Buscar

03 maio 2015

Corpo de brasileiro fuzilado na Indonésia é enterrado

Indonésia
Uma cerimônia já tinha sido preparada pela prima de Rodrigo, Angelita Muxfeldt, na última quarta, na Indonésia, e logo depois o corpo retornou ao Brasil
REUTERS
O corpo do brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42, executado na Indonésia, foi enterrado na tarde deste domingo (3) em Curitiba (PR), onde a família vive.
Inicialmente previsto para ser enterrado às 16h, o velório foi antecipado a pedido da família, de acordo com a administração do cemitério Parque do Iguaçu.
O corpo começou a ser velado às 9h30 e foi levado da capela 5 às 15h. Ao menos cem amigos e familiares participaram do enterro.
Gularte foi executado por fuzilamento na última quarta-feira (29) na Indonésia, tarde de terça-feira (28) no horário de Brasília. Ele havia sido condenado em 2005 à morte por tráfico de drogas depois de ter sido flagrado, um ano antes, com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe.
Quatro minutos antes de ser morto por um pelotão de fuzilamento no interior da Indonésia, Gularte falou pela última vez : "Eu cometi um erro, mas pagar com a vida é excessivo demais".
O brasileiro pediu, um dia antes de ser morto, para ser enterrado no Brasil. Portador de esquizofrenia, ele disse à prima, Angelita Muxfeldt, que, se fosse enterrado no Brasil, "ressuscitaria" depois de dez dias.
Angelita chegou a São Paulo na última sexta (1). Ela ficou os últimos três meses na Indonésia para tentar livrar o primo da execução.
Um dos argumentos era o fato de Gularte ser doente. O governo da Indonésia ignorou os apelos.
Fonte: DN

Confronto entre torcedores mancha festa do Fortaleza na Arena Castelão

as
Confronto entre torcidas ocorreu no gramado e nas arquibancadas
REPRODUÇÃO/TVM
Uma confusão se instalou no gramado daArena Castelão logo após o término da partida da final do Campeonato Cearenseentre Fortaleza e Ceará.

Com vitória do Fortaleza, vários torcedores do time invadiram o campo. Os torcedores da equipe adversária também foram ao gramado e iniciou-se a briga entre as duas torcidas.
Foram arremessandos vários objetos, inclusive as cadeiras da arquibancada do estádio. A Polícia interveio, arremessando bombas de gás lacrimogêneo para conter o tumulto.
Assista à invasão:
Fonte: DN

Épico e sensacional. Fortaleza empata aos 47 e se sagra Campeão Cearense de 2015

Fortaleza123
Tricolor do Pici tira grito entalado de seu torcedor e conquista o 40° título cearense.
FOTO: KID JÚNIOR
Talvez nem o mais mirabolante roterista de cinema poderia imaginar o que aconteceu na tarde deste domingo, 3, no Castelão. Após sofrer a virada aos 45, com gol de Assisinho, seu primeiro em clássicos, o Fortaleza buscou forças e empatou aos 47, com Cassiano, para ser Campeão Cearense de 2015. 
Em meio a jogo truncado, Daniel Sobralense marca pintura
Como toda final, a partida começou nervosa. Muitas faltas e cartões amarelos. Logo no começo, Lúcio Maranhão perdeu umas das chances mais claras da partida. Na pequena área, o atacante parou em Luis Carlos. Pouco tempo depois, Magno Alves perdeu boa chance, após boa jogada de Ricardinho. Marinho assustou duas vezes a defesa tricolor, dando esperanças para os alvinegros, que precisavam de um gol. Logo em seguida, Daniel Sobralense, de maneira espetacular, chapelou João Marcos emarcou um golaço no Castelão. Festa Tricolor. O Ceará sentiu o gol e o primeiro tempo se arrastou até o fim, para aplausos dos leoninos. 
Com desfecho incrível, Fortaleza é campeão
A conversa de Silas Pereira pareceu surtir efeito e o Ceará voltou melhor na segunda etapa. Como o esperado, os 15 primeiros minutos foram de pressão alvinegra. Entretanto, sem muita objetividade. Conforme o tempo passava, estava tudo se desenhando para o título tricolor com a vitória por 1 a 0. E isso se intensificou aos 18 minutos, quando Uillian Correia recebeu segundo amarelo e acabou expulso.
Falha de Deola devolve Ceará ao jogo
Aos 37, veio uma pontinha de esperança para os torcedores do Vovô. Ricardinho arriscou de longe e Deola aceitou. Era o empate, que não era suficiente. Com o gol, o Ceará foi para cima com tudo. Aos 45, o que parecia ser impossível aconteceu. Com um jogador a menos, o Alvinegro virou a partida com gol de Assisinho. Péricles Bassols apontou 5 minutos de acréscimo, o que deu ânimo para os tricolores. E de forma épica, o Leão conseguiu empatar. Tinga recebeu lançamento e, com a cabeça, cruzou para Cassiano que fuzilou Luis Carlos. Festa inimaginável no lado Tricolor do Castelão. O Fortaleza seria Campeão Cearense. Depois disso, o Ceará não teve mais forças e foi só esperar o apito final para a o torcedor do Leão soltar o grito entalado de campeão. 
Fonte: DN

Conheça história e trajetória de sucesso de Kátia Cilene e Aduílio Mendes

Kátia Cilene e Aduílio Mendes
Kátia Cilene e Aduílio Mendes estão há 6 anos no projeto Kátia & Aduílio, antigo Forró do Bom (foto: reprodução facebook)
Eles iniciaram a carreira na banda Mastruz com Leite. Katia Cilene ficou 17 anos à frente da banda mãe do forró
elétrico. Aduílio Mendes também vivenciou a época de ouro do grupo e também fez muito sucesso em outras bandas.
Há 6 anos, os dois ícones do Forró estão juntos no projeto Kátia & Aduílio, antigo Forró do Bom. No bate-papo, pra lá de descontraído que a dupla teve com a equipe do Blog Puxa o Fole, no estúdio da TV DN, na redação do Diário do Nordeste, os dois explicaram a mudança do nome da dupla e relembraram os momentos de Mastruz com Leite.
Kátia e Aduílio também contaram histórias engraçadas vividas nas estradas e shows da vida, além de darem palpites sobre o forró que está sendo executado atualmente. A entrevista está imperdível!
Confira entrevista com Kátia Cilene e Aduílio Mendes
Fonte: DN

Aviões do Forró e Wesley Safadão lançam novos repertórios

WS_AF
Artistas abrem o mês de maio com novas músicas (Fotos: Reprodução/Facebook)
Para abrir o mês de maio animando os seus fãs, a banda Aviões do Forró e o cantor Wesley Safadão divulgaram dois novos álbuns promocionais gravados em shows ao vivo.
Em um show beneficente gravado no Rio Grande do Norte, em Apodi, Xandy Avião e Solange Almeida disponibilizaram um CD com 19 faixas. O álbum apresenta novos singles como “Meu Som é Pau” e “Abre o Porta Mala“. Na internet o repertório já alcançou a marca de 17 mil downloads em menos de 24h.
Wesley Safadão e a Banda Garota Safada botou todo mundo para dançar, no GarotaVIP, com 10 novas músicas. O show gravado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza,toca novos sucessos como “To mentindo” e “Cara lisa”. O álbum promocional possui 67 músicas e já atingiu a marca de 25 mil downloads.
Os fãs de forró podem baixar gratuitamente os álbuns acessando o site www.suamusica.com.br.
Fonte: DN

É normal chorar após o orgasmo?


Algumas mulheres sentem vontade e muitas chegam a de fato chorar após atingir o orgasmo durante a relação sexual com o parceiro, mas não sabem explicar exatamente a causa desta emoção profunda. A psicóloga e sexóloga Carla Cecarello explica que esta reação está ligada a alguma questão não esclarecida no subconsciente da mulher.
“Não é uma reação normal do corpo, algo acontece na cabeça da mulher que a leva a chorar”, diz. As causas podem ser muitas: emoção por ter conseguido atingir o orgasmo, culpa por estar traindo o parceiro (e sentir prazer ao fazer isso), tristeza por estar em um relacionamento infeliz e sentir orgasmo com um parceiro que não ama mais, tabu ligado à “imoralidade” do sexo, que pode existir para mulheres religiosas ou com criação muito tradicional e inúmeros outros.

Geralmente, mulher não sabe explicar motivo do choro

Descarga hormonal?

Muitas mulheres acreditam que o choro tem relação com a grande liberação de hormônios que ocorre no momento do orgasmo. No entanto, Carla esclarece que isso por si só não causaria o choro ou emoção, já que dificilmente a mulher tem essa reação quando está sozinha. “É muito raro a mulher chorar após o orgasmo atingido com a masturbação”, afirma a sexóloga. “É sempre alguma questão que ela já tem no subconsciente e acaba extravasando neste momento de emoção forte”, completa.

Nadadora medalhista no Pan sofre acidente e falece no Rio de Janeiro

Nadadora medalhista no Pan sofre acidente e estado é gravíssimo.A ex-nadadora Sarah Corrêa, de 22 anos, faleceu neste sábado, no Hospital Miguel Couto, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Ela sofreu ferimentos graves na cabeça após um atropelamento na esquina da rua de sua casa, na capital fluminense. Maria Fátima Alves Gonçalves, mãe da ex-atleta, anunciou a morte da filha por meio de seu Facebook. 
– Minha vida esses três dias que tiramos para conversar valeram uma vida. Minha eterna campeã. Mamãe te ama. Descanse em paz – escreveu em seu perfil na rede social.
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a situação de Sarah Corrêa na tarde deste sábado depois de realizar exames médicos. O responsável pelo atropelamento teria fugido do local, segundo testemunhas.
Sarah ganhou a medalha de prata no revezamento 4x200m livre dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em 2011. Além de ter passado pela seleção brasileira, ela também esteve em clubes como Flamengo, Unisanta, Minas Tênis Clube e Fluminense.
Fonte: MSN

Por que não sinto mais vontade de transar com meu parceiro?


Você provavelmente já passou - ou conhece um casal que tenha passado - por um período de “seca” no relacionamento. Após anos juntos, é comum que o casal observe uma queda no desejo sexual e relações cada vez menos frequentes.
Comum, sim, porém não normal. É o que afirma a psicóloga e sexóloga Carla Cecarello. “Acontece, em grande parte dos casos, porque a relação cai em uma rotina, e o sexo passa a ser feito sempre da mesma maneira, sem novidade. Mas não deveria acontecer”, enfatiza. “No começo do namoro isso não ocorre porque tudo é novo, e a relação ainda não foi desgastada pelos problemas cotidianos”, completa.

Queda no desejo sexual: por que ocorre?

Carla enumera as principais razões por trás do esfriamento da relação:

Rotina

Muitas vezes, o sexo torna-se monótono, sempre igual e acaba ficando “chato”.

Sexo com dia marcado

Casais que estão juntos há muito tempo, moram juntos ou são casados têm a tendência de ir deixando o sexo só para o final de semana. “É mais fácil, porque não tem que acordar cedo no dia seguinte”, justifica Carla. Isso faz com que eles tenham de “planejar” o desejo sexual para uma data específica, tornando o sexo mecânico e desinteressante e minando a libido.

Ressentimentos por brigas malresolvidas e problemas financeiros interferem diretamente na disposição para o sexo

Brigas fora da cama

Os problemas que o casal tem fora da cama, como discussões acerca dos filhos, ressentimentos acumulados, mágoas, conflitos constantes, etc., prejudicam a relação e acabam refletindo negativamente no sexo, já que não é possível dissociar um aspecto do outro.

Dificuldades financeiras

Outra grande questão que acaba sendo transferida para a cama são os problemas financeiros e desemprego, já que a constante preocupação não permite que o casal relaxe e se entregue.

Menopausa e andropausa

A menopausa na mulher e a andropausa no homem provocam uma queda no nível de hormônio sexual, o que leva à diminuição da libido. No caso das mulheres, a menopausa ocorre geralmente a partir dos 60 anos de idade. Para os homens, a andropausa pode acometer na mesma idade, mas apenas cerca de 33% deles desenvolvem a condição.

Foco no trabalho e descuido da vida íntima

“A maioria dos casais passa a dar menos atenção ao relacionamento com o decorrer dos anos. Ambos ficam muito preocupados com o trabalho, mas esquecem de cuidar da intimidade, e isso é um grande defeito”, defende a sexóloga. “É importante lembrar que a vida pessoal também contribui para a qualidade de vida, por isso requer a mesma atenção que a vida profissional”, destaca.

O que fazer?


Sentir-se culpada e tentar resolver o problema sozinha é um erro, diz a sexóloga. O melhor caminho é a conversa
De acordo com a especialista, no caso de uma condição física, é necessário procurar um médico para iniciar um tratamento que reverta o quadro de perda de libido.
Porém, se o problema for psicológico, a orientação é conversar com o parceiro e buscar uma solução juntos.
Se você percebeu que sua relação caiu na rotina, procure refletir sobre isso e decidir o que pode ser feito para inová-la, seja na cama ou fora dela. Um erro comum é pensar que a relação íntima se resolve naturalmente, na inércia. “Com certeza envolve um esforço, assim como todos os outros aspectos da vida. É preciso trabalhar em cima do desejo”, afirma Carla.
Além disso, não tente solucionar essa questão sozinha. “É preciso ter muito diálogo na relação, sempre”, indica a especialista, que ainda acrescenta: “E uma boa dose de humor também. Um tem de estar disposto a colaborar com o outro”, completa.

Advogado e Presidente do PSB de Aratuba Markes Rafhael é destaque do Aracoiaba News

Em sua 15ª edição dominical, a revista Destaque Aracoiaba News, desta semana estampa sua capa o Advogado e Presidente do PSB de Aratuba Markes Rafhael Alves Barbosa.
O aratubense Markes Rafhael é um renomado advogado que nunca esqueceu suas origens.
Markes Rafhael Alves Barbosa, aratubense, ADVOGADO, inscrito na OAB/CE sob o nº 23.473, formou-se em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará, em 2010, Pós Graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho – Faculdade UNIDAS, (2013)  e Pós Graduando em Gestão Pública Municipal pela UNILAB (Redenção - 2014) Sócio Proprietário do Escritório Bantim & Barbosa Advogados Associados, com sede em Fortaleza. Advogou para  Prefeitura Municipal de Aratuba (2013), Centro de Direitos Humanos em Senador Pompeu-CE (2013/2014), Assessor Jurídico CONCURSADO do Município de Aracoiaba (2012),  advogado do SINDIAGUA (Sindicato dos Funcionários da GACECE) desde 2011, Procurador Geral do Município de Aracoiaba (2014), Assessor Jurídico do Deputado Thiago Campelo Nogueira (2014).
Dr. Rafhael é esposo da aratubense Daciane Alves Pereira com quem dois filhos, além de ser conhecido por sua atuação em várias cidades cearenses na área jurídica, ele também é conhecido como incentivador da geração de emprego e renda através do cooperativismo.
Seu novo Escritório de Advocacia na cidade de Aracoiaba, já esta funcionando com endereço na Rua do Hospital, atendimento de terça a quinta com horário agendado através dos telefones (85) 9692-2794 - Dr. Rafhael e (85) 9908-4746 - Dr. Valdízio.
Aguardem o próximo Destaque!!

Banda Calypso assina com A3 Entretenimento

Foto: Divulgação
casting da A3 Entretenimento está ainda mais forte. É que na última quarta-feira (29), a produtora cearense fechou contato com uma das bandas mais queridas do Brasil. A banda Calypso, sob o comando dos paraenses Joelma e Chimbinha, agora faz parte do seleto grupo de artistas gerenciados por uma das empresas de shows e entretenimento mais importantes do país.
Fonte: CNEWS

Mais de 65% dos municípios cearenses registraram casos de dengue este ano

Mosquito-da-dengue
O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) divulgado na última sexta-feira (01/05), revelou que 66,5% dos municípios cearenses têm casos confirmados de dengue neste ano. Ao todo, em 2015, foram registrados 6.901 casos da doença em todo o Estado.
Das 186 cidades no Ceará, 113 apresentaram ocorrências entre os meses de janeiro e abril. As mais afetadas são Alcântaras, Arneiroz, Barbalha, Coreaú, Eusébio, Hidrolândia, Ipu, Jucás, Ocara, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Porteiras e São Gonçalo do Amarante. Todas possuem incidência acima de 300 casos para cada 100.000 habitantes.
Em relação ao mesmo período de 2014, a quantidade total de casos confirmados da doença aumentou 24,7%. No ano passado, 5.531 pessoas foram diagnosticadas com a infecção.
Casos graves
Neste ano, o Estado contabilizou 165 casos de dengue grave. Destes, 146 foram casos de Dengue Grave (DG) e 19 de Dengue com Sinais de Alarme (DCSA).

Oito alimentos que controlam a pressão

Image-0-Artigo-1843846-1
Comer uma xícara de feijão, de ervilha, de grão-de-bico ou de lentilha todos os dias pode ser um bom começo para quem preza pela saúde. Como boas fontes de potássio, o consumo dessas leguminosas ajuda a regular a quantidade de água dentro das células e, assim, melhorar o controle da pressão arterial.
Para consumir no intervalo das refeições, que tal um suco de uva integral? Fonte de resveratrol e antocianinas, reconhecidos antioxidantes que neutralizam os radicais livres e relaxam os vasos sanguíneos, o suco dessa fruta é igualmente um aliado no controle da pressão arterial.
Doença silenciosa
Estes são dois dos oito alimentos que não podem faltar no cardápio de quem deseja evitar a hipertensão arterial, uma doença silenciosa onde a maioria dos casos, não apresenta sintomas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, no Brasil 17 milhões de pessoas sofrem do problema e a estimativa é de que até 2025 o número de hipertensos em países em desenvolvimento como o Brasil cresça cerca de 80%. Entre os principais fatores de risco estão má alimentação, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
O controle da pressão arterial é um dos passos essenciais para a prevenção de doenças do coração e acidentes vasculares, como justifica a coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, Flávia Morais. "A adoção de bons hábitos alimentares e no estilo de vida ajudam na prevenção e no tratamento. As boas escolhas incluem mais cereais integrais, leguminosas, hortaliças, frutas e óleos vegetais.
O que abolir

Nasce segundo filho de William e Kate

Image-0-Artigo-1846184-1
A imprensa vinha destacando que o casal não sabia o sexo da criança, embora informações extraoficiais sempre apontaram para uma menina; bebê, que ainda não teve o nome revelado, terá o título de princesa de Cambridge
FOTO: REUTERS
Londres. Nasceu neste sábado (2), em Londres, o segundo filho do príncipe William e da duquesa de Cambridge, Kate Middleton. É uma menina, segundo anunciou a assessoria do casal pelo Twitter.
Não foi revelado ainda o nome do bebê -embora os mais cotados pela mídia britânica sejam Alice e Charlotte-, que nasceu com 3,7 kg e passa bem.
Kate Middleton deu à luz às 8h34 (4h34, horário de Brasília) na maternidade privada do hospital St. Mary, onde o primeiro filho do casal, o príncipe George, terceiro na linha sucessória do trono britânico, nasceu em 22 de julho de 2013. O príncipe William estava presente na hora do nascimento.
De acordo com a assessoria do casal, a rainha Elizabeth II, seu marido, o príncipe Philip, o pai de William, o príncipe Charles, seu irmão, o príncipe Harry e outros integrantes das duas famílias já foram informados sobre o nascimento. O primeiro-ministro, David Cameron, parabenizou pelo Twitter o casal pelo novo bebê.
"Felicidades ao duque e à duquesa de Cambridge pelo nascimento de sua filha. Estou absolutamente feliz por eles", escreveu Cameron.
Comemoração

Pontífice defende missionário da Califórnia

Image-0-Artigo-1846234-1
Francisco pretende declarar o padre Junipero Serra um santo em uma missa nos EUA
FOTO: REUTERS
Cidade do Vaticano. O papa Francisco defendeu, neste sábado (2), um padre espanhol do século 18 das acusações de que ele teria cometido atrocidades contra nativos americanos no trabalho missionário que ajudou a lançar as bases para a Igreja Católica nos Estados Unidos.
O papa pretende declarar o padre Junipero Serra um santo em uma missa celebrada no Santuário Nacional de Washington, em setembro, durante sua visita aos Estados Unidos.
O missionário franciscano construiu uma série de missões ao longo da costa do Pacífico na segunda metade do século 18, no que é hoje a Califórnia, para difundir a fé católica entre os americanos nativos lá.
Sem abordar as acusações específicas, Francisco elogiou o zelo missionário de Serra e disse que o padre "defendeu os povos indígenas dos abusos por parte dos colonizadores".
Nesta semana, Francisco ordenou que o Vaticano abra os seus arquivos sobre a ditadura militar argentina (1976-1983).
Fonte: DN

Charge

Charge

Cunha promete colocar ajuste fiscal em votação na próxima semana

Eduardo Cunha
Neste sábado (2), Cunha esteve no parque Fernando Costa, que sediará a Expozebu, principal feira de gado do país
FOTO: FACEBOOK/EDUARDO CUNHA
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha(PMDB), confirmou neste sábado (2), emUberaba, no Triângulo Mineiro, que vai colocar as medidas de ajuste fiscal em votação na próxima semana. Ele disse ainda que cabe ao governo se articular para conseguir maioria na Câmara e no Senado para aprovar o projeto.
"Meu papel como presidente da Câmara é colocar em votação na próxima semana. É papel do governo ter sua base para construir a maioria na Câmara e no Senado para votar a matéria", declarou.
Cunha esteve no parque Fernando Costa, que sediará a Expozebu, principal feira de gado do país, a partir deste domingo (3). Ele participou de reunião entre a Frente Parlamentar Agropecuária e lideranças do setor rural.
Em entrevista à imprensa, Cunha defendeu o trabalho de articulação política do governo, conduzido pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB), rebatendo críticas do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). "A crítica feita foi incorreta. Temer foi a melhor escolha, desde o primeiro mandato até hoje, para exercer a coordenação política do governo. Quando o presidente do Senado faz críticas tem que dizer quais as motivações dele e, se tem problemas internos no PMDB, deve debatê-los dentro do partido", disse.
Questionado, o presidente da Câmara se esquivou de comentar a ausência dos representantes do governo federal na cerimônia de abertura da feita. Tanto a presidente Dilma Rousseff (PT) quanto o vice declinaram o convite para o evento no domingo. 
Em 2014, Dilma esteve na solenidade e foi vaiada durante pronunciamento.
Alckmin comemora não realização de pronuniamento de Dilma
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), também esteve em Uberaba, onde assinou um protocolo de parceria entre o Instituto de Zootecnia de São Paulo e a Associação Brasileira de Criadores de Zebu.
Na visita, o tucano concedeu entrevista a jornalistas e comemorou a não realização do tradicional pronunciamento da presidente Dilma em rede de TV e rádio, no dia 1º de maio. "Assim como não utilizou [a rede de rádio e TV] no Dia do Trabalho, não deve utilizar em outras datas. Sou contra utilizar rede nacional para fazer proselitismo político. Defendo até que o Congresso aprove lei proibindo comunicados nacionais", disse.
Alckmin também comentou reportagem da Folha de S.Paulo que mostrou que equipe daPrefeitura de São Paulo, comandada por Fernando Haddad (PT), conversou com traficantes antes de retirar dependentes químicos da cracolândia esta semana. "Traficante é criminoso e deve ser colocado na cadeia", disse, condenando a iniciativa da prefeitura.
Fonte: DN

Em 2 anos, 4G não herda má fama do 3G e cresce ordenado

4G
Com capacidade atual para absorver mais linhas móveis do que já possui e um ritmo de adesão considerado satisfatório, a tecnologia 4G, implantada há dois anos no Brasil, parece ter conseguido escapar do estigma de mau funcionamento herdado das redes 3G. Essas vantagens, contudo, ainda não foram suficientes para popularizar esse tipo de conexão, processo que deve levar, pelo menos, mais quatro anos.
Segundo dados do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as linhas 4G somam 7,72 milhões de acessos no País, número que representa apenas 2,74% de toda a telefonia móvel no Brasil. No Ceará, essa proporção é ainda menor, de apenas 1,51%, sendo porém a terceira maior do Nordeste, atrás de Pernambuco e da Bahia.

Cenário do passado

Risco de cheias em canal ameaça população do Crato

Image-0-Artigo-1844716-1
Volume d'água elevado compromete a segurança de comunidades locais
FOTOS: ELIZÂNGELA SANTOS
Image-1-Artigo-1844716-1
O risco de cheias no Canal do Rio Grangeiro deixa o município em alerta permanente. O temor maior da população é que as novas chuvas agravem os problemas de infraestrutura , principalmente, na cidade do Crato
Crato. Um rio que se tornou um grande escoadouro de esgoto a céu aberto e passou a ser conhecido como o 'canal do medo' tem sido a grande preocupação em tempos de chuvas no Crato. Semana passada, uma precipitação de 162 milímetros voltou a causar estragos. A ameaça de cheias do Canal do Rio Grangeiro deixa a cidade em alerta constante. Comerciantes de áreas centrais, em 2011, chegaram a amargar prejuízos de até 100% das suas mercadorias e esperam ainda hoje serem ressarcidos de processo contra a administração pública, pelo que consideram negligência.
Em 2012, outra precipitação de 162mm voltou a inundar a cidade e, na madrugada do último dia 23 de abril, mais uma vez uma chuva com o mesmo volume de água, em termos de milímetros, provocou nova cheia do canal. Na ocasião, a incidência arrastou veículos, invadiu casas e estabelecimentos comerciais, além de deixar um rastro de terra e lama nas ruas. Um pesadelo para moradores e trabalhadores que convivem com uma situação que se agrava a cada chuva.
A administração aguarda liberação de verba de R$ 1,2 milhão, por parte do Ministério da Integração Nacional (MIN), para elaboração de projeto específico para resolver o problema.
Saneamento
O poder público aposta em um projeto de saneamento para conter a quantidade de água despejada no local, além da construção de bacias de amortecimento, nas áreas do Grangeiro e Lameiro, para controle da água que chega ao canal e atravessa a cidade, a partir do bairro Pimenta. Da Chapada do Araripe, a água vem como uma avalanche, que desemboca nas ruas em grande velocidade, carregando tudo que tem pela frente.
O secretário da Cidade, José Muniz, afirma que o canal tem sido uma grande preocupação para o Crato há muitos anos. Ele destaca momentos ruins, em que viu parte da cidade praticamente destruída pelas cheias. Uma grande força-tarefa foi mobilizada, inclusive com a Defesa Civil, para conseguir abrigos para as pessoas. No dia 23, ele disse que às 5 horas havia mobilizado trabalhadores e abastecido máquinas para realizar uma limpeza e recuperação da cidade.
Moradores temem novas precipitações

Um Clássico-Rei para ficar na história

Image-0-Artigo-1846119-1
Depois do troféu inédito da Copa do Nordeste, Silas poderá entrar de vez para a história do Alvinegro com a conquista do pentacampeonato
FOTO: BRUNO GOMES
Image-1-Artigo-1846119-1
Chamusca não quer ser lembrado apenas por marcas atingidas, por quebras de tabus, tempo de permanência, mas por conquistas de títulos
FOTO: KIKO SILVA
Image-0-Artigo-1846123-1
O esquema de segurança para o Clássico-Rei, entre Ceará e Fortaleza, decidindo o Campeonato Cearense, contará com 600 policiais militares, o mesmo número de homens que trabalharam na decisão da Copa do Nordeste
FOTO: NATINHO RODRIGUES
O sexto Clássico-Rei do ano tem tudo para ser inesquecível para as torcidas de Ceará e Fortaleza. Afinal, estará em jogo hoje, às 16 horas, no Castelão, o título de campeão cearense, que consagrará alvinegros ou leoninos, pelo contexto desta final de 2015.
Enquanto o Vovô luta pelo seu segundo pentacampeonato quatro dias depois de se sagrar campeão do Nordeste, o Leão quer evitar a glória do rival, e claro, voltar a levantar uma taça que não vem desde 2010.
A rivalidade, que ao longo do campeonato nunca esteve tão acirrada fora do gramado, também foi intensa dentro dele. Em cinco jogos em 2015, dois pela Copa do Nordeste e três pelo Estadual, equilíbrio absoluto. Foram duas vitórias para cada time e um empate, com seis gols marcados de cada lado. Na última, o Leão fez 2 a 1, o que lhe dá a vantagem de jogar por um empate hoje para ser campeão.
Portanto, logo mais acontecerá um verdadeiro tira-teima, já que não haverá outro duelo para mudar o rumo das coisas.
No Ceará, ainda envolto pelo título da Copa do Nordeste, comemorado efusivamente após o jogo de quarta-feira, a meta é aproveitar a empolgação para vencer mais um jogo e comemorar o pentacampeonato.
"Temos outra decisão, de um título tão importante quanto o Nordeste, o de pentacampeão. É a chance de fazermos história no Ceará, com mais um título", destacou o capitão Magno Alves.
Se a empolgação é o ponto forte, o cansaço pode pesar contra. Mas para o técnico Silas, o jogo é o último e exige sacrifício. "Não teremos outra chance. É o ultimo jogo, contra um rival que fizemos sempre jogos equilibrados. Precisamos apenas de uma vitória para o título e buscaremos isso com as forças que temos", disse ele.
Quanto a escalação, Silas não terá o volante Sandro Manoel, suspenso, com isso, João Marcos deve ser o titular.
Motivação
No Leão, a necessidade do título é grande. Primeiro, para impedir um pentacampeonato do maior rival; segundo, para dar motivação à torcida e ao clube para brigarem pelo acesso à Série B do Brasileiro.
O técnico Marcelo Chamusca vem lutando desde o ano passado para ser campeão cearense. "Não quero ficar lembrado apenas como treinador de boa estatística, de tempo de permanência, de tabus quebrados. Quero ser lembrado por ganhar títulos e conseguir acesso", disse ele. No time, o zagueiro Lima retorna no lugar de Genilson.
Segurança com logística da Copa do NE
O tenente-coronel Aginaldo Oliveira, do Batalhão de Eventos da Polícia Militar, informou que será adotada, no Clássico-Rei entre Ceará e Fortaleza, decidindo o Campeonato Cearense, a mesma logística da segurança empregada na decisão da Copa do Nordeste, entre o Alvinegro e o Bahia, na Arena Castelão.
Ao todo, serão 600 policiais, com um acréscimo de 100 homens, em relação ao número do clássico anterior, quando o Fortaleza venceu. O tenente-coronel acredita que o contingente será o suficiente para garantir a paz do torcedor que for ao estádio.
"Historicamente, nós sabemos que as duas torcidas se enfrentam nos terminais de ônibus ao Castelão em vias de acesso mais distantes, porém, no entorno da Arena Castelão e dentro do estádio, normalmente não acontece nada, devido ao policiamento", explicou Aginaldo. E a PM não estará sozinha neste trabalho. Haverá 50 homens da Policia Civil, sendo que duas delegacias estarão funcionando. A primeira ficará dentro do próprio estádio. Qualquer ocorrência fora do Castelão será levada para o 16º Distrito Policial, situado no bairro Antônio Bezerra.
Internamente, na Arena Castelão, trabalharão dois juízes, dois promotores e dois defensores públicos para atender às ocorrências no estádio.
O tenente-coronel Aginaldo informou ainda que 34 agentes da Regional VI irão atuar na fiscalização dos 350 ambulantes cadastrados no entorno do Castelão, os quais ficarão na calçada do outro lado da Arena, para evitar congestionamento e venda de bebidas alcoólicas. Às 13 horas, serão abertas as catracas e o estacionamento.
Finalíssima  é assunto nos corredores  da AL-CE