Buscar

24 março 2015

Confira as principais notícias no Retrospectiva do Dia

Edital de seleção simplificada em Lavras da Mangabeira pode ser anulado

concursoO Ministério Público do Estado do Ceará expediu nesta terça-feira (24) uma recomendação ao prefeito de Lavras da Mangabeira, Gustavo Augusto Lima Bisneto, para que seja anulado o edital de seleção simplificada em até 48 horas. O documento foi assinado pelo promotor de Justiça Leonardo Marinho de Carvalho Chaves.
Para justificar a recomendação, o MPCE afirma que “o edital contém vício insanável por malferir o direito a nomeação de candidatos indeterminados aprovados e classificados no último concurso público realizado pela Prefeitura, com nítida preterição dos candidatos”.
Além da anulação, o prefeito deve enviar as informações circunstanciadas e os documentos sobre as providências adotadas ou explicações dos motivos da não adoção. Em até 10 dias úteis deverá ser enviado também uma cópia de todos os documentos que embasaram o edital de seleção simplificada para análise ministerial. “Em caso de descumprimento, o Ministério Público adotará as medidas judiciais, sem prejuízo de outras sanções previstas em lei contra os responsáveis pela violação aos princípios que norteiam a Administração Pública”.
Fonte: Ceará Agora

Política de valorização do salário mínimo é estendida até 2019

salariominimoAo assinar a medida provisória (MP) que estende a política de reajuste do salário mínimo até 2019, a presidenta Dilma Rousseff disse que a decisão do governo é reconhecimento de que as ações de crescimento da economia não se dão “em detrimento do trabalhador”.
Segundo ela, o envio de uma MP ao Congresso foi resultado do diálogo com senadores e deputados da base aliada. Isso foi necessário porque a MP passa a vigorar com força de lei, o que permite trabalhar com as novas projeções, quando for analisado o Orçamento deste ano.
O projeto de lei 7.469/14, que tramitava no Congresso Nacional com o mesmo teor, foi retirado de pauta nesta terça-feira (24), após ter seu texto base aprovado, mas o governo não concordava com uma emenda que estendia a política de correção para os benefícios acima de um salário mínimo pagos pela Previdência Social.
A presidenta lembrou que em 2011 outra medida provisória foi enviada ao Legislativo estendendo a política daquela época até 2015, e que agora era necessária essa ação por parte do governo. De acordo com ela, não há atropelo com relação aos parlamentares, porque o governo está fazendo algo que lhe é característico: o “direito de iniciativa em algo que gera despesa”.
Fonte: Ceará Agora

"Os Dez Mandamentos" é a melhor estreia da Record em 5 anos

Record parece ter encontrado seu nicho na teledramaturgia e promete se recuperar do grande período em que ficou aquém das expectativas nos índices de audiência.

Sua nova aposta do setor, "Os Dez Mandamentos" estreou nesta segunda (23) com 12,1 pontos de média. Além de ter sido a maior audiência do dia, o índice é o maior dos últimos 5 anos das estreias das novelas da emissora, igualando o resultado de "Ribeirão do Tempo" em 2010.

A novela de Vivian de Oliveira foi exibida das 20h29 às 21h29.
Pelo país

A nova novela da emissora da Barra Funda também conquistou o telespectador em outras praças com audiência medida pelo Ibope. No Rio conseguiu 12,6 pontos de média com pico de 14. Em Belo Horizonte ficou com 11,1 pontos de média. Já em Porto Alegre a média foi de 7,2, enquanto em Recife o índice chegou aos 12 pontos. Em Salvador o índice foi de 9 pontos e em Brasília 10.

Fonte: CNEWS

Governo tem possível substituto para Cid Gomes


Gabriel Chalita poderá assumir o Ministério da Educação. Foto: Eduardo Enomoto/R7
Após a saída de Cid Gomes do Ministério da Educação, a presidente Dilma Rousseff busca um novo titular para o cargo, em aberto. Segundo a jornalista Cristiana Lôbo, o atual secretário municipal de Educação de São Paulo, Gabriel Chalita (PMDB) é um dos nomes cogitados pelo Governo Federal.
Em sua publicação em um portal de notícias, a jornalista afirmou que a possível ida de Chalita ao MEC, amenizaria a relação conflituosa entre o Governo Dilma e o PMDB, partido do vice-presidente da República e do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. 
Representantes do PMDB reclamam que o partido comanda apenas pastas consideradas “problemáticas” ou com pouco espaço para ação política de governo. Atualmente, sete ministérios são liderados por membros do partido. Entre eles, o da Agricultura e o de Minas e Energia. 
Gabriel Chalita é bem próximo ao vice-presidente Michel Temer. Durante a primeira gestão de Dilma Rousseff, o secretário de São Paulo foi cogitado para o cargo, mas o nome sofreu restrição do atual chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. 
Fonte: CNEWS

Avião com 150 pessoas cai na França

Arte completa - mapa da queda, raio-x do avião Airbus A320 e altitude (Foto: Arte/G1)

Um avião Airbus da companhia Germanwings, empresa da Lufthansa, caiu no sul da França nesta terça-feira (24). A aeronave ia de Barcelona, na Espanha, para Düsseldorf, na Alemanha, segundo autoridades aéreas. O voo 4U9525 viajava com 150 pessoas a bordo – 144 passageiros, dois pilotos e quatro tripulantes.
O QUE SE SABE ATÉ AGORA:
– Um avião Airbus A320, da companhia Germanwings, caiu na manhã desta terça-feira (24), no sul da França;
– O voo 4U9525 fazia a rota Barcelona, na Espanha, a Düsseldorf, na Alemanha;
– O avião decolou com meia hora de atraso, mas a companhia ainda não sabe informar o motivo;
– A aeronave levava 144 passageiros, 2 pilotos e 4 tripulantes;
– Não há sobreviventes, disse o governo francês;
– A aeronave descolou às 9h55 locais (5h55 de Brasília);
– Segundo a empresa, a queda durou oito minutos;
– Destroços foram localizados em uma região de 2 mil metros de altitude;
– Segundo o ministro do Interior francês, uma caixa-preta do avião foi encontrada;
– A Direção Geral de Aviação Civil da França negou que um pedido de socorro teria sido emitido pelo avião antes da queda;
– A aeronave passou por manutenção de rotina um dia antes do acidente;
– Ainda não se sabe o que causou o desastre.
Logo após a notícia do acidente, o Ministério do Interior francês informou que destroços foram localizados em uma região de 2 mil metros de altitude, segundo a agência Associated Press.
Um helicóptero que pousou no local constatou que não havia sobreviventes, disse o primeiro-ministro da França, Manuel Valls, segundo a agência France Presse.
Pouco antes da confirmação, o presidente francês, François Hollande, já havia comentado que eram poucas as chances de ter sobreviventes.
“Havia 148 pessoas a bordo [número posteriormente confirmado para 150] e as condições do acidente, que ainda precisam ser determinadas com precisão, sugerem que não haveria sobreviventes”, disse Hollande.
Em seu perfil do Twitter, o presidente da França expressou "solidariedade às famílias das vítimas" e disse que a queda do avião é uma "tragédia".
Atraso
O voo decolou de Barcelona com 30 minutos de atraso. Questionada sobre o motivo, a vice-presidente da Lufthansa, Heike Birlenbach, disse ainda não ter informação a respeito.
Em entrevista coletiva, uma porta-voz da companhia disse que, a princípio, a empresa não pode dar nenhum motivo para a queda e que não irá comentar especulações sobre a tragédia.

Camilo Santana adere à campanha que exige renúncia de Eduardo Cunha


O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), que já havia demonstrado lealdade ao acompanhar o ex-ministro Cid Gomes durante o episódio das explicações na Câmara dos Deputados na semana passada, encabeça de vez a defesa de seu antecessor.

A página oficial de Camilo no Facebook compartilhou campanha que exige a renúncia do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. "Vamos todos lutar contra Eduardo Cunha. Compartilhem pela ética da política", diz o texto.

Camilo segue os passos do prefeito de Sobral, Veveú Arruda, que há havia divulgado através de sua assessoria o apoio na campanha. Até o final da tarde de hoje (24), a página criada contra o presidente da Câmara já havia recebido 22.266 curtidas.

(Com informações do Radar On Line).


Santana: campanha contra Cunha


Fonte: CN7

Carnê da Cidadania enviado pelos Correios é verdadeiro, diz secretaria

Site da Secretaria de Micro e Pequena Empresa alerta para confusão nas redes sociais (Foto: Reprodução)

Posts feitos em uma rede social e reproduzido milhares de vezes sobre uma possível fraude no Carnê da Cidadania 2015 gerou confusão entre os microempresários do país. Os novos modelos do carnê, entregues pelos Correios, são verdadeiros, informou nesta segunda-feira (23) a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), por meio de nota. O boato sobre a autenticidade do carnê começou em razão das dúvidas postadas nas redes sociais, diz a SMPE.
O MEI [microempreendedor individual] utilizou o portal para se inscrever, mas não tem o hábito de utilizar a internet também para imprimir os boletos todos os meses, por isso, resolvemos voltar ao velho e bom carnê"
Ministro Guilherme Afif Domingos, em nota divulgada pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa
A pasta informou que o carnê começou a ser enviado pelos Correios em janeiro deste ano aos 4,7 milhões de microempreendedores individuais cadastrados. Segundo a secretaria, a medida visa "facilitar o acesso as guias de pagamento das contribuições".
A postagem nas redes sociais afirmava que o carnê entregue nas residências dos cadastrados como microempresários individuais se trata de uma fraude e o que o dinheiro pago pelos contribuintes iria para "golpistas". O falso alerta foi compartilhado por mais de 150 mil pessoas nas páginas da rede social.
A SMPE alerta que os microempresários que preferirem podem continuar baixando e imprimindo as parcelas do carnê pelo Portal do Empreendedor.
Post publicado em rede social em que autor diz que carnê faz parte de golpe; na verdade, documento entregue pelos Correios é verdadeiro, diz Secretaria da Micro e Pequena Empresa (Foto: Facebook/Reprodução)Post publicado em rede social em que autor diz que carnê faz parte de golpe; na verdade, documento entregue pelos Correios é verdadeiro, diz Secretaria da Micro e Pequena Empresa (Foto: Facebook/Reprodução)
Na nota divulgada pela secretaria, o ministro Guilherme Afif Domingos diz que a alta inadimplência motivou o envio dos carnês pelos Correios. “O MEI [microempreendedor individual] utilizou o portal para se inscrever, mas não tem o hábito de utilizar a internet também para imprimir os boletos todos os meses, por isso, resolvemos voltar ao velho e bom carnê."

De acordo com o Sebrae, os carnês da cidadania são boletos de pagamentos emitidos pelo governo federal para que o microempreendedor possa pagar contribuições mensais para formalização da atividade dele. O carnê possui 12 boletos, com vencimentos mensais.
O Carnê da Cidadania inclui os valores de todos os tributos para o microempreendedor  formalizado. Para a Previdência Social são recolhidos 5% do salário mínimo (R$ 39,40), mais R$ 1 de ICMS para atividades de indústria, comércio e transportes de cargas interestadual e/ou R$ 5 de ISS em atividades de prestação de serviços e transportes municipais.
Fonte: G1

Facebook anuncia função 'máquina do tempo' similar ao app Timehop

Nova função do Facebook permite relembrar postagens de uma mesma data em anos passados (Foto: Divulgação/Facebook)

O Facebook anunciou nesta terça-feira (24) uma função "máquina do tempo", que resgata fotos e postagens antigas feitas em uma mesma data. A novidade está sendo liberada aos poucos para celulares e computadores e é similar ao aplicativo Timehop, que, além do Facebook, consegue recuperar publicações de serviços como Twitter, Instagram e Flickr.
Chamado "On this day" ("Neste dia", em tradução livre), o recurso mostra o que você postou (ou foi marcado) em um dia 24 de março, mas de 2014, 2012, ou até de antes. De acordo com o Facebook, apenas você consegue ver sua página de nostalgias, mas é possível compartilhar esse conteúdo com seus amigos.
"As pessoas costumam olhar para trás e ver fotos antigas e outras memórias que elas compartilharam no Facebook, e muitas nos disseram que gostam de produtos e recursos que tornam isso mais fácil", disse Jonathan Gheller, gerente de produto do Facebook, no blog oficial da rede social.
Para acessar a função, basta acessar a página "On this day" aqui. Mas vale lembrar que o recurso está sendo liberado aos poucos no mundo todo, e pode ser que você ainda não tenha acesso a ele.
Fonte: G1

Flagra! Eliana é fotografada de mãos dadas com novo namorado no Rio

Flagra! Eliana é fotografada de mãos dadas com novo namorado no Rio

Solteira desde o fim de seu casamento - bastante sentido por ela, aliás - com João Marcelo Bôscoli em 2014, a apresentadora Eliana já está amando novamente.
Na noite desta segunda-feira (23) a apresentadora foi flagrada indo jantar em clima romântico e de mãos dadas com o diretor Adriano Ricco. Os pombinhos jantaram com amigos em u restaurante em Copacabana, Zona Sul do Rio. Últimos a deixar o local, o casal seguiu do restaurante direto para o apartamento de Eliana.
Procurada, sua assessoria de imprensa confirmou que Eliana e Adriano estão juntos e namorando sério desde de janeiro deste ano.
Morando atualmente em São Paulo, Eliana esteve no Rio para o lançamento da biografia sobre a vida da cantora Elis Regina, "Nada será como antes", evento que marcou o aniversário de 70 anos da já falecida artista. Vale lembrar ainda que, realizado no Beco das Garrafas, o local além do lançamento também foi palco do encontro da apresentadora com o ex-marido, com quem tem um filho, o pequeno Arthur, de três anos.


Leia mais: http://www.diario24horas.com.br/noticia/39475-flagra-eliana-e-fotografada-de-maos-dadas-com-novo-namorado-no-rio#ixzz3VLR2ToFw

"Agora É Tarde": Band anuncia retirada de talk show e Rafinha Bastos do ar

"Agora É Tarde": Band anuncia retirada de talk show e Rafinha Bastos do ar
apresentador e humorista Rafinha Bastos, bem como toda a sua equipe, além é claro dos fãs e espectadores do programa "Agora É Tarde", foram pegos mais do que de surpresa no início desta semana, após um anúncio da Band de que acaba de encerrar as transmissões do programa, que em breve deve ser retirado da grade do canal.
Informações ainda apontam que com o fim da atração, toda a sua equipe e produção foram demitidos pela emissora. Com alguns programas já gravados, o "Agora É Tarde" segue na grade até o próximo dia 10 de abril, após isso será substituído por "Roma", que vai ao ar a partir do dia 12 de abril, com 20 episódios.
Em comunicado, a emissora declarou: "A Band ressalta que sob o comando de Rafinha Bastos o objetivo artístico do programa foi plenamente alcançado. No entanto, o movimento segue uma estratégia de programação. Com a alteração,  a emissora muda o gênero no  fim de noite em busca de melhor adequação de conteúdo à faixa horária. Band e Rafinha Bastos já estudam novos projetos."
Sempre bem humorado, o próprio Rafinha fez piada da situação e em seu perfil na rede social Facebook, divulgou uma imagem sua com sua equipe ao fundo, segurando a parte de classificados de emprego do jornal.
Ainda de acordo com informações, a decisão de retirar o programa da grade é apenas mais uma tomada pela emissora no intuito de cortar os gastos.
Rafinha Bastos passou a integrar o programa em 2014, substituindo o também humorista Danilo Gentilli, que migrou para SBT, assumindo o "The Noite", no mesmo estilo que o "Agora É Tarde".


Leia mais: http://www.diario24horas.com.br/noticia/39473-agora-e-tarde-band-anuncia-retirada-de-talk-show-e-rafinha-bastos-do-ar#ixzz3VLQN5EBV

Graça Foster vai depor na CPI nesta quinta-feira

Graça-Foster (1)A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras deve ouvir na quinta-feira (26) o depoimento da ex-presidenta da empresa, Graça Foster. Ela foi convocada para substituir o depoimento do ex-representante da empresa holandesa SBM Offshore, Julio Faerman, que não foi localizado pela CPI.
De acordo com a secretaria da comissão, a informação é que Faerman mora no exterior, mas seu endereço não foi localizado. “Convocamos a Graça [Foster] e vamos ver como vai ser”, informou o presidente das comissão, deputado Hugo Motta (PMDB-PR), após reunião fechada com o relator, sub-relatores e líderes patidários.
A SBM é acusada de integrar o esquema da pagamento de propina a funcionários da Petrobras para obter contratos com a estatal. Em depoimento à CPI, o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, primeiro a depor, disse que sua participação no esquema começou em 1997, recebendo propina da empresa holandesa.
O depoimento da ex-presidente da Petrobras já havia sido aprovada pela CPI, mas faltava definir a data. Caso Graça Foster, por algum motivo não compareça quinta-feira, a comissão tentará convocar o doleiro Alberto Youssef, considerado o principal delator da Operação Lava Jato. Hoje (24) à tarde, o colegiado volta a se reunir para deliberar sobre 442 requerimentos.
Fonte: DN

Cunha diz que pesquisa é igual à anterior e não vê motivo para impeachment

eduardo cunha2
O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que a pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada nesta segunda-feira (23/03), em que mais de 60% dos entrevistados avaliaram negativamente o governo da presidenta Dilma Rousseff, é muito semelhante à pesquisa anterior.  “[A pesquisa] basicamente é igual à pesquisa anterior. Não tem diferença nenhuma. É a margem de erro”, disse Cunha.
Perguntado sobre dados da pesquisa que mostram que mais de 50% dos entrevistados disseram ser favoráveis ao impeachment da presidenta, Eduardo Cunha afirmou que não se pode tratar impeachment como recurso eleitoral. “Está se vulgarizando muito essa palavra. Não podemos vulgarizar aquilo que seja o impedimento de um presidente da República. Eu acho que não cabe pedido de impeachment”, disse. Segundo ele, as pessoas respondem sem conhecer o que é isso exatamente.
Ao falar sobre a pesquisa, o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que ela é praticamente a mesma coisa da anterior. “Não pode se assustar com a voz das ruas. O que temos é que fazer propostas que viabilizem esse diálogo com as ruas. Is
so é o que estamos fazendo. É um momento, é conjuntural”, disse.
Sobre medidas para melhor a imagem do Poder Legislativo, Cunha disse que está pautando e votando temas de interesse da sociedade e que, com o tempo e com as ações tomadas, a avaliação da imagem da Câmara vai melhorar. Ele informou, ainda, que o Programa Câmara Itinerante está voltado para melhorar a imagem da Casa.
Em relação à reforma política, o presidente da Câmara disse ser contrário ao seu fatiamento para votação como estava propondo o relator da matéria na comissão especial, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI).  “Você pode ter uma PEC [proposta de emenda à Constituição] inteira e votar as partes dela através de DVS [destaques para votação em separado]. Se for tramitar três PECs é para não sair nada”, disse.
Eduardo Cunha informou que sua intenção é que, depois de cumprida as 40 sessões para a tramitação da PEC na comissão especial, se a comissão não tiver cumprido seu papel de terminar a votação, retornar o projeto para o plenário. “Eu pretendo fazer uma semana de votação de reforma política, começando segunda-feira e terminando até hora que acabar”, disse.
Com informações da Agência Brasil
Fonte: Ceará Agora

Dilma avisa a Lula que vai reduzir cortes de benefícios trabalhistas

FOTO: UOL
De acordo com publicação do jornal O Estado de S. Paulo desta terça-feira (24/03), Dilma Rousseff comunicou ao PT e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pode mudar as medidas provisórias 664 e 665, propostas pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
Estas medidas restringem a concessão de benefícios trabalhistas e fazem parte do ajuste fiscal do governo. A notícia de que os cortes propostos anteriormente poderão ser reduzidos foi vista com otimismo pelo PT.
Segundo o partido, as MPs seriam o principal motivo do desgaste da presidente no início deste segundo mandato. Se fossem mantidas exatamente como o proposto, as medidas gerariam uma economia de R$ 18 bilhões por ano ao governo.
Na noite desta segunda-feira (23), mais de 20 parlamentares petistas tiveram uma reunião com ministros da equipe econômica para conversar sobre este assunto. Entre os presentes estava o líder do partido na Câmara, Sibá Machado (AC), que defendeu que as MPs fossem aprovadas da forma que o Executivo já havia editado.
Também na noite da segunda, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, o senador Paulo Paim (PT-RS) e Lula estiveram reunidos. O ex-presidente estaria fazendo articulações para evitar que o PT perca aliados históricos.
A reunião teria tido como foco as medidas provisórias, ao que o Senador Paulo Paim sinalizou que deixaria a legenda caso estas fossem aprovadas. Ainda segundo ele, Lula teria se comprometido a colaborar com as negociações no governo.
Estas são as Medidas Provisórias em questão:
664 – Recebimento de pensão por auxílio doença é restringido e passa a valer limitado à soma dos últimos 12 salários de contribuição; Viúvos teriam que comprovar período de dois anos de união para receber benefícios; O valor da pensão cai; O prazo mínimo de afastamento para receber o benefício passa para 30 dias.
665 – As regras para o recebimento do seguro-desemprego, do abono-salarial e do seguro-defeso também seriam restringidas; O trabalhador só poderá requerer o seguro-desemprego após 18 meses de vínculo empregatício; 12 meses a partir do segundo pedido; Já no terceiro, será necessário um período de seis meses. No entanto, as MPs ainda não foram aprovadas.
Com informações do Estadão
Fonte: Ceará Agora

Projeto anticorrupção submete 99 mil servidores à Lei da Ficha Limpa

Foto: Fotos Públicas/Roberto Stuckert Filho/PR
O projeto de lei que estende a Lei da Ficha Limpa a todos os servidores que ocupam cargos de confiança, enviado pelo governo à Câmara dos Deputados na última sexta-feira (20/03), estabelece a realização periódica de um pente-fino nos CPFs dos atuais funcionários para se descobrir eventual condenação em segunda instância. Somente no Executivo federal, a medida atingiria 99,2 mil servidores com funções de confiança e gratificações.
De acordo com o projeto, a Controladoria Geral da União (CGU) ficaria responsável pelo pente-fino periódico na folha de pagamentos. Se o texto for aprovado no Congresso, a Ficha Limpa pegaria ainda todos os funcionários comissionados de estatais e empresas públicas e dos Poderes Legislativo e Judiciário.
A iniciativa faz parte do pacote de sete propostas anticorrupção, anunciado por Dilma semana passada. O projeto foi elaborado pela CGU e pelos ministérios da Justiça e do Planejamento. Foi o último a ser enviado ao Congresso. No texto, que ainda será discutido pelos deputados, sugeriu-se que CGU e Planejamento terão 90 dias para definir os procedimentos de aplicação do pente-fino nas fichas dos servidores.
O jornal O Globo, edição desta terça-feira (24), apurou como a CGU pretende fazer valer a Ficha Limpa aos servidores, caso o projeto de lei seja aprovado da forma como foi enviado ao Congresso. A ideia é verificar, a partir de um banco de dados já existente, quais ocupantes têm condenações em segunda instância (por um colegiado) na Justiça ou decisões definitivas no Tribunal de Contas da União (TCU) — neste caso, a condenação tem de ser decorrente por ato de improbidade.
Os técnicos da CGU analisariam as razões dessa condenação pelo TCU, para decidir se o servidor deve ser enquadrado na Ficha Limpa. O processo já incluiria uma avaliação da justificativa apresentada pelo servidor ameaçado de perder o emprego.
O monitoramento prosseguiria após esse primeiro pente-fino, com o propósito de descobrir novas condenações capazes de enquadrar o ocupante de cargo de confiança na Lei da Ficha Limpa. A análise da CGU se restringe aos cargos do Executivo, estatais e empresas públicas. O projeto de lei abarca também o Legislativo e o Judiciário na esfera federal.
Inicialmente, a proposta contemplava medidas para agilizar processos disciplinares contra servidores na CGU, como a possibilidade de ouvir o investigado por videoconferência e de tramitação eletrônica dos procedimentos. Hoje, os depoimentos são presenciais, o que atrasa as apurações e as punições. Além disso, todos os processos são físicos.
A CGU entendeu, porém, que essas propostas para modernização dos processos disciplinares deveriam ficar para um momento posterior. Os pontos foram retirados do projeto de lei, e as mudanças acabaram atrasando o envio da proposta ao Congresso.
Com informações do O Globo
Fonte: Ceará Agora

“Açude inteligente” em Canindé não seca e garante água para a população

FOTO: ANTONIO CARLOS ALVES/ DIÁRIO DO NORDESTE
Na comunidade rural de Barra do Bento, a 23 km do centro de Canindé (a 115 km de Fortaleza), os moradores sabem que podem contar com a água que vem do açude porque ele nunca seca, faça chuva ou faça sol. Pelo menos tem sido assim desde que ele foi construído, há cinco anos.
Os açudes fazem parte da paisagem do interior do Nordeste. Não é preciso andar muito para se deparar com essas construções simples usadas para armazenar água da chuva. Na maioria das vezes, são grandes buracos cavados em áreas mais baixas. Por causa da baixa precipitação, passam grande parte do ano seco ou apenas com lama.
Mas o açude que abastece as 38 famílias de Barra do Bento tem estado cheio desde que foi feito. A explicação está em suas características. Ele é mais fundo (tem 15 metros de profundidade) e ocupa uma área menor (cerca de 500 metros de extensão) que os açudes comuns. Além disso, fica entre duas serras, o que o “livra” do sol, e consequentemente da evaporação, durante algumas horas do dia.
O engenheiro agrônomo José Maria Pimenta, nascido e criado no sertão cearense, batizou a ideia de “açude inteligente”. Segundo ele, são necessários apenas 300 milímetros de chuva para enchê-lo.
Ele conta que idealizou o projeto depois de analisar os índices pluviométricos do Ceará ao longo de 120 anos e constatar que choveu menos de 300 milímetros em apenas quatro anos. “Então, a probabilidade de um açude inteligente verter, sangrar, encher todo ano é de 97%”, diz.
À frente da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) durante quase oito anos, Pimenta viabilizou a construção de 40 açudes inteligentes em quatro cidades cearenses –Canindé, Madalena, Quixeramobim e Piquet Carneiro. Esse tipo de açude leva cerca de dois meses para ficar pronto e custa cerca de R$ 70 mil.
A água do açude é levada por meio de bombas até as comunidades. Antes de chegar às torneiras dos moradores, ela passa por um processo de tratamento e depois é usada para beber, cozinhar, tomar banho, lavar roupa, além do cultivo de frutas e verduras e da criação de animais.
Com informações do Uol
Fonte: Ceará Agora

Chove em mais de cem municípios do Ceará

chuva
Das sete horas da última segunda-feira até as sete horas de ontem, choveu em 119 municípios, segundo boletim atualizado no site da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) às 9h28. Tabuleiro do Norte foi a Cidade que registrou a maior precipitação, com 83 milímetros. Em seguida, Iracema, com 66 mm.

A Funceme explica que "Observam-se nuvens sobre o Ceará, conforme imagem de satélite observada às 7 horas. Essa nebulosidade está associada a áreas de instabilidade que se formam em virtude da atuação do sistema atmosférico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), padrão observado nos últimos dias".

Segundo prognósticos da Funceme, as chuvas devem permanecer por todo o dia de hoje, pois as "áreas de instabilidade atmosférica devem continuar atuando sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro, deixando as regiões cearenses com nebulosidade variável e com chuvas em todo o Estado".

Amanhã, aqueles que estão se programando para curtir o feriado devem observar a  previsão, que é idêntica: Áreas de instabilidade atmosférica devem continuar atuando sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro, deixando as regiões cearenses com nebulosidade variável e com chuvas em todo o estado.

No dia 26, "as condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro. Por isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas em todas as regiões no decorrer do dia"
Maiores chuvas por municípios no dia:
Tabuleiro Do Norte : 83.0 mm
Iracema : 66.0 mm
Icapuí : 54.4 mm
Potiretama: 53.0 mm
Brejo Santo : 45.2 mm
Potengi : 38.0 mm
Crato : 37.0 mm
Morada Nova: 35.0 mm
Várzea Alegre: 35.0 mm
Fonte: DN

Lado B de Xand

Image-0-Artigo-1820547-1
Xand revela o lado "homem de família" e posa com a esposa Isabela Temóteo e os filhos Enzo e Isabella
FOTOS: NATINHO RODRIGUES
Image-1-Artigo-1820547-1
Comemorando aniversário hoje, o forrozeiro chega aos 33 anos no auge da vida profissional e pessoal. Foi ao lado da esposa Isabele Temoteo e dos filhos Enzo, 7, e Maria Isabella, 3, que o potiguar recebeu a equipe do Zoeira para falar sobre sua vida e os 13 anos de sucesso à frente da banda Aviões do Forró.
Longe da agitação, farras e badalações que o forró proporciona, Xand se mostra uma pessoa bem reservada e faz questão de separar o artista do homem comum.
"No palco sou uma pessoa, fora dele há outra totalmente diferente. Sou muito tímido e muitas pessoas não entendem isso. Pensam que eu sou arrogante, que não gosto de falar. Quando pego o microfone, me transformo. Não é o Alexandre de casa. Costumo ser brincalhão no palco. Acho que as pessoas me veem como um cara engraçado, mas muito fechado. Mas esse é o meu jeito", justifica.
Tranquilo e bem-humorado, o cantor não demora a responder como se sente nesta nova fase. "Se tem uma palavra que pode descrever essa etapa da minha vida é realizado. Eu vim para Fortaleza com um sonho de fazer sucesso, só não sabia que seria tanto. O Aviões do Forró foi um projeto que eu vi nascer, mas jamais imaginei que eu chegaria tão longe", comenta como um pai orgulhoso.
Xand recorda que, no início da carreira, sofria todo tipo de preconceito, inclusive estético. "Eu e a Solange éramos bastante criticados, principalmente pelo nosso corpo. Quando a gente chegava em algumas cidades, as pessoas diziam: 'Os cantores são eles?' Dois gordinhos no palco, não dava outra. Mas, quando a gente começava a cantar, a história mudava completamente. Era puro talento. Ainda assim, já levamos muita porta na cara", lembra.
Emoção
Referência no Brasil inteiro quando o assunto é forró, o cantor considera que o diferencial da banda é a irreverência e destaca o prazer que ele e sua companheira de palco têm pela música.
"A gente sobe no palco e faz nosso trabalho como se estivesse cantando no quintal de casa. Música é coisa que arrepia, dá emoção. A partir do momento que passa a ser obrigação, perde a graça".
Recém chegado da Disney, onde passou as férias com a família, após extensa agenda de shows durante o Carnaval, Xand reforça a importância que a mulher e os filhos têm em sua vida. "Em qualquer tipo de profissão, você tem o alicerce na família. Se eu não tivesse encontrado a pessoa certa na minha vida tão cedo, acho que não estaria aqui, nem teria o que tenho hoje em dia, não seria o que sou. A família foi quem me sustentou nesses 13 anos de carreira do Aviões do Forró", diz.
Mudança
Aviões do Forró tem uma parcela na mudança de estilo pelo qual o forró passou. Xand acredita a evolução não para por aí.
"Quando começamos com o Aviões, o pessoal do Sul achava que as letras eram só de seca e vaqueiro. O forró mudou muito. Tem uma galera nova que está vindo e que vai mudar ainda mais. Os conservadores não vão gostar muito. Eles até aceitam, mas não gostam por não concordar com a nova linguagem. Eu quero que mude mesmo, que vá se renovando, para quando meu filho tiver 20 anos, ele veja um forró de qualidade", alfineta. "Agora, é preciso reconhecer que tem muitas bandas que se intitulam forró sem ser. Acho que o Luiz Gonzaga se treme todinho no túmulo".
Xand considera que conquistou quase tudo que desejou. Na esfera pessoal falta apenas mais tempo para curtir a família. Como cantor, um sonho o espera: "Acho que falta só cantar com o Rei Roberto Carlos. É um dos grandes sonhos que tenho".
(Colaboração de Gustavo Linhares)
Wilton Rodrigues
Especial para o Zoeira
Fonte: DN

Acidente aéreo grave já é o segundo de 2015

Avião
O avião desapareceu na região dos Alpes de Alta Provença, perto da cidade de Barcelonnette; as informações indicam que a aeronave levava 150 passageiros
REUTERS
Uma aeronave da empresa Germanwingscaiu nesta segunda-feira (24), no sul da França, com 150 passaeiros a bordo. O Airbus A320 partiu de Barcelona, na Espanha, rumo a Düsseldorf, na Alemanha. Mas este não é o primeiro acidente aéreo grave de 2015.

No último dia 4 de fevereiro, 40 pessoas morreram na queda de uma aeronave da companhia aérea TransAsia no Rio Jilong em Taipé, capital de Taiwan. A aeronave tinha como destino a cidade de Jinmen, mas caiu minutos após a decolagem. Vídeos divulgados na internet mostraram o momento da queda. Veja:
No ano de 2014
Já em 2014 foram registrados quatro incidentes graves, que envolveram a morte de 939 pessoas. Veja a lista:
No dia 8 de março, o Boing 777-200 da companhia aérea Malaysia Airlines desapareceu. A aeronave decolou de Kuala Lumpur com destino a Pequim com 239 passageiros a bordo. Até hoje, os destroços não foram econtrados e o último sinal recebido foi sobre o oceano Índico.
Em julho, no dia 17, um Boing da Malaysia Airlines foi derrubado por um míssil na zona de conflito no leste da Ucrânia e os 298 ocupantes do voo morreram. Segundo as autoridades o caso não pode ser considerado um acidente. Foi o segundo incidente envolvendo a companhia.
Ainda em julho, no dia 24, um avião da companhia espanhola Swiftair caiu com 116 passageiros enquanto fazia uma rota entre Uagadougou, em Burkina Faso, e Argel, a capital argelina. A queda aconteceu 50 minutos após a decolagem.
Já no dia 28 de dezembro, 162 pessoas morreram em um acidente com aeronave da companhia AirAsia. O destino do voo era Cingapura, mas o Airbus A320 caiu no Mar de Java logo após decolar da Indonésia. A queda aconteceu cerca de 40 minutos após a decolagem e o copiloto estava no comando do avião minutos antes do ocorrido.
Ainda é seguro
Números da Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata) indicam que 641 pessoas morreram em acidentes com aviões civis, mas não inclui os 298 mortos no Boeing 777 da Malaysia Airlines (voo MH17) derrubado por um míssil no leste da ucrânia.
Apesar disso, a Iata informou que o ano passado foi um dos mais seguros se comparado a média registrada entre 2009 e 2013.
2014 registtou 12 acidentes mortais, já a média entre 2009 e 2013 foi de 19 acidentes.
Fonte: DN