Buscar

15 maio 2015

Bodas de Carvalho - Danúsio e Marilene 38 anos compartilhando alegrias e emoções

Danúsio e Marilene 38 anos compartilhando alegrias e emoções

Na noite da última quinta-feira (15), o casal Danúsio Nogueira e Marilene Campelo, comemoraram mais um aniversário de casamento. É o 38º que o casal celebra ao lado de familiares e amigos.
Danúsio e Marilene são pais de três filhos, o Advogado Thiago Campelo, o Biólogo Jonas Campelo e o Engenheiro Pedro Campelo. Avós de João Benicio (filho de seu primogênito), sendo que os mesmo estão à espera de mais um neto “Danúsio Neto”, do casal Jonas e Bárbara.
O evento foi realizado na residência oficial do casal, Fazenda Jenipapeiro, e contou com a participação de vários convidados, entre amigos e família.
Em seu discurso, Marilene assim destacou 38 anos compartilhando alegrias e emoções, vivenciando luz e calor nos momentos de frieza, e nas horas escuras de dificuldades. Casar é fácil. Difícil é permanecer casados e viver feliz em meio á rotina do casamento. É complicada a vida á dois. Tem que haver muito amor, paciência, renúncia; mas vale á pena! O casamento é um sacramento; portanto, é sagrado. É um pacto de fidelidade pelo qual ambos os cônjuges prometem viver lado á lado: na alegria e na tristeza, na fartura e na pobreza, na saúde e na doença, na juventude e na velhice; fiéis um ao outro em todas as circunstâncias. Devemos sempre lutar pelo nosso casamento, pela nossa família. Separar-se nunca é a melhor solução. Não desistam. Não percam a esperança. Para DEUS nada é impossível. Só Ele pode curar nossas dores, sarar as feridas de um relacionamento muitas vezes conturbado. Não é porque o outro errou no passado que vamos anular o direito de ser e fazer o outro feliz."Obrigado Senhor,por mais um ano de Matrimônio” assim concluiu.
O site Aracoiaba News, parabeniza o casal e deseja felicidade plena.

Família acredita que a morte do pastor Darckson tenha sido encomendada

pastor Darckson
Pastor foi morto durante assalto na Avenida Heráclito Graça
A reconstituição da morte do pastor evangélico Darckson Lira foi realizada, na madrugada desta sexta-feira por peritos daPerícia Forense do Ceará (Pefoce)  e policiais do 34ºDP (Centro). Os três suspeitos do crime participaram da reprodução simulada, mas não deram muitos detalhes do que aconteceu. O advogado da família, Delano Cruz, disse que investigações paralelasrealizadas pela família  apontam para a possibilidade de uma morte encomendada
Conforme o perito Luís Rodrigues, da Pefoce, os procedimentos realizados, na quinta-feira, foram satisfatórios e esclarecedores. “Para nós, a autoria está totalmente comprovada. Vamos elaborar um laudo com nossa conclusões e enviar ao Ministério Público”.

Os três suspeitos do crime Saturnino de Araújo Angelim, 20, o ‘Lourinho’; Ronnalt Ferreira da Silva, 21; e José Márcio Fernandes Teixeira, 31, teriam dado 15 facadas na vítima e fugido em seu veículo, no último dia 25 de fevereiro. Na época da morte,  o presidente do inquérito, delegado Romério Almeida disse que  ‘Lourinho’ afirmou em depoimento à Polícia que realmente participou da morte de  Darkson Lira.
As investigações particulares realizadas  por familiares de Darckson Lira dão conta que umtestamento feito por ele deixava todos bens da igreja ‘Vale da Bênção’, da qual era pastor emérito, disponíveis para a continuidade da obra, no caso de seu falecimento;  mas o documento teria sido modificado para que os herdeiros (ex-esposa e filhos) fossem os beneficiados. 
“Já temos provas que a assinatura no testamento era falsa. A família entende que os três foram contratados para executar o pastor. As investigações estão sendo aprofundadas para sabermos se existiu alguma ligação entre a modificação do testamento e o homicídio”, declarou Delano Cruz. 
O delegado Romério Almeida afirmou que não tem conhecimento desta versão e que o inquérito já foi encaminhado à Justiça. “O trio foi preso em flagrante por um latrocínio, que os suspeitos inclusive confessaram. Caso o Ministério Público entenda que existem outras hipóteses, o inquérito deverá ser devolvido, para que façamos novas diligências”. 

Fonte: DN

Suspeito de assassinar radialista cearense é preso em Goiânia-GO

Preso
O homem está detido na Delegacia de Capturas de Goiânia
FOTO: AGÊNCIA MISÉRIA
O homem supeito de assassinar o radialista Patrício Oliveira foi preso na última quinta-feira (14) na cidade de Goiânia-GO. Segundo informações da Polícia, Manoel Mendes de Oliveira, 28, foi capturado após o recebimento de uma denúncia anônima. Ele ainda teria tentado escapar, mas acabou capturado por policiais do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO).
Manoel Mendes tinha um mandado em aberto pela autoria do homicídio e já respondia porporte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. O suspeito foi conduzido à Delegacia de Capturas de Goiânia e está à disposição das autoridades políciais cearenses.
O radialista Patrício Oliveira foi assassinado a tiros no dia 31 de março, no município de Brejo Santo, distante 501 km de Fortaleza. A Polícia informou que o comunicador havia revelado estar sofrendo ameaças de morte, por pessoas supostamentes envolvidas em crimes citados por ele durante um programa de rádio. Repúdio
Repúdio 
 
Representantes da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) e da Associação Cearense de Imprensa (ACI) repudiaram a morte do radialista e afirmaram, no dia do homicídio, que também iriam acompanhar as investigações sobre o caso.
Fonte: DN

Solange Almeida revela data de gravação do novo DVD do Aviões do Forró

Studio Vip Aviões do Forró
Equipe da banda Aviões do Forró reunida com Dudu Borges no Studio Vip, em São Paulo (Foto: reprodução Instagram)
Muito se comenta sobre o novo DVD do Aviões do Forró. Pois bem. A vocalista Solange Almeida revelou a cidade e os dias da realização do novo trabalho da banda cearense.10 e 11 de junho em Fortaleza.
O anúncio da aconteceu em São Paulo, durante o lançamento da parceria do Aviões do Forró com a LG. A banda vai ser embaixadora de áudio da empresa por 1 ano.
Em entrevista para a repórter Nayana Siebra, Solange também confirmou a participação de 3 convidados e fez mistério. 
“Vamos ter três participações. Nosso DVD vai ser bem diferente e será gravado em Fortaleza. Acredito que nenhuma banda gravou nesse local. Ainda não posso falar muita coisa”, comentou.
Uma participação de peso na  nova produção é o badalado produtor musical Dudu Borges. Consagrado no sertanejo e um dos responsáveis pela nova roupagem do estilo, ele tem se reunido com regularidade com a produção da banda e também com os músicos Xand Avião e Solange, em seu estúdio na capital paulista.
Novidades deverão surgir ao longo do fim de semana. Vamos aguardar!
Veja entrevista com Solange Almeida
Fonte: DN

Wesley Safadão nega candidatura a prefeitura de Fortaleza

aaaaaaaa
REPRODUÇÃO
Realizando show no Rio de Janeiro na última quinta-feira, 14, o cantor Wesley Safadão concedeu uma entrevista ao site Ego. Vivendo uma das melhores fases de sua carreira, o músico desmentiu o boato de que seu nome estaria sendo cotado para participar das eleições a prefeitura de Fortaleza em 2016. 
"Isso nunca existiu. Eu nunca pensei em me dedicar à política. O que aconteceu foi o seguinte: o deputado federal Genecias Noronha promove muitos shows na região do Ceará e ele já me chamou para fazer alguns promovidos por  ele. Em um desses encontros ele chegou a falar: 'Ah, eu queria muito que você fosse para o meu partido'. Só que eu nunca disse que iria. Ele deve ter deixado vazar esse pedido dele como se já fosse algo concreto, só que não é e não vai ser", justificou o músico.
Para cessar a propagação da falsa notícia, Wesley gravou um comunicado para seus fãs que será veiculado na televisão. "Nós gravamos um vídeo, que vai ao ar neste próximo domingo em uma TV regional do Ceará, esclarecendo a história. Isso tomou uma proporção tão grande que poderia até me causar um problema. Todo mundo me ligou perguntando. Dou graças a Deus pelo momento incrível da minha carreira e sei que foi por isso que o assunto tomou essa proporção, mas a verdade é que eu vou continuar mesmo só na música, nada de prefeitura (risos)", garantiu.
Fonte: DN

Roberto Cláudio anuncia concurso para IJF e Frotinhas

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou que irá fazer concurso para o Instituto Dr. José Frota (IJF) e para os Frotinhas de Messejana, Parangaba e Antônio Bezerra.  Segundo o chefe do executivo municipal, o certame irá ofertar 110 vagas para médicos e o edital deve ser lançado no fim de junho. 
Além do concurso, o prefeito garantiu ainda que os três Frotinhas serão reformados, com ampliação de leitos, e o início das obras está previsto para outubro. Como medida emergencial, a prefeitura contratou 55 leitos de retaguarda para atendimento pediátrico.  
Mais informações em instantes
Fonte: DN

Wesley Safadão faz show com Israel Novaes no Rio de Janeiro


Wesley Safadão e Israel Novaes se apresentaram juntos na madrugada desta sexta-feira (15) em uma casa de shows no Rio de Janeiro. Amigos e colegas de palco, os dois levantaram o público ao som de sucessos do arrocha.
Israel, que é apelidado de “o cara do arrocha”, foi da ‘sofrência’ ao balanço mais agitado dos baiões com canções como “Vem ni mim Dodge Ram” e “Vô, tô estourado”. Já Safadão cantou os hits “Ninguém segura eu”, “Sou ciumento mesmo” e “Mamãe passou pimenta”.
Antes do show, o forrozeiro falou sobre a parceria com o sertanejo e adiantou que Israel participará do novo DVD dele, que será gravado no dia 1º de agosto, em Brasília. “Ele é meu amigo, cantei com ele no DVD dele e ele também vai cantar no meu. Somos parceiros musicais e também fora do trabalho. É sempre bom fazer um show na mesma noite que o Israel”, contou ao site Ego.
Bem-humorado, o vocalista da banda Garota Safada ainda brincou com o amigo. “Eu que tenho o apelido de safadão, mas terrível mesmo é o Israel, viu?”, disse, aos risos.
Fonte: FM 93

Música “PARARA TIBUM” é proibida de tocar em todo o Brasil

O hit do Carnaval 2015, “Parara Tibum”, da Mc Tati Zaqui, foi proibido de tocar em emissoras de TV, eventos, vídeos e rádios de todo o Brasil. O motivo seria a erotização da letra com conteúdo sexual.
A Peermusic do Brasil Edições Musicais Ltda quem fez o pedido de censura da música. A editora musical é detentora do original ‘Heigh Ho’, com autoria de Larry Morey e Frank Churchill.
As informações são do colunista Léo Dias, do jornal ‘O Dia’, que ainda disse que a detentora da canção entrou em contato com a funkeira, que acatou o pedido para não executar mais a música. O clipe da versão feita pela cantora foi retirado do YouTube.

Fonte: FM 93

EDUCAÇÃO INDÍGENA : Equilíbrio entre conteúdo formal e elementos culturais

Entre as lições de matemática, língua portuguesa e história, os saberes das culturas indígenas são compartilhados nas salas de aula e pátios das 40 escolas indígenas do Ceará. Em 2015, foram mais de 6.200 matrículas nestas escolas distribuídas em 16 municípios.

E, nas experiências cotidianas, os docentes atuam no equilíbrio entre os conteúdos convencionais e as demandas de cada comunidade para a reafirmação e valorização das identidades, memórias, rituais e conhecimentos acumulados ao longo das gerações.

Iolanda Ambrósio, diretora da escola indígena Tapeba do Trilho, em Caucaia, lembra que muitas foram as gerações que estudaram em escolas convencionais e isso marcou a experiência de se identificar como indígena. “A nossa escola surgiu por causa da discriminação que as crianças sofriam em outras escolas. Foi resultado da luta do povo”, ressaltou.

O entendimento de que a atuação em sala de aula era essencial para a valorização dos aspectos culturais de cada grupo indígena foi sedimentado ao longo dos anos por meio das mobilizações das comunidades. A busca foi por uma educação com raízes aéreas, que conseguisse flutuar entre o ensino “tradicional” e as necessidades das comunidades indígenas. E a qualificação dos professores é ponto que ganha atenção e ações continuadas, com cursos de magistério e licenciatura no ensino superior com o diálogo com o processo de ensinar envolvendo aspectos culturais.

Elenilson Gomes, diretor da escola indígena Manoel Francisco dos Santos, em Aratuba, explica que os conteúdos são negociados com a equipe pedagógica de cada unidade para contemplar as distinções culturais.

Para ele, o fato de todos os professores serem oriundos de comunidades indígenas - muitos deles com especializações em diversas áreas e formação em educação indígena - qualifica o ensino aos 172 alunos da educação infantil ao ensino médio.

Muitos dos alunos saíram das comunidades para estudar nos campi universitários em cursos variados, marcando presença no ainda limitado ensino superior. Vitórias pessoais e coletivas da educação indígena e da possibilidade de levar a identidade e a cultura das comunidades para os espaços das universidades. (Samaisa dos Anjos)

Fonte: JORNAL  O POVO

Seduc seleciona monitores e tutores para Projeto Jovem de Futuro

Alunos do ensino médio e universitários interessados em atuar como monitores e tutores terão a possibilidade de desenvolver suas habilidades em escolas públicas estaduais. A oportunidade é dada pela Secretaria da Educação (Seduc), por meio das 438 unidades de ensino que integram o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)/Jovem de Futuro (JF). Cada escola fará sua seleção e concederá bolsas aos aprovados. As inscrições seguem até 15 de maio próximo.

Para participar, o candidato deve aguardar a divulgação dos editais publicados pelas próprias escolas (lista anexa) e divulgados nos sites das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), no Interior, e no caso das escolas da Capital, no site da Secretaria da Educação (Seduc). A ação é desenvolvida por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (Codea) – Gestão Escolar.

Conforme Régia Xavier, articuladora estadual das escolas Jovem de Futuro, os inscritos para a monitoria devem ser alunos do ensino médio da rede pública estadual. "Eles irão desenvolver atividades voltadas ao fortalecimento das ações pedagógicas e de projetos da própria escola na qual estão matriculados" - explica.

Já as vagas da tutoria serão ocupadas por estudantes do ensino superior. De acordo com Sandra Rodrigues, orientadora da Célula de Acompanhamento da Codea/Cestão, a missão dos universitários será contribuir para a implementação da metodologia Entre Jovens do Jovem de Futuro na escola, concebida para assegurar atendimento educacional complementar a alunos que ingressam no Ensino Médio com dificuldades específicas em Língua Portuguesa e em Matemática. "Esse esforço contribuirá para melhorar o desempenho dos que estão na última etapa da educação básica e aumentar os índices de conclusão do curso, diminuindo o abandono e a evasão escolar" - frisa Sandra.

ProEMI/Jovem de Futuro

O Ensino Médio Inovador é um Programa de reestruturação curricular, enquanto o Jovem de Futuro atua com uma tecnologia de Gestão Escolar para Resultados. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Seduc, Ministério da Educação e Instituto Unibanco. A ação oferece às escolas participantes apoio técnico e financeiro para, em um período de três anos (duração do Ensino Médio), melhorar substancialmente seu desempenho. Trata-se de uma proposta que visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens acessem, permaneçam, tenham um bom desempenho e terminem o Ensino Médio.

Clique aqui e confira a Portaria 0285/2015

Assessoria de Imprensa da Seduc
Jacqueline Cavalcante – (85) 3101.3972
jacquelinec@seduc.ce.gov.br 

Informações: Aratuba Online

CMDCA divulga edital para Eleição Unificada do Conselho Tutelar de Aratuba

DESTA VEZ O ELEITOR SOMENTE PODERÁ VOTAR EM UM CANDIDATO.


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aratuba publicou neste último dia 8 de maio um edital com as normas e regras gerais para eleição dos novos membros do Conselho Tutelar, quadriênio de 2016 á 2019.

De acordo com o edital, os selecionados serão escolhidos mediante voto direto, secreto e facultativo dos eleitores do município, desde que estejam em dia com suas obrigações junto à Justiça Eleitoral. O pleito de votação ocorrerá no dia 4 de outubro e a posse está marcada para o dia 10 de janeiro de 2016.

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, sendo composto por 5 membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de 4 anos, permitida apenas uma recondução, mediante novo processo de escolha.

Os interessados em concorrer a vaga devem preencher requisitos básicos, de acordo com o disposto no edital que estabelece o processo de escolha. Para conferir o edital basta clicar NESTE LINK e obter maiores informações.

Aracoiaba aprova o novo Plano Decenal de Educação

Em sessão realizada na Câmara Municipal de Aracoiaba, no dia 06 de maio de 2015, foi aprovado o novo Plano Municipal de Educação, Lei nº 1.162/2015. O projeto vinha sendo elaborado por profissionais e servidores municipais sob a coordenação da Secretaria de Educação.  Logo após sua aprovação, a Lei foi sancionada pelo Prefeito Antônio Cláudio Pinheiro.
Vale salientar que o município de Aracoiaba foi um dos primeiros do Estado do Ceará a concretizar esse plano; visto que, o prazo para conclusão dos planos municipais em todo o Brasil é junho de 2015 e é exigência do Governo Federal.  Aracoiaba parte na frente em termos de agilidade e compromisso para com o futuro da educação no município.
Os planos de educação são documentos, com força de lei, que estabelecem metas para que a garantia do direito à educação de qualidade avance em um município, estado ou país. São instrumentos contra a descontinuidade das políticas, pois orientam a gestão educacional e referenciam o controle social e a participação popular. Trata-se, pois, do principal instrumento da política pública educacional.
O novo plano decenal para a educação de Aracoiaba estabelece 20 metas prioritárias a serem desenvolvidas nos próximos dez anos.  O município está em processo de mudanças e o novo plano é justamente para garantir a continuidade de tudo que está sendo feito na educação.

Você pode acessar as metas pelo blog: www.smearacoiaba.blogspot.com

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Aracoiaba

Ministério Público propõe ação civil contra prefeito de Morada Nova

glaubercastroO Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça Herbet Gonçalves Santos, propôs, nesta quarta-feira (13), uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de Morada Nova, Glauber Barbosa Castro. A ação requer o ressarcimento integral do dano; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos; pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente pelo prazo de cinco anos.
O município de Morada Nova, por meio do prefeito, celebrou, no dia 02 de setembro de 2013, um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado do Ceará, comprometendo-se a realizar concurso público e evitar a contratação temporária fora dos casos não admitidos pela Constituição, segundo a interpretação dada pelo Supremo Tribunal Federal, inclusive o seu agente público-político foi advertido exaustivamente das consequências jurídicas em caso de descumprimento injustificado. O TAC foi fundamentado nos termos do artigo 37, caput, incisos II, V e IX, da Constituição Federal.

Provas do Enem serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro

EnemO ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, divulgou nesta quinta-feira, 14, as regras para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. As provas do Enem 2015 serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro, com taxa de inscrição de R$ 63.
O edital do exame será publicado na próxima segunda-feira, 18. O período de inscrição vai do dia 25/5 ao dia 5/6. O participante que for isento da taxa de inscrição e não comparecer ao exame não receberá isenção na próxima edição da prova. “Uma pessoa não pode ter isenção graças a recursos da sociedade e jogar isso fora. Há uma responsabilidade moral que é preciso assumir”, disse Janine Ribeiro.
O ministro da Educação também garantiu que a edição de 2015 continuará considerando o nome social, para travestis e transexuais. “Será considerado errado se qualquer monitor chamar essas pessoas pelo nome que está no documento”, disse Janine Ribeiro. O candidato também terá direito a usar o banheiro relativo ao nome social.
Segundo o ministro, o cartão de confirmação do Enem 2015 não será enviado via Correios – deverá ser baixado na página do exame. A prova será aplicada em 1.714 municípios, em quase 19 mil locais. São esperados mais de 9 milhões de candidatos.
Fonte: Ceará Agora

Recursos liberados pelo BNDES caem 24% no primeiro trimestre

Prédio do BNDESOs desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) caíram 24% no primeiro trimestre deste ano, em relação a igual período do ano passado, totalizando R$ 33,3 bilhões. A mesma tendência de queda foi observada nas consultas por financiamentos (-47%), no enquadramento e aprovação de projetos (-36% e -46%, respectivamente).
Os números foram divulgados hoje (14) pelo banco, que atribuiu boa parte dos resultados aos ajustes efetuados na nova política operacional da instituição.
Segundo a assessoria de imprensa da instituição, esses ajustes permitiram a redução da participação máxima em Taxa de Juros de Longo Prazo (TJPL), hoje da ordem de 6% ao ano, visando ampliar a presença do mercado de capitais nos financiamentos de longo prazo ao setor produtivo. O último ajuste com essa finalidade ocorreu em dezembro de 2014.
Outro fator que contribuiu para a redução dos recursos -liberados nos três primeiros meses do ano – foi a revisão do Programa de Sustentação do Investimento (BNDES PSI), que financia bens de capital com taxa fixa.
Os desembolsos para projetos do programa tiveram retração de 18%. Apesar disso, o banco considerou o desempenho dentro do esperado. Em contrapartida, o desembolso por meio do Cartão BNDES – para aquisição de máquinas e equipamentos no portal eletrônico do banco, pelas micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) – cresceu 16%, alcançando em torno de R$ 2,8 bilhões.
Outro destaque foram as liberações para inovação, com alta de 9% no trimestre, atingindo R$ 1 bilhão. Do total desembolsado no acumulado janeiro/março deste ano, a maior parcela, equivalente a R$ 11,7 bilhões, foi destinada à área de infraestrutura; seguindo-se R$ 10,4 bilhões para indústria, R$ 7,6 bilhões para comércio e serviços; e R$ 3,5 bilhões para agricultura.
Para essas áreas, os recursos sofreram redução de, respectivamente, 25%, 17%, 34% e 13%, de acordo com o boletim de desempenho do banco.
Para as micro, pequenas e médias empresas, os desembolsos no primeiro trimestre somaram R$ 10,2 bilhões, com participação de 30,8% no total de recursos liberados no período.
Mesmo assim, houve redução em comparação ao total liberado para o segmento no primeiro trimestre de 2014, que foi de R$ 15,2 bilhões.
Fonte: Ceará Agora

Vice-prefeito de Maracanaú é afastado pela Justiça

Carlos-Eduardo-BandeiraNova sentença judicial, dessa vez na esfera Cívil, foi deferida contra o vice-prefeito de Maracanaú, Carlos Eduardo Bandeira de Mello. A juíza da 3ª Vara Cível de Maracanaú, Carla Suziany Alves de Moura, deferiu liminar, no último dia 4, requerida pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), determinando o imediato afastamento do vice-prefeito até a conclusão da instrução da Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa. Em abril de 2014, o juiz da 1ª Vara Criminal de Maracanaú já havia determinado o bloqueio de bens e o afastamento de Carlos Eduardo Bandeira de Mello, entre outros acusados de envolvimento no esquema de fraude em licitação, corrupção e formação de quadrilha contra a Administração Pública de Maracanaú.
Além do vice-prefeito, são acusados de improbidade administrativa Adna Cordeiro Câmara, Adrinaldo Oliveira Almeida, Alisson Dehon Cordeiro Câmara, Antônio Cléber Uchoa Cunha, Débora Lopes de Araújo Bezerra de Menezes, Edson Pereira de Sousa, Edvirges Honório de Medeiros, Egídio Cordeiro de Abreu Filho, Elaine Cristina da Costa Mota, Flávio Rodrigues Lira, Flávio Santana Cunha, Francisco Eduardo Nascimento dos Santos, Jairo Fontenele Marques Filho, José Carlos Guilherme, José Flávio Uchoa Cunha, Marcos Barboza da Silva, Valter César Almeida Barbosa e a empresa Cacique Construções e Serviços ambientais LTDA.
Na decisão liminar, a juíza proibiu todos, pessoas físicas, de exercerem funções públicas relacionadas a licitações e contratos no Município; suspendeu os contratos administrativos firmados com a empresa Cacique Construções e Serviços ambientais, proibindo qualquer pagamento àquela empresa; e decretou a indisponibilidade dos bens móveis e imóveis de todos os promovidos, até o valor de R$ 4.709.344,92.
Com informações do MPE
Fonte: Ceará Agora

Projeto que inclui tradicional 'Caminhada com Maria' como Patrimônio Cultural do Brasil vai à sanção


O Projeto de Lei (PL) 1794 de 2011, de autoria do deputado Danilo Forte (PMDB-CE), que inclui a tradicional “Caminhada com Maria” realizada anualmente em Fortaleza a cada 15 de agosto como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil foi enviado à sanção da presidenta Dilma Rousseff nesta quinta-feira, 14, pelo presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL).


A matéria que já tinha sido aprovada pela Câmara em 2012 e pelo Senado no final de 2013 envolve cerca de 1,5 milhão de pessoas a cada ano. O trajeto que é feito entre o Santuário de Nossa Senhora de Assunção na Barra do Ceará até a Catedral Metropolitana de Fortaleza tem um total de 12 km. Nossa Senhora de Assunção é a padroeira da capital cearense. No Senado, o PL 1794 de 2011 tramitou naquela Casa sob a numeração de Projeto de Lei da Câmara (PLC) 100 de 2012.


Texto da Lei


Abaixo segue o inteiro teor da futura Lei que deverá ser sancionada nos próximos dias pela presidente Dilma Rousseff. Anexo segue também o ofício assinado por Renan Calheiros ao Palácio do Planalto, assim como o ofício enviado pelo Senado Federal para a Casa Civil.


O Congresso Nacional decreta:

STF reafirma atribuição do MP

Image-0-Artigo-1853868-1
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF)
FOTO: REUTERS
Brasília. O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou ontem, o poder de investigação criminal do Ministério Público.
Com a decisão, procuradores e promotores podem continuar a conduzir investigações próprias na esfera penal e também auxiliarem apurações feitas pela polícia. A discussão chegou à Corte por um recurso de Minas Gerais no qual um ex-prefeito alegava que o Tribunal de Justiça local recebeu denúncia contra ele fundamentada apenas em investigação realizada pelo MP, sem participação da polícia.
O julgamento teve início em 2012, mas ficou suspenso por um pedido de vista.
Por maioria, o plenário do STF reafirmou o poder de investigação dos procuradores, entendendo que a Constituição permite que a instituição realize investigações por meios próprios. Os ministros destacaram, no entanto, que em todos os casos devem ser respeitados os direitos e garantias fundamentais dos investigados e salientaram que a atuação do MP fica "sob permanente controle" da Justiça. Em 2012, votaram três ministros hoje já aposentados: Ayres Britto, Cezar Peluso e Joaquim Barbosa.
Comemoração de Janot
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal. "Hoje é dia de festa pelo Ministério Público brasileiro, porque conseguimos alcançar uma situação que buscamos há mais de dez anos", afirmou o procurador, em cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).
Fonte: DN

MEC negocia com Fazenda e Planalto 2ª edição do Fies

Image-0-Artigo-1853687-1
Ministro da pasta, Renato Janine Ribeiro, disse que o programa precisa de uma definição nas próximas semanas para que seja definida a reabertura
FOTO: ABR
Brasília. O Ministério da Educação (MEC) está negociando com o Ministério da Fazenda e o Palácio do Planalto mais recursos para a reabertura do programa de financiamento estudantil (Fies) em 2015.
"Estamos conversando com a Fazenda e o Planalto e vendo os custos para a reabertura do programa", afirmou o ministro da pasta, Renato Janine Ribeiro. De acordo com o dirigente, o programa precisa de uma definição nas próximas duas ou três semanas para que seja definida a reabertura ainda este ano. Os recursos para a primeira edição já estão esgotados, de acordo com o ministro. Janine afirmou ainda que, se tiver recurso, o MEC pretende reabrir o programa.
O ministério também espera economizar 20% dos gastos com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na próxima edição marcada para outubro deste ano, segundo o secretário executivo da pasta, Luiz Cláudio Costa. No ano passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ligado ao MEC, gastou R$ 452 milhões com a realização da prova. Com as medidas anunciadas, a economia com a próxima edição ficará perto dos R$ 90 milhões. O custo do exame por aluno é de R$ 52 e, segundo o secretário executivo, o valor deve se manter.
Sobre a economia com as medidas tomadas, Janine afirmou que a "meta principal é fazer o Enem, e não fazer economia". A entidade também espera 9 milhões de inscritos para as provas em outubro. A partir desta edição, os alunos não receberão mais o cartão de confirmação de inscrição em casa via correio. Os inscritos passarão a ter acesso ao cartão por meios digitais e deverão pegar o arquivo no site do Enem. Só com essa medida, o ministério espera economizar algo em torno de R$ 18 milhões.
Faltosos do Enem

Charge

Charge

Há 16 casos de zika vírus no país

Image-0-Artigo-1853696-1
Doença é transmitida por meio da picada do Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor de sua 'prima' mais letal
FOTO: RAFAEL NEDDERMEYER / FOTOS PÚBLICAS
Brasília. O Ministério da Saúde confirmou ontem um total de 16 casos de zika vírus no país - oito na Bahia e oito no Rio Grande do Norte. A doença é transmitida por meio da picada do Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue.
As amostras foram encaminhadas aos laboratórios de referência do Instituto Evandro Chagas e ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos para avaliação. Análises feitas pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia já haviam indicado resultado preliminar para a presença do vírus.
O zika vírus foi isolado pela primeira vez em 1947, a partir de amostras de macacos usados como sentinelas para a detecção da febre amarela, na Floresta Zika, em Uganda. Ele é considerado endêmico no leste e oeste do continente africano e há registro de circulação esporádica também na Ásia e na Oceania.
Nas Américas, ele já havia sido identificado na Ilha de Páscoa, território do Chile no Oceano Pacífico, em 2014.
Casos importados foram descritos no Canadá, na Alemanha, na Itália, no Japão, nos Estados Unidos e na Austrália.

Série C tem início neste fim de semana

Image-0-Artigo-1853353-1
FOTO: JL ROSA
Image-0-Artigo-1853516-1
Time tricolor terá de mostrar muita garra para superar os traumas passados
FOTO: JL ROSA
Sempre que alguém diz que os campeonatos brasileiros das séries A e B são difíceis deveria acompanhar sua afirmação da ressalva: "mas a Terceirona é ainda mais complicada".
Pode até não ser do ponto de vista técnico, mas quem já teve a infelicidade de cair para a Série C sente na pele uma das maiores pressões existentes no mundo do futebol. E tudo piora se o clube tem torcida, tradição e não sobe novamente para a Segundona logo de imediato. Que o digam equipes como Fortaleza, Remo, Paysandu, Santa Cruz, Criciúma e Juventude, só para estabelecer um recorte mais enxuto.
Todos os times citados visitaram com frequência o lado menos glamouroso do Nacional nos últimos dez anos.
Sim, o torcedor do tricolor cearense sabe bem o que é cair para uma divisão com menor visibilidade, ter, consequentemente, suas receitas reduzidas e ver minguarem seus recursos financeiros à medida que fracassa na tentativa de vencer um certame dos mais duros. Competição essa que se divide em dois formatos divergentes: o de pontos corridos (fase inicial) e o de mata-mata (da 2ª fase em diante).
"Nós temos a experiência acumulada do ano passado. Neste ano, enfrentamos vários mata-matas, contra Icasa, Sport e Ceará e podemos sim, comprovar que temos capacidade para conquistarmos nosso objetivo", disse o técnico Marcelo Chamusca.
Campeões pelo caminho
Para o Icasa, que acaba de retornar mais uma vez ao ponto onde estava (obteve o acesso em 2009 e 2012 da Série C para a B), não há ainda a mesma pressão para subir novamente. Porém, a boa projeção nacional obtida em quatro participações na Segundona em cinco anos - incluindo um quase acesso em 2013 para a Primeira Divisão - fez com que as expectativas aumentassem para os lados do CT do Praxedão.
O técnico alviverde Vladimir de Jesus se diz confiante no elenco montando para a disputa, mas faz uma ressalva: "o nosso grupo (A, o mesmo do Fortaleza) está muito difícil, pois temos vários campeões estaduais pelo caminho", advertiu, se referindo ao próprio Tricolor, a Confiança/SE, América/RN e Cuiabá/MT.
O sempre conturbado ambiente político do clube de Juazeiro do Norte também costuma atrapalhar, segundo Vladimir, mas ele avisa que isso não será problema: "eu e o Ocílio (Costa, executivo de futebol) estamos fazendo um trabalho para que isso não respingue no futebol"
Hora da consagração para o Fortaleza
Pelo sexto ano seguido, Leão inicia caminhada em busca do acesso para sepultar martírio e sonha com título
Espantar fantasmas. Encerrar a agonia. Acabar com o sofrimento. Reerguer-se no cenário nacional e olhar adiante em outro patamar. No domingo, o Fortaleza inicia, pelo sexto ano consecutivo, a saga na Terceira Divisão com um misto de sentimentos, mas com um objetivo mais do que claro: enfim conseguir o sonhado acesso à Série B.
O martírio tricolor teve início em 2009, com a queda para a Série C do Campeonato Brasileiro. Em 2010, invicto, caiu ainda na primeira fase. No ano seguinte, vexame na competição e briga contra o rebaixamento até a última rodada - com direito a polêmica nos Tribunais.
Daí em diante, o time do Pici acumula insucessos em jogos decisivos da Terceirona diante da torcida. A primeira vez que o Leão chegou ao mata-mata foi em 2012. Em um PV abarrotado, sucumbiu diante do Oeste e sofreu duro golpe. Em 2013, na última rodada da primeira fase, viu o Sampaio Corrêa empatar no último minuto e calar um Castelão lotado - foi eliminado. Já no ano passado, com o recorde de público do país no ano, amargou o 1 a 1 com o Macaé e caiu novamente no mata-mata.
Comando
Sob nova gestão desde o início do ano, a meta é encerrar a sina do "quase" e voltar ao grupo das 40 melhores equipes do Brasil. Presidente do acesso à Série A em 2002, Jorge Mota retornou ao comando do clube e mira retomar os tempos de glórias.
Marcelo Chamusca foi e voltou, e o elenco apresenta mais opções e qualidade em relação aos anos anteriores - apesar de deficiências evidentes, como no gol e no ataque.
Após a conquista do primeiro objetivo no ano - o 40º título estadual após quatro anos de jejum -, o Fortaleza entra embalado na Série C. A conquista sobre o arquirrival Ceará indica o time no rumo certo, mas as eliminações nos mata-matas da Copa do Nordeste e Copa do Brasil ligaram o sinal de alerta para o momento decisivo da Terceirona - justamente o "algoz tricolor".
Intuito
Com alma lavada e o orgulho da torcida resgatado, o Tricolor quer conseguir a consagração no principal objetivo da temporada e pensa grande para pôr fim aos anos de sofrimento em grande estilo.
"O primeiro compromisso, de ser campeão (cearense), conseguimos honrar. O segundo eu quero não só subir, mas ser campeão da Série C. Quero colocar uma estrela de campeão brasileiro no peito", avisou Jorge Mota, em tom confiante, no dia seguinte à conquista do título estadual.
Afonso Ribeiro 
Colaborador

Fonte: DN