Buscar

22 abril 2015

GLOBO - Prefeito afastado dá soco em professor durante reunião no Ceará

Veja o Vídeo

O prefeito afastado do município de Baturité, Bosco Saraiva, o “Cigano”, agrediu durante uma assembleia, na noite desta terça-feira (21), o professor João Batista Lima de Assis. Segundo o professor, conhecido na cidade como "Batistinha", Bosco administra o Itamaracá Clube há oito anos e os sócios estavam reunidos no prédio da Secretaria de Finanças da cidade de Redenção para cobrar a prestação de contas. Contatado por telefone, o prefeito disse que participava da Assembleia e quando o professor fez um gesto para tentar agredi-lo, ele reagiu em legítima defesa.
Nas imagens feitas por testemunhas (veja o vídeo acima), Bosco dá um soco no rosto do professor e tenta desferir vários outros socos e chutes. “Já era tarde e todo mundo estava cansado. Já haviam falado várias pessoas e cada uma explanou  aproximadamente entre três e cinco minutos. Ele quis se pronunciar e falei para ele que ele tinha somente três minutos", disse o professor. Após falar isso, de acordo com o professor, o ex-prefeito ficou nervoso e disse que ia falar. “Percebi que ele ficou irritado e falei que ele não prestou contas em oito anos e que não ia conseguir se explicar em três minutos. Foi aí que ele me deu um soco”, disse.
De acordo com João Batista Lima, o objetivo dos sócios é que o local seja transformado em um lugar que traga benefícios para a população clube", disse. “Nós convocamos a reunião de forma urgente justamente para o Bosco Cigano prestar as contas. Ele está à frente do Itamaracá Clube há oito anos e jamais prestou contas. O que me revolta e a maioria dos sócios é que parece que ele é o dono do local. Inclusive ele cobra R$ 5,00 de entrada no clube o que é proibido. Lembro que o clube pertence a sociedade civil e não a ele”, explicou.
O professor vai registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia Municipal de Baturité ontra o ex-prefeito Bosco Cigano.
Agressão foi filmada por celulares de pessoas que estavam na reunião  (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Agressão foi filmada por celulares de pessoas que estavam na reunião (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Afastamento
Bosco Cigano está afastado por determinação da Justiça. Ele foi denunciado por fraudes em licitações, irregularidades no pagamento de empresas terceirizadas e uso de máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento na coleta de lixo do município. Servidores do município alegam que estão sem receber os salários há cinco meses.

Fonte: G1

Justiça bloqueia bens do Prefeito de Paramoti Samuel Boyadjian

Trata-se de Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa promovida pelo MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL contra SAMUEL BOYADJIAN e BT LOCAÇÕES E LIMPEZA LTDA., devidamente qualificados nos autos, em decorrência de possíveis atos de improbidade administrativa praticados na gestão das verbas oriundas do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar - PNATE para a contratação de transporte escolar no Município de Paramoti/CE.
De acordo com a inicial, as irregularidades foram verificadas na prestação dos serviços de transporte escolar dos alunos do Município de Paramoti/CE, que ficaram a cargo da empresa BT Locações e Limpeza Ltda., contratada por aquela localidade com a utilização de recursos oriundos do PNATE.
De autoria do procurador da República Alessander Sales, a ação aponta irregularidades no programa para contração de transporte escolar para a cidade.
Segundo o documento, o transporte dos alunos de ensino fundamental e médio é feito em caminhões sem cinto de segurança, sem identificação "Transporte Escolar", sem tacógrafo, com extintores de incêndio vencidos e com carrocerias improvisadas, obrigando os alunos a sentar em assentos de madeira. Alguns motoristas sequer possuem habilitação na categoria "D", que é a necessária pra esse tipo de transportes.
De acordo com o procurador Alessander Sales, a empresa vencedora do certame licitatório não é proprietária de nenhum dos veículos que operam no município. Segundo as investigações, o serviço era feito por supostos apoiadores do prefeito, moradores da cidade e por meio de subcontratações junto a terceiros.
"Como efeito da prática, tornou-se muito mais difícil a fiscalização do serviço contratado, o que pode ser comprovado pela impossibilidade de encontrar a empresa licitada", explica o procurador. 
Atendendo ao pedido do MPF o Juiz da 34ª Vara Federal Ricardo Ribeiro Campos deferiu liminar e determinou o bloqueio dos bens do Prefeito Samuel Boydjian e da Empresa BT locações e limpeza Ltda no montante de R$ 1.162.800,00 para assegurar o integral ressarcimento de danos materiais verificados em favor do erário, ressalvado os créditos de natureza alimentar. 
O juiz determina ainda a imediata comunicação da decisão aos cartórios de Paramoti e Fortaleza bem como a DETRAN – CE para que se abstenha de realizar qualquer ação com os bens do Prefeito e da Empresa.
Os réus foram intimados para apresentarem defesa bem como o Município de Paramoti.

CONFIRA A DECISÃO NA ÍNTEGRA

BATURITÉ - Novo ônibus leva pacientes para Fortaleza

Em resposta a demanda da população de Baturité, a Secretaria de Saúde do município alugou um ônibus confortável de 50 lugares para transportar os pacientes para Fortaleza, que precisem fazer exames médicos ou comparecer para consultas. A primeira viagem ocorreu na madrugada de hoje, 22, e conduziu 28 pacientes à Capital cearense.
De acordo com o secretário da pasta, Micael Nobre, a Secretaria resolveu um problema que já se alastrava por anos. “Era uma anseio da população e a Prefeitura nada mais faz que cumprir seu papel de servir ao povo”, ressaltou.
Micael Nobre informou ainda que, as pessoas que estejam precisando do serviço têm que comparece à Matriz às 3h da madrugada. “É bom chegar no horário para não ocasionar atrasos”, avisa.

A aposentada Francisca Rosimeire precisou levar o pequeno Júnior, de dez anos, para fazer tratamento médico. “Estou muito feliz em poder viajar com mais conforto e chegar a tempo para consulta”, disse sorridente.

  

 

Fonte: Prefeitura de Baturité

Nome do empresário Furinga se solidifica no cenário político de Aratuba

HOJE É O ANIVERSÁRIO DO HOMEM QUE PODE DECIDIR O FUTURO POLÍTICO DE ARATUBA.

Furinga ao lado do aratubense Nê Leiteiro  
O jovem empresário Carlos Alberto, o conhecido “FURINGA”, vem ganhando reconhecimento político no município de Aratuba. A explicação pode estar na forma como trata com igualdade seus conterrâneos. Talvez isso, aliado ao espírito jovem e empreendedor possa justificar o seu nome em evidência.

Longe dos holofotes da mídia Furinga vem ao longo dos últimos anos desenvolvendo um trabalho de cunho social com largo alcance em território aratubense. Ele é patrocinador voluntário de times de futebol, colaborador de eventos religiosos, apoiador incondicional de grupos juvenis e através de seus parceiros e correligionários tem apoiado diversas famílias na zona rural.
 Furinga com o Ass. do deputado Mauro Filho e Pres. PSD Almeida Pinto

Nesta terça-feira, 21, é o aniversário deste jovem empresário que tem avançado e se fortalecido como uma nova força política em Aratuba. Nas ruas de Aratuba e na Zona Rural o reconhecimento e os elogios ao nome de Furinga dão indícios da solidificação de seu nome no cenário político local para as eleições de 2016, podendo ser a principal via para decidir o futuro político de Aratuba.


Camilo atende demanda de militares e entrega projeto da nova Lei de Promoções



O governador Camilo Santana (PT) apresenta na próxima quinta-feira (23), a partir das 10h, na Assembleia Legislativa, a nova Lei de Promoções de oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. 

"Estou cumprindo, com muita felicidade, um compromisso que assumi com a categoria", afirmou o governador, que fez questão de levar pessoalmente a lei para apresentar aos 46 deputados estaduais e mostrar os benefícios que trará aos policiais e bombeiros.

O projeto é uma demanda antiga da classe, e uma promessa de campanha do governador Camilo Santana, e havia sido postergada no governo de Cid Gomes.  “Está chegando o grande dia, que a nova lei de promoções seja humana e igualitária, favorecendo esta categoria que tanto fez por merecer esta conquista, a ACSMCE estará presente nesse dia histórico”, diz o diretor financeiro da Associação de Cabos e Soldados Militares do Estado do Ceará (ACSMCE),  Cabo Eliziano Queiroz


Fonte: CN7

Vídeo mostra prefeito afastado de Baturité agredindo funcionário público


O prefeito afastado de Baturité, João Bosco Pinto Saraiva, conhecido como Bosco Cigano (Pros), agrediu com vários socos o funcionário público e professor de história do Município, João Batista Lima de Assis, durante uma reunião, no auditório da Secretaria de Finanças, na noite desta terça-feira (21).

A reunião tratava de discutir os melhores rumos para o clube Balneário Itamaracá, que se encontra sob a tutela do prefeito afastado há oito anos, e estaria sendo usado como motel, em detrimento de sua função social. Umas das acusações contra Bosco Cigano é de não prestar contas da situação do clube, desde que assumiu a função.

A agressão ocorreu após o uso da palavra de vários associados do clube, que pedem a desapropriação do prédio para transformá-lo em um espaço de convívio social. O local também vem sendo cotado para ser usado como uma extensão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab).

Bosco Cigano pediu o uso da palavra, porém no início da fala foi avisado que seu tempo seria igual aos outros participantes, ou seja, três minutos. “É pouco tempo para explicar. Não concordo”, revidou. Bosco Cigano então partiu para o ataque e deu socos no rosto do funcionário público. Ao fugir,João Batista ainda foi agredido nas costas.

Mesmo sendo contido por seus correligionários, Bosco Cigano quis continuar com a agressão. Nesse momento o funcionário se afastou e disse: “mais um processo para você, corrupto”. O prefeito afastado passou por cima das cadeiras do auditório querendo continuar com a agressão, sendo novamente contido.

A prefeita em exercício, Cristiane Braga, se encontrava no local e teve que acionar a polícia para conter o tumulto. “Isso é um absurdo. É esse homem que quer voltar à Prefeitura? É um desequilibrado”,  disse indignada.

O prefeito afastado foi contactado através de telefone, mas as ligações não foram atendidas.








Fonte: Ceará News 7

Prefeito Bosco Cigano agride funcionário público em reunião

IMG-20150422-WA0000

O prefeito afastado por improbidade administrativa da Prefeitura de Baturité, João Bosco Pinto Saraiva, conhecido como Bosco Cigano (Pros), agrediu com vários socos o funcionário público e professor de história do Município, João Batista Lima de Assis, durante uma reunião, no auditório da Secretaria de Finanças, na noite de terça-feira (21).
A reunião tratava de discutir os melhores rumos para o clube Balneário Itamaracá, que se encontra sob a tutela do Bosco Cigano há oito anos, e vem sendo usado como motel, em detrimento de sua função social. Umas das acusações contra o prefeito afastado é de não prestar contas da situação do clube, desde que assumiu a função.
A agressão ocorreu após o uso da palavra de vários associados do clube, que pedem a desapropriação do prédio para transformá-lo em um espaço de convívio social. O local também vem sendo cotado, também para ser usado como uma extensão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab).
Bosco Cigano pediu o uso da palavra, porém no início da fala foi avisado que seu tempo seria igual aos outros participantes, ou seja, três minutos. “É pouco tempo para explicar. Não concordo”, revidou. Bosco Cigano então partiu para o ataque e deu socos no rosto do funcionário público. Ao fugir João Batista ainda levou vários murros nas costas.
Mesmo sendo contido por seus correligionários, Bosco Cigano quis continuar com a agressão. João Batista se afastou e disse: “Mais um processo para você, corrupto”. O prefeito afastado passou por cima das cadeiras do auditório querendo continuar com a agressão, sendo novamente contido.
A prefeita em exercício, Cristiane Braga, se encontrava no local e teve que acionar a polícia para conter o tumulto. “Isso é um absurdo. É esse homem que quer voltar à Prefeitura? É um desequilibrado”,  disse indignada.

Fonte: Ceará Agora

Imoralidade no Crato: vereadores não trabalham, mas mantém mordomias

crato
Os vereadores da cidade do Crato, na Região Metropolitana do Cariri,  decidiram esticar o feriado dessa terça-feira (21/04), Dia de Tiradentes, por toda a semana. Como a sessão é realizada às terças-feiras e, com o feriado de Tiradentes, a Câmara Municipal do Crato não terá atividades em plenário, nem nas comissões técnicas durante esta semana. Os vereadores não irão trabalhar, mas mantém as mordomias e uma remuneração que, com os subsídios, pode chegar a R$ 10.000,00, como conta o correspondente do Jornal Alerta Geral (Rede Somzoom Sat-Sistema Ceará Agora de Comunicação), na Região Metropolitana do Cariri, Lucion Oliveira.
Fonte: Ceará Agora

PMDB insiste em votar PEC que reduz ministérios

plenario camara
Mesmo com o vice-presidente Michel Temer atuando na articulação política do governo, a bancada do PMDB na Câmara insiste em votar uma iniciativa que constrange o Planalto: a Proposta de Emenda à Constituição que reduz de 39 para 20 o número de ministérios. A previsão dos líderes da base aliada é que a admissibilidade da proposta seja votada na quinta-feira (23/04), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Em visita à Portugal, Temer, que liberou a bancada peemedebista para a votação, foi evasivo sobre a admissão da PEC. Disse que o processo está apenas começando, e elencou os vários passos necessários até que seja votada. “Não tem conclusão. Quem sabe no próximo governo”, afirmou.
O governo esperava que a escolha de Temer esvaziasse a ação peemedebista, mas a bancada não recuou. Escalado inicialmente para agir junto aos deputados, o vice-presidente acabou tirando a pauta de sua agenda para não melindrar os correligionários. “(A aprovação da PEC) não será uma derrota para o vice-presidente. Trata-se de uma posição da bancada e ele respeita a nossa posição”, minimizou o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ).
A saída de Temer da negociação irritou os líderes da base governista, que estão sendo obrigados a buscar votos no varejo para derrubar a proposta. Na semana passada o tema saiu da pauta depois que o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), comandou uma manobra de obstrução da votação. Governo e peemedebistas dizem ter votos suficiente na CCJ, que tem 66 titulares e 66 suplentes, todos com direito a voto.
Mas ambos concordam que a votação será apertada. Para vencer o embate, o PMDB aliou-se ao PSDB. Parte dos tucanos é contra a medida por considerá-la inconstitucional, mas, segundo deputados ouvidos pela reportagem, a bancada foi orientada pelo presidente do partido, Aécio Neves, a apoiá-la para desgastar a presidente Dilma Rousseff, que sofreria mais uma derrota política.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Ceará Agora

Dilma sanciona Orçamento com vetos, mas verba triplicada a partidos é mantida

Dilma

O Diário Oficial da União desta quarta-feira (22/04), publica a Lei 13.115, que traz o Orçamento Geral da União para o exercício financeiro de 2015, estimando em R$ 2,982 trilhões o montante de receitas, e despesas em igual valor. Sancionada pela presidente Dilma Rousseff na segunda-feira, a lei vetou dois pontos do texto aprovado pelo Congresso, mas preservou a verba destinada ao Fundo Partidário, que foi triplicada – de R$ 289,5 milhões para R$ 867,5 milhões – pelos parlamentares durante a tramitação.
Um dos pontos rejeitados por Dilma refere-se à fixação de coeficientes para distribuição de auxílio financeiro aos Estados ao Distrito Federal e aos municípios para fomento das exportações. O outro é relativo a cargos e funções vagos no Banco Central e na Receita Federal.
Quanto ao aporte para exportações, Dilma justificou o veto argumentando que “os dispositivos tratam de matéria estranha à Lei Orçamentária, em desacordo com o disposto no art. 165, 8º, da Constituição. Assim, a lei orçamentária poderia conter apenas programação financeira relativa ao auxílio mencionado, cabendo ao governo federal, na observância do equilíbrio fiscal, a análise quanto à efetiva realização de repasses”.
Sobre os cargos, a presidente defendeu que “a medida feriria a prerrogativa do Executivo Federal em dispor sobre a criação e o provimento de cargos e funções em seu âmbito de atuação, em violação ao princípio da independência entre os Poderes, previsto no art. 2º da Constituição. Além disso, o veto não impede que sejam providos cargos da Receita Federal do Brasil e do Banco
Central do Brasil, observadas a previsão legal, a necessidade e a disponibilidade orçamentária.”
Contingenciamento
Com a publicação da lei, o governo tem agora 30 dias corridos para definir em decreto o tamanho do contingenciamento neste ano. Conforme apurou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o número hoje mais forte para o corte das despesas da União é de R$ 60 bilhões. A expectativa é que esse corte definitivo seja anunciado em meados de maio. Até lá, o governo deve editar um decreto provisório sobre os gastos, em linha com o decreto publicado em janeiro que limitou a 1/18 (um dezoito avos) o valor dos gastos mensais do Executivo do total previsto no Orçamento do ano.
Fonte: Ceará Agora

Em momento de fúria, prefeito afastado de Baturité agride professor

Durante uma assembleia realizada no início da noite desta terça (21) para discutir a situação do Itamaracá Clube, em Baturité, o prefeito afastado Bosco Cigano agride o professor Batista com vários socos.

Bosco Cigano discursava, quando foi interrompido duas vezes pelo docente, que é seu opositor político em Baturité. Em um gesto inesperado, Bosco dá um murro na cara do professor e corre em sua direção, desferindo vários outros socos e chutes, para a perplexidade da plateia que assistia ao evento.

Bosco Cigano, como é conhecido, e mais seis servidores da Prefeitura de Baturité, estãosuspensos de suas funções públicas e proibidos de ter acesso aos prédios de repartições públicas do município, após ordem da desembargadora Francisca Adelineide Viana, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/CE).

O prefeito, que teve seu mandato barrado pela terceira vez neste ano, alega que não cometeu nenhum crime e entrou com recurso contra a decisão judicial. A reportagem está tentando contato com os protagonistas do violento episódio.

Novo programa de concessões do governo terá menos dinheiro do BNDES

Prédio do BNDES
A nova etapa do programa de concessões que o governo espera anunciar em maio terá uma diferença fundamental em relação ao que foi realizado até agora: a fonte de financiamento. O ajuste fiscal levará um drástico enxugamento da atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que, na versão original do Programa de Investimentos em Logística (PIL), seria responsável por financiar até 70% dos projetos, a juros de até 2% acima da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).
Tanto que, em vez de “vender” projetos, como era feito até o ano passado, a equipe econômica agora está empenhada em encontrar outras fontes de financiamento. Em sua passagem por Washington, na semana passada, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e sua delegação aproveitaram para conversar com investidores institucionais (fundos de pensão), que são fontes importantes de recursos de longo prazo.
Segundo integrantes do grupo, o objetivo foi ouvir as “inquietudes” dos investidores para orientar a formatação de instrumentos de financiamento privado para os empreendimentos em infraestrutura.

Aécio diz que governo Dilma está "imerso em erros colossais"

aecioO presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, aproveitou artigo publicado nesta terça-feira, 21, no jornal O Globo, sobre os 30 anos da morte de seu avô, Tancredo Neves, para disparar duras críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff. Na publicação, o tucano avaliou que muitas das conquistas econômicas e sociais que o País alcançou nos últimos anos estão atualmente “na berlinda”, ameaçadas pela “inépcia, corrupção e miopia política de um governo que, imerso em erros colossais, agoniza em praça pública”.
O presidente nacional do PSDB criticou o ajuste fiscal empreendido pela equipe econômica. Segundo ele, não há incompatibilidade entre as medidas de ajuste necessárias e a manutenção do compromisso social. O senador ponderou, contudo, que fazer o ajuste exige uma governança responsável e corajosa. “Exige transparência, palavra a ser resgatada na arena pública”, acrescentou.

BR-020 - Ambulância capota em Campos Belos

acidente
Depois do acidente, a paciente em estado de saúde mais grave foi transferida para o Instituto Dr. José Frota (IJF)
Uma ambulância da cidade de Caridadecapotou, por volta das 14 horas desta terça-feira (21), no município de Campos Belos, quando voltava de Fortaleza com pacientes. O acidente aconteceu no km 322 da BR -020, deixando cinco ocupantes do veículo feridos.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a paciente em estado de saúde mais grave foi transferida para o Instituto Dr. José Frota (IJF), enquanto uma gestante e um rapaz foram encaminhados para Canindé. Outras duas pessoas ficaram em observação em Campos Belos.
Há suspeitas de que a barra da direção da ambulância teria quebrado e, com o problema, o motorista teria perdido o controle do veículo, ocasionando o acidente. No entanto, as causas do acidente ainda não foram informadas.  
Fonte: DN

Charge

Charge

15 mil pessoas perdem o direito de dirigir no CE

Image-0-Artigo-1839009-1
Quando autuado, o motorista pagará multa de R$ 1.915,33 e terá a CNH suspensa durante 12 meses, tempo em que ficará proibido de dirigir qualquer veículo
A Lei Seca é clara: dirigir alcoolizado é crime no Brasil, e a punição para o infrator é, além da multa de R$ 1,9 mil, a perda do direito de dirigir por um ano. No Ceará, 38 mil motoristas, entre 2011 até março deste ano, foram flagrados pela fiscalização de trânsito conduzindo seus veículos alcoolizados. Do total, 15 mil tiveram os processos encerrados e são obrigados a entregar as habilitações ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
De acordo com a assessoria do órgão, todos eles já receberam documento oficial informando o resultado e solicitando a entrega do documento. O processo criminal acontece quando o resultado do teste do bafômetro do motorista for igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar. Esse índice é equivalente a menos de um copo de cerveja. A partir daí, o infrator irá responder a dois processos administrativos: para pagar a multa e ter a CNH suspensa durante 12 meses, tempo em que ficará proibido de dirigir qualquer veículo.
O órgão é a primeira instância, mas o motorista ainda pode recorrer à Junta de Recurso Administrativo de Infração (Jari) e por último ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).
Os processos administrativos: da penalidade da multa (no valor de R$ 1.915,33) e da suspensão do direito de dirigir demoram para ser concluídos. O advogado Rogério Maciel aponta dois principais fatores responsáveis pela demora: a pouca estrutura dos órgãos, que não conseguem atender à demanda, e o número de instâncias recursais com até seis possibilidades de recursos administrativos, podendo o infrator ainda apelar para a Justiça Comum. "Juridicamente isso é legal, mas atrapalha sim o cumprimento das penalidades previstas", diz.
Datas

Com dois gols de Neymar, Barcelona derrota mais uma vez o PSG

Image-0-Artigo-1839072-1
Atacante brasileiro comemora um de seus dois gols na vitória tranquila do time catalão, que está outra vez nas semifinais da Champions
FOTO: REUTERS
Em grande atuação coletiva e com dois gols de Neymar, o Barcelona derrotou o Paris Saint-Germain por 2 a 0 no Camp Nou, ontem, pela partida de volta das quartas de final da Liga dos Campeões, e avançou às semifinais.
Neymar, destaque da partida ao lado de Andrés Iniesta, marcou seus dois gols no primeiro tempo, finalizando com categoria uma jogada de gênio do meia espanhol, aos 13 minutos de jogo, e ampliando de cabeça em seguida, após ótimo cruzamento de Dani Alves, aos 34.
Com a vitória, o Barcelona, que já havia vencido por 3 a 1 o PSG na ida, em Paris, se classificou para disputar as semifinais da Liga dos Campeões pela oitava vez nos últimos dez anos, nos quais ergueu a 'Taça Orelhuda' em três ocasiões (2006, 2009, 2011).
Os catalães seguem também na briga pela cobiçada 'tríplice coroa' da temporada, feito que envolve conquistar em um ano a Champions, a Liga Espanhola e a Copa do Rei.
Clássico

Tornado deixa cerca de mil desabrigados em SC

Image-0-Artigo-1839130-1
A Defesa Civil estima que 10 mil moradores tenham sido afetados. O Instituto Nacional de Meteorologia calcula que o vento chegou a 250 km/h
FOTO: DEFESA CIVIL
Florianópolis. Um tornado com ventos de cerca de 250 km/h deixou um rastro de destruição e morte em Xanxerê, cidade de 47 mil habitantes, em Santa Catarina. Casas de seis bairros foram atingidas, e duas pessoas morreram - entre elas, um homem que conseguiu salvar a mulher e a filha de três meses antes que a casa da família desabasse.
Dos 120 feridos, 30 continuavam internados na noite de ontem na própria cidade e em Chapecó, a maior da região, a 40 km de distância. Cerca de mil pessoas perderam casas, e estabelecimentos ficaram sem energia por causa da queda de postes de eletricidade. As ruas ficaram cobertas de entulho. Na hora do vendaval, o teto de um ginásio onde havia 30 pessoas, a maioria crianças, foi arrancado.
O tornado varreu parte da cidade na tarde da última segunda-feira, 20, e atingiu 2,6 mil residências. A Defesa Civil calcula que 10 mil moradores tenham sido afetados no total.

Esperançoso, Ceará inicia, na noite desta quarta-feira, decisão do título regional

CEARA
Elenco alvinegro reunido em treino e concentrado para o início das decisões
FOTO: KID JUNIOR
RICARDINHO
O meia Ricardinho estava em campo na final do Nordestão de 2014, quando o Vovô foi vice
FOTO: KID JÚNIOR
Image-0-Artigo-1839043-1
O volante Souza, autor de três gols no segundo jogo das semifinais contra o Sport, na Fonte Nova, é o destaque do Tricolor baiano na competição e está confirmado para a partida de hoje contra o Ceará
FOTO: FELIPE OLIVEIRA/ESPORTECLUBEBAHIA.COM.BR
Em 2014, ano de seu centenário, o sonho do título do Nordeste para o Ceará acabou no dia 9 de abril, quando Sport calou o Castelão lotado e ficou com a taça. Depois da frustração, o Vovô se reformulou - tanto elenco como comando técnico - e renovou o sonho, voltando a decidir a competição regional após liderar seu grupo na 1ªFase e eliminar Salgueiro e Vitória nos mata-matas.
E assim, aquele sonho de levantar a taça foi renovado e hoje se inicia a decisão da edição de 2015, com o Alvinegro visitando o Bahia, na Fonte Nova, em Salvador (BA), às 22 horas.
Dando mostras de sua ansiedade em relação ao duelo de logo mais, a torcida alvinegra já lotara o Aeroporto Internacional Pinto Martins para recepcionar o time após heroica classificação contra o Vitória. E ontem à tarde repetiu o apoio no embarque da equipe para o confronto de hoje.
Jogadores e comissão técnica têm procurado deixar esse sentimento para o torcedor e destacar o foco no trabalho até aqui, na esperança de trazer a taça.
"Chegar até a final é um premio pelo trabalho, mas com a ideia de ser coroado com a taça, de trazê-la para cá. No ano passado, o Ceará disputou, mas não ganhou. Este ano temos a possibilidade de novo, e vamos com tudo. É gostoso chegar à final, demonstra que o trabalho é sério, bem planejado, e que estamos no caminho certo", externou o técnico Silas.
Sabedor da pressão que enfrentará - o estádio estará lotado e o Bahia deve pressionar muito para sair com uma vantagem para o jogo de volta, no Castelão - Silas tem o 'script' na ponta da língua: não ter medo. "Não é hora de ter medo. Sabemos da força do Bahia, que eles também têm condições de ser campeões, e temos de ir como tudo. Um título este ano da Copa do Nordeste marca a vida do treinador, do jogador, do clube. Agora é abraçar a taça de um vez por todas. O Bahia merece por ser um grande clube, o Sérgio Soares (técnico) merece porque é um grande treinador, mas isso vale também para cá. Está nas mãos de Deus e do trabalho de todos nós", finalizou Silas.
Estratégia
A formação que encara o Bahia hoje é praticamente a que empatou em 2 a 2 com o Vitória e conseguiu a classificação, exceto pela dupla de zaga titular, que naquela ocasião cumpria suspensão automático. Hoje, Gilvan e Charles estão confirmados.
O meia Marinho, surpresa no duelo no Barradão e principal destaque, também está mantido como titular. Ele afirma ter a estratégia para sair da Fonte Nova com um bom resultado.

Confira as principais notícias no Retrospectiva do Dia