Buscar

25 março 2015

Câmara de Mulungu, aprova CPI da Saúde Pública contra prefeito Sávio Uchoa

Câmara aprova CPI da Saúde Pública contra prefeito Sávio Uchoa.

A Câmara de Vereadores de Mulungu aprovou na sessão extraordinária desta quarta-feira (25) uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde Pública. A Proposta é da vereadora Lyziane Bitar Farias Lima (PTB), em conjunto com os vereadores João Paulo Ramalho (PSD) e Margela Vidal (PDT).
Os vereadores vão investigar ações da saúde desde 2013. Na sessão extraordinária, a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final formada pelos vereadores Luciano Ferreira da Silva, presidente, relatora Lyziane Bitar Farias Lima e Francisco Uchoa Madeiro membro, tiveram tempo suficiente para analizar o pedido de abertura de CPI, mas, o presidente da Comissão Luciano Ferreira (PV) e o membro Francisco Uchoa Madeiro não compareceram a sessão e nem tampouco deram o parecer favorável ou não a formação da Comissão.
Lyziane explicou que a CPI foi necessária para esclarecer inúmeras dúvidas e possíveis desvios de recursos destinados à saúde do município. A vereadora questiona a falta de medicamentos, veículos que estão alocados a Secretaria de Saúde atrasados há quase 7 meses, visitas do médico do PSF em domicilio que não fazem há 4 meses, falta de material médico hospitalar e até mesmo material de limpeza no Hospital Municipal Waldemar de Alcântara como também abuso de autoridade e maus-tratos a servidores.


Segundo a vereadora, a prefeitura foi por várias vezes solicitadas a responder aos questionamentos da Câmara, provocados através de reclamações dos pacientes, mas não teria dado as devidas informações. “A população não tem sido tratada com o devido respeito. Por isso, a investigação tem como objetivo melhorar a qualidade da saúde". Indagou.
A votação teve apenas seis (06) votos a favor, sendo que os três (3) dos vereadores da bancada de oposição não compareceram à sessão.

Publicação: Aracoiaba News

Aliados de Kassab solicitam recriação do PL que pode beneficiar Cid


Aliados do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, apresentaram na noite desta segunda-feira (23) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o pedido de recriação do Partido Liberal. No início do mês o Congresso aprovou projeto com objetivo de dificultar a criação de novas legendas. Mas, a presidente Dilma Rousseff não havia sancionado ou vetado o projeto até o final da tarde desta terça-feira (24), último dia para que ela se posicionasse sobre o tema. Caso não se manifeste, o Congresso promulga a lei.


Devido a iminência ou não da promulgação, aliados de Kassab se apressaram em entrar com pedido de registro da nova legenda devido à interpretação de que o ato, feito antes da eventual sanção ou promulgação, permite ao PL se beneficiar da legislação que vigora hoje.


No pedido ao TSE, os aliados de Kassab dizem já ter as quase 500 mil assinaturas de apoio necessárias para que o partido seja criado, mas que, devido a uma suposta demora da análise pelos cartórios eleitorais, a totalidade dessas assinaturas só será enviada posteriormente ao tribunal.


Integrantes do PMDB afirma que o ex-ministro da Educação, Cid Gomes (PROS) esteja por trás da movimentação, o que ele nega. Mas, a recriação do PL favorece o cearense, que enfrenta turbulência no seu partido, e ajudaria na caminhada da disputa ao Palácio do Planalto em 2018. 


(Com Folha de S. Paulo).
Fonte: CN7

Coleta de provas de violência sexual poderá ser feita nos serviços de saúde

abuso sexualO Governo Federal estabeleceu novas diretrizes para organização e a integração do atendimento às vítimas de violência sexual pelos profissionais de segurança pública e de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria interministerial assinada nesta quarta-feira (25) pelos ministérios da Saúde, da Justiça e pela Secretaria de Políticas para as Mulheres integra as ações do Programa Mulher: Viver sem Violência. A medida visa a implementar, em âmbito nacional, o registro de informações e a coleta de vestígios durante o atendimento, prestado em hospitais, às pessoas em situação de violência sexual.
O objetivo é tornar o atendimento mais humanizado, de modo a reduzir a exposição da pessoa que sofreu a violência, evitando que as vítimas sejam submetidas a vários procedimentos, bem como oferecer elementos à responsabilização de autores de violência.
“Teremos um efeito importante, preservando a vida, dignidade e integridade das mulheres, diminuindo a percepção de medo e encorajando que procurem os serviços, estabelecendo essa relação de confiança para fazerem a denúncia.  Com a portaria, garantimos em âmbito nacional a coleta de vestígios no SUS, evitando a que a mulher passe duas vezes pelo mesmo processo. Não temos dúvida nenhuma que produzimos um avanço muito grande no amparo dessas vítimas”, destacou o ministro da saúde, Arthur Chioro.
O registro de informações e a coleta de vestígios no momento do atendimento em saúde contribui para o combate à impunidade, com a realização do exame nas primeiras horas após a violência. No entanto, os serviços de saúde não substituem as funções e atribuições da segurança pública, como a medicina legal, já que ambos devem atuar de forma complementar e integrada. A implementação dessa ação possibilitará aos profissionais do SUS a realização do exame físico, a descrição das lesões, o registro de informações e a coleta de vestígios que serão encaminhados, quando requisitados, à autoridade policial.
Isto permite que as informações e vestígios da violência estejam devidamente registrados, armazenados e disponíveis para os sistemas de segurança pública e de justiça nas situações em que a vitima decida registrar posteriormente a ocorrência. Seis estados (AM, MG, PR, RS, SC e SP) já possuem pactuação local que garante a integração entre os serviços de saúde e de segurança pública e as responsabilidades de cada setor.
Para a secretária nacional de segurança pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, a portaria é mais um importante passo para o amparo as mulheres. “Por tanto tempo essas mulheres sofreram caladas e não tiveram a oportunidade de refazer seu projeto de vida. Com a integração do acolhimento na saúde e na perícia criminal, elas terão ainda mais amparo nesse momento delicado”, ressalta.
Fonte: Ceará Agora

Dilma sanciona lei sobre criação de novos partidos com dois vetos

dilma

A presidente Dilma Rousseff sancionou parcialmente o projeto de lei que dificulta a criação e fusão de partidos políticos com menos de cinco anos de fundação. A chefe do Executivo vetou dois dispositivos da proposta aprovada no início do mês pelo Senado, entre os quais o trecho que determinava, no caso de fusão entre siglas, a abertura de uma janela de 30 dias para políticos com mandato migrarem sem serem enquadrados na lei de infidelidade partidária, que prevê a perda do mandato. A sanção presidencial foi publicada na edição desta quarta-feira (25/03) do “Diário Oficial da União”.
Ao justificar ao Congresso o motivo que a levou a vetar o prazo de migração para legendas criadas por meio de fusões, Dilma argumentou que o Ministério da Justiça se manifestou contra o dispositivo por entender que a regra estava em “desacordo” com a Constituição. Segundo o governo, a mudança atribuiria “prerrogativas jurídicas próprias de partidos criados àqueles frutos de fusões”.
O outro trecho vetado pela presidente tratava do registro das siglas criadas por meio de fusões. A regra previa que a existência jurídica do novo partido se daria a partir do registro do estatuto e do programa da legenda em Ofício Civil do Distrito Federal.
Na avaliação do Executivo, os dois dispositivos “equiparariam” dois mecanismos distintos de formação de partidos políticos, a criação e a fusão.
“Tal distinção é um dos instrumentos garantidores do princípio da fidelidade partidária, fundamental ao sistema representativo político-eleitoral”, destacou Dilma na justificativa do veto.
Fusão PL-PSD
A aprovação do projeto pelo Congresso Nacional, com o apoio crucial do PMDB, foi uma resposta à articulação de bastidores do ministro Gilberto Kassab (Cidades), do PSD, para recriar o Partido Liberal (PL). Aliados de Kassab admitem que o objetivo do ex-prefeito de São Paulo, após recriar o PL, é fundir a nova sigla ao PSD, ampliando a base aliada do governo no Congresso Nacional.
Nesta terça (24), o Tribunal Superior Eleitoral recebeu um pedido para registro do PL. A legenda existia até 2006, quando se juntou ao antigo Prona (Partido de Reedificação da Ordem Nacional) para fundar o Partido da República (PR).
Criticada por peemedebistas, a eventual fusão entre PSD e PL é vista como uma tentativa de diminuir a dependência do Palácio do Planalto ao PMDB. Principal sócio do PT no governo federal, o PMDB liderou rebeliões no Legislativo ao defender temas contrários aos interesses do Executivo.
A eventual fusão de PSD e PL liberaria a migração de parlamentares para a nova sigla sem ferir a lei da fidelidade partidária. A legislação eleitoral prevê a perda de mandato para quem mudar de legenda sem justificativa. Uma das exceções é no caso de partidos novos ou fusões.
No caso de fusão ou incorporação, os votos dos partidos fundidos obtidos na última eleição geral para deputado deverão ser somados para fins de arrecadação do Fundo Partidário e do acesso gratuito ao horário eleitoral na TV e no rádio.
Indagado sobre a possível fusão, o presidente do novo PL, o ex-deputado Cleovan Siqueira (GO), não admitiu intenção de se juntar ao PSD para aumentar a base governista. “Não, de forma alguma. Podemos ser até parceiros aí pela frente, porque os partidos se entendem”, ressaltou.
Fonte: Ceará Agora

Todos os contratos do Fies serão renovados, diz ministro interino

fieslogoO ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa informou nesta quarta-feira (25) na Comissão geral sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), da Câmara dos Deputados, que o governo ofertará 200 mil novas vagas neste ano pelo Fundo, e que todos os 1,9 milhão de estudantes beneficiados pelo Fies terão seus contratos com o programa renovados para este ano.
O prazo para aditamento termina em 30 de abril e poderá ser prorrogado se necessário. Segundo Costa, 1,2 milhão de estudantes já renovaram o contrato e outros 500 mil estão em fase de aditamento. “Todos os aditamentos estão garantidos. É o nosso compromisso”, disse o titular interino da Educação em comissão geral, na Câmara dos Deputados, que discutiu problemas no Fies.
O ministro interino admitiu, no entanto, a necessidade de avaliar o programa, criado em 1999, periodicamente. O Executivo alterou o Fies para este ano e estabeleceu um limite de até 6,4% para o reajuste das mensalidades de cursos financiados pelo programa, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Aumentos maiores que esse deverão ser revistos.
Além disso, o Poder Público passou a exigir dos estudantes um mínimo de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como condição para obtenção de financiamento. As mudanças levaram alunos a terem dificuldades na renovação do contrato.
Os novos critérios, segundo Costa, dão clareza ao programa. Ele acrescentou que o governo tem dialogado com as instituições de ensino superior, a fim de que haja critérios para reajuste de mensalidade, levando em conta os investimentos realizados nos cursos. “Acataremos os aumentos maiores se forem para benefício do estudante. Aumentos abusivos nós não os acataremos.”
O ministro interino ouviu, na Câmara, duras críticas ao Fies. Para o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), que sugeriu o debate, a “economia estrangulada” do País não pode prejudicar estudantes beneficiados pelo programa. “Ele [o aluno] não pode ser prejudicado na sua preparação, na sua vontade de conhecer”, afirmou o parlamentar.
Fonte: Ceará Agora

4G brasileiro a frente de EUA e Japão em velocidade de conexão

4G
A internet 4G brasileira tem velocidade superior a Japão e EUA, mas o sinal não é constante como nestes dois países
FOTO: KID JÚNIOR
Segundo estudo divulgado pela OpenSignal, empresa especializada em mapeamento de cobertura wireless, dois dados nacionais de4G/LTE ficaram claros: o Brasil tem a 26ª colocação entre 29 países com mais tempo de uso do serviço, mas, ao mesmo tempo, estão a frente de EUA e Japão em velocidade média da internet de 4G. Os dados do estudo foram coletados entre novembro de 2014 e janeiro de 2015, entre usuários do aplicativo de cobertura de redes móveis da empresa que conta com 11 milhões de usuários com rede 4G/LTE em 29 países. A pesquisa focou em duas métricas: velocidade de downloads e proporção de tempo gasto com acesso à rede 4G/LTE.
Lado positivo
O ponto bom para a internet 4G/LTE brasileira é que ela, com média nacional de 11 Mps está na frente de países onde este serviço já é consolidado como Japão (10 Mbps) e EUA (7 Mbps). Porém, bem distante da líder Espanha com impressionantes 18 Mbps. No cenário das empresas do setor no Brasil, a líder é a Claro com média de 13 Mbps. Em seguida aparecem Oi (12 Mbps), TIM (6 Mbps) e Vivo (6 Mbps).
Lado negativo

Michelle Fernanda “Bela da torcida” do Corinthians exibe bumbum GG em ensaio

 (Foto: Itapiúna Ceara News A Verdade Doa a Quem Doer)
Michelle Fernanda
Michelle Fernanda eleita a mais bela torcedora do Corinthians pelo concurso "Bela da Torcida" do site UOL, em 2014, exibiu suas curvas durante ensaio fotográfico ousado com a bandeira do time.

A gata se destaca por seus longos cabelos vermelhos que tinge desde os 15 anos. Ela está recebendo várias propostas para ser garota propaganda de algumas marcas de matizadores para ruivas devido sua beleza e cuidados com os cabelos.

"Cuido bastante dos cabelos por que são minha marca registrada. Dá trabalho mas vale a pena, pois eu faço sucesso com ele. Não consigo mais me ver morena, pois tinjo desde os quinze anos. Eu sou realmente apaixonada por vermelho", finaliza a modelo.




Fotos: Nelson Miranda / Divulgação/ Ag Fio Condutor

Veja outras fotos da musa:




As melhores horas para fazer sexo



Se falamos de relações sexuais é claro que as preferências são muitas e de certeza que cada pessoa terá as suas, mas o nosso corpo é uma máquina perfeita que reage de forma diferente aos estímulos dependendo do momento do dia em que nos encontramos e a situação à nossa volta. 

Certamente que já se interrogou sobre quais as melhores horas para ter sexo. Ou, noutras palavras, em que períodos do dia o nosso corpo está mais ativo e disposto a dar e receber prazer?  



DAS 8H00 ÀS 10H00: UMA BOA HORA PARA ELAS


Neste período existe um aumento de endorfinas, no corpo feminino, que facilitam o processo de excitação sexual. No caso dos homens esta é uma hora aceitável, mas não a melhor, os seus níveis de testosterona são regulares mas mentalmente podem estar concentrados em assuntos que devem atender durante o dia.

  • DAS 10H00 ÀS 12H00: PONTO MÉDIO PARA AMBOS


    Durante estas horas ambos podem ter alguma disposição para o sexo, no caso delas estarão sempre abertas a experimentar especialmente ao nível do sexo oral, carícias e masturbação e eles podem concentrar-se em dar e receber prazer.

  • DAS 12H00 ÀS 14H00: ELES QUEREM FANTASIAR, ELAS NEM TANTO


    Antes do almoço alguns homens ativam a sua mente e se encontram a sua parceira disposta apetece-lhes ter sexo, incluindo algumas fantasias e preliminares. Mas, elas não estão tão abertas e durante estas horas têm a mente concentrada em outras coisas, podem ceder mas de certeza que não será um encontro demasiado notável.

  • DAS 16H00 ÀS 18H00: O PONTO ALTO DELES


    Durante estas horas o homem regista os melhores níveis para ter sexo, apesar do dia de trabalho costuma apetecer-lhes um encontro longo e cheio de desejo e ação. Para elas também é um momento agradável, mas querem receber uma boa atenção, nada de sexo rápido, preferem um encontro longo para obter o clímax.

  • DAS 22H00 ÀS 24H00: RELAXADOS MAS DISPOSTOS?


    Para os casais com filhos a partir desta hora os pequenos dormem e eles têm tempo para descansar e compartilhar um pouco. Nelas a hormona da melatonina aumenta gerando sono, no entanto sentem-se românticas e dispostas a ser queridas, eles estão mais relaxados mas também não tão sonolentos, ambos podem encontrar-se se o cansaço não for demasiado e ter uma ronda de sexo delicioso.

  • DURANTE A MADRUGADA, SEXO ATÍPICO, MAS INTERESSANTE


    Durante estas horas ambos dormem profundamente, mas se ele acordar para ir ao chuveiro e a vir semi nua pode ficar excitado e tentar um movimento. Entre acordada e a dormir ela poderá recebê-lo e obter um bom orgasmo com essa mistura de sono e sensações. Se a situação for ao contrário, a verdade é que lhe custará mais a ele acordar, a menos que tenha a sorte de contar com uma ereção mesmo nesse momento, assim o sexo interessante pode quebrar a rotina.

  • CADA UM NO SEU PRÓPRIO MOMENTO


    Muitos casais escolhem a hora do sexo segundo distintos factores: disponibilidade, ausência das crianças, etc, no entanto é interessante ter em conta a atividade do nosso corpo pois isto pode influenciar em obter orgasmos de mais prazer. 

  • Juntos experimentem e determinem.

    Qual é a melhor hora para ter sexo na vossa opinião?



    Fonte: umcomo

    Sexo é mais que prazer! Confira 13 razões científicas para praticar


    Você sabia que o Dia do Sexo é comemorado em 6 de setembro (ou 6/9)? A data é celebrada desde 2008, após uma ação de marketing de um fabricante de preservativos. Apesar da data oficial ser celebrada apenas uma vez ao ano, estudos mostram que há razões para se praticar todos os dias.
    Abaixo, confira 13 ótimas razões para comemorar a ocasião e ainda aproveitar os benefícios, que vão muito além do simples prazer.
    1 - Sexo alivia as crises de enxaqueca;
    2 -Sexo fortalece os ossos;
    3 - Sexo combate a incontinência urinária;
    4 - Sexo alivia as cólicas da TPM;
    5 - Sexo melhora o aspecto da pele;
    6 - Sexo melhora o sono;
    7 - Sexo diminui o estresse;
    8 - Sexo queima calorias;
    9 - Sexo aumenta a imunidade do corpo;
    10 - Sexo ajuda a envelhecer melhor;
    11 - Sexo melhora a autoestima;
    12 - Sexo fortalece a musculatura;
    13 - Sexo melhora o humor.

    Deputado quer corte de verba para município que não cumprir o piso dos agentes de saúde

    AUDIC
    O líder do PMDB na Assembleia Legislativa, Audic Mota, deu entrada em projeto de lei que pune municípios que não cumprirem a lei do piso salarial dos agentes de saúde. O parlamentar quer que o Estado suspensa transferência de verbas estaduais, exceto as que dizem respeito a setores prioritários como saúde, educação e ações sociais.
    Audic Mota explica que quer fortalecer a luta dos agentes comunitários de saúde por melhores condições de trabalho e por entender que, em períodos como os atuais, onde se vê a dengue atacando, esse profissional precisa ser mais do que valorizado.
    A lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006 que determina o piso salarial da categoria. A União fixou o piso no valor de R$ 1.014,00 mensais como vencimento inicial das carreiras de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias para a jornada de 40 horas semanais, condicionando suas atividades a serem integralmente dedicadas a ações e serviços de promoção da saúde, vigilância epidemiológica e combate a endemias em prol das famílias e comunidades assistidas, dentro dos respectivos territórios de atuação.
    Apesar de ser repassado 95% dos valores referentes ao piso salarial, muitos prefeitos ainda não se adequaram à legislação federal.
    Fonte: O POVO

    Senado aprova fim das coligações partidárias em eleições proporcionais

    senado plenario
    O Senado aprovou hoje (24), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição 40, que acaba com as coligações eleitorais em eleições proporcionais, permitindo que elas ocorram apenas para as majoritárias. A PEC é um dos principais temas da reforma política.
    Na prática, a proposta estabelece que os partidos só poderão se coligar em eleições para cargos do Executivo – federal, estadual e municipal – e para o Senado. Portanto, ficam proibidas as coligações para disputas à Câmara dos Deputados, assembleias legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e câmaras de vereadores.
    Não será mais possível, por exemplo, que dois partidos que não alcançaram o número necessário de votos para atingir o coeficiente eleitoral se unam para eleger um candidato. A PEC também impede que, durante o afastamento de um parlamentar, o suplente convocado seja de outro partido.
    A proposta tinha sido aprovada em primeiro turno no último dia 10. A matéria segue para a Câmara dos Deputados, onde também terá de ser aprovada em dois turnos, com maioria qualificada, ou seja, pelo menos 308 deputados precisam votar a favor. Se o texto sofrer alterações na Câmara, retornará ao Senado para última análise.
    Fonte: Ceará Agora

    Chuvas de 200 mm arrombam açudes em Aiuaba

      FOTO: BLOG DO WILRISMAR

    Em sua participação no Jornal Alerta Geral, na edição desta quarta-feira (25/03), o nosso correspondente Alverne Lacerda, nos trouxe a informação de que com as fortes chuvas que caíram na cidade de Aiuaba nos últimos dias, fizeram com que 3 açudes arrombassem e toda a água caísse em um quarto açude. Em dois dias choveu o equivalente a 200 mm. Mais informações você pode conferir acessando o link abaixo:

    BNDES comunica que não realizará concurso público em 2015


    Em nota divulgada à imprensa nesta segunda-feira (23), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) comunica que não realizará concurso público neste ano de 2015.

    Segundo a instituição, o cadastro de reserva atualmente em vigor, da Seleção Pública 2012, expira no dia 12 de junho de 2015, sem possibilidade de prorrogação.

    "Até que realize nova seleção, o BNDES continuará executando suas atividades com o atual quadro de pessoal. Não há previsão de quando será lançado novo edita", finaliza a nota.


    Fonte: CN7

    Consulta ao lote residual do IRPF é aberta neste feriado


    A consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física das declarações de 2008 (ano-base 2007) a 2014 (ano-base 2013) está aberta a partir desta quarta-feira (25). Ao todo, são contemplados 100.368 contribuintes, que recebem R$ 240 milhões.

    A relação dos contribuintes está disponível na página da Receita Federal na internet. A consulta também pode ser feita pelo telefone 146 ou nos aplicativos da Receita Federal para tablets e smartphones. O pagamento será feito no próximo dia 31.

    Caso o valor não seja creditado nas contas informadas na declaração, o contribuinte deverá receber o dinheiro em qualquer agência do Banco do Brasil.

    Também é possível ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, no nome do declarante, em qualquer banco.


    Fonte: CN7

    Deputados comprovam que doença de Cid não necessitava internação


    Ex-ministro Cid Gomes. 
    Os deputados da Comissão Externa da Câmara, criada para comprovar o real estado de saúde do então ministro da Educação, Cid Gomes, internado no hospital Sírio-Libanês em São Paulo, finalmente tiveram acesso ao diagnóstico que levou a internação do cearense.

    Segundo o jornal Correio Braziliense desta quarta-feira (25), os parlamentares descobriram que o problema de Cid não passava de uma sinusite leve no seio frontal direito. Os deputados, que são médicos, chegaram a comentar nesta terça-feira (24) que foi a primeira vez que uma sinusite leve foi caso de internação.

    Cid Gomes utilizou a internação como justificativa para se ausentar da convocação da Câmara, onde explicaria porque classificou 400,300 deputados como 'achacadores". A explicação aconteceria uma semana depois.


    Fonte: CN7

    Pagamentos do INSS referentes a março começam a ser pagos neste feriado


    O pagamento da folha de março do INSS para aposentados e pensionistas, em todo o país, começa a ser feito nesta quarta-feira (25).

    Os primeiros benefícios pagos são até um salário mínimo.

    Para quem recebe acima do mínimo, o pagamento começa a ser depositado no dia 1º de abril.

    O calendário de pagamentos de benefícios com as datas de depósitos pode ser consultado pelos segurados na página da Previdência na internet.


    Fonte: CN7

    Xande avião ganha festa de aniversário

    Isabele Temoteo, Xande Avião e Mileide Mihaile
    Carol Yamazaki, Isabele Temoteo, Xande Avião e Marfruta 
    Felipe Araujo, Xande Aviao e Isabele Temoteo
    Sempre esbanjando alegria, Isabele Temoteo armou festa especial, nesta terça-feira, 23, para comemorar os 33 anos do marido Xande Avião, na Cabana Del Primo, no Riomar Shopping. 
    Com tema Viva Lá Vida o jantar foi marcado pela animação e bate-papo descontraído. 
    Fonte: CNEWS

    "Jornal da Record" bate recorde de audiência

    O "Jornal da Record" alcançou excelente audiência no confronto com a novela das nove da Rede Globo nesta segunda (23).

    De acordo com dados consolidados do Ibope, o jornalístico da Record alcançou 10,2 pontos de média com 14 de pico e 16% de participação no número de TVs ligadas. Esse foi o segundo melhor resultado de um programa da Record durante todo o dia.

    O índice é consolidado e cada ponto representa cerca de 69 mil domicílios na Grande São Paulo. Este foi o maior índice alcançado pelo "Jornal da Record" neste ano.
    Fonte: CNEWS

    PREVISÃO - Mais chuvas durante todo o feriado

    previsao
    Das sete horas da última segunda-feira até as sete horas de ontem choveu em 130 municípios, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Tabuleiro do Norte foi a Cidade que registrou a maior precipitação, com 83 milímetros. Em seguida, Iracema, com 66 mm. Para a Funceme, "observam-se nuvens sobre o Ceará e essa nebulosidade está associada a áreas de instabilidade que se formam em virtude da atuação do sistema atmosférico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), padrão observado nos últimos dias".
    A Fundação prevê mais chuvas hoje, pois as "áreas de instabilidade atmosférica devem continuar atuando sobre o setor norte do Nordeste, deixando as regiões cearenses com nebulosidade variável e com chuvas em todo o Estado".
    Fonte: DN

    CE é 2º em casos de tuberculose

    Image-0-Artigo-1821737-1
    O abandono do tratamento por parte dos pacientes é o maior entrave para a cura, segundo a coordenadora do Programa de Tuberculose do Hospital de Messejana
    O Ceará ocupa a segunda colocação no Nordeste em casos de tuberculose, levando em conta o número de pessoas contaminadas a cada 100 mil habitantes. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde, durante sessão solene realizada em razão do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, ontem. Em 2014, o Estado registrou 37 ocorrências para cada 100 mil habitantes, enquanto no Brasil esta proporção foi de 33,5.
    Entre as capitais, Fortaleza está em terceiro lugar do Nordeste, com 58,2 casos para cada 100 mil habitantes, atrás de Recife e Salvador. A média nacional foi de 53,7. No ano passado, 68 mil pessoas foram infectadas pela doença no País. Ainda assim, conforme o Ministério da Saúde, houve queda de 22,8% na incidência nos últimos dez anos. Foi constatada queda de 20,7% no índice de mortalidade.
    Para a coordenadora do Programa de Tuberculose do Hospital de Messejana, Tânia Brígido, a taxa de cura no Estado tem sido de apenas 72%, ou seja, a cada 100 pessoas infectadas, 28 não conseguem se recuperar. A principal dificuldade, conforme a médica, é o abandono do tratamento por parte do paciente, além de alimentação precária e más condições de habitação.
    A maneira mais eficiente de prevenir a doença é o diagnóstico precoce. Com o início do tratamento, interrompe-se a cadeia de disseminação. A vacina BCG também cumpre importante papel na prevenção da tuberculose, ao ser aplicada em crianças recém-nascidas.
    Fonte: DN

    INSCRIÇÕES ABERTAS - Uece seleciona bolsista


    Até o dia 10 de abril, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) daUniversidade Estadual do Ceará (Uece) está com inscrições abertas a fim de selecionar um doutor para atuar como bolsista. De acordo com o edital, os interessados devem se inscrever pessoalmente, na secretaria do curso de Doutorado em Saúde Coletiva, no Campus do Itaperi, ou via Sedex.  
     
    A seleção será no dia 13 de abril de 2015, das 8 às 12h, nas dependências do Programa de Saúde Coletiva, com a realização de entrevistas no dia seguinte. No primeiro momento do processo seletivo, serão analisados os curriculum lattes dos candidatos e o texto de duas laudas sobre o tema do projeto indicado na inscrição. 
     
    A bolsa terá, inicialmente, duração de 12 meses, podendo ser prorrogada por mais 48 meses. O valor a ser pago pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) diretamente ao bolsista será de R$4.100. O resultado final da seleção será divulgado no dia 17 de abril na página do Programa.

    Fonte: DN

    Postos funcionam normalmente hoje

    d
    No último dia 19, feriado de São José, apenas alguns postos da Capital funcionaram
    FOTO: NATINHO RODRIGUES
    Após seis meses e oito rodadas de negociações, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Ceará (Sindipostos-CE) e o Sindicato dos Trabalhadores (Sinpospetro-CE) celebraram acordo no fim da manhã de ontem, e os postos de combustíveis irão abrir normalmente em todos os feriados de 2015, incluindo já o desta quarta-feira (25), Data Magna do Ceará, e o Natal. A nova convenção coletiva de trabalho está sendo redigida e será formalmente homologada na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-CE) amanhã, 5ª feira.

    O acordo foi celebrado após mediação da Procuradoria Regional do Trabalho no Ceará (PRT-CE), realizada no início da noite da última segunda-feira e consequente consulta às bases dos dois sindicatos. A assembleia dos empresários, donos de postos de combustíveis, foi realizada logo em seguida, ainda à noite, e a dos trabalhadores, às 10h 30, de ontem.
    Em assembleia geral, os trabalhadores aceitaram, entre as cláusulas econômicas, um reajuste salarial de 8%, aumento de 15,5%, no vale refeição, que passa do valor atual de R$ 6,50 para R$ 7,50, e a elevação de 10% no valor da cesta básica mensal, que salta de R$ 100,00 para R$110,00. As demais cláusulas trabalhistas e sociais permanecem inalteradas.

    Fim do impasse

    Com a celebração do acordo realizado ainda na manhã de ontem (24), os postos de combustíveis de Juazeiro do Norte, no Cariri, operaram normalmente durante o dia, evitando transtornos na data de aniversário do Padre Cícero, padroeiro da cidade.
    As diretorias dos dois sindicatos confirmaram o acordo e o fim do impasse, que no último dia 19 levou centenas de pessoas a formar filas para abastecer, em alguns poucos postos de Fortaleza, que “desconheceram” a fiscalização da SRTE-CE.

    Normalidade

    “Está tudo normal. Os postos vão funcionar normalmente amanhã (hoje) e nos demais feriados”, respondeu a assessora Jurídica do Sindipostos-CE, Samara Dias. De acordo com ela, a proposta será encaminhada de forma “online” para a SRTE-CE e assinada posteriormente.
    Conforme disse, o reajuste concedido é retroativo a janeiro de 2015 e a diferença salarial será paga em até 25 dias, após a data de homologação da convenção coletiva de trabalho. “Fechamos o acordo. Já notificamos a SRTE-CE para que suspenda as fiscalizações. Estamos finalizando a convenção e até quinta- feira, estaremos protocolando no Ministério Público do Trabalho”, confirmou o presidente do Sinpospetro-CE, Ardilis Arrais.

    Exceção

    O chefe da Fiscalização da SRTE-CE, Luis Alves disse que, ao rigor da lei, a convenção coletiva teria de ter sido celebrada há três dias atrás, mas que uma exceção seria feita para que a população não seja prejudicada. Ele confirmou que o acordo vale para todos os feriados de 2015.
    Carlos Eugênio
    Repórter
    Fonte: DN

    Ressaca causa estragos na Praia de Iracema

    Image-0-Artigo-1821761-1
    O local em frente ao Estoril é um dos mais danificados, entretanto o problema pode ser visto em vários pontos da orla
    FOTO: NATINHO RODRIGUES
    A Praia de Iracema é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza, mas o local ainda apresenta alguns problemas estruturais. Parte do seu calçadão, por exemplo, está quebrado há dois anos devido à força do mar durante as ressacas e, até agora, nada foi feito.
    Basta andar um pouco na orla daquela parte da cidade para notar os danos causados pelo fenômeno da natureza. O piso está totalmente quebrado e existe muita areia no local.
    Parte do que restou da calçada está jogada nas pedras que ajudam na contenção da maré, mas é de difícil visualização, porque está toda coberta por uma grande quantidade de areia.
    O problema acaba evidenciando a falta de cuidado do poder público com aquela região da cidade. Além dos cearenses, muitos turistas passam por lá e facilmente podem ver parte do piso danificado.
    Além disso, existe o perigo, principalmente para as crianças, de algum acidente acontecer devido ao grande número de pedras e partes do piso quebrados que continuam no lugar.
    O calçadão em frente ao Estoril é um dos locais onde é possível avistar de longe os problemas. No entanto, em outros pontos da orla, também acontece o mesmo problema.
    Segundo o funcionário de um restaurante, que não quis se identificar, próximo à área dos danos, desde 2013, o calçadão foi destruído pela ressaca do mar. "As ondas estavam muitos fortes, e o piso tinha acabo de ser reformado e, por isso, não resistiu", explicou.
    Desde então, ressaltou o homem, nada foi feito para reparar o que havia sido quebrado pelo fenômeno. "Nesse tempo, nenhum, obra foi feita", indica.
    A estudante de Psicologia Ana Guimarães acredita que já passou da hora de a Praia de Iracema ser toda revitalizada, pois já se passaram anos de promessas não cumpridas pela prefeitura. "É triste passar por esse local tão bonito e ver o calçadão quebrado, muitas pichações e depredações", reclamou.
    Ela ainda destacou que, com a revitalização, a população da Capital vai voltar a frequentar em peso aquela parte da cidade. "Hoje, passamos pela Praia de Iracema e ela está vazia. Um ponto turístico como esse não pode ficar assim", opina.
    Reparos
    A assessoria de comunicação da Secretaria Regional II informou que o órgão já está ciente da necessidade de reparos em alguns trechos do calçadão da Praia de Iracema. Foi feito um relatório que está em fase orçamentária para a realização dos reparos.
    Além disso, existe o projeto de revitalização da Praia de Iracema, que inclui 12 intervenções projetadas, das quais quatro estão em curso, com previsão de término para ainda este primeiro semestre de 2015. São elas a Casa da Lusofania, Largo dos Tremembés, Passeio das Artes e a Casa de Cultura Digital.
    As demais ainda serão licitadas. Ao todo, as obras deverão custar aos cofres públicos R$ 30 milhões, com recursos oriundos do Governo Federal (70%), com contrapartida do Município (30%). O prazo para finalização do projeto é 2016.
    Outras intervenções que deverão ser feitas incluem a melhoria do passeio, iluminação e drenagem da Avenida Historiador Raimundo Girão e Rua dos Tabajaras, construção de uma quadra poliesportiva na comunidade Poço da Draga, ciclovia e fixação de equipamentos esportivos.
    Fonte: DN