Buscar

10 maio 2015

Mulungu - CAFÉ VERDE Rota pretende aquecer economia

cafe
O café é a bebida preparada mais consumida no Planeta atualmente
FOTOS: BRUNO GOMES
cafe
Consumir o produto é tradição e geração de riquezas, sem dúvida, um dos produtos mais importantes da história nacional. O tipo de café mais comum é o arábica, ocupando cerca de três quartos da produção mundial
Mulungu. Uma das bebidas mais populares do mundo, o café, será o principal aperitivo para o fortalecimento econômico e turístico no Maciço de Baturité, uma formação geológica com muitas cachoeiras, rios e vestígios de Mata Atlântica, onde estão situadas as cidades de Baturité, Guaramiranga, Pacoti e Mulungu. Elas formam a Rota do Café Verde, especialmente traçada pelo escritório regional do Serviço Brasileiro e Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae) como mais um equipamento de promoção e aquecimento da economia serrana.
Lançamento
O projeto foi lançado na Pousada Le Revê, em Mulungu. Conforme a articuladora regional do Sebrae, Fabiana Gizele Moreira da Costa, além de fortalecer a cadeia econômica dessa especiaria, outrora uma das principais na região, a Rota do Café Verde busca a sustentabilidade para produtores e comerciantes, como também oferecer e fortalecer o turismo histórico e ambiental nestes quatro municípios. Além do plantio, da colheita, a comercialização dos grãos especiais para venda ou consumo nas casas especializadas, pousadas, hotéis e restaurantes, conhecer seus protagonistas será interessante.
A Rota pretende atender à demanda do turismo espontâneo, como um novo atrativo para o visitante já hospedado, e incentivo à chegada de grupos direcionados à Rota, de forma a desenvolver a região com o fortalecimento do empreendedorismo.
Dentre as premissas para o desenvolvimento da Rota do Café Verde estão a busca pela excelência da qualidade dos produtos e serviços ofertados, o incremento de negociação do turismo local com a apropriação dos valores intrínsecos do "Café de Sombra", o compromisso com a preservação ambiental e valorização histórico-cultural e ainda o fomento da cafeicultura de sombra, considerada ecologicamente correta, contribuindo com a melhoria na qualidade dos processos de plantio, torra e armazenamento, envase, rotulagem e embalagem.
Foram selecionados oito atrativos para a rota especial sendo eles: o Mosteiro dos Jesuítas e a Estação Ferroviária, em Baturité; o Sítio Rio Negro, a Fazenda Floresta e a chocolataria Chocoberry em Guaramiranga; o Sítio São Luiz em Pacoti e o Sítio São Roque e a Pousada Le Revê em Mulungu. Juntos formarão a cadeia sustentável, da produção ao recolhimento de dividendos, tendo como foco a iguaria especial, o café verde, sombreado ou agroecológico. Os sítios voltam a cultivar os grãos da espécie arábica, a pousada e a chocolataria incluem na lista de compras e o Sebrae presta a assessoria para a consolidação da cadeia.
Para convencer os proprietários dos sítios e os empresários a aderirem à Rota, o Sebrae rememorou os tempos áureos de produção de café no Maciço de Baturité. Coado, expresso, misturado, inventado, consumir café é tradição e geração de riquezas, sem dúvida, um dos produtos mais importantes da história nacional. Movimenta milhões de sacas exportadas ao ano, respondendo por um terço da produção mundial. Atualmente é a bebida preparada mais consumida no Planeta, sendo servidas cerca de 400 bilhões de xícaras por ano. O tipo de café mais comum é o arábica, ocupando cerca de três quartos da produção mundial.
No Ceará, o Maciço de Baturité se destaca pela tradição na produção de café sombreado, de importância ambiental e socioeconômica que já chegou a exportar toneladas. Desde 2013, o Sebrae Regional aplica o Programa Café Verde na região. Por meio dele busca o desenvolvimento sustentável da cafeicultura local com ações que procuram garantir a recuperação e a conservação dos recursos naturais. A valorização da identidade cultural, do patrimônio histórico e de modelos sustentáveis de produção também são considerados.
Cabe ao Programa disponibilizar apoio técnico e soluções inovadoras e eficientes para garantir um impacto ambiental positivo. É no clima da serra, à beira dos cafezais, que o Sebrae Ceará promove a Rota do Café Verde, reunindo os quatro municípios remanescentes da cafeicultura de sombra. Nesse caminho estão as plantações de café em meio à Mata Atlântica, os processos de torra e moagem, circundados pelas belas fachadas históricas dos casarões centenários com suas poltronas de palha e brocados onde ainda moram o cheiro e o sabor de suas raras sementes. Essas riquezas podem ser conhecidas numa boa conversa com as antigas famílias produtoras da região em seus jardins repletos de flores e pássaros, acompanhada de um bom cafezinho, acrescenta a articuladora do Sebrae.
Mais informações:
Sebrae Baturité
Av. 7 de setembro, 961 - Centro
(85) 3347-1570
Alex Pimentel
Colaborador
Fonte: DN

PRE e PRF registram três mortes nas estradas

Polícias Rodiviárias Estadual e Federal registraram três mortes em 14 acidentesocorridos neste sábado (9) nas rodovias do estado. 
Na BR 222 ocorreram dois acidentes, um no Km 42 e outro no Km 71, situados, respectivamente, em Caucaia e São Gonçalo do Amarante. No primeiro, houve colisão entre uma motocicleta e um veículo de passeio, com 1 vítima fatal. Já no segundo ocorreu por volta das 19 horas e interditou parte da rodovia, em razão de vítimas presas nas ferragens dos dois veículos envolvidos no acidente.
Houve ainda um acidente em Horizonte, no Km 42,2 da BR 116. Um caminhão tombou e provocou o fechamento parcial da estrada. Não há informações de feridos.
Nas estradas estaduais, ocorreram 11 acidentes, com seis feridos e duas vítimas fatais. O primeiro acidente com morte aconteceu no Km 143 da CE 060 na altura de Quixadá, por volta das 15h30. Um veículo de passeio colidiu com árvores, levando a óbito o motorista.
O segundo acidente com vítima fatal aconteceu também durante a tarde, no Km 220 da CE 371. Uma queda de moto na cidade de Jaguaretama teve como vítima o condutor do veículo.
Fonte: DN

Charge

Charge

Mara Maravilha se apresenta com figurino dos anos 80

Mara Maravilha voltou a se apresentar em boate paulista para relembrar
Mara Maravilha voltou a se apresentar em boate paulista para relembrar
INSTAGRAM
Quem foi criança nos anos 80 e 90 com certeza lembrará da ex-apresentadora Mara Maravilha. A cantora passou um tempo longe das telas, se converteu à igreja evangélica e ficou razoavelmente distante dos holofotes da mídia. Neste fim de semana, Mara se apresentou em uma boate no Centro de São Paulo e, usando um figurino da época, matou um pouco a saudade dos fãs.
A cantora também relembrou os tempos de televisão ao cantar sucessos da época, como"Liga pra mim" e "Não faz mal". No instagram, Mara postou uma foto de sua apresentação, o que provocou vários comentários dos fãs.
"Foi lindo! Amei e voltei tao feliz com todos os meus discos autografados!", escreveu um fã. Outro internauta emendou: "Feliz com o carinho do público com você. Você merece por ter feito a infância de tantos e tantos e tantos muito mais especial. Sucesso!".
Fonte: DN

Famosos homenageiam mães nas redes sociais

Luan Santana faz homenagem à sua mãe no Instagram
Luan Santana faz homenagem à sua mãe no Instagram
INSTAGRAM
Muitas celebridades aproveitaram as redes sociais para divulgar, neste domingo (10),mensagens especiais em comemoração ao Dia das Mães. Um expressivo grupo de mães e filhos aproveitaram a data para expressar amor e homenagear seus parentes.
O cantor Luan Santana publicou uma fotografia com sua mãe no Instagram e, na legenda, fez uma declaração de amor para ela. "Creio que você, mãe, sinta exatamente isso quando me vê levando alegria para tanta gente: 'Olhar o tamanho do sorriso dela é calcular o inexplicável. Eu não posso medir o tamanho do universo, nem tampouco a força que os olhos dela transmitem. É mais do que sentir!'", escreveu. 
Já a cantona Cláudia Leitte publicou uma série de fotografias para homenagear a mãe e também seus fillhos, falando sobre o companheirismo que envolve a relação maternal. Na legenda da foto com a mãe, a cantora resumiu em poucas palavras como a considera: "Minha rainha".
A apresentadora Angélica se surpreendeu com uma postagem do seu fã clube para homenageá-la neste Dia das Mães e compartilhou a montagem com fotos da gravidez dos seus três filhos. "Encontrei essa homenagem no instagram e achei lindo rever minhas barrigas. Obrigada. Aí dentro dessas "pancinhas", a razão do meu viver. Obrigada meu Deus por ser mãe e viver essa emoção todos os dias", publicou.
O cantor Luciano Camargo também resolveu homenagear a mãe Helena: "Hoje, no Dia das mães, quero falar de uma em especial, Helena, a mulher que cresci admirando. Quantas foram as noites em que vi você, mãe, passando pilhas de roupas, pois no outro dia tinha que entregar cedo para as famílias. Uma beleza sem vaidade, natural, pura... Cabelo sem corte, unhas comidas pelo sabão em pó, mas, mesmo com todo sacrifício, não perdia a chance de sorrir e orar pelos filhos. Mãe, tenho certeza de que muito do que sou hoje, como homem e pai de família , devo a senhora. Muito obrigado por tudo. Feliz Dia das Mães! Te amo!".
A atriz Carolina Ferraz, que teve a filha Valentina há apenas dois dias, também entrou no clima de comemoração. "Feliz dia das mães!! É o desejo da mãe mais feliz de todas", escreveu.
Fonte: DN

Cuidados para os corações das mães

vida
Sempre cabe mais um, diz o dito popular sobre a capacidade que o 'coração de mãe' tem para abraçar as responsabilidades de - na maioria das vezes - estar na linha de frente de suas famílias. Leia-se como uma licença poética para o dia, mas, sobretudo, como um alerta para que ela olhe mais para a sua saúde, a começar pela do coração, no sentido literal da palavra.
Por tradição, a mulher cuida melhor da saúde que o homem, uma vez que, historicamente, coube a ela esse papel de cuidadora. No entanto, é fato que o acúmulo de atividades e múltiplos papéis - de mãe, esposa, profissional, filha, cidadã, e muitas, de chefe de família - pode levar algumas mulheres a dispor de menos tempo e, com isso, adquirir hábitos de vida que favorecem o surgimento de fatores de risco associados a eventos cardiovasculares (sedentarismo, menor cuidado com a alimentação gerando obesidade, estresse, tabagismo), afirma a cardiologista clínica do Hospital do Coração de Messejana, Dra. Danielli. O.C. Lino.
Isso não significa que ela esteja menos atenta aos fatores de risco. Mesmo porque, afirma, "geralmente são nas consultas com o ginecologista que esses fatores são detectados. Como a doença cardiovascular é silenciosa, em ambos os sexos, acaba-se não valorizando o acompanhamento e tratamento especializado. Porém, ao saberem que tem hipertensão, diabetes ou "problemas no colesterol", ainda são as mulheres que tendem a procurar mais o acompanhamento médico do que a população masculina", afirma.
Indefinições
Os sintomas discretos e inespecíficos explicam em parte a alta incidência de óbitos em mulheres em decorrência de doenças cardiovasculares.
Segundo a Dra. Danielli Lino, "no caso do infarto agudo do miocárdio (que corresponde a pelo menos a metade dos óbitos nesta população), as mulheres possuem um pior prognóstico em relação aos homens, sendo o tratamento tardio e inadequado as principais hipóteses para um desfecho".
No geral, vários sintomas são relacionados, como aperto ou opressão no tórax, dor com irradiação para mandíbula, pescoço, ombros, orelha ou para os braços, dor abdominal, enjoos ou vômitos.
No entanto, as mulheres podem apresentar sintomatologia mais leves ou inespecífica, muito difíceis de serem definidos, como mal-estar e cansaço, o que dificulta e compromete o diagnóstico inicial, exigindo do médico uma atenção especial e cuidadosa nos casos de atendimento ao público feminino. Entre os relatos estão: "dificuldade para respirar", "dor na barriga e nas costas", "entre as escápulas".
Múltiplos fatores
Estudos relacionam o tabagismo, a hipertensão, o diabetes, a obesidade, fatores psicossociais (estresse e depressão), sedentarismo e alterações no colesterol como as principais condições causais para o infarto agudo do miocárdio (em homens e mulheres).
Sabe-se que tais fatores levam a danos no endotélio (camada celular que reveste internamente os vasos sanguíneos, inclusive o coração) predispondo ao surgimento de "placas de gorduras" que ao romperem provocam o infarto. O tabagismo se constitui em risco para o infarto em mulheres jovens, principalmente em combinação com diabetes ou o uso de anticoncepcionais.
Os números realmente não são favoráveis ao sexo feminino. De acordo com a cardiologista, nos Estados Unidos, uma em cada três mulheres morrem por doença cardiovascular (DCV), assim como tendem a ter mais morte súbita que os homens e um pior prognóstico intra-hospitalar. No Brasil não é diferente, onde a mortalidade do sexo feminino por DCV é de, aproximadamente, 37%.
Menopausa
O surgimento dos sintomas e eventos tendem a ser de 8 a 10 anos mais tardios que nos homens, no período pós-menopausa, no qual a teoria baseia-se na suposta proteção hormonal do endotélio feminino a exposição estrogênica que antecede a menopausa. Além disso, existe uma maior incidência no período pós-menopausa de hipertensão arterial, diabetes, obesidade e dislipidemia.
A hipertensão é o principal fator de risco cardiovascular em mulheres após a menopausa, sendo nesse período (após os 60 anos de idade) sua incidência maior que na população masculina. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado estão associados a reduções de eventos cardiovasculares e renais, principalmente nos relacionados ao AVC.
Embora não existam estatísticas internas, a maioria das mulheres atendidas no Hospital do Coração Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (referência nestas afecções) tem idade superior a 50 anos e apresenta hipertensão, diabetes, dislipidemia e tabagismo.
"Chegam ao nosso hospital já apresentando infarto agudo do miocárdio e, muitas vezes, não eram acompanhadas ambulatorialmente para o controle dos fatores de risco na assistência básica (responsável pela prevenção primária). Notamos o aumento de internações em mulheres jovens, entre 30 e 50 anos, geralmente obesas, diabéticas e /ou tabagistas", diz a Dra. Danielli Lino.
Fonte: DN

Papa recebe Raúl Castro no Vaticano

Papa Franscisco
O Papa Francisco deve visitar Cuba em setembro. Ele é o terceiro papa a visitar o país.
GREGORIO BORGIA/ REUTER
presidente cubano Raúl Castro foi recebido com entusiasmo neste domingo (10) pelo papa Francisco, no Vaticano. Castro esteve na Europa para participar das celebrações dos 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. No ano passado, o papa tevepapel crucial para mediar a reaproximação diplomática entre Cuba e os Estados Unidos, após mais de 50 anos de tensão.
"Bienvenido!", disse o papa em espanhol, língua nativa de ambos, ao recebê-lo, às 7h30 da manhã locais. O encontro havia sido anunciado na última terça-feira (5). Castro baixou a cabeça, segurou a mão do papa com suas duas mãos e os dois partiram para uma conversa reservada por quase uma hora, tempo generoso para os padrões do Vaticano.
Castro já havia agradecido publicamente a Francisco pela mediação diplomática. Após a reunião, ele disse aos jornalistas que fez pessoalmente o agradecimento.
Os dois trocaram presentes. O papa deu a Castro uma medalha de São Martinho de Tours, conhecido na tradição cristã por compartilhar seu abrigo com um mendigo. Já Castro deu ao papa um quadro do artista cubano Alexis Leiva Machado, conhecido como Kcho, retratando uma cruz feita com barcos de náufragos clandestinos que chegam à ilha italiana de Lampedusa.
Diplomacia Católica
Depois de décadas sendo combatida pelo regime castrista, a igreja católica se tornou uma importante aliada diplomática do país, mediando a relação entre o governo e os dissidentes do regime e, agora, facilitando a retomada de relações com os Estados Unidos.
Francisco deve visitar Cuba em setembro, logo antes de visitar cidades dos Estados Unidos: Washington, Filadélfia e Nova York.
Ele será o terceiro papa a visitar Cuba. Em 1996, o então ditador cubano Fidel Castro visitou o papa João Paulo 2º no Vaticano, preparando a primeira visita de um papa à ilha, em 1998. O papa seguinte, Bento 16, também visitou o país, em 2012.Cada encontro simbolizou um passo na abertura da ilha, com grande proporção de católicos, à religião.
Com a visita de João Paulo 2º, Fidel permitiu a celebração do Natal, proibido desde o final da década de 1960. A visita de Bento 16 devolveu o feriado de sexta-feira santa aos cubanos, e abriu caminho para a devolução à igreja de imóveis estatizados no início do regime comunista da ilha.
Fonte: DN

Jumento é agredido a pauladas e depois esfaqueado

crime
Jumento agredido a pauladas e facadas foi enterrado ainda com vida próximo ao local do crime, ocorrido na Praia do Futuro. O agressor fugiu, mas foi denunciado pela Sociedade Protetora dos Animais do Ceará
Um crime ambiental chocou os moradores da rua Oswaldo Araújo, na Praia do Futuro. Por volta das 4 horas da manhã deste sábado, um  indivíduo identificado como Luquinhas Bento da Silva teria agredido a pauladas um jumento e, posteriormente, provocado várias perfurações com arma branca. O mesmo teria enterrado o animal,  ainda com vida, próximo ao local do crime. Segundo informações de populares, o criminoso dizia: "matei um jumento, se alguém achou ruim, mato gente também". 
Revoltados com tamanha violência, os moradores acionaram a polícia e a Sociedade Protetora dos Animais do Ceará (SPA). Quando chegaram ao local, o indíviduo já havia fugido em um veículo pick up, cor prata, de placas NQO 9133. No local, vários moradores apresentaram os Boletins de Ocorrências já registrados contra o elemento, o qual costuma andar armado e ameaçar as pessoas da rua Oewaldo Araújo.
Conforme o presidente da Sociedade Protetora dos Animais do Ceará, Márcio Sousa, o animal foi desenterrado com a ajuda da comunidade para comprovar os fatos. A denúncia foi encaminhada para a delegacia de plantão do 2º Distrito Policial, onde foi dado início a um procedimento por crime ambiental, baseado no artigo 32, da Lei n. 9.605/98,.
Márcio Sousa ressaltou que teve o apoio população, a qual estava aterrorizada com tamanha crueldade praticada contra um ser indefeso.  Houve inclusive tentativa de linchamento do acusado, mas ele conseguiu fugir do cerco, encontrando-se ainda foragido. 
Fonte: DN

Carlile diz que chegou ao limite diante da crise

Image-0-Artigo-1850619-1
Carlile Lavor revelou que decidiu renunciar devido às dificuldades de coordenar a gerência da Sesa. O gestor reforçou o momento de crise por qual passa o Ceará, e admitiu estar ajudando na escolha do seu sucessor
FOTO: FABIANE DE PAULA
Afastado da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) desde a última segunda-feira (4), quando renunciou ao cargo de gestor da Pasta, Carlile Lavor confirmou sua decisão, conforme já havia anunciado o Diário do Nordeste, na edição do dia 5 de maio, e em entrevista, neste sábado (9), admitiu que, não só "chegou ao seu limite", mas que "a crise (na Saúde) existe há 10 anos, e hoje está agravada por alguns fatores".
A dificuldade de coordenar a equipe que gerencia a Sesa motivou a renúncia do médico Carlile Lavor. Após quatro meses à frente da Pasta, ele toma pra si a "incapacidade de coordenação dos profissionais que integram o órgão". O médico, que pela segunda vez ocupou o cargo de secretário de Saúde no Estado, atua agora junto ao governador Camilo Santana na definição do sucessor na Sesa.
Na manhã deste sábado, embora tenha preferido não falar da saída de Carlile, Camilo Santana reconheceu que está trabalhando na escolha do novo secretário. "Todas as minhas ligações são técnicas", reforçou o governador, ao falar sobre os critérios que serão adotados na escolha do novo gestor da Saúde. Ele adiantou que está contratando uma consultoria externa para fazer a avaliação do modelo de Saúde adotado no Ceará.
Pacientes internados em corredores de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA's) superlotadas e realizando internações - prerrogativas que não são das UPA's - carência de insumos para a realização de cirurgias e atendimentos e déficits de leitos de UTI são apenas alguns dos problemas que evidenciam a situação caótica da saúde pública cearense, que Carlile admite "ter tido ciência antes de aceitar o cargo e que devem continuar após sua saída até que as medidas sejam tomadas". "A Saúde tem vários problemas e é essencial que haja uma coordenação muito tranquila para levar adiante as ações. Como os pensamentos na Secretaria são muito diferentes, isso criou muita dificuldade", explica Carlile.
SUS
Segundo ele, o Sistema Único de Saúde (SUS) teve êxito em seus 10 primeiros anos de implantação (1988 - 1998), mas depois disso começou a padecer ao "não acompanhar a evolução das demandas". No Ceará, agravantes como as epidemias de dengue e sarampo potencializam a situação neste período do ano, conforme o médico.
Carlile garante que a redução do orçamento do Ministério da Saúde, neste ano, - tema sobre o qual ele não entrou em detalhes - dificultou as possibilidades dos governos estaduais, mas ainda assim enfatiza que suas limitações frente à Secretaria no Ceará estão muito mais relacionadas à gestão de pessoas do que a cortes de investimentos. "Foram mais problemas técnicos que políticos. Já sabia dos problemas quando assumi. Não consegui fazer com que a equipe trabalhasse de forma coesa", reforça.
Outra dificuldade apontada pelo gestor é ter sido chamado para compor a equipe de governo somente três dias antes de assumir. "Isso realmente atrapalhou. Normalmente trabalha-se com mais tempo. E nós demoramos a montar a equipe e os problemas foram se acumulando".
Questionado se houve restrições por parte do governador aos nomes apontados por ele para compor a equipe ou a profissionais vindo de outros estados também solicitados pelo médico, Carlile garante que não houve limitações do tipo. Conforme o médico, alguns servidores federais estão sendo cedidos para atuarem no Ceará, maonte
Fonte: DN

Destaque Aracoiaba News especial dia das mães

O site Aracoiaba News, em sua edição especial comemorando o DIA DAS MÃES, traz em sua 16ª edição dominical, as mães cearenses ao qual merece destaque, por sua garra e dedicação aos seus filhos.  A edição especial em sua CAPA OFICIAL deste domingo é um mosaico, criado a partir das fotos enviadas pelos internautas e leitores do site Aracoiaba News.
Queremos aqui prestar nossa homenagem a todas as mães de por essa data em que comemoramos o dia delas, muito embora saibam que todos os dias é dia das mães. Dia das Mães é uma data mais que especial, aliás, uma das mais especiais de todas as datas comemorativas e por isso deve ser tratado com extremo carinho e cuidado.
Ser mãe quase nunca é uma tarefa fácil, e como agradecimento por ter sempre alguém ao nosso lado, nos apoiando e cobrindo de amor, nada melhor do que expressar todo o carinho, agradecimento e amor em palavras. O dia das mães é um dia mais que especial, pois é o dia daquela que sempre nos amou e cuidou durante nossa vida inteira com toda paciência e dedicação. Por tanto se você ama de verdade a sua mãe, mostre para ela todo o seu carinho e respeito, essa é a melhor forma de agradecimento.
Deixamos aqui nosso sincero abraço a todas as mães!

Aguardem o próximo Destaque!!

Prefeito Antônio Cláudio deixa mensagem em homenagem ao dia das mães


Quero aqui prestar minha homenagem a todas as mães de Aracoiaba e região por essa data em que comemoramos o dia delas, muito embora saibam que todos os dias é dia das mães.
O Dia das Mães é uma data mais que especial, aliás, uma das mais especiais de todas as datas comemorativas e por isso deve ser tratado com extremo carinho e cuidado. Ser mãe quase nunca é uma tarefa fácil, e como agradecimento por ter sempre alguém ao nosso lado, nos apoiando e cobrindo de amor, nada melhor do que expressar todo o carinho, agradecimento e amor em palavras. O dia das mães é um dia mais que especial, pois é o dia daquela que sempre nos amou e cuidou durante nossa vida inteira com toda paciência e dedicação. Por tanto se você ama de verdade a sua mãe, mostre para ela todo o seu carinho e respeito, essa é a melhor forma de agradecimento.
“Deus não pode estar em todos os lugares e por isso fez as mães”. “O coração das mães é um abismo no fundo do qual se encontra sempre um perdão”. “Nasci de você, sorri com você, chorei com você, eu amo você, mãe!” “Uma mãe é capaz de ensinar mais do que cem professores.” “O amor de mãe é o combustível que capacita um ser humano comum a fazer o impossível” – (Marion C. Garretty).
Às vezes, as palavras se perdem na expressão da palavra Mãe. Nenhum dicionário definirá a magia do seu significado e, em todos os idiomas, traduz o mesmo sentimento: ser mãe.
“Um homem ama ao seu primeiro amor mais que a qualquer outro, ama a sua mulher melhor que ninguém, e ama a sua mãe por mais tempo que a nenhuma outra pessoa”.
Deixo aqui meu abraço a todas as mães de Aracoiaba e de nossa rica região do Maciço de Baturité.

Antônio Cláudio Pinheiro

Prefeito Municipal de Aracoiaba

Confira as principais notícias no Retrospectiva do Dia