Buscar

12 março 2015

Confira as principais notícias no Retrospectiva do Dia


Suspeita de distribuir drogas na Rocinha é transferida para Bangu

Nathacha Marques Veras é suspeita de distribuir drogas (Foto: Reprodução/Facebook)Segundo a polícia, Nathacha usava a boa aparência para passar por barreiras policiais sem problemas (Foto: Reprodução/Facebook)
Natasha é suspeita de distribuir drogas (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)Nathacha, durante apresentação na delegacia
(Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
Presa como suspeita de tráfico e associação para o tráfico, Nathacha Marques Veras, de 25 anos, foi transferida na tarde de quarta-feira (11) para um presídio feminino no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. A jovem, segundo a polícia, agia como negociadora e distribuidora de drogas da quadrilha de Djalma da Rocinha, na Favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio.
Descrita por agentes como jovem, bonita, simpática e desembaraçada, ela contou que entrou para o bando da favela onde nasceu e se criou porque “era muito fácil e queria ajudar o pessoal”.
Segundo a polícia, por causa de sua boa aparência, ela passava sem problemas pelas barreiras policiais montadas na favela. E, como gozava de grande confiança da quadrilha, era a encarregada de comprar as roupas de grife para os traficantes. Ela era a única mulher do bando que tem mais 50 homens.
Dos 51 integrantes da quadrilha, 28 (incluindo Nathacha) já foram presos. A maioria, durante a Operação Gênesis, comandada pela 11ª DP (Rocinha), em setembro de 2014.
'Mula'
Sem despertar suspeitas, Nathacha, que gozava da confiança dos traficantes, agia como “mula” – levando e trazendo quantidades pequenas de drogas que eram vendidas na favela.
“Entrei para essa vida porque era tudo muito fácil. Queria ajudar o pessoal. Não precisava fazer nada demais, dava uns telefones do sofá da minha casa e fazia o negócio. Não tinha medo de ser pega porque não ligava do meu telefone. Ganhava um dinheiro bom, até R$ 1,5 mil por semana”, contou a mulher ao G1, na delegacia.
Segundo o delegado Gabriel Fernando, Nathacha foi presa graças a escutas telefônicas, já que a jovem não tem antecedentes criminais. Ela contou que já fumou maconha, mas que atualmente estava livre das drogas.
Numa escuta telefônica recente, já desconfiada de que estava sendo procurada pela polícia, Nathacha disse que “mataria um policial”. Na ligação com um homem ainda não identificado, ela diz: “Tô em casa, boladona, cara. Não quero nem beber. Se beber vou querer matar policial”. O interlocutor pede calma a Nathacha e diz para ela “fumar um”. E ela responde: “Tô fumando toda hora”.
Compras para criminosos
Fernando diz que, além de comercializar a droga para os traficantes, Nathacha também se aproveitava de sua boa aparência para fazer compras de roupas, acessórios e objetos pessoais em shoppings para os criminosos.
Nathacha Marques Veras é suspeita de distribuir drogas (Foto: Reprodução/Facebook)Nathacha Marques Veras é suspeita de distribuir drogas (Foto: Reprodução/Facebook)Fonte: G1

Grávida de quíntuplos é internada em SP: 'Tudo maravilhosamente bem'

Karina com a cabelereira após cortar o cabelo, em São Paulo (Foto: Arquivo Pessoal)Karina mostrou o barrigão pelas redes sociais
(Foto: Arquivo Pessoal)
A moradora de Santos, no litoral de São Paulo, que está grávida de quíntuplos, foi internada nesta semana, de forma preventiva, em um hospital da capital paulista, onde vai esperar a chegada dos bebês. Karina Bárbara Barreira, de 35 anos, terá quatro meninas e um menino. Ela está na 24ª semana de gravidez.
Karina e o marido, João Biagi Júnior, estão juntos há 15 anos e tentavam ter um bebê desde 2010. Aos 35 anos, ela tomou alguns remédios receitados pelo médico para aumentar a espessura do útero, que era muito fina, e conseguiu realizar o sonho de ser mãe.
Recentemente, ela passou por exames que mostraram que ela terá quatro meninas e um menino. Além disso, os bebês estão saudáveis e dentro do peso esperado. O pai e a mãe, que está entrando no 6º mês de gestação, aguardam com ansiedade o nascimento.
Por recomendação médica, o casal resolveu sair de Santos e ir para uma maternidade em São Paulo, que, segundo eles, oferece mais estrutura para o nascimento dos bebês. Eles devem ficar na capital paulista durante cinco meses, até que os quíntuplos recebam alta médica. A previsão inicial dos médicos é que os bebês nasçam prematuros.
O casal usa as redes sociais para contar as novidades sobre a gestação e a espera pelos bebês. Nas últimas horas, Karina publicou uma mensagem explicando a ida para São Paulo. "Estamos indo para a Capital porque é o melhor a ser feito. Estamos pensando na saúde e na integridade da mamãe e das crianças. É um tanto chato, pois gera uma distância da família e dos amigos", explicou.
Algumas horas depois, Karina falou sobre a saúde dela e dos bebês. "Agora é continuar seguindo o nosso dia a dia com observação 24h. Estamos mais tranquilos e seguros. No último domingo (8) entramos na 24ª semana de gestação. Está tudo maravilhosamente bem. Essa internação é uma medida médica apenas preventiva", finalizou.
Karina fez o exame ultrassom e descobriu o sexo dos bebês (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Karina fez o exame ultrassom e descobriu o sexo dos bebês (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Fonte: G1

Homem morre atacado por cães em casa de SP, dizem bombeiros

Local onde um homem morreu ao ser atacado por cinco cães da raça pitbull em um imóvel na Rua Soldado Cristóvão Morais Garcia, na Vila Maria, zona norte de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (12). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o rapaz pulou o muro da residência onde sua mãe vivia e acabou atacado pelos animais. Ele estava preocupado, segundo testemunhas, porque não conseguia contato com a mãe. Os bombeiros constataram depois que a mulher estava morta no interior do imóvel. A suspeita é que ela morreu de causas naturais. (Foto: Mário Âneglo/Sigma Press/Estadão Conteúdo)Um dos cães que estavam na residência. (Foto: Mário Âneglo/Sigma Press/Estadão Conteúdo)
O comerciante Itamir Fogaça da Silva, de 45 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (12) atacado por pelo menos seis cães em um imóvel na Rua Soldado Cristóvão Morais Garcia, na Vila Maria, Zona Norte de São Paulo, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
A corporação informou que Itamir pulou o muro da residência onde vivia a mãe dele, Marlene Vieira Coco, e acabou atacado.
Segundo testemunhas, ele estava preocupado porque não conseguia contato com a mãe. Os bombeiros constataram depois que a mulher estava morta no interior do imóvel. A suspeita é que ela morreu de causas naturais.
Jade mostra foto do pai e da avó (Foto: Kleber Tomaz/G1)Jade da Silva mostra foto do pai, morto em ataque
de cães, e da avó (Foto: Kleber Tomaz/G1)
A idosa tinha cerca de 80 anos e era acumuladora de objetos e animais, segundo Jade Eline Santana da Silva, de 20 anos, que é filha de Itamir.
A família não tinha contato com ela havia 18 dias, por isso o comerciante decidiu entrar no quintal. Jade conta que a avó costumava se trancar em casa e ficar longos períodos sem dar notícias.
Itamir morava na casa ao lado com a mulher e dois filhos. Segundo Jade, os animais conheciam o comerciante.
Cães famintos
Peritos que estiveram no imóvel dizem que a idosa morreu entre 15 e 18 dias atrás, por isso acreditam que os animais estavam famintos – o que pode ter motivado o ataque.

'Pode morrer beba?', postou estudante antes de acidente em Natal

Jovem teria perguntado se podia 'morrer beba' em conversa de WhatsApp (Foto: Reprodução)Jovem teria perguntado se podia 'morrer beba' em conversa de WhatsApp (Foto: Reprodução)
A estudante de Direito Najla Charara, de 21 anos, que morreu após bater o carro em um poste na madrugada desta quinta-feira (12), em Natal, conversava com amigos em um grupo do WhatsApp – pouco antes do acidente – sobre morrer "beba". Às 23h25 ela escreveu: "Lipeeee. Pode morrer beba? kkkk" (sic).
Najla morreu no local do acidente (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Najla morreu no local do acidente
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Outra pessoa que também participa do grupo respondeu: "Morra não amiga! Tem que aproveitar um pouquinho mais" (sic).
O acidente aconteceu por volta das 0h30 no prolongamento da Avenida Prudente de Morais. De acordo com a Polícia Militar, Najla estava bebendo em um bar com amigas e, na volta para casa, perdeu o controle do carro e colidiu contra um poste.
Uma amiga da estudante, de 20 anos, também estava no veículo e foi levada ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho com fraturas. De acordo com a assessoria do hospital, ela está em observação no setor de politraumas e não corre risco de morte.
O Corpo de Bombeiros precisou cortar o teto do carro para retirar as vítimas. A Polícia Militar informou que foi encontrada uma garrafa de vinho dentro do veículo.
A Polícia Civil pediu ao Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) exame toxicológico e de dosagem alcoólica no corpo de Najla.
Carro ficou destruído com o impacto da colisão (Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi)Carro ficou destruído com o impacto da colisão (Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi)Fonte: G1

DENGUE - Baturité está entre os municípios cearenses que estão em situação de risco para surto de dengue

Sete municípios cearenses estão em situação de risco de surto de dengue. As informações são do mais novo Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), divulgado nesta quinta-feira (12) pelo Ministério da Saúde. O primeiro relatório do ano revelou que das 40 cidades avaliadas no Ceará, as localidades de Baturité, Canindé, Coreaú, Hidrolândia, Santa Quitéria, Tauá e Varjota apresentaram índices de infestação pelo mosquito da dengue acima do aceitável. 

Outros 13 municípios se encontram em situação de alerta e 20 estão em condições satisfatórias, de acordo com os parâmetros do Ministério. Em Canindé, a cidade mais prejudicada do Estado, 14,1% dos imóveis vistoriados pelos agentes de endemia apresentaramlarvas do mosquito. Os municípios em risco possuem índices de contaminação acima de 4%: 
Em Fortaleza, a situação foi considerada de alerta pelo Ministério da Saúde. Um total de 1,4% das casas apresentaram focos do Aeades Aegypti. Além da Capital, também estão na mesma situação as cidades de Aquiraz, Cariré, Cascavel, Irauçuba, Juazeiro do Norte, Massapê, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pires Ferreira e Reriutaba.
Dentre os municípios em situação satisfatória estão Alcântaras, Camocim, Crateús, Sobral, Eusébio, São Gonçalo do Amarante e Russas
O LIRAa é o mapeamento dos focos de Aedes Aegypti nos imóveis dos município participantes. A partir da análise, é possível identificar os criadouros predominantes e a situação de infestação.
Nesta edição do levantamento, foram monitorados 1.844 cidades no Brasil. Destas, 627 demonstraram situação satisfatória, 877 estão em situação de alerta e 340 estão em risco. 
Pelo levantamento, Cuiabá (MT) é a única capital em situação de risco. Ao todo, 18 capitais que apresentaram índice de alerta: Aracajú (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES). Estão em situação satisfatória João Pessoa (PB), Teresina (PI) e Brasília (DF).

Ex de Luciano diz que cantor ficava com outros homens: "Todo mundo sabe"

Ex de Luciano diz que cantor ficava com outros homens: "Todo mundo sabe"
Uma revelação inusitada sobre a vida íntima do cantor Luciano foi feita na última semana por Cleo Loyola, ex-mulher do cantor. De acordo com Cleo, Luciano tinha relacionamentos extra-conjugais no tempo que os dois eram casados, além de ficar com mulheres, Luciano as vezes ficava até com homens, disse ela.
“O Luciano não foi capaz de amar seu próprio filho. Quando ele era casado comigo, tinha casos com vários homens. Goiânia inteira sabia disso. Agora ele quer tomar a minha neta”, escreveu Cleo nesta semana em seu Facebook. A acusação da ex-mulher aconteceu após um novo desentendimento familiar, depois de Luciano manifestar o desejo de cuidar da neta, filha de Wesley. Chateado, o filho mais velho do cantor entrou na briga em defesa do pai e censurou a atitude da mãe.

“Minha mãe fez umas postagens em meu nome cheia de calúnias, queria te dar um recado para minha mãe. A senhora teve o que queria, usava minhas mesadas em benefício próprio, não conseguiu segurar o que ganhou do meu pai, agora quer colocar as pessoas contra mim e ele? Os números e as maneiras de viver mostram tudo isso. As pessoas te dão atenção para rir da sua cara. Acorda, porque o tempo está passando. Aproveita que você tem idade e saúde e vai fazer algo da sua vida, isso que a senhora faz só prejudica a você mesma, para de fazer maldade para as pessoas. Como para mim e pro meu pai. Mesmo que ele fosse ruim, eu jamais iria gostar que falassem mal dele. Mas ele não é! É a senhora que tem me feito mal com essas mentiras, eu me afasto de você justamente por essas atitudes horríveis da sua pessoa”, escreveu Wesley em seu perfil no Facebook na tarde desta terça-feira.

Na semana passada, Wesley já havia feito referência ao assunto quando postou uma foto com a filha e falou da boa relação que tem com o pai. Wesley disse que tem toda a confiança no pai para cuidar da sua filha.

“Sou um homem privilegiado por Deus, tão novo e já uma neta em minha vida. Maria Luiza você e o elo mais forte entre mim e seu pai. Wesley, meu coração enche de alegria por vocês existirem. AMOMUITO Luciano. Hoje meu pai escreveu essas palavras que vai fazer parte não só na minha vida como na vida da minha filha, muitas vezes a falta de tempo e os compromissos fazem a gente não se encontrar, mas em vez das pessoas verem que sou um filho correndo atrás do seu próprio espaço profissional pra dar orgulho ao pai , preferem acreditar em mentiras maldosas inventadas por uma pessoa que só faz mal pra ela mesma com esses comentários ridículos. Só quero deixar bem claro que meu pai é ótimo comigo, vivemos uma relação maravilhosa como nunca tivemos. Meu pai e como muitos amigos e familiares que me conhecem pessoalmente, sempre me elogia por ser uma pessoa simples e humilde, tradições que meu vô me ensinou que sempre vou levar e nunca vou mudar, então não dão moral pra conversa fiada de uma pessoa que só mais uma vez quer diminuir e estragar a paz que eu vivo e ainda se aproveitando uma qualidade da minha pessoa e usando pro mal Como disse hoje, a única pessoa que eu confiaria deixar a minha filha é meu pai”, escreveu ele.

Após a repercussão da história, Cleo apagou o post polêmico. Luciano, por sua vez, disse, através da sua assessoria de imprensa, que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Com informações do portal Extra.


Leia mais: http://www.diario24horas.com.br/noticia/39147-ex-de-luciano-diz-que-cantor-ficava-com-outros-homens-todo-mundo-sabe#ixzz3UBsKTMTt


Manifestação contra Dilma define nível de insatisfação

A manifestação de partidos de oposição e entidades não-governamentais, marcada para o próximo domingo em capitais e cidades brasileiras, medirá o nível de insatisfação popular dos brasileiros com o Governo da presidente Dilma Rousseff. A manifestação terá gritos contra a política econômica, marcada, nesse início do segundo mandato de Dilma, por medidas que atingem o bolso das empresas e dos trabalhadores.  O pedido de impeachment, também, entra na pauta de domingo.
(Foto: Henrique Coelho / G1)

Os principais líderes dos partidos de oposição, como o tucano Aécio Neves, estão céticos em participarem dos protestos. Cauteloso, Aécio acompanhará as manifestações. Admite, porém, a possibilidade de se engajar aos protestos.
O Palácio do Planalto acompanha a mobilização e a análise é que, se a manifestação for expressiva, a crise política poderá ganhar nova dimensão com mais pressões dos aliados do Governo no Congresso Nacional. O PMDB, principal parceiro do PT e do Governo, espera o estouro da boiado – mais insatisfação popular, para colocar em pauta na Câmara e no Senado projetos que agradam aos brasileiros e irritam o Palácio do Planalto.
Os articuladores políticos do Governo chegaram a classificar o tímido panelaço durante o pronunciamento da presidente Dilma Dousseff, na noite de domingo, em cadeia nacional de rádio e televisão, como protesto da elite, dos ricos. Se as manifestações de domingo ganharem nova dimensão, com a presença de trabalhadores e lideranças comunitárias nas ruas, o discurso do Palácio do Planalto, será reavaliado.
Uma das estratégias dos organizadores da manifestação é dar um cunho popular aos protestos. Em um vídeo distribuído por rede social entre fiéis, o pastor e apresentador de TV, Silas Malafaia, convoca a população para as manifestações pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff programadas para domingo.
“Vamos todo mundo para a rua neste domingo”, diz no vídeo de 42 segundos, o presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo. “Vamos protestar”. Malafaia é aliado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e trabalhou por sua eleição para o comando da Casa.
Cunha é desafeto do Palácio do Planalto e acusa a Procuradoria Geral da República de ter agido politicamente com o governo para incluí-lo na lista de pedidos de investigação entregue pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao STF (Supremo Tribunal Federal) por suposto envolvimento no esquema de corrupção da Petrobrás.
“Olha a vergonha: uma lista de um procurador que isenta todo mundo do Poder Executivo. Quer dar um atestado de idiota ao povo brasileiro”, afirma o pastor.
“Queremos a justiça, toda essa quadrilha, seja do Executivo, do Legislativo, toda essa raça na cadeia. Vamos para rua protestar, que é um direito nosso”, afirma Malafaia para encerar dizendo “Deus abençoe a todos”.
Fonte: Ceará Agora

Eduardo Cunha presta depoimento na CPI da Petrobras

FOTO: REPRODUÇÃO GLOBONEWS
O Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha chegou para a sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Cunha fala de forma espontânea aos integrantes da comissão sobre seu envolvimento a respeito das denúncias no esquema de corrupção investigado na operação Lava Jato da Polícia Federal.
O presidente da Câmara foi um dos parlamentares citados na lista enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com pedido de abertura de inquéritos para investigar pessoas mencionadas em depoimentos da Operação Lava Jato. Entre os nomes estão outros deputados federais, senadores, ex-governadores e ex-ministros de Estado.
Ao receber o pedido de abertura de inquéritos, o ministro do STF, Teori Zavascki, pediu para investigar Cunha por indícios de lavagem de dinheiro e corrupção passiva, enquanto Renan Calheiros também será alvo de um inquérito para apurar seu envolvimento em caso de formação de quadrilha junto aos outros agentes políticos.
Após a divulgação da lista, Cunha negou, por meio de nota, o envolvimento com os atos ilícitos investigados pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Antes, ele também compareceu em uma reunião da CPI , onde se colocou à disposição da comissão.
O anúncio do depoimento de Cunha foi feito na última terça-feira (10) pelo presidente da comissão, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), no início da reunião destinada a ouvir o ex-gerente da Petrobras, Pedro Barusco. Após o depoimento do presidente da Câmara, a CPI ouve o depoimento do ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli.
Com informações da Agência Brasil

Fonte: Ceará Agora

Dilma amplia articulação política e Cid fica fora

FOTO: REPRODUÇÃO NBR/ TV GLOBO
A crise política forçou a presidente Dilma Rousseff a reforçar a articulação com os dirigentes dos partidos aliados e as lideranças na Câmara Federal e no Senado. As mudanças acontecem após sucessivas conversas entre Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que a aconselhou a manter mais diálogo com o Congresso Nacional. Quatro nomes – Gilberto Kassab (Cidades), do PSD, Aldo Rebelo (Ciência, Tecnologia e Inovação), do PCdoB, e Eliseu Padilha (Secretaria de Aviação Civil), ganham peso nessa nova fase de articulação. Outro ministro – Cid Gomes, da Educação, ficou fora.
Cid começou bem no Ministério da Educação, foi chamado a participar das articulações políticas na disputa pela Presidência da Câmara Federal, mas enfrenta desgastes após as declarações de que, entre 513 deputados federais, muitos são achacadores – um tipo de parlamentar que aposta no desgaste do Governo para arrancar benefícios e benesses. Cid era esperado na Câmara Federal, nessa quarta-feira, para esclarecer as declarações, mas, com problemas de saúde, a audiência foi adiada e poderá acontecer na próxima quarta-feira da próxima semana.
Com o novo modelo de articulação política, a presidente Dilma Rousseff tentará, a partir desta quinta-feira, gerar mais esperanças e confiança entre os aliados que serão chamados para reuniões. De acordo com Dilma, a periodicidade dessas reuniões é flexível e pode ser semanal ou um pouco mais frequente, e que não ocorreram em 2014 por ter sido um ano eleitoral. “Ele [esse processo] sempre ocorreu e se institucionalizou”, disse Dilma, explicando que a cada semana um novo ministro pode ser chamado eventualmente. Atualmente, as reuniões são feitas com ministros petistas.
“Não há nenhuma modificação na coordenação política, a não ser o seguinte: nós vamos aumentar o número de pessoas e de partidos, obviamente. E vamos fazer um rodízio sistematicamente trazendo ministros novos para o debate. Vamos colocar na coordenação os ministros Kassab, Aldo Rebelo, Padilha. Vamos chamar eventualmente ministros para participar da discussão quando, principalmente, o assunto for correlato a ele”, declarou.
Dilma disse ainda que não há “nenhuma medida de modificação” sendo planejada na coordenação política do governo além das “já previstas”, como a da presença de ministros de outros partidos nas reuniões de coordenação política.
Fonte: Ceará Agora

'Acorda Veveu' está marcado para domingo em Sobral


Uma manifestação está marcada para domingo (15), em Sobral, contra a onda de corrupção que atinge o país.

Na ocasião, também será feito um protesto intitulado como 'Acorda Veveu'.

Trata-se de uma forma de cobrar do Prefeito de Sobral, Veveu Arruda, mais atenção as necessidades do povo da cidade, como destaca o deputado estadual, Tomaz Figueiredo (PSDB).

Ouça o deputado:

Fonte: CN7

Emergência para e transfere doentes

Image-0-Artigo-1813839-1
O equipamento fechou devido à pane elétrica; algumas consultas agendadas continuam
FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES
Quem procurou a emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição nesta quarta-feira (11) deparou-se com a informação de que o equipamento continua fechado em decorrência de uma pane no quadro elétrico, ocorrida no domingo passado. Os pacientes internados ou que precisam de internação estão sendo transferidos para o Hospital da Mulher, Luís de França e Hospital de Messejana. De acordo com o diretor executivo da unidade, Raimundo Paiva dos Santos, apesar de a energia elétrica ter sido restabelecida, a unidade não pode voltar a funcionar 100% porque o gerador ainda precisa de reparo. Ele promete normalizar o atendimento nesta quinta-feira.
A vendedora Maria Júlia da Silva foi uma das pessoas que buscaram a unidade na manhã de ontem. Ela levou uma pancada e reclama de muitas dores. Quando chegou ao hospital leu a mensagem colada no portão de entrada da unidade de que não está funcionando. "Agora, não sei o que fazer. Tenho que procurar outro lugar, porque as dores estão fortes e eu não posso nem respeitar direito", queixa-se.
O fiscal de produção, Rodrigo de Oliveira, também se decepcionou ao tentar ser atendido. "Estou com um corte no pé esquerdo, ele está inchado e incomoda bastante. Não se tem o que fazer, ou volto para casa ou procuro outro canto", afirma.
Consultas
Segundo o diretor da unidade, com o restabelecimento da energia elétrica ainda na segunda-feira, outros setores da hospital puderam funcionar sem problemas, como no caso das consultas marcadas em obstetrícia, nefrologia, cardiologia e dermatologia, além da entrega de medicamentos aos pacientes com DST/Aids e a realização do testa rápido para HIV. "Também mantemos equipes para atendimento de emergência e uma ambulâncias para transferência desses pacientes", informa.
Segundo Paiva, a empresa que executa os reparos só libera o equipamento com os testes de segurança, que devem ter sido realizados ainda na tarde de ontem. "Isso requer o fechamento do quadro geral de energia elétrica e, por isso, nem as consultas neste período não podem acontecer. Além disso, não podemos reabrir simplesmente sem a garantia do suporte do gerador", explica o gestor.
No total, 42 pessoas foram transferidas da unidade devido ao problema, entre mulheres e recém-nascidos, sendo quatro deles pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Infiltrações
Não é novidade o Nossa Senhora da Conceição enfrentar dificuldades. Além dos problemas com a rede de energia elétrica, a unidade apresenta infiltrações e deficiências em sua estrutura. Por isso, a ideia é que um novo hospital seja construído ao lado do terminal de ônibus.
A unidade ofertará 220 leitos ao custo de U$ 110 milhões para obra estrutural e mais U$ 60 mi para os equipamentos. Os recursos são oriundos de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o custeio será com do próprio tesouro municipal.
Atualmente, o hospital possui 85 leitos, faz, em média, 250 partos por mês e atende 350 pessoas/dia. "Temos uma abrangência populacional muito grande, incluindo as pessoas que chegam de Caucaia", aponta Paiva.
Lêda Gonçalves
Repórter
Fonte: DN

Fortaleza supera o Botafogo e com uma rodada de antecedência garante vaga

Image-0-Artigo-1814044-1
Zagueiro Adalberto em disputa de lance
FOTO: MANO DE CARVALHO/CORREIO DA PARAÍBA
Mesmo sem ter feito uma boa partida, o Fortaleza ganhou do Botafogo/PB por 1x0, ontem à noite, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, e chegou aos 11 pontos ganhos no Grupo D da Copa do Nordeste.
O resultado não apenas deu a liderança do grupo ao Leão, como assegurou a classificação antecipada à próxima fase. Agora, Fortaleza e Ceará jogam no dia 18 para decidirem qual será o primeiro colocado do Grupo D.
Se o Leão do Pici esperava alguma facilidade, pelo fato de o Belo estar sem chances de classificação, enganou-se. A partida se tornou um duelo de cartões amarelos e pancadaria. Nos primeiros 10 minutos, cada jogada era falta e um cartão amarelo ou ameaça dele, por parte do árbitro da partida.
O Tricolor esteve com um futebol irreconhecível nessa etapa inicial. A equipe paraibana comandada por Marcelo Vilar adiantou a marcação e explorou muito o seu lado esquerdo, com o lateral Alex Cazumba, sempre apoiando o ataque e buscando cruzamentos. A partida ficou embolada pelo meio e parecia um duelo particular. Guto x Corrêa, Hércules x Corrêa; Pio x Doda. E com isso, o espetáculo ficou feio.
O time de Marcelo Chamusca só conseguiu encaixar uma tabela organizada, quando Daniel Sobralense entrou na área, dominou a fazer o passe para Lúcio Maranhão e o quando o fez, errou, dando no pé de um adversário. O Botafogo até que insistiu com alguns chutes de fora da área, alguns por cima da trave e outros defendidos pelo goleiro Deola. E foi só.

Presos serram grades de fogem da Cadeia Pública de Paracuru

Presos
A fuga só foi descoberta durante a manhã, quando seriam liberados os presos do regime semiaberto
FOTO: ARQUIVO
Seis presos fugiram, durante a madrugada desta quinta-feira (13), da Cadeia Pública de Paracuru, distante 91 km de Fortaleza. Segundo informações da Polícia Militar, os detentos serraram as grades de uma das celas, chamada de X-1, e escaparam escalando o muro dos fundos da prisão. 
A fuga, de acordo com a PM, só foi descoberta pela manhã, quando presos do regime semiaberto seriam liberados. Os fugitivos respondem por assalto a mão armada, arrombamento e tráfico de drogas.
No momento da fuga, a cadeia, que abriga cerca de 40 prisioneiros, era vigiada apenas por um carcereiro e um policial. Equipes da PM de Paracuru e composições de cidade vizinhas realizam buscas pela região afim de tentar recapturar os fugitivos. Até esta manhã, ninguém havia sido preso.
Fonte: DN

Dez integrantes da banda Garota Safada recebem alta do IJF

Garota Safada
Quatro integrantes ainda permanecem no IJF
FOTO: LUCAS DE MENEZES
Dez dos 14 integrantes da banda Garota Safada que estavam internados no Instituto Dr. José Frota (IJF) foram liberados pela unidade até esta quinta-feira (12). Outros 4 permanecem no hospital, onde se recuperam de cirurgia.
Na última quarta-feira (11), receberam alta do hospital os integrantes João Paulo Ferreira,José Aldísio OliveiraEduardo Pereira BentoLucivan SousaSandro SoaresMarcos José dos SantosPaulo Ricardo RodriguesEderson de Lima e Eleandro Rodrigo. Todos tiveram apenas lesões leves.
Já nesta quinta, apenas Ítalo Glaryston Alves, que já havia sido submetido a uma cirurgia, foi liberado da unidade. John Jhones de Melo, que sofreu um esmagamento no pé, Robson Bezerra, com uma fratura exposta no ombro direito, Francisco Lúcio Sousa, com uma fratura exposta no braço direito, e Itaro Silva, com uma lesão no pé direito, continuam na unidade. O estado de saúde de todos, no entanto, é estável.
Fonte: DN

Com sistema unificado, Fies terá número limitado de vagas

Fies
Os custos do Governo Federal com o Financiamento Estudantil pularam de R$ 1 bilhão em 2010 para R$ 14 bilhões em 2014
AG.BR
Fies, maior programa de financiamento estudantil no Brasil, terá mudanças em suaconcessão de recursos. Atualmente, quase 2 milhões de alunos integram o programa.
Um novo sistema unificado on-line será o responsável por limitar a quantidade de financiamentos que serão concedidos em cada curso e faculdade. A diferença é que atualmente não existe nenhum limite divulgado para a concessão destas vagas. Nenhum critério foi anunciado oficialmente ainda, mas o governo Dilma já busca estratégias em meio à crise orçamentária.
Já neste ano, alguns obstáculos, como um teto para as mensalidades, vêm dificultando as inscrições em algumas instituições. A previsão, segundo o jornal Folha de S. Paulo, é de que uma mudança geral no Fies seja aplicada no segundo semestre de 2015.
Em entrevista ao jornal, o secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Claúdio Costa, contou que a decisão de criar um sistema unificado para o Fies baseado no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) já foi tomada. Desta forma, a verba do Orçamento será a primeira regra para definir a quantidade de vagas no programa.
Também serão levados em conta os critérios de qualidade, que levarão em conta a nota dos cursos, e proporcionalidade, que irá analisar a quantidade de alunos que já pediram financiamento para determinado curso.
Despesas
Em 2010 o total de alunos beneficiados pelo Fies era de 76 mil, número que passou para 1,9 milhão em 2014. Já os custos do Governo Federal pularam de R$ 1 bilhão para R$ 14 bilhões.
O aluno que se increve no programa tem as mensalidades custeadas pelo governo em umainsituição privada. Logo após a formatura, o valor gasto é restituído aos cofres da União.
O Ministério da Educação reconheceu que parte das mudanças também são devidas asrestrições orçamentárias no país. A partir de agora, a União fará oito pagamentos às faculdades em 2015, não 12 como fazia anteriormente.
Fonte: DN

Antônio Cláudio é empossado novo Presidente da AMAB

Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (12/03) no auditório da Secretaria de Educação em Aracoiaba tomou posse o presidente eleito para o biênio 2015/2016 da Associação dos Municípios do Maciço do Baturité – AMAB. Quem assume a presidência é o prefeito de Aracoiaba, Antônio Cláudio Pinheiro (PSDB).
Em seu discurso de posse Antônio Cláudio agradeceu aos prefeitos que o elegeram presidente da AMAB e destacou o trabalho desenvolvido ao longo de dois mandatos em que o prefeito de Capistrano Claudio Saraiva esteve à frente da associação.
O presidente ainda fez questão de destacar o compromisso com a soma de esforços entre os gestores municipais na busca constante pelo desenvolvimento regional. “É juntamente com os prefeitos da nossa associação e com muita determinação que iremos honrar este cargo e trabalhar com responsabilidade, imbuídos em dar solução aos nossos problemas que na maioria das vezes são gargalos comuns entre nossas cidades. Esperamos grandes transformações e uma atenção maior para região com a chance de fazer chegar à voz dos nossos municípios às esferas estadual e federal”, concluiu o presidente da AMAB.

Nova Diretoria                                                                                   
Antônio Cláudio terá como companheiros de diretoria os prefeitos de Guaramiranga, Luis Eduardo Viana Vieira, na vice-presidência; na tesouraria, o prefeito de Itapiúna Luís Eduardo Cavalcante Freitas (Wauston), e na secretaria, o prefeito de Barreira, Antônio Peixoto Saldanha.

A DIRETORIA DA AMAB PARA O BIÊNIO 2015/2016 
Presidente - ANTÔNIO CLÁUDIO PINHEIRO (Prefeito de Aracoiaba)
Vice-Presidente – LUÍS EDUARDO VIANA VIEIRA (Prefeito de Guaramiranga)
Secretário Geral – ANTÔNIO PEIXOTO SALDANHA (Prefeito de Barreira)
Tesoureiro Geral – LUÍS EDUARDO CAVALCANTE DE FREITAS (WAUSTON) (Prefeito de Itapiúna)
Vogal – FRANKLIN VERÍSSIMO OLIVEIRA (Prefeito de Acarape)
CONSELHO FISCAL
Presidente – CLÁUDIO BEZERRA SARAIVA (Prefeito de Capistrano)
2º Membro – KAIO VIRGINIO GURGEL NOGUEIRA (Prefeito de Guaiúba)
3º Membro - MANUEL SOARES BANDEIRA (Prefeito de Redenção)
Vogal - VANIA CLEMENTINO LOPES (Prefeita de Ocara)