Buscar

05 maio 2015

Solidariedade estuda lançar Wesley Safadão a prefeito de Fortaleza


O cantor de Forró foi citado como um dos possíveis candidatos pelo líder do partido no Ceará, Genecias Noronha

Partido Solidariedade do Ceará está trabalhando de olho nas eleições 2016. Segundo o presidente regional da legenda, o deputado federal Genecias Noronha, o Solidariedade quer participar do processo sucessório na maioria dos municípios, no que promoverá encontros regionais.

Sobre Fortaleza, Genecias Noronha diz não descartar a possibilidade de o partido lançar um candidato. Ele chega a citar como opção o ex-deputado estadual Marcos Cals, o deputado estadual Fernando Hugo e até o cantor Wesley Safadão.
Confira entrevista de Genecias Noronha ao Blog do Eliomar:

O dirigente do Solidariedade, no entanto, não fecha a porta do dialogo sobre apoio à reeleição do prefeito Roberto Cláudio (Pros). "Sou um aliancista", diz Genecias.
Blog do Eliomar

Fonte: O POVO

Administração de shopping discute novo “rolezinho”


Clientes ficaram assustados com tumulto ocorrido na última segunda-feira. (Foto: WhatsApp/TV Cidade)
Após o “rolezinho” ocorrido na noite da última segunda-feira (4), mais de 540 pessoas já confirmaram presença nas redes sociais, para um evento semelhante, que ocorrerá neste sábado (9), em um shopping localizado no bairro Jóquei Clube, em Fortaleza. 
De acordo com um dos possíveis participantes, identificado como “Vitim Jhonson”, o rolezinho começará na Praça de Alimentação, a partir de 19h20. Em uma publicação na página, um internauta comentou: “Se for igual hoje vai render”.  A postagem foi feita na madrugada da última segunda, no mesmo dia em que aconteceu o tumulto no shopping localizado no bairro Parangaba. 
A administração do  estabelecimento do Jóquei Clube se reúne na tarde desta terça-feira (5), com representantes da segurança e lojistas para discutir o que será feito para coibir possíveis tumultos no próximo sábado (9).
O Cnews também procurou o shopping onde ocorreu o tumulto na última segunda-feira (4). A assessoria de imprensa informou que não houve registro de assaltos e furtos. “Assim que a situação foi detectada, os seguranças agiram e retiraram os jovens do local”. Vídeos enviados ao WhatsApp da TV Cidade, mostram a ação dos adolescentes que participaram do ato. 
Fonte: CNEWS

Biometria pode ser opção para coibir violência nos estádios

Modelo de leitor biométrico, que é usado para controle de acesso (Imagem: Divulgação)
 
Dois dias se passaram e a briga generalizada, promovida na Arena Castelão no último domingo (3), continua em pauta entre os órgãos de segurança do Estado. Uma das medidas citadas como forma de coibir a violência dentro dos estádios, seria a identificação biométrica de torcedores, sugerida pelo delegado Wilder Brito, em reunião com o secretário de Segurança, Delci Teixeira, e o delegado geral, Andrades Júnior.
De acordo com a proposta, clubes e a Federação Cearense de Futebol seriam responsáveis pela aquisição de aparelhos de biometria, que funcionariam na entrada da Arena Castelão e nos pontos de venda de ingresso.
Se for colocado em prática, o projeto prevê o cadastro do torcedor através de foto e dados pessoais. Caso o torcedor seja autuado por vandalismo ou qualquer outro crime, a autuação constará no cadastro e, dessa forma, não conseguirá comprar ingresso ou acessar às dependências da Arena Castelão.
Presos
Antes mesmo de chegarem à Arena Castelão, quatro torcedores do Fortaleza foram presos no bairro Passaré. Entre eles estavam uma mulher e um adolescente.
Carlos Nataniel Barbosa Nunes, Terezinha dos Santos Nascimento e José Nagíbio de Souza Santos foram flagrados com uma arma de fogo. O quarteto participava de uma briga de torcidas e está preso no 16º DP.






Fonte: CNEWS

Clubes arcarão com prejuízo na Arena Castelão

Secretário de Esportes, Jeová Mota, divulgou os números do prejuízo causado por torcedores de Ceará e Fortaleza, após a decisão do Campeonato Cearense 2015 (Foto: Arquivo)
 
A Arena Castelão, que deveria ser um ambiente de festa, virou um espaço de guerra e atos de vandalismo, por parte de torcedores de Ceará e Fortaleza após a decisão do Campeonato Cearense 2015.
O resultado da barbárie custará caro as duas equipes, que terão de arcar com as 1.580 cadeiras quebradas, duas portas roladas de quiosques, quatro portarias móveis do alambrado e seis TV's, em um prejuízo que gira em torno de R$ 500 mil.
Um acordo entre a administradora, a Secretaria de Esportes do Estado (Sesporte) e as duas equipes determina que alvinegros e tricolores serão os responsáveis por pagar por todos os danos.
Os números foram divulgados nesta segunda-feira (4), pelo secretário de Esportes, Jeová Mota, em entrevista coletiva concedida em seu gabinete.
A Sesporte aguarda, agora, uma vistoria a ser realizada por representantes de Ceará e Fortaleza, para uma possível contestação dos números apresentados. Somente após esse procedimento será possível a divulgação oficial do valor a ser pago por equipe, levando em consideração a localização de seus respectivos torcedores.
“Os clubes serão notificados dos prejuízos e após uma vistoria realizada por cada um, Fortaleza e Ceará, os valores poderão ser diferenciados. Nossa vistoria foi geral no estádio”, disse Jeová Mota, em um trecho da entrevista.
O secretário falou, ainda, da necessidade de se tomarem as providências cabíveis para que fatos como o do último domingo (3), não voltem a acontecer.
“Precisamos nos reunir com clubes e torcidas organizadas para que atos como estes sejam evitados”, disse Jeová, que completou, “Pelo ocorrido, temos que pensar em um local para as organizadas, como também, porque não, repensar o acesso ao campo pelo setor inferior do Castelão”.
Possíveis punições
Devido a guerra entre seus torcedores, Ceará e Fortaleza correm o risco de receberem punições pesadas, com a perda de até dez mandos de campo, além terem que pagar uma multa de até R$ 100 mil.
Na súmula da partida, divulgada nesta segunda-feira, o árbitro Péricles Bassols relatou a invasão de campo de alvinegros e tricolores, sem considerar o mando de campo.
Ceará
Diretor Administrativo do alvinegro, Raimundo Pinheiro confirmou ao CNEWS que o clube só se manifestará sobre os danos após receber o laudo da Luarenas, empresa que administra a Arena Castelão.
Ainda segundo Raimundo Pinheiro, representantes do clube participaram de uma vistoria na Arena Castelão e fecham os últimos detalhes para divulgar o resultado da visita ao estádio. Ainda não foi confirmado se o clube se pronunciará através de nota ou entrevista coletiva.
Fortaleza
Tentamos contato com representantes do Fortaleza Esporte Clube mas, até o momento, não obtivemos êxito.
Fonte: CNEWS

Três pessoas mortas e uma ferida durante tiroteio em Acarape

Três pessoas foram mortas e uma baleada, na noite da última segunda-feira (04), na localidade Canta Galo, em Acarape (54Km de Fortaleza). De acordo com a Polícia, somente uma das vítimas era o alvo da ação. Os outros teriam sido feridos por ‘queima de arquivo’. 
Conforme informações de policiais da 2ªCia do 4ºBPM, que atenderam a ocorrência, homens encapuzados chegaram ao local onde as vítimas estavam reunidas e efetuaram diversos disparos. Eles procuravam por um jovem identificado apenas como ‘Sérgio’,que foi alvejado e morreu no local.  
Os irmãos José Ivan Castro Moura, 24, e Bruno Castro Moura, 20, também não resistiram às lesões provacadas pelos tiros. Bruno chegou a ser socorrido, mas morreu logo após dar entrada no hospital local. A esposa dele, Maria Geniele da Costa Silva, 27, também foi ferida, mas não corre risco de morte, conforme  Polícia. 
Um adolescente e um homem que não teve a identidade divulgada foram presos logo após o crime, por patrulhas da 2ªCia do 4ºBPM. Segundo os militares, os dois suspeitos já eram foragidos da Justiça.  
motivação do triplo homicídios e a participação de outros criminosos no tiroteio estão sendo investigadas pela Delegacia Regional de Baturité. 
Fonte: DN

ARARAS são ENCONTRADAS > “Meninas” estavam recolhidas em um chiqueiro

Quixadá
O casal de araras da espécie Canindé, desaparecido desde o último sábado, 2, foi encontrado nesta segunda-feira, 4. A informação foi passada pelo proprietário da Fazenda Riacho dos Bois, Maia Viana. As aves estavam recolhidas em um chiqueiro, numa fazenda situada entre os municípios de Quixeramobim e Quixadá.
A dona da propriedade rural disse que as “Meninas”, como as aves são tratadas, haviam revoado e pousado algumas vezes na sua fazenda. Acreditando que haviam sido soltas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), ficou preocupada com a possível ação de caçadores na região e resolveu recolhe-las no seu chiqueiro.
As “Meninas” retornaram para a Fazenda Riacho dos Bois e após alguns cuidados em breve estarão voando novamente. Por esse motivo Maia Viana solicita à população, proprietários de fazendas e sítios e principalmente quem ainda se dedica à caça de animais selvagens, o que é crime, que respeitem e apenas apreciem os voos das duas araras e de outras aves.
Araras Canindé - Retorno das Meninas 04.05.15 (8)A














Fonte: DN

Charge

Charge

Barbas são tão sujas quanto vasos sanitários, aponta pesquisa

barba-divulgacaoUma pesquisa comandada pelo microbiologista John Golobic, da cidade de Albuquerque, no Novo México (EUA), mostrou que algumas barbas são tão sujas quanto vasos sanitários.
A pesquisa coletou amostras esfregando palinetes (os conhecidos cotonetes) nas barbas de vários homens e levou as amostras para análise em laboratório. Muitas tinham uma grande quantidade de bactérias comuns, mas outras tinham bactérias comparáveis as que são encontradas em banheiros.
“Normalmente eu não fico surpreso com os resultados, mas fiquei bastante surpreso com isso. Esses (germes) são os tipos que você encontraria em matérias fecais“, disse Golobic a uma repórter da rede de TV amerciana ABC.
O pesquisador recomendou aos homens lavagens frequentes nas barbas e nas mãos, além de ter sugerido que os homens evitem levar as mãos ao rosto tanto quanto for possível, já que a maioria das bactérias chegam aos pelos do rosto pelo contato com as mãos.
Apesar da descoberta, Golobic disse que os níveis não são altos a ponto de causar doenças, mas que a situação é “preocupante”.
Confira uma lista de coisas que são mais sujas que os assentos dos banheiros públicos (e que vão fazer você querer sair correndo pra lavar as mãos ou passar um pouquinho de álcool entre os dedos):
 Esponja
esponja
Tábua de cortar carne, legumes, frutas ou qualquer outra coisa
tabua
Smartphones
smartphone
Caixas eletrônicos
caixa-eletronico
Botão de elevador
elevador_1
Fonte: DN

Diretor do 'Mais Você' assume novo programa de Xuxa

Diretor do 'Mais Você" assume novo programa de Xuxa
Mariozinho e Xuxa estarão juntos em novo projeto
JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO
Mario Vaz, mais conhecido como Mariozinho, será o diretor do programa de Xuxa Meneghelna Record. Pelo menos é o que a emissora divulgou oficialmente em comunicado, segundo o qual ele passa a fazer parte "da área artística e de programação da Record".
O texto ainda dizia: "A Record deseja que o novo diretor, com experiência vitoriosa na televisão, tenha muito sucesso em seu trabalho nesta nova etapa de sua carreira".
No final de abril, Mariozinho já havia adiantado que estava em processo de negociação com a emissora: "Recebi, sim, um convite da Xuxa para trabalhar com ela na Record e estamos em negociação".
A Record continua sem dar mais detalhes sobre o progra
Fonte: DN

Fortaleza entre os maiores campeões estaduais do século

fecFortaleza Esporte Clube aparece entre as equipes mais vezes campeãs estaduais neste século. Em levantamento feito pelo Correio Braziliense, o tricolor cearense é o terceiro da lista, ao lado do Vitória/BA, com 9 conquistas. Quem lidera é o Internacional, com 11 troféus, seguido pelo Rio Branco/AC, com 10. A equipe acreana pode igualar a marca do Colorado, visto que o Estadual deste ano ainda não terminou no AC.
Os estados de Ceará e Rio Grande do Sul são os que têm maior dualismo, com apenas 2 equipes conquistando títulos neste século. Além das 9 conquistas do tricolor cearense, o Ceará levou a taça 6 vezes.
No entanto, o Espírito Santo é o que houve o maior número de campeões diferentes nesses 15 anos, nove.
Veja abaixo todos os campeões do século por estado:
(Estados com * não tiveram ainda definidos o campeão deste ano)
Rio de Janeiro
Flamengo – 7 títulos (2001, 2004, 2007, 2008, 2009, 2011 e 2014
Fluminense – 3 títulos (2002, 2005 e 2012)
Botafogo – 3 títulos (2006, 2010 e 2013)
Vasco – 2 títulos (2003 e 2015)
São Paulo
Santos – 6 títulos (2006, 2007, 2010, 2011, 2012 e 2015)
Corinthians – 4 títulos (2001, 2003, 2009 e 2013)
Ituano – 2 títulos (2002 e 2014)
Palmeiras – 1 título (2008)
São Paulo – 1 título (2005)
São Caetano – 1 título (2004)
Minas Gerais
Cruzeiro – 7 títulos (2003, 2004, 2006, 2008, 2009, 2011 e 2014)
Atlético-MG – 5 títulos (2007, 2010, 2012, 2013 e 2015)
América – 1 título (2001)
Caldense – 1 título (2002)
Ipatinga – 1 título (2005)
Rio Grande do Sul
Internacional – 11 títulos (2002, 2003, 2004, 2005, 2008, 2009, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015)
Grêmio – 4 títulos (2001, 2006, 2007 e 2010)
Distrito Federal
Brasiliense – 8 títulos (2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2011 e 2013)
Gama – 3 títulos (2001, 2003 e 2015)
Ceilândia – 2 títulos (2010 e 2012)
CFZ – 1 título (2002)
Luziânia – 1 título (2014)
Santa Catarina
Figueirense – 6 títulos (2002, 2003, 2004, 2006, 2008 e 2014)
Avaí – 3 títulos (2009, 2010 e 2012)
Chapecoense – 2 títulos (2007 e 2011)
Criciúma – 2 títulos (2005 e 2013)
Joinville – 2 títulos (2001 e 2015)
Paraná
Coritiba – 7 títulos (2003, 2004, 2008, 2010, 2011, 2012 e 2013)
Atlético-PR – 4 títulos (2001, 2002, 2005 e 2009)
Paraná – 1 título (2006)
Paranavaí – 1 título (2007)
Londrina – 1 título (2014)
Operário – 1 título (2015)
Mato Grosso do Sul
CENE – 6 títulos (2002, 2004, 2005, 2011, 2013 e 2014)
Comercial – 3 títulos (2001, 2010 e 2015)
Águia Negra – 2 títulos (2007 e 2012)
Chapadão – 1 título (2003)
Coxim – 1 título (2006)
Ivinhema – 1 título (2008)
Naviraiense – 1 título (2009)
Mato Grosso*
Cuiabá – 5 títulos (2003, 2004, 2011, 2013 e 2014)
Luverdense – 2 títulos (2009 e 2012)
Operário – 2 títulos (2002 e 2006)
Juventude – 1 título (2001)
Vila Aurora – 1 título (2005)
Cacerense – 1 título (2007)
Mixto – 1 título (2008)
União Rondonópolis – 1 título (2010)
Espírito Santo*
Serra – 4 títulos (2003, 2004, 2005 e 2008)
Alegrense – 2 títulos (2001 e 2002)
São Mateus – 2 títulos (2009 e 2011)
Vitória – 1 título (2006)
Linhares – 1 título (2007)
Rio Branco – 1 título (2010)
Aracruz – 1 título (2012)
Desportiva – 1 título (2013)
Estrela do Norte – 1 título (2014)
Goiás
Goiás – 7 títulos (2002, 2003, 2006, 2009, 2012, 2013 e 2015)
Atlético Goianiense – 4 títulos (2007, 2010, 2011 e 2014)
Vila Nova – 2 títulos (2001 e 2005)
CRAC – 1 título (2004)
Itumbiara – 1 título (2008)
Tocantins*
Palmas – 4 títulos (2001, 2003, 2004 e 2007)
Gurupi – 3 títulos (2010, 2011 e 2012)
Araguaína – 2 títulos (2006 e 2009)
Interporto – 2 títulos (2013 e 2014)
Colinas – 1 título (2005)
Tocantins – 1 título (2008)
Tocantinópolis – 1 título (2002)
Bahia
Vitória – 9 títulos (2002, 2003, 2004, 2005, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2013)
Bahia – 4 títulos (2001, 2012, 2014 e 2015)
Colo Colo – 1 título (2006)
Bahia de Feira – 1 título (2011)
Sergipe*
Confiança – 6 títulos (2001, 2002, 2004, 2008, 2009 e 2014)
Sergipe – 2 títulos (2003 e 2013)
Itabaiana – 2 títulos (2005 e 2012)
River Plate – 2 títulos (2013 e 2014)
Pirambu – 1 título (2006)
América – 1 título (2007)
Alagoas*
ASA – 5 títulos (2001, 2003, 2005, 2009 e 2011)
CRB – 3 títulos (2002, 2012 e 2013)
Coruripe – 3 títulos (2006, 2007 e 2014)
Corinthians – 1 título (2004)
CSA – 1 título (2008)
Murici – 1 título (2010)
Pernambuco
Sport – 7 títulos (2003, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2014)
Santa Cruz – 5 títulos (2005, 2011, 2012, 2013 e 2015)
Náutico – 3 títulos (2001, 2002 e 2004)
Paraíba*
Treze – 5 títulos (2001, 2005, 2006, 2010 e 2011)
Botafogo – 3 títulos (2003, 2013 e 2014)
Campinense – 3 títulos (2004, 2008 e 2012)
Atlético Cajazeirense – 1 título (2002)
Nacional – 1 título (2007)
Sousa – 1 título (2009)
Rio Grande do Norte
América-RN – 5 títulos (2002, 2003, 2012, 2014 e 2015)
ABC – 5 títulos (2005, 2007, 2008, 2010 e 2011)
Potiguar de Mossoró – 2 títulos (2004 e 2013)
Corinthians – 1 título (2001)
Baraúnas – 1 título (2006)
ASSU – 1 título (2009)
Ceará
Fortaleza – 9 títulos (2001, 2003, 2004, 2005, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2015)
Ceará – 6 títulos (2002, 2006, 2011, 2012, 2013 e 2014)
Piauí*
Parnahyba – 5 títulos (2004, 2005, 2006, 2012 e 2013)
River – 4 títulos (2001, 2002, 2007 e 2014)
Flamengo – 2 títulos (2003 e 2009)
Barras – 1 título (2008)
Comercial – 1 título (2010)
4 de julho – 1 título (2011)
Maranhão
Sampaio Corrêa – 6 títulos (2002, 2003, 2010, 2011. 2012 e 2014)
Motoclub – 4 títulos (2001, 2004, 2006 e 2008)
Imperatriz – 2 títulos (2005 e 2015)
Maranhão – 2 títulos (2007 e 2013)
JV Lideral – 1 título (2009)
Pará
Paysandu – 7 títulos (2001, 2002, 2005, 2006, 2009, 2010 e 2013)
Remo – 6 títulos (2003, 2004, 2007, 2008, 2014 e 2015)
Independente – 1 título (2011)
Cametá – 1 título (2012)
Amapá*
Ypiranga – 3 títulos (2002, 2003 e 2004)
São José – 3 títulos (2005, 2006 e 2009)
Trem – 3 títulos (2007, 2010 e 2011)
Santos – 2 títulos (2013 e 2014)
Oratório – 1 título (2012)
Cristal – 1 título (2008)
Independente – 1 título (2001)
Roraima*
Atlético Roraima – 6 títulos (2001, 2002, 2003, 2007, 2008 e 2009)
São Raimundo – 4 títulos (2004, 2005, 2012 e 2014)
Baré – 2 títulos (2006 e 2010)
Real – 1 título (2011)
Náutico – 1 título (2013)
Amazonas*
Nacional – 5 títulos (2002, 2003, 2007, 2012 e 2014)
São Raimundo – 2 títulos (2004 e 2006)
Penarol – 2 títulos (2010 e 2011)
Grêmio Coariense – 1 título (2005)
Holanda – 1 título (2008)
América – 1 título (2009)
Princesa – 1 título (2013)
Rio Negro – 1 título (2001)
Rondônia*
Vilhena – 5 títulos (2005, 2009, 2010, 2013 e 2014)
Ulbra – 3 títulos (2007, 2007 e 2008)
Ji-Paraná – 2 títulos (2001 e 2012)
União Cacoalense – 2 títulos (2003 e 2004)
CFA – 1 título (2002)
Espigão – 1 título (2001)
Acre*
Rio Branco – 10 títulos (2002, 2003, 2004 ,2005, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012 e 2014)
Vasco – 1 título (2001)
ADESG – 1 título (2006)
Juventus – 1 título (2009)
Plácido de Castro – 1 título (2013)
Fonte: DN

Dunga defende seleção do 7 a 1, mas renova mais do que Mano em 2011

Dunga
Dos 8 convocados da seleção do 7 a 1, 4 devem ser titulares.
FOTO: REUTERS
Para a Copa América do Chile, em junho e julho deste ano, somente oito jogadores que estavam no Mundial do ano passado foram chamados na lista anunciada nesta terça (5), no Rio -poderiam ser nove, se Oscar não tivesse sofrido uma lesão muscular que o deixará fora da competição.
O número de remanescentes está dentro de um padrão de renovação de uma Copa do Mundo para uma Copa América, desde 1987, quando o torneio continental adotou o formato atual, com sede única e, normalmente, disputado um ano depois do Mundial (com exceção de 2004, dois anos após a Copa de 2002). Mas é menor do que a lista da última Copa América. 
De 2010, Copa do Mundo da África do Sul, para 2011, Copa América na Argentina, o técnico Mano Menezes levou nove remanescentes, maior número desde 1987, mesmo apostando em jovens atletas como Neymar, Alexandre Pato e Paulo Henrique Ganso.
Curiosamente, Mano usava jogadores que haviam trabalhado com Dunga no Mundial do ano anterior. "O que aconteceu na Copa é um fato único. Queremos ganhar, a seleção é referência. O futebol brasileiro segue admirado, a camisa da seleção segue respeitada. Você pode ver a importância que a França deu para o jogo contra o Brasil, que o Chile deu. Isso mostra que a seleção é respeitada", disse Dunga após a convocação.
Os oito jogadores que estavam na Copa de 2014 e que Dunga levará ao Chile são Jefferson, Thiago Silva, David Luiz, Luiz Gustavo, Fernandinho, Marcelo, William e, claro, Neymar. Destes, cinco estavam em campo em 8 de julho, no 7 a 1 para os alemães. Thiago Silva estava suspenso, Jefferson era reserva e Neymar machucado.
Para a Copa América, Jefferson, Luiz Gustavo, Willian e Neymar são titulares, pelo menos no início do trabalho -a seleção se apresenta dia 1° de junho, para uma semana de treinamento em Teresópolis, a 90km do Rio. Thiago Silva e David Luiz devem disputar uma vaga na zaga ao lado de Miranda. Fernandinho briga com Elias por um lugar no meio de campo e Marcelo vai começar como reserva de Filipe Luis.
Fonte: DN

Venda de ingressos para Fortaleza x Coritiba começa nesta terça-feira (5)

Torcida1
Time tricolor faz partida de ida contra os paranaenses nesta quarta-feira (6). A volta acontece na próxima semana, em Curitiba (PR)
NATINHO RODRIGUES
Os ingressos para o jogo desta quarta-feira (6), às 19h30, entre Fortaleza e Coritiba, válido pela Copa do Brasil, estarão à venda a partir das 13h desta terça-feira (5). Os bilhetes estarão disponíveis na sede do clube (Pici) e em todos os pontos de venda credenciados, segundo informações da assessoria de comunicação tricolor. 
O clube confirmou que apenas a parte inferior das arquibancadas será liberada para a partida, a primeira do confronto. O jogo de volta acontece na outra quarta-feira (13), no Couto Pereira, em Curitiba (PR).
Para o duelo desta quarta-feira na capital cearense, estará disponível uma carga de25.900 entradas, com as gratuidades sendo distribuídas a partir desta terça-feira.
Confira os preços:
- Inferior: R$ 40 (R$ 20 a meia-entrada);
- Especial: R$ 50 (R$ 25 a meia-entrada);
- Premium: R$ 100 (R$ 50 a meia-entrada)
Fonte: DN

Fortaleza registrou 373 pacientes atendidos em corredores nesta segunda-feira (4)

Corredor UPA
A divulgação dos atendimentos em corredores agravou ainda mais a crise na saúde, o que levou à renúncia do secretário estadual da saúde, Carlile Lavor
FOTO: BRUNO GOMES
Corredômetro
O “corredômetro” é uma ronda feita diariamente por médicos em unidades de saúde de Fortaleza
DIVULGAÇÃO
A semana começou com 373 pacientes atendidos em situação precária em unidades de saúde de Fortaleza. O levantamento realizado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará e a Associação Médica Cearense (AMC) detectou que 30,8% do total (115) estavam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), não destinadas à internação. Destes pacientes, 9 estavam entubados.
As entidades que representam a classe médica começaram a divulgar o “corredômetro” no último dia 21 de abril, o que agravou ainda mais a crise na saúde, o que levou, ainda na segunda (4), à renúncia do secretário estadual da saúde, Carlile Lavor. A decisão do gestor foi tomada após diversas reportagens publicadas pelo Diário do Nordeste mostrando a situação das unidades de emergência.
A decisão de Lavor se deu na véspera da visita do ministro da Saúde, Arthur Chioro, que estará em Fortaleza na tarde desta terça-feira (5) para se reunir com gestores do Ceará. O objetivo é o combate ao sarampo, outro grande desafio da atual gestão. De acordo com o Ministério da Saúde, Chioro irá se reunir com p governador Camilo Santanapara discutir medidas para conter os casos da doença no estado. O problema da falta de leitos não faz parte da pauta.
O “corredômetro” é uma ronda feita diariamente por médicos em unidades de saúde como o Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital de Messejana (HM), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), Hospital São José (HSJ) e nas 9 UPAs, localizadas nos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Messejana, Canindezinho, José Walter, Conjunto Ceará, Jangurussu, Itaperi e Pirambu. 
Fonte: DN

Camilo Santana se reúne com ministro sem um secretário de Saúde estadual

Além do governador, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, a secretária municipal da Saúde, Socorro Martins, o chefe de gabinete de Camilo Santana, Élcio Batista, e o secretário de Relações Institucionais, Danilo Serpa, também se reuniram com o ministro FOTO: DIVULGAÇÃO
Além do governador, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, a secretária municipal da Saúde, Socorro Martins, o chefe de gabinete de Camilo Santana, Élcio Batista, e o secretário de Relações Institucionais, Danilo Serpa, também se reuniram com o ministro FOTO: DIVULGAÇÃO
O governador Camilo Santana se reuniu com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, na tarde desta terça-feira (5), no Palácio da Abolição,  sem a presença do médico Carlile Lavor, que entregou o cargo de secretário da Saúde.
Na imagem divulgada pelo perfil oficial de Camilo Santana no Facebook, é possível notar a presença da secretária da Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, mas Carlile Lavor já não integrou a comitiva para receber o ministro.
Arthur Chioro está em Fortaleza para discutir os meios de combate ao sarampo.
Fonte: DN

Líder diz que governo não vai reabrir negociações sobre MP do seguro-desemprego

ç
Guimarães afirmou que esse é o recado que levará a outros parlamentares do PT a mostrar que o partido está unido pela aprovação da medida
AGÊNCIA BRASIL
O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) afirmou nesta terça-feira (5) que o governo não está aberto a novas negociações sobre a Medida Provisória (MP) 665/14, que faz ajustes nas regras de acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao benefício para o pescador artesanal.
Guimarães disse que as negociações durante a tramitação do texto que faz parte das propostas de ajuste fiscal do governo chegaram a exaustão na comissão mista criada para analisar a matéria: “Não tem essa de recuo. O governo negociou aquilo que era necessário negociar com o Congresso, inclusive reconhecendo o papel doParlamento. Negociamos bem e 90% de tudo o que foi sugerido nós acolhemos, portanto o texto está pronto, é fundamental para o país e vamos lutar para aprová-lo tal como saiu da comissão”.
Guimarães afirmou que esse é o recado que levará a outros parlamentares do PT reunidos agora na Câmara para discutir uma estratégia harmônica em torno da MP e mostrar que o partido está unido pela aprovação da medida. A matéria foi aprovada na semana passada pela comissão de senadores e deputados e chegou ao plenário da Casa, trancando a pauta e impedindo outras votações.
“A base [do governo] está se consolidando e nossa expectativa é votar a MP, aprová-la e sinalizar para o país que o Congresso está fazendo sua parte. Estou vindo convencer a todos para fecharmos questão e mostrarmos que o PT é o principal protagonista na defesa do ajuste”, completou o líder.
MP 665 é uma das matérias que o Executivo defende para conseguir ajustar as contas do país. Outra matéria que ainda aguarda votação em comissão mista é a MP 664/14 que trata das regras para concessão do auxílio doença e pensão por morte. O vice-presidente da República,Michel Temer, chegou a alertar o Congresso sobre a necessidade desse acerto para evitar que o corte de gastos do governo, previsto para ser anunciado este mês, seja “muito radical”.
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preferiu não se manifestar sobre o conteúdo da matéria e afirmou que fará “seu papel” e vai se empenhar para que a apreciação das MPs seja concluída rapidamente. Como aviso aos parlamentares que pretendem obstruir a votação, Cunha afirmou que manterá o rigor que tem adotado em outras sessões.
Fonte: DN

Projeto do Binário terá que passar por adequações

binário
Binários terão que passar por adequações.
FOTOS: KLÉBER A. GONÇALVES
A juíza  Nadia Maria Frota Pereira, da 12° Vara da Fazenda pública da Comarca de Fortaleza, determinou que diversas providências em relação ao Projeto Bináriosejam adotadas. A decisão foi publicada na última segunda-feira (4), atendendo a um pedido do Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE).
A decisão atende pedido do Ministério Público, que havia ajuizado ação requerindo as medidas. Em caso de descumprimento da decisão, a juíza estipulou multa de R$ 20 mil a ser paga pelo Município e pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC).

Confira as adequações abaixo:
- Adaptação das calçadas quanto à acessibilidade e à mobilidade dos pedestres;
- Regularização dos estacionamentos, de forma que os veículos entrem de frente e saiam sempre para as avenidas, isso é, que sejam disponibilizados em áreas isoladas, sendo vedados os estacionamentos em ângulos;
- Implantação de parada de ônibus feita em reentrância da calçada (baias) dos corredores exclusivos;
- Instalação de câmeras de fiscalização/fotossensores que abranjam todas as faixas;
- Aumento para 200 metros da distância permitida ao tráfego de veículos de passeio na faixa exclusiva para ônibus, até a realização de perícia para que seja feita a medição da distância tecnicamente viável;
- Reestruturação subterrânea da fiação das redes elétrica, telefônica e similares.
Fonte: DN

Confira as principais notícias no Retrospectiva do Dia