Buscar

22 maio 2015

Administração “Uma Cidade de Todos” parabeniza a Paróquia de Aracoiaba pelo seu aniversário

Hoje, gostaria de prestar minha homenagem a uma instituição que verdadeiramente não só oferece o peixe para matar a fome, mas ensina ao homem a arte de pescar e a arte de viver, a não ser mais uma criatura deste mundo, mas alguém com acesso ao Criador de todas as coisas.
Parabenizamos a Paróquia Nossa Senhora da Conceição pelos seus 101 anos em Aracoiaba/Ceará. Uma Igreja missionária e que busca manter-se fiel a Sã doutrina. Louvamos a Deus pelos membros que fizeram parte dessa bela história, verdadeiros heróis da fé, que merecem o nosso reconhecimento. Aos que atualmente se congregam nessa Igreja, pedimos que o senhor Deus, em Cristo, continue dando coragem, unção e santidade para que eles possam seguir fazendo discípulos de Jesus Cristo e glorificando o nome do Senhor.
Ao nosso Pároco, Padre Evandro e líderes religiosos, nossa gratidão pelos ricos ensinamentos e exemplos de santidade; rogamos ao Espírito Santo que permaneça na direção da vida desses homens, para que eles sejam obedientes e fiéis à Santa Palavra, e que não lhes falte amor pelo rebanho, demonstrado através de gestos e ações.

Antônio Cláudio Pinheiro
Prefeito de Aracoiaba

Ciro diz que Brasília está dominada por "gatunos e incompetentes"

Atual presidente da Transnordestina, o ex-ministro Ciro Gomes (Pros) fez duras críticas à política brasileira nesta sexta-feira, 22, durante evento da Revista Carta Capital, em São Paulo. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Ciro afirmou estar em fase “detox” da política e disse que Brasília “está dominada por uma coalizão de gatunos e incompetentes”.

Sobre o Congresso, o ex-ministro da Integração Nacional afirmou que há “ladrões convocando CPIs e bandidos acusando gente séria de ser bandido”. Ele poupou a presidente Dilma Rousseff (PT) das críticas, afirmando que a petista é “exceção, porque é honrada e tem espírito público”.

Sobre seu futuro político, Ciro reafirmou estar em fase “detox” na carreira, “dando folga aos eleitores”. “Agora pertenço ao mundo empresarial, mas eu nunca me supus um porco capitalista”, brincou Ciro, atualmente executivo na Transamazônica, subsidiária da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). 

Ex-governador do Ceará e ex-ministro, Ciro Gomes não disputa eleições desde 2006, quando foi eleito deputado federal pela última vez. Na época, se disse “decepcionado” com a Câmara e teve altas taxas de ausência na Casa. Ele chegou a ser cogitado para disputar pelo Senado em 2014, o que significaria uma renúncia prematura do irmão, o então governador Cid Gomes (Pros). (com informações do Estadão Conteúdo)

AMAB realiza reunião para dar continuidade à criação do Consórcio Iluminação Pública do Maciço de Baturité

Na manhã desta sexta-feira, 22, a Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (AMAB) realizou, no auditório da Aprece, uma reunião com a finalidade de dar continuidade à formalização de criação do Consórcio Intermunicipal de Energia e Iluminação Pública do Maciço de Baturité (CEIMAB).
Na ocasião, os prefeitos participantes assinaram o Protocolo de Intenções para a criação do consórcio. Após a aprovação das leis nas câmaras municipais, haverá uma Assembleia Geral de Instalação do consórcio, prevista para dia 19 de junho, que irá oficializar a criação do CEIMAB e a aprovação do Estatuto, entre outros assuntos inerentes à sua constituição. 
Estiveram presentes os prefeitos de Aracoiaba, Aratuba, Ocara, Itapiúna, Capistrano, Redenção, Mulungu e Pacoti; os procuradores dos municípios de Pacoti, Aracoiaba, Itapiúna e Ocara;  técnicos da AMAB; o especialista em Iluminação Pública, Felipe Rodrigues; e a assessora Jurídica da Aprece, Daniela Amaral.

    

    


Especialistas alertam que homens podem matar parceira com sêmen

Especialistas estão alertando as mulheres que sentir coceira e dor pode ser sinal de alergia ao sêmen de seu parceiro.
Este problema embaraçoso está arruinando a vida íntima dos casais, e é mais comum do que você imagina – 12% da população que sofre com ele.
Os sintomas leves podem incluir irritação, coceira, dor quando urina e eczema nas partes íntimas.
Mas nos mais casos de séria reação alérgica, ele pode realmente ser fatal.
Especialistas estão alertando as mulheres que sentir coceira e dor pode ser sinal de alergia ao sêmen de seu parceiro, algo mais comum que imaginamos e que pode levar à morte.
Um especialista em ciência reprodutiva tem alegações de que as mulheres com idade entre 20 e 30 anos são as mais afetadas, e apresentam sintomas como choque anafilático apenas uma hora após serem expostas ao líquido do parceiro.
Dr Michael Carroll, professor na Universidade Metropolitana de Manchester, acredita que a alergia possa ser mais comum do que o imaginado, e muitas mulheres procuram médicos por conta disso.
Marie Cuthbertson, de 50 anos, procurou ajuda após sofrer com os sintomas durante 30 anos.
Médicos chegaram a alegar que seu marido, Mark, de 49 anos, poderia ter sido infiel e ela muitas vezes recebeu prescrições de antibióticos para tratar uma DST.
Após 10 anos de sofrimento, Marie foi finalmente visitar o Hospital Clínico Geniturinário, onde o médico disse que ela poderia ser alérgica ao sémen e que os preservativos eram a única solução.
“O médico foi fantástico. Eu lhe disse que acreditava que eu era alérgica à relação íntima. Ele disse que tinha lido relatórios clínicos e mencionou que isso definitivamente não acontece”, disse Marie.
A causa do problema ainda é desconhecida, mas a história da família pode ser um fator.
E não é só as mulheres que podem sofrer com a alergia. Em alguns casos raros, os homens podem ser alérgicos aos seus próprios sêmens.
Os sintomas incluem uma síndrome gripal, com dor, vermelhidão e desconforto, que afeta a cabeça, olhos, nariz, garganta e músculos, fadiga extrema e dificuldade de concentração. Um total de 45 homens já foi identificado com o problema.
Fonte: DailyStar

Prefeitura de Aracoiaba é destaque na mídia cearense


A cidade de Aracoiaba tem sido badalada na mídia cearense nos últimos meses, de repente as ações do executivo daquele município passaram a ganhar notável espaço nos veículos de comunicação, nossa equipe foi em busca dos responsáveis pela eternização do registro jornalístico, que além das ações governamentais registram tudo que acontece na cidade. Estamos falando de três web jornalistas integrantes da nova equipe da comunicação da Prefeitura de Aracoiaba, tendo à frente o jovem Flávio Silva, João Paulo Oliver e Bruno Pinheiro.

O trio de feras estão dando uma nova roupagem na comunicação da Prefeitura de Aracoiaba. O site hoje é atualizado diariamente com notícias e informações da administração.

Aracoiaba já serve de modelo na área da comunicação para os demais municípios do Maciço de Baturité.

UM POUCO DE ARACOIABA NA MÍDIA CEARENSE

AS BELAS. Cybeli Pinheiro (Miss Aracoiaba 2013 e Miss Brasil Estudantil Juvenil) e Brena Santos (Miss Aracoiaba 2014), Kymberly Nogueira (Miss Teen Universo) e Camila Mota abrilhantaram a passarela do Desfile de Moda em um Shopping de Fortaleza, com organização da equipe de Produção do Pollo Fashion Week, que será realizado de 9 a 12 de setembro, na Praça do Ferreira, com direção de Laurindo Lima, do município de Cedro. (DIÁRIO DO NORDESTE)



RECUPERAÇÃO. A Prefeitura de Aracoiaba iniciou, na última semana, a recuperação das estradas vicinais que ligam o município a várias comunidades rurais. A ação está sendo coordenada pela Secretaria de Obras. Com o apoio de uma retroescavadeira e caminhões do tipo caçamba, os serviços vão permitir a recuperação de estradas de chão que são castigadas no período de chuva, dificultado a passagem dos veículos nos trechos mais afetados. (DIÁRIO DO NORDESTE)

Vinte e um municípios cearenses registram chuvas no início desta sexta-feira


Esta sexta-feira (22) começa com chuvas em 21 municípios cearenses. As maiores precipitações foram em Jaguaribara, 40 milímetros, Mombaça 39, e em Iguatu, 35 milímetros.

Acompanhe o quadro das dez maiores precipitações no Estado, segundo a Funceme, nas últimas horas:

1. Jaguaribara (Posto: Jaguaribara) : 40.0 mm
2. Mombaça (Posto: Mombaca) : 39.0 mm
3. Iguatu (Posto: Iguatu) : 35.0 mm
4. Iracema (Posto: Sao Jose Do Fama) : 20.0 mm
5. Iracema (Posto: Bastioes) : 18.0 mm
6. Quixadá (Posto: Ac. Pedras Brancas) : 15.8 mm
7. Cedro (Posto: Varzea Da Conceicao) : 12.0 mm
8. Orós (Posto: Palestina) : 12.0 mm
9. Acopiara (Posto: Acopiara) : 10.0 mm
10. Acopiara (Posto: Caixa) : 9.0 mm


Fonte: CN7

Seis pessoas são presas se passando por policiais e realizando assaltos

Polícia Civil
Os acusados usavam distintivos falsos para cometer os crimes
Uma mulher e cinco homens foram presos em flagrante por cometer diversos assaltos se passando por policiais civis comdistintivos falsos, na última quarta-feira (20), no bairro Parque Dois Irmãos
Em coletiva na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), a Polícia divulgou que a quadrilha estava se preparando para agir contra uma casa lotérica, quando foram detidos em flagrante. Eles costumavam utilizar o disfarce para entrar em estabelecimentos comerciais, e só então anunciavam o assalto.
Com a quadrilha, foram apreendidos dois carros roubados, dois distintivos falsificados, duas pistolas, munição e diversos celulares. As seis pessoas devem responder por receptação, associação criminosa, falsificação e adulteração de veículos.
A Polícia continua à procura de mais pessoas envolvidas no crime.
Fonte: DN

Campanha de vacinação contra a gripe é adiada no Ceará

Vacinação
A campanha de vacinação contra a gripe, prevista para encerrar nesta sexta (22), foiprorrogada até o próximo dia 5 de junho, no intuito de atingir a meta de imunização em todo o Estado. Até a última quinta (21), apenas 30,37% da população que compõe o público-alvo recebeu a dose do antídoto. No total, as autoridades de saúde esperam vacinar 1.762.872 pessoas no Ceará.
A dose única é oferecida gratuitamente, desde o dia 4 de maio, em postos de saúde, e protege contra três subtipos do vírus da gripe, o A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.
O público-alvo é formado por crianças de seis meses a menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da Saúde; povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
Fonte: DN

PF deflagra operação contra corrupção em 5 municípios do CE

 
Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira, a Operação Loop, com a finalidade de instruir investigação que tramita em segredo de Justiça na qual está sendo apurada a atuação de uma associação criminosa de empresários e agentes públicos vinculados a prefeituras, no cometimento de crimes como desvio de recursos públicos federais e municipais, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro.
Estão sendo cumpridos - por 42 policiais federais -  9 mandados de busca e apreensão em Fortaleza e nos municípios de Eusébio, Guaramiranga, Ibaretama e Independência. Os crimes investigados têm penas que variam de 1 a 12 anos de prisão, sendo que parte dos investigados já foi alvo de ações anteriores da Polícia Federal.
Uma coletiva de imprensa será concedida à imprensa nesta manhã na Sede da Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará para dar mais detalhes sobre a operação.
De acordo com a PF, o termo “Loop” faz alusão a uma linguagem de programação em que um comando é utilizado para repetir uma ação (atuação policial) enquanto determinada condição (crime) ocorrer.
Fonte: DN

Cezzinha lança quinto CD da carreira; ouça

Cezzinha
Novo álbum de Cezzinha chama-se “Eu Gosto De Tudo Em Você” (Foto: Divulgação)
Com muito romantismo, Cezzinha lança este mês seu quinto álbum “Eu Gosto de Tudo Em Você”. As 16 faixas do novo trabalho traz canções inéditas e regravações de sucessos da música regional e nacional. O novo trabalho foi gravado no início deste ano, no Recife, e produzido pelo próprio cantor. Ouça as faixas pelo link: http://jukebox.somlivre.com/playlist-151395229.
O sanfoneiro solta a voz em um pot-pourri especial com canções dos mestres Luiz Gonzaga eDominguinhos – “Pedras Que Cantam”, “Olha Pro Céu” e “Isso Aqui Tá Bom Demais” – e também mostra que sanfona combina com samba na faixa “Judia de Mim”, que conta com a participação especial de Zeca Pagodinho, autor da música ao lado de Wilson Moreira.
O álbum traz também as inéditas “Em Teu Olhar Me Encontro”, “Cem Anos de Solidão”, “Queimando de Prazer” e “Forró Brasileiro” e “Enchente”, esta última, composição de Cezzinha e André Rio, em que o sanfoneiro mostra o melhor do forró romântico.
Cezzinha ainda relembra clássicos, como “Ai Que Saudade d’Ocê”, de Vital Farias, “Poucas Palavras”, de Ilmar Cavalcanti e Eliane, “Quando Bate o Coração”, de Accioly Neto, e “O Ciúme”, de Caetano Veloso. Pupilo de Dominguinhos, Cezzinha demonstra todo seu talento na sanfona em duas faixas instrumentais do disco: “Baião de Bandolim”, na qual conta com a participação de Beto do Bandolim, e “Forró dos ‘M’”, uma homenagem a Eduardo e Geraldinho Magalhães, amigos e produtores do músico.
Serviço:
CD Cezzinha – Gosto de Tudo Em Você
 1. Eu Gosto de Tudo Em Você (Cezzinha e Clodo Ferreira)2. Porque Tem Que Ser Assim (Cezzinha e Chico Pessoa)
3. Um Anjo Pra Cuidar de Mim (Cezzinha e Nando Cordel)
4. Ai Que Saudade D’Ocê (Vital Farias)
5. O Ciúme (Caetano Veloso)
6. Enchente (Cezzinha e André Rio)
7. Em Teu Olhar Me Encontro (Cezzinha e Clodo Ferreira)
8. Cem Anos De Solidão (Cezzinha e Fábio Simões)
9. Judia De Mim (Zeca Pagodinho e Wilson Moreira) – Part. especial: Zeca Pagodinho
10. Poucas Palavras (Ilmar Cavalcanti e Eliane)
11. Quando Bate o Coração (Accioly Neto)
12. Pot-Pourri: Pedras Que Cantam / Olha Pro Céu / Isso Aqui Tá Bom Demais (Dominguinhos e Fausto Nilo / José Fernandes e Luiz Gonzaga / Dominguinhos e Nando Cordel)
13. Queimando de Prazer (Cezzinha)
14. Forró Brasileiro (Cezzinha e Fábio Simões)
15. Baião de Bandolim (Cezzinha)
16. Forró dos “M” (Cezzinha)
Fonte: DN

Marca cria bonecas com deficiências físicas para promover inclusão

makies2
Somente três bonecas foram criadas até o momento. Fotos: Divulgação
Uma marca britânica teve uma ideia genial para promover e familiarizar as crianças com as deficiências físicas e marcas de nascença que muitas delas têm ou vão encontrar nos amiguinhos da escola.
Impulsionada por uma campanha na internet chamada #ToyLikeMe (Brinquedo como eu sou), a marca Makies, que vende bonecas feitas em impressoras 3D, anunciou uma série de acessórios como bengalas, aparelhos auditivos, óculos e marcas, que podem ser adquiridos com a boneca ou separadamente.
Após o anúncio da novidade na linha de brinquedos, a marca recebeu diversassolicitações de acessórios, como umacadeira de rodas, que será o próximo item a ser lançado. O valor das bonecas, que podem ser adquiridas pela internet, gira em torno deUS$ 120 cada, cerca de R$ 360.
A campanha ganhou grande repercussão nas redes sociais, com mães e pais pedindo mais diversidade nos brinquedos e bonecas, já que a maioria das bonecas vendidas no mercado comum tem corpos perfeitos e esculturais.
Veja as imagens:
makies4
Hetty tem deficiência auditiva
makies6
A boneca Eva é deficiente visual
A boneca chamada Melissa tem uma marca de nascença no rosto
A boneca chamada Melissa tem uma marca de nascença no rosto
Fonte: DN

Licença-maternidade na AL é garantida por PEC

Image-0-Artigo-1858182-1
A gravidez da deputada Laís Nunes suscitou o debate na Assembleia sobre a falta de regulamentação da licença-maternidade para deputadas
FOTO: JOSÉ LEOMAR
A Assembleia Legislativa aprovou, ontem, regime de urgência para tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do vice-presidente da Mesa Diretora, deputado Tin Gomes (PHS), que trata da licença-maternidade de até seis meses para deputadas da Casa. Hoje não há legislação que trate do tema em casos de gravidez de parlamentares mulheres.
Deputada Laís Nunes (PROS) está grávida de nove meses. Está marcado para amanhã o parto de seu terceiro filho. Ela deve apresentar, até o dia da votação da PEC, próxima quinta-feira, projeto de resolução para a licença-maternidade, primeiro da Assembleia Legislativa do Ceará.
O alerta sobre a falta de regulamentação da licença-maternidade no âmbito do Legislativo estadual foi feito pelo Diário do Nordeste, em matéria do último dia 8 de maio. Após a aprovação da proposta, o Legislativo cearense, segundo o Departamento Legislativo, torna-se o primeiro no Brasil a mudar a Constituição Estadual para dar esse direito às deputadas da Casa.
Afastamento

Novo golpe usa Windows Live ID como isca

hacker
Especialistas da Kaspersky Lab advertem sobre novo golpe que usa o Windows Live IDcomo isca para obter informações pessoais dos perfis de usuários de serviços como Xbox Live, Zune, Hotmail, Outlook, MSN, Messenger e OneDrive.  
Um phishing “honesto”
O usuário recebe um e-mail informando que sua conta do Windows Live ID está sendo usada para distribuir e-mails não solicitados e que, por isso, ela será bloqueada. Para evitar a suspensão da conta, ele deve acessar um link e atualizar seus dados, de acordo com os novos requisitos de segurança do serviço. A mensagem se assemelha muito a um típico e-mail de phishing
Ao clicar no link, a vítima seria direcionada para um site falso, imitando a página oficial do Windows Live, e qualquer dado inserido nela seria enviado para os golpistas. No entanto, os especialistas da Kaspersky Lab ficaram surpresos porque o link do e-mail levava realmente para o site do Windows Live e não havia qualquer tentativa de obter os logins e as senhas das vítimas.
Qual é o truque?

Suspeito é baleado em tentativa de assalto na calçada de empresa de call center

IMG-20150521-WA0039Um jovem de 18 anos foi baleado na avenida Borges de Melo, na tarde desta quinta-feira, 21. Segundo populares, Leonardo Alves Duarte Lessa, tentava assaltar uma funcionária na calçada de uma empresa de call center, quando um suposto policial, à paisana, percebeu a ação e imediatamente efetuou disparos contra o suspeito.
Ferido nas costas e na mão, Leonardo foi socorrido para o Instituto Doutor José Frota (IJF), por uma ambulância do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). Segundo a Polícia, quando menor, o jovem possuía passagem na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).
Segundo funcionários da empresa, ações do tipo são frequentes na área, principalmente no início do mês, quando acontece o pagamento de salário no local.
Fonte: Ceará Agora

Prefeitura de Caucaia abandona estrada que liga BR à Taquara

taquaraO asfalto se transformou em pó de areia e a Prefeitura de Caucaia ignora por completo a situação dos motoristas, condutores de motos e passageiros que diariamente passam pela estrada que liga o Anel Viário ao Conjunto Mirambé e à localidade de Taquara. A rodovia tem pouco mais de 5 km e é uma importante via de ligação entre o Anel Viário e a cidade de Maracanaú.
O prefeito Washington Gois, precisa sair do gabinete e percorrer os quase 5 KM da estrada. O asfalto se transformou em areia e há anos que a estrada não recebe serviços de manutenção. Os buracos e a poeira geram incômodo para motoristas e passageiros. A cobrança é dos moradores dessas localidades.
Error loading player:
No playable sources found

Fonte: Ceará Agora

Renan e Cunha lançam pacote de medidas econômicas

renan e cunhaOs presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), apresentaram nesta quinta-feira, 21, um pacote de medidas fiscais e administrativas. A lista, que inclui a elaboração de uma lei de responsabilidade fiscal para estatais e questões relacionadas ao pacto federativo, foi elaborada em uma reunião dos dois presidentes com líderes de partidos da oposição. No entanto, ambos negaram estar atuando contra o governo.
“Não é contra o governo, não é contra ninguém. Isso é o parlamento legislando aquilo que é da sua competência, procurando preservar os entes federados”, disse Cunha. No entanto, ao longo da entrevista, eles mencionaram o “tarifaço” do governo federal e se referiram ao serviço público como sendo de “péssima qualidade”.
O pacote de Renan e Cunha é apresentado no momento em que o governo federal trabalha na aprovação de medidas econômicas para promover o chamado ajuste fiscal, entre elas propostas que endurecem o acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários. A votação das propostas no Congresso, porém, tem enfrentado resistência de partidos da oposição e mesmo da base aliada.

Vereador Hérberlh Mota apresenta projeto de Lei que beneficia Servidores Municipais de Baturité.

O Vereador de Baturité, Hérberlh Mota (PSD), apresentou nos últimos dias na Câmara Municipal, o Projeto de Lei Nº 015/2015 que “concede a dispensa de suas funções servidor público municipal regulamente matriculado em instituição de ensino superior ou ensino técnico e dá outras providências”.
A lei está sendo apreciada pelas comissões e em seguida será colocada em votação. Segundo o Vereador “A medida irá beneficiar nossos funcionários públicos que visam um futuro melhor” assim declarou o vereador.

Confira a lei na íntegra:

Justiça prorroga afastamento do prefeito de Madalena por mais 90 dias

A juíza Fabrícia Ferreira de Freitas, respondendo pela Vara Única da Comarca de Madalena, prorrogou na tarde desta quinta-feira, 21, o afastamento do prefeito Zarlul Kalil Filho, destituído do cargo desde novembro de 2014.
Na decisão, a magistrada deixa claro que a prorrogação não de trata de cassação do mandato, que ainda perdurará até o final de 2016, “mas mostra-se medida necessária para preservar interesses superiores, plenamente justificados”. A decisão também atinge o secretariado municipal.
Desta forma, o vice-prefeito Eurivando Vieira permanecerá à frente do município durante o prazo em que Kalil Filho estiver afastado.
O Ministério Público do Ceará (MP-CE) conseguiu o afastamento do prefeito e de mais 27 ocupantes de cargos públicos no município, incluídos todos os secretários municipais. Entre eles, a Primeira-Dama Sandra Kalil e a ex-prefeita Antônia Lobo Pinho Lima.
De acordo com o MP-CE, os afastados são personagens de investigação por improbidade administrativa. Os procuradores analisam possíveis fraudes em licitações do município entre os anos de 2013 e 2014, cujos contratos somam quase R$ 7 milhões.
Com informações e imagens do correspondente do jornal Alerta Geral, Wellington Lima.
IMG-20150521-WA0046IMG-20150521-WA0045IMG-20150521-WA0048

Fonte: Ceará Agora

Dilma: acordo com UE é prioridade

d
Tabaré Vázquez fez a primeira visita oficial ao País com o objetivo de ampliar o fluxo comercial entre Uruguai e o Brasil
FOTO: AGÊNCIA BRASIL
Brasília. A presidente Dilma Rousseff (PT) recebeu, ontem, no Palácio do Planalto, o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, e disse que a prioridade do Mercosul para este ano é fechar o acordo de livre comércio com a União Europeia, para que o bloco de países da América do Sul possa “se adaptar às novas circunstâncias”.

Segundo Dilma, o Mercosul “avançou com a incorporação da Venezuela” ao bloco, mas é preciso mais. “Não podemos nos acomodar”, disse a presidente.

“Vamos propor à União Europeia que definamos a data de apresentação simultânea de nossas ofertas comerciais”, disse Dilma em seu discurso de pouco mais de dez minutos. “O acordo é um dos passos estratégicos na área do comércio internacional da região”, completou.

Entre os principais pontos que o governo brasileiro reivindica para o acordo comercial com a União Europeia estão os setores de transporte, alimento, químico-farmacêutico, desenvolvimento e pesquisa.

O presidente uruguaio reiterou que o Mercosul deve se adaptar às realidades política, comercial e econômica do mundo. Além de defender o fortalecimento dos países que compõem o bloco, Tabaré Vázquez explicou que a maior flexibilização das regras “pode abrir caminhos importantes para os países e os povos do Mercosul”.

Relação bilateral

A presidente Dilma disse ainda que o Brasil é o principal destino das exportações uruguaias e seu segundo fornecedor estrangeiro. Para ela, o objetivo da visita é ampliar o fluxo comercial entre os países que, no ano passado, ficou em US$ 4,8 bilhões.

“Decidimos, ainda, conferir novo impulso à integração de cadeias produtivas a fim de aproveitar as sinergias existentes entre nossas indústrias, nos setores naval, automotivo e de produção de insumos para geração de energia eólica”, disse Dilma.
O encontro, porém, não resultou em nenhuma assinatura oficial de acordo.

Essa é a primeira visita oficial de Tabaré Vázquez ao Brasil desde que assumiu o governo do Uruguai, em março, no lugar de José Mujica.

Crise venezuelana

No encontro, os dois presidentes sul-americanos trataram ainda sobre a crise política enfrentada pela Venezuela. De acordo com a presidente Dilma, Brasil e Uruguai se preocupam com a situação do país vizinho e acreditam que o governo e as forças políticas venezuelanas devem solucionar os conflitos “pacífica e democraticamente”.

“Coincidimos na preocupação da situação da Venezuela e na avaliação de que seu legítimo governo e as diferentes forças políticas venezuelanas devem buscar solucionar pacífica e democraticamente, no marco institucional do país, os conflitos, adversidades e desafios existentes”, disse Dilma.
Fonte: DN

Dirceu nega relação com Petrobras

Image-0-Artigo-1858275-1
Ex-ministro destaca que o contrato com a JAMP foi assinado em março de 2011 e não tem qualquer vínculo com o universo de negócios da estatal
FOTO: AG. BRASIL
São Paulo. O ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, que cumpre prisão domiciliar, por ter sido condenado pelo mensalão, informou que o contrato com a JAMP Engenharia - controlada pelo lobista Milton Pascowitch, preso ontem, pela Operação Lava-Jato - "teve o objetivo de prospecção de negócios para a Engevix no exterior, sobretudo no mercado peruano".
Em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, o ex-ministro destaca que o contrato com a JAMP foi assinado em março de 2011 e não tem qualquer vínculo com o universo de negócios da Petrobras.
"O ex-ministro refuta qualquer relação do seu trabalho de consultoria com contratos da construtora (Engevix) com a Petrobras", diz o texto.
A força-tarefa da Operação Lava-Jato identificou pagamento de R$ 1,45 milhão da empresa de Pascowitch para a JD Assessoria e Consultoria, controlada por Dirceu. A maior parte desse valor, R$ 1,15 milhão, foi repassada a Dirceu durante o julgamento do processo do Mensalão, no qual o ex-ministro foi réu e condenado, em 2012.
Os investigadores suspeitam que o contrato de consultoria entre a JAMP e a JD "disfarça" repasse de propinas do esquema de corrupção que se instalou na Petrobras. Dirceu rechaça a suspeita. Segundo sua assessoria, no período da prestação de serviços da JD Assessoria e Consultoria à Engevix e à JAMP "a construtora atuou em estudos para construção de hidrelétrica, projetos de irrigação e linhas ferroviárias no Peru".
O ex-ministro ressalta que durante a vigência do contrato com a JAMP chegou a viajar a Lima para tratar de interesses da Engevix, "fato também confirmado pelo ex-vice-presidente da construtora Gerson Almada".
A assessoria do ex-ministro anota, ainda, que em seu depoimento à Justiça, Almada afirmou que nunca falou com Dirceu sobre a Petrobras.
Alvo central
O lobista da construtora Engevix Milton Pascowitch é o alvo central das investigações envolvendo o suposto recebimento de propinas pelo ex-ministro José Dirceu, pelo ex-diretor de Serviços da Petrobras e o PT. Pascowitch seria um abridor de portas na estatal, graças aos seus contatos com membros da sigla.
Caso Janene
O presidente da CPI da Petrobras, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), afirmou ontem que a família do ex-deputado José Janene (PP) vai enviar à comissão documentos comprovando a morte do ex-parlamentar e que, só depois dessa análise, decidirá sobre o pedido de exumação do corpo. Hugo Motta disse que conversou na noite de quarta-feira (20) com a filha de Janene, Danielle Janene, e que se comprometeu a ela que iria analisar a documentação antes de pedir a exumação do corpo.
Fonte: DN

Litro da gasolina 40,6% mais barato

Image-0-Artigo-1858259-1
O abastecimento livre de imposto será limitado até 20 litros do combustível por carro
FOTO: KKO SILVA
No Dia da Liberdade de Impostos, que, em Fortaleza, será realizado nesta sexta-feira, o consumidor vai poder conferir, "in loco", e no bolso, quanto do gasto com combustíveis "vaza" do tanque do veículo para os cofres do governo. Hoje, o Posto Jorge Vieira, no bairro Dionísio Torres, vai vender o litro da gasolina comum por R$ 2,00, valor 40,65% inferior ao preço médio de R$ 3,369, relativo ao produto comercializado no Estado.
Esse percentual, o equivalente a R$ 1,369, corresponde ao valor que o consumidor transfere ao governo, por litro de gasolina que compra, sempre que vai abastecer o veículo. Sem impostos, um tanque de 50 litros custaria R$ 68,45, ante os R$ 118,35 pagos atualmente, em média.
Limitado
O abastecimento livre de imposto, porém, será limitado até 20 litros do combustível por carro e até cinco litros por moto. Serão contemplados 180 carros e 40 motos no total. Mas para poder comprar gasolina a R$ 2,00, os condutores precisarão pegar senha no posto, a partir das 7 horas da manhã. As vendas iniciam duas horas mais tarde, às 9 horas, e seguem até acabar o combustível isento de impostos.
A ação está sendo realizada também em outras capitais do País. Em Belo Horizonte (MG) cinco mil litros de gasolina, com limite de 33,57 litros por veículo, foram vendidos ontem, 21, a R$1,936 - 41% mais barato.
Mais informações:

Posto Jorge Vieira
Av. Pontes Viêira, 2250
Fonte: DN

Homenagem ao sanfoneiro Dominguinhos, no Teatro Via Sul

Image-0-Artigo-1857261-1
Quinteto Violado: grupo ativo desde os anos 1970, com mais de 50 álbuns lançados
A liberdade para misturar elementos dos ciclos festivos nordestinos - Natal, Carnaval e junino - com informações contemporâneas dão à obra do Quinteto Violado, um dos mais conceituados grupos musicais brasileiros, o caráter universal. "A gente não faz música pelo entretenimento", assevera Dudu Alves, tecladista e cantor. O grupo apresenta, hoje, o show "Quinteto Violado canta Dominguinhos", às 21h, no Teatro Via Sul, em única apresentação.
O som, define Dudu, é uma espécie de "free nordestino". Dudu Alves é filho de Toinho Alves, baixista original do grupo, e passou a fazer parte do Quinteto após a morte do pai.
Com patrocínio cultural dos Correios, o Quinteto está em turnê pelo País, tendo passado por São Luís, ontem (21), e de Fortaleza seguindo para Natal. Os músicos percorrerão 11 capitais brasileiras. "O projeto vai de São Luís a Curitiba", detalha Dudu Alves, que fala com satisfação do trabalho, que consiste em divulgar a obra de Dominguinhos, bem como mostrar a versatilidade musical do Quinteto Violado. Trata-se de homenagem ao compositor, cujo primeiro contato com o grupo aconteceu nos anos 1970, durante uma apresentação de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha.
A identificação foi imediata, registra Dudu, sobre o contato musical que acabou virando amizade e que rendeu até parcerias, como a composição "Sete meninas", assinada por Dominguinhos e Toinho Alves (1943-2008), um dos fundadores do Quinteto Violado. No repertório do show, com estimativa de 1h30m de duração, estão incluídas as composições mais marcantes da carreira de Dominguinhos.
Canções
A homenagem inclui, entre outras, "Sete meninas", o xote "Tenho sede", que ganhou ritmo de ciranda, "Pedras que cantam", "Abri a Porta", "Isso aqui tá bom demais" e "Só quero um xodó".
Todas as músicas ganharam arranjos novos. O show constará, ainda, de bloco formado por músicas do Quinteto Violado, como "Cavalo marinho" e "Palavra acesa", além de composições que ganharam novas leituras, como "Asa branca", de Luiz Gonzaga, que faz parte do repertório permanente do grupo. Em Fortaleza, o grupo recebe no palco participação do sanfoneiro Cezzinha, herdeiro musical de Dominguinhos, e do percussionista Raminho. O espetáculo é dividido em três blocos e investe também no projeto cênico, retratando plasticamente os vários momentos da vida do artista, que encantou gerações, com suas melodias singulares.
Com trajetória artística marcada pela pesquisa musical, sem perder de vista as manifestações culturais nordestinas, o projeto integra a série "Quinteto Violado canta...". O grupo já homenageou outros cartistas, Geraldo Vandré, Jackson do Pandeiro, Adoniran Barbosa e Zé Marcolino.
Interligado
Sempre na ativa, ao longo dos 43 anos de carreira, o instrumentista festeja a vitalidade da banda, que todo ano lança um disco, somando mais de 50. Desde que foi criado, em 1971, pelos músicos Toinho Alves e Marcelo Melo, o Quinteto Violado se mantém na ativa, e carrega a identidade com o "free nordestino". A denominação foi dada pelo cantor e compositor Gilberto Gil, que ficou encantado com a arte dos cinco jovens, que começavam a misturar referências da cultura nordestina com informações da música mundial. "É como o jazz", compara Dudu Alves, considerando fundamental a liberdade criativa no som do grupo. "Não se pode perder a raiz , avisa, ressaltando a pesquisa, que fez escola na música brasileira. "Lenine usa muito a tecnologia dando modernidade à música", ilustra. No ano passado, os músicos participaram da festa pelos 50 anos da migração da Coreia do Sul, no Brasil. Aproveitam para pesquisar e incluir instrumentos, como os tambores que trouxeram da Síria, usados nas cirandas. O contato com diferentes culturas contribui para a longevidade do grupo, que está sempre se renovando.
Com público fiel, que passa de pai para filho, o grupo continua contando com gravadora, lançando disco todos os anos. O Quinteto Violado se renova também na forma como atua atrás dos palcos, ilustra Dudu, citando como exemplo, o uso das mídias digitais e de servidores de música na internet, como o Spotify, onde disponibilizam seus discos. Dudu Alves destoa um pouco da cantilena de muitos artistas. "Está bom", diz, sobre o mercado, afirmando que conseguem renda quando as músicas são acessadas, fazer shows e vender discos, também pela internet.
Há mais de 20 anos o grupo mantém a mesma formação, com Dudu Alves (teclados e voz), Marcelo Melo (violões e voz), Roberto Medeiros (bateria, percussão e voz), Ciano Alves (flautas e violão)e Sandro Lins (baixo). O trabalho, fundamentado em investigação sobre a arte musical nordestina rendeu ao grupo a "Ordem do Mérito Cultural", reconhecimento do Ministério da Cultura (MinC).
Mais informações:
"Quinteto Violado canta Dominguinhos". Hoje, às 21h, no Teatro Via Sul (Av. Washington Soares, 4335 - Sapiranga. Ingressos: R$ 20 / R$ 10(meia). Contato: (85) 3052.8027
Iracema Sales
Repórter
Fonte: DN