Buscar

19 fevereiro 2015

Secretaria de Assistência Social realizou blitz de combate à exploração do trabalho infantil


A Caravana da Secretaria de Assistência Social contra o Trabalho Infantil realizou na última sexta-feira, 13 de abril, na CE 060, Centro de Aracoiaba, a blitz de orientação contra a prática de exploração do trabalho infantil – crianças e adolescentes.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, da Prefeitura de Aracoiaba mobilizaram equipes multidisciplinares nas ruas, sensibilizando a população, no sentido de combate a esta prática. Segundo a Secretária Conceição Pinheiro "O trabalho é realizado em parceria com o Ministério Público do Trabalho, que conta com o apoio do prefeito Antônio Cláudio e do Conselho Tutelar'.
A Secretaria de Assistência Social Trabalho e Cidadania tem uma forte atuação através do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. A blitz continuou até a terça-feira, 17, nos pontos de apoio, bem como na praça de eventos onde ocorrera o carnaval da cidade.


Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Aracoiaba

Pouca representação de negros e mulheres em filmes gera polêmica ao Oscar


A edição de 2015 do Oscar tem gerado polêmica. Nas redes sociais, hashtags indicam: neste ano, negros e mulheres são pouco representados pelos filmes concorrentes. O único que tem protagonista negro é Selma, indicado a Melhor Filme, que retrata a luta de Martin Luther King. No entanto, a diretora do longa, Ava DuVernay, não figura entre os concorrentes a Melhor Direção. É a primeira vez desde 2006 que nenhuma mulher é indicada a nenhum dos 5 grandes prêmios além de Melhor atriz e nenhum dos indicados a melhor filme tem protagonista mulher. 

Nesta edição, completam-se 10 anos do prêmio de Menina de Ouro, vencedor do melhor filme em 2005 e último a ganhar com protagonista feminina. O longa levou a estatueta de Melhor Filme em 2005. Maggie Fitzgerald (Hilary Swank) é uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe e precisa convencer o treinador de que vale à pena treiná-la, mesmo que ele não goste de treinar mulheres.

Fonte: Istoé

Beija-Flor conquista título do Carnaval no Rio de Janeiro

Escola contou a história da Guiné Equatorial; Salgueiro ficou em segundo lugar

Da redação, com AE
000_Mvd6666392.jpg
A Beija-Flor é a grande campeã do carnaval carioca. A escola de Nilópolis, que somou 269,9 pontos, superou o Salgueiro por apenas 0,4 ponto para conquistar o título.

Turbinada por uma fortuna da ditadura da Guiné Equatorial, obscuro país da África Ocidental (fala-se em R$ 10 milhões de patrocínio), a Beija-Flor mostrou a habitual opulência, com carros alegóricos impressionantes pelas dimensões e perfeição.

A gigante de Nilópolis chegou com vontade de ganhar ao sambódromo, por causa da sétima colocação de 2014, e deu o costumeiro show de competência. Este é o 13º título da Beija-Flor.

Ao falar de Minas Gerais, o Salgueiro, que contou com Renato Lage (em parceria com a mulher, Marcia Lage), o melhor carnavalesco da atualidade, também se destacou pela plástica impecável. Teve luxo e criatividade, mas não conseguiu superar a tradicional Beija-Flor.

Em terceiro lugar, com 269 pontos, ficou a Grande Rio, escola que não era cotada entre as favoritas. A mesma pontuação foi obtida por Unidos da Tijuca e Portela, que ficaram para trás nos critérios de desempate.

A Viradouro, com 263,7 pontos, acabou rebaixada para o grupo de acesso.

O enredo da Beija-Flor

A Beija-Flor esbanjou sua tradicional riqueza de detalhes em um desfile sobre a Guiné Equatorial.
Uma série de símbolos da cultura do país africano foi mostrada na Marquês de Sapucaí, como os griôs, anciãos da África Ocidental que tinham a responsabilidade de estudar e reproduzir os saberes do povo. A colonização europeia e a escravidão foram outros temas abordados pela escola, que encerrou o desfile destacando os laços culturais entre a Guiné Equatorial e o Brasil.
O diretor de Carnaval da escola, Laíla, ficou muito emocionado ao ser lida a nota no quesito Evolução que confirmou o campeonato e caiu de joelhos na Praça da Aspoteose, agradecendo à comunidade da Baixada Fluminense pela vitória. "Oobrigada a minha bateria, obrigada meu povo. Eu amo carnaval e amo o que faço", disse, chorando.
Fonte: Istoé

Jovem morre em acidente de trânsito em Canindé

Antônio Romário Evangelista da Silva
Antônio Romário Evangelista da Silva
O jovem Antônio Romário Evangelista da Silva, de 20 anos, residente à Rua José Veloso Jucá, no bairro Palestina, morreu em um acidente de carro na noite de terça-feira, 17 de fevereiro, ultima noite de Carnaval, na Avenida São Francisco nas proximidades do campo de futebol, do SAAE.
Segundo  informações da Polícia, Romário Evangelista da Silva trafegava em sua motocicleta FAN 125 de cor preta e, placa NQV 9747, acompanhado de uma pessoa do sexo feminino não identificada, quando veio a perder o controle da moto e colidir numa árvore.
Ele teve morte imediata. Segundo a perícia forense que compareceu ao local, Romário Evangelista da Silva “quebrou o pescoço”. O corpo já foi levado para o IML de Canindé.
Já no domingo (15), um menor de 16 anos atropelou e matou um ancião no bairro Cachoeira da Pasta, em Canindé. O acidente foi registrado por volta das 19 horas, na rua Joaquim Medeiros, naquele bairro. De acordo com a Polícia Militar, o menor pilotava uma moto HONDA/CG 150 FAN, de cor preta. A vítima foi identificada como Ozanan Cunha Ribeiro, de 84 anos de idade.
Uma ambulância foi acionada para o local, mas a vitima já estava sem vida. Moradores da rua ficaram revoltados com o episódio e detiveram o menor até a chegada da polícia.
O menor foi conduzido ao hospital, pois estava com algumas escoriações, e após ter recebido cuidados médicos, foi levado até a PRF para a realização do exame do etilômetro, sendo posteriormente conduzido juntamente com a moto para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi apresentado à autoridade policial. O corpo da vítima foi conduzido para o IML de Canindé.
Colaborou Wellington Lima
Fonte: Ceará Agora

Governo atrasa pagamento e coloca em risco o Pronatec

O governo federal deixou de pagar as aulas dadas desde outubro pelas 500 escolas privadas participantes do Pronatec, programa que oferece cursos técnicos gratuitos subsidiados pela União. O programa foi um dos destaques na campanha da presidente Dilma Rousseff (PT).
Por causa do atraso, donos de instituições de ensino dizem que estão tendo de pegar empréstimo bancário e adiar pagamento de professores. Escolas afirmam ainda que, se a situação persistir, terão de deixar o programa. No Ceará, escolas particulares, também, estão com o repasse em atraso, mas não há revelação do número de estabelecimentos prejudicados, nem o número de alunos contemplados com o programa.
O Pronatec prevê que a União repasse recursos referentes ao número de alunos que cada escola possui no programa. A verba costumava chegar às escolas nas primeiras semanas de cada mês.
Para a maioria das instituições, o último repasse ocorreu em novembro, pelas aulas dadas em setembro. Estão atrasados os pagamentos referentes aos meses de outubro a janeiro (pelas regras do programa, repasses devem ser feitos mesmo nas férias).
Diretores de escolas ouvidos pela Folha dizem que a explicação do governo é que os recursos estão contingenciados (bloqueados). A União enfrenta situação que combina alta de gastos nos últimos anos com arrecadação abaixo do previsto em 2014.
O Ministério da Educação afirmou à reportagem que o repasse de janeiro não foi feito devido ao atraso na aprovação do Orçamento de 2015. Mas não explicou o problema dos meses de 2014.
As escolas privadas possuem cerca de 40% das 8 milhões de matrículas no Pronatec. Há também vagas no Senai, Senac, Senat e Senar e em escolas públicas.
O Pronatec virou a principal fonte de recursos das escolas privadas, disse um diretor de escola em Minas Gerais (os dirigentes ouvidos dizem não querer ser identificados para evitar represálias). “Depois da vitrine que o programa teve na eleição, ninguém aceita pagar mensalidade”, afirmou.
Dilma colocou como uma de suas principais promessas para o segundo mandato a oferta de outras 12 milhões de matrículas no Pronatec. Escolas de São Paulo, Minas e Espírito Santo dizem que entre 50% e 90% dos alunos estão no programa.
O dono de uma instituição capixaba afirmou que não conseguirá pagar salários dos professores a partir de março se o problema persistir. “Até agora, atrasei só alguns dias. Nem isso conseguirei mais.”
Em São Paulo, escolas técnicas enfrentam problemas em programa estadual semelhante, o Vence. A gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) reduziu à metade do previsto o número de novas bolsas.
Fonte: Ceará Agora

PMDB se une à oposição para que Cardozo preste esclarecimentos no Congresso

cardozoCresce no Congresso a adesão à tese de que o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) deve prestar esclarecimentos ao Congresso sobre os encontros que manteve com advogados de empreiteiros presos na Operação Lava Jato.
O PSDB vai agir em três frentes para tentar convocar o ministro Cardozo. Os tucanos vão pedir a convocação do ministro na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, na CPI da Petrobras criada na Câmara, além da futura CPI mista da Petrobras (com deputados e senadores) – que ainda não foi criada.
De acordo com o blog do jornalista Josias de Souza, até o PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer, pretende ajudar os oposicionistas PSDB, DEM e PPS a convocar o ministro. O deputado baiano Lúcio Vieira Lima, que perdeu a disputa pela liderança do PMDB por apenas um voto, sugere um caminho mais curto para ouvir Cardozo.
“A Câmara aprovou há uma semana convites para que os 39 ministros compareçam ao plenário da Casa para falar sobre as atividades de suas pastas. Poderíamos começar pelo ministro Cardozo”, sugeriu Lúcio. O primeiro ministro da fila seria Eduardo Braga (Minas e Energia). Ele falaria aos deputados em 4 de março sobre a seca nos Estados do Sudeste e a crise energética.
Para Lúcio, a polêmica que enredou Cardozo justifica a inversão. “O ministro Eduardo Braga pode vir num segundo momento. Acho que a inversão é do interesse do próprio governo e do ministro José Eduardo Cardozo. Ele diz que a crítica aos seus encontros com os advogados é coisa da ditadura. Nada mais democrático do que o ministro comparecer ao Congresso para falar sobre as conversas democráticas que teve com os advogados.”
Fonte; Ceará Agora

Servidores públicos de Juazeiro do Norte ameaçam entrar em greve nesta quinta-feira


O Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUN) convocou seus membros para uma Assembleia Geral, marcada para às 8h desta quinta-feira (19), no Círculo Operário São José. Na pauta da reunião está a deflagração de uma Greve Geral da categoria.

Os servidores, que estão em campanha por melhorias salariais, reivindicam da Prefeitura de Juazeiro do Norte a aplicação do piso salarial nacional do magistério, com o reajuste de 13,01% no rendimento dos professores, a implantação do piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e outros benefícios, como os adicionais por insalubridade e gratificações.

De acordo com representantes do movimento, os trabalhadores não concordam com o reajuste global de 6,5% nos contracheques, encaminhado, por Mensagem, pelo prefeito Raimundo Macedo (PMDB) e já aprovado na Câmara de Vereadores.

Mesmo com a presença de vários manifestantes contrários ao percentual de aumento, no último dia 04 de fevereiro, o Legislativo municipal aceitou o cálculo apresentado pelo Executivo, com 13 votos favoráveis, cinco contrário e uma abstenção.

 

Fonte: CN7

Baixe o Hino da CF 2015 para a Quaresma; confira


Baixar o HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015 em MP3 GRATUITAMENTE:
 Escutar o áudio do Hino da Campanha da Fraternidade
#Baixar grátis o mp3 do Hino da CF 2015
#Baixar grátis o mp3 em zip do Hino da CF 2015
Baixar a letra do Hino em pdf
Baixar a letra do Hino em doc
Baixar a cifra do Hino em pdf
Baixar a partitura do Hino em pdf
Baixar MIDI do Hino
 Baixar o MIDI profissional e playback do Hino
 Mais materiais no Blog
 

Baixar de todos as músicas em mp3
O hino da Campanha 2015 faz uma reflexão sobre a Igreja em missão, para servir ao seu povo, e é indicado especialmente para ser cantado nos momentos de encontros, debates, seminários, palestras e estudos sobre a temática em questão.
 
01 - Hino Campanha da Fraternidade 2015 CNBB

Tema: Fraternidade: Igreja e sociedade
Lema: Eu vim para servir (cf. Mc 10,45)
L.: Pe. José Antonio de Oliveira
M.: Pe. José Weber

01 - Em meio às angústias, vitórias e lidas,
No palco do mundo, onde a história se faz, (cf. GS, n.2)
Sonhei uma Igreja a serviço da vida.
Eu fiz do meu povo os atores da paz! (2x)
Quero uma Igreja solidária,
Servidora e missionária,
Que anuncia e saiba ouvir.
A lutar por dignidade,
Por justiça e igualdade,
Pois "Eu vim para servir". (Mc 10,45)
02 - Os grandes oprimem, exploram o povo,
Mas entre vocês bem diverso há de ser.
Quem quer ser o grande se faça de servo:
Deus ama o pequeno e despreza o poder. (2x) (cf. Mc 10,42-45)
03 - Preciso de gente que cure feridas,
Que saiba escutar, acolher, visitar.
Eu quero uma Igreja em constante saída, (EG, n.20)
De portas abertas, sem medo de amar! (2x)
04 - O meu mandamento é antigo e tão novo:
Amar e servir como faço a vocês.
Sou mestre que escuta e cuida seu povo,
Um Deus que se inclina e que lava seus pés. (2x) (cf. Jo 13)
05 - As chagas do ódio e da intolerância
Se curam com o óleo do amor-compaixão. (cf. Lc 10,29ss)
Na luz do Evangelho, acende a esperança.
Vem! Calça as sandálias, assume a missão! (2x)
Fonte: www.portalkairos.net
“O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos” (Mc 10,45)

Campanha da Fraternidade é lançada na Missa de Cinzas

Image-0-Artigo-1800222-1
Fiéis receberam as cinzas do arcebispo dom José Antônio Tosi. Para os católicos, ritual marca o período de penitência 40 dias antes da Páscoa
FOTO: KIKO SILVA
Paróquias em toda a Capital celebraram, ontem, os preceitos da Quarta-Feira de Cinzas, data que marca o início das preparações para a Páscoa, no Cristianismo. A ocasião foi ainda uma oportunidade para o lançamento da Campanha da Fraternidade (CF) 2015, que traz como tema Fraternidade, Igreja e Sociedade, e como lema, "Eu vim para servir".
Na Catedral Metropolitana de Fortaleza, vários fiéis lotaram o templo na noite de ontem, à espera de receber a marca de cinzas na testa. "Cinza é o símbolo da fragilidade humana. Nós fomos pó, viemos do pó, voltamos ao pó e é Deus quem nos tira do pó, que nos faz ser alguém, não por um período qualquer, mas por toda a eternidade, para o relacionamento com Ele. Então esse momento representa a abertura do nosso coração para essa realidade", explica o arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, dom José Antônio Tosi.
A Missa de Quarta-Feira de Cinzas é, anualmente, o marco inicial da Quaresma, período de introspecção e penitência para os cristãos, 40 dias antes da Páscoa, em lembrança dos tempos em que Jesus Cristo passou em oração no deserto, como narram os evangelhos bíblicos.
Da mesma forma, segundo dom José Antônio, os fiéis são convidados a experimentar a renúncia a coisas ou hábitos comuns ao cotidiano.
"A penitência tem um duplo significado. O primeiro é a relação da pessoa com Deus. Ela precisa sentir que não é autossuficiente e que não se satisfaz apenas com coisas materiais. Por isso, abster-se das coisas passageiras é abrir o coração para o relacionamento com Deus. A outra face é a concreta, do dia a dia. A gente se abstém não por se abster, mas para aprender a partilhar. Nos privamos de alguma coisa para compartilhar com quem não tem o que é necessário", diz o arcebispo.
Igreja e Sociedade
Realizada anualmente, desde 1964, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade de 2015, lançada durante as missas ocorridas ontem, tem a proposta de discutir a presença e participação da Igreja Católica dentro da sociedade.
"Na Quaresma, nós sempre somos chamados, como Igreja, àquilo que é o fundamento da nossa própria fé, que vem a ser a morte e ressurreição de Jesus. Neste ano, estamos colocando a sociedade em paralelo à Igreja. Estamos vivenciado os 50 anos do Concílio Vaticano II, momento em que a Igreja se colocou muito em diálogo com o mundo, com as realidades social e a humana", esclarece dom José.
Os próprios fiéis reconhecem a importância da reflexão diante da proposta da Igreja ao período que segue. "Minha família é muito tradicional em relação aos ritos da Igreja. Acho importante cumprir todos os atos litúrgicos nestes 40 dias. Acho também que é preciso a Igreja incentive mais os cristãos, que os padres e bispos aproximem mais o catolicismo das pessoas. É preciso que haja mais incentivo para a sociedade participar da Igreja", colocou o advogado Pedro Medeiros Neto, enquanto esperava o início da celebração.
Fonte; DN

Corinthians não dá chance e derrota o São Paulo

Image-0-Artigo-1800302-1
Depois de linda jogada iniciada no meio de campo, Elias recebeu lançamento de Jadson e tocou de primeira sem chances para Rogério Ceni, no primeiro gol da vitória da equipe alvinegra sobre o tricolor, ontem, no Itaquerão
FOTO: REUTERS
No primeiro clássico Majestoso da história da Libertadores, o Corinthians levou a melhor sobre o São Paulo e venceu por 2 a 0, ontem, no Itaquerão, com gols de Elias e Jadson. Com o triunfo, o time alvinegro larga na frente do Grupo 2, tido como o "da morte" nesta edição do torneio continental, e mantém o ótimo retrospecto em casa. Em 23 jogos, são 17 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. Este ano, o Corinthians ganhou as cinco partidas que disputou no seu novo "caldeirão".
No embalo da sua torcida - que bateu o recorde de público do Itaquerão depois da Copa com 38.487 pagantes e 39.026 ao total -, o Corinthians foi superior desde o início da partida Acuado, o São Paulo errava muitos passes.
A equipe alvinegra encurtava o campo de ação do adversário e tinha o domínio tático da partida. Quando um são-paulino encostava na bola, logo era cercado por pelo menos dois corintianos e, assim, o time tricolor não conseguia dar mais do que três passes seguidos. Com a partida sob o seu controle, o Corinthians não demorou para abrir o placar. E foi um golaço. Aos 11 minutos, Fagner tocou para Danilo, que ajeitou para Jadson dar um belo lançamento a Elias. Na cara de Rogério Ceni, o volante bateu de primeira no canto.
Na etapa final, ligeiramente superior, o Corinthians fez o segundo gol aos 23 minutos. Emerson, com falta, puxou o contra-ataque e tocou para Jadson. O meia driblou Reinaldo e chutou por baixo de Rogério Ceni: 2 a 0.
Fonte: DN

Chuva forte e ventania provocam estragos em Iguatu

1
Um dos semáforos foi danificado pela força dos ventos
FOTO: WANDEMBERG BELÉM
Uma chuva forte acompanhada de um intensa ventania provou diversos transtornos nas ruas da cidade de Iguatu, região Centro-Sul do Ceará, na noite desta quarta-feira.
A ventania derrubou árvores, destruiu fachadas de lojas no centro da cidade, arrancou telhas das casas, quebrou os semáforos e danificou um dos hangares do aeroporto de Iguatu.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houveram vítimas. A chuva durou cerca de 30 minutos e alagou várias ruas do centro da cidade. O fornecimento de energia também ficou comprometido em vário bairros. O volume total das chuvas na cidade ainda não foi divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Fonte: DN