Buscar

31 março 2015

Confira as principais notícias no Retrospectiva do Dia

CD Wesley Safadão promocional abril 2015 - Baixe já


Papa recebe transsexual no Vaticano: “Deus aceita-te como és”


Depois de dois telefonemas, o encontro. O Papa Francisco recebeu esta semana um cidadão espanhol transsexual e a namorada no Vaticano. "Claro que és filho da Igreja", disse.
Diego Neria Lejárraga era Cuca até há oito anos, quando decidiu fazer a operação de mudança de sexo. Católico praticante, sofreu durante anos com o facto de não ser aceite pela Igreja. Pelo menos pela parte mais conservadora da Igreja na pequena cidade espanhola de Plasencia, em Cáceres, onde sempre viveu. Há uns meses resolveu escrever uma carta ao Papa Francisco onde expunha o que sentia e onde questionava se era mesmo filho de Deus. Mensagem recebida. O Papa telefonou-lhe e o encontro com Diego e a namorada, Macarena, concretizou-se este fim de semana no Vaticano.
“Deus quer bem a todos os seus filhos, sejam como forem, e tu és filho de Deus por isso a Igreja aceita-te como és”, terá dito o Papa Francisco quando telefonou ao espanhol de 48 anos, que chegou a ser apelidado por um padre de ‘filha do diabo’, para marcar os pormenores da sua ida ao Vaticano. O encontro realizou-se no sábado passado, mas foi marcado propositadamente fora da agenda oficial do chefe da Igreja Católica, longe dos holofotes.
Conhecido por telefonar às pessoas sem se fazer anunciar, o Papa Francisco ligou pela primeira vez a Diego a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, e voltou a apanhá-lo no telemóvel no dia 20 para acertar os pormenores da viagem. Segundo o El Mundo, que já falou com Diego Lejárraga depois do encontro papal, a primeira vez foi apenas para dizer que estava a par da sua situação e que queria recebê-lo no Vaticano. Prometia ligar novamente.
Prometido, cumprido. A 20 de dezembro, Diego estava de visita a Sevilha, onde vive a namorada, quando recebeu a segunda chamada. Entrou numa loja para acalmar o ruído e poder ouvir melhor. Era o Papa que estava do outro lado da linha a perguntar-lhe quando lhe dava mais jeito ir a Itália. “Durante o fim de semana é melhor, não é?”, perguntou o chefe da Igreja Católica. “Quando quiser”, limitou-se a responder. Ficou então marcado para um sábado, para não interferir com a semana normal de trabalho do convidado, e depois de Francisco ter pedido uns minutos para olhar para a agenda, lá atirou: “Tenho uma possibilidade no dia 24 de janeiro às 17h, que tal?”.
Feito. Respondendo às dúvidas logísticas de Diego, o Papa ainda terá pedido para não se preocupar com os gastos da viagem. De resto, “basta chegarem à porta da residência de Santa Marta e dizerem que estou à vossa espera”.
Oficialmente, a Igreja não reconhece mudanças de sexo, mas o Papa Francisco instou-a a mostrar mais compaixão para com setores da sociedade que se sentem excluídos, nomeadamente quando recentemente disse, a propósito dos homossexuais, “Quem sou eu para os julgar?”.
Diego Lejárraga não adiantou muito à imprensa sobre o que foi dito na audiência com o Papa, por ser “um segredo só deles [nosso]”, mas descreveu o momento como “uma experiência única”. No limite, sabendo que a transsexualidade ainda não é bem aceite por todos, espera pelo menos que o seu caso sirva para que outras pessoas na sua situação não passem pelo mesmo tipo de discriminação que ele passou.

Fonte: Logo Observador

Homem pinta rosto de Obama usando o próprio pênis como pincel

O artista Brent Ray Fraser cria retratos de figuras notáveis, como o presidente americano Barack Obama, usando o pênis como pincel.
Em seu site, o artista vende seus quadros e vídeos, em que ele aparece criando suas pinturas, ou fazendo sexo com uma torta de maça ou, ainda, se cobrindo de tinta.
Brent contou à revista Vice que pode fazer pinturas usando o membro ereto ou flácido, e que tem o cuidado de usar tintas à base de água para não fazer mal à sua pele.
"Trabalhar com a arte me deixa excitado", disse o artista à revista.
Ele começou em 2009, reproduzindo pinturas de pênis e testículos e possui vários fãs gays. Brent, no entanto, diz que é "artsexual" e nunca teve relações sexuais com um homem. "Eu recebo um monte de e-mails todos os dias, a maioria de homens gays que tentam ficar comigo. Eu respondo que eu sou artsexual", conta.
Para terminar suas obras, Brent se masturba e ejacula sobre as telas: "Estou assinando com o meu DNA".




Fonte: MEIO NORTE

Secretaria da Saúde de Baturité realiza dia D da saúde na praça Santa Luzia



Na amanhã de hoje, 31, um grupo de profissionais da Secretaria de Saúde de Baturité montaram uma tenda, na praça Santa Luzia, com o objetivo de orientar à população sobre doenças como hanseníase, tuberculoses, além de informações de prevenção contra a dengue. O movimento também remete ao Dia Mundial do Combate a Tuberculose, que aconteceu no dia 24 de março.
De acordo com Marta Nobre, coordenadora do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), o grupo de profissionais esteve composto por um médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e nutricionista. “Aproveitamos também para verificar a glicemia – glicose no sangue -, a pressão arterial e dicas sobre uma alimentação mais saudável”, explica.
A presença do médico ajudou na elaboração de diagnósticos, sintomatologia – parte da medicina que estuda os sintomas das doenças - e acelerou os pedidos de exames necessários para fazer o diagnóstico devido. É o caso do agricultor Luiz Pedro Silva, de 68 anos. “O pessoal verificou minha pressão e ainda me encaminhou para ver essa tosse danada me incomodando. Gostei muito. Acho que deveria ser toda semana esse tipo de ações”, disse.
A ação trouxe maior tranquilidade para o aposentado José Alves de Aquino, de 70 anos. “Estou voltando para casa com a certeza que minha saúde anda bem, apenas preciso me cuidar com o açucar”, conta. Segundo Marta Nobre durante a ação foram realizados uma média de 150 atendimentos.

  

  

Fonte: Prefeitura Municipal de Baturité

Prefeitura de Baturité apoiará quadrilha “Cheiro da Terra”



A direção da quadrilha “Cheiro da Terra” esteve reunida neste domingo, 29, com a Prefeita Cristiane Braga, pedindo o apoio da gestão para tornar a quadrilha mais competitiva nos concursos programados para 2015. Este ano o grupo completa dez anos e é referência em todo o Maciço. 
Para se ter uma ideia, no ano passado foi a única representante em participar da final do Ceará Junino, certame promovido pelo Governo do Estado, e esteve também entre os finalistas do Cearense. Atualmente, o grupo é composto por 80 integrantes.
Cristiane Braga prometeu ajudar na questão financeira e logística e ainda os chamou para juntos reativar a tradicional festa do Chitão de Baturité. “Com a ajuda de vocês, faremos a melhor festa que a cidade já viu”, exaltou.

Fies passa a exigir média mínima no Enem

A partir desta segunda-feira (30) o estudante que tiver média inferior a 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderá se inscrever para uma bolsa do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além da média mínima, o candidato também não pode ter nota 0 na redação. As inscrições seguem até o dia 30 de abril.
Em fevereiro foram abertas as inscrições para novas adesões ao Fies, mas sem a obrigatoriedade da nota mínima. Era preciso apenas ter feito o Enem para solicitar o financiamento. Não estão sujeitos a essa regra os professores do quadro permanente da rede pública matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.
A regra de exigir a média mínima no Enem foi estabelecida em portaria do Ministério da Educação, publicada em dezembro de 2014, e gerou descontentamento entre estudantes e representantes de instituições privadas de ensino superior. Instituições estimam que a mudança reduzirá em pelo menos 20% o número de contratos do Fies.
A estudante Kamila Monteiro, de 18 anos, obteve média de 426 pontos no Enem e conseguiu o contrato do Fies antes da aplicação da nova regra. Ela avalia que os estudantes de escola pública como ela serão prejudicados com a mudança.
“Dizem que é para melhorar a qualidade do ensino, mas quem está em escola pública tem dificuldade para fazer a prova do Enem. Então, é preciso começar melhorando a qualidade do ensino médio e não dificultar a entrada no ensino superior”, diz Kamila que vai cursar psicologia em uma instituição de São Paulo.
O Ministério da Educação descarta a possibilidade de abrir mão da exigência defendendo que a mudança foi feita em prol da qualidade do ensino superior e que o diálogo com as entidades é permanente.
O Fies financia de 50% a 100% das mensalidades, dependendo da renda familiar mensal bruta. É destinado a alunos matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos, oferecidos por instituições cadastradas no programa e que tenham obtido resultados positivos nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
Entre as mudanças feitas pelo ministério no Fies estão também a alteração de doze para oito nas parcelas de repasse de recursos para as instituições privadas, e percentual máximo de reajuste para mensalidades no caso de aditamentos de contratos.
Fonte: CNEWS

PEC da maioridade penal é aprovada na CCJ e vai ao plenário para votação

deputados da ccj comemoramNão bastaram os protestos e apelos das ONGs e militantes dos direitos humanos. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) fez “ouvido de mercador” e acabou aprovando nesta terça-feira (31 o voto em separado do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), favorável à admissibilidade da PEC 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Foram 42 votos a favor e 17 contra. O resultado gerou protesto de manifestantes presentes na reunião.
Antes, havia sido rejeitado o relatório do Luiz Couto (PT-PB), que era contrário à proposta. Couto argumentou que a proposta fere cláusula pétrea da Constituição, o que a tornaria inconstitucional.
No parecer vencedor, Marcos Rogério afirma que a redução da maioridade penal “tem como objetivo evitar que jovens cometam crimes na certeza da impunidade”. Ele defendeu que a idade para a imputação penal não é imutável. “Não entendo que o preceito a ser mudado seja uma cláusula pétrea, porque esse é um direito que muda na sociedade, dentro de certos limites, e que pode ser estudado pelos deputados”, disse.
Já o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) lamentou o resultado: “Estamos decidindo mandar para um sistema falido, com altíssimas taxas de reincidência, adolescentes que a sociedade quer supostamente recuperar. É um enorme contrassenso.”
PT, Psol, PPS, PSB e PCdoB votaram contra a proposta. Os partidos favoráveis à aprovação da admissibilidade foram PSDB, PSD, PR, DEM, PRB, PTC, PV, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB. Já os que liberaram suas bancadas porque havia deputados contra e a favor foram os seguintes: PMDB, PP, PTB, PSC, SD, Pros, PHS, PDT, e PEN.
No exame da admissibilidade, a CCJ analisa apenas a constitucionalidade, a legalidade e a técnica legislativa da PEC. Agora, a Câmara criará uma comissão especial para examinar o conteúdo da proposta, juntamente com 46 emendas apresentadas nos últimos 22 anos, desde que a proposta original passou a tramitar na Casa.
A comissão especial terá o prazo de 40 sessões do Plenário para dar seu parecer. Depois, a PEC deverá ser votada pelo Plenário da Câmara em dois turnos. Para ser aprovada, precisa de pelo menos 308 votos (3/5 dos deputados) em cada uma das votações.
Depois de aprovada na Câmara, a PEC seguirá para o Senado, onde será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois pelo Plenário, onde precisa ser votada novamente em dois turnos.
Se o Senado aprovar o texto como o recebeu da Câmara, a emenda é promulgada pelas Mesas da Câmara e do Senado. Se o texto for alterado, volta para a Câmara, para ser votado novamente.
Com Agências Câmara
Fonte: Ceará Agora

Lei que permite mãe registrar filho no cartório entra em vigor

CertidaoDeNascimentoEntrou, em vigor, nesta terça-feira (31) a Lei 13.112/15, que permite que as mães registrem seus filhos no cartório já a partir do nascimento. A norma legalmente equipara mães e pais quanto à obrigação de registrar o recém-nascido.
Conforme o texto, cabe ao pai ou à mãe, sozinhos ou juntos, o dever de fazer o registro no prazo de 15 dias. Se um dos dois não cumprir a exigência dentro do período, o outro terá um mês e meio para realizar a declaração.
Antes dessa lei, só o pai podia registrar o filho nos primeiros 15 dias desde o nascimento. Apenas se houvesse omissão ou impedimento do genitor, é que a mãe poderia assumir seu lugar.
Na prática, com a nova lei, a mãe não terá que esperar 15 dias para registrar a criança. O texto que deu origem à lei (Projeto de Lei 817/11) foi aprovado pela Câmara em 2013. O registro feito pela mãe, de acordo com a nova lei, não trará necessariamente o nome do pai. Isso porque, segundo a Lei dos Registros Públicos, o nome do pai que consta da Declaração de Nascidos Vivos (DNV) não constitui prova ou presunção da paternidade. Assim sendo, esse documento, emitido por profissional de saúde que acompanha o parto, continua não sendo elemento suficiente para a mãe indicar o nome do pai, para inclusão no registro.
Isso porque a paternidade continua submetida às mesmas regras vigentes, dependendo de presunção que decorre de três hipóteses: a vigência de casamento; reconhecimento realizado pelo próprio pai; ou de procedimento de averiguação de paternidade aberto pela mãe.
Fonte: Ceará Agora

Dilma dá posse a ministro da Secom e defende liberdade de imprensa

f
Observada pelo ex-presidente José Sarney, a presidenta dá posse a Edinho Silva na Secom
JOSÉ CRUZ / AGÊNCIA BRASIL
Ao dar posse hoje (31) ao ministro-chefe daSecretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, a presidenta Dilma Rousseff defendeu a liberdade de expressão e de imprensa e disse que seu governo tem esses direitos como princípios.
“Quem, como eu e todos da minha geração, viveu sob uma ditadura, sabe o imenso valor da liberdade de expressão e de imprensa. Estamos comprometidos com o direito de se manifestar, de informar, de criticar. Somos contra a censura, a autocensura, as pressões, os lobbies e os interesses não confessados que podem coibir o direito à livre manifestação e à liberdade de imprensa”, disse a presidenta.
Edinho Silva substitui o jornalista Thomas Traumann, que pediu demissão na última quarta-feira (25). A Secom é responsável pela comunicação do governo e pela distribuição da verba publicitária.
“A liberdade de expressão e de imprensa é o exercício do direito de ter opinião, do direito de criticar e apoiar os políticos e o governo, do direito de ter oposições e do direito de externá-las sem consequências e sem repressão”, acrescentou Dilma, durante breve discurso após assinar o termo de posse do novo ministro.

Ivo Gomes repudia pegadinha no metrô e diz que foi de "extremo mau gosto"

sd
A pegadinha do "Programa Silvio Santos" virou hit na internet após ir ao ar no domingo (29)
REPRODUÇÃO
O secretário das Cidades Ivo Gomes, irmão do ex-ministro da Educação Cid Gomes, não gostou da pegadinha feita no metrô de Fortaleza (Metrofor) em que "zumbis" assustam usuários dentro do veículo. A pegadinha do "Programa Silvio Santos" virou hit na internet após ir ao ar no domingo (29). O programa é conhecido por suas pegadinhas em que assusta pessoas em diversas situações. 
Na manhã desta terça-feira (31), Ivo Gomes afirmou em sua página da rede social Facebook repudiar a pegadinha e a chamou de "extremo mau gosto". O secretário afirmou ainda que determinou a identificação dos funcionários do metrô que participaram da ação. "Repudio com veemência a "pegadinha" de extremo mau gosto, feita por um canal de TV, dentro e com a participação de empregados do Metrô de Fortaleza, empresa vinculada à Secretaria das Cidades. Acabei de determinar a identificação dos responsáveis por fazerem nossos usuários, a quem peço desculpas, passarem pelo constrangimento que passaram", disse Ivo.
 
 
Confira abaixo a pegadinha feita no Metrofor:
Fonte: DN

Artigo: Mestre Sebastião Chicute

Sebastião Alves Lourenço, filho do agricultor Francisco Lourenço Sobrinho (Chicute) e Maria Alves dos Santos, nasceu em Aratuba, a 4 de abril de 1934. Aprendeu a ler com ajuda de amigos e sem frequentar a escola. Além de agricultor, foi comerciante e vereador em Capistrano, na década de 1980. Na sua bagagem cultural, acumulou experiências de quermesseiro, mestre de reisado e cordelista, tendo esta última atividade se intensificado nos últimos 10 anos. 

Sebastião Chicute descreveu o grande desafio de aprender a ler sem frequentar a escola. A experiência é tão forte que reproduzimos trecho de seu depoimento sobre o assunto. Disse ele em entrevista a este missivista: “Eu morava na serra, no município de Aratuba. Ajudei meu pai desde criança, trabalhando no roçado. (...) Então ninguém se importava com escola, só os filhos dos patrões, mesmo assim uns queriam outros não queriam. Quando eu vinha do roçado com meu pai, passava na casa do nosso patrão e eu via os filhos dele estudando, lendo. Eu tinha vontade de aprender a ler. Aí um dia, tinha um passado as férias lá e me perguntou: Bastião tu quer aprender a ler? Eu disse , quero. Ele disse: Pois compre uma carta de ABC que eu te ensino. Aí eu comprei a carta de ABC e ele começou a me ensinar. ... Foi indo, foi indo e foi e eu aprendi a ler o pouco que sei, ...”

O escritor Gilmar de Carvalho, em Mestres da Cultura Tradicional Popular do Ceará, ao abordar sobre o mestre Sebastião Chicute, também relata como se deu o processo do mestre em estudo, da seguinte forma:”Sebastião nunca aceitou um destino previamente traçado por um Deus pouco generoso. Comprou uma carta de ABC” e o filho do patrão, chamado Edílson, começou a lhe dar as lições nos fins de semana, nas férias.”(Carvalho 2006: 198,199).

O exemplo de alfabetização do mestre Sebastião Chicute pode ser levado a muitos que não tiveram oportunidade de alfabetizar-se na infância ou na juventude. Além de cordelista, com obra estimada em quase uma centena de cordéis, sobre diversos temas, mestre Sebastião era também mestre de reisado. Estas duas atividades, lhe proporcionaram, em 2006, o título de Mestre da Cultura Tradicional Popular do Estado do Ceará, como representante do município de Capistrano, onde residira desde a década de 1970.

Mestre Sebastião Chicute foi tema de minha tese de doutorado na Universidad Autónoma de Asunción (UAA), onde pude analisar a contribuição de sua atividade cultural, na perspectiva do patrimônio imaterial, na qualidade de mestre da cultura do Estado do Ceará. Mestre Sebastião Chicute faleceu em 1 de fevereiro de 2015 com 80 anos. Coincidentemente seu último cordel foi sobre a vida de dom Bosco, cujo aniversário de 200 anos foi comemorado no dia 31 de janeiro de 2015, véspera de seu falecimento.

Francisco Artur Pinheiro Alves
arturpin@yahoo.com.br
Professor do curso de História da Uece

Energia mais cara do mundo para a indústria é a do Brasil


O custo médio da energia para a indústria nacional subiu 48% desde o início deste ano, alcançando R$ 534,28 por megawatt-hora (MWh), segundo atualização feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Com esse valor, o Brasil passa a ocupar, no mês de março, a primeira posição no ranking internacional dos 28 países mais caros no custo da energia para a indústria, superando a Índia e a Itália, que ocupavam as primeiras posições.

A Firjan aponta, no caso da energia elétrica, entre as possíveis soluções, a retomada da discussão sobre hidrelétricas com grandes reservatórios e a ampliação da utilização da eficiência energética por parte da indústria.


Fonte: CN7

Gusttavo Lima posta recado em rede social do hospital

Gusttavo Lima
Internado no sábado (dia 28), o cantor Gusttavo Lima segue ainda sem previsão de alta
REPRODUÇÃO


O sertanejo Gusttavo Lima fez um post em seu perfil no Instagram na manhã desta terça-feira (31) agradecendo o carinho dos fãs e anunciando o cancelamente de três shows. "Agradeço o carinho de todos meus fãs, mas agora preciso me cuidar, me tratar...E ja já estou de volta nos palcos pra gente fazer aquela festa, estou me cuidando e daqui pra frente é só alegria ...Agradeço as orações de todos...Gusttavetes e Gusttaveiros amo vcs!", escreveu na legenda da imagem.

O cantor segue internado no Hospital Albert Einsten, em São Paulo, após se sentir mal na madrugada do último sábado, 28. Segundo boletim divulgado pelo hospital na segunda-feira, Gusttavo apresentou melhora clínica e nos exames laboratoriais. Porém, o artista não tem previsão de alta.

Os três shows cancelados aconteceriam no Centro-Oeste brasileiro. O sertanejo iria agitar as cidades de Rondonópolis/MT, Barra do Garça/MT e Trindade/GO, nos dias 2, 3 e 4 de abril, respectivamente. Um show em Juazeiro do Norte, que aconteceria no dia 28 de março, também foi cancelado em virtude do quadro do cantor.
Fonte: DN

Governo determina aumento até 7,7% para remédios

remédio
O ajuste máximo determinado pela CMED considera o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
DIVULGAÇÃO
Fabricantes poderão fornecer medicamentos até 7,7% mais caros a partir desta terça-feira (31), aprovou a Câmara de Regulaçao do Mercado de Medicamento (CMED). A decisão está publicada no Diário Oficial da União. 
Os reajustes foram autorizados em três níveis, de acordo com os perfis de concorrência dos remédios. O nível 1, com o percentual de reajuste de 7,7%, inclui fármacos comoomeprazol, amoxicilina sinvastatina. A segunda faixa terá percentual de alta de 6,35%e inclui, por exemplo, lidocaína e nistatina. No nível 3, medicamentos como ritalina estelara tiveram o aumento máximo fixado em5%
O ajuste máximo determinado pela CMED considera o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que acumulou uma taxa de 7,70% no período compreendido entre março de 2014 e fevereiro de 2015. 
Fonte: DN

De aviso prévio e em litígio, Dimas Filgueiras deve deixar o Ceará após 40 anos

Dimas em homenagem do clube pelos seus 500 jogos à frente do Ceará (Foto: Kiko Silva/Diário do Nordeste)
Dimas em homenagem do clube pelos seus 500 jogos à frente do Ceará (Foto: Kiko Silva/Diário do Nordeste)
Um dos grandes nomes da história do Ceará está deixando Porangabuçu. Dimas Filgueiras entrou em litigio com o clube para receber seus direitos, e o imbróglio deverá terminar na Justiça.
O ex-jogador, dirigente e treinador do Vovô, que está em Carlos de Alencar Pinto desde 1972, pediu as contas e também R$ 1 milhão.
Dimas Filgueiras, que é funcionário do clube e está de aviso prévio com término na primeira quinzena de abril, possui uma loja de material esportivo dentro do Estádio Carlos de Alencar Pinto.
O Blog apurou que o Soldado Alvinegro, como foi batizado por vários torcedores do clube, havia feito um acordo para receber seus direitos, mas depois desistiu.
Internamente, a cúpula do Ceará tem se mostrado bastante irritada com a atitude de Dimas. Os motivos são vários. O valor que ele tem direito a receber, segundo o clube, não ultrapassa os R$ 400 mil.
Outro ponto de revolta dos dirigentes alvinegros é que todos os direitos trabalhistas de Dimas estão sendo pagos em dia. Além disso, ele está de aviso prévio e não aceita nenhum acordo para receber menos do que R$ 1 milhão.
O Blog tentou contato com Dimas por várias vezes, mas seu celular estava desligado.
Já o vice-presidente do Ceará, Robinson de Castro, afirmou ter um grande respeito pela história de Dimas Filgueiras dentro do clube, mas o pedido para receber R$ 1 milhão é absurdo.
Robinson garantiu ainda que Dimas não está impedido de entrar em Carlos de Alencar Pinto e que por ele ser dono de uma loja dentro do clube e conselheiro do Ceará isso jamais vai acontecer.
Agora, é esperar os próximos capítulos desse embate.
Fonte: DN

Homens assaltam agência do Banco do Brasil em São Luís do Curu

foto_
FOTO: VC REPÓRTER/WHATSAPP
Um grupo armado assaltou, na tarde desta terça-feira (31), uma agência do Banco do Brasil (BB) do município de São Luís do Curu, a 78,89 km de Fortaleza. Cerca de oito homens adentram na agência, eles buscavam dois malotes com dinheiro.
De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), os suspeitos entraram no banco, fizeram o segurança refém e roubaram uma quantia ainda não divulgada. Segundo a Polícia, no momento da ação, havia alguns clientes no banco, mas ninguém ficou ferido. 
Funcionários de um órgão do município, que trabalham em um andar acima da agência, informaram que os homens utilizaram armas calibre 12 e efeturam vários disparos contra o segurança da agência. A Polícia segue na região realizando buscas dos envolvidos no assalto. 
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,ccj-aprova-pec-que-reduz-maioridade-penal-de-18-para-16-anos,1661469O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,ccj-aprova-pec-que-reduz-maioridade-penal-de-18-para-16-anos,1661469O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,ccj-aprova-pec-que-reduz-maioridade-penal-de-18-para-16-anos,1661469O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,ccj-aprova-pec-que-reduz-maioridade-penal-de-18-para-16-anos,1661469Fonte: DN

Prefeitura entrega novos equipamentos para Guarda Municipal

Aracoiaba (CE)- Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (31), o Secretário de Infraestrutura Nazareno Bezerra, ao qual representava o Prefeito Antônio Cláudio, realizou a entrega de novos equipamentos para os agentes que compõe a Guarda Municipal de Aracoiaba. O objetivo da ação é fornecer condições para garantir o cumprimento das atribuições da instituição no seu dever com a sociedade.
Adquiridos com recurso municipal, a instituição recebeu novos equipamentos para que atuem nas funções atribuídas à Guarda Municipal na preservação do Patrimônio público, além de auxiliar em escolas, creches, postos de saúde e no trânsito da cidade.
Participaram da solenidade, além do Secretário Nazareno, e o subtenente Flávio ao qual representava autoridade militar da cidade.

VALORIZAÇÃO
A Guarda Municipal recebeu além dos benefícios materiais, o comprometimento do atual prefeito em investir não apenas em melhorias físicas, como na valorização da corporação. “Como servidor público de carreira, tenho um profundo respeito por todos vocês, sei que para o trabalho tenha maior desempenho, os servidores precisam estar motivados. Por isso já estamos trabalhando no desenvolvimento do plano de cargos e carreiras, onde já concedemos a progressão para os agentes baseados naquilo que manda a legislação”, disse o Prefeito em contato com sua assessoria.
Uma lei prevê mudanças na postura de atuação da guarda municipal de Aracoiaba. De acordo com a nova lei, os agentes passariam a ter as atribuições de atuarem em defesa do cidadão. A regulamentação ainda não foi definida, mas de acordo com o prefeito não existe problemas em colocar a nova lei em pratica, mas tudo será feito após analisarem as atribuições dentro da legislação. “Vamos resolver as questões sobre a implementação da lei, mas temos que seguir os parâmetros impostos pela legislação vigente, e fazer tudo com muita cautela atentando para o que manda a lei”, concluiu o prefeito.