Buscar

27 abril 2015

José Pimentel diz que terceirização deve levar mais 11 anos para ser aprovada no Senado

Senador José Pimentel (PT-CE) pede apoio para votação de projeto que atualiza Simples Nacional
De acordo com o senador José Pimentel (PT-CE), a lei da terceirização, aprovada na última quarta-feira (22/04) na Câmara Federal, deve levar mais 11 anos em tramitação no Senado Federal. A declaração foi dada em entrevista ao repórter do Diário do Nordeste, José Maria Melo, no início desta manhã.
“Na Câmara, ela [a lei] ficou 11 anos tramitando, nesse período o Brasil gerou mais de 20 milhões de empregos, deixando claro de que a tercerização não serve para criar novos empregos, porque se fosse verdade o Brasil não teria gerado tanto empregos nesses últimos 11, 12 anos. No Senado, nós vamos fazer a discussão normal. E já que a Câmara ficou 11 anos, nós temos uma referência”, opina.
O senador acredita que a lei não é a solução para a geração de novas vagas de empregos no País. “A sociedade brasileira aguardou 11 anos na Câmara Federal e não sentiu nenhuma falta desse processo de terceirização, muito pelo contrário, o Brasil gerou mais de 20 milhões de empregos com carteira assinada”, reitera.
Eleições 2016
Questionado se o Partido dos Trabalhadores contará com candidato para a Prefeitura de Fortaleza nas Eleições de 2016, José Pimentel não só acenou com a possibilidade como adiantou que Luizianne Lins é uma das cotadas para representar a legenda.
“A razão de ser de um partido político é ter candidatos nas suas eleições, pelo contrário, vira uma ONG. Então, por isso o Partido dos Trabalhadores deverá ter candidato a prefeito em 2016. Nós temos bons nomes como o de Luizianne Lins, além de uma série de outras lideranças”, completa.
Fonte: Ceará Agora

Hipertensão: problemas vão além de enfarte e derrame

hipertensão
As complicações decorrentes da hipertensão tomam proporções importantes em um país como o Brasil
FOTO: FOTOS PÚBLICAS
Reconhecida como inimiga do coração, ahipertensão é um perigo também para outras áreas do organismo altamente vascularizadas, como cérebro, rins e até mesmo os olhos. Assim, se a associação entre a pressão alta, acima de 14 por 9, e o risco de enfarte já é bem compreendida por muitos pacientes, nem sempre fica claro que o problema pode levar também à cegueira e provocar quadros de demência ou falência renal.
No cérebro, a pressão alta causa lesões que vão destruindo os neurônios.  “O sangue fornece o oxigênio essencial para o funcionamento do cérebro e a diminuição do fluxo pode causar a demência vascular, que é a segunda forma mais comum de demência”, explica o cardiologista Marcus Bolivar Malachias, professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e presidente eleito da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Os olhos também podem ser severamente prejudicados em pacientes hipertensos. “As artérias que irrigam a retina podem sofrer alterações em decorrência da hipertensão crônica. Com o passar do tempo, ou em casos de elevação repentina da pressão arterial, podem ocorrer hemorragias, com perda da acuidade visual e até mesmo cegueira”, complementa Malachias.
Já as artérias renais, quando afetadas pela pressão alta, podem levar a uma perda progressivada função excretora do órgão. “Conforme os vasos renais são danificados, surgem alterações na capacidade de excretar o excedente do que deveria ser eliminado. Por outro lado, se os rins não eliminarem o excedente, este pode contribuir ainda mais para o aumento da pressão”, esclarece o cardiologista.
A hipertensão, em geral, obriga o coração a trabalhar em constante sobrecarga, o que conduz a um espessamento de suas paredes em grande parte dos pacientes. “A hipertrofia ventricular, como é conhecida essa alteração, aumenta o risco da ocorrência de um enfarte ou de insuficiência cardíaca”, ressalta Malachias. O grande problema, enfatiza o médico, é que poucos hipertensos tratam a doença adequadamente. “Dos 40 milhões de hipertensos brasileiros, apenas 19,6% controlam a pressão e 80% estão sujeitos às complicações decorrentes da doença”, destaca.
Hereditariedade, excesso de peso, consumo exagerado de sal, tabagismo e sedentarismo estão entre os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da hipertensão. No Brasil, em que a maioria da população está acima do peso, segundo o Ministério da Saúde, a situação épreocupante. “Além disso, se o indivíduo tem o pai hipertenso, ele tem 30% mais probabilidade de desenvolver a doença e, se a mãe também for, a possibilidade dobra, ou seja, o risco de que ele venha a ter pressão alta é de 60%”, diz o cardiologista.
As complicações decorrentes da hipertensão tomam proporções importantes em um país como o Brasil, em que mais de 30% da população adulta, com 18 anos ou mais, apresenta o problema, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Esse número chega a 50% em pessoas acima de 50 anos, de acordo com os dados mais recentes da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde.
Felizmente, a hipertensão é um quadro de fácil diagnóstico. “Basta uma medida simples da pressão, que deve ser feita em qualquer consulta de rotina, ou até mesmo por aparelhos digitais, que são muito comuns na atualidade”, afirma Malachias. “Quanto antes o paciente seconscientizar da necessidade de adesão ao tratamento, mudança de hábitos, e alimentação saudável, à base de hortaliças, verduras, com pouco sal, maiores são suas chances de proteção e qualidade de vida”, conclui.
Entre as opções de terapias medicamentosas encontra-se a olmesartana medoxomila (por exemplo, Olmetec), que faz parte de uma classe de medicamentos chamada Bloqueadores dos Receptores de Angiotensina II (BRA). Por meio dele, a adesão do paciente ao tratamento é facilitada, já que sua administração é feita com uma única dose ao dia.
Fonte: DN

Facebook Hello promete identificar ligador mesmo sem ser um contato

Facebook Hello
O usuário de smartphones com o sistema operacional Android agora tem um novo aplicativo exclusivo. Trata-se do Facebook Hello. Este app combina as informações doFacebook com as de contato do seu telefone para ajudar na identificação e bloqueio, se for o caso, de ligadores.
De acordo com a descrição na Google Play, o Hello permite que você veja quem está ligando (identificador de chamadas), bloquei ligações indesejáveis e pesquise por pessoas e locais no Facebook. Além disso, você poderá fazer ligações e enviar mensagens de texto para as pessoas gratuitamente usando o Messenger, que se conectará através do Hello.
Você poderá buscar estabelecimentos diretamente pelo próprio aplicativo, mas não é possível importar seus contatos existentes do seu aparelho. 
Truecaller
Concorrente do Hello, o aplicativo Truecaller não se conecta ao Facebook, mas oferece um identificador de chamadas e um bloqueador de ligações indesejadas, inclusive com compartilhamento de números usados mundialmente como spams dentro da comunidade que, segundo a descrição no Google Play do Truecaller é composta de mais de 100 milhões de pessoas.
Ao contrário do Hello, o Truecaller não é gratuito. Ele custa entre R$ 2,50 e R$ 34,44.
Fonte: DN

Detento fica enroscado no teto de delegacia após tentativa de fuga

Delegacia
Segundo o delegado da unidade, o preso não ficou com nenhum ferimento
(FOTO: DIVULGAÇÃO / POLÍCIA CIVIL )
Uma tentativa de fuga na delegacia de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, não acabou nada bem para um dos presos. Um dos homens ficou enroscado no teto após tentar escapar do local durante a madrugada desta segunda-feira (27).
O delegado responsável, Erineu Pontes, informou que outros quatro presos envolvidos conseguiram completar a fuga da delegacia. Já o detento que ficou enroscado foiresgatado pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 7h. Ele não ficou ferido e já foi encaminhado de volta à carceragem.
As investigações da polícia devem apurar as cirscuntâncias do caso.
Fuga em massa
Outra fuga foi registrada na Região Metropolitana da cidade. Na madrugada do domingo (26), vinte e oito presos escaparam da Delegacia da Polícia Civil de São José dos Pinhais.
As grades foram serradas pelos homens, que saíram do local. Apenas três dos foragidos foram capturados até a manhã desta segunda (27).
Fonte: DN

Ricardinho sente dores abdominais e é levado ao hospital depois do Clássico-Rei

Ricardinho
Ricardinho é uma importante peça do elenco alvinegro na reta decisiva das competições
FOTO: ÉRIKA FONSECA
O meia Ricardinho, do Ceará, sentiu fortes dores abdominais na noite do último domingo (26), após a derrota alvinegra no Clássico-Rei pela primeira partida da final do Campeonato Cearense, e precisou ser levado a um hospital da Capital.
Segundo a assessoria de comunicação do clube, o jogador passou por exames e está bem, repousando em casa, mas "não é normal sentir dores assim". Na tarde desta segunda (27), quando o elenco se reapresentar, às 15h30, Ricardinho será reavaliado pelo Departamento Médico do Vovô para ter um diagnóstico mais preciso.
O Ceará volta a campo na próxima quarta (29), para encarar o Bahia, na Arena Castelão, pela finalíssima da Copa do Nordeste. No primeiro jogo, o Ceará venceu por 1 a 0, em Salvador-BA, com gol justamente do meia Ricardinho.
No próximo domingo, o Alvinegro de Porangabuçu tem outra decisão, desta vez contra o arquirrival, o Fortaleza, pelo Estadual. A partida de ida acabou com vitória do Tricolor por 2 a 1.
Fonte: DN

Inscrições para Carteira de Habilitação Grátis CNH Popular 2015

inscricoes para CNH Popular 2015 Giro Mata Norte
Detran Abre Inscrições para Carteira de Habilitação Gratuita, Desde que o programa foi implantado no estado, mais de 100 mil pernambucanos obtiveram a carteira de Habilitação Gratuitamente.
Antes da inscrição, é importante ressaltar a todos os candidatos da importância daleitura atenta da portaria e do decreto que estarão publicados no site do DETRAN-PE. Neles, encontram-se as regras fundamentais estabelecidas para a participação no processo de seleção. Dessa forma, evita-se a desclassificação por informações incorretas ou que não atendam aos requisitos.
As inscrições estarão abertas até as 0:00h do dia 10 de maio de 2015. Esse ano, serão ofertadas 18 mil carteiras. Antes que o candidato faça sua inscrição é importante que o mesmo esteja a par das regras fundamentais estabelecidas para todos os participantes nas mais diversas categorias. Isso é importante, pois em anos anteriores muitos perderam a oportunidade tendo em vista que cometeram erros simples no ato da inscrição.


Dois homens vão pescar em alto mar, ficam à deriva, mas são salvos

helicopeto ciopaerDois homens que saíram em um barco pequeno com finalidade de pescar no alto mar tiveram problemas e ficaram à deriva no mar. Um deles passou mal e o outro não conseguiu retornar sozinho. Os dois acabaram salvos por homens do Corpo de Bombeiros que fez o resgate dos dois no alto mar na Praia Leste Oeste.
O salvamento foi efetuado através de um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) com auxílio da guarnição de salvamento 1, por volta das 11h30. Um dos homens conseguiu pedir socorro ao Ciops através do celular.
As vítimas: Adriano Ribeiro Nascimento, 24, e Flávio Ribeiro, 40, apesar do susto passam bem e foram liberados para as suas residências.
Fonte: Ceará Agora

Cearense Rosier Alexandre foi resgatado por helicóptero, no Nepal

Rosier Alexandre
Segundo nota oficial, Rosier e o filho Davi "passam bem e já haviam se encontrado e estavam juntos no Campo Base procurando e resgatando os equipamentos que foram abandonados no ato da avalanche"
O cearense Rosier Alexandre foi resgatado por helicóptero do Campo 1 do Everest a 5.900m, segundo informou postagem noFacebook da assessoria de imprensa do projeto Sete Cumes. O alpinista realizava expedição junto a outros brasileiros no Nepal, país atingido por uma série de tremores, que já totalizam, desde o último domingo (26), mais 2.460 mortos. "O tempo limpo permitiu que os helicópteros fizessem várias viagens para resgatar os montanhistas. Rosier ligou para família do Campo Base às 03h37min desta madrugada".
Ainda, segundo nota oficial, Rosier e o filho Davi "passam bem e já haviam se encontrado e estavam juntos no Campo Base procurando e resgatando os equipamentos que foram abandonados no ato da avalanche".
Após o resgate, a equipe deve seguir para Gorak Shep, vilarejo próximo ao Everest, onde deverão permanecer nos próximos dias. "Rosier relatou que ao descer do helicóptero viu um cenário de guerra, pela destruição que a avalanche causou no Campo Base. Os dois seguirão em caminhada para Gorak Shep vilarejo próximo ao Everest e lá deverão permanecer nos próximos dias".
O número de mortos em razão do terremoto de magnitude de 7,8, ocorrido ainda no sábado (25), é de mais de 2.500, sendo pelo menos 2.460 deles no Nepal - incluindo 17 na avalanche no Everest. Na Índia, o balanço de mortos chega a 61. O número de feridos no Nepal passa de seis mil pessoas.
 
Os primeiros tremores começaram no sábado (25). No domingo (26), o terremoto aumentou o pânico na capital, atrapalhando os esforços de resgate, também afetados pela chuva.

Fonte: DN

Briga deixa um morto e um ferido em Fortaleza

Uma equipe da Polícia Militar foi deslocada para atender ao chamado de um tiroteio na Rua Santa Catarina, próximo à Praça Mauá, no Bairro Pan-Americano.
Segundo informações, Tiago Martins Lopes, de 27 anos, estava em frente a sua casa, quando dois homens se aproximaram em uma bicicleta e efetuaram, pelo menos, três disparos contra ele, que foi atingido no peito e na cabeça.
Tiago foi socorrido por populares ao Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza, mas não resistiu aos ferimentos.
Ainda segundo informações, um dos envolvidos no crime, identificado como Alef Silva Santos, 22 anos, foi perseguido por familiares e amigos de Thiago, que o agrediram com pedras, paus e tiros.
Alex foi socorrido por uma equipe de socorristas do SAMU, e encaminhado ao IJF, onde passou por cirurgia, e encontra-se na sala de ressuscitação.
Apesar de uniformizados com camisas de torcidas organizadas, a polícia descarta que o crime tenha ligação com brigas de torcidas, pois Tiago e Alex, segundo informações, já tinham uma rixa antiga.
Policiais seguem o trabalho para identificar os agressores de Alex.
Fonte: CNEWS

Alpinista cearense é localizado e está bem

Foram 24 horas de apreensão, até que, no início da tarde deste domingo (26), a equipe de alpinistas do cearense Rosier Alexandre conseguiu entrar em contato, através de um telefone via satélite, e informou que todos estão bem.
Na ligação, o guia do grupo, Garrett Madison, disse que todos os quinze montanhistas permanecem no Campo 2. Ainda segundo Garrett, o grupo consegue se manter, mas conta com pouca comida e combustível.
O guia informou ainda que a equipe planeja descer para o Campo 1 nesta segunda-feira (27). De lá, caso o tempo melhore, devem voar até o Campo Base, onde se reunirão com os outros membros da expedição.
Na ligação, o montanhista não deixou de lamentar o falecimento da médica Eve Girawong, que estava no Campo Base, atingido neste sábado (25), por uma avalanche.
Fonte: CNEWS

Dez acidentes e quatro mortes são registradas nas rodovias cearenses

moto acidenteA Polícia Rodoviária federal (PRF) registrou dez acidentes nas rodovias do Ceará, das 19h do sábado (25) às 7h do domingo (26), foram quatro mortos e nove feridos.
No município de Pacatuba, no km 13 da CE-060, Antônio Guilherme Mendonça, de 60 anos, foi atropelado e morreu no local. Ainda na CE-060 no Km 75, no município de Baturité, uma motocicleta se chocou com o canteiro central, por volta das 3h20min, e uma passageira de 22 anos não resistiu aos ferimentos.
Em Aquiraz, no km 9 da CE-350, Paulo Moreira do Nascimento conduzia uma motocicleta quando se chocou com um objeto não descrito pela polícia e morreu no local.
Fonte: DN

Dilma quer Pinto Martins entre os aeroportos privatizados

aeroporto-pinto-martinsA presidente Dilma Rousseff cobrou na reunião que manteve com 13 ministros na semana passada a ampliação do número de  aeroportos que serão licitados. Já estavam na lista os terminais de Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). Com a ordem da presidente, devem entrar outros, sendo um do Nordeste que pode ser o de Recife ou  o Pinto Martins, de Fortaleza —, um do Sudeste e um terceiro no Centro-Oeste. Os aeroportos de Goiânia e Vitória foram citados no encontro, mas não há nenhuma definição sobre a inclusão nos futuros leilões.
O governo espera que o anúncio de novos investimentos, em um momento de dificuldade da economia brasileira, possa criar um ambiente positivo em um cenário de inflação elevada, ajuste fiscal e de expectativa de retração do PIB (Produto Interno Bruto).
Com tudo isso, é previsto que o governo anuncie concessões nas áreas de ferrovias, rodovias e aeroportos, podendo ainda elaborar um planejamento envolvendo hidrovias e portos. Caberá a Nelson Barbosa, coordenador do programa de investimentos do governo, levar para o encontro as opções para fechar uma segunda etapa do programa de concessões de infraestrutura.
Fonte: DN

Medalha da Abolição destaca três cearenses

Image-0-Artigo-1842183-1
No Palácio da Abolição, o governador entregou a Medalha da Abolição para Fausto Nilo, Maria da Penha e Huygens Garcia
KID JÚNIOR
Escolher os agraciados à Medalha da Abolição foi a missão mais difícil, conforme o governador Camilo Santana, em seu mandato. "Graças a Deus, são muitos os cearenses que merecem ser reconhecidos por sua atuação", completa. Neste ano, três foram escolhidos e, durante o discurso, fizeram jus ao nome da homenagem e do ambiente da solenidade.
Maria da Penha Maia Fernandes foi a primeira agraciada. Farmacêutica bioquímica de profissão, é reconhecida por ser uma sobrevivente da violência doméstica, por lutar diariamente contra isso e ainda emprestar o seu nome à Lei que, segundo ela, considera como a carta de alforria da mulher brasileira.
"A violência doméstica ainda hoje escraviza mulheres a uma vida de medo, de dor e opressão", pontua. Por isso, ela dedicou a medalha a todas as mulheres que ainda precisam lutar para "quebrar os seus grilhões".
Essa temática esteve presente, ainda, na fala de José Huygens Parente Garcia. Mais do que praticar a Medicina, ele esteve à frente a todo momento para implantar o programa de transplante de fígado no Estado e, como bem disse, "libertar o Ceará da dependência de outros centros mais desenvolvidos".
Houve discursos desmotivadores de terceiros, durante o percurso, porém não desistiu. O primeiro transplante foi dia 18 de maio de 2002, no Hospital Universitário Walter Cantídio. Em treze anos, já foram realizadas 1.093 procedimentos. Parte dessa vitória dedicou ao seu pai, presente na cerimônia e aplaudido de pé pelos convidados e homenageados, por sempre incentivar e tirar da agricultura recursos para financiar a educação de seus seis filhos.
Quem também lembrou daqueles presentes em sua trajetória pessoal e profissional foi arquiteto, urbanista, compositor e poeta Fausto Nilo. "Eu sou um sujeito de sorte. Eu queria dizer, alguém já disse isso, a vida é oportunidade, um pouco de talento e um pouco de sorte. Agradeço essa sorte de ter conhecido essas pessoas e ao Ceará, na pessoa do governador, por essa honrosa homenagem de hoje", declarou.
E, foi lembrando de todos aqueles que contribuíram para as conquistas dos agraciados, que o governador Camilo Santana construiu o seu discurso: "Será que a força da nossa querida Maria da Penha demonstrou na sua luta contra a violência doméstica surgiu espontaneamente ou será que cresceu com todas as experiências que ela dividiu com outras mulheres que sofreram o que ela sofreu, e que, à sua maneira, contribuiu para que ela conseguisse levantar a voz, buscar parcerias e se tornar referência nacional e internacional na busca por igualdade de gênero". Assim, ele encerrou dizendo "entregar essa comenda é agraciar a todos os cearenses que fazem parte da história de vocês (homenageados)".
Camila Marcelo
Repórter
Fonte: DN

Senado anuncia bloco contra Eduardo Cunha

Image-0-Artigo-1842184-1
Cristovam Buarque (PDT) está "horrorizado" com o fato de Cunha anunciar que não respeitará eventuais mudanças do Senado no PL 4330
AGÊNCIA SENADO
Brasília. Senadores começaram a articular a criação de uma frente suprapartidária com o objetivo de "barrar" pautas patrocinadas pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que eventualmente cheguem à Casa.
A principal intenção do grupo, ainda embrionário, é respaldar a decisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de "desacelerar" a tramitação do projeto que trata da regulamentação da tercei-rização do País (PL 4330/2004), ao contrário da rápida votação que a matéria teve na Câmara sob a gestão de Eduardo Cunha.
O grupo, que começou a ser formado durante a tramitação do projeto que fixa o marco legal da biodiversidade, na semana passada, definiu ao menos quatro pautas prioritárias para serem discutidas em outro ritmo no Senado. Além da tercei-rização, as propostas que tratam da redução da maioridade penal, da flexibilização do porte de armas com mudanças no Estatuto do Desarmamento e o chamado Estatuto da Família, que determina, entre outros pontos, que apenas a união de um homem e uma mulher pode constituir uma família. Desses, apenas a terceirização já passou pela Câmara: "Temos um momento novo na política e um presidente da Câmara que está vindo com uma agenda extremamente conservadora e de supressão de direitos", afirmou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), um dos articuladores da criação da frente.
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), outro articulador da frente, disse ter ficado "horrorizado" com o fato de Cunha falar que restabelecerá a proposta de terceirização aprovada pela Câmara caso o Senado realize modificações. "É a primeira vez que vejo uma posição monocrática, como se todos fossem vassalos dele", afirmou.
"Se ele tem esse poder, muito bem, que exerça, mas nós no Senado temos que cumprir o nosso papel", completou o pedetista, que, embora não tenha apoiado em fevereiro a reeleição de Renan, é a favor da posição dele de manter uma tramitação normal da proposta no Senado.
Reunião
Lindbergh afirmou que intensificará, nesta semana, as conversas com integrantes da base e da oposição para aumentar as adesões ao grupo que, acredita, pode chegar a 30 senadores. A primeira reunião formal do grupo está marcada para terça-feira, no gabinete do líder do PSB, João Capiberibe (AP).
Os presidentes do Senado e da Câmara têm protagonizado nos bastidores uma queda de braço desde que o aliado de Renan, Vinícius Lages, foi desalojado do Ministério do Turismo em favor do apadrinhado de Cunha, o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves.
Fonte: DN

Charge

Charge

Leão toma vantagem do Ceará e joga por um empate para ser campeão

Image-0-Artigo-1842236-1
Genilson fez o primeiro gol do Leão na decisão, gerando a vantagem do empate
BRUNO GOMES
Aproveitando as chances criadas no primeiro tempo, quando foi melhor em campo, o Fortaleza venceu o Ceará por 2 a 1, na tarde de ontem, na Arena Castelão e partiu na frente na decisão do Campeonato Cearense.
Um empate no jogo de volta dará o título ao Leão. Já o Ceará ganha o penta com um simples 1 a 0, visto que igualaria o número de gols e teve melhor campanha.
Os dois times começaram com táticas semelhantes. No Tricolor, os meias Everton e Pio acompanhavam as subidas dos laterais Samuel Xavier e Fernandinho. Quando estavam com a bola, tinham a liberdade para buscar o diálogo com o único atacante, Lúcio Maranhão. Daniel Sobralense, jogando como falso atacante, também voltava para compactar o meio campo.
Ceará agia da mesma forma. Marinho atuava bem aberto pela direita para buscar a diagonal quando estivesse com a bola. Já Assisinho ficava aberto na esquerda para evitar o apoio de Tinga, enquanto Magno Alves ficava centralizado.
Desatenção
Mas aos poucos um detalhe começou a fazer a diferença entre os dois sistemas táticos. Os jogadores do Ceará estavam desconcentrados, notadamente em jogadas aéreas sobre sua área. Para completar, o time de Marcelo Chamusca disputava as bolas com mais energia.
A defesa alvinegra não encontrava uma sintonia correta nem o tempo de bola pelo alto. Tanto é que, aos 15 minutos, Everton cobrou escanteio, rasteiro, a defesa ficou olhando e o zagueiro Genilson apareceu entre os beques para tocar para o gol, sem reação, nem sequer do goleiro.
O fato se repetiu aos 36 minutos, mas com uma diferença: a jogada do Tricolor foi mais trabalhada. O volante Auremir desarmou Magno Alves no meio e avançou coma bola, indo deixá-la nos pés do lateral Tinga. Este cruzou da direita e Everton, que é um atleta baixo, cabeceou e marcou o segundo gol.
Pouco depois, Magno Alves aproveitou um passe de Ricardinho e mandou uma bomba rasteira, de fora da área e diminuiu o placar, marcando um belo gol.

Palmeirenses saíram de sua arena com um 'sorriso amarelo'

Image-0-Artigo-1842247-1
Leandro marcou o gol da vitória sobre o Santos no Allianz Parque, que deu a vantagem do empate à equipe de Oswaldo de Oliveira para a partida da volta. Time da capital jogou com um atleta a mais desde os 11 do 1º tempo
AG. ESTADO
O sorriso amarelo e a comemoração tímida dos 39 mil torcedores ao final da vitória do Palmeiras sobre o Santos por 1 a 0, neste domingo, na primeira partida da final do Campeonato Paulista, mostraram que ficou faltando algo mais. Com um jogador a mais desde os 11 minutos do segundo tempo, o time alviverde perdeu um pênalti com Dudu e, com este erro, desperdiçou a chance de entrar no segundo jogo mais tranquilo na Vila Belmiro.
No próximo domingo, 3, o Palmeiras joga pelo empate. Vitória por dois ou mais gols dá o título paulista ao Santos.
Os ataques do Palmeiras não tinham a beleza plástica de uma caneta ou de um chapéu, mas eram precisos, quase alemães. Foi assim que o time abriu o placar. Em jogada com a participação de Cleiton Xavier, Robinho e Lucas, Leandro finalizou bem, marcando 1 a 0.
A força coletiva manteve o Palmeiras no comando da partida no segundo tempo. E, aos 11 minutos, virou de um time só definitivamente. O zagueiro novato Paulo Ricardo fez pênalti em Leandro e acabou expulso. Na batida, Dudu chutou por cima e jogou fora a chance de encaminhar o título.
Arbitragem contestada
O árbitro Vinícius Furlan teve uma atuação confusa na partida. Ele chegou a expulsar o jogador errado e colocou para fora os dois treinadores - Oswaldo de Oliveira e Marcelo Fernandes - no intervalo do jogo, mostrando excesso de rigor.
O lance mais flagrante foi aos 11 do segundo tempo. Após disputa de bola em velocidade entre o zagueiro Paulo Ricardo e o atacante Leandro, os dois caíram na área. O árbitro assinalou a penalidade, mas errou na hora de aplicar o cartão vermelho, expulsando David Braz, que não participara do lance. O santista ficou alucinado com o equívoco.
Alertado pelo quarto árbitro, o árbitro do clássico voltou atrás, fez o gesto de "apagar" o cartão para David Braz, conferiu o número da camisa de Paulo Ricardo e, aí sim, expulsou o jogador que deveria excluir da partida.
Fonte: DN

Pedreiro, diarista, tapioqueira: os 'laranjas' da fraude milionária

Image-0-Artigo-1841858-1
Carros de luxo, como uma Maserati com valor estimado em R$ 1,2 milhão de reais, foram apreendidos nas garagens dos empresários investigados
ÉRIKA FONSECA
Image-1-Artigo-1841858-1
Também um avião de pequeno porte, com valor estimado em R$ 300 mil, foi encontrado e recolhido pela Polícia Federal durante a operação
Antônio fazia entrega de documentos. Convites de aniversário, mensagens, bolos. Às vezes, buscava uma senhora idosa na igreja. Em uma manhã diferente de todas as outras, vê seu nome envolvido em investigação da Polícia Federal (PF) e tem de dar explicações sobre movimentação milionária de uma empresa em seu nome.
O homem, assim como outras 12 pessoas, figura como 'laranja' no esquema desmontado pela Operação Fidúcia, deflagrada pela Polícia Federal em 24 de março. Como a maioria dos que tiveram seus nomes envolvidos, afirmou não ter o menor conhecimento da empresa citada.
Na Operação, são investigados desvios de R$ 20 milhões a R$ 100 milhões em empréstimos junto à Caixa Econômica Federal (CEF) em um período de aproximadamente um ano e meio. 56 mandados judiciais foram expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal.
Conforme as investigações, os estelionatários abriram empresas fantasma de construção civil em nomes de terceiros, usados como 'laranjas'. Em seguida, solicitavam à Caixa empréstimos e financiamentos bancários, com documentos falsos.
O processo de concessão dos benefícios era manipulado pelo grupo, que aliciou servidores da própria Caixa, de acordo com a PF. Os funcionários da instituição bancária então concediam os pedidos. Segundo a PF, as empresas não executaram serviço nenhum, servindo apenas para obtenção dos empréstimos.
José é pedreiro. Trabalha também como pintor e eletricista. Conforme as investigações, é sócio, junto com o filho, em uma empresa que tomou mais de R$ 3 milhões em empréstimos. Ele alega que foi convidado por um cliente a abrir uma empresa para prestar serviço, mas que não tinha ideia do que de fato estava acontecendo, nem do montante que o CNPJ em seu nome estava movimentando.

Confira as principais notícias no Retrospectiva do Dia