiamento privado a campanhas


camara
Após o plenário da Câmara sepultar as chances de mudança no sistema eleitoral do país, o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tenta salvar como único ponto da reforma política a constitucionalização da permissão que empresas financiem as campanhas políticas.
Com boa interlocução com o empresariado, Cunha decidiu romper um acordo feito no dia anterior e colocará em votação, nesta quarta (27), a proposta de permitir as doações privadas somente aos partidos. As legendas, então, repassariam os recursos aos candidatos.
Nesta terça (26), o plenário rejeitou a proposta de colocar na Constituição a permissão de as empresas doarem para candidatos e partidos. A ideia recebeu 264 votos, 44 a menos do que o mínimo necessário (308).
O acordo era que essa seria a única votação sobre o tema. Com a derrota, porém, os deputados decidiram voltar ao assunto nesta quarta (27).
O temor da cúpula da Casa é que o STF (Supremo Tribunal Federal) conclua o julgamento sobre a proibição do financiamento privado das campanhas, suspenso desde o ano passado por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.
Hoje as empresas são as principais responsáveis por injetar dinheiro nas campanhas. Os candidatos recebem também recursos públicos para bancar suas candidaturas.
Fonte: DN

Governo deve definir até o próximo mês convocação de concursados, diz ministro

f
Ministro falou que o bloqueio orçamentário havia mantido, nas duas áreas, o mesmo gasto feito no ano passado
AGÊNCIA BRASIL
O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse nesta quarta-feira (27) que até junho o governo deve definir a quantidade de concursados que serão convocados e quais os órgãos beneficiados para as seleções já realizadas.
A afirmação veio durante debate iniciado no plenário 2, após questionamentos de deputados, como Izalci (PSDB-DF) e Edmilson Rodrigues (PSOL-PA). Rodrigues cobrou especialmente a convocação de pessoalpara o Banco Central. Ele disse que a instituição tem apenas 59 servidores para atender toda a região Norte.
Críticas
Os deputados presentes à audiência pública da Comissão Mista de Orçamento com o ministro criticaram o ajuste fiscal e o contingenciamento de R$ 69,9 bilhões definido pelo Executivo. O deputado Edmar Arruda (PSC-PR) lamentou que o contingenciamento tenha incidido sobre as despesas da saúde e da educação.
Pouco antes, o ministro havia falado que o bloqueio orçamentário havia mantido, nas duas áreas, o mesmo gasto feito no ano passado. Para Arruda, isso não deve ser visto como uma vantagem. "A saúde já está um caos", afirmou.
Ele criticou também as mudanças feitas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que dificultaram o acesso de estudantes ao programa. "Se tem uma coisa que não podia faltar é recursos para os jovens que estão no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]", afirmou Arruda, que também cobrou o pagamento das empresas que constroem para o programa Minha Casa Minha Vida.
O deputado Edmilson Rodrigues criticou as medidas provisórias do ajuste (MPs 664 e 665), que tornaram mais rígidas as regras de acesso a benefícios como seguro-desemprego, abono salarial e pensão por morte "A saída [do governo] foi punir as viúvas, os pobres e os pescadores. É claro que a crise social vai se aprofundar", disse.
Fonte: DN

Marin recebeu propinas de R$ 2 milhões por ano pela Copa do Brasil

José Maria Marin
Marin foi um dos presos na Fifa pela polícia suíça e à pedido do FBI
FOTO: AGÊNCIA REUTERS
José Maria Marin recebeu propinas de R$ 2 milhões por ano de parceiros comerciais para a realização da Copa do Brasil enquanto foipresidente da CBF. Na manhã desta quarta-feira (27), ele foi um dos presos na Fifa pela polícia suíça e à pedido do FBI, a Agência Federal de Investigação dos Estados Unidos
Segundo a investigação americana, a CBF cobrou propinas de parceiros para que tivessem o direito de transmissão dos eventos. O valor, porém, subiu quando Marin assumiu a presidência, em 2012. Marco Polo Del Nero, presidente atual da CBF, saiu em defesa de Marin, alegando que todos os contratos eram da época de Ricardo Teixeira
Outra constatação é de que a Nike pagou uma propina de US$ 40 milhões (cerca de R$ 127 milhões) em uma conta na Suíça para fechar um contrato com a CBF para patrocinar a seleção brasileira. A informação faz parte da investigação conduzida nos Estados Unidos e que acabou com a prisão de José Maria Marin, ex-presidente da CBF. 
Segundo o levantamento, o acordo avaliado em US$ 140 milhões (R$ 445 milhões) rendeu em pagamentos paralelos e depositados no paraíso fiscal alpino. As suas duas empresas que teriam recebido o dinheiro seriam a Traffic Sports International Inc. e a Traffic Sports USA Inc. -, que estão sediadas na Flórida (EUA). Ambas são citadas pela Justiça americana. Os suíços já indicaram que contas foram bloqueadas.
Marco Polo del Nero, presidente da CBF, se recusou a comentar o contrato da Nike. "Isso é algo antigo", disse. O cartola participa de uma reunião de emergência em Zurique com dirigentes sul-americanos e deixou claro que a responsabilidade pelos contratos é de Ricardo Teixeira. " Eu não sabia de nada", declarou.
Fonte: DN

Estágio: Prefeitura de Fortaleza divulga edital para 376 vagas em 34 cursos

Seguem até o dia 23 de junho as inscrições para o preenchimento de 376 vagas para estagiários em nível superior da Prefeitura de Fortaleza. As vagas estão distribuídas em 34 cursos e tem 32 oportunidades são reservadas para pessoas com deficiência. 
As inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento do formulário e pagamento do boleto bancário no valor de R$ 40,00 (quarenta reais). 
A seleção é constituída de uma única etapa no dia 12 de julho e também visa preenchimento de cadastro de reserva. A duração do estágio será de 12 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período uma única vez, limitada à data de colação de grau do estagiário.

Conheça os requisitos indispensáveis para a seleção:
1) Candidatos devem estar cursando, no mínimo, o 4° semestre, ou ter cursado pelo menos 80 créditos ou 40% de sua carga horária;
2) Estudantes do curso de Turismo farão uma prova oral e os demais uma prova escrita objetiva, que será composta por 40 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa e atualidades, com exceção das provas para estudantes de Direito, Jornalismo e Publicidade, que terão acrescentadas 20 questões sobre conhecimentos específicos do curso;
SERVIÇO: Seleção de Estagiários da Prefeitura de Fortaleza (PMF).
Vagas: 376
Nível: Superior a partir do 4° semestre
Edital: baixe aqui
Inscrição: até o dia 23 de junho; preencha o formulário on-line
Informações: Imparh - Avenida João Pessoa, 5609 - Damas - (85) 3433.2987 Links
Fonte: DN

Ministério da Saúde libera R$ 25,7 milhões para o Ceará


Foto_
Encontrou durou duas horas
FOTO: DIVULGAÇÃO
O governador Camilo Santana se reuniu na manhã desta quarta-feira (27), em Brasília, com o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Durante a audiência, o ministro anunciou a liberação, de imediato, R$ 25,7 milhões de recursos retroativos para o Ceará, divididos entre municípios e Estado.
O encontro, que durou duas horas, contou ainda com a participação do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, dos secretáriosMauro Filho (Fazenda) e Henrique Javi(Saúde) e dos deputados federais José Guimarães e Odorico Monteiro.
Os recursos estão divididos entre o Governo do Estado e os municípios de Aracoiaba, Fortaleza, Barbalha, Baturité, Beberibe, Canindé, Crateús, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Itapiúna, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Mulungu, Pacoti, Pentecoste, Piquet Carneiro, Quixadá, Russas, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Várzea Alegre e Granja.  
“Foi uma reunião muito positiva, técnica, realizada após a que tivemos com a presidenta Dilma na semana passada. Vamos aprofundar cada dado, em nível de gestão estadual, para garantir mais recursos para o Ceará”, comentou o governador, que se reunirá à tarde com técnicos do ministério para analisar as pendências para o estado.
Fonte: DN

Confira as principais notícias no Retrospectiva do Dia