Buscar

07 maio 2015

Camilo Santana assina nomeação de Valfredo Sampaio e mais 211 professores da rede estadual

Valfredo Sampaio deu sua parcela de contribuição no desenvolvimento de Aratuba através da educação e do esporte.

O governador Camilo Santana assinou nesta quarta-feira (6), no Palácio da Abolição, a nomeação de 212 professores concursados que vão atuar na rede pública estadual de ensino. O ato concluiu as chamadas de todos os aprovados no último Concurso para Professor, realizado em 2013, totalizando 4.030 profissionais, distribuídos entre as 13 disciplinas do Ensino Médio, além de Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

"Quero agradecer a vocês que agora fazem parte do conjunto de servidores públicos. A educação é uma área estratégica e prioritária do Governo. Acreditamos que o principal meio para buscarmos um Ceará pacífico, livre de violência, é a educação. Quero reforçar o compromisso nesses quatro anos de melhorar a educação no Estado, e o melhor caminho para isso é o diálogo. Sabemos que 2015 está sendo um ano difícil, período de recesso, contenção de gastos, mas estamos fazendo a nossa parte. E o maior compromisso que firmei com o sindicato APEOC, que é o reajuste de 13,01% para igualar o piso nacional para o professor, estarei encaminhando para a Assembleia Legislativa", disse Camilo Santana.

Presente na cerimônia, a vice-governadora Izolda Cela também reforçou a importância do trabalho do professor no papel de servidor público. "Quero parabenizar os professores por essa vitória. Vocês se prepararam, passaram por um concurso de várias etapas. Muitos de vocês já estão na estrada, mas agora tem um vínculo efetivo com o Estado. Vocês têm também a responsabilidade do resgate da confiança no serviço público. Além da questão da dinâmica com os alunos, têm um compromisso com a escola. E espero que sigamos nesse ritmo, trabalhando por uma sociedade mais pacífica", disse.

O aratubense Valfredo Sampaio, professor de Matemática, é um dos 112 concursados e não escondeu a alegria pelo momento. Indagado sobre qual mensagem ele deixaria para seus colegas professores de Aratuba, Valfredo não hesitou em declarar. “Tenho muita gratidão por tudo aquilo que aprendi com eles ao longo de todos esses anos, pelo respeito que as direções de escola sempre tiveram comigo. Um sentimento de dever cumprido e, se não fui o melhor que meus alunos mereciam dei o melhor de mim. Enfim, sou totalmente grato à aqueles que fizeram e fazem a educação deste município”.

Estiveram presentes na cerimônia também o Secretário da Fazenda, Mauro Filho; o Secretário do Planejamento e Gestão do Estado, Hugo Figueiredo; o Secretário Adjunto da Educação, Armando Amorim Simões; o Secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Osmar Baquit; os deputados estaduais Elmano de Freitas, Rachel Marques, Odilon Aguiar e Robério Monteiro; o vereador Evaldo Lima; e o presidente da APEOC, Anísio Santos de Melo.

Vestibular 2015.2 Faculdade do Maciço de Baturité - Faça já sua inscrição


Vestibular - Faculdade do Maciço de Baturité 2015.2



Cursos: Pedagogia e Administração 
Provas: 29 de março 
Endereço: Rua Edmundo Bastos, s/n, Sanharão - Baturité/CE

Contatos: (85) 3347 2774 - (85) 88283185 - (85) 96249991 (Lucilene Sales ou Márcio)


Pós Graduação FMB


Gestão de Pessoas & Planejamento estratégico
Mensalidade: R$ 154,00

Contatos: (85) 3347 2774 - (85) 88283185 - (85) 96249991 (Lucilene Sales ou Márcio)

Câmara aprova projeto que regulamenta eleição para o Conselho Tutelar de Aratuba

O PROJETO DE LEI FOI APROVADO EM PRIMEIRA DISCUSSÃO SEM RESSALVAS.


A Câmara Municipal de Aratuba realizou sessão ordinária na tarde da última terça-feira (05), para a votação do Projeto de Lei do Executivo que regulamenta a eleição para a escolha dos novos membros do Conselho Tutelar, organismo responsável pelas ações diretas de apoio e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O presidente do Legislativo, Manoel Venâncio Barroso, “Neto do Pai João” (PMDB), que conduziu os trabalhos, disse que o projeto, que foi aprovado à unanimidade dos vereadores presentes na sessão, é decorrente da necessidade de adequação da Legislação Municipal à Lei Federal 12.696, de 25 de julho de 2012, que promoveu alteração em alguns dispositivos do Estatuto da Criança e do  Adolescente (Eca).

O projeto municipal se adequará ao processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar que ocorrerá em data unificada em todo o território nacional a cada 4 anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial.

De acordo com o presidente do legislativo aratubense, até nos próximos dias deverá ser lançado o edital de convocação para a eleição dos novos conselheiros tutelares, que acontecerá em outubro deste ano. Será o primeiro processo de escolha unificada dos membros do organismo. O conselheiro Chiquinho Borges participou da sessão e na ocasião discorreu sobre o assunto da novas regras para o processo unificado.

Segundo a nova legislação, a eleições devem ocorrer em todas as cidades no primeiro domingo de outubro, seguindo as novas diretrizes, que ampliarão o mandato de 3 para 4 anos a partir desse primeiro processo unificado; posse dos novos membros em 10 de janeiro de 2016.

HGF ameaça suspender cirurgias eletivas

hgfO Hospital Geral de Fortaleza (HGF) enviou, ontem, um ofício à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) informando a decisão de suspender as cirurgias eletivas por tempo indeterminado, caso a unidade não fosse reabastecida com itens necessários para o funcionamento.
O documento é assinado pelo diretor geral do HGF, Romero de Matos Esmeraldo, pelo diretor médico, Francisco Sérgio Rangel de Paula Pessoa, e pelo diretor técnico, Pedro Leão de Queiroz Neto. No ofício, descreve-se o desabastecimento de insumos básicos no hospital, a superlotação das emergências geral, obstétrica e UTI neonatal, além de considerar o contigenciamento dos insumos disponíveis para assistência aos pacientes.
Decisão
A assessoria de imprensa do HGF esclareceu que as cirurgias eletivas continuarão normalmente hoje. Já a Sesa informou que a decisão de interromper os procedimentos não cabe ao hospital, sendo de responsabilidade da própria Sesa, que não autorizou a suspensão. O órgão estaria providenciando alguns dos materiais cujas ausências estariam dificultando os trabalhos.
Fonte: DN

RACHEL de QUEIROZ > Acadêmico de Direito é preso após quebrar óculos de estátua em Quixadá

QUIXADÁ
Um estudante do curso de Direito foi preso na madrugada desta quinta-feira, 7, por uma equipe do Ronda do Quarteirão, em Quixadá. Segundo a Polícia, o estudante, identificado como Bruno Jeferson Pereira de Sousa, 18 anos, quebrou o óculos da estátua da escritora Rachel de Queiroz, na Praça da Cultura, no Centro desta cidade do Centro do Estado.
Ainda de acordo com a Polícia, o universitário apresentava sintomas de ter ingerido bebida alcoólica e entorpecentes. Ao ser abordado pelos policiais o suspeito ainda desacatou e passou a ofender a equipe do Ronda do Quarteirão. Ele foi conduzido à Delegacia Regional da Polícia Civil e autuado por dano ao patrimônio público e desacato a funcionário público no exercício da função.
Antes, quando as pessoas posavam ao lado da estátua o detalhe não era esquecido.     Quem passava pela praça começou a notar que a estátua da escritora estava sem o óculos.
Fonte: DN

Antônio Cláudio sanciona lei que reajusta salário dos agentes de saúde e de endemias

O prefeito de Aracoiaba, Antônio Cláudio Pinheiro, na manhã desta quinta-feira (07), sancionou a lei Nº 1160/2015, que dispõe sobre o reajuste do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, em atividade junto ao sistema do Ministério da Saúde.
De autoria do Poder Executivo, o projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal de Aracoiaba e beneficiará agentes comunitários de saúde e de controle de endemias. Os esforços no sentido de igualar a situação salarial dos servidores, em acordo com a lei federal, vêm sendo feito pelo município.
“Serão vários servidores que conquistaram este direito a partir de um trabalho bem elaborado e estudado para que não houvesse grandes impactos financeiros para o município. Com cautela, buscamos sempre priorizar a satisfação profissional de nossos servidores”, disse.
De acordo com o prefeito, “os agentes de endemias realizam um importante trabalho de visita aos moradores de cada bairro, buscando a prevenção de doenças como dengue, leishmaniose e outras. Os agentes comunitários de saúde, por sua vez, acompanham e monitoram pacientes, atuando nos Programas de Saúde da Família (PSFs)” assim concluiu.
O salário-base de ambas as funções passa para R$ 1.014,00. 

Confira a Lei na Íntegra

São Paulo x Cruzeiro tem o maior público do Brasil em 2015, e Ceará x Bahia fica em 3º

São Paulo x Cruzeiro
Partida da Libertadores ultrapassou finais do estadual do Rio de Janeiro e da Copa do Nordeste
FOTO: RUBENS CHIRI/ SÃO PAULO F.C.
A vitória por 1 a 0 do São Paulo sobre oCruzeiro, na última quarta-feira (6), no jogo de ida das oitavas de final da Taça Libertadores da América, bateu o recorde de público em estádios brasileiros nesta temporada de 2015.
No total, 66.369 pessoas foram ao Morumbiacompanhar um dos confrontos brasileiros nesta fase da competição sul-americana.
Até então, o maior público brasileiro em 2015 havia sido 66.156 pessoas, na decisão do Estadual do Rio, entre Vasco e Botafogo, no Maracanã.
Já o jogo entre Ceará x Bahia, na Arena Castelão, pela final da Copa do Nordeste, se encontra em 3º lugar no ranking, com público de 63.399 torcedores.
Clássico-Rei da finalíssima do Campeonato Cearense 2015 (empate em 2 a 2 que consagrou o Fortaleza campeão) também aparece bem relacionado no ranking, em 6º lugar, com público de 50.002.
Público foi muito superior à média são paulina
O maior público são-paulino passava longe dessa marca. Havia sido apenas de 38.772 torcedores, no clássico contra o Corinthians, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores.
O recorde de público no Morumbi gerou uma renda bruta de R$ 3.672.805,00, ainda inferior aos mais de R$ 4 milhões arrecadados pelo Palmeiras no primeiro jogo da decisão do Paulista, contra o Santos.
A vitória por 1 a 0 sobre o atual bicampeão brasileiro dá ao São Paulo a vantagem de se classificar com um empate na próxima quarta (13), em Belo Horizonte. Caso balance as redes, só será eliminado se perder por pelo menos dois gols de diferença.
Fonte: DN

Banco do Brasil eleva juros para financiamento imobiliário

Banco do Brasil
O BB informou em nota que o aumento dos juros foi necessário para compensar os maiores custos de captação.
FOTO: MIGUEL PORTELA
Banco do Brasil (BB) anunciou o reajuste dos juros para as linhas de crédito para habitação, que começará a valer a partir do dia 18 de maio. As taxas de financiamento que usam recursos da poupança subirão de 9,9% ao ano mais a taxa referencial (TR) para10,4% mais TR. A mudança vem após, no dia 27 de abril, a Caixa Econômica Federaldiminuir os valores para o financiamento de imóveis usados.
O BB informou em nota que o aumento dos juros foi necessário para compensar os maiores custos de captação. No entanto, o prazo máximo do financiamento foi estendido para 420, contra os 360 meses anteriores. A ampliação do prazo dependerá do perfil de cada cliente e estipula o teto do valor do imóvel inalterado para todos os mutuários, em 80%. 
A flexibilização das taxas conforme o grau de relacionamento do cliente com o banco e a autonomia para os clientes decidirem a fórmula de cálculo das prestações foram as medidas aplicas pelo Banco do Brasil para aprimorar as linhas de crédito imobiliário.
Fonte: DN

Hospitais de Fortaleza registram maior número de pacientes atendidos nos corredores

IJF
O hospital com mais pacientes atendidos nos corredores é o IJF. Um total de 109 pessoas estão na unidade
FOTO: FABIANE DE PAULA
O número de pacientes atendidos nos corredores dos hospitais de emergência de Fortaleza segue crescendo. De acordo com dados do Sindicato dos Médicos do Ceará, um total de 426 pessoas aguardando atendimento médico nas unidades hospitalares. 
No último boletim, divulgado na última terça-feira (5), eram 366 pacientes. No Hospital Geral de Fortaleza (HGF) contam 60 pessoas "internas" nos corredores. A direção do hospital anunciou, na última quarta-feira (6), que iria suspender as cirurgias eletivas por tempo indeterminado. A Secretária de Saúde do Estado (Sesa) informou que a decisão de interromper os procedimentos não cabe ao hospital, sendo de responsabilidade da própria Sesa, que não autorizou a suspensão.
Além do HGF, o sindicato informou que os pacientes estão sendo atendidos nos corredores do Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital de Messejana (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), Hospital São José (HSJ) e nas nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas nos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Messejana, Canindezinho, José Walter, Conjunto Ceará, Jangurussu, Itaperi e Pirambu.
Os dados são do "Corredômetro", campanha realizada pelo Sindicato dos Médicos e Associação Médica Cearense (AMC) desde o dia 21 de abril, que objetiva divulgar, diariamente, o número de pacientes ‘internados’ em corredores de hospitais de emergência de Fortaleza.
Fonte: DN

Quatro adolescentes são detidos após série de assaltos em Cascavel

Objetos apreendidos com adolescentes em Cascavel
Entre os objetos apreendidos, estão uma escopeta e vários celulares
FOTO: DIVULGAÇÃO POLÍCIA MILITAR
Quatro adolescentes foram detidos em flagrante, na manhã desta quinta-feira, por volta das 5h30 no município de Cascavel. De acordo com informações da Polícia, eles estavam armados com uma escopeta de calibre 12 e uma arma falsa, e realizaram um roubo de carro, um assalto a uma topic e depois a um ônibus.
Após as abordagens, eles se refugiaram em um matagal, mas foram apreendidos pelo policiamento do Ronda do Quarteirão de Cascavel, com apoio do Policiamento Ostensivo Geral. São três meninos de 16 anos de uma menina de 15.
Com eles, foram apreendidas sacolas que continham as armas utilizadas nos crimes, cerca de 40 celulares, uma quantia não divulgada de dinheiro e um aparelho de som de carro, além de bolsas das vítimas.
Os quatro estão detidos na Delegacia Municipal de Cascavel, e a polícia ainda está analisando o caso. Segundo o Capitão Wilson, eles provavelmente serão redirecionados para a Delegacia da Criança e do Adolescente.
Fonte: DN

MP 665: Saiba como cada deputado cearense votou o ajuste fiscal


Por um placar de 252 votos a favor contra 227 contra, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite dessa quarta-feira (6), a Medida Provisória 665/14, que dificulta a obtenção do seguro-desemprego, do abono salarial e do seguro-defeso.

O texto aprovado é o relatório do senador Paulo Rocha (PT-PA). Segundo a proposta, o trabalhador terá direito ao seguro-desemprego se tiver trabalhado por pelo menos 12 meses ininterruptos nos 18 meses anteriores à demissão. Antes, o trabalhador precisava de apenas seis meses.

Confira a votação da bancada cearense no que diz respeito à MP 665 do ajuste fiscal:

VOTO CONTRA

- Moroni Torgan (DEM)
- André Figueiredo (PDT)
- Raimundo Gomes de Matos (PSDB)
- Vitor Valim (PMDB)
- Danilo Forte (PMDB)
- Moses Rodrigues (PPS)
- Ronaldo Martins (PRB)
- Adail Carneiro (PHS)
- Genecias Noronha (Solidariedade)
- Cabo Sabino (PR)


VOTO A FAVOR

- Chico Lopes (PCdoB)
- Gorete Pereira (PR)
- Antonio Balhmann (Pros)
- Anibal Gomes (PMDB)
- José Airton (PT)
- José Guimarães (PT)
- Leônidas Cristino (Pros)
- Domingos Neto (Pros)
- José Arnon (PTB)
- Macedão (PSL)
- Odorico Monteiro (PT)


Luizianne Lins (PT) não votou.


Fonte: CN7

Vereador Hérberlh Mota lamenta falecimento do vereador Chico Roque

Aracoiaba é Destaque na coluna SATÉLITE do Diário do Nordeste, desta quinta-feira (07)


Reajuste. O prefeito de Aracoiaba, Antônio Cláudio Pinheiro, sancionou a Lei Municipal Nº 1159/2015, que concede aumento nos vencimentos dos professores municipais na ordem de 13%. O documento oficial que sanciona o aumento foi assinado na manhã da última terça-feira. O valor já foi repassado para os vencimentos de abril de todos os professores de Aracoiaba. Além disso, os educadores terão direito a receber retroativo salarial de acordo com a Lei.

Veja a matéria completa AQUI (DIÁRIO DO NORDESTE)

Moro condena Youssef por lavagem de dinheiro

Image-0-Artigo-1848581-1
Na nova sentença contra o doleiro, o magistrado determinou o confisco desse valor, o que Youssef aceitou devolver em seu acordo de delação
FOTO: FOLHAPRESS
Curitiba. O juiz Sérgio Moro, responsável pelas ações da Lava-Jato na Justiça Federal do Paraná, condenou o doleiro Alberto Youssef a cinco anos de prisão pela lavagem de R$ 1,16 milhão do esquema do mensalão.
Na nova sentença contra o doleiro, já condenado em outra ação da Lava-Jato, o magistrado determinou ainda o confisco de R$ 1,16 milhão que Youssef aceitou devolver aos cofres públicos em seu acordo de delação.
Também foram condenados por terem atuado junto com Youssef na lavagem do dinheiro o também doleiro Carlos Habib Chater (quatro anos e nove meses de prisão), dono do Posto da Torre, em Brasília, onde possui uma lavanderia que inspirou o nome da operação Lava-Jato; o advogado Carlos Alberto Pereira da Costa, que atuava como procurador de Youssef e decidiu confessar seus crimes à Justiça, tendo sua pena reduzida à prestação de serviços comunitários; e Ediel Viana da Silva, que trabalhava no Posto da Torre e que também confessou seus crimes.
Nesta ação, a Procuradoria da República atribui a Youssef e aos outros acusados a lavagem de pelo menos R$ 1,16 milhão de um total de R$ 4,1 milhões repassados pelo empresário Marcos Valério, operador do mensalão, ao então deputado federal José Janene (PR), líder do PP na Câmara na época do escândalo que abalou o governo Lula - Janene morreu em 2010. Segundo os procuradores, o esquema consistiu basicamente na utilização de valores provenientes "de atividade criminosa de José Janene".
Prisão domiciliar
O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu ontem prisão domiciliar ao presidente do Conselho de Administração do Grupo Galvão, controlador da empreiteira Galvão Engenharia, Dario de Queiroz Galvão Filho, preso, em março, no Operação Lava- Jato. O ministro estendeu ao investigado habeas corpus concedido a outros executivos soltos na semana passada.
Em troca da concessão, foram estabelecidas medidas cautelares. Dario Galvão será monitorado por uma tornozeleira eletrônica e deverá comparecer à Justiça a cada 15 dias.
Fonte: DN

Dom Edson de Castro Homem, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, vai assumir diocese de Iguatu

Dom Edson de Castro Homem, novo bispo da diocese de Iguatu
Dom Edson de Castro Homem, novo bispo da diocese de Iguatu
O papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 6, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, domEdson de Castro Homem, 66 anos, como bispo da diocese de Iguatu. A decisão do sumo pontífice obteve ampla repercussão nesta cidade, na região Centro-Sul do Ceará, e foi confirmada, ainda pela manhã, na reunião do Colégio de Consultores, pelo administrador diocesano, padre Lázaro Augusto. O novo bispo tem até o dia 2 de julho próximo para assumir o cargo.
A nomeação do novo bispo ocorre quatro meses após a transferência do então bispo da diocese de Iguatu, dom João Costa, para a arquidiocese de Aracaju, em Sergipe, onde assumiu a função de arcebispo coadjutor. Havia um temor entre os padres locais de que a indicação de um titular da diocese se prolongasse, a exemplo do que ocorreu em Crateús e Sobral.
 “Recebemos a notícia com muita alegria e a nossa expectativa é muito positiva”, disse o administrador diocesano, padre Lázaro Augusto. “É um religioso muito preparado”. O padre Afonso Queiroga, vigário geral da diocese de Iguatu, disse que foram sugeridas duas datas para a solenidade de posse do novo bispo, dias 27 e 28 de junho, quando a Igreja Católica celebra São Pedro e São Paulo.
A Diocese de Iguatu tem 19 municípios em sua circunscrição e 26 paróquias. Tem como padroeiro São José. O bispo auxiliar do Rio será o quarto a assumir a diocese. Dom Edson de Castro Homem tem dez anos de ordenação episcopal.
CONHEÇA O NOVO BISPO 
Perfil
Nome: Dom Edson de Castro Homem
Filiação: Lazaré Andrade Homem e Maria Hercília de Castro Homem
Data de Nascimento: 17/04/1949
Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ
Ordenação Presbiteral: 18/10/1977, por Dom Eugênio de Araújo Sales
Eleição Episcopal: 16/02/2005, para Bispo Titular de Muzia e Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro
Ordenação Episcopal: 12/03/2005, pelo Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid, SCJ
Formação Escolar / Eclesiástica:
Seminário Arquidiocesano de São José
Filosofia – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Teologia – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Mestrado em Teologia Sistemático-Pastoral – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Doutorado em Teologia Espiritual – Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma
Mestrado em Filosofia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Doutorado em Filosofia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Como sacerdote exerceu os seguintes ofícios:
Pároco da Paróquia Nossa Senhora Reparadora (Nossa Senhora das Dores), em Inhaúma
Professor do Instituto Pe. Leonardo Carrescia
Professor do Colégio São José
Coordenador da Comissão Arquidiocesana da Pastoral Vocacional
Membro da Equipe Vocacional do Regional Leste 1
Membro da Equipe de Coordenação da Pastoral da Juventude do Vicariato Sul
Assistente Espiritual da Capela Sagrada Família no Morro da Formiga
Professor da Escola de Fé e Catequese Lumen Christi
Apresentador do programa televisivo da Arquidiocese “A Santa Missa em seu lar”
Assistente do Grupo de Vocações Adultas da Arquidiocese
Pároco Dominical da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Olaria
Prefeito de Disciplina e Estudos de Teologia e Filosofia do Seminário São José
Pároco da Paróquia Santa Luzia, em Honório Gurgel
Pároco da Paróquia Maria Mãe da Igreja e São Judas Tadeu, em Padre Miguel
Diretor Espiritual do Seminário Menor
Capelão do Colégio de São Paulo, da Congregação das Irmãs Angélicas de São Paulo, em Copacabana
Diretor do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz, no Alto da Boa Vista
Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Furnas
Membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese do Rio de Janeiro
Pároco da Paróquia São Lourenço, em Bangu
Professor da Universidade Católica de Petrópolis
Professor do Instituto de Filosofia e Teologia no Mosteiro de São Bento
Como bispo exerceu ou exerce os seguintes ofícios:
Diretor do Instituto de Ciências Religiosas da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Reitor da Igreja Nossa Senhora do Parto, no Centro
Membro da Comissão Arquidiocesana para a Doutrina da Fé
Membro da Comissão de Examinadores da Arquidiocese
Editor Responsável da Revista Internacional de Teologia e Cultura Communio
Reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Recreio dos Bandeirantes (nomeado em 2014)
Apresentador do Programa “O Santo do Dia”, na Rádio Catedral
Fonte: DN

Charge

Charge

IJF atende média de 38 crianças agredidas

Image-0-Artigo-1848526-1
Entre os anos de 2013 e 2014, o Instituto Doutor José Frota (IJF) registrou um aumento de 90,98% de atendimentos de crianças vítimas de violência
A cada mês, em média, 38 crianças vão parar no hospital em consequência de agressões físicas, sofridas, muitas vezes, dentro do próprio lar. Em 2014, 460 meninos e meninas deram entrada no Instituto José Frota (IJF), referência em atendimentos de emergência do Estado, após terem sido vítimas de violência. Em relação a 2013, a quantidade de casos quase dobrou. O aumento, segundo os dados da instituição, foi de 90,8%, revelando que, ano a ano, atos de hostilidade contra a criança se tornam cada vez mais recorrentes e adquirem maior gravidade.
O ambiente doméstico, geralmente marcado pela vulnerabilidade social e por um contexto de violência prévia, costuma ser o principal cenário dos atos. Parte de pais, mães, irmãos, tios e até vizinhos vinculados à família, que saem dos papéis de protetores e entram no agressores.
"A criança que vai parar em um hospital por conta de uma agressão sofreu uma violência imensa. Enquanto ela ainda pode andar, se refugiar e se esconder, ninguém leva para uma unidade de saúde. Isso porque há uma cultura extremamente prejudicial de que a família é uma coisa inviolável. Se a criança está sendo maltratada, as pessoas pensam que é uma correção por algo que ela fez", afirma a promotora Antônia Lima, coordenadora do Centro Operacional da Infância e da Juventude, do Ministério Público Ceará (MPE-CE).
Do IJF, as ocorrências são encaminhadas para os Conselhos Tutelares de Fortaleza. Kelly Menezes, coordenadora da Rede Aquarela, programa ligado à Coordenadoria da Criança e do Adolescente do Município (Funci), que atende vítimas de abuso sexual infantil, explica que a origem da violência é investigada por meio de visitas domiciliares. Depois disso, os casos chegam à Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa).
Acompanhamento
Em paralelo ao trabalho de responsabilização judicial dos culpados, Kelly destaca a necessidade de acompanhamento psicossocial dos meninos e meninas afetadas, realizado pelos Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas). "As consequências dessas agressões variam de criança para criança. Algumas tendem a externar essa agressividade como linguagem, refletindo na escola, entre os colegas. No caso da violência sexual, pode se desenvolver, por exemplo, ansiedade, timidez, dificuldade de concentração e baixo rendimento escolar", diz a coordenadora.
No entanto, tão importante quanto a recuperação das crianças que sofreram a violência é a assistência às famílias de onde partiram as agressões, diz a promotora Antônia Lima. Na visão da representante do MPE-CE, o combate à violação de direitos humanos passa pela identificação e superação dos problemas familiares, e o fortalecimento dos vínculos. "Às vezes, a família está tão sensibilizada que só a responsabilização já provoca a quebra. Claro que ela deve ser responsabilizada, mas também precisa ter consciência do papel de cuidado que tem", observa.
A promotora, contudo, avalia que o trabalho depende, em grande parte, de uma rede de proteção eficaz. Em Fortaleza, ela afirma que os órgãos e equipamentos encarregados dessa tarefa ainda possuem limitações, especialmente em relação à integração de políticas públicas.
"Nesses casos, é essencial que as políticas aconteçam de forma intersetorial. Mas a articulação de ações de saúde, educação e moradia é muito desafiadora. O que percebemos é que falta comunicação dentro da rede para que ela possa funcionar", reconheceu a promotora do MPCE, Antônia Lima.
Mais informações
Denúncias podem ser feitas à Dececa, na Rua Tabelião Fabião, 114, Presidente Kennedy.
Tel: (85) 3101.2514/3101.2515
Vanessa Madeira
Repórter
Fonte: DN

Com dois belos gols de Messi e um de Neymar, Barcelona bate o Bayern de Munique por 3 a 0

Image-0-Artigo-1848616-1
Messi celebra o golaço marcado aos 35 min do segundo tempo, quando recebeu na entrada da área, fingiu que iria para um lado e foi para o outro em um drible que entortou Boateng. Depois, um leve toque por cima de Neuer
FOTOS: REUTERS
Quatro anos trabalhando juntos fizeram com que Pep Guardiola conhecesse bem o atacante Lionel Messi, 27.
"Ele é imparável", disse o técnico do Bayern de Munique, ex-chefe do argentino no Barcelona, na véspera do confronto entre as duas equipes pela ida da semifinal da Liga dos Campeões.
Imagine, então, parar o melhor Messi desde 2012? Impossível. Em uma atuação admirável, o camisa 10 do Barcelona marcou dois gols e deu passe para Neymar fazer o terceiro na vitória de seu time sobre o Bayern por 3 a 0, ontem, no Camp Nou, na capital da Catalunha.
O resultado dá certa tranquilidade ao time, que pode perder por dois gols de diferença na partida de volta, terça (12), em Munique, na Alemanha. Pode até tomar três, desde que faça ao menos um.
O outro finalista sai do confronto Juventus e Real Madrid, que se enfrentam quarta (13), na Espanha. Os italianos venceram por 2 a 1 a ida.
Esta temporada é a melhor de Messi desde 2011/2012, quando ele conquistou o prêmio de melhor do mundo pela última vez. Nos dois últimos anos, seu grande rival pelo posto de maior craque da atualidade, o português Cristiano Ronaldo, ganhou a Bola de Ouro, enquanto Messi sofria com lesões, o que indicava uma carreira em declínio.
Engano. Em forma, o Messi de 2014/2015 remete àquele atleta completo que foi o melhor do mundo por quatro vezes entre 2009 e 2012.
Além de gols (foram 53), deixa os companheiros prontos para marcar: já foram 27 assistências, quase igual à marca de 2012, com 28. E vale lembrar que o camisa 10 ainda pode entrar em campo mais seis vezes na temporada.
Os dois gols desta quarta deixaram Messi como artilheiro desta edição da Liga dos Campeões, com dez, ultrapassando Ronaldo e o atacante brasileiro do Shakhtar Donetsk Luiz Adriano.
Com 77 gols assinalados, Messi é o maior artilheiro da história da competição.
Fonte: DN

Reajuste nos planos de saúde afetará cerca de 10 milhões

Image-0-Artigo-1848583-1
O consumidor deve preparar o bolso, pois vem aí mais um aumento. Assim como ocorreu nos anos anteriores, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deve divulgar, neste mês ou no próximo, o índice máximo de reajuste a ser aplicado aos planos de saúde médico-hospitalares. A medida contempla planos individuais ou familiares, contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei número 9.656/98, de modo que aproximadamente 10 milhões de consumidores devem ser afetados pelo reajuste, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge).
Esse recorte representa 19,68% dos cerca de 50,8 milhões de clientes de planos de saúde no Brasil, de acordo com os dados mais recentes da ANS, referentes a dezembro do ano passado. Para os contratos firmados antes de janeiro de 1999 ou que não estão incluídos na adaptação à Lei nº 9.656/98, continuará valendo o que foi firmado entre o cliente e a operadora.
Aplicação
O novo índice deverá ser aplicado aos contratos com aniversário entre maio de 2015 e abril de 2016. A reportagem entrou em contato com a ANS, mas a assessoria de imprensa do órgão informou que não seria possível dar mais informações sobre o valor do novo reajuste máximo.
Também não foi especificada a data em que o índice será divulgado e o cálculo utilizado. A metodologia aplicada pela ANS para obter o reajuste tem sido a mesma desde 2001. Nela, a média ponderada dos percentuais de reajuste dos planos coletivos com mais de 30 beneficiários passa por um tratamento estatístico, resultando no valor final.
Nos últimos cinco anos, a ANS vem fixando limites cada vez maiores para os aumentos de mensalidades dos planos de saúde. Em 2010, a agência autorizou teto de 6,73%. Nos três anos seguintes, os aumentos máximos foram de 7,69%, 7,93% e 9,04%. No ano passado, o limite determinado foi de 9,65%.
Teto insuficiente
Apesar do aumento que acontecerá em breve, a Abramge considera insuficientes os reajustes máximos que vem sendo estipulados nos últimos anos. A entidade, que representa os planos de saúde, estima que as operadoras investiram R$ 3,2 bilhões em ampliação de estruturas e serviços, entre 2013 e setembro de 2014.
Questionada sobre qual valor do índice é pleiteado para este ano, a Abramge afirmou, em nota, que "nos últimos anos os valores propostos pela ANS para o reajuste dos planos de saúde estão abaixo da 'inflação médica', que representa o impacto de custos agregados de consultas, procedimentos, internações e exames. O padrão de elevação desses custos é bastante acima da inflação oficial (IPCA); mesmo em países desenvolvidos, esses valores são muito mais elevados do que os custos gerais daquelas economias".
A entidade acrescenta que as despesas assistenciais têm crescido frequentemente mais que as receitas, chegando a representar 83,7% e 84,1% do que as operadoras arrecadaram com as mensalidades pagas pelos beneficiários em 2013 e 2014, respectivamente. Esses percentuais não contabilizam gastos administrativos, operacionais, comerciais e com impostos. "O reajuste da mensalidade dos planos de saúde é necessário para viabilizar a continuidade do atendimento por parte das operadoras", diz.
Murilo Viana
Repórter
Fonte: DN

Homicídios caem 4,9 % em abril, mas situação no Interior preocupa SSPDS

Image-0-Artigo-1848495-1
Messias Robson dos Santos, 26, foi morto com mais de 20 tiros no dia 3 de abril, na porta da casa dele, na Barra do Ceará, que faz parte da AIS 1
FOTO: NAVAL SARMENTO
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou as estatísticas dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, registrados no último mês de abril, no Ceará. Conforme a SSPDS, houve uma redução de 4,9% dos índices em relação ao igual período de 2014. Foram 328 casos registrados no mês, quatro a mais que a meta estabelecida pela Secretaria que era de 324, contra 345 em 2014.
As Áreas Integradas de Segurança (AISs) que compõem os territórios denominados Fortaleza e Região Metropolitana conseguiram reduzir os índices, enquanto os territórios Interior Sul e Interior Norte apresentaram alta nas estatísticas. O Interior Norte foi a região mais problemática e registrou um aumento de 27% nos CVLIs.
A região que apresentou os melhores resultados foi a de Fortaleza, que reduziu 17%. Das AISs que ficam na Capital a da Orla, foi a que apresentou maior alta, aumento de 100% em comparação com abril de 2014.
O governador do Estado, Camilo Santana, esteve reunido com os comandantes das AISs e com o secretário de Segurança Pública, Delci Teixeira, ontem. Ele considerou os resultados expressivos e importantes. "Segurança Pública é um trabalho contínuo e diário de planejamento, de organização e é isto que estamos fazendo", afirmou Santana.
O secretário Delci Teixeira disse que o Interior Norte é o que tem preocupado mais, por conta da alta e das chacinas ocorridas nos municípios de Sobral e Maranguape. "Pelos resultados que tivemos, o que nos preocupa é esta região. É claro que tivemos problemas em razão das chacinas que ocorreram, mas felizmente a todas essas situações foram dadas respostas imediatas", salientou o titular da Pasta.
O secretário disse que acredita que a redução do número de CVLIs será satisfatória até o fim do ano. "Analisamos as estatísticas dia a dia. Isto nos leva a um controle efetivo dos dados. Estamos apenas no começo e temos uma longa jornada neste combate ao crime, mas entendemos que estamos no caminho certo".
Para o titular da SSPDS, é importante que exista um contato maior da Inteligência da SSPDS com a Secretaria de Justiça (Sejus), sobre a soltura de criminosos perigosos, que podem se envolver em crimes de grandes proporções como as chacinas.
"Nestes casos sempre está havendo a participação de pessoas envolvidas com drogas, ou que estão saindo do sistema prisional. Normalmente, quando estas pessoas são liberadas começam os crimes em determinadas regiões. Então, se já tivermos o perfil delas é mais fácil identifica-las. Isto não significa que todos que saem da Cadeia vão matar de novo, mas grande parte sai e mata, por vingança ou por retomada de espaço no tráfico", afirmou Teixeira. A interiorização do Batalhão de Policiamento e Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), da Companhia Integrada Operações Aéreas (Ciopaer) e a criação do Batalhão de Divisas deverão acontecer em breve.
Roubos
Delci Teixeira declarou que a SSPDS ainda não tem um programa que dê precisão do número de crimes contra o patrimônio, como os roubos e furtos. Segundo Teixeira, a implantação de uma ferramenta que vai possibilitar a lavratura de Boletins de Ocorrência (B.O.S) pode ajudar a diminuir a subnotificação. O aparelho já vai estar nas novas viaturas, que devem ir às ruas em julho. "Sabemos que existe uma subnotificação de crimes, o que não nos dá uma ideia precisa de quantos assaltos ocorrem. A população não procurar a delegacia porque sabe que vai ter que entrar em uma fila. Acreditamos que essa ferramenta vai facilitar isso e poderemos ter esse número de roubos e furtos".
Márcia Feitosa/Levi de Freitas
Repórteres

Fonte: DN