Buscar

06 maio 2015

Atendimento do Samu é responsabilidade exclusiva do Município, diz AGU


Advocacia-Geral da União (AGU) diz que eventuais danos causados por falha no atendimento prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) são responsabilidade do ente municipal. De acordo com ação ajuizada, a AGU ponderou que a União não tem encargo, pois apenas repassa as verbas para os Municípios executarem as políticas de Saúde. 

A ação contra a União e o Município pede indenização por danos morais por causa da suposta demora na chegada da ambulância para atender chamado urgente em Pelotas (RS). O Juiz da 2.ª Vara Federal de Pelotas entendeu que a União deveria responder ao processo junto com o Município, a Procuradoria Seccional da União em Pelotas (PSU/Pelotas) recorreu da decisão. 

Com base na Lei 8.080/1990, que estabelece as competências dos Entes Federados na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), a AGU diz que cabe à administração federal a liberação de recursos para Estados e Municípios, e estes são responsáveis por organizar e executar o serviço de atendimento, incluindo o de emergência por ambulâncias, dentro de sua área de abrangência. 

Por unanimidade, a Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) acatou os argumentos da Advocacia-Geral e manteve apenas o Município de Pelotas na ação de indenização, tendo em vista que a prefeitura é a responsável pelo gerenciamento e execução final dos serviços do Samu na área. 

Agência CNM, com informações da AGU

Fonte: CNM

Festa do trabalhador reúne uma multidão de pessoas em Aratuba

SINDICATOS SE UNEM E PROMOVEM COMEMORAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS TRABALHADORES.


Nesta sexta-feira, 01 de maio de 2015, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aratuba (SINDIARA) e o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF) realizaram pela primeira vez uma festa de comemoração pelo dia mundial do trabalho na cidade de Aratuba. As instituições prezaram pelo diálogo e pela luta em comum em defesa dos direitos dos trabalhadores. O evento ocorreu no calçadão central, iniciando às 9h com a maciça participação dos trabalhadores que estiveram prestigiando o evento.


Duas grandes mesas estendidas faziam a recepção dos homenageados, sortidas e recheadas com frutas, pães, bolos, sucos, café, leite, tapioca, beiju, milho, macaxeira entre outras iguarias regionais típicas da serra e do sertão, as quais serviram fartamente a todos os presentes. A abertura do evento deu-se com o canto do Hino Nacional do Brasil. Em seguida, o momento da oração com uma benção ecumênica, proferida pelo padre Marciano Rodrigues e pelos capelães pastor Gilailson Queiroz e pastor Gutiane Martins. O momento de oração foi finalizado com a oração cantada do pai nosso do trabalhador pela senhora Eliane do Pai João.


Em seguida deu-se prosseguimento aos trabalhos com a fala do presidente do SINDIARA Joerly Vítor que empolgadamente agradeceu à todos os presentes, apoiadores, colaboradores, aos dirigentes do Sintraf pela parceria e a diretoria do Sindiara pelo apoio, e falou da importância da união dos trabalhadores no processo de construção da sociedade, precisamente da cidade de Aratuba. Encerrando seu discurso falou da grande conquista recente do sindicato para os servidores que foi a decisão judicial sobre o salário mínimo. “Quero aqui, informar aos presentes e em especial aos trabalhadores da prefeitura de Aratuba que recebem meio salário mínimo, que graças a Deus e ao nosso esforço, conseguimos ganhar na justiça esse direito, logo, logo, nenhum trabalhador concursado ou contratado receberá menos que o salário mínimo, isto já foi conquistado e podem comemorar”, declarou Joerly.


O representante da NCST (Nova Central Sindical do Trabalhadores) Arly Cordeiro pediu mais empenho, incentivo e investimento do poder público municipal para com a agricultura e os trabalhadores rurais. O vice-presidente do Sindiara professor Bernardo, prosseguiu falando da importância dos sindicatos estarem no meio do seu público e do povo, “Hoje esse evento marca um novo caminho para nossa entidade sindical, hoje os sindicatos estão no meio do povo, e todos que aqui vieram foi por livre e espontânea vontade, porque não disponibilizamos transporte para as localidades e o povo compareceu em peso”, finalizou, Bernardo. Elivânia Lima (Preta) presidenta do SINTRAF, fez suas considerações homenageando aos trabalhadores, agradeceu aos que ajudaram e pediu mais apoio para a agricultura e a feira no município, em seguida, convidou os presentes para saborear o café da manhã feito para todos.


A realização da feira contou com apoios e colaboradores como: Somzoom Sat Aratuba, Aratuba Online, CF Reproduções, Associação dos Feirantes, Aldeia Kanindés de Aratuba, Adelco, Sebastião e Reginélio, Eudes e João, Izailton e Simone, Diógenes e Rejane, Peta e Chico Levy, Salete, Furinga, Miron, Zé Medeiros, Zé Carlito, Dó e Dalva, Neto do Pai João, Dedé Paiva, Aila Santana, Jean Martins, Antônio Fernando, Antônio Pio, Zé Macário, Raimundo Mizera e Chico Abel.

Semana do município muda rotina dos aratubenses


Atividades de cunho social e educacional, lazer e entretenimento marcaram a programação das festividades.

O aniversário do município de Aratuba foi comemorado de 24 a 30 de abril, com uma programação voltada à comunidade, tendo como foco a valorização da cultura local. Tudo foi programado e executado por profissionais que são filhos de Aratuba, o Secretário de Cultura Jaime Martins juntamente com sua equipe coordenou todas as atividades das atividades. 

Show cultural e muito humor deu início às comemorações   

As atividades tiveram início na sexta-feira, dia 24 de abril, quando os alunos da rede municipal de ensino mergulharam no mundo da cultura e apresentaram grandes espetáculos com temas da literatura infantil, finalizando a noite as famílias aratubenses ganharam de presente um show de humor com Madame Mastrogilda.   

O Prefeito Ivan Neto destacou a importância de desenvolver projetos envolvendo os alunos e a comunidade, já que a pedagogia de Paulo Freire visa o rompimento dos muros da escola e valoriza o elo entre a comunidade escolar, as famílias e seu meio social.

A abertura das atividades em comemoração ao aniversário de emancipação política de Aratuba se caracterizou em um momento de celebração e confraternização pela história de 58 anos envolvendo todos os aratubenses.

Reinauguração em pauta

Na segunda-feira, dia 27 de abril, as atividades tiveram início à noite com a reinauguração Centro de Educação Infantil (CEI) Nelly de Lima. A reforma, garantiu aos alunos e professores mais segurança e um amplo espaço pedagógico repensado de acordo com as necessidades da primeira infância. Segundo Ivan Neto, investir nas crianças de Aratuba é garantir o alicerce educacional das futuras gerações de nosso município.

Fladiana Ruiz, uma das maiores interpretes nordestinas da música popular brasileira encantou a multidão que compareceu para prestigiar o evento com sua doce e suave voz, foi uma noite inesquecível. A comunidade escolar e pais de alunos agradeceram a gestão municipal pelo incentivo e atenção especial que a educação dos pequenos vem recebendo.   

Durante a solenidade Ivan Neto foi cumprimentado pelos educadores, abraçou pais de alunos e aproveitou o momento para trocar ideias sobre sua gestão com os populares.  Emocionada a educadora Maria Luiza se envolveu com as apresentações artísticas e atraiu a atenção de Ivan Neto, a educadora demostrou um alto nível de profissionalismo e dedicação com seus educandos.

Ação e cidadania

A fim de integrar a comunidade e valorizar o cidadão, a Secretaria de Assistência Social promoveu no dia 28/04, o evento AÇÃO E CIDADANIA, com diversas atividades de lazer, cultura, música e serviços. A ação de cidadania foi realizada como parte integrante das comemorações da semana do município, reunindo centenas de moradores do Distrito de Pai João.

Foram ofertados serviços como emissão de 2ª via da certidão de nascimento, manicure, corte de cabelo, atendimento do bolsa família, sessão de cinema e atendimento do prefeito.

As pessoas de todas as idades participaram das mais diversas atividades sócio educativas, incluindo verificação de pressão arterial, glicemia e atendimento do Conselho Tutelar.

Uma festa com momentos cívico e rainhas

Logo nas primeiras horas da manhã da sexta-feira, dia 30 de maio centenas de estudantes lotaram as principais ruas de Aratuba em uma caminhada pela paz, culminando com o tradicional café da manhã aberto ao público em geral.

Já a noite representantes das escolas nucleadas acompanhadas de suas torcidas organizadas deram um show de beleza durante a escolha da Rainha do Município, no ápice da festa a estudante Vitória Colares foi aclamada a Rinha do município de Aratuba do ano de 2015. E para finalizar a noite, várias bandas de forró se apresentaram no palco principal.

Para o Vereador Gerson Castelo, todas as atividades realizadas durante a semana demonstram a força de vontade e o potencial existente em cada região do nosso município. “Foi um momento único que contou com a participação e o envolvimento de servidores e pessoas simples do meio do povo, parabéns a todos os servidores envolvidos e ao nosso prefeito pela coragem.  

Crianças são envenenadas dentro de escola em Fortaleza

escola
Três meninas foram envenenadas dentro da Escola Municipal Antônio Mendes, no bairro Cristo Redentor, onde estudam
Três meninas, de 9, 10 e 11 anos foram envenenadas dentro da Escola Municipal Antônio Mendes, no bairro Cristo Redentor, onde estudam. As alunas passaram mal após comerem bombons supostamente com veneno para ratos. O caso aconteceu na última quarta-feira, 29 de abril, mas só foi divulgado nesta quarta-feira (6).
De acordo com a cozinheira Luciana Sales, mãe da menina mais velha, as amigas compraram uma caixa de chocolates e, durante um descuido, um colega de turma teria colocado o veneno nos bombons. “Só tinha ele lá com elas”, afirmou.
Logo após a ingestão, as estudantes começaram a sentir dores e foram socorridas pela diretora da escola e por guardas municipais, as que as levaram para o Instituto Doutor José Frota (IJF). As três foram medicadas, liberadas no dia seguinte e já estão frequentando normalmente as aulas, informou Luciana, que só soube que a filha havia sido hospitalizada pelos amigos da filha. 
Com relação à criança suspeita de ter envenenado as colegas de turma, a cozinheira disse que os pais foram chamados à escola, mas não compareceram. O aluno foi expulso. 
Luciana disse, ainda, que a investigação do caso foi passada para a Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa). “A Polícia não me procurou ainda, mas irão fazer uma reunião, só não sei ainda quando vai ser”, lamentou. “Tem que ter justiça, já que ele fez isso. Se não fizerem nada, ele pode fazer de novo e acontecer o pior”, ressaltou. Procurada, a Dececa informou que ainda não recebeu nenhuma informação sobre o caso.
Em nota, a Secretaria Municipal da Educação (SME) informou que “a direção da escola Antônio Mendes trabalhou, juntamente com a Segurança Escolar, para dar todo o suporte e assistência às alunas da escola desde o acontecimento no período da tarde da última quarta-feira, 29”. O órgão informou ainda que diferentemente do depoimento da mãe de uma delas, “no mesmo dia as alunas receberam alta”.
Fonte: DN

Para Renan, 'é evidente' que Dilma perde poder com PEC da Bengala

lk
Calheiros disse ainda que a proposta será promulgada pela Casa amanhã e alfinetou o Executivo
O presidente do Senado, Renan Calheiros, elogiou a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Bengala pela Câmara dos Deputados, na noite desta terça-feira (5), e afirmou ser "evidente" que a presidente Dilma Rousseff e o vice, Michel Temer, "perderam poder" com a decisão.
"Só no Supremo Tribunal Federal eles deixam de indicar cinco ministros. Mas isso é bom para o Brasil, bom para o Judiciário e significa que no momento da crise, da dificuldade, o poder político não escolheu o caminho da politização do Supremo", disse Renan nesta quarta (6).
A emenda constitucional amplia de 70 anos para 75 anos a idade de aposentadoria dos ministros de tribunais superiores. Com isso, o Palácio do Planalto não deverá indicar nomes de ministros que precisariam deixar o exercício da função devido ao teto da idade.
Calheiros disse ainda que a proposta será promulgada pela Casa amanhã e alfinetou o Executivo.
"Nunca entendi por que a presidente Dilma e o vice Michel Temer, coordenador político do governo, nunca aceitaram a PEC da Bengala. Não aceitar significa estar na contramão do ajuste que todo o Brasil exige de todos nós. Um ajuste digno do nome, cortando na carne, diminuindo o tamanho do Estado, extinguindo ministérios, cargos em comissão. Mas dando, sobretudo, exemplo de que esse corte é pra valer", afirmou.
Renan reconhece que a nova regra "chama um pouco a atenção para a sabatina" do último indicado pela presidente Dilma ao STF, Luiz Edson Fachin. "[Fachin] Fica um pouco na condição de último indicado pelo governo", resumiu.
A sabatina de Fachin está prevista para a próxima semana.
Regras
Pelas regras até então em vigor, cinco ministros do STF que completam 70 anos até o final de 2018 teriam que deixar a corte antes do final do mandato de Dilma (Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski, Teori Zavascki e Rosa Weber).
Agora, a petista só fará novas indicações para a mais alta corte do país caso algum ministro deixe voluntariamente o tribunal antes da data de aposentadoria compulsória.
Dilma indicou cinco ministros para o STF em sua gestão. O último, Luiz Fachin, ainda depende de aprovação do nome pelo Senado. Nos seus oito anos de gestão, Lula indicou oito ministros. Fernando Henrique Cardoso, três.
A aprovação da proposta foi combinada por representantes de nove partidos governistas e da oposição em almoço na casa de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara.
Fonte: DN

O poder dos alimentos: Erva-de-São-João trata depressão e insônia

A Erva-de-São-João é uma planta medicinal, também conhecida como Hipericão ou Jarsim, utilizada como um antidepressivo natural e componente importante no tratamento da insônia.
Com o nome científico Hypericum Perforatum, a Erva-de-São-João pode ser comprada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Suas forças estão diretamente relacionadas ao tratamento de: 

Estresse
Insônia
Nervosismo
Depressão
Caspa
Acne
Problemas digestivos
Gota
Hemorróidas
Problemas urinários
As partes utilizadas da Erva-de-São-João são as flores e folhas.As partes utilizadas da Erva-de-São-João são as flores e folhas.
Efeitos colaterais, cuidados na gravidez e prescrição médica obrigatória
As propriedades da Erva-de-São-João incluem sua ação adstringente, antidiarreica, anti-séptica, vermífuga, antimicrobiana, calmante e sedativa. As partes utilizadas da Erva-de-São-João são asflores e folhas. Os efeitos colaterais da Erva-de-São-João incluem cansaço, boca seca, anorgasmia, aumento da frequência urinária e aumento da transpiração.
A Erva-de-São-João está contraindicada na gravidez e em mulheres que tomam anticoncepcionais. Pode também alterar a eficácia de vários medicamentos, daí a necessidade de uma prescrição médica.
Fonte: DN

Procon Fortaleza propõe Termo de Ajustamento de Conduta à Coelce

coelce
A concessionária pode pagar multa entre R$ 640,00 a R$ 9,6 milhões
Para reparar os danos causados aos consumidores que receberam cobrança dupla nas contas de energia nos últimos meses, o Procon Fortaleza vai propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) à Companhia Energética do Ceará (Coelce). A concessionária pode pagar multa entre R$ 640,00 a R$ 9,6 milhões, caso não cumpra as recomendações propostas pelo Procon. A audiência ocorrerá nesta quinta-feira (7/5), às 14h30, no Procon Centro.
Na última audiência ocorrida no dia 29 de maio, não houve acordo entre o Procon e a Concessionária de Energia, que ficou de apresentar contrapropostas a serem avaliadas pelo Procon.
Para a diretora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, o parcelamento de contas de consumidores de baixa renda em até 10 vezes não atende de forma satisfatória aos consumidores prejudicados. "Já apresentamos à Companhia as propostas. Agora, vamos discutir os termos finais do TAC para ajustamento de condutas contrárias à Lei", explicou.
A cobrança da segunda conta de energia é legítima, de acordo com o Procon, todavia, o modo como foi realizado prejudicou os consumidores quando estes não receberam informação de forma clara e ostensiva sobre a mudança na forma de cobrança da segunda fatura.
A recomendação é que o consumidor observe com atenção o período de consumo das faturas recebidas e, caso identifique a duplicidade de cobrança no mesmo período, registre sua reclamação.
Fonte: DN

MPF pede que Polícia Federal investigue cobrança indevida de multas pela AMC

RADAR
Decisão judicial determinou a suspensão da exigibilidade de multas impostas entre 31 de dezembro de 2006 e 31 de dezembro de 2011 registradas por fotossensores do tipo lombadas eletrônicas móveis instalados no Ceará
KIKO SILVA
Um pedido para que seja instaurado inquérito criminal foi encaminhado pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), à Polícia Federal, para que seja apurado o descumprimento de ordem judicial por parte da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) sobre multas de trânsito cobradas indevidamente.  
Em 2012, decisão judicial determinou a suspensão da exigibilidade de multas impostas entre 31 de dezembro de 2006 e 31 de dezembro de 2011, referentes a veículos alvos de infrações constatadas por fotossensores do tipo lombadas eletrônicas móveis instalados no Ceará. Porém, conforme o procurador da República Oscar Costa Filho, constatou-se que a AMC vem descumprindo a ordem judicial ao cobrar as multas através de execuções fiscais. Ele cita ainda que a cobrança estaria sendo feita sem a possibilidade de parcelamento do valor e sem oportunidade de defesa disciplinada em procedimentos regidos pela legislação tributária.  
Na ação, que resultou na decisão judicial sobre a suspensão das cobranças, o MPF apontou que os fotossensores estavam funcionando irregularmente devido à omissão do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão responsável por fazer o controle de instalação e operacionalização tanto dos fotossensores móveis como da lombada eletrônica, condição necessária para o funcionamento adequado dos equipamentos.  
"Como não ocorreu um estudo prévio para verificar a necessidade da instalação dos equipamentos fotossensores movéis e lombadas eletrônicas, com a devida fiscalização do Denatran, os equipamentos foram colocados nos lugares que eles queriam", argumentou o procurador da República Oscar Costa Filho, autor da ação.
Em nota emitida pela assessoria de imprensa, a Polícia Federal informa que aguarda o pedido do MPF para analisar o caso.
Fonte: DN

Prefeito sanciona nova legislação sobre o lixo

lixo
Fiscalização terá início a partir da próxima segunda-feira (11). Empresas que negligenciarem receberão multas mais pesadas e podem sofrer medidas administrativas
FERNANDA SIEBRA
O prefeito Roberto Cláudio sancionou, na manhã desta quarta-feira (6), uma nova legislação a respeito da gestão de resíduos sólidos, voltada para grandes produtores de lixo. A lei foi aprovada por unanimidade naCâmara Municipal e irá enrijecer as penalidades às empresas que dão destino inadequado ao lixo, buscando melhorar a limpeza da cidade. 
"Um dos problemas do lixo hoje de Fortaleza são os grandes geradores de lixo, seja em material de construção civil ou lixo comercial. Normalmente poluindo canteiros e calçadas da cidade, quando deveriam, na verdade, ter um processo de coleta própria, particular, do próprio lixo", explicou Roberto Cláudio. 
Para garantir a aplicação da nova lei, 15 duplas de fiscais exclusivos para a ação deverão iniciar os trabalhos na próxima segunda-feira (11), em caráter educativo, fazendo um trabalho de orientação sobre as novas normas. Na semana seguinte, a partir do dia 18, a fiscalização aos estabelecimentos terá início de fato, com aplicação das punições, no caso de irregularidades. 
Durante os primeiros 90 dias, os fiscais estarão concentrados em três áreas, consideradas as de maior produção de lixo: são elas as regionais Centro, II e VI, compreendendo 49 bairros de Fortaleza. A partir do segundo semestre, a ação será estendida para o resto da cidade. 
Além disso, Roberto Cláudio anunciou ainda a criação de uma página na internet e um aplicativo para smartphones e tablets por meio dos quais os cidadãos poderão denunciar pontos de acúmulo de lixo. Dentro de dez dias, a ferramenta estará disponível online e para a plataforma Android. Aparelhos com iOs devem receber o aplicativo em 40 dias. 
Punições
As empresas que negligenciarem a nova legislação estarão sujeitas a penalidades mais duras, passando desde multas à medidas administrativas, como fechamento, remoção de veículos e equipamentos, vinculação da manutenção do alvará de funcionamento ao cumprimento da legislação e a possibilidade de inclusão do devedor em cadastro público de inadimplentes. 
As empresas de transporte de lixo também estão inclusas na medida, tendo 120 dias para referenciar geograficamente e adequar todos os pontos de depósito de lixo, além de agilizarem a implantação de GPS em todos os caminhões, a fim de identificar os locais de recolhimento e de depósito dos resíduos. 
Fonte: DN

Supremo autoriza buscas em gabinete de Eduardo Cunha

Documento pode trazer novos indícios de que o parlamentar foi beneficiado com recursos desviados da Petrobras

AE
cunha-Camara-dos-Deputados-483x303.jpg
 
O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, autorizou esta semana que um oficial de Justiça fosse ao gabinete do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para apreender um documento que pode trazer novos indícios de que o parlamentar foi beneficiado com recursos desviados da Petrobras. A autorização é parte das diligências solicitadas pela Procuradoria-Geral da República. Cunha está entre os 50 investigados pela Procuradoria com inquéritos abertos no Supremo.
Pessoas próximas às investigações informaram ao Estado que um oficial foi destacado anteontem para cumprir o pedido no gabinete do deputado. A autorização foi assinada por Zavascki, que é relator da Lava Jato no STF, após pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
 
O que fundamenta o pedido é o fato de a Procuradoria ter tomado conhecimento da existência de um documento no gabinete de Cunha que poderia comprovar que partiu dele a participação em dois requerimentos que podem reforçar indícios contra o presidente da Câmara.
 
Procurada, a assessoria da presidência da Casa nega que um oficial de Justiça tenha estado no gabinete para cumprir a ordem de apreensão.
 
Os dois requerimentos foram feitos na Câmara em 2011 e oficialmente são de autoria da ex-deputada federal Solange Almeida (PMDB-RJ), hoje prefeita da cidade de Rio Bonito, no Estado do Rio de Janeiro. Investigadores suspeitam que as representações tenham sido arquitetadas por Cunha, com base em depoimento do doleiro Alberto Youssef, um dos delatores da Lava Jato.
 
De acordo com o delator, o presidente da Câmara seria um dos beneficiários das propinas vindas do esquema envolvendo um contrato de aluguel de um navio-plataforma das empresas Samsung e Mitsui. Ele teria encomendado os pedidos de auditoria dos contratos entre Mitsui, Samsung e Petrobras como uma "ameaça", após o pagamento de propina ter sido suspenso.
 
Cunha tem negado qualquer relação com o esquema de corrupção e desvios investigados pela Lava Jato.
 
Depoimento. Em depoimento prestado à Polícia Federal, no âmbito das investigações, Solange diz que "não se lembra" das motivações que a fizeram assinar os requerimentos apresentados à comissão - ela afirma que o tema de tal requerimento envolvendo a Petrobras "não se inseria em suas pautas de atuação parlamentar".
 
Disse ainda que "suas pautas principais eram a saúde pública, havendo fundado a frente parlamentar em defesa dos hospitais universitários".
 
A prefeita de Rio Bonito nega ainda que Cunha tenha pedido que ela formulasse o requerimento sobre a Petrobras e diz não se recordar de que o parlamentar tenha falado com algum outro congressista sobre a elaboração do requerimento. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: ISTOÉ

Deputado Danilo Forte participará de reunião da AMAB no Maciço de Baturité

A Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (Amab), entidade vinculada à Aprece, irá realizar, na próxima sexta-feira (8), uma reunião com seus municípios filiados. O encontro, que acontecerá no auditório do Crede 08, em Baturité, a partir das 8h30, tratará de diversos temas de interesse da região.
Na pauta, destaque para o debate sobre Pacto Federativo, Reforma Política e emendas para custeio da Saúde, com a participação do deputado federal Danilo Forte.

Confira na íntegra o convite enviado pela assessoria do Deputado Danilo Forte ao site Aracoiaba News

Picada de aranha brasileira pode causar ereção de 4 horas nos homens

A aranha armadeira brasileira (Phoneutria nigriventer) não tem nenhuma característica diferenciada a não ser sua picada extremamente dolorosa que injeta dois tipos de toxinas que podem ser fatais. Mas o que muitas pessoas não sabem é que quando esta aranha pica homens, eles costumam sofrer um episódio de priapismo que pode durar horas. O Priapismo é uma condição médica onde o homem tem uma ereção constante e extremamente dolorosa. No priapismo o órgão sexual masculino não retoma o estado flácido mesmo sem estimulação física ou psicológica.
Assim que é picado por esta aranha, há um desencadeamento de um efeito colateral que resulta nestes dolorosos acessos de priapismo. Uma das toxinas responsáveis por este efeito (toxina Tx2-6) resulta em um forte estímulo nervoso aumentando as taxas de ácido nítrico no sangue que termina em uma ereção que dura longas 4 horas podendo levar até à impotência sexual definitiva.

Além disso, o veneno desta aranha conta com uma neurotoxina (toxina PhTx3) que bloqueia o controle muscular, o que poderá resultar também em uma asfixia por paralisia do movimento respiratório. O veneno demora cerca de 12 horas para perder o efeito, enquanto isso, a vítima sofre dor intensa no local da picada e no órgão sexual cometido por uma ereção que parece não ter fim.

AMAB realiza encontro para discutir temas relevantes para o Maciço de Baturité

A Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (Amab), entidade vinculada à Aprece, irá realizar, na próxima sexta-feira (8), uma reunião com seus municípios filiados. O encontro, que acontecerá no auditório do Crede 08, em Baturité, a partir das 8h30, tratará de diversos temas de interesse da região.
Na pauta, destaque para o debate sobre Pacto Federativo, Reforma Política e emendas para custeio da Saúde, com a participação do deputado federal Danilo Forte. Durante a reunião da Amab, será realizada, ainda, uma apresentação sobre os benefícios da Faculdade do Maciço de Baturité para a região feita pelo Reitor e professor Edilson Castro.
Outro assunto a ser tratado na ocasião, será a necessidade de maior integração do Serviço Militar com as prefeituras. Quem falará sobre o assunto será o chefe da 25ª Circunscrição do Serviço Militar, Coronel Pavão.,
Fonte: APRECE

Propaganda é alvo de 'panelaços'

Image-0-Artigo-1848037-1
O ex-presidente Lula apareceu logo nos primeiros minutos do programa em discurso contrário à chamada "PEC da terceirização"
FOTO: REPRODUÇÃO DA WEB
São Paulo. A exibição de propaganda do PT em rede nacional de televisão, ontem, foi alvo de "panelaços" em estados de todas as regiões do País, incluindo o Ceará. O programa divulgado também nas redes sociais afirma que o partido vai adotar a prática de expulsar integrantes que forem condenados na Justiça.
A propaganda, com 10 minutos de duração, foi ao ar na TV na parte da noite. Na peça, há uma fala do presidente da legenda, Rui Falcão, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas a presidente Dilma Rousseff não aparece. "Qualquer petista que cometer malfeitos e ilegalidades não continuará nos quadros do partido", afirmou Falcão.
Lula apareceu logo nos primeiros minutos do programa em discurso contrário a pontos da "PEC da terceirização".
Na capital paulista, moradores de bairros como Bela Vista, Jardins, Pinheiros, Mooca e Perdizes fizeram "panelaço".
Em Fortaleza
A propaganda petista também foi acompanhada de protestos em alguns locais de Fortaleza. Nos vídeos enviados por leitores ao Diário do Nordeste, é possível ouvir os "panelaços" em bairros como Aldeota, Meireles e Dionísio Torres.
Convocação
Os deputados Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e Efraim Filho (DEM-PB) apresentaram, ontem, requerimento para convocar Lula à CPI da Petrobras. Os parlamentares alegam que ele teve condições "de adotar medidas concretas no sentido de estancar a série de desvios de vultosas quantias".
Fonte: DN

Gostaria de manter o Facebook como espaço de lazer', pede ministro da Educação

Renato Janine Ribeiro
Segundo o ministro Renato Janine Ribeiro, o que lhe "preocupa é deixar as pessoas sem resposta"
FOTO: ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
ministro da EducaçãoRenato Janine Ribeiro, usou o Facebook no início da madrugada desta quarta-feira (6) para pedir que seu perfil na rede social não seja usado para mensagens destinadas ao MEC (Ministério da Educação).
Ele solicitou que mensagens desse tipo sejam enviadas aos canais oficiais, como a página do ministério no Facebook, o perfil no Twitter e o site oficial da pasta, onde há um link "fale conosco" e e-mails de assessores.
"Gostaria de manter o Facebook como umespaço de lazer, e não como uma extensão de minhas atividades de trabalho", disse. "Sei que hoje em dia as coisas se misturam, as fronteiras entre lazer e trabalho se tornaram tênues, mas o que me preocupa mesmo é deixar as pessoas sem resposta."
Segundo Janine, desde que foi nomeado ele recebe uma grande quantidade de mensagens por meio da rede social e não consegue dar atenção a todas.
Ele explicou que seus assessores não podem fazer uma triagem, pois o perfil é pessoal e não institucional.
Posicionamentos políticos
Professor de ética e filosofia na USP, Janine costuma usar a rede social para dar opinião sobre temas da atualidade, divulgar posicionamentos políticos e publicar textos e fotos sobre sua trajetória na educação.
Um dia após ser confirmado como novo ministro da Educação, o filósofo informou no Facebook que estava debruçado sobre "dossiês" relativos à pasta, definida como uma das mais complexas e ricas da Esplanada.
Postagens sobre amenidades
O ministro também já escreveu sobre amenidades. Em março, por exemplo, antes de ser escolhido pela presidente Dilma Rousseff para fazer parte de sua equipe, ele elogiou o talento do ator Rodrigo Santoro, mas lamentou os papéis "que não estão à altura" nos filmes estrangeiros.
Durante a viagem para a posse, em Brasília, encontrou os roqueiros do grupo Raimundos e não teve dúvidas: postou no Facebook a foto dele no aeroporto ao lado dos músicos, chamados de "queridos roqueiros".
Fotos de viagens, de familiares e atualização do status de relacionamento também fazem parte do Facebook do ministro internauta.
Fonte: DN