Buscar

01 abril 2015

Prefeitura lança programa e deve inserir LED na iluminação pública da Capital

iluminação
Praia de Iracema e espigões receberão iluminação de LED.
FOTO: DIVULGAÇÃO
A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta quarta (1), o programa Ilumina Fortaleza,  que visa melhorar o sistema de iluminação pública da cidade. Entre as ações previstas, estão a substituição de lâmpadas amarelas por brancas. A iniciativa é voltada, principalmente, para as áreas mais carentes da Capital.
"O cenário de violência é consequência de diversas circunstâncias, e é inegável que áreas mais escuras, menos urbanizadas, acabam sendo mais propícias para o desenvolvimento da violência", avalia o prefeito Roberto Cláudio. "Certamente, sendo integrada com outras ações de segurança, a melhor iluminação terá eficácia nesse sentido", finaliza.
Conforme o coordenador da iluminação pública do município, Alfredo Cerejo, as lâmpadas brancas proporcionam melhor definição de cores, permitindo a identificação mais precisa de pessoas e objetos ao longo da via. Pontos de ônibus, faixas de pedestres e áreas no entorno de escolas e postos de saúde também receberão iluminação especial.
O programa também prevê a instalação de lâmpadas de led ao longo do calçadão do aterro da Praia de Iracema, tendo potencial de iluminação até cinco vezes superior às lâmpadas convencionais, além de serem mais econômicas.
Outra ação prevista no programa é a readequação do projeto de iluminação dos espigões das avenidas João Cordeiro e Rui Barbosa. Nos dois logradouros, as lâmpadas serão reinstaladas em pontos mais altos, na tentativa de evitar o vandalismo.
Fonte: DN

Lula afirma que governo petista cometeu "equívocos"

Lula
Lula também afirmou que Dilma é vítima de "uma luta de classe de cima para baixo"
REUTERS
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (31) que o governo petista cometeu "equívocos" em sua política tarifária. Ele discursou para uma plateia de representantes de movimentos sociais em uma ato em defesa da democracia e da Petrobras.
Segundo Lula, o governo não reajustou antes o preço da gasolina por medo de pressionar a inflação no país. Ele afirmou que Dilma Rousseff não esperava que uma estiagem de chuvas impactasse o fornecimento de energia, por isso reduziu a conta de luz em 2013.
"Nós, e é importante eu também assumir e cada um de nós assumir, cometemos equívocos. Por que não se aumentou a gasolina desde 2012? Porque não queria que a inflação subisse", disse. Para ele, existemfatores ecônomicos que não dependem apenas da presidente.
Além disso, Lula também disse acreditar que o ajuste fiscal, proposto pelo ministro da Fazenda Joaquim Levy, é necessário. "Fiz um ajuste mais forte que esse em 2003. Fiz um ajuste necessário".
Já o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, que também estava presente no evento, criticou o ajuste. "Há insatisfação na classe trabalhadora. Não vamos aceitar que o aumento da conta de luz e o 'tarifaço' recaiam na nossa conta". O ex-presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, também estava presente no evento.
Em relação aos depoimentos de delação premiada na operação Lava Jato, Lula fez uma crítica. De acordo com ele, estão tranformando "bandido em "herói".
Para o ex-presidente, Dilma Rousseff é vítima de "uma luta de classe de cima para baixo".
Fonte: DN

Dilma exigirá à Obama que seja excluída de lista de espionados

Dilma
A informação é do jornal 'Folha de S. Paulo', que afirmou ter apurado com duas pessoas que acompanham as negociações
REUTERS
Segundo reportagem do jornal 'Folha de S. Paulo', a presidente Dilma Rousseff pedirá ao presidente dos EUA Barack Obama para ser excluída da lista de líderes estrangeiros espionados pela NSA, agência de segurança americana. A conversa entre os dois deve ocorrer próximo à Cúpula das Américas.
O pedido deve ser a condição para reeagendar uma visita de Estado à Washington. Em setembro de 2013 oescândalo de espionagem por parte dos Estados Unidos foi descoberto e a visita de DIlma, que ocorreria em outubro do mesmo ano, foi cancelada.
Uma reportagem publicada em fevereiro pelo"The New York Times" informou que os líderos do México e do Brasil ainda estariam sendo vigiados. Atualmente, o Conselho de Segurança Nacional dos EUA revê a lista de líderes mundiais espionados pela NSA.
O encontro entre os dois acontecerá nos próximos dias 10 e 11, no Panamá. Segundo negociadores, poderá ocorrer uma reunião bilateral ou uma conversa informal entre os compromissos. Ainda de acordo com eles, Dilma só inciará conversas acerca de sua visita à Casa Branca após o pedido ser atendido. A reportagem afirmou que Dilma teria ficado "fora de si" quando soube que ainda estariam sob vigilância.
Porém, ainda existem as condições da visita. Se ocorrer neste ano, a visita da presidente será apenas de trabalho. Mas se for marcada para o ano que vem poderá ser uma visita de Estado. Maio e junho deste foram descartados para uma visita, assim como os meses de setembro e outubro, por serem congstionados em Washington.
Fonte: DN

Mulher mais velha do mundo morre aos 117 anos

Misao
Misao Okawa completou 117 anos no dia 5 de março de 2015
FOTO: REUTERS
A japonesa Misao Okawa - conhecida por ser a mulher mais velha do mundo - faleceu nesta quarta-feira (1º), um mês após completar 117 anos. A informação foi confirmada pelo asiloonde ela vivia, na cidade de Osaka.
Misao, que nasceu no dia 5 de março de 1898, vem de uma filha de comerciantes de quimonos de Osaka e foi mãe de três filhos, avó de quatro netos e seis bisnetos. Ela faleceu ao lado da família, incluindo do filho mais velho, de 92 anos, e de um bisneto de 2.
Com a morte de Misao, o posto de pessoa mais velha do mundo pertence à americanaGertrude Weaver, que soma 116 anos de vida.
O ministério da saúde do Japão contabiliza cerca de 59 mil centenários em seu território. A maioria são mulheres, que totalizam 87% dos que têm mais de 100 anos de idade.
Fonte: DN

CASO dos MEDICAMENTOS > Ministério Público recolhe documentos na Prefeitura de Quixadá

Quixadá - Medicamentos 26.03.15 3Quixadá
Representantes do Ministério Público do Ceará recolheram nesta terça-feira, 31 de março, no Centro Administrativo da Prefeitura de Quixadá, documentos relativos a processos licitatórios para aquisição de medicamentos. O objetivo dos promotores de Justiça era colher material para averiguação de denuncia sobre a grande quantidade de medicamentos encontrados na semana passada dentro de um posto de saúde desativado e num imóvel particular. Parte dos remédios estava com prazo de validade vencido.
Após a visita dos promotores de Justiça a Prefeitura de Quixadá emitiu nota informando ter atendido prontamente todas as solicitações dos representantes do MP. Ainda de acordo com o Gabinete do Prefeito Municipal, o qual recebeu os promotores, cujo objetivo era averiguar procedimentos licitatórios que legalizavam a compra de medicamentos, realizados pela Secretaria de Saúde deste Município.
Acerca das denúncias a secretaria de Saúde de Quixadá, Selene Bandeira, informou que as caixa de Dipirona sódica encontradas no posto de saúde do bairro Carrascal II, na periferia de Quixadá, estavam ali armazenadas por não existir mais espaço no depósito no depósito da farmácia de sua Secretaria. A secretaria ainda acrescentou que foram encontradas 9.075 unidades de medicamentos vencidos em 2013 no imóvel que até o fim do ano passado estava à disposição da Prefeitura de Quixadá. Quando assumiu a Secretaria de Saúde, em abril do ano passado, ela não sabia da existência desses medicamentos, justificou.
Entenda melhor o caso dos remédios acessando as edições publicadas no Diário do Nordeste
FONTE: DN

Cristiane Braga e um novo jeito de governar na cidade de Baturité

É preciso coragem para assumir uma administração municipal falida e manchada pela corrupção. Cristiane Braga, 35 anos, advogada, não teve medo da responsabilidade e, em dezembro do ano passado, tomou as rédeas da administração de Baturité. Até então exercendo o cargo de vice-prefeita e ciente de seu papel perante a população, Cristiane teve a consciência de que a cidade precisava de um novo jeito de governar. Ela decidiu enfrentar o desafio, munindo-se de duas armas importantes: transparência e participação. Com serviços prestados na assessoria de sindicatos de servidores e de trabalhadores rurais, a nova prefeita sabe como ninguém a importância em manter uma folha de pagamento em dia. Se a casa está desarrumada, como organizar o resto? Quando Cristiane assumiu a prefeitura de Baturité, a folha de pagamento dos servidores estava atrasada em dois meses. Hoje, a realidade é bem diferente e a remuneração dos funcionários municipais é apenas um dos muitos exemplos. Nas linhas que se seguem, Cristiane fala de coração aberto e mente completamente voltada para o trabalho em favor do desenvolvimento do município que hoje governa. Leia para entender um pouco mais esse momento único pelo qual Baturité está passando.

Em que situação recebeu a prefeitura de Baturité?
Cristiane Braga: Um verdadeiro caos financeiro e administrativo: servidores públicos com dois meses de atraso nos salários; contratos superfaturados; transportes públicos sem pagamento. Uma situação que não corresponde nem de longe à realidade que nossa população merece.

Que medidas foram adotadas?
CB: É difícil motivar uma equipe sem a promover a real valorização profissional e pessoal. E isso é impossível se os funcionários estão há dois meses sem receber salário. Essa foi a nossa grande prioridade ao assumir a prefeitura. Na Saúde, por exemplo, a UMPA (Unidade Municipal de Pronto Atendimento) estavam sem remédios. As unidades do Programa Saúde da Família (PSF) atendendo das 9h às 11h. A Saúde não estava funcionando. Estavam fazendo de conta. Estou exigindo dos médicos que trabalhem 40 horas, em tempo integral. Não estou permitindo que faltem remédios. Inclusive, inaugurei a Farmácia Pública para transformar a entrega de remédio em um ato democrático e transparente.

Obras públicas. Existe um projeto da atual gestão em andamento?
CB: Nós recebemos algumas obras em andamento, mas, todas elas com suspeitas de superfaturamento e irregularidades. Contratamos, então, uma auditória que já encontrou desvios em todas elas, desde a licitação, projeto, execução e utilização de materiais. Ainda não temos obras em andamento. Estamos prestes a autorizar a ordem de serviço para ser iniciada a estrada do Candeias. Será em pedra tosca. Trata-se de uma comunidade populosa da zona rural com vários distritos.

O afastamento do ex-prefeito João Bosco gerou apreensão na população sobre sua gestão. O que tem a dizer sobre isso?
CB: A corrupção é o grande câncer da sociedade atual, notadamente da esfera política. A população não aguenta mais isso. Foi necessária uma intervenção do Ministério Público Estadual para moralizar a prefeitura. Essa ação do MPE deixa para nós uma grande lição. A população tem que levantar a cabeça, não tolerar a malversação dos recursos públicos. É preciso que todos sejamos realmente rigorosos e intolerantes com as ações de corrupção, por que quem é corrupto, desonesto com dinheiro público, é desonesto com cada família, com cada cidadão. Temos que virar a página em Baturité, porque a política do prefeito afastado é uma política retrógrada, ultrapassada, do tempo das cavernas. Temos colocar nosso município, que é a capital do Maciço, no caminho do desenvolvimento. Só vamos fazer isso através de uma sociedade participativa, com um governo transparente e com ações ousadas e arrojadas.

Como funciona o sistema de pregão eletrônico nas licitações?
CB: Quando assinei o convênio com o Banco do Brasil, fui bastante elogiada pelo pessoal do Banco. O sistema funciona assim, O representante da entidade executora de projetos deve dirigir-se à agência de relacionamento do BB, que fará o cadastramento do órgão no sistema e providenciará a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica. A partir do cadastramento, o usuário e seus representantes estarão habilitados para acessarem as funcionalidades no Sistema Licitações .Informaram-me que existe uma resistência grande dos prefeitos em adotar essa sistemática, por que, através dela, os concorrentes não se conhecem. A corrupção nesse sistema de licitação é bastante inibida. Na região, sou a única prefeita que tive a coragem de assinar esse sistema. Isso é um avanço, pois a licitação é a porta da corrupção.

Sua gestão promove a participação popular na tomada de decisões?
CB: A retomada dos conselhos populares é uma prova disso. Eles estavam todos desarticulados, o que facilitava a atuação de um gestor sem a devida fiscalização. Mas, quando o gestor é bem intencionado, ele não se incomoda em ser fiscalizado, ao contrário, valoriza e promove o debate de ideias e sabe a importância de bem apresentar as contas de gestão. Estamos fomentando a criação agora de um conselho político. Será uma lei revolucionária que vamos mandar para a Câmara. Esse conselho vai ser formado por representações dos conselhos comunitários. Assim, espero contribuir para o amadurecimento da população de Baturité, que hoje já exige um novo nível do gestor. E às demandas dos servidores? CB: Fazendo um grande estudo de impacto financeiro, tentando resgatar o direito dessas pessoas que foram negligenciados abruptamente. Para conseguir fazer valer esses direitos, temos que apertar o cinto. O recolhimento do lixo, que era feito por R$ 195 mil, hoje é realizado ao custo de R$ 44 mil. Também entregamos uma parte do transporte escolar ao Governo do Estado, por entender que é melhor abdicar de um serviço do que querer realizar o mesmo de forma precária e sem poder pagar por ele. Além disso, pegamos contratos e assessorias vigentes e reduzimos valores, conseguindo economizar, deixar um caixa de reserva, e fazer justiça no que diz respeito a direitos que vinham sendo negligenciados. Como o aumento desses 167 servidores, o piso salarial dos agentes de saúde e de endemias. Os 54 funcionários que ganhavam menos de um salário mínimo mensal. Um absurdo. Fizemos isso com economia, com pé no chão, fechando as portas da corrupção e obtendo uma saúde financeira.

E as verbas federais?
CB: Não. Recebi a administração municipal de Baturité com doze diferentes tipos de inadimplências. A prefeitura está em débito em relação ao INSS, não estava sendo recolhido dos funcionários o FGTS. Obras federais que não foram prestadas contas, merenda escolar com irregularidades, recursos recebidos pelo governo federal sem prestação de contas. Hoje, estou impossibilitada de receber auxílio financeiro do governo federal e estadual por uma irresponsabilidade do gestor afastado, que recebia os recursos, aplicava e perdia os prazos da prestação de contas. Essa irresponsabilidade nos prejudica demasiadamente. No dia 10 de fevereiro, por exemplo, houve um bloqueio de R$ 800,00 mil por parte do INSS. Esses recursos foram bloqueados, dificultado a programação financeira.

Defina o novo jeito de governar
CB: Esse novo jeito de governar é uma nova postura diante dos funcionários, da cidade, dos problemas, das situações. É basicamente uma nova maneira de resolver as coisas. É um governo mais humanitário, que acolhe e olha nos olhos das pessoas e que busca as soluções de forma conjunta. Uma parte da classe política não lutou comigo e com nosso povo contra esse governo corrupto, que foi deposto pela Justiça. Eles ficaram dando sustentação política e que, ainda hoje; de uma forma hipócrita, camuflada, mascarada; dá sustentação a essa política ultrapassada. O novo jeito de governar é sem máscaras e está aqui para fazer história e principalmente para trazer as mudanças que a população tanto quer e precisa.

Com informações da assessoria de imprensa - PMB

Prefeito de Caririaçu acusa Coelce por abandono do parque de iluminação pública do município

A iluminação pública em Caririaçu tem deixado a desejar e o Prefeito João Marcos, acusa veementemente a Companhia Energética do Ceará (Coelce) pela falta de assistência à população.


Ele chama a atenção da comunidade para informar que a troca de lâmpadas é de responsabilidade da empresa. A prefeitura já trocou algumas lâmpadas no centro da cidade, mas isso, ainda, não é atribuição do município. Ele convoca a própria população para que o ajude no sentido de cobrar da companhia de energia elétrica para que ela cumpra a sua responsabilidade junto à população caririaçuense.

O Prefeito ameaça, inclusive, acionar o Ministério Público, caso a empresa não execute as suas obrigações junto ao município. Ele acusa ainda de estar pagando muito caro pela iluminação pública - cerca de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais mensais) e que não está havendo a contrapartida por parte da concessionária. João Marcos reforça as denúncias em tom de desabafo ao afirmar a situação difícil por que estão passando os prefeitos com a falta de atenção por parte da Coelce.

Sem sombra de dúvidas um dos mais graves problemas enfrentados pela atual administração do município de Caririaçu diz respeito ao parque de iluminação pública.São ruas escuras, postes sem luz ou luzes queimadas, geradores avariados e até ruas sem postes.

Para agravar ainda mais o problema, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), determinou que a partir de 2013 as concessionárias de energia elétrica deveriam passar a responsabilidade e os encargos da iluminação pública para as prefeituras que por sua vez se recusaram a assumir a incumbência de tomar conta da iluminação pública, argumentando que isso só seria possível se as concessionárias recuperassem e entregassem os parques em perfeitas condições de funcionamento.

Em 2014 a Aneel determinou novamente, dessa vez sem adiamentos e prorrogações, que as prefeituras assumissem a iluminação pública. Caririaçu, no entanto se recusou a receber o parque de iluminação pública da forma em que está, e sem o apoio da Aneel, entrou na justiça para não assumir tal responsabilidade exigindo que a Coelce conserte todos os danos e avarias da iluminação pública municipal.

Segundo o Secretário de infraestrutura, Francisco Cavalcante, a prefeitura não tem condições de assumir a iluminação pública como ela está atualmente. Segundo ele, seria necessário um grande aporte financeiro para recuperar o parque elétrico. O que é inviável para os cofres do município.
Fonte: AVOL

Carolina Oliveira posa 'apimentada'

Você já imaginou várias celebridades interagindo com pimentas. Esta é a proposta da exposição 'Pepper´s Love', preparada pelo fotógrafo inglês Lucca Messer. E a atriz Carolina Oliveira é uma das estrelas da mostra. Ela posou de biquíni e cercada de pimentas vermelhas.
Carolina está prestes a dar vida a uma periguete na próxima novela das sete da TV Globo, 'I Love Paraisópolis'. Em entrevista ao jornal carioca 'Extra', a atriz contou que está muito animada. “É uma personagem completamente diferente de tudo que já fiz e de tudo o que sou. Natasha é ambiciosa, capaz de tudo para se dar bem na vida". Para o novo trabalho, a morena cortou o cabelo e ainda pintou as madeixas de vermelho. 
Sobre a 'Pepper's Love, o fotógrafo Lucca Messes disse: "Quero que a pimenta seja um símbolo da personalidade de cada celebridade. Ao entregar a pimenta na hora da foto, deixo a pessoa livre para escolher o que ela quer fazer". Ele pretende levar a exposição para o Rio de Janeiro e São Paulo no começo do ano que vem.
Fonte: CNEWS

Vitor Valim diz 'sim' à redução da maioridade penal

Pautando sua trajetória de luta contra a violência e em prol da melhoria da segurança pública, o deputado federal cearense Vítor Valim (PMDB) votou 'sim' pela redução da maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos de idade.
A votação aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 31, em Brasília, em sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O voto do parlamentar contribuiu para a aprovação da matéria na CCJ.
Em pronunciamento logo após a votação, Vitor Valim foi enfático: "Com alegria, votamos 'sim' pela redução da maioridade penal e um fim a essa impunidade".  
Fonte: CNEWS

Consumo de energia deve cair 0,5% em 2015

sem energiaA redução da expectativa do crescimento econômico – refletindo cortes nos gastos públicos –, a elevação da taxa de juros, a contração do crédito, a reprogramação dos investimentos e a elevação das tarifas de energia elétrica deverão fazer com que o consumo de energia elétrica feche 2015 em queda de 0,5%, o que não acontece desde 2009 – no auge da crise financeira internacional –, quando o consumo fechou com queda de 1,1%.
As projeções constam da Resenha do Mercado de Energia Elétrica, do mês de março, divulgada nesta terça-feira (31) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com os dados do consumo de energia relativos ao mês de fevereiro deste ano, que fechou com queda de 2,2%, registrando retração de demanda em todas as classes de consumo.
Pela nova previsão, o consumo total de energia elétrica na rede, em 2015, será 16,6 mil gigawatt-hora inferior à projeção anterior, o que equivale à geração de uma usina hidrelétrica de 4.000 megawatts (MW) durante um ano.
Pelas projeções da EPE, a queda refletirá a menor demanda dos consumidores de baixa tensão e a o encolhimento ainda maior do consumo industrial. As projeções revisadas pela EPE chegam a ser 2,5 pontos percentuais abaixo da previsão anterior, que era de crescimento de 3%, com forte dinâmica do consumo na baixa tensão e recuo do consumo industrial.
A nova projeção considera também a reprogramação de projetos de investimento, como efeito do ajuste macroeconômico e da revisão do plano de inversões da Petrobras; campanhas para racionalização do uso da energia, em linha com o enfrentamento do cenário hidrológico desfavorável dos últimos anos.
Houve redução nas previsões de consumo em todos os segmentos. O crescimento do consumo residencial foi revisado de 5,2% para 2,5%, refletindo, principalmente, a reação dos consumidores em face do aumento das tarifas e das campanhas de racionalização do uso e o desaquecimento do setor de construção civil.
Com informações da Agência Brasil
Fonte: Ceará Agora

Cunha cria comissão especial para acelerar aprovação da redução da maioridade penal

eduardo cunha2O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, criou nesta terça-feira a comissão especial que vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 anos para 16 anos. A proposta teve a admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania na manhã desta terça-feira, em uma sessão polêmica.
Formada por 26 titulares e 26 suplentes, a comissão começará a funcionar na  quarta-feira (8), da próxima semana, quando ocorrerá a reunião de instalação. Para ser aprovada pela Câmara, a proposta precisa do aval da comissão especial e de votação em Plenário, em dois turnos, com o voto favorável de, pelo menos, 308 deputados.
A Comissão terá 40 sessões para apresentar um parecer final analisando a PEC. Uma das sugestões que será analisada propõe até mesmo reduzir a maioridade para 12 anos. Evangélico, Cunha defendeu a redução e disse que, logo após a comissão apresentar seu parecer, o texto será votado no plenário.
Cunha desdenhou a ameaça do PT de pedir ao Supremo Tribunal Federal para travar a tramitação da proposta na Casa. Ele disse que isso não deve acontecer pois a matéria é constitucional.
Fonte: Ceará Agora

Fortaleza tem o 23º pior trânsito do mundo e o 4º do Brasil

Cruzamento da avenidas Treze de Maio com Carapinima (Foto: Davi Hermann/ Arquivo Pessoal)
Cruzamento da avenidas Treze de Maio com Carapinima (Foto: Davi Hermann/ Arquivo Pessoal)
Fortaleza é a 23ª cidade do mundo com pior trânsito de veículos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (31)  empresa de tráfego TomTom. No Brasil. a capital cearense só perde para  Recife, Salvador e Rio de Janeiro, que têm trânsitos piores.
O nível médio de congestionamento na capital cearense chega a  51%. Isso quer dizer que em 51% do tempo o trânsito da cidade está congestionado. Por ano, em média, o fortalezense gasta 84 horas somente no trajeto de volta do trabalho para casa.
O levantamento analisou 218 cidades nos seis continentes e utilizou dados obtidos em 2014. O índice de cada trânsito foi definido conforme os níveis de congestionamento por hora e por dia da semana. No mundo, Istambul e a Cidade do México lideram o ranking.

Veja os piores trânsitos do Brasil:

  1. Rio de Janeiro

  1. Salvador

  1. Recife

  1. Fortaleza

  1. São Paulo

  1. Belo Horizonte

  1. Porto Alegre

  1. Brasília

  1. Curitiba
Fonte: Ceará Agora

Mensagem pelo Whatsapp sobre roubo de fardas de agentes de saúde é falsa

Foto_04 de outubro_Agente de Saude(1)A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desmentiram a notícia de que fardamentos e outros materiais dos agentes de saúde haviam sido roubados em Fortaleza e estariam sendo usados para que bandidos entrassem na casa de pessoas. A informação foi difundida pela ferramenta Whatsapp e espalhou-se rapidamente por toda a cidade.
A mensagem falsa afirmava que haviam sido roubados coletes, crachás e bolsas de agentes endêmicos de controle da dengue e que havia suspeita de os materiais seriam usados para furtos em residências. A nota incentivava que o receptor enviasse a informação para o máximo de pessoas possíveis e que ficasse atento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todos os agentes de saúde da Prefeitura de Fortaleza trabalham fardados e com a identificação. Já a Funasa afirmou que não tem mais em seus quadros agentes de saúde.
Fonte: Ceará Agora

Operação reduz acidentes com motos em Fortaleza

acidente_motoPelo segundo domingo consecutivo diminuiu no Instituto Dr. José Frota (IJF) o número de atendimentos por acidentes envolvendo motocicletas em relação ao total de atendimentos por acidentes de trânsito. A redução, segundo o Governo do Estado, pode ser considerada consequência da Operação Retorno das Praias, que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Secretaria das Cidades iniciou no domingo, 22 de março.
Antes do início da Operação, o IJF realizou no domingo, 15 de março, 102 atendimentos relacionados ao trânsito, 87 deles envolvendo motociclistas, 85% do total. No domingo da primeira operação do Detran, o número de atendimentos no IJF por traumas de trânsito diminuiu para 53 e aqueles por acidentes com motos caíram para 35, ou 66% do total. No último domingo, dia 29, foram 63 atendimentos relacionados ao trânsito e 39 a motociclistas, o que representa 62% do total.
No último domingo, 29, a Operação Retorno das Praias apreendeu 68 motocicletas e notificou 36 motociclistas com base na Lei Seca. Para realizar operação, o Detran conta com agentes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e mobiliza dez equipes que fazem o trabalho de fiscalização ao mesmo tempo, das 12 às 18 horas. A abordagem é feita exclusivamente aos condutores de motocicletas, que se submetem ao exame do bafômetro. A recusa ao teste é o indício de que o condutor está alcoolizado. Com isso, a notificação é registrada com base na Lei Seca.
Apesar de ainda estar em fase experimental, para o secretário das Cidades, Ivo Gomes, a operação já mostra resultados positivos em relação à educação no trânsito. “Precisamos concentrar nossos esforços, agora, na continuidade dessa operação, que também prevê educação dos motociclistas quanto ao uso do capacete, reduzindo o número de acidentes no trânsito”, destacou o titular da pasta.
O Ceará registrou em todo o ano passado 732 mortes em consequência de acidentes com motocicletas e 5.109 internações, até novembro, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de 2010, o maior número de óbitos ocorreu em 2012, com 841 mortes de motociclistas e garupeiros, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. O recorde de internações em consequência de acidentes de moto no Estado aconteceu em 2013, com 5.873 registros no Sistema de Informações Hospitalares (SIA/SUS).
A prevenção dos acidentes envolvendo motocicletas é uma das prioridades do secretário da Saúde do Estado, Carlile Lavor. Ele pretende mobilizar os 15 mil Agentes Comunitários de Saúde do Ceará no trabalho de educação e prevenção para evitar acidentes e óbitos no trânsito. É trabalho integrado entre diferentes áreas do governo do Estado em busca de salvar vidas.
Com informações do Governo do Estado

Tribunal suspende julgamento e Fortaleza permanece no Campeonato Cearense

Fortaleza ECO Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Ceará (TJDF-CE) concedeu efeito suspensivo da decisão do julgamento da última quinta-feira (26) e assegurou a presença do Fortaleza Esporte Clube no restante do Campeonato Cearense de Futebol.
A decisão ocorre cinco dias após a exclusão do time do Pici. A Primeira Comissão Disciplinar do Tribunal julgou, por três votos a dois, a exclusão e o rebaixamento do Leão para a Série B da competição em 2016, além de multa de R$ 50 mil.
O time, no dia seguinte protocolou pedido de efeito suspensivo, junto com a Federação Cearense de Futebol (FCF), que ingressou no processo como terceiro interessado. Nesta terça-feira o presidente do TJDF, Jamilson Veras, indeferiu o recurso da FCF, mas concedeu pedido feito pela equipe tricolor.
Com a decisão, o Fortaleza poderá disputar os jogos semifinais contra o Icasa. Durante a semana o clima ficou tenso. A sede da FCF foi depredada e auditores receberam ameaças de morte, o que resultou na instauração de um inquérito policial para verificar a origem das ameaças.
O tricolor de Aço foi punido porque em 2002, recorreu à Justiça Comum contra o Ceará por entender que o atacante David Madrigal estava atuando irregularmente, sem visto de trabalho. O Leão queria que o rival perdesse 17 pontos. O alvinegro venceu nos tribunais e o tricolor então decidiu entrar na Justiça comum, antes de esgotar os recursos nas esferas esportivas.
Fonte: Ceará Agora

Eunício quer agilizar votação da convalidação dos incentivos fiscais

eunicio coligaçõesSem obter acordo para votação da pauta do plenário, o senado deve analisar na sessão desta noite três projetos com requerimentos de urgência. O impasse do acordo se concentra no projeto que obriga a União a cumprir lei que renegocia as dívidas de estados e municípios com novo indexador e o projeto que convalida os incentivos ficais concedidos a empresas instaladas principalmente em estados das regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste.
O líder do PMDB, senador Eunicio Oliveira (CE), apresentou requerimento para inverter a ordem de votação das matérias. De acordo com ele, é preciso garantir quórum na votação do projeto que convalida os incentivos fiscais antes de votarem o indexador das dívidas dos estados e municípios. “Vou apresentar o requerimento para evitar que esvaziem a sessão e os estados do Norte e Nordeste sejam prejudicados. Eles querem resolver a questão das dívidas, mas não querem se comprometer com a convalidação dos incentivos”, disse o líder fazendo referência aos parlamentares do sul e sudeste.
A insegurança jurídica sobre os incentivos fiscais praticados por alguns estados como meio de atrair investimentos está em julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que defende o fim da guerra fiscal.
Na tribuna, Eunicio disse que não houve nenhum tipo de acordo para a votação e que não se opõe a questão do indexador, mas que é preciso evitar a manobra de esvaziar a votação da convalidação.
“O Ceará não é governado por um peemedebista, é governado por um petista, meu adversário. Mas essa questão da convalidação precisa ser votada, assegurada e garantida para manter os investimentos nos estados que precisam, como é o caso do Ceará”, defendeu.
Fonte: Ceará Agora

Unilab se solidariza com família do servidor Renan Menezes

Renan Menezes havia tomado posse como servidor da Unilab no último dia 2 de março.
Nota de falecimento
Com pesar, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) recebeu a notícia do falecimento, nesta terça-feira (31), do servidor técnico-administrativo Renan Gomes de Menezes, de 27 anos de idade. Renan havia tomado posse como servidor da Unilab no último dia 2 de março. Expressamos nossos sentimentos e as nossas sinceras condolências à família e amigos.
O Instituto de Humanidades e Letras (IHL), onde Renan Menezes fora lotado, decretou luto oficial de cinco dias, suspendendo as atividades administrativas e facultando as atividades acadêmicas no dia 1º de abril, em razão do velório e sepultamento. Veja a nota de falecimento e luto do instituto:
Fonte: UNILAB

PESQUISA e INOVAÇÃO - IFCE de Quixadá promove workshop para apresentar projetos

Quixadá
A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, do Instituto Federal do Ceará (PRPI/IFCE), promoverá hoje, 31, o workshop “Pesquisa e Inovação”. Conforme o IFCE o evento reunirá pesquisadores do campus de Quixadá e do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) da Petrobrás. O workshop será realizado no auditório do IFCE de Quixadá. Por volta das 16h30, dentro da programação, haverá palestra sobre “A propriedade intelectual no IFCE e a interiorização do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)”, proferida pelo bacharel em Direito e membro do Núcleo, Igor Moura.
O Cenpes é um dos complexos de pesquisa aplicada mais importantes do mundo. Além de laboratórios avançados, tem salas de simulações e imersão em processos da indústria de energia.
No Encontro, representantes dos cursos de mestrado do Instituto Federal do Ceará apresentarão as linhas de pesquisas, projetos e trabalhos desenvolvidos por essas pós-graduações stricto sensu: “O evento é importante pois estamos prospectando entrar no seleto grupo de instituições que têm pesquisas em conjunto com a Petrobrás. Nosso objetivo é o de colocar os pesquisadores, tanto do IFCE quanto da Petrobrás, em conversação direta, a fim de estreitarmos mais ainda as parcerias institucionais existentes e avançar em outras frentes”, afirma o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Auzuir Ripardo de Alexandria.
Fonte: DN

Mãe e dois filhos presos por morte

Image-0-Artigo-1825828-1
Iracema Silva dos Santos e dois filhos, entre eles, José Anderson Silva dos Santos, o 'Dansim', (abaixo) foram capturados em uma operação da Divisão de Homicídios
Image-1-Artigo-1825828-1
Uma mulher, os dois filhos dela e uma amiga da família foram presos, na manhã de ontem, suspeitos de um homicídio ocorrido, no dia 13 de abril de 2014, em um bar na esquina das Avenidas Dioguinho e Santos Dumont, na Praia do Futuro. De acordo com a Polícia, a vítima e os suspeitos tinham uma desavença antiga, motivada pela disputa de território do tráfico, nas comunidades instaladas naquela área.
O delegado Leonardo Barreto, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), disse que Iracema Silva dos Santos e seus dois filhos agiram juntos em outros homicídios e num esquema de tráfico de drogas. José Erivelton Silva dos Santos e a mãe foram presos na residência deles na 'Comunidade do Caroço', na Praia do Futuro. José Anderson Silva dos Santos, o 'Dansim', já estava recluso na Penitenciário do Carrapicho, em Caucaia, por porte de arma.
"Eles são perigosos, já têm um histórico extenso de crimes na área em que moram. Foram presos no ano de 2013 por um homicídio, que aconteceu exatamente no mesmo lugar deste último. Os três respondem por diversos crimes, como homicídios, tráfico de drogas e associação criminosa. O Erivelton Silva tem duas tatuagens de palhaços nas costas que, no mundo do crime, significa o ataque ou o assassinato de um policial", disse Barreto.
Além da família, Francisca Májila Cruz, também foi capturada. Ela estava no Conjunto Ceará, para onde tinha se mudado, na tentativa de se esconder da Polícia. "Embora não tivesse parentesco com os outros suspeitos, mas sabia que o homicídio aconteceria e foi conivente. Esta não é a primeira vez que ela se associa a eles para o cometimento de crimes", revelou o delegado da DHPP. Májila Cruz já responde por homicídio, associação criminosa e tráfico.
Vítima
A vítima, Davi Sales Cavalcante, morreu portando uma pistola, calibre 380, na cintura. Ele também já respondia por tráfico. Conforme Leonardo Barreto, na época, ele comandava a venda de narcóticos na região e estava sendo perseguido pela família, que queria o controle da área.
"Eles planejaram tudo. Eram inimigos, mas se toleravam, se falavam. Foi então que atraíram a vítima para uma suposta conversa no bar, mas na verdade não era um encontro amistoso e sim uma emboscada. Quando chegaram lá, ele foi cercado e morto pelo 'Dansim'", contou Leonardo Barreto.
Segundo o delegado, mesmo o relato das testemunhas dando conta que 'Dansim' foi o atirador, todos os outros implicados estavam no local e ajudaram na dinâmica do crime
Fonte:DN

Após dois anos sem disputar a Copa do Brasil, Fortaleza tenta apagar o insucesso do Nordestão

Image-0-Artigo-1825871-1
Volante Dudu Cearense tem nova chance como titular com a camisa tricolor
FOTO: KLÉBER GONÇALVES
Três dias após a eliminação na Copa do Nordeste, o Fortaleza tem nova chance de reabilitação em uma competição da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Hoje, às 19h30, o Leão enfrenta um adversário já conhecido da disputa anterior, o River/PI, no Estádio Alberto Silva, em Teresina.
Os dois times já disputaram duas partidas neste ano, pelo torneio regional. Na primeira, houve empate em 2x2, quando o Fortaleza vencia o jogo no Estádio Albertão, no Piauí. No segundo confronto, o Tricolor venceu por 2x0, na Arena Castelão.
Um empate fora de casa, pela Copa do Brasil - de preferência com gols - seria muito útil ao time leonino, entretanto, esse será um desafio para a equipe do técnico Marcelo Chamusca. Isso porque, desde que retornou ao clube, ele não sabe o que é empatar.
Foram oito jogos do Tricolor sob o comando de Marcelo Chamusca em 2015. Ele conseguiu seis vitórias e duas derrotas.
"O River conhece bem o nosso time e nós conhecemos eles. Mas houve mudanças na equipe deles nos últimos jogos. Contrataram alguns jogadores do Quixadá. Vamos tentar fazer um bom jogo", disse Chamusca.
"Temos que superar esse dilema de mata-mata e mostrar que aprendemos com os nossos erros", disse o volante Dudu Cearense, uma das novidades, do modificado time do Fortaleza.
A última vez que o Leão disputou a Copa do Brasil foi em 2013, quando superou Luziânia e Confiança, mas parou no Luverdense/MT.
River ganha reforço de Netinho
O técnico do River/PI, Flávio Araújo, ganhou mais um reforço para as disputas da Copa do Brasil. Trata-se do atacante Netinho, que defendeu o Quixadá.
Ele formará dupla com Fabinho, visto que o centroavante titular do River, Eduardo, voltou a sentir uma contusão na coxa direita, quando participou do jogo frente ao Parnaíba, pelo Campeonato Piauiense.
A meta do técnico Flávio Araújo é superar o Fortaleza, coisa que não aconteceu pela Copa do Nordeste.
Além de Eduardo, o lateral Michael e os meias Luís Augusto e Júnior Xuxa ficarão de fora, também por contusão.
TJD concede efeito suspensivo ao Leão
O presidente do TJDF/CE, Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol no Estado do Ceará, Jamilson Veras, concedeu ao Fortaleza o pedido de efeito suspensivo para voltar a jogar no Campeonato Cearense.
Jamilson deferiu o pedido do Fortaleza, mas indeferiu a ação impetrada pela Federação Cearense de Futebol, que havia entrado com o mesmo pedido.
O magistrado entendeu que a solicitação do Fortaleza estava com uma maior fundamentação, obedecendo a legislação, afora outras argumentações.
O Fortaleza aguarda agora o julgamento do mérito da questão, que será realizado pelo Pleno do TJDF, a acontecer, possivelmente ainda no mês de abril.
Pelo Estadual, o Leão enfrenta o Icasa, domingo, às 16 horas no Romeirão, pela jogo de ida das semifinais.
A venda de ingressos para já havia sido iniciada pelos dirigentes do Verdão.

Fonte: DN