Buscar

12 abril 2015

Lula viajou para o Caribe e EUA às custas da Odebrecht

lula facebookO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria viajado em janeiro de 2013 às custas da Construtora Odebrecht para o Caribe. A informação está na edição de hoje do Jornal O Globo, e destaca que a viagem foi patrocinada pelo atual diretor de Relações Institucionais da empreiteira, Alexandrino Alencar. Lula esteve em Cuba, República Dominicana e Estados Unidos.
Segundo a publicação, Lula foi a um evento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sobre o clima, visitou o presidente da República Dominicana e falou no congresso de trabalhadores da indústria nos EUA. Alexandrino Alencar é acusado por delatores da Operação Lava Jato de ser operador de pagamento de propinas para a empresa no exterior.
No voo, apenas Alexandrino não tinha relação com Lula, na aeronave estavam funcionários do Instituto Lula, o biógrafo Fernando Morais e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.
No documento de solicitação do serviço, da Líder Táxi Aéreo, dizia que o voo era “completamente sigiloso”. Procurada, a Líder não comentou o motivo do registro.  A Odebrecht usou uma de suas parceiras para pagar a despesa: a DAG Construtora, da Bahia, para não aparecer como promotora do voo. Segundo O Globo, o  dono da empresa, Dermeval Gusmão, primeiro negou ter pagado pelo voo e depois, por telefone, informou que localizou um pagamento de R$ 435 mil à Líder e disse que um de seus diretores pode ter feito isso a pedido da Odebrecht.

Aécio não participa dos atos e divulga nota nas redes sociais

nota psdbO senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, não participou da manifestação deste domingo, 12, contra o governo da adversária, a presidente Dilma Rousseff (PT), à exemplo do que ocorreu em outros protestos. Mas, divulgou nota nas redes sociais dizendo que seu partido se solidariza com os brasileiros que voltaram às ruas e ocuparam as redes sociais. Segundo o tucano, esses brasileiros, “mais uma vez, manifestaram, legitimamente, repúdio e indignação contra a corrupção sistêmica que envergonha o País e cobraram saídas para o agravamento da crise econômica”.
Na nota, o senador mineiro diz que “além da crise ética e moral, o governo do PT impõe à sociedade a pior equação: recessão com inflação alta, juros altos e corte de investimentos nas áreas essenciais da educação e saúde”. E continua nas críticas: “Completados 100 dias do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, as famílias brasileiras sofrem agora os efeitos da crise sobre os principais setores produtivos. Empresas em diversos segmentos deram início a cortes ainda mais severos, transformando o que antes eram preocupações com o aumento do desemprego em realidade concreta.”
Aécio diz, ainda, que a presidente da República “permanece imobilizada e tenta terceirizar responsabilidades intransferíveis”. Portanto, “neste domingo de mobilizações pelo País, o PSDB se une aos milhares de brasileiros que amam o Brasil e que, por isso, dizem não ao governo responsável pelo caminho tortuoso que neste momento todos trilhamos”.
Fonte: Ceará Agora

PLANTÃO POLICIAL > Crimes com armas de fogo continuam no Sertão Central

Senador Pompeu - Homicído 11.04.15 ASenador Pompeu
Após a morte de dois adolescentes de 17 anos, Regivânia Ferreira da Silva e Rafael Pinheiro Ripado, encontrados nos dias 9 e 10 deste mês, na Vila Pantanal, uma área residencial situada na periferia de Senador Pompeu, mais uma vítima foi encontrada morta a tiros naquele bairro. Trata-se de Manoel Antônio da Silva, de 75 anos. Ele foi assassinado com um tiro na cabeça. Estava dentro de casa, sentado numa cadeira, segurando uma vassoura. A Polícia Militar constatou o crime por volta das 11 horas.
No mesmo horário, também neste sábado, 11, a Polícia registrou que Pedro Victor Vieira, 20 anos, conhecido como “Avatar”, foi encontrado morto à margem da CE-060, nas proximidades da entrada da Fazenda Parelhas e do Hospital Regional do Sertão Central. A vítima foi atingida por dois disparos de arma de fogo, um nas costas e outro na nuca,quando seguia pela rodovia numa motocicleta. Os autores do crime se aproximaram noutra motocicleta, uma Honda Fan de cor preta, e o garupeiro efetuou os disparos, essas foram as informações de populares à Polícia.
No plantão policial das últimas 24 horas ainda foram registradas duas tentativas de homicídio à bala. Uma delas também ocorreu na cidade de Senador Pompeu. Um homem foi atingido por três disparos. Conforme informação de populares, três homens passaram numa motocicleta, na frente da casa da vítima e efetuaram os tiros. O morador foi socorrido ao hospital local por uma equipe da Polícia Militar e transferido para o Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza.
A outra tentativa de homicídio, também à bala, ocorreu por volta das 19 horas, em Quixadá. Conforme informações colhidas pela Polícia Militar a vítima foi um adolescente de 17 anos. Ele seguia à pé por uma rua do Conjunto Renascer, na periferia da cidade, acompanhado de um amigo, quando  dois homens se aproximaram numa motocicleta de cor preta e o garupeiro passou a atirar acertando o adolescente no tórax e no braço. Houve troca de tiros e o amigo do menor também fugiu, com uma das armas.
Fonte: DN

Coutinho é indicado ao prêmio de jogador do ano na Inglaterra

Philipe Coutinho
Coutinho foi indicado pelo capitão do Chelsea, John Terry.
FOTO: DIVULGAÇÃO/SITE LIVERPOOL
Em sua segunda temporada no Liverpool, o meia brasileiro Philippe Coutinho está entre os indicados para o prêmio de melhor jogador ano do Campeonato Inglês. A disputa é organizada pela Associação dos Jogadores de Futebol Profissional do país.
Coutinho foi indicado pelo capitão do Chelsea,John Terry. O zagueiro também nomeou o brasileiro como melhor meio campista da temporada. Pelas redes sociais, Terry postou uma foto com suas indicações para cada posição.
A escolha é feita a partir da votação dos capitães e técnicos de 100 equipes inglesas, com a restrição de não indicar jogadores do próprio time.
Na sexta-feira (17), serão anunciados os seis finalistas e, no dia 26, os vencedores serão conhecidos.
Em fevereiro, Coutinho havia sido escolhido como melhor jogador do mês.
Fonte: DN

Banco do Brasil e Bradesco anunciam aplicativos para o Apple Watch

Apple Watch
Apple Watch
Apple Watch ainda não tem previsão de venda no Brasil (apesar de rumores que a pré-venda terá início em maio). Porém, Banco do Brasil e Bradesco já anunciaram que terão aplicativo para o relógio inteligente da Apple. 
O Banco do Brasil lança em maio o seu app para o Watch. Segundo o banco, o mês foi escolhido para o aplicativo chegar à loja de apps da Apple pouco antes da pré-venda no País. 
O banco garante que, com seu app, o usuário poderá acompanhar: suas contas (incluindo o saldo), limite para compra no cartão de crédito, valores de lançamentos futuros, entre outros serviços.
Já o Bradesco informou que o aplicativo dele já está pronto. Com ele, o usuário do Watch poderá consultar o saldo da conta, receber notificações do uso dos cartões de crédito e débito, acessar a chave de segurança e buscar pontos de atendimento mais próximo. 
Pré-venda
A comercialização dele já teve início em pré-venda no último dia 10 para Alemanha, Austrália, Canadá, China, EUA, França, Hong Kong, Japão e Reino Unido. A entrega será no dia 24/04.
Fonte: DN

Protestos contra Dilma acontecem em 11 Estados e no Distrito Federal

Dilma
Manifestações contra presidente Dilma Rousseff estão confirmadas em cerca de 170 cidades.
REUTERS
Manifestantes em pelos menos 11 estados e no Distrito Federal saíram às ruas neste domingo para protestar contra a presidente Dilma Rousseff, na segunda manifestação contra o governo federal em menos de um mês.
Os protestos deste domingo aconteciam em Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal, de acordo com a mídia local.
Estão confirmadas manifestações em cerca de 170 cidades do país, segundo o Movimento Brasil Livre, que defende o fim da corrupção, da impunidade e pede "impeachment já" na convocação das manifestações deste domingo em sua página na Internet.
Em Brasília, onde os manifestantes já começaram a dispersar, o protesto reuniu cerca de 25 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, enquanto organizadores estimaram em cerca de 40 mil.
O ato se concentrou na Esplanada dos Ministérios e no fim da manhã os manifestantes foram até o Congresso Nacional, onde gritaram palavras de ordem contra Dilma com ajuda de carros de som. Um grupo chegou a entrar no espelho d'água com bandeiras do Brasil.
No Rio de Janeiro, o protesto acontece na orla da praia de Copacabana e vai em direção ao Leme, com adesão de 10 mil pessoas ao movimento, segundo a Polícia Militar. Houve um princípio de tumulto quando um homem com a bandeira do PT foi hostilizado e precisou ser escoltado pela polícia.
Em São Paulo, os atos contra Dilma acontecem principalmente no interior do Estado em cidades como Campinas, Ribeirão Preto e Guarulhos. Na capital, a manifestação está prevista para começar às 14h na avenida Paulista, que já está bloqueada.
Em 15 de março, centenas de milhares de pessoas foram às ruas do país também para protestar contra a corrupção e alguns grupos também pediram a saída de Dilma, no momento em que ela e o governo enfrentam os piores índices de aprovação desde seu primeiro mandato.
Segundo a pesquisa Datafolha publicada no sábado, a rejeição a Dilma parou de cair, mas ainda em patamar muito elevado. O levantamento mostrou que 13 por cento dos entrevistados acreditam que Dilma faz um governo bom ou ótimo, mesmo percentual da pequisa anterior, enquanto 60 por cento consideram o governo ruim ou péssimo, 2 pontos abaixo da pesquisa anterior. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
Ao mesmo tempo, a pesquisa mostrou que 63% dos brasileiros apoiam a abertura de um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.
Os protestos do dia 15 tiveram um caráter pacífico, ao contrário dos ocorridos em junho de 2013, quando foram registrados incidentes de vandalismo e confrontos entre policiais e manifestantes.
Três dias depois da manifestação de março e em meio a um escândalo bilionário envolvendo a Petrobras, empreiteiras, partidos e políticos, a presidente lançou em Brasília um pacote de medidas contra a corrupção.
Na ocasião, Dilma disse que "a corrupção no Brasil não foi inventada recentemente" e argumentou que seria enfrentada de forma aberta.
Fonte: DN

Rio, Campinas e BH têm atos contra o governo nesta manhã

Avenida
Alguns manifestantes já começam a se concentrar na Avenida Paulista, em São Paulo
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Os protestos marcados para este domingo (12) já reúnem manifestantes em Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG) e Belém (PA), entre outras cidades. Em Fortaleza o protesto está marcado para começar 15h, com concentração na Praça Portugal.
Há atos nos municípios paulistas de Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Itu, Atibaia, Jacareí, Piracicaba, Mogi das Cruzes, Araçatuba, Jundiaí e Presidente Prudente. Na capital do Estado, grupos já se concentram na avenida Paulista, mas a maior parte dos manifestantes deverá comparecer durante a tarde deste domingo (12).
Organizadores de protestos também conseguiram reunir pessoas em Manaus, Vitória da Conquista (BA), Uberlândia (MG), Divinópolis (MG), Paranavaí (PR), Foz do Iguaçu (PR), Chapecó (SC) e Arapiraca (AL).
Em Brasília, a estimativa de participantes divulgada pela Polícia Militar às 10h55 disse que eram5.000 pessoas, ante 30 mil estipulados pela organização do ato. Às 10h20, a PM havia divulgado 3.000.
A reivindicação da maioria das pessoas ouvidas pela reportagem é o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a saída do PT do poder. Alguns manifestantes também apoiam uma intervenção militar e citam o repúdio ao escândalo investigado pela Operação Lava Jato, da PF.
As manifestações de 15 de março, que traziam a mesma pauta, reuniram cerca de 210 mil pessoas na avenida Paulista, segundo o Datafolha, e foram as maiores realizadas na capital desde os comícios pelas Diretas Já, em 1984. Entre os organizadores dos protestos há dúvidas sobre sua capacidade de repetir o desempenho de março.
Fonte: DN

PT e simpatizantes de Dilma defendem #AceitaDilmaVez em reação às manifestações

Dilma Rousseff
REUTERS
O Partido dos Trabalhadores (PT) e os simpatizantes da presidente Dilma Rousseffpublicam neste domingo várias mensagens nas redes sociais em reação às manifestações de hoje. Conseguiram, inclusive, colocar a hashtag #AceitaDilmaVez, em favor da presidente, nos assuntos do momento (trending topics) do twitter.
O PT publica imagens, em seu perfil, convidando para um "twitaço" e um "facebookaço". Alguns simpatizantes pró-Dilma minimizam as manifestações e destacam o menor público presente nos protestos de hoje, em comparação com os realizados no dia 15 de março.
Milhares de pessoas voltaram às ruas neste domingo para protestar contra o governo da presidente Dilma em diversas cidades do País. Havia atos marcados em mais de 400 municípios brasileiros e a maior concentração, até o início da tarde, foi registrada em Brasília, com cerca de 25 mil pessoas na frente do Congresso Nacional e a Esplanada dos Ministérios, segundo a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Já os sete organizadores - Diferença, Vem pra Rua, Foro de Brasília, Tô na Rua, Movimento Brasil Contra a Corrupção, Movimento Limpa Brasil e Movimento Brasil Livre - estimaram em 40 mil, igual ao verificado no protesto do dia 15 de março.
Fonte: DN

No Ceará, 6 cidades têm manifestações contra presidente Dilma

Dilma
Primeira manifestação contra a presidente Dilma no Estado foi registrada em Tauá, pela manhã.
REUTERS
Seis cidades cearenses registram neste domingo manifestações contra a presidenteDilma Rousseff. A primeira ocorreu de manhã em Tauá. Mas devido às chuvas, poucos foram ao Parque da Cidade Enéas Alves Oliveira, na sede do município. Os organizadores calcularam 150 adesões. A Polícia Militar confirmou este número.
Convocado pelas redes sociais, o ato "Fora Dilma", em Tauá, no Sertão dos Inhamuns, teve faixas contra a presidente, pedindo sua renúncia. A lagoa que fica no Parque da Cidade chegou perto de transbordar. Isso, segundo os organizadores, acabou afastando mais manifestantes. "A população brasileira sai às ruas neste domingo em protesto contra o governo, contra a corrupção. É hora de ouvir a voz do povo. As mudanças precisam acontecer. Estamos juntos", escreveu Edy Fernandes, blogueiro de Tauá.
Para a tarde, estão marcadas manifestações em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Horizonte e Nova Russas
Fonte: DN

Número de doações de sangue cai para 99 por dia no mês de abril

Sangue
Luciana Carlos, diretora geral do centro, fez um apelo especial à população da capital reforçando o pedido de doações
FOTO: LUCAS MENEZES
Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) divulgou que a média de doações de sangue por dia do mês de abril, até a última quinta-feira (9), foi reduzida para 99 em Fortaleza, diferente do mês de março que registrou 141 doações. Em janeiro a média foi de 158 doações diárias de sangue e 169 em fevereiro.
Segundo o centro, a taxa pode ter diminuído devido aos feriados deste ano, quando famílias aproveitam para viajar, e também ao grande índice de pessoas com virose neste período de chuva.
A diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, falou sobre a preocupação com a redução. “Se a média diária de 150 doações já era a mínima para atender as necessidades dos pacientes em 307 hospitais em todo o Estado e mais 10 clínicas de hemodiálise, imagina a nossa preocupação com a baixa de doadores que estamos tendo nos últimos dias”, disse.
estoque de sangue de cidades do interior como Quixadá, Juazerio do Norte, Crato, Iguatu e Sobral se mantêm estavéis e está sendo feita uma gestão deste sangue para não faltar atendimento na capital
Luciana apelou à poupulação sobre a necessidade constante de doação. "Nada é mais humano do que a doação de sangue. Venha doar no Hemoce e ajude a salvar vidas”, afirmou.
Quem pode doar
Qualquer pessoa saudável, bem alimentada, que tenha mais de 50 kg e tenha uma idade entre 16 e 69 anos pode realizar a doação de sangue. É necessário apresentar um documento oficial e original com foto.
Os menores de idade podem doar mediante a apresentação de um termo de consentimento, que está disponível no site do Hemoce (www.hemoce.gov.br) e deve ser preenchido pelo reponsável legal.
Confira os postos de doação: 
Hemoce
Segunda-feira a sexta-feira, 7h30min às 18h30min
Sábado, 8 às 16h
Domingo, 8 às 13h
Festa da Divina Misericórdia
12 de abril, domingo, 13 às 19 horas
Festa da Divina Misericórdia
Shopping Aldeota
Rua Barbosa de Freitas (Próximo à entrada do Pão de Açúcar)
Dia 13 de abril, segunda-feira, 15 às 20 horas
Via Sul Shopping
Piso L1, Av. Washington Soares, 4335, Lagoa Sapiranga
Até 14 de junho, 15 às 20 horas
Fonte: DN

Após polêmica, Ed Motta fala pela primeira vez e se defende: "ninguém erra?"

Após polêmica, Ed Motta fala pela primeira vez e se defende: "ninguém erra?"

O cantor Ed Motta, após criar polêmica na sua página do Facebook, se redimiu na tarde desta sexta-feira e pediu desculpas pela publicação que desmerecia o público brasileiro em seus shows na Europa – no mesmo post ele pediu para que parassem de pedir "Manuel", a canção mais famosa da sua carreira, por só falar e cantar músicas em inglês nas apresentações. 
Ed afirmou ainda que seu texto foi escrito de forma equivocada e deixou claro que não o faria novamente.
Por não ter medo de se expor, Motta disse que não se amendronta por suas fraquezas e pediu desculpas a quem tenha se sentido ofendido “pela forma raivosa e equivocada” sobre algo que atrapalha seus shows no exterior, quando, segundo ele, se está num momento frágil emocionalmente no palco. 
Confira a nova mensagem publicada por Ed abaixo:
"Uma retratação sobre meus erros. Ninguém erra? Sim todo mundo erra, e em diferentes escalas, a pessoa pública não é Deus, está no mundo para errar assim como todos. A forma que escrevi muitas coisas eu mesmo repudio, mas é fruto da minha cabeça lotada de revoltas, decepções na arte, paranóias etc que me fazem me entupir de um monte de remédios para ansiedade, depressão etc. Não estou me vitimizando, estou me abrindo com vocês, porque assim como não tenho medo de me expor escrevendo merda, não me amedronto por minhas fraquezas que não são poucas. Depois que se erra, existe um preço a pagar e eu sou completamente ciente disso. Escrevi de forma raivosa e equivocada sobre algo que realmente atrapalha meus shows no exterior, quando se está no palco que é algo frágil emocionalmente, a sensação é de desespero quando ocorre um equívoco. Peço desculpas a todos que se sentiram ofendidos com minhas frustrações. Peço a Deus que eu não repita algo do gênero", disse ele.

Polêmica! Rede Globo decide cortar beijos gays em "Babilônia"

Polêmica! Rede Globo decide cortar beijos gays em "Babilônia"

Ao que tudo indica, a emissora carioca Rede Globo não vai parar de editar a sinopse da novela Babilônia. A primeira grande alteração envolveu Alice (Sophie Charlotte) que não vai mais se prostituir. Depois, a trama da Rede Globo teve o seu logotipo alterado do vermelho para o branco após uma campanha religiosa contra o folhetim de Gilberto Braga. Agora, Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg não vão mais trocar carinhos em cena, afirma o colunista de TV Daniel Castro.
Segundo o jornalista, a baixa audiência do folhetim das nove tem influenciado tais decisões da direção da emissora carioca. Além disso, a relação homossexual entre as octagenárias Teresa e Estela, que se beijaram logo no capítulo de estreia, foi rejeitada por telespectadores participantes de um grupo de pesquisas. Eles gostam das personagens, mas não querem ver as atrizes trocando carícias no folhetim.
"As personagens foram totalmente aceitas nos grupos de discussão. São positivas, têm bom caráter. As mulheres ouvidas dizem que elas souberam criar muito bem o filho, Rafael (Chay Suede). Mas as espectadores rejeitam manifestações de carinho físico. Carinho verbal elas aprovam. Então, vamos evitar os contatos físicos entre as duas personagem daqui pra frente. A trama não muda. Não há rejeição a elas nem à temática", disse Ricardo Linhares, um dos autores da novela.
Fonte: MSN.


Leia mais: http://www.diario24horas.com.br/noticia/39938-polemica-rede-globo-decide-cortar-beijos-gays-em-babilonia#ixzz3X6VZxGd2

Pedro Campêlo e CN3 Engenharia são destaques do Aracoiaba News

Em sua 12ª edição dominical, a revista Destaque Aracoiaba News, desta semana estampa sua capa a CN3 Engenharia sob direção do engenheiro Pedro Campêlo Nogueira.
Fundada em 28 de fevereiro de 2012, a CN3 Engenharia, a cada dia vem ganhando seu espaço e tornando-se uma empresa de grande referência no Maciço de Baturité e no estado do Ceará.
Pedro Campêlo Nogueira é um jovem aracoiabense, formado em Engenharia Civil pela UFC, casado com a nutricionista Liane Edith dos Santos Paixão Píneo Campêlo, é filho de Marilene Campelo Nogueira e Jose Danúsio Nogueira, tendo como irmãos, Jonas Campêlo Nogueira e Thiago Campêlo Nogueira.


SERVIÇOS
·       Assessoria e consultoria em obras e projetos de Engenharia;
·       Elaboração de projetos e orçamentos em obras públicas e privadas;
·       Fiscalização e emissão de desenhos técnicos;
·       Levantamentos topográficos e plantas georeferenciadas;

A empresa fica localizada na CE 060, próximo ao Ara Parque e ao antigo restaurante oficina.

Aguardem o próximo Destaque!!

UVC - Hérberlh Mota é Destaque da Revista Mundo Ceará



Recém-nascida é encontrada no lixo

Image-0-Artigo-1832942-1
A menina está hospitalizada, sob observação, mas não corre risco de morte, segundo a equipe médica. Nenhum familiar foi localizado
Um bebê recém-nascido foi encontrado em uma caixa de papelão, dentro do lixo, na esquina das ruas Trajano de Morais e Maria Amália, no bairro Passaré, no fim da noite da última sexta-feira. Conforme informações da Polícia, populares acharam a criança e acionaram uma patrulha da Ronda do Quarteirão.
Os militares estiveram no local e conduziram a criança até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde ele foi medicada e permanece internada. Embora ainda esteja sob observação, a menina não corre riscos de morte, conforme a equipe médica informou à PM. Mesmo assim, como foi abandonada logo após seu nascimento, inspira um período de cuidados.
Os policiais postaram nas redes sociais imagens da pequena quando ela foi achada. Por enquanto, nenhum familiar da menina foi localizado. O Conselho Tutelar da área já foi informado sobre os fatos e está realizando os procedimentos cabíveis.
Caso os parentes do bebê não apareçam para reclamá-la, ou sejam identificados pela equipe do Conselho Tutelar, a menina deverá ser encaminhada a um abrigo de menores.
Fonte: DN

O que precisa ser feito para enfrentar a crise

Image-0-Artigo-1832554-1
Mesmo sem entender exatamente o que levou ao cenário de crise econômica no País, o brasileiro já constatou que essa situação atingiu seu bolso e a rotina, implicando em uma série de mudanças e cortes de gastos. O planejamento financeiro e a redução das despesas para driblar a inflação e os preços altos de serviços básicos, e até para se prevenir das oscilações no mercado de trabalho, tarefa já difícil para muitas famílias, traz consigo ainda outro desafio: o desapego ao padrão de vida - e de consumo - adquirido ao longo dos últimos anos. Mais do que se organizar para sair do limite do endividamento, o consumidor precisa, especialmente neste ano, aceitar que é necessária uma mudança de comportamento.
Segundo os dados do Perfil de Endividamento do Consumidor de Fortaleza, divulgados na última semana pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE), em abril, o percentual de comprometimento da renda familiar dos consumidores é de 31,8%, superando os 30% ditos como ideal por especialistas.
Já o percentual de consumidores inadimplentes, que são aqueles com contas em atraso por não terem condições de pagar e nem previsão de quando poderão quitar os débitos, segundo o levantamento, é de 6,5% neste mês. Apesar de ter permanecido praticamente estável do ano passado para cá, essa taxa cresceu 54,76% ao longo dos últimos cinco anos, comprovando que os cearenses estão tendo dificuldades para tomar as rédeas das despesas.
Apego material
Orientações financeiras para reverter essa situação não faltam, e vão desde a escolha por marcas mais baratas no supermercado a trocar de casa, buscando um aluguel mais barato. Essa consciência, contudo, está condicionada a uma postura mais madura diante do consumo, como aponta a coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor e Administração Familiar (Educom) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Shandra Aguiar.
"As pessoas se apegam muito aos bens materiais, ao estilo de vida, essa tem que ser a primeira mudança. Nós vivemos nessa sociedade de consumo em que o ser foi substituído pelo ter, mas é preciso entender que se cada um na família fizer um sacrifício pequeno, isso vai se reverter em melhora para todos", argumenta a especialista.
Conversa em família
O diálogo em família ressurge como estratégia de conscientização para os tempos de orçamentos baixos, acrescenta Shandra, contribuindo para a organização das finanças. "Isso deve ser muito bem trabalhado em conjunto, e o diálogo ajuda as pessoas a aceitarem que tem que mudar", aconselha.
Para além dessas mudanças comportamentais, ela indica outras atitudes que podem contribuir para amenizar o aperto financeiro desse período, como a essencial economia de água, luz e telefone. "Outra coisa importante é não se desesperar porque está na crise e acabar, por exemplo, lançando mão de empréstimos que não pode pagar", alerta a professora.
Projeções otimistas
O contexto de crise abre, ainda, espaço para o otimismo, afinal, segundo Shandra, "é preciso aprender que nas piores situações a gente encontra caminhos que nunca antes tinha imaginado". O economista Alex Araújo lança projeções ainda mais esperançosas para o segundo semestre desse ano: "Muita coisa ainda pode dar errado, mas a gente talvez esteja hoje no pior nível da crise. Estamos começando a ver a movimentação de medidas de resolução a tendência é que, ao longo dos próximos meses, a gente comece a ver o cenário mais claro", aponta.
Até lá, contudo, listas, metas e todos os outros métodos de planejamento financeiro terão de entrar, de vez, no dia a dia do brasileiro.
Fonte: DN

Fortaleza e Icasa duelam por um lugar na final do Estadual

Cassiano
Atacante Cassiano deverá formar dupla com Lúcio Maranhão ou Cássio diante do Icasa
FOTO: KIKO SILVA
O Fortaleza entra em campo diante do Icasa, hoje, às 16h, na Arena Castelão, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Cearense, com um objetivo e três metas à vista: vencer para carimbar a vaga na decisão do Estadual e, de quebra, garantir vaga nas Copas do Nordeste e do Brasil de 2016.
Com melhor campanha e a vitória por 2 a 1 no jogo de ida, em Juazeiro do Norte, o Tricolor pode até perder um gol de diferença para avançar à final da competição, mas o desejo é conseguir o triunfo diante da torcida para manter a boa fase e chegar à terceira vitória consecutiva - além de conseguir os privilégios como finalista.
"É o jogo mais importante do semestre para nós. A gente tem que entrar muito forte e fazer um jogo intenso para criar as oportunidades e fazer o que a gente vem fazendo nas partidas em casa: jogar bem e conseguir o resultado. Essa é a nossa ideia, porque a gente sabe da importância do jogo, e como é importante o Fortaleza ter um calendário como tem hoje, que eu não tive em 2014. Eu vivi os dois momentos e sei qual é a diferença", explicou o técnico Marcelo Chamusca, que disputou apenas Estadual e Série C no ano passado.
Para armar a equipe, o comandante tricolor não conta com o meia Daniel Sobralense, que sofre com dores na panturrilha esquerda. A baixa no time abre espaço para o atacante Cassiano, que espera aproveitar a chance para entrar na briga pela titularidade.
"Fico contente com isso. Agora é tentar fazer um grande jogo para a gente conseguir a vitória para chegar à final e buscar o título", disse.
O parceiro de ataque, porém, ainda está indefinido. Durante a semana, Marcelo Chamusca testou Cássio e Lúcio Maranhão - autores dos gols da vitória no Romeirão - e ficou satisfeito com o que viu de ambos, mas admite a preferência pelo retorno do segundo à equipe devido ao estilo de jogo do Verdão.
"Pelas características do adversário e do jogo, ele (Lúcio Maranhão) se encaixa um pouco melhor do que o Cássio. Com o Cássio, a gente ganha uma força muito grande em bola parada, porque ele ataca muito bem no jogo aéreo e demonstrou isso nos últimos jogos. O Lúcio é um jogador com um pouco mais de mobilidade e velocidade, e a gente ganha um poder de "flutuação" mais qualificado. São dois jogadores que estão em um momento muito bom, o que é interessante para mim", avaliou o técnico.
Icasa vai ao ataque para conseguir o improvável

ESTADO DE 'OVERTRAINING' - Cuidados para evitar excesso de exercício

Image-0-Artigo-1826264-1
É fato que a prática regular de atividade física é benéfica ao organismo. No entanto, quando há sobrecarga de exercícios e é mal orientada, o indivíduo tende a desenvolver um quadro de overtraining, ou seja, supertreinamento. O conjunto de alterações fisiológicas geradas pelo desequilíbrio entre o treinamento e o recovery (recuperação), pode ser o gatilho para desencadear esse distúrbio.
O overtraining pode se manifestar de duas formas. Como "estado" é definido pelo acúmulo de estresse no treinamento e no não treinamento e o decréscimo da capacidade de performance em curto prazo, com ou sem sintomas psicológicos e fisiológicos. A performance pode ser restaurada em poucos dias ou semanas.
Como "síndrome" é resultado do acúmulo de estresse no treinamento e no não treinamento, com decréscimo da capacidade de performance a longo prazo (com ou sem sinais psicológicos e fisiológicos). Neste caso, a performance pode levar várias semanas e até meses para voltar ao normal, explica o coordenador da Liga de Fisioterapia Esportiva da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rodrigo Ribeiro de Oliveira.
Treinar intenso
Para o especialista em medicina esportiva, Dr. Marcus Vinicius Strozberg, o hábito de frequentar avidamente as academias e o culto ao corpo e à beleza têm provocado riscos previsíveis à saúde.
"Pessoas que antes só treinavam uma ou duas vezes por semana, hoje o fazem várias vezes e até mais de uma vez por dia, tentando acelerar o resultado". E completa: "o que vemos hoje são as academias oferecendo uma rotina de treinamento intenso, exigente, como se fosse para um esportista profissional".
Mais que prazer
Para a psicóloga Marina Souza Lobo Guzzo, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutora em Psicologia Social, é importante a participação de uma equipe multidisciplinar para acompanhar um programa intensa de exercícios físicos.
Segundo ela, um profissional experiente ajuda a controlar os "desejos" do atleta, direcionando-o para a correta realização das atividades, sem correr o risco de ter o ímpeto de praticar excessivamente um exercício, na busca de melhorar a performance.
"Para os praticantes amadores, isso pode começar a aparecer quando a ideia do resultado está acima do prazer da prática. A frase famosa 'No pain, no gain' é uma verdade que tem de ser relativizada", adverte a especialista.
Relaxar
Os efeitos do overtraining são potencializados com a intensidade do exercício e a dificuldade de a pessoa relaxar. Dr. Marcus Strozberg cita, ainda, outros fatores que, uma vez combinados com o treino excessivo e a falta de relaxamento, podem causar o distúrbio. É o caso, por exemplo, do déficit alimentar (não compatível com o esforço realizado), alterações hormonais ou uma elevada redução na quantidade de gordura corporal.
Fonte: DN

31 municípios registram chuvas neste domingo (12)

Funceme
Em Fortaleza, segundo a Funceme, a nebulosidade é variável e foram previstas chuvas durante a madrugada e o início da manhã deste domingo (12)
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Choveu em 31 municípios no período entre às 7h00 do sábado (11) e as 7h00 destedomingo (12), o mesmo número registrado no período entre sexta e sábado. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que também identificou a maior chuva registrada: na cidade de Ipaumirim, com 72.0 mm.
previsão do órgão para o domingo é praticamente a mesma de sábado. As regiões cearenses ainda permanecem sob uma instabilidade atmosférica, o que pode causar uma nebulosidade com chuvas prováveis no centro e no norte do estado. No sul, as possibilidades de precipitação são isoladas.
Confira os municípios com as 10 maiores chuvas no Ceará:
Ipaumirim (Posto: Ipaumirim) : 72.0 mm
Bela Cruz (Posto: Prata) : 44.0 mm
Granja (Posto: Pessoa Anta) : 44.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Sede) : 37.6 mm
Acopiara (Posto: Caixa) : 34.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Pecem) : 33.2 mm
Novo Oriente (Posto: Novo Oriente) : 31.2 mm
Ipaumirim (Posto: Felizardo) : 30.8 mm
Boa Viagem (Posto: Boa Viagem) : 29.0 mm
Iguatu (Posto: Iguatu) : 29.0 mm
Fonte: DN

Fórmula 1: Hamilton confirma favoritismo e leva GP da China

Hamilton
Lewis Hamilton ergue a taça do GP da China de Fórmula 1 e dispara na liderança da temporada
FOTO: REUTERS/ALY SONG
Depois de liderar todos os treinos leves e obter a poli position só faltava vencer a prova do GP da China, na madrugada deste domingo para coroar o fim de semana perfeito para de Lewis Hamilton e sua Mercedes. Pois bem, foi o que aconteceu. Com tranquilidade o inglês venceu a prova e, de quebra, ainda viu seu companheiro de escuderia, o alemão Nico Rosberg, em segundo lugar. O terceiro colocado, fechando o pódio, foi o também alemão Sebastian Vettel, da Ferrari
Os brasileiros Felipe Massa, da Williams, eFelipe Nasr, da Sauber, terminaram a prova em 5º e 8º lugar, respectivamente. Em quarto lugar ficou o piloto da Ferrari, o finlandês, Kimi Räikkönen. Em sexto terminou o também finlandês Valtteri Bottas, da Williams. O sétimo colocado foi o francês Romain Grosjean, da Lotus. Em 9º ficou o australiano Daniel Ricciardo, da RBR, seguido por Marcus Ericson, da Sauber em 10º lugar.
Com os resultados, o Mundial de Pilotos ficou assim, após 3 corridas da temporada 2015 da Fórmula 1:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) 68 pontos
2 - Sebastian Vettel (Ferrari) 55 pontos
3 - Nico Rosberg (Mercedes) 51 pontos
4 - Felipe Massa (Williams) 30 pontos
5 - Kimi Räikkönen (Ferrari) 24 pontos
6 - Valtteri Bottas (Williams) 18 pontos
7 - Felipe Nasr (Sauber) 14 pontos
8 - Daniel Ricciardo (RBR) 11 pontos
Mundial de Construtores
1 - Merceds 119
2 - Ferrari 79
3 - Williams 48
4 - Sauber 19
Fonte: DN