Buscar

05 abril 2015

Varandas do Quebra Faca: Um paraíso escondido em Aratuba

Os aratubenses Pedro Cristiano e Luis Paulo exploram um pedacinho do paraíso escondido em Aratuba.

Aratuba
 é um lugar de uma beleza espetacular. E assim como todos os lugares mais belos do Maciço de Baturité, esconde segredos que são revelados através de trilhas.

As mais conhecidas são as do Serrote da Benedita, Pico do Acarape e Pico do Mussu e Mirante do Quebra Faca, o ponto mais alto da cidade com mais de 900 metros de altitude. 
Varandas do Quebra Faca é a nova Trilha explorada pelos aventureiros Pedro Cristiano e Luis Paulo na manhã do último sábado (04/04). Nossos aventureiros desvendaram segredos paradisíacos e conseguiram registros inéditos do pedacinho do paraíso ainda não explorado na Serra de Aratuba, o percurso para chegar às VARANDAS DO QUEBRA FACA dura cerca de quarenta  minutos de caminhada, e a paisagem é de tirar o fôlego. O local foi batizado pelos aventureiros.


Este paraíso escondido fica situado depois do Mirante do Quebra Faca na localidade de Fernandes, o local faz parte do município de Aratuba. A região montanhosa apresenta lugares íngremes, apropriados para a prática de rapel, além de trilhas para caminhadas e mirante perfeito.

Fonte: Aratuba Online

Nossa Semana Santa: Celebrações que unem fé e vida

Este já é o segundo ano em que a Semana Santa na Paróquia de Aracoiaba é celebrada de forma mais intensa, com uma programação que oferece celebrações também na segunda, terça e quarta-feira. Na celebração da segunda-feira (Ofício dos Passos), a comunidade contemplou duas cenas da via-sacra: "Jesus consola as mulheres" e "Verônica enxuga do rosto de Jesus".
Estas estações, encenadas durante a celebração, foram também atualizadas e interpretadas a partir das realidades de sofrimento de tantos irmãos nos dias atuais.
É nessa atualização que a fé é colocada na realidade da vida.
Na celebração da terça-feira, (Ofício do Encontro no Santuário Mãe das Dores), contemplamos a dor da mãe do Senhor que vê seu filho caminhar para a morte. Nesta celebração atualizamos a cena deste encontro de dor contemplando as dores de tantas mãe que perdem seus filhos prematuramente. Nas Sete Palavras de Maria, cantadas e encenadas, experimentamos a doce intercessão da Virgem diante das dores do seu povo.
Na quarta-feira é o Ofício das Trevas. Uma celebração muito antiga e bela que, inculturada, contempla as trevas que cobriram a terra por ocasião da morte de Jesus e, em ritmo nordestino de aboio canta as Lamentações do profeta Jeremias.
Estas celebrações, juntamente com as liturgias oficiais (Ramos, Ceia do Senhor, Celebração da Paixão e Vigília Pascal), enriqueceram mais uma vez nossa paróquia com uma espiritualidade profunda, enraizada na tradição e unida à vida do nosso povo. Alimentados por conteúdo tão rico, que possamos vivenciar as alegrias da Páscoa e, firmes na fé, anunciar sempre mais o evangelho do Reino proclamado por Jesus. Feliz Páscoa a todos!

Fortaleza e Icasa se enfrentam por uma vaga na final

O Fortaleza faz logo mais, às 16h, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, o primeiro jogo da semifinal que apontará um dos finalistas do Estadual. Leão enfrenta o Icasa, num jogo que promete ser dos mais disputados. 
Tricolor de Aço cumpre seu terceiro compromisso fora de casa, no curto espaço de uma semana. Uma verdadeira maratona de jogos e viagens, com deslocamentos a Recife, Teresina e Juazeiro do Norte. Apesar do desgaste físico, todos estão otimistas quanto a conseguir um bom resultado, mesmo sabendo do poder do Verdão do Cariri, que é uma equipe bem montada e difícil de ser superada, principalmente jogando no Romeirão
O técnico Marcelo Chamusca tem conversado muito com o grupo sobre a importância dessa sequencia decisiva do Campeonato Cearense, pois em passando para a final, além de conquistar o direito de brigar pelo título diretamente, ainda garante vaga para duas competições importantes em 2016, que são a Copa do Nordeste e Copa do Brasil. 
Para o confronto, Chamusca volta a contar com Vinícius Hess e Auremir, que cumpriram suspensão no jogo do meio de semana contra o River, pela Copa Brasil. Outro que volta a ser opção é o zagueiro Adalberto, que não esteve em campo no jogo passado por conta de um desconforto muscular na coxa. O único desfalque é o zagueiro Genilson, que foi expulso no último jogo pelo Estadual, e cumpre suspensão. 
Icasa e Fortaleza se enfrentam pela semifinal do Campeonato Cearense, com a arbitragem de Almeida Filho, que terá como assistentes Mardonio Ribeiro e Anderson Farias. 
Fonte: CNEWS

Não está fácil pra ninguém: após escândalos PT faz ajustes financeiros

Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
Demissões, cortes de gastos, aperto orçamentário. Não é apenas o ajuste fiscal proposto pelo governo Dilma Rousseff que tem incomodado o PT. Em meio a uma queda brutal de arrecadação provocada pela redução das doações privadas desde que o tesoureiro João Vaccari Neto passou a ser investigado pela Operação Lava Jato, o partido está enfrentando um ajuste drástico em suas próprias contas.
De acordo com matéria do Estadão publicada no UOL neste sábado, 04, depois de mais de uma década de bonança, o partido está sendo forçado a economizar por falta de dinheiro, mesmo diante de um forte aumento do Fundo Partidário neste ano – o Congresso aprovou a elevação de R$ 289,56 milhões pagos em 2014 para R$ 867,56 milhões.

Michel Temer será ouvido pela Comissão Especial da Reforma Política da Câmara

micheltemer
O vice-presidente foi convidado para falar sobre sistemas eleitorais e financiamento de campanha.
O presidente do PMDB e vice-presidente da República, Michel Temer, participa na terça-feira (7), às 14h30, na Comissão Especial da Reforma Política da Câmara, de audiência pública sobre um novo sistema político a ser votado pelo Congresso. Temer foi convidado pela comissão e confirmou presença para falar de sistemas eleitorais e financiamento de campanhas.
Também na terça-feira pela manhã, os deputados da comissão debaterão o tema com os presidentes do PRB, Marcos Pereira; do PPS, Roberto Freire; do PSOL, Luiz Araújo; e do PHS, Eduardo Machado.
De acordo com o relator da reforma política na comissão, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), autor do requerimento para audiência, os debates têm como objetivo o fortalecimento dos partidos políticos.
Segundo ele, não seria razoável deliberar sobre um novo sistema político-partidário “sem ouvir os dirigentes nacionais dos partidos políticos com representação no Congresso Nacional”.
A comissão marcou para quinta-feira (9), às 9h, nova audiência pública com o cientista político Bruno Speck, que debaterá com os deputados a reforma política, com destaque para sistemas eleitorais e financiamento de campanhas.
eduardo cunha
Cunha tem pressa para votar a reforma política.
Presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) adiantou que, ainda no primeiro semestre, pretende fazer uma semana de esforço concentrado para votar a reforma política.
Para Cunha, as alterações no sistema devem valer para as eleições de prefeitos e vereadores de 2016. Segundo ele, para isso, as mudanças têm de ser aprovadas pela Câmara e Senado e sancionadas um ano antes do pleito de 2016. No caso de emenda à Constituição, ela tem de ser promulgada no mesmo prazo.
Fonte: Ceará Agora

Por que os homens sentem sono depois do sexo?

Por que os homens sentem sono depois do sexo?
Depois de engatarem uma maratona incrível de sexo, você e seu parceiro experimentam a relaxante sensação do orgasmo. Satisfeita, você está pronta para ser abraçada e até mesmo conversar, sem perceber que ele já começa a pegar no sono. Ao contrário do que muitas mulheres imaginam, o sono do homem após o sexo nada tem a ver com desinteresse ou falta de romantismo. O fato é comum e cientificamente comprovado.

Sono depois do orgasmo

O cochilo do homem depois do sexo está ligado à prolactina, o hormônio responsável por diminuir os níveis de testosterona e inibir o desejo sexual logo após a ejaculação. Essa passagem ocorre de forma muito rápida para o homem, ao contrário do que acontece com a mulher.
O curioso é que o mesmo não acontece quando eles se masturbam. Isso porque o orgasmo atingido pelo prazer solitário promove uma descarga de hormônio quatro vezes menor do que em uma relação sexual. Logo, a sonolência não aparece de forma tão forte e imediata.

Aproveite o cochilo após o sexo

Portanto, antes de ficar irritada ou se sentir desprestigiada, saiba que eles não conseguem, de fato, controlar o sono depois da transa. Na verdade, o momento pode ser perfeito para dormir de conchinha e esperar que ele desperte mais relaxado e pronto para uma nova rodada de sexo.

Tamanho do pênis: médicos definem qual medida é normal durante a ereção; veja

Há quem diga que isso não importa, outros juram que o comprimento avantajado é essencial para o prazer e existem ainda aqueles que preferem os diâmetros maiores. O único consenso é que não há unanimidade quando o assunto é o tamanho do pênis. Mas será que dá para saber se ele é pequeno, normal ou grande?
Cientistas do King's College London, na Inglaterra, revisaram 17 estudos prévios que contaram, ao todo, com a participação de 15.521 homens que se submeteram à medição do tamanho de seus pênis por um profissional de saúde. A pesquisa é a maior já realizada sobre o assunto.

Tamanho do pênis ereto e flácido 

O tamanho do pênis ereto considerado normal é de 13, 12 cm e a medida do pênis flácido é 9,16 cm.

O tamanho do pênis é importante para algumas mulheres, outras não ligam para a medida.

Circunferência do pênis 

O diâmetro do pênis ereto é de 11,66 cm e de 9,31 cm quando está flácido.

Tamanho do pênis tem relação com altura?

O estudo também descobriu que há relação discreta entre a altura do homem e o tamanho do seu pênis. Quanto mais alto o homem, maior o órgão.

É possível ter orgasmo dormindo? Descubra como

Chegar ao orgasmo nem sempre é tarefa fácil: muitas vezes é preciso muito foco e perseverança para alcançá-lo. Mas quando você menos espera, no meio de uma noite de sono, a sensação intensa de prazer aparecessem sem mais nem menos. Será que isso é normal?
Ter orgasmo dormindo é normal? 
A sexóloga Carla Cecarelo explica que qualquer pessoa pode ter orgasmos dormindo, tanto homens quanto mulheres. A diferença é que, no caso deles, a sensação se torna visível através da ereção e da ejaculação, o que não acontece no caso das mulheres.
Como surge o prazer sexual
A sexóloga explica que durante o sono a mulher está livre de pudores e inibições, o que deixa o caminho livre para a chegada do orgasmo. O desencadeador costuma ser um fator erótico presente nos sonhos, do qual a mulher não necessariamente se lembrará depois de acordada. “Pode ser algo altamente erótico, como uma relação sexual, ou algo que remeta a isso de uma maneira muito individual, por exemplo: alguém comendo uma torta de morangos e lambendo os beiços”, conta a especialista.

Durante o sono, você pode levar a mão à vulva sem perceber.
Outro fator que pode estimular o orgasmo durante o sono é a fricção na região clitoriana resultante do contato da área com o lençol ou mesmo da posição das pernas, que em alguns momentos da noite ficam bem juntas.
Tudo isso gera a excitação, que faz com que haja aumento do fluxo de sangue para a genitália, em especial para o clitóris. Sensações de inchaço e umidade na região íntima, além do desejo crescente e do orgasmo, fazem parte da experiência.
É diferente do orgasmo acordada?
orgasmo durante o sono pode ser mais ou menos intenso que o orgasmo alcançado quando você está acordada. “Existe uma série de fatores que influenciam no grau do prazer, como estresse, cansaço, ciclo menstrual, entre outros”, explica Carla. 
É possível repeti-lo?
Não dá para programar seu corpo para ter um orgasmo durante o sono. É possível que você venha a senti-lo outras vezes, mas por fatores que estão fora do seu controle. 

Motivos que fazem uma mulher fingir orgasmo: pesquisa revela

Fingir orgasmo uma vez ou outra não é pecado, mas se a mentirinha se tornar um hábito, a relação estará em risco. A revista Cosmopolitan perguntou a mais de 2.000 mulheres se e por que elas simulam o prazer sexual. Veja a seguir o que a publicação descobriu.

Por que elas fingem orgasmo? 


Muitas mulheres fingem orgasmo para deixar o parceiro contente.
De acordo com a pesquisa, 67% das mulheres já fingiram orgasmo pelo menos uma vez na vida. Os principais motivos são:
- 28% fizeram isso para que o parceiro se sentisse bem;
- 27%  fizeram isso para terminar a transa mais rápido, já que elas sabiam que não chegariam lá;
- 42% fizeram por ambos os motivos.
Ainda de acordo com o levantamento, 78% das mulheres disseram que seus parceiros se preocupam se elas chegaram ao orgasmo ou não, mas 72% já deixaram de ajudar o parceiro a gozar depois de sentirem o orgasmo.

Fingir orgasmo é ruim para o relacionamento 

Quando a mulher finge que está tendo um orgasmo, ela está dizendo ao parceiro que não existem problemas na relação sexual. Consequentemente, a situação dificilmente irá mudar e aos poucos o sexo será visto como obrigação. A melhor saída é ser honesta e conversar com o parceiro. Se a anorgasmia persistir, busque ajuda profissional.

5 coisas que os filmes românticos ensinam errado sobre o amor

Um dia, eles se encontraram sem querer na rua, se apaixonaram, se casaram e foram feliz para sempre. Provavelmente você já viu essa fórmula ser repetida várias vezes, em diversos filmes românticos. No entanto, as situações que o cinema idealiza quase nunca acontecem na vida real e transmitem uma ideia de amor quase inalcançável. Confira cinco lições que os romances ensinam errado.

Casais apaixonados se casam logo
Nos romances, o tempo entre o casal se conhecer e se casar é bem curto e todos os mocinhos apaixonados se casam rapidamente. Na realidade, a chance de essa atitude dar errado na vida real é grande: a união oficial é uma decisão que exige maturidade, confiança e autoconhecimento do casal, o que pode levar tempo para acontecer.

O amor acontece rapidamente
Basta o primeiro encontro em um táxi, restaurante ou no meio da rua para fazer surgir aquele amor que faz os protagonistas enfrentarem qualquer coisa para ficar juntos. Isso dificilmente acontece na vida real: à primeira vista pode surgir uma paixão e encantamento, que com o tempo evolui para algo mais profundo.

Amizade colorida vira amor
Se a sua vida fosse um filme de romance, aquele seu amigo de longa data ou aquele com que você fica de vez em quando seriam o amor da sua vida. No entanto, a chance de isso acontecer é pequena: quanto mais tempo de amizade, menor a probabilidade de o sentimento se transformar. E aquele amigo colorido? Provavelmente é só para aqueles momentos de carência mesmo.

Trocar de parceiro é simples
Provavelmente você já assistiu a algum filme em que a mocinha está prestes a subir ao altar quando reencontra um antigo amor ou conhece um novo homem e facilmente larga tudo para ficar com ele. Na vida real, essa troca não é tão simples ou fácil, mesmo porque é difícil, pensando racionalmente, que você troque um parceiro por outro imediatamente.

Ele é sua alma gêmea
Os casais dos filmes românticos geralmente são iguais em tudo: pensam igual, tem os mesmos defeitos e qualidades e raramente entram em conflito. Na vida real: a chance de isso acontecer é mínima – o que, claro, não é fator determinante para o relacionamento dar certo ou não. A felicidade do casal está mais relacionada ao modo como os dois lidam com as diferenças e com os defeitos do outro.

Debate sobre maioridade penal volta ao Senado

Image-0-Artigo-1828703-1
Senadores contrários à mudança alegam que menores já estão sujeitos a punições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente
FOTO: JL ROSA
Brasília. A aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJC) de proposta que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos pode levar à retomada do debate realizado no Senado no ano passado. Diferentemente da Câmara, que decidiu pela admissibilidade da proposta (PEC 171/1993), no Senado a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) rejeitou mudanças nesse limite.
Para o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), autor da PEC examinada pelo Senado (PEC 33/2012), o debate provocado pela votação na Câmara pode favorecer sua proposta, que não reduz a maioridade de modo geral, mas possibilita que jovens de 16 a 18 anos sejam processados como adultos.
Apesar de ter sido rejeitada na CCJ, a PEC 33 ainda pode ser aprovada, já que Aloysio e outros senadores apresentaram recurso para a sua votação em Plenário. Agora a proposta depende de inclusão na ordem do dia.
"Isso pode favorecer o debate. Com o ímpeto que a proposta da Câmara pode ganhar, é possível que se tente buscar um 'caminho do meio', que é a minha proposta", avalia Aloysio, que diz aguardar o posicionamento do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a respeito do assunto.
Propostas diferentes
Embora ambas tratem da possibilidade de punir menores de 18 anos nos termos da lei penal, as propostas em exame na Câmara e no Senado são diferentes. A PEC 171, do ex-deputado federal Benedito Domingos, altera o art. 228 da Constituição para determinar que "são penalmente inimputáveis os menores de 16 anos". Ou seja, a princípio, todo jovem a partir dos 16 ficaria sujeito à legislação penal, e não mais ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Já a PEC 33, de Aloysio, permite a aplicação da lei penal a jovens de 16 a 18 anos em situações específicas, criando uma hipótese chamada de "incidente de desconsideração de inimputabilidade". O incidente só poderia ser proposto pelo Ministério Público em caso de crimes hediondos ou reincidência múltipla em lesão corporal grave e roubo qualificado. A aceitação ou não da desconsideração caberia a juiz especializado em infância e adolescência e dependeria de laudo técnico atestando a capacidade do menor de compreender o caráter criminoso da conduta.
Rejeição no Senado
Na CCJ do Senado, a PEC 33 foi rejeitada por 11 a 8, após intenso debate. Senadores contrários à mudança lembraram que pessoas, a partir de 12 anos, estão sujeitas a punições previstas no ECA, que incluem a internação por até três anos. Também apontaram subjetividade nos critérios a serem adotados pelo Ministério Público e pelo Judiciário para permitir ou não a aplicação da lei penal.
Para o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) a redução é inconstitucional. Senadores favoráveis à mudança, como o relator Ricardo Ferraço (PMDB-ES), dizem que o tratamento diferente para menores infratores "não funciona" e deixa a sociedade indefesa diante da violência.
Fonte: DN

Imagens de animação de O Diário de Anne Frank são divulgadas

150331_anne_thumb
Eternizada desde a publicação de seu diário em 1947, a história de Anne Frank, uma garota de família judia que lutou pela sobrevivência em meio à perseguição nazista durante a Segunda Guerra Mundial, será adaptada mais uma vez para as telonas, só que agora como animação. As primeiras imagens do filme – ainda sem título e data de estreia – e dos bastidores já foram divulgadas!
Publicadas no site israelense Mako’s Cinemascope, você confere as imagens com exclusividade no Sopa de Livros:
150331_anne_post2
150331_anne_post3
150331_anne_post5
150331_anne_post4
150331_anne_post6
150331_anne_post7
150331_anne_post8
150331_anne_post9
150331_anne_post10
Quem dirige o projeto cinematográfico é o israelense Ari Folman (mais conhecido por O Congresso e Valsa com Bashir). Folman tem uma ligação bastante pessoal com essa história, já que seus pais foram sobreviventes do Holocausto. Ao aceitar dirigir o filme em 2013, na época ele afirmou que há “uma necessidade de um material novo para que a memória dela [Anne] fique viva para as próximas gerações”.
Diferente do livro, onde Anne Frank é a narradora exclusiva dos acontecimentos, no longa de Folman a história da garota será contada na perspectiva de seu amigo imaginário, Kitty, retratado como um fantoche.
O filme, que começou a ser produzido no final de 2014, pretende misturar efeitos de stop-motion e 2D. Segundo o site Mako’s Cinemascope, o longa-metragem poderá demorar anos para ser concluído, visto as dificuldades de financiamento e produção.
Na direção de fotografia, Tristan Oliver (O Fantástico Sr. Raposo); o designer Andy Gent (Noiva Cadáver) é o responsável por criar os bonecos de modelo e Yoni Goodman, o idealizador do visual 2D da animação.
ESTUDO
Recentemente, um estudo sobre a data da morte de Anne Frank foi divulgado pelo museu holandês Casa de Anne Frank. Segundo pesquisas e relatos de testemunhas, Anne morreu um mês antes do que se acreditava – em fevereiro de 1945, e não em março – de tifo, enfermidade da qual ela e a irmã Margot sofriam.
* Texto de Rosiane Melo – estagiária do Núcleo de Entretenimento do Diário do Nordeste
Fonte: DN

Fidel Castro faz nova aparição após 14 meses

Image-0-Artigo-1828764-1
O ex-presidente encontrou-se com um grupo de visitantes venezuelanos que estava no país em missão de solidariedade
FOTO: REUTERS
Havana. O ex-presidente cubano Fidel Castro, 88, fez uma aparição pública após 14 meses, de acordo com o jornal oficial "Granma", ao participar de um encontro com jovens venezuelanos em uma escola no oeste de Havana. O encontro ocorreu na segunda-feira (30), mas foi revelado para a imprensa apenas na noite de sexta-feira (3).
Fidel esteve, por cerca de 90 minutos, com 33 dos 155 integrantes do "2º Voo de Solidariedade Bolívar-Martí", delegação venezuelana que participa até este domingo de atividades políticas e sociais em Cuba. Não houve explicações sobre o porquê de as imagens terem sido divulgadas apenas cinco dias após o acontecimento.
O diário publicou quatro fotos quase idênticas do encontro, nas quais Fidel, vestido com traje esportivo aparece sentado dentro de uma van que o levou até a escola. Ele cumprimenta os visitantes pela janela do veículo. Ele estava "cheio de vitalidade", de acordo com informações da imprensa oficial.
Desde que se afastou do poder em 2006 por razões de saúde, o líder da revolução cubana fez poucas aparições públicas. A última foi em janeiro de 2014, quando participou da inauguração de uma galeria de arte, patrocinada por um de seus artistas cubanos favoritos, Alexis Levya, conhecido como Kcho.
O longo período recluso gerou boatos de que ele teria morrido ou que estivesse com graves problemas de saúde. No encontro realizado na última semana, segundo o "Granma", Fidel "mostrou sua preocupação pela batalha que a Venezuela enfrenta para ter sua soberania e integridade respeitadas".
Ele se referiu às sanções recentes impostas pelos Estados Unidos ao país da América do Sul. "É preciso trabalhar rápido e juntar muitas assinaturas destinadas ao presidente (Barack) Obama para que a Venezuela deixe de ser catalogada como ameaça".
O venezuelanos estavam em missão de solidariedade em Cuba. Desde a queda da União Soviética, no início dos anos 1990, a Venezuela se tornou maior aliada da ilha comunista.
Segundo o jornal Juventud Rebelde, em relato em primeira pessoa, o ex-presidente "transmitiu vários detalhes da vida na Venezuela, especialmente agora que essa grande nação se tornou o alvo da ganância imperialista", informou o relato.
A declaração de Fidel critica as sanções norte-americanas contra a Venezuela após o país governado por Nicolás Maduro ter sido considerado ameaça à segurança nacional dos EUA.
Conversas diplomáticas
Em dezembro de 2014, o presidente dos EUA, Barack Obama, e o presidente cubano, Raul Castro, irmão caçula de Fidel, anunciaram que restabeleceriam laços diplomáticos, inaugurando uma nova era nas outrora turbulentas relações desde que os irmãos Castro chegaram ao poder, em 1959.
Muitos cubanos presumem que Raul consulta o irmão para importantes decisões, e o longo silêncio de Fidel sobre a decisão de dezembro levantou dúvidas sobre sua saúde e sua concordância com a reaproximação com os norte-americanos.
Fonte: DN

Charge

Charge

Ingerir líquidos durante as refeições é prejudicial sob vários aspectos

1
A maioria das pessoas desconhece os efeitos danosos de beber líquidos durante as refeições. Com a justificativa de que as bebidas ajudam a "empurrar" o alimento para o estômago, muitos mantêm este hábito que pode levar a ganho de peso, indigestão, gases e flatulências, bem como agravar quadros de gastrite e refluxo gastrointestinal.
O trato digestivo produz cerca de três litros de sucos estomacais/dia e 1,5 litro de saliva. A maior porção de líquidos nas refeições prejudica a digestão e reduz a absorção de nutrientes. Importante: a distensão do estômago é uma consequência que facilita o refluxo.
Mastigue bem
Quem não consegue comer sem tomar líquidos geralmente possui baixo consumo de água durante o dia. Esse costume é associado à má mastigação, própria da pressa ao comer e das pessoas estressadas que destinam menor tempo para a alimentação.
Segundo a endocrinologista e professora do curso de medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor), Rafaela Correia, mascar bem o alimento ajuda na digestão, uma vez que o processo de quebra molecular de carboidratos, massas e doces em geral, começa na boca, por ação da ptialina, enzima que entrar em contato com o alimento triturado, favorece a degradação dos carboidratos.
Além desse processo de degradação inicial, a saliva exerce o importante papel de umedecer os alimentos. "Uma das funções da mastigação é preparar o alimento para a deglutição, diminuindo o tamanho da porção a ser deglutida, além de favorecer a umidificação (juntamente com a saliva) e misturá-lo com a ptialina", diz. Quem não mastiga corretamente tem a sensação de que a comida está seca, já que não houve tempo de envolver a refeição na saliva.
Efeitos potencializados
A ingestão de bebidas gaseificadas e de sucos industrializados potencializa os efeitos danosos de deglutir líquidos junto com as refeições. Ricos em açúcar e corantes artificiais, não apresentam nenhum valor nutricional. No caso dos refrigerantes, por exemplo, há o agravante de aumento do PH estomacal, que deve se manter ácido para que haja uma boa atividade digestiva.
De acordo com a gastroenterologista pediátrica Ana Magda (CRM 5692; RQE 6363), os gases presentes nos refrigerantes também influenciam o processo digestivo. "Devido à grande quantidade de gases, a distensão abdominal é favorecida, levando a pessoa a ingerir maior quantidade de alimento e, a longo prazo, ao ganho de peso", esclarece.
Água só nos intervalos
Comum na infância, o consumo de líquidos ricos em frutose, sacarose e corantes artificiais contribui para os fatores de risco (sobrepeso, obesidade, câncer, diabetes e dislipidemias. Além das calorias adicionadas à refeição, a absorção de cálcio é comprometida.
"Se esse comportamento não for modificado na infância, com a influência da família, escola e das mídias sociais, este mau hábito alimentar influenciará na fase adulta", justifica a gastroenterologista.
Para que os líquidos não sejam prejudiciais, a ingestão deve ocorrer de 30 minutos a 1 hora antes ou até 2 horas após a refeição. No intervalo, é saudável consumir água ou de sucos naturais, ricos em nutrientes e vitaminas.
Bons hábitos
Meia hora após as refeições, beba um chá de ervas ou um cafezinho, que é estimulante da digestão;
Não exagere no sal, já que pratos mais salgados dão sede;
Evite preparações secas. Troque carnes assadas por ensopados;
Preparar um arroz mais pastoso, ajuda a não sentir sede ao comer;
Tente comer toda a comida e beber o líquido em pequenos goles;
Procure não colocar uma jarra de suco ou refrigerante na mesa. Disponha à mesa apenas um copo por pessoa.
Fonte: DN

Ceará vence por 1 a 0 o Guarani (J) fora de casa

Image-0-Artigo-1828785-1
Sem seu principal artilheiro, Magno Alves, vetado momentos antes da partida por uma virose, coube ao atacante Assisinho decidir o jogo para o Vovô, marcando o único gol da partida, primeira da semifinal do Estadual
FOTO: BRUNO GOMES
Nem parecia que Ceará e Guarani de Juazeiro disputavam o primeiro jogo de uma semifinal de Campeonato Cearense. Em um jogo duro de se ver, com as duas equipes jogando muito mal, em que o empate sem gols cairia bem pelo futebol apresentado, o Vovô contou com a estrela de Assisinho para vencer por 1 a 0 o Leão do Mercado no Romeirão, em Juazeiro no Norte, e encaminhar sua vaga para a decisão do campeonato.
Com o resultado, o Alvinegro pode até perder por um gol de diferença no dia 19, no Castelão, que manterá vivo o sonho de seu segundo pentacampeonato estadual, por ter melhor campanha no geral. Para o Guarani, apenas uma vitória por dois gols de diferença interessa, já que não há o critério de gols fora de casa como critério de desempate.
Protagonista

Mulheres são vítimas de golpe em sites de relacionamento

1
Conforme a Polícia, os criminosos criam perfis falsos, com fotografias aleatórias, e estudam o perfil das vítimas, como idade, profissão. Em momentos de instabilidade emocional, a pessoa estará mais propensa a cair no golpe
FOTO: BRUNO GOMES
2
Ângela Maria de Barba Rocha, de 28 anos, foi atraída para o Ceará e morta com golpes na cabeça ano passado
3
Já a professora aposentada Maria das Graças Martins Nina, 66, foi assassinada a mando do genro
4
Diante de tanta exposição, a dica é ter sempre cuidado com as informações compartilhadas
FOTO: BRUNO GOMES
O sonho de conquistar um romance ao abrir uma janela de bate-papo na internet se transformou em dor de cabeça para algumas mulheres no Ceará. Seduzidas por criminosos que se passam por bons moços, as vítimas depositam fé nos sorrisos fáceis das fotografias e dinheiro nas contas dos farsantes.
Pelo menos mais três mulheres cearenses que dizem ter sido vítimas de um golpe digital, denunciaram os casos à Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) da Polícia Civil. O titular da Especializada, delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, disse que após a divulgação de um caso, em março deste ano, outras mulheres se sentiram encorajadas a denunciar os golpistas estrangeiros.
Duas das vítimas chegaram a fazer depósitos em dinheiro no Banco Postal para os falsários. A primeira depositou ao todo R$ 32 mil e a outra R$ 5 mil. Elas contaram que tiveram o primeiro contato com os suspeitos por meio de sites de relacionamento. Eles se mostraram carinhosos, atenciosos e apaixonados e só quando ganharam a confiança das vítimas começaram a pedir dinheiro, alegando que passavam por situações complicadas, de naturezas diversas.
Ousadia
A outra denunciante disse que não se inscreveu em nenhum site de relacionamento, mas o estelionatário conseguiu seus contatos online e começou uma conversa. Segundo ela revelou à Polícia, as desconfianças começaram quando o homem que se dizia apaixonado lhe disse que precisava de dinheiro.
"Foi muito importante ela ter tido esta percepção de que não é normal no início de um relacionamento alguém já estar pedindo dinheiro. Ao descartar a possibilidade de fazer os depósitos, rapidamente os contatos foram encerrados", afirmou Linhares.
Segundo o delegado, a fraude continua de acordo com a disponibilidade da vítima. "Enquanto você não percebe que está sendo parte de um golpe e está correspondendo ao que eles pedem, terá atenção e continuará sendo procurada", explicou.
Jaime Paula Pessoa afirmou que as fraudes são idênticas e que, infelizmente, a possibilidade de a vítima ter o dinheiro depositado para os estelionatários, ressarcido, é muito pequena. "O trabalho da Polícia é identificar e punir quem comete crimes e isto nós estamos fazendo com bastante empenho. No entanto, conseguir o dinheiro de volta é outra coisa. Quando se rouba um bem, é fácil de recuperar, porque aquele objeto pode ser descaracterizado, mas não deixará de ser o que sempre foi. Já o dinheiro, é gasto e pronto", disse o delegado.
O titular da DDF alerta que a conversa mantida pelos falsários é sempre muito parecida e o perfil apresentado na internet é padrão. Segundo ele, é necessário manter-se alerta para pontos que são convergentes em todas as fraudes que já foram denunciadas à Polícia.
"Sempre postam fotos de pessoas atraentes como se fossem deles, se dizem empresários ou investidores, afirmam que estão montando um negócio novo muito promissor, demonstram o interesse de vir ao Brasil conhecer as vítimas e logo em seguida pedem dinheiro. No começo, exigem quantias pequenas, mas quando veem que estão conseguindo o que querem a situação vai piorando. Esta senhora que chegou a depositar R$32 mil, fez vários depósitos. Eles indicam até que o dinheiro deve ser depositado no Banco Postal, porque não ficam registros da transação", disse.
Para o delegado, não é difícil cair em um golpe destes e a situação emocional da vítima conta muito para que a fraude seja concretizada. "Estamos falando de golpistas especializados, de pessoas que estão toda hora procurando uma forma de aperfeiçoar fraudes. Eles estudam as características, idade, profissão das pessoas para ver o que pode agradá-las. Se a pessoa está emocionalmente fragilizada, é normal que não perceba a armação".
Linhares contou ainda, que os golpes acontecem de forma rápida e que, em cerca de um a dois meses, a vítima já é descartada.
"Infelizmente, as vítimas estão em sites de relacionamento como produtos em prateleiras para serem escolhidas por estes criminosos. Não se trata de uma pessoa realmente apaixonada, não há uma dedicação exclusiva. À medida em que vão ganhando o dinheiro, vão descartando as mulheres".
O delegado pede a colaboração de todas as pessoas que suspeitam que podem ter sido vítimas deste golpe, para que denunciem à Polícia.
"Comparecer à Delegacia faz com as pessoas resgatem a autoestima, porque quando você é vítima de um golpe se sente um bobo, se vê humilhado, mas quando sabe que está ajudando a outras pessoas a não caírem na conversa destes 'espertalhões', se sente melhor".
Segundo o delegado, as vítimas demonstram em seus depoimentos o quanto estão deprimidas com o que lhes aconteceu.
"Às vezes, a gente pensa que uma arma apontada para a cabeça é o que assusta, o que traumatiza, mas ninguém queira experimentar uma situação como esta. Você é vítima de alguém que usou seus sentimentos e levou embora o seu dinheiro. A sensação de impotência, de não poder sequer verbalizar o que você sente, por vergonha, é algo certamente muito doloroso".
Crime internacional