Buscar

06 abril 2015

Atendimento no IJF reduz quase 8% durante feriadão da Semana Santa

ijfO Instituto Dr. José Frota (IJF) divulgou na manhã desta segunda-feira (6) o balanço do número de atendimentos feitos nesse feriadão de Semana Santa. Foram registrados no total 1.098 atendimentos – compreendido entre os dias 2, 3, 4 e 5 (período que compreende quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo) de março de 2015. Em 2014, no mesmo feriado, o IJF atendeu 1.181 pacientes. Isso significa que houve uma queda de 8% no número de atendimentos.
No trânsito, neste ano, foram 304 atendimentos, sendo 51 vítimas de acidentes de automóveis, 214 vítimas de acidentes de motocicletas, 20 vítimas de acidentes com ciclistas e 19 atropelamentos. Em 2014, foram registrados 350 atendimentos, sendo 259 vítimas de acidentes com motocicletas, 36 vítimas de acidentes com automóveis, 28 acidentes envolvendo pedestres e 27 acidentes com ciclistas.
O Instituto Dr. José Frota registrou ainda durante este feriadão:
Acidentes com animais e intoxicações: 33 atendimentos
Agressão Física: 56 atendimentos
Perfuração por arma branca: 25 atendimentos
Perfuração por arma de fogo: 33 atendimentos
Quedas: 176 atendimentos
Queimaduras: 39 atendimentos
Fonte: Ceará Agora

Ex-prefeito de Quiterianópolis é condenado por não prestar contas de verba de Réveillon

quiterianopolis-1-448x320O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) conseguiu a condenação do ex-prefeito de Quiterianópolis (CE) Francisco Vieira Costa, acusado de prestar contas de forma insuficiente, o que impediu que o órgão fiscalizador verificasse a regular aplicação dos recursos federais repassados ao município para realização do Réveillon de 2011. A sentença é resultado de ação de improbidade administrativa ajuizada pela Procuradoria da República no Município de Crateús (PRM-Crateús) em janeiro de 2014.
Na ação, o MPF detalha que o ex-gestor deixou de apresentar documentação relativa à prestação de contas da aplicação dos recursos financeiros federais repassados ao município. O convênio, celebrado com o Ministério do Turismo, totalizava R$ 100 mil.
Na sentença, o Juiz Federal da 24ª Vara da Justiça Federal destacou que a conduta de não prestar contas também engloba a prestação insuficiente, porque o que se busca é assegurar transparência na aplicação do recurso público. “A violação aos princípios da administração pública é patente, e o prejuízo sofrido pelo erário mostra-se definido. Do total dos recursos compreendidos no convênio, o montante cuja aplicação não foi comprovada perfaz um total de R$ 48.859, fazendo-se necessário o ressarcimento do dano evidenciado”, diz trecho da decisão judicial.
O ex-prefeito foi condenado a ressarcir integralmente o prejuízo causado aos cofres públicos e pagar multa correspondente a dez vezes o valor da remuneração enquanto prefeito, além de ter suspensos os direitos políticos pelo prazo de três anos.
Fonte: Ministério Público Federal no Ceará.
Fonte: Ceará Agora

Dilma agradece Cid Gomes e deseja “sucesso” em projetos pessoais

FOTO: DIVULGAÇÂO
FOTO: DIVULGAÇÃO
A presidente Dilma Rousseff, durante assinatura do termo de posse do novo ministro da Educação,Renato Janine, agradeceu ao ex-ministro  Cid Gomes, antecessor de Janine pela dedicação que teve nos dois meses que foi ministro da Educação.  “Queria agradecer Cid Gomes por ter cancelado seus projetos pessoais, muito tempo acalentados, para aceitar o desafio de assumir o MEC”, disse a chefe do Poder Executivo.
Cid Gomes pediu demissão do cargo há quase vinte dias, depois de ter dito na tribuna da Câmara Federal que havia na Casa “achacadores”, repetindo afirmação que tinha feito em uma universidade no Pará. A presidente Dilma Rousseff ainda desejou “sucesso” a Cid Gomes em seus novos projetos pessoais. “Desejo a Cid todo o sucesso em seus novos projetos pessoais”, disse.
O ex-ministro reapareceu nas redes sociais, ontem, quando postou uma foto em sua página no Facebook de um arco-íris. “Foto tirada ontem na estrada Coreaú – Alcântaras. Boa Páscoa para todos!”, escreveu.  Cid Gomes também teria participado de evento com políticos do Interior, que contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (PROS). 
arcoiriso
FOTO: REPRODUÇÃO FACEBOOK

Fonte: DN

Casa de shows 'Mucuripe' voltará às atividades

Mucuripe
Local do novo 'Mucuripe' será revelado durante coletiva na quarta-feira (8).
FOTO: ARQUIVO
"Totalmente renovados, reestruturados'. É desta forma que a casa de shows 'Mucuripe', antes Mucuripe Club e agora 'Mucuripe Music', anuncia seu retorno às atividades.
Detalhes do funcionamento da nova casa de shows serão divulgados na próxima quarta-feira (8).
Encerramento em janeiro
O Mucuripe Club havia anunciado o encerramento das atividades em janeiro deste ano para que fosse erguido outro tipo de lazer aos cearenses: o das compras. O Feirão Leste-Oeste, nome do novo empreendimento a ser implantado no local, está previsto para inaugurar no início de maio e promete ser o maior da cidade.
Fonte: DN

Reitor da UFC é o titular da Secretaria de Educação Superior do MEC

Jesualdo_
FOTO: DIVULGAÇÃO/UFC
O Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Jesualdo Pereira Farias, foi confirmado nesta segunda-feira (6) comonovo titular da Secretaria de Educação Superior (SESu), do Ministério da Educação. O convite foi feito pelo ministro Renato Janine Ribeiro, que tomou posse hoje pela manhã em solenidade com a Presidenta Dilma Rousseff.
A Secretaria é a unidade responsável por planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da Política Nacional de Educação Superior.
Nos próximos dias, o Prof. Jesualdo Farias convocará o Conselho Universitário a fim de formalizar sua renúncia ao cargo de Reitor da UFC e dar cumprimento ao que determina o Estatuto da UFC para o caso de vacância do cargo. O Vice-Reitor Henry Campos assumirá o exercício da Reitoria, conforme previsto no Estatuto da UFC.
Fonte: DN

Morre menino da campanha Força Marquinhos

força marquinhos
Marquinhos foi diagnosticado com leucemia em julho de 2014
FOTO: REPRODUÇÃO
"Segundo a tradição judaico-cristã, conforme relatos bíblicos, anjos são criaturas espirituais que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus. Comumente, por sua inocência e virtude, eles são pintados como criança". Com essas palavras, o empresário Totonho Laprovítera anunciou, às 11h48, em seu blog, que Marcos Dias Viveiros, de 10 anos,faleceu hoje de manhã (6), em São Paulo.
O garoto que deu nome à campanha Força Marquinhos foi diagnosticado com leucemia em julho de 2014 e conseguiu fazer otransplante de medula óssea em novembro do ano passado após mobilização para conseguir um doador. Sua morte se deu após complicações em seu quadro clínico.
Laprovítera, que era tio-avô de Marquinhos, diz que o menino, agora, "passa a fazer parte da primeira tríade composta pelos anjos mais próximos de Deus". Para o empresário, o garoto "apresentava-se muito além do seu breve tempo de existência material".
Totonho Laprovítera conta ainda, no blog, que Marquinhos era uma criança adorável, que ensinou as pessoas e continuará ensinando "sobre as coisas simples da vida, aquelas que nos harmonizam à mais legítima felicidade". O empresário afirma que, da última vez em que esteve com o sobrinho-neto, Marquinhos gargalhou ao ouvir as histórias de criança do tio. "É, acho que, a depender da vontade dele, ele vai se tornar um bondoso anjo da guarda das crianças mais necessitadas", finaliza. 
De acordo com o tio-avô, o corpo do menino ainda não tem data para chegar a Fortaleza.

Solidariedade

Ceará teve quase 3 mil raios registrados no feriado da páscoa

Raios
O município com maior incidência foi Caucaia (222), seguido de Itapipoca (155) e Pentecoste (152)
W. MACEDO
Em apenas três dias, entre 3 e 5 de abril,2.991 raios foram registrados em todo o Ceará. No período relativo ao feriado da páscoa, o município com maior incidência foiCaucaia (222), seguido de Itapipoca (155) ePentecoste (152). Somente neste ano, já foram observadas 65.408 descargas em todo o Estado.
Sobral é a cidade que recebeu mais raios em 2015, com 2.434 incidências. Ao longo do ano anterior,  o Ceará teve 153.470 registros, com Granja tendo recebido o maior número deles (9.530). Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (6) pela Coelce.
Medidas simples devem ser tomadas pela população dentro e fora de casa para evitar acidentes, como o que vitimou a universitária Nayara Ferreira Gomes, de 20 anos, no bairro Canindezinho. Na sexta-feira (3), a jovem estava deitada numa rede próxima a um computador quando um raio atingiu sua casa. Segundo ela, a descarga elétrica aconteceu por volta das 13h30 e teria destruído o telhado. Os escombros feriram a estudante na cabeça e os tendões de um dedo da mão direita foram rompidos.
O monitoramento dos raios é feito pelo Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Coelce. De acordo com a companhia energética, operadores do Centro de Controle do Sistema (CCS) acompanham a situação em todo o Estado e orientam as equipes de manutenção sobre ocorrências na rede elétrica provocadas pelas descargas atmosféricas.
Para informar a ocorrência de raios, a população deve ligar gratuitamente para o número0800.285.0196. A Coelce também divulga outros canais de comunicação pela internet, como o Twitter (@coelce), Facebook (/coelce) e o site www.coelce.com.br, além do aplicativo para smartphones (Coelce).
Cuidados dentro de casa durante tempestade:
- Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
- Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
- Evitar consertos de instalações elétricas;
- Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Cuidados fora de casa durante tempestade:
- Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
- Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
Fonte: DN

Charge

Charge

Novo ministro da Educação assume cargo nesta segunda-feira


A cerimônia de posse do novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, acontece nesta segunda-feira (6) em Brasília. O evento contará com a presença da presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

Na tarde desta segunda, Janine também participará da cerimônia de transmissão de cargo, com a participação do atual ministro interino, Luiz Cláudio Costa, às 15h. O governo já anunciou que Costa voltará a ocupar o cargo de secretário-executivo do MEC.

Janine ensinou por 20 anos na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Entre os cargos que ocupou está o de presidente da Comissão de Cooperação Internacional da USP (CCInt) e secretário e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Também foi diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes (2004 a 2008), quando dirigiu mais de 2.500 cursos de mestrado e doutorado do Brasil.

Janine é professor aposentado de ética e filosofia política na Universidade de São Paulo (USP).

A divulgação de seu nome para o ministério foi elogiada pelos especialistas da área.


Fonte: CN7

Metade das obras de água e esgoto do país financiadas pelo PAC está parada


Uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no programa de água e esgoto do Ministério das Cidades, financiado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mostra que, de 491 contratos analisados, 283 (57,6%) estão com obras paralisadas, atrasadas ou não iniciadas.

Segundo reportagem do jornal O Globo desta segunda-feira (6), só os projetos parados correspondem a investimentos de R$ 1,4 bilhão. A principal causa de paralisação ou atraso é a deficiência nos projetos de engenharia.  A região Nordeste concentra a maior quantidade de contratos de obras paralisadas.

SANEAMENTO NO PAÍS

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento de 2013, no Brasil, 51,4% das pessoas não têm acesso a coleta de esgoto e 51% não sabem o que é ter o esgoto tratado.

A falta de acesso à água tratada é uma realidade para 17,5% da população. Se mantido o ritmo de investimentos definido para 2011, o 1º ano de mandado da presidente Dilma, a universalização dos serviços de esgoto só ocorreria em 2060 e de água, em 2039.


Fonte: CN7

Universidades particulares planejam cortes após novas regras do Fies

aditamento-fies
De acordo com o jornal ‘Folha de S. Paulo’, universidades particulares planejam um corte de investimentos e até o oferecimento de crédito privado para alunos do ensino médio. As medidas podem reduzir o impacto das restrições do governo ao Fies (Programa de Financiamento estudantil). A criação de cursinhos também é uma medida em discussão.
A publicação afirma que as ações partiram de algumas das 30 instituições que mais receberam alunos com o financiamento estudantil entre 2010 e 2014. Elas concentraram cerca de 500 mil contratos nesse período, o que corresponde a 27% do total. A lista de instituições, obtidas pela ‘Folha’, contém faculdades como a Unip, com mais 200 mil alunos na graduação.
Recentemente, o governo anunciou algumas restrições para concessão de financiamentos. Uma delas exige que o aluno tenha obtido a partir de 450 pontos no Enem e não tenha zerado a redação.
A rede Laureate, que está na lista das 30 maiores no Fies, pretende criar aulas de reforço para jovens de escolas públicas. Segundo o presidente, José Roberto Loureiro, “o corte pela nota pode condenar uma camada da população jovem ao fracasso”. 22% dos alunos da Laureate têm financiamento pelo Fies.
Outra nova regra para o programa será o reajuste de mensalidades. A partir de agora, o limite para o reajuste nos contratos será de 6,4%.
De acordo com o Governo Federal, as medidas são para garantir melhor qualidade do ensino e reduzir os custos do programa.
Fonte: Ceará Agora

Sejus confirma 2º caso de meningite na cadeia de Aquiraz

FOTO: GISLEINE CARNEIRO/ TV VERDES MARES
Mais um caso de meningite foi confirmado entre os presos da Cadeia Pública de Aquiraz. De acordo com a Secretaria de Justiça do Ceará (Sejus), agora, são dois internos diagnosticados com a doença. Ambos estão em tratamento no Hospital São José de Doenças Infecciosas, em Fortaleza.
O primeiro registro de meningite no local foi detectado neste fim de semana. No último domingo (05/04), mais quatro presos apresentaram sintomas semelhantes aos da infecção, mas três tiveram as suspeitas descartadas e apenas uma nova ocorrência foi confirmada. Desde então, segundo a Sejus, nenhum outro interno exibiu sinais da doença.
Na manhã desta segunda, uma equipe de saúde está na Cadeia fazendo a coleta de sangue de todos os presos para análise. Conforme a Sejus, a ação é preventiva. No momento, 103 pessoas estão encarceradas no local.
A Cadeia ficará interditada por sete dias para bloqueio epidemiológico.
Fonte: Ceará Agora

Riscos sobre o fumo devem ser exibidos em maços de cigarro

cigarro
“Este produto causa câncer. Para de fumar. Disque saúde 136” deve estar em destaque nas embalagens
FOTO: USP IMAGENS/ FOTOS PÚBLICAS
Além da imagem de alerta na parte de trás da embalagem, os maços de cigarro deverão conter mais um aviso na parte frontal. É  o que determina nova decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Agora,  cerca de 30% da parte da frente será ocupada com um alerta. A mensagem de advertência sanitária deverá ser impressa da seguinte forma: “Este produto causa câncer. Para de fumar. Disque saúde 136”, escrito de forma legível e destacada, com letras brancas, em fundo de cor preta. A norma deverá ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.
Ainda de acordo com a determinação,  fica proibido o uso de qualquer tipo de envoltório que impeça ou dificulte, de forma total ou parcial, a visualização da advertência sanitária, inclusive pela abertura da embalagem.
Segndo o jornal O Globo, o alerta já estava previsto no decreto 8.262/14, que regulamentou a lei federal do antifumo, de 1996. Segundo o texto, "as embalagens de produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco, conterão: advertência escrita do malefício do fumo...", mas sem especificar como ele seria disposto no produto. As empresas terão até o dia 1º de janeiro de 2016 para se adequarem à norma, que, segundo a Anvisa, passou por consulta pública.
Fonte: DN

Comissão marca julgamento do caso de doping do brasileiro Anderson Silva

O "Spider" já havia sido suspenso temporariamente (Foto: UFC)
O “Spider” já havia sido suspenso temporariamente (Foto: UFC)
A Comissão Atlética de Nevada marcou para o próximo dia 21 de abril a reunião que julgará o caso de doping do brasileiro Anderson Silva. O ex-campeão do UFC já havia sido suspenso temporariamente pela Comissão após ser flagrado no exame antidoping naluta contra o americano Nick Diaz, no UFC 183, em janeiro deste ano.
Apesar da confirmação da data, ainda não está definido se os advogados do brasileiro pedirão mais tempo para preparar a defesa do “Spider”. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (3), pelo site do Combate.
Caso a reunião realmente aconteça no dia 21 de abril, como previsto, o mundo do MMA pode conhecer qual será a punição do brasileiro, caso ele seja considerado como culpado.
Anderson Silva foi flagrado no exame antidoping feito no dia 9 de janeiro por uso de drostanolona e androsterona, dois esteroides ANABOLIZANTES. Após a luta, o Spider também acusou positivo em outro exame, desta vez por uso detemazepam e oxazepam, usados como calmantes e no combate à ansiedade, e novamente drostanolona.
Fonte: DN

Gato é capturado com celulares, carregadores e chips dentro de penitenciária

Gato
O animal estava com os objetos presos ao corpo
FOTO: VC REPÓRTER/WHATSAPP
Uma ocorrência no mínimo inusitada foi registrada na Penitenciária Padrão Romero Nóbrega, na cidade de Patos, na Paraíba. Um gato foi capturado com quatro celulares, carregadores e sete chips de diversas operadoras, que seriam entregues aos presos do local.
Segundo informações de agentes penitenciários, o animal foi encontrado durante a ronda noturna, na noite do último domingo (5). Os policiais perceberam um barulho estranho e, ao chegar no interior da unidade, encontraram o gato preso em uma das grades.
Foram usados esparadrapos e gazes para prender os objetos no corpo do gato. A Polícia está investigando, mas ainda não sabe de quem é o material.
Os objetos foram apreendidos e o animal será encaminhado à Vigilância Sanitária da Paraíba. O fato foi encarado com supresa pelo policiais, que relataram ser a primeira vez que acontece algo do tipo no local.
Fonte: DN

Apple lança vídeos para ajudar a conhecer melhor o Watch

Apple Watch
Apple Watch
A Apple está disponibilizando alguns vídeos aqui ou na canal da empresa no YouTubecomo uma tentativa de mostrar melhor as possibilidades que se abrem com o Watch, orelógio inteligente da marca que chega às lojas no próximo dia 10 de abril, data da pré-venda. O produto tem data de disponibilidade nas lojas dia 24 próximo.
A empresa já deixou bem claro que tentará evitar as tradicionais filas para a compra do aparelho. Como? Para adquirir um, o interessado terá que comprá-lo via Apple Store Online. Neste caso, ele só irá até a loja para buscar o smartwatch. Mas também, claro, pode pedir para o device ser entregue na residência, trabalho ou escola, por exemplo, do comprador. 
O Watch será vendido a preços de US$ 349 até US$ 12 mil.Quem quiser conhecer de perto o aparelho também terá que marcar o horário.
Fonte: DN

Anvisa aprova indicação da vacina Prevenar 13 para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos

vacina
Em 2014, SUS registrou, por exemplo, a internação de 15.730 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos por pneumonia
FOTO: MANUELLA BRANDOLFF/ PALÁCIO PIRATINI/ FOTOS PÚBLICAS
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de ampliar no País a indicação da vacina Prevenar 13, que protege contra infecções causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, como é o caso dapneumonia. Desenvolvido pela Pfizer, o imunizante já era indicado no Brasil para crianças de até seis anos de idade incompletos e adultos a partir dos 50 anos. Agora, poderá ser utilizado também por indivíduos entre 6 e 17 anos de idade.
pneumonia pneumocócica é o tipo mais comum de pneumonia adquirida em comunidade.  Nos Estados Unidos, a doença atinge cerca de 900 mil pessoas por ano e metade deste total necessita dehospitalização. No Brasil, as doenças respiratórias representam a quinta causa mais importante de morte.  Nesse grupo de doenças, a pneumonia é a segunda causa mais comum de óbito e a principal de internação.
Em 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou, por exemplo,  a internação de 15.730 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos por pneumonia.  A regiões mais afetadas foram o Nordeste e o Sudeste.
A pneumonia pneumocócica pode acarretar complicações importantes, como insuficiência respiratória e cardíaca. Pessoas com doenças crônicas, como diabete, são mais propensas a desenvolver doenças pneumocócicas e podem ter afetadas suas funções físicas e vitais, atingindo a saúde de forma significativa. 
Prevenar 13
vacina pneumocócica conjugada 13-valente protege contra os sorotipos 1, 3, 4, 5, 6A, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F e 23F, que estão entre os mais prevalentes em todo o mundo. É a vacina pneumocócica conjugada mais usada em todo o mundo. Foi introduzida para uso de bebês e crianças em dezembro de 2009 na Europa e já está aprovada em mais de 120 países no mundo. A vacina também foi aprovada para adultos com 50 anos ou mais em mais de 90 países. Esse é o caso do Brasil, que em 2013 recebeu a aprovação da Anvisa para uso nesta faixa etária. Aimunização já era indicada para crianças de até seis anos incompletos. 
Fonte: DN

PLANTÃO POLICIAL - Acidentes e facadas marcam fechamento de feriadão no Sertão Central

Quixadá
Três acidentes e três lesões corporais com objetos cortantes marcaram o último dia do feriadão da Semana Santa na região Centro do Estado. Conforme o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 9º Batalhão Policial Militar (BPM), nos três acidentes de trânsito, não houve registro de mortes. As lesões corporais, duas delas à faca, na cidade de Quixeramobim, e uma com gargalo de garrafa, em Quixadá, foram as ocorrências mais graves registradas na área do 9º BPM.
Quixadá - Acidente 05.04.15 - Washington Luiz  (1)Acerca dos acidentes, dois deles ocorreram em Quixadá, o primeiro, pela manhã, na CE-265, proximidades do distrito de Várzea da Onça, onde um automóvel Toyota Corola capotou provocando lesões na motorista, uma comerciantes de 53 anos, e na sua filha, de 30. No veiculo também eram transportadas duas crianças, uma de 5 anos e a outra com 1 ano de idade. Também sofreram apenas escoriações.
Quixadá - Acidente 05.04.15 - Washington Luiz  (2) AO segundo acidente ocorrido em Quixadá, por volta das 19 horas, envolveu uma viatura da Polícia Militar e um motociclista. De acordo com a Polícia, o condutor da motocicleta, uma Honda Fan de cor preta foi colhido pela viatura prefixo CCPI 005 no bairro Alto São Francisco, no cruzamento de duas avenidas. A vítima sofreu uma pancada nas pernas e sentiu um dor no peito, sendo socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital Municipal Eudásio Barroso.
Em Solonópole, uma motocicleta retirada do local do acidente, colidiu com um Fiat Tipo de cor cinza. O acidente ocorreu por volta das 22 horas na CE-371, a altura da localidade de Sítio Junco. O piloto, de 41 anos, e o garupeiro da motocicleta, de 23, sofreram apenas escoriações. Conforme informações do motorista do Fiat à Polícia a motocicleta saiu de uma estrada carroçável e invadiu a rodovia estadual provocando a colisão.
Facadas e gargalo
Num intervalo de pouco mais de duas horas dois homens foram esfaqueados em Quixeramobim. O primeiro crime ocorreu por volta das 17h30, quando um vigilante de 57 anos foi golpeado pelo cooperado Antonio Weyne Martins, de 29 anos, o qual foi preso e conduzido para a Delegacia Regional de Quixadá. A outra lesão à faca ocorreu por volta das 20 horas. Um homem de 22 anos foi atingido por cinco golpes, um na face esquerda, um no pescoço, um no tórax, um nas costas e um no abdome. O suspeito do crime foi identificado pelo prenome “Carlinhos”. Os motivos das duas lesões não foram informados.
Já em Quixadá, uma discussão, por motivos banais levou um homem de 31 anos a ser lesionado com um gargalo de garrafa. Segundo a Polícia, o crime ocorreu por volta das 21 horas nas imediações da Praça da Estação, no Centro da cidade. A vítima foi socorrida por uma equipe do SAMU, em estado grave, para o Hospital Municipal Eudásio Barroso. O bombeiro hidráulico Francisco Paulo Alves Rodrigues, 50 anos é o suspeito da prática do crime. “Ele foi preso por uma equipe da Polícia Militar, mas na Delegacia Regional da Polícia Civil negou ter praticado a lesão, mas estava com a bermuda suja de sangue”, explicou um policial.
Fotos > Washington Luiz
Fonte: DN

Motorista de funerária é detido na Lei Seca durante transporte de caixão

PRF
O motorista funerário saiu de Caucaia para buscar um corpo em Fortaleza
FOTO: DIVULGAÇÃO PRF-CE
A Polícia Rodoviária Federal (PRF-CE) realizou uma prisão, talvez, inédita nas rodovias que cortam o Ceará. O motorista de uma funerária foi preso, na manhã desta segunda-feira (6), por dirigir sob o efeito de álcool, quando iria realizar o transporte de um corpo. 
Segundo informações da PRF, o carro funerário saiu do município de Caucaia, naRegião Metropolitana, com um caixão vazio, para recolher um cadáver em Fortaleza. O veículo acabou sendo parado em uma blitz naBR-222, onde foi constatado, por meio do teste de bafômetro, que o condutor havia bebido. 
O motorista, que não teve a identidade divulgada, foi autuado na Lei Seca e encaminhado àDelegacia de Caucaia. Ele responderá pelo ato criminal de dirigir sob influência de álcool, com pena prevista de seis meses a três anos e suspensão temporária da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da multa de R$ 1,915,30.
Fonte: DN

Impasses e falta de recursos barram construção de aterros

Image-0-Artigo-1828692-1
O Aterro de Sobral é um dos poucos existentes no Ceará. Ao todo, são cinco
FABIANE DE PAULA
Dentre os grandes problemas de gestão pública encontrados nos municípios brasileiros, hoje, a dificuldade em atender às metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) por certo é um dos mais desafiadores. Desde agosto de 2014, cidades de todo o País vêm sofrendo fortes pressões do Governo Federal e do Ministério Público para que não mais utilizem os lixões como destino final dos detritos e construam, no lugar, aterros sanitários. O ano passado foi dado como prazo limite para a substituição, mas, oito meses depois, muito pouco ou nada foi feito na maioria das localidades.
No Ceará, uma das iniciativas para impulsionar a erradicação dos depósitos inadequados de lixo foi criada em 2012, quando a Secretaria de Cidades do governo estadual anunciou a formação de consórcios regionalizados entre os municípios para a implantar 30 aterros sanitários em diferentes áreas do Estado. A realidade atual, contudo, é que, devido a impasses administrativos e falta de recursos, apenas dois consórcios firmados pelo projeto conseguiram efetivar a construção dos novos locais de destinação dos resíduos.
As informações fazem parte do Panorama dos Resíduos Sólidos do Ceará, diagnóstico realizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) com base em dados de 2014 e 2015, divulgado na semana passada. De acordo com o levantamento, 11 consórcios (que incluem municípios como Canindé, Iguatu, Quixadá, Ipu, Nova Russas e Pacatuba) não deram qualquer encaminhamentos às intervenções.
Obstáculos
Cinco grupos ainda aguardam financiamento. Dois chegaram a iniciar as obras, mas tiveram que suspendê-las por conta de empecilhos burocráticos. Já outros três consórcios nem finalizaram os projetos executivos para viabilizar a implantação dos aterros sanitários.
O grupo com sede em Jaguaribara possuiu um aterro que, em decorrência da operação inadequada, virou lixão. Agora, também não há previsão para a construção de um novo. Situação semelhante ocorre no consórcio de Maracanaú, cujo aterro foi implantado, mas funciona em condições inadequadas.
Quatro consórcios assinaram, no fim do ano passado e início deste ano, ordens de serviço para começar a elaboração dos projetos executivos. Por fim, o grupo sediado em Sobral garantiu verbas para as obras, mas ainda não as executou.
Os únicos consórcios firmados pela Secretaria das Cidades com aterros atuando normalmente são os de Fortaleza e Aquiraz. Entretanto, ambos devem chegar à capacidade máxima no próximo ano, segundo o panorama da Sema.
Licenciamento
Hoje, no Ceará, apenas 3% do resíduos sólidos produzidos são acondicionados em aterros sanitários, método designado em lei para a disposição do lixo por reduzir os danos ao solo. Todo o restante vai parar nos lixões. Em grande parte, o problema ocorre porque o Estado possui somente cinco aterros dotados de licenciamento ambiental, localizados nas cidades de Caucaia, Aquiraz, Sobral, Mauriti e Brejo Santo.
"Já tivemos cerca de 15, 20 aterros licenciados, mas eles acabaram virando lixões, porque não havia fiscais nem técnicos para administrar esses espaços", diz Humberto Carvalho Junior, especialista em saneamento ambiental e responsável pelo Panorama de Resíduos Sólidos. "Precisamos correr com a construção dos novos. Isso vai minimizar os impactos causados pelos lixões o mais rápido possível. Mas também não adianta construir se não houver administração", acrescenta.
Expedito Lopes, presidente da Associação de Prefeitos do Ceará (Aprece) alega que a ineficiência dos municípios em relação à substituição dos lixões é resultado da falta de recursos para construir depósitos adequados e até para elaborar os projetos das obras.
Responsabilidades
"Só os projetos já são muito caros. Custam em torno de R$ 600 mil a R$ 800 mil. Para fazer o aterro, os municípios não gastam menos de R$ 15 milhões. Não temos verba para isso", afirma Lopes.
Segundo o analista de regulação Alceu Galvão, que deve assumir a Coordenadoria de Saneamento da Secretaria das Cidades neste mês, a gestão dos resíduos sólidos é responsabilidade dos municípios e cabe ao governo dar suporte para que os consórcios formalizados tenham prosseguimento.
"Algumas das iniciativas que fizemos foi dar todos os instrumentos legais para a formação dos consórcios e ajudar na elaboração dos planos de resíduos sólidos municipais", diz.
Mais apoio
No entanto, Galvão admite que as ações, até agora, não foram suficientes para fazer com que o trabalho avançasse. Por isso, ainda neste semestre, o órgão deve lançar um estudo que promete possibilitar a operacionalização da gestão integrada de resíduos sólidos em cada um dos consórcios cearenses.
"É uma questão complexa, haja vista a fragilidade técnica dos municípios, que têm dificuldades financeiras claras. Nesse sentido, vamos trabalhar nesse conjunto de ações, projetos, planejamentos e apoio à gestão para que consórcios tenham sustentabilidade", afirma.
Fique por dentro
Plano não tem previsão para ser implantado
Em andamento há, pelo menos, dois anos, a elaboração do Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos está sendo realizada por etapas. A divulgação, na semana passada, do Panorama de Resíduos Sólidos foi um dos passos em direção à conclusão do documento. Segundo Humberto Carvalho Junior, que também coordena a preparação do projeto, o trabalho deve ser finalizado no meio deste ano. A implementação, no entanto, ainda dependerá da aprovação do governador Camilo Santana, como explica o secretário de Meio Ambiente, Arthur Bruno.
"Caberá ao governador a decisão final sobre o papel do Estado e dos municípios. E só a partir daí teremos a finalização do projeto. Ainda não temos um prazo definido", afirmou Bruno. Segundo ele, o Plano Estadual também depende da entrega dos Planos Municipais de Gestão. Conforme a Sema, apenas 27 cidades possuem o documento com diretrizes para o gerenciamento do lixo. "Esse é nosso maior desafio, até porque prazo está esgotado. Acabou no ano passado. O Governo Federal vai apoiar os municípios que tenham plano. Os que não tiverem não receberão recursos", destacou.

MAIORIDADE PENAL - Comissão começa a discutir PEC

Image-0-Artigo-1828948-1
Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, instalará o colegiado na quarta-feira
AGÊNCIA BRASIL
São Paulo. Quase 23 anos após a apresentação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, a Câmara dos Deputados inicia, nesta semana, análise do mérito do texto. A comissão especial para discutir a PEC, criada pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), será instalada quarta-feira, quando serão eleitos o presidente e vice-presidentes e escolhido o relator da matéria.
A comissão será formada por 27 deputados titulares e igual número de suplentes. Caberá ao colegiado debater o mérito da PEC, realizar audiências públicas para discutir a mudança da imputabilidade penal, com a redução da maioridade penal, e elaborar um parecer sobre a proposta, o qual será votado pela comissão.
Se aprovada pelo colegiado, a matéria será encaminhada à apreciação do plenário da Câmara, em dois turnos de votação. Parada há mais de 22 anos na Comissão de Constituição e Justiça, a PEC teve sua admissibilidade aprovada na semana passada e, agora, terá o mérito apreciado pela comissão especial.
CPI
Outro tema que movimentará o Congresso Nacional nesta semana será o depoimento do secretário de Finanças do PT, João Vaccari Neto, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Vaccari será ouvido na próxima quinta-feira, às 9h30. Ele é um dos acusados de receber recursos desviados da Petrobras. Na terça-feira, às 14h30m, a CPI tomará o depoimento do diretor de Gás e Energia da Petrobras, Hugo Repsold Júnior.
Também nesta semana a comissão especial da Câmara que analisa as propostas de reforma política ouvirá, amanhã, em audiência pública, o presidente do PMDB e vice-presidente da República, Michel Temer, sobre sistemas eleitorais e financiamento de campanhas. Dirigentes de outros partidos políticos serão ouvidos no mesmo dia.
Fonte: DN

Fortaleza bate Icasa por 2 a 1 no Romeirão

1
O atacante Cássio marcou o primeiro gol do Leão na partida de ontem
FOTO: BRUNO GOMES
O Fortaleza deu um grande passo para chegar à decisão do Campeonato Cearense. Na primeira partida da semifinal contra o sempre imprevisível Icasa, no Romeirão, em Juazeiro do Norte, o Tricolor de Aço foi mais eficiente e venceu por 2 a 1, ampliando sua vantagem no confronto. Com o resultado, o Leão, que já tinha a vantagem de atuar por dois resultados iguais ao ter melhor campanha no geral, pode até perder por um gol de diferença no Castelão, no dia 12, que estará na final do certame.
Ao Verdão do Cariri, resta apenas vencer por dois gols, já que os tentos marcados fora de casa não são critério de desempate.
Fortaleza e Icasa prometiam um jogo equilibrado, pelas campanhas de ambos no Estadual. E foi isso que aconteceu, com o duelo definido apenas aos 40 do 2ºtempo, em golaço do tricolor Lúcio Maranhão, que saiu do banco para dar a vitória ao time de Marcelo Chamusca.
Embora o jogo tenha sido equilibrado, pela disputa constante pela bola e disposição dos dois times, que se alternavam como protagonistas do jogo, o Fortaleza foi sempre mais perigoso que o Verdão, criando as melhores chances na partida.
O Icasa até tentou pressionar o Leão, mas suas tentativas eram falhas, sem levar perigo ao gol de Deola. O Fortaleza, por sua vez, era mais lúcido, porém, também pecava na precisão das jogadas, principalmente nos cruzamentos, geralmente errados.
Quando finalmente o Leão acertou um levantamento na área, em cobrança de falta batida por Corrêa aos 35 minutos do 1º tempo, o primeiro gol saiu: o volante jogou para a área, a defesa do Icasa deixou o Cássio, centroavante do Leão desmarcado e não deu outra: cabeçada para o fundo das redes: 1 a 0.
No segundo tempo, o Fortaleza voltou melhor, confiante pela vantagem que construiu. Aproveitando os espaços pelo lado esquerdo, passou a criar jogadas em profusão, por pouco não ampliando com Daniel Sobralense, Wanderson e Everton.
Pressão e gols
Sem alternativas e desorganizado em campo, o Icasa passou a insistir na jogada aérea, alçando a bola pelo alto o tempo todo, mas sem chance de conclusão de Núblio Flávio, notadamente um bom cabeceador. Quando esqueceu o recurso dos cruzamentos, o Icasa criou sua melhor chance, aos 31 minutos, em chute forte de Alan, mas Deola defendeu.
A pressão do Icasa, mesmo que na base da vontade, deu resultado, com a equipe empatando o jogo em um lance esquisito: após cobrança de falta na barreira, a defesa do Leão não conseguiu tirar a bola da área e ela acabou sobrando para Everton empatar: 1 a 1, aos 35.
O lance empolgou o Icasa, que empurrado pela torcida foi em busca da virada. Só que a empolgação deu espaços para contra-ataques, aproveitados com maestria por Lúcio Maranhão, que saiu do banco para dar a vitória ao Leão, mandando uma bomba, sem chances para Tiago Rocha: 2 a 1 e o Tricolor próximo da decisão do cearense.
Técnico comemora atuação do Leão
O técnico do Fortaleza, Marcelo Chamusca, comemorou a vitória contra um adversário sempre complicado em casa e a ampliação da vantagem por uma vaga na decisão do Estadual.
"A vitória foi muito importante e precisa ser valorizada. Sabíamos que seria muito difícil jogar aqui, pela qualidade do adversário, que fez uma competição muito boa. Não deixamos eles pressionarem muito, tanto é que as chances deles foram esporádicas pela atuação compacta da nossa equipe. Nosso goleiro pouco trabalhou”, disse ele. 
Para Chamusca, o time não poderia perder a vantagem que tinha conquistado. 
“Vencer aqui é sempre difícil e não poderíamos perder a vantagem que tínhamos conseguido, de dois resultados iguais. Uma derrota poderia complicar e fizemos mais, ampliamos essa vantagem para o segundo jogo. Isso me deixou satisfeito”.
Vladimir Marques
Repórter

Fonte: DN

Contador de empresas não existe, segundo investigação

Image-0-Artigo-1828890-1
Carros de luxo, como um Porsche, uma Maserati, BMWs e Mercedes foram apreendidos pela Polícia na deflagração da operação
FOTO: ÉRIKA FONSECA
Image-1-Artigo-1828890-1
Um avião de pequeno porte também foi localizado pelos agentes federais em um hangar pertencente a um dos empresários investigados pelas fraudes
O contador de cinco empresas investigadas pela Polícia Federal (PF) na 'Operação Fidúcia', que apura uma fraude milionária contra à Caixa Econômica Federal (CEF), não possui registro nos órgãos regionais da classe e constam, pelo menos, dois números do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) em nome dele, mas nenhum é válido. A informação que a reportagem teve acesso chamou a atenção dos investigadores que, por meio de autorização judicial, quebraram os sigilos telefônicos, bancário e fiscal dos suspeitos de envolvimento no golpe. A Polícia acredita que o suposto contador não existe e que, desta forma, documentos assinados em nome dessa pessoa e apresentados pelas empresas quando da obtenção dos empréstimos são falsos.
Conforme a investigação, as empresas BNC, Bulgari, Conde, Rede e HTech têm o mesmo contador. Ao checar a informação sobre os dados do profissional junto ao Conselho Regional do Ceará (CRC-CE), os agentes descobriram que o número do registro que pertenceria a ele, na verdade, pertence a outro contador. Em outro documento entregue à CEF quando da solicitação de empréstimos, a empresa Rede informou o número do registro do suposto profissional como sendo do Estado do Pará, mas a inscrição também não consta no nome dele, mas no de outro profissional liberal.
As empresas investigadas têm como sócios os irmãos Fernando Hélio Alves Carneiro, Diego Pinheiro Carneiro e Ricardo Alves Carneiro, apontados pela PF, como os "cabeças" do esquema criminoso. Diego e Ricardo permanecem presos em Fortaleza, por força de mandados de prisão preventiva expedidos pelo Juízo da 32ª Vara Federal no Ceará. Além deles, permanecem recolhidos o ex-gerente pessoa jurídica da CEF, Israel Batista Ribeiro Júnior; e o empresário José Hybernon Cysne Neto, preso no Rio de Janeiro e recolhido na carceragem da PF fluminense.
Fraudes
Verificando as informações coletadas durante as investigações sobre somente uma empresa, é possível perceber os indícios de fraude, aos quais os investigadores se debruçaram.
Segundo documentos obtidos durante as investigações, em 10 de agosto de 2009, a empresa BNC Engenharia de Construções Ltda foi constituída.
Em agosto de 2012, um alteração no contrato alterou o objeto social das empresas e substituiu os sócios. No entanto, apenas dezesseis dias após a alteração contratual, um dos sócios nomeou Fernando Hélio Alves Carneiro, sócio proprietário das empresas Bulgari e Rede, como procurador. Por sua vez, Fernando Hélio Alves nomeou como procurador dele o irmão Diego Pinheiro Carneiro, que é sócio da empresa RC Construções.
Apesar de ter o capital social de apenas R$ 10 mil, a empresa conseguiu empréstimos no valor de aproximadamente R$ 4 milhões, todos autorizados pelos gerentes e supervisores da CEF.
A PF concluiu, também que o balanço patrimonial apresentado pela empresa BNC junto à Caixa Econômica é falso, "já que o contador que assina tal documento não existe".
Outra descoberta dos investigadores é que a sede da empresa informada no contrato de locação apresentado à CEF também não existe. Irregularidades semelhantes foram ainda encontradas nas outras empresas, como o uso de "laranjas" como sócios, ausência de empregados e falsificação de documentos, pois teriam sido assinados por contador que não existe.
A PF obteve dados de auditoria interna da CEF, que já confirmou uma fraude de R$ 20 milhões e iniciou as apurações que resultaram, no último dia 24 de março, em 14 pessoas presas, preventiva e temporariamente, além do cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão. Na ocasião, os agentes confiscaram entre outros bens, 14 veículos, como uma Maserati, com valor estimado em torno de R$ 1,2 milhão; um Porsche, de aproximadamente R$ 600 mil; além de BMWs e Mercedes.
Um avião de pequeno porte, avaliado em torno de R$ 350 mil, também foi apreendido. Duas contas bancárias, com mais de US$ 800 mil, também foram descobertas nos Estados Unidos, no nome de um dos investigados. A Polícia ainda apreendeu as quantias de R$ 192 mil, US$ 10 mil, além de diversas joias e relógios.
Emerson Rodrigues
Editor de polícia
Fonte: DN