Buscar

19 abril 2015

Vereador Hérberlh Mota é favorito para presidência da UVC

A União dos Vereadores e Câmara do Ceará (UVC) está em processo eleitoral. Com apoio do presidente da UVC em exercício Josimar de Castro, o vereador de Baturité Hérberlh Mota é candidato à presidência da entidade através da chapa “A UVC é dos Vereadores”. Ele conta ainda, com o apoio do ex-presidente da UVC o Deputado Estadual Audic Mota (PMDB).
“Estou pronto pra fazer uma UVC, cada vez mais forte, sempre tendo como maior bandeira a valorização e o fortalecimento dos Vereadores e Vereadoras do Ceará. A UVC é dos vereadores! A UVC é nossa”, ressalta Hérberlh.
O jovem e promissor vereador tem entre as suas propostas para gerir a nova gestão da entidade à construção da sede própria da UVC; a criação da TV e rádio UVC; o transporte à disposição dos Vereadores que estiverem em Fortaleza; assessoria jurídica; realização de congressos e cursos de capacitação, dentre outras. Além do fortalecimento da UVC Mulher, com encontros e debates para valorização do mandato e participação das mulheres na política.
“Cada proposta que estamos colocando em nossa campanha teve sua viabilidade pensada para melhor atender os vereadores e as vereadoras. Tudo que estamos prometendo é viável e irá auxiliar os mandatos,” explica Hérberlh.
O candidato segue fortalecendo sua campanha no interior, na capital e na região metropolitana, através de visitas as Câmaras Municipais. As eleições irão acontecer no dia 30 de abril, das 10 às 14h, em dez regionais, compreendidas nas seguintes seccionais da UVC: Fortaleza, Aracati, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Quixadá, Sobral, Tauá e Tianguá.

CHAPA REGISTRADA


Na manhã da sexta-feira, 10 de abril, Hérberlh Mota e uma parte dos integrantes que apóiam sua candidatura, realizaram o registro da Chapa “A UVC é dos Vereadores” na sede da entidade. Na ocasião, Hérberlh foi recebido com muita festa e aplausos pelos seus companheiros, que registraram em cartazes palavras de apoio como confiança, credibilidade, dedicação e igualdade. Oficialmente Hérberlh é candidato com o número 80.

De visual novo, Andressa Urach se dedica a estudos bíblicos

Segundo ela, as mudanças no visual fazem parte da repaginada na vida.
Segundo ela, as mudanças no visual fazem parte da repaginada na vida.
REPRODUÇÃO DO INSTAGRAM
Apresentadora mudou visual e estilo de vida após problemas de saúde
Apresentadora mudou visual e estilo de vida após problemas de saúde
REPRODUÇÃO DO INSTAGRAM
Depois de passar por sérios problemas de saúde por causa da aplicação de hidrogel e PMMA nas pernas, Andressa Urach decidiu mudar o visual e o estilo de vida. A apresentadora, que antes usava as madeixas bem loiras, aderiu a cabelos escuros e curtos. Ela também se converteu à religião evangélica.
Neste domingo, Andressa Urach voltou a publicar no seu Instagram fotografias em que ressalta sua crença. Na legenda da imagem na qual aparece ao lado de Rebeka Francys e de um amigo - todos com uma bíblia nas mãos - a apresentadora escreveu: "Família linda. Bom dia! Iniciando o domingo na presença de Deus. Estudos bíblicos".
Andressa Urach ainda postou outra fotografia com os diferentes visuais que aderiu nos últimos meses. "Que meu passado sirva apenas de testemunho para Glorificar o meu Pai", escreveu a apresentadora. Segundo ela, as mudanças no visual fazem parte da repaginada na vida.
Fonte: DN

TRAGÉDIA FAMILIAR > Filho chora na delegacia após matar o pai a facadas em Quixadá

Quixadá - Homicídio 18.04.15 AQuixadá
O capataz André Barros Vidal, conhecido como Tó, de 34 anos, chorou na Delegacia Regional da Polícia Civil ao ser interrogado pela delegada Anna Claudia Nery, após matar seu pai, o aposentado José Milton Oliveira Vidal, de 64 anos, no fim da tarde deste sábado, 18, na Av. Plácido Castelo, em Quixadá. Ele apresentava sintomas de embriaguez e imaginava apenas ter lesionado o pai no decorrer de uma discussão, próximo da casa deles.
Conforme a delegada, o homicida alegou que a discussão a qual culminou com a morte ocorreu em razão de ter encontrado o pai bebendo  cachaça. O genitor havia recebido recomendação médica para não consumir mais bebida alcoólica, por ser hipertenso. Havia seis meses que não estava mais bebendo. Preocupado, tentou leva-lo para casa. Passaram a discutir e o pai puxou uma faca para feri-lo. Acabaram brigando e o lesionando com golpes.
“Eu achava que ele estava apenas ferido. Não queria mata-lo. Apenas me defendi. Agora, tirei a vida do meu pai e desgracei a minha vida”, confessou Tó à delegada. Ele foi autuado em flagrante delito por homicídio doloso. O pai foi lesionado com duas facadas nas costas e teve o pé direito fraturado. O homicida também foi lesionado e submetido a exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), em Quixeramobim, informou a Polícia.
Veja mais no Diário do Nordeste > Filho mata o próprio pai em Quixadá
Fonte: DN

Petistas mais próximos de Lula confirmam que ex-presidente será candidato em 2018



Em meio a turbulência que balança o atual governo da presidente Dilma Rousseff, petistas mais próximos do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva estão convencidos que ele será candidato ao Planalto em 2018.  Mas, a fragilidade do PT, mergulhado em denúncias de corrupção, seria o grande problema a ser enfrentado nos próximos meses. 

Por esse motivo, nenhum integrante da legenda estaria tão apto a entrar na corrida eleitoral quanto Lula. "Quanto pior o quadro eleitoral para o PT, maiores são as chances de Lula ser o nosso candidato", destaca um petista próximo a Lula. Não é a toa que nos últimos dias o ex-presidente tem sido visto com mais intensidade em eventos programados em vários lugares do país. 

A informação está publicada na edição deste domingo do jornal O Globo, na coluna Panorama Politico de Ilimar Franco.


Fonte: CN7

Camilo não honra palavra e esculhamba Eduardo Cunha no Facebook

Uma imagem compartilhada pelo governador Camilo Santana (PT) através do Facebook,  mostra que o acordo firmado com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, de recompôr a relação entre eles, não será cumprido.

Na rede social, Camilo diz concordar com a frase de Cid Gomes que classifica Eduardo Cunha como 'picareta'. Com a declaração, o governador mostra que está fiel as orientações dos irmãos Ferreira Gomes, e não deve aceitar nenhum acordo com Cunha.

A tentativa de selar a paz teve a iniciativa do deputado federal José Guimarães (PT) e condicionava a permanência do secretário de Educação do Estado do Ceará, Maurício Holanda, que é servidor da Câmara dos Deputados, e estaria sendo convocado por Eduardo Cunha para reassumir cargo em Brasília.




Fonte: CN7

Fãs de heróis da DC Comics se reúnem em parque de São Paulo

'Heróis' se reuniram em gramado do Centro Esportivo Tietê (Foto: Paulo Lopes/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Quem passou pelo Centro Esportivo Tietê, na Zona Norte de São Paulo, neste sábado (17) encontrou, além dos habituais atletas de fim de semana, dezenas de Super-Homens, Batmans e alguns Lanternas-Verdes. Os cosplayers participaram de uma ação mundial para tentar estabelecer um novo recorde de pessoas fantasiadas de super-heróis da DC Comics.
A brincadeira começou na cidade de Queensland, na Austrália, Manila, nas Filipinas, e em cidades da Inglaterra, França, Itália, México, Espanha, Taiwan e Estados Unidos. A última cidade a receber o evento será Los Angeles, no Hollywood & Highland.
Em São Paulo, o evento reuniu crianças e adultos, incluindo um homem vestido como o Batman da série de TV dos anos 1960. Para quem gosta de veículos personalizados se divertiu com um Batmóvel e o furgão “Mistery Machine”, do desenho animado Scooby Doo.
'Heróis' se reuniram em gramado do Centro Esportivo Tietê (Foto: Paulo Lopes/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo)'Heróis' se reuniram em gramado do Centro Esportivo Tietê (Foto: Paulo Lopes/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo)
  •  
  •  
Pequena Mulher Maravilha almoça com o pai Batman (Foto: Paulo Lopes/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo)Pequena Mulher Maravilha almoça com o pai Batman (Foto: Paulo Lopes/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Fonte: G1

Muito além dos gramados, Fla e Vasco decidem vaga com rivalidade acirrada

Árbitro Vasco x Flamengo (Foto: Reginaldo Pimenta / Agência O Globo)Primeiro jogo foi quente e repleto de cartões amarelos (Foto: Reginaldo Pimenta / Agência O Globo)
Agora, é para valer. O interminável duelo entre Flamengo e Vasco no Campeonato Carioca terá neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, o seu capítulo final. Pelo menos, dentro de campo. A partir de segunda, o choro de lamentação ou as gozações pela vitória naturalmente farão parte do cotidiano do torcedor. O que ficará para história, porém, é o resultado de um duelo que voltou a ser "campeonato à parte" com o retorno de Eurico Miranda a São Januário e chega ao seu derradeiro quarto capítulo em 2015 cheio de ingredientes. O Rubro-Negro, por ter tido melhor campanha na primeira fase, joga pelo empate para chegar à decisão, depois do 0 a 0 no primeiro jogo. O vencedor decide o título estadual com o Botafogo, que venceu o Fluminense nesse sábado nos pênaltis (9 x 8)

Justiça nega pedido de liminar e permite cobrança por sacolinhas

A Justiça de São Paulo negou pedido de liminar que pretendia derrubar a cobrança por sacolinhas nos supermercados de São Paulo. Autora da ação, a SOS Consumidor defende que a cobrança é indevida.
Desde 5 de abril entrou em vigor lei sancionada na gestão Gilberto Kassab (eleito pelo DEM) e regulamentada por Fernando Haddad (PT) que proíbe o uso de sacolas plásticas derivadas do petróleo. A lei não fala da cobrança pela embalagem, mas permite a oferta de modelos feitos com material reciclável e que podem ser reutilizados para lixo orgânico e coleta seletiva(veja mais abaixo).
Nesta semana, o juiz Rafael Takejima, da 10ª Vara Cível da capital, considerou que o valor cobrado é simbólico. Reportagem do SPTV mostrou que alguns comércios chegam a cobrar até R$ 0,23 por sacola (assista ao vídeo acima).
CRONOLOGIA DA LEI DAS SACOLINHAS
2007
Mais de 40 cidades paulistas criaram leis contra sacolinhas. Elas foram declaradas inconstitucionais pela Justiça.
Maio de 2011
Kassab sanciona a lei 15.374, em 18 de maio, que previa fim da distribuição gratuita de sacolas plásticas. Prefeito não regulamentou a lei, deixando-a sem aplicação.
Fevereiro de 2012
Associação Paulista de Supermercados e o MP firmam um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para banir as sacolinhas. Clientes teriam que levar sacolas reutilizáveis ou pagar pelas sacolinhas tradicionais.
20 de junho de 2012
Conselho Superior do Ministério Público (CMSP) decidiu não homologar o TAC.
Junho de 2012
A juíza Cynthia Torres Cristófaro determinou que os supermercados voltassem a distribuir embalagens.
Outubro de 2014
Tribunal de Justiça de São Paulo declara a lei  constitucional.
Novembro de 2014
Haddad regulamenta lei, exigindo fim da sacola tradicional e início da distribuição de embalagens reutilizáveis.
5 de abril
Início da obrigatoriedade da distribuição dos novos modelos no comércio.
Procon
O Procon considera a cobrança abusiva. A diretora-executiva da fundação em São Paulo, Ivete Maria Ribeiro, disse ao G1 que o órgão vai notificar os supermercados da capital paulista que passaram a cobrar pelas novas sacolinhas biodegradáveis.
Para o Procon, essa cobrança se enquadra em “vantagem manifestamente excessiva”, proibida pelo artigo 39, parágrafo V do Código de Defesa do Consumidor. “No cômputo dos valores das mercadorias já está embutido o custo da sacola. Seria excessivo porque é uma cobrança dupla”, afirma Ivete.
Segundo a diretora-executiva do Procon, uma vez notificadas, as redes têm direito à defesa e os casos voltam a ser analisados pelo Procon. Caso necessário, serão aplicadas sanções e o órgão pode entrar com uma ação civil pública contra os supermercados.
De acordo com Ivete, o Procon vai defender duas hipóteses: que o supermercado ceda a sacola gratuitamente ou que o consumidor que leve a sua sacola receba um desconto, abatendo do preço do produto o custo das sacolas.
Reutilização das sacolas
Pelas novas determinações, as sacolinhas derivadas de petróleo devem ser trocadas por modelos padronizados: nas cores verde e cinza, mais resistentes e com parte feita de material renovável.

As sacolas verdes devem ser usadas para descartar o lixo reciclável e as cinzas, para resíduos orgânicos e rejeitos.
Tanto o comércio pode ser multado por não distribuir as sacolas corretas quanto o consumidor pode ser penalizado caso não faça a reutilização adequadas.

As multas mais altas são para o comércio: vão de R$ 500 a R$ 2 milhões. O valor será definido de acordo com a gravidade e o impacto do dano provocado ao meio ambiente. Já o cidadão que não cumprir a regra poderá receber advertências e multa de R$ 50 a R$ 500.

Segundo o prefeito Fernando Haddad (PT), o objetivo da lei não é multar. “Nossa intenção não é criar uma indústria de multa, não é esse o objetivo, nós sabemos que é uma mudança cultural que vai exigir um tempo", explicou.

Livre das multas
O morador que reside em bairros de São Paulo sem o serviço de coleta seletiva não poderá ser multado caso descarte o lixo desrespeitando as regras da nova lei. Além disso, a distribuição de sacolinhas em lojas de shoppings será alvo de uma regulamentação complementar, segundo o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro.
No caso da coleta seletiva, dos 96 distritos do município, 10 não possuem serviço de coleta seletiva. Nos outros 86, a coleta seletiva é parcial ou total. O secretário diz que, nesses casos, a multa pelo descarte irregular não será aplicada.
“A lei federal é clara, ela tem um artigo que diz o seguinte: ‘onde não tem o serviço da coleta seletiva, o cidadão não pode ser punido’, não pode ser enquadrado”, afirmou.
Fonte: G1

Chacina deixa oito mortos em sede de torcida do Corinthians

 Oito pessoas morrem depois de serem baleadas na sede da Pavilhão 9, na Ponte dos Remédios, em São Paulo, SP, na noite deste sábado (18) (Foto: Edison Temoteo/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Oito pessoas morreram na noite deste sábado (18), depois de serem baleadas na sede do Pavilhão Nove, uma das torcidas organizadas do Corinthians. De acordo com a Polícia Militar, sete vítimas foram encontradas baleadas e mortas no local. Uma oitava também foi baleada, mas conseguiu fugir e foi levada ao Hospital das Clínicas pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
O caso foi registrado no Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Policiais que participaram do registro da ocorrência afirmaram ao G1 que a principal hipótese para o crime é uma briga envolvendo tráfico de drogas. Duas das vítimas tinham passagem por tráfico.
Os policiais dizem acreditar, em uma primeira análise, que a motivação do crime não seria uma rixa entre torcidas, apesar do jogo entre Corinthians e Palmeiras marcado para a tarde deste domingo (19) na Arena Corinthians, em partida de semifinal do Campeonato Paulista.
Execução
Testemunhas disseram à polícia que pelo menos dois homens armados invadiram a quadra da torcida, que fica embaixo da ponte dos Remédios, próximo à Marginal Tietê, por volta das 23h.
Segundo o DHPP, houve execução, já que as vítimas foram encontradas deitadas e próximas. Elas teriam sido obrigadas a se deitar pelos criminosos. Perto dos corpos foram encontradas cápsulas de pistola 9 mm.
G1 tentou contato com representantes da torcida organizada, mas ninguém foi encontrado durante a madrugada e a manhã deste domingo (19).
Fonte: G1

ENTREVISTA: Luisa Mendes fala sobre o Curso Temperamentos Transformados

Nesta sexta-feira, 17 de abril, a Paróquia de Aracoiaba deu início a uma jornada formativa na área da Formação Humana. Com todas as vagas preenchidas o Curso Temperamentos Transformados visa proporcionar aos participantes uma experiência de autoconhecimento e autoexame que os leve a superar suas fraquezas e a cultivar suas qualidades. A abordagem dos temperamentos humanos feita neste curso é a junção de duas fontes de conhecimento: a Psicologia e a Bíblia.
Ao abordar os personagens bíblicos usando as ferramentas da psicologia o curso pretende mostrar a ação transformadora de Deus na vida e no comportamento humano. A assessoria fica por conta de uma profissional da área de Recursos Humanos com boa experiência pastoral e comunitária. Luisa Mendes é Gestora em Recursos Humanos, administra a Comunidade Católica Paz e Bem e faz parte do Conselho Arquidiocesano da Renovação Carismática Católica. Após o primeiro dia do curso, ela falou ao nosso blog. Confira a entrevista.

Blog Paróquia de Aracoiaba - De onde vem o seu interesse pelo comportamento humano?
Luisa Mendes - Olhar a pessoa humana em todo seu contexto sempre foi para mim uma coisa muito fascinante. Eu sempre procurei observar o levava as pessoas a fazer determinadas coisas. O que elas pensam, o que elas sentem. O meu interesse maior foi de entender o que as pessoas pensam e ajudá-las a agir melhor.

Blog Paróquia de Aracoiaba - Qual a sua experiência nessa área?
Luisa Mendes - A minha experiência acho que é bem vasta. Há mais de vinte anos eu tenho esse contato com a pessoa humana. Primeiro através do trabalho na Igreja através da Comunidade Paz e Bem. Também através dos estudos formais.Fiz a faculdade de Recursos Humanos com esse intuito. Mas a experiência maior que eu tenho é a escuta. Escutar muita gente no dia-à-dia, escutar pessoas com problemas, pessoas que querem desabafar etc. A maior experiência que qualquer um pode ter com a pessoa humana é a escuta.

Blog Paróquia de Aracoiaba - Fale sobre o curso Temperamentos Transformados.
Luisa Mendes - Esse curso traz um tema muito antigo, abordado pelo pai da medicina, Hipócrates, que levantou um questionamento sobre o temperamento humano. Ele acreditava que o temperamento tinha fatores biológicos. Hipócrates classificou os temperamentos em quatro: Sanguíneo, Colérico, Fleumático e Melancólico. Ele foi dando características, defeitos e qualidades a cada um desses temperamentos. O interesse desse curso é fazer com que a pessoa entenda o seu tipo de temperamento e possa trabalhar o que Hipócrates chamou "defeito" de cada temperamento. 

Blog Paróquia de Aracoiaba - Qual a importância desse curso para os agentes de pastoral numa paróquia?
Luisa Mendes - Eu diria que não só para os agentes de pastoral. A importância desse curso a possibilidade de cada um se conhecer melhor. Não não costumamos pensar e falar sobre nós mesmos, Costumamos pensar e falar mais sobre o outro. O curso quer levar as pessoas a olhar para si mesmas no intuito buscar uma transformação e melhorar. Quando você melhora seu estado pessoal, você tem como se comportar melhor e entender melhor as outras pessoas.

Blog Paróquia de Aracoiaba -Que impressão você teve do público no primeiro dia do curso em Aracoiaba?
Luisa Mendes - Primeiro eu fiquei surpresa. O público é misto e grande. Estamos com 52 pessoas. A impressão foi a melhor possível. Senti interesse nas pessoas, vontade de aprender, de se conhecer. Percebi que apesar da diferença de idade, de grau de instrução, as pessoas tem a mesma dificuldade. Todos nós sentimos de forma igual. Os que estão nesse curso querem realmente buscar uma transformação pessoal, querem trabalhar o seu temperamento e com o intuito de ajudar os outros. Isso foi maravilhoso.

Blogueiro Joseni de Lima é destaque do Aracoiaba News

Em sua 13ª edição dominical, a revista Destaque Aracoiaba News, desta semana estampa sua capa o blogueiro (Blog do Parceiro) e secretário da Junta de Serviço Militar de Aracoiaba, Joseni de Lima (Parceiro).
Em novembro de 2008 Joseni de Lima lançou o blog do Parceiro com o intuito de levar aos internautas informações de Aracoiaba e de todo Ceará. Ele é um forte parceiro do portal de notícias Aracoiaba News e de outros sites regionais.

No ano de 2014, Joseni e o Blog do Parceiro, receberão das mãos do Radialista e Jornalista Rufino Silva da FM Maior 93,3 de Baturité, o diploma como Celebridade do Ano de 2014.
Aguardem o próximo Destaque!!

Ministério Público pede condenação de prefeito de Madalena e outras quatro pessoas

Prefeito_Zarlul_Madalena_ceO Ministério Público do Estado do Ceará ingressou com uma ação civil pública contra a Prefeitura de Madalena, o prefeito afastado Zarlu Kalil Filho e outras quatro pessoas acusadas de participarem do esquema de contratação ilegal de um imóvel que custou R$ 84 mil aos cofres públicos. Os outros envolvidos são: a ex-secretária de Cultura e ex-prefeita Antonia Lobo Pinho Lima (conhecida como “Etinha”); o ex-chefe de gabinete Francisco das Chagas Filho (vulgo “Allan Terceiro”); o vereador Carneiro de Oliveira Junior; e o empresário José Alzir Lima Filho.
A ação assinada pela promotora de Justiça Alessandra Gomes Loreto, foi protocolada nessa quinta-feira (16). Segundo as investigações, em 2013, o Município firmou com José Alzir um contrato de aluguel de um clube no valor de R$ 6 mil. Com duração prevista de 12 meses, o acordo foi assinado por intermédio do então chefe de gabinete. De acordo com o MPCE, o Municipio pagou 14 meses de locação, embora não tivesse havido qualquer aditivo contratual. Assim, o valor total gasto corresponde a R$ 84 mil.
A simples contratação do imóvel já constitui ato de improbidade administrativa pelo prejuízo causado ao erário, mas, além disso, foi constatado também que o referido empresário é filho de Antonia Lobo Pinho Lima, que, para justificar a contratação ilegal, utilizava o local como depósito dos instrumentos da banda de música da Secretaria. O imóvel também foi subutilizado pela Prefeitura e chegou a ser destinado a um terceiro para a realização de festas particulares durante a vigência do contrato, sendo o “sublocatário” o vereador Valdomiro Carneiro de Oliveira Júnior, que cobrava ingressos cujos valores se destinaram a ele mesmo.
Além de o valor do aluguel ser considerado exorbitante para um imóvel localizado em cidade de pequeno porte, o MPCE argumenta que o Município vem passando por forte crise financeira e que o contrato ocasionou enriquecimento ilícito para o particular beneficiado. Cabe ressaltar que Zarlu Kalil Filho, Antonia Lima e  Francisco das Chagas estão ausentes dos cargos desde 25 de novembro após uma decisão judicial que determinou o afastamento deles durante seis meses, também por atos de improbidade. Este último, inclusive, encontra-se preso na Casa de Custódia de Itaitinga por ser acusado de assassinar a própria esposa.
O MPCE pede a condenação de todos conforme a Lei 8.429\1992, que prevê, entre outras coisas, ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por um prazo determinado e pagamento de multa civil.
Fonte: Ceará Agora

Protestos do MST/CPT bloqueiam BR 222 entre Sobral e Forquilha

PROTESTO
Na manhã dessa sexta-feira (17), cerca de 300 trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra bloquearam a BR 222, na altura do quilometro 221, entre as cidades de Forquilha e Sobral na Região Norte do Estado do Ceará.
A manifestação teve como objetivo cobrar do governo a efetivação de uma ampla Reforma Agrária , contra a privatização da Petrobras, contra as medidas provisórias 664 e 665, na luta pela constituinte exclusiva e soberana do sistema político, contra a exploração da Mina de Urânio e Fosfato em Santa Quitéria (Itataia) dentre outras importantes bandeiras da classe trabalhadora.
O movimento teve a participação do Levante Popular da Juventude, Universidade Vale do Acaraú (UVA), Caritas Diocesana de Sobral, e Comissão Pastoral da Terra (CPT). Ainda de acordo com informações, houve protestos também na CE 178 que liga Sobral à Santana do Acaraú.
Fonte: Ceará Agora

Testes com vacina contra dengue em humanos podem ser antecipados

dengueEm visita ao Instituto Butantã (IB) nesta sexta-feira, 17, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo (PCdoB), afirmou que pedirá ao Ministério da Saúde e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) agilidade na aprovação do início da fase 3 dos testes clínicos para a vacina contra a dengue, que está sendo desenvolvida pelo instituto.
No dia 10 de abril, o IB fez o pedido formal para o início dessa fase dos ensaios clínicos, que envolve testes humanos em grande escala, com cerca de 17 mil voluntários. De acordo com o instituto – que afirma já ter as doses prontas para os testes – a rapidez na autorização para a próxima fase poderia antecipar em até dois anos o final dos estudos, permitindo a distribuição da vacina pelo SUS já em 2016.
“O Butantã pediu a liberação dos testes para essa vacina que será importantíssima para a população brasileira. Mas muitas vezes a Anvisa faz exigências que tornam o processo difícil”, disse Rebelo. Ele citou o caso das pesquisas do IB para desenvolvimento de uma vacina contra a chikungunya, em que a Anvisa exigiu um laboratório de nível de biossegurança classe 3, enquanto o Butantã solicitava a realização de estudos em um laboratório de classe 2. “Segundo os cientistas, não se trata de uma doença letal e não era preciso um laboratório de classe 3. A Anvisa precisa ter uma colaboração maior com o setor de pesquisa. Vou pedir explicações ao Ministro da Saúde. É preciso agilidade”, declarou.

Criança é abandonada pela mãe em Caucaia


Foto: WhatsApp/TV Cidade
Durante a noite da última quinta-feira (16), uma mulher procurou a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), para informar que estava com uma criança que tinha sido abandonada.
Segundo o relato, Rosimeire Melo Lima disse que estava em uma parada de ônibus. Uma mulher estacionou nas proximidades em um carro preto e deixou a criança. Logo após, entrou no carro e acelerou o veículo. 
Rosimeire relatou que levou o menor para sua residência. Deu banho, alimentou e em seguida acionou o Ciops para formalizar a denúncia. Uma equipe da Polícia Militar foi ao local e resgatou a criança.
Entretanto, horas depois, a mulher procurou a delegacia do município para desmentir a informação. Rosemeire assumiu que era mãe do menor e estava sem condições de o manter, mas estava arrependida e queria seu filho de volta. 
A mãe foi autuada por abandono de incapaz. A criança permanece em um abrigo para menores. 
Fonte: CNEWS

Assembleia aprova licença para Cid Gomes


Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Uma licença não remunerada ao ex-ministro da Educação Cid Gomes foi aprovada nesta sexta-feira (17), pela Assembleia Legislativa do Ceará. 
A matéria foi aprovada com unanimidade pelos deputados estaduais e será publicada no Diário Oficial da União. 
O pedido de licença foi solicitado pela assessoria parlamentar de Cid. O ex-governador do Ceará permanecerá dois anos afastado, sem receber nenhum tipo de remuneração. 
Durante o período em que estiver licenciado, Cid Gomes viajará com seus familiares para os Estados Unidos. 
O político é servidor da Casa desde 1985. Durante o período em que governou o Ceará, Cid tinha licença. No início deste ano, Cid recebeu salário de R$ 3.171,17 como engenheiro civil da Assembleia. 
Fonte: CNEWS

Polícia identifica mais cinco suspeitos de chacina

Mais cinco suspeitos de participação na chacina de Sobral, na zona norte do Ceará, já estão sob a mira da Polícia.  Os assassinatos ocorreram na noite de terça-feira (14) e resultaram na morte de seis pessoas, cinco da mesma família. De acordo com o coronel Júlio Aquino, que comanda as investigações, os suspeitos podem ser presos nas próximas horas.
Na manhã desta sexta-feira (17) um dos suspeitos de participar da chacina foi preso. Segundo informações da Delegacia Regional de Sobral o suspeito de 30 anos foi detido na cidade de Jijoca de Jericoacoara e, de acordo com a Polícia, seria o mandante do crime. O suspeito responde por roubo e homicídio e há pouco mais de um mês teria deixado a cadeia.
O crime
As vítimas estavam na calçada de uma residência na localidade de Pau D'Arco, na zona rural da cidade de Sobral, quando foram abordadas por três homens e forçadas a entrar. Quatro corpos foram encontrados na casa e outros dois, de duas mulheres, estavam à margem de uma rodovia que liga a cidade de Coreaú a Alcântaras, a 374 km de Fortaleza.
De acordo com o delegado Júnior Vieira, que investiga o caso, uma das vítimas, Patrícia Farias da Silva, de 30 anos, respondia por tráfico de drogas. Cinco das seis vítimas eram da mesma família. O suspeito chegou sob forte escolta no fim da manhã desta sexta-feira à Delegacia Regional de Sobral .
A polícia já sabe que os três homens chegaram em um carro na casa onde estavam as vítimas. "Eles abordaram as vítimas na calçada da casa. Colocaram para dentro da casa. Dois saíram depois e um ficou dentro da casa. Os dois teriam levado duas vítimas, as duas mulheres. O que ficou no interior executou os quatro e saiu no carro. Os três partiram para o segundo local onde executaram as duas outras vítimas", descreveu o delegado.
Das seis pessoas assassinadas, cinco moravam na mesma casa. Emily Farias, de 15 anos, o namorado e primo dela, Geovane Nascimento, além da mãe de Patrícia Farias da Silva, de 30 anos, a avó Maria de Jesus da Silva, de 53 anos, e Aureliano da Silva Ribeiro, 21 anos. A única vítima que não morava na casa era Benedito Gomes da Silva, de 39 anos. Ele era vizinho da família. "Tudo leva a crer que o vizinho, o Benedito, estava no momento errado, na hora errada", diz Vieira.
Para a polícia, o filho de Patrícia, de nove anos, escapou porque não estava em casa na hora do crime. A criança está com outros familiares. Com o antecedente criminal de Patrícia, os policiais investigam se haveria a comercialização de entorpecentes. Na perícia na casa onde aconteceu o crime, nada chamou atenção da polícia.
Fonte: CNEWS

Prazo para declarar o IR chega à reta final

lk
A Receita Federal tenta, a cada ano, apertar o cerco à fraude, principalmente com o uso irregular de deduções no Imposto de Renda (IR). Desta vez, esse objetivo está cristalizado na exigência de CPF para dependentes com mais de 16 anos, completados até 31 de dezembro de 2014. A obrigatoriedade já vale para a declaração deste ano e pretende evitar que, com o controle, o dependente conste em mais de uma declaração.
O menor de idade nessa condição que ainda não tiver o documento poderá obtê-lo gratuitamente no site da Receita Federal por meio do formulário eletrônico "Inscrição CPF". Ou, ainda, nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios, mediante o pagamento de uma taxa no valor máximo de R$ 5,70. Convém ir atrás desse documento quanto antes para evitar atraso.
O prazo para declarar o Imposto de Renda segue até o dia 30 de abril. Até a última sexta-feira (17), 246.727 declarações foram transmitidas à Receita Federal no Ceará. O número é 7% superior ao total entregue até 15 de abril de 2014.
Do total enviado, 12.061 são retificadoras, alta de 23,5% em relação ao ano passado (9.769), sinal de que há mais declarantes atentos ao processamento e corrigindo erros no prazo.
Outra novidade é a possibilidade de declarar online, além das que se tornaram rotineiras, como a correção de valores, de 4,50% da tabela, e de algumas deduções. Foram alterados o valor do abatimento por dependente, o limite de gastos com instrução, o desconto padrão da declaração simplificada.
Emissão online

Ceará vence o Guarani de Juazeiro por 3 a 0 e garantiu vaga na final

Image-0-Artigo-1837757-1
O atacante Magno Alves marcou o primeiro gol do alvinegro na partida de ontem, contra o Guarani, no PV, aproveitando rebote no chute de Robinho, dando mais tranquilidade para o time garantir seu principal objetivo
FOTO: KIKO SILVA
O Ceará confirmou seu amplo favoritismo no confronto semifinal ante o Guarani de Juazeiro e está na final do Campeonato Cearense. O Alvinegro, que já tinha vencido o primeiro jogo fora de casa por um gol, no Romeirão, voltou a superar o adversário. Ontem à noite, no Presidente Vargas, ganhou por 3 a 0, carimbando não só sua vaga na final do estadual, como também nas Copas do Brasil e do Nordeste do ano que vem.
Na luta pelo pentacampeonato, o Vovô enfrentará o Fortaleza em dois jogos, no dias 26 de abril e 3 de maio, com a vantagem de dois resultados iguais, por ter a melhor campanha ao longo de todas as fases do campeonato.
Pela vantagem que tinha, de até perder por um gol de diferença, o Ceará soube acelerar ou até mesmo se poupar ao longo da partida. Pela diferente dinâmica apresentada, o Vovô foi dominado em alguns momentos pelo esforçado Guarani, mas dominou amplamente no restante do jogo. E construiu o placar assim, sem fazer força, com gols de Magno Alves, Marinho e Marcos Aurélio. Com a missão cumprida, o Vovô volta suas atenções para o primeiro jogo da final do Nordestão, na quarta-feira, 22, contra o Bahia, em Salvador.
Vladimir Marques
Repórter

Charge

Charge

Remédios enterrados são encontrados no Interior

Image-0-Artigo-1837624-1
A quantidade ainda não foi identificada pelas autoridades locais, no entanto, a Polícia Federal foi deslocada para o local a fim de iniciar investigações
Foram encontrados, na manhã deste sábado (18), uma grande quantidade de medicamentos vencidos desde 2010 e enterrados nas proximidades do lixão de Caririaçu, na Região do Cariri. O total achado ainda não foi contabilizado. As autoridades do local ainda irão fazer investigações sobre o caso.
De acordo com o secretário de administração daquele município, José Alves, a equipe responsável pelas obras na entrada da cidade encontrou os medicamentos ao fazer um corte na barreira para retirada de terra.
Ao se deparar com os remédios, o operador do veículo acionou o prefeito de Caririaçu, João Marcos, que entrou em contato com a Polícia Federal de Juazeiro do Norte. Uma equipe da PF foi deslocada para a região a fim de avaliar o caso e a quantidade de material encontrado.
Há suspeitas de que as milhares de caixas de remédios tenham chegado de Juazeiro do Norte e foram depositadas perto do lixão de Caririaçu, nas proximidades da entrada da cidade. A Polícia Federal levará parte dos medicamentos para a sede, a fim de apurar o caso.
Segundo as informações do secretário municipal, os medicamentos são de distribuição gratuita, geralmente em Postos de Saúde. Juntamente com os fármacos foram encontrados vários tipos de seringas com agulhas e aparentemente usadas. O prefeito de Caririaçu, João Marcos, se dirigiu ao local, para acompanhar a apuração.
Denúncia
Outro denunciante do caso, o vereador de Juazeiro do Norte, Cláudio Luz (PT), informou que o material estava localizado há 80m da CE 0-60, que liga Juazeiro a Caririaçu, em um local de fácil acesso na entrada do município. O vereador ainda afirmou que esse tipo de descarte de medicamentos consiste em um tipo muito grave de crime ambiental e contra a saúde pública.
Fonte: DN