Buscar

11 fevereiro 2015

IFCE abre inscrições para 2.220 vagas para 18 campi no Ceará

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) abre 2.200 vagas para os cursos técnicos para 18 campi. As inscrições seguem até esta quinta-feira (12).
As ofertas são para 52 cursos técnicos gratuitos (nas modalidades subsequente, concomitante, integrada ou Proeja), distribuídas nos campi dos municípios de Acaraú, Baturité, Canindé, Cedro, Crateús, Fortaleza, Iguatu, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Sobral, Tabuleiro, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim.
Provas
A data de realização das provas para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes será dia 15 de março. Já para os cursos técnicos integrados e Proeja o exame será realizado no dia 22 do mesmo mês. Para se inscrever, o candidato deve acessar o endereço eletrônico do IFCE (www.ifce.edu.br), onde poderão também consultar os editais para obtenção de mais informações.
Cursos ofertados
Entre os cursos para esse processo seletivo estão Hotelaria, Comércio, Informática, Segurança do Trabalho, Petróleo e Gás, Redes de Computadores, Química, Agroindústria, Panificação, Mecânica Industrial e outros.
Fonte: G1 CE

Racionamento de água já atinge mais de 30 cidades do Interior

FOTO: DIÁRIO DO NORDESTE
A escassez de água para o consumo das famílias do Interior do Ceará, que já é grave em áreas rurais, agora afeta de forma mais intensa os centros urbanos. No momento, 36 cidades enfrentam racionamento e enormes dificuldades para assegurar o abastecimento. Os açudes secaram e a vazão de poços vem caindo rapidamente. O quadro é mais grave na região dos Inhamuns e nos sertões de Crateús, mas afeta todo o Estado.
Sem chuva, a crise de desabastecimento tende a se agravar. Caso não ocorra pluviometria intensa para a recarga de reservatórios, na atual quadra chuvosa, adutoras emergenciais de engate rápido correm o risco de logo serem desativadas por falta de água. Os sertanejos têm cada vez mais dificuldade de acesso à água e, nas cidades afetadas com racionamento, uma cena é diária: filas de moradores com baldes à espera do líquido.
Conforme a Cagece, 36 cidades enfrentam racionamento de água – Apuiarés, Ararendá, Baixio, Campos Sales, Capistrano, Caridade, Catunda, Coreaú, Crateús, Farias Brito, Graça, Hidrolândia, Ipaumirim, Iracema, Itatira, Jaguaretama, Martinópole, Moraújo, Mucambo, Mulungu, Novo Oriente, Pacoti, Pacujá, Palmácia, Paracuru, Parambu, Pentecoste, Pereiro, Quiterianópolis, São Luís do Curu, Senador Sá, Tamboril, Tejuçuoca, Trairi, Umari e Uruoca.
A situação mais grave ocorre em 13 centros urbanos – Uruoca, Senador Sá, Itatira, São Luís do Curu, Trairi, Palmácia, Catunda, Novo Oriente, Quiterianópolis, Jaguaretama, Crateús, Apuiarés e Tejuçuoca.
Fonte: Ceará Agora

Bancos reajustam taxas do cheque especial e empréstimo pessoal


As taxas médias de juros do cheque especial e do empréstimo pessoal subiram, de acordo com pesquisa feita pelo Procon do Estado de São Paulo, no dia 3 de fevereiro. Quatro dos sete bancos pesquisados aumentaram suas taxas de cheque especial e empréstimo pessoal. As outras instituições financeiras mantiveram os mesmos índices praticados no mês anterior.

Segundo o levantamento divulgado hoje (11), em relação ao cheque especial, a taxa média foi 10,50% ao mês (a.m.), o que representa um acréscimo de 0,13 ponto percentual superior ao registrado na pesquisa anterior, que ficou em 10,37% a.m..

A maior alta foi apurada na Caixa Econômica Federal que subiu de 7,64% para 8,19% a.m., variação de 7,20% em relação ao mês de janeiro. O Banco Safra registrou  2,63%, o Banco do Brasil teve alteração de  0,44% e o Bradesco de 0,38%.

Em relação ao empréstimo pessoal, a taxa média foi 6,01% a.m. nos bancos pesquisados. Em janeiro o índice ficou em 5,85% a.m., com acréscimo de 0,16 ponto percentual.

A maior alta foi constatada no HSBC que alterou a taxa de 6,39% para 7,30% a.m., o que representa uma variação de 14,24% em relação ao percentual de janeiro. A Caixa Econômica Federal registrou 3,32%, o Banco do Brasil teve variação de 0,79% e o Bradesco de 0,62%.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: CN7

Estiagem leva 95% dos municípios cearenses a decretar situação de desastre


Levantamento do Ministério da Integração Nacional, divulgado nesta quarta-feira (11) no portal UOL,  aponta que 16,8% dos municípios brasileiros estão em situação de desastre, que inclui os estágios de calamidade pública e emergência, por conta da estiagem.

Os dados referentes a 2 de fevereiro mostram que dos 5.570 municípios brasileiros, 936 tinham decretos de situação de emergência ou calamidade pública em vigência. Com isso, a partir do reconhecimento federal, municípios e Estados nessa situação ficam autorizados a contratar serviços e comprar mantimentos em regime especial sem precisar fazer licitação.

Todos os nove Estados do Nordeste têm municípios com situação de desastre reconhecida pelo governo federal. A Paraíba lidera o "ranking" da estiagem com 197 decretos. Logo depois vem o Ceará, com 176. Em termos percentuais, no entanto, o Estado mais afetado foi o Ceará, onde 95% dos municípios estão, oficialmente, em situação de desastre.


Fonte: CN7

Anderson Silva é retirado do TUF Brasil 4

Cinco dias depois de bancar a permanência de Anderson Silva no TUF Brasil, Dana White, presidente do Ultimate Fighting Combat (UFC), anunciou a saída de 'Spider' da quarta edição do reality.
Anderson será substituído porRodrigo 'Minotauro' Nogueira, que terá como técnico assistente, seu irmão Rogério 'Minotouro' Nogueira.
A saída se 'Spider' foi um pedido da Comissão Atlética de Nevada, e aconteceu em função da suspensão temporária aplicada ao brasileiro por ter testado positivo no exame antidoping do dia 9 de janeiro.
Maurício Shogun permanece como técnico da equipe rival no reality, que será gravado em Las Vegas (EUA).
Fonte: CNews

Padre Fábio de Melo mostra o poder da comunicação

Como todo ser humano, o padre Fábio de Melo tem inúmeros defeitos e não é unanimidade entre os católicos. Mas, o religioso tem uma qualidade indiscutível: ele sabe se comunicar.
Para alcançar fãs de todas as idades, o padre usa o programa de TV e os discos. Além disso, tem 649 mil seguidores no Twitter, onde mostra o que pensa sem medo, desprezando o rótulo de 'famoso'.
Confira alguns dos seus tweets:
1) A dona @Vivoemrede deixou-me dois dias sem net e sms. Quanta gentileza! "Mas vamos falar de coisa boa", como dizia Sonia Abrão;
2) Há tantos buracos nas ruas de Taubaté que eu já passei a frequentar as festas de aniversário dos filhos do borracheiro. Bom dia!;
3) "Que calor insuportável. Bem que poderia cair uma chuvinha pra refrescar." Clarisse Lispector;
4) Sempre escuto, com justificada desconfiança, a expressão: "já estou chegando.";
5) As pessoas se conhecem, se entusiasmam e criam um grupo no Whatsapp. Um mês depois estão exauridas e não sabem como justificar sua retirada;
6) Confio com ressalvas em pessoas que dizem: "Não janto, como apenas uma salada!";
7) Após baixar o aplicativo Waze no meu celular, uma mensagem me emocionou: "Agora vc é um Waze Bebê!" Quanta ternura!;
8) Sim, é vantajoso ter a "MiniFazenda" instalada no celular. A gente se sente empreendedor. Há sempre uma ovelha precisando ser tosquiada;
9) O mundo cada vez mais sofisticado e o meu coração continua tão rudimentar quanto uma roda d'água;
10) O avião pousou às 13:40 e até agora nada de bagagens. Acho razoável;
11) Se você precisar visitar um lugar confuso, para aprender na prática o conceito, o Aeroporto do Galeão não serve. É bem pior que isto;
12) No Aeroporto de Guarulhos, uma pequena esfirra de carne pode ser comprada por 6,50 reais. O módico valor não é sem razão;
13) As esfirras são importadas do Afeganistão. Justo;
14) Nossa sorte é que o ar condicionado do Aeroporto está desligado. Ainda bem. Com esse calor de 30 graus a gente entortaria a boca na saída.
Fonte: CNews

Lista de desconto para show de Wesley Safadão causa tumulto

Um show de Wesley Safadão que está previsto para acontecer somente no dia 27 de março próximo, em Feira de Santana, na Bahia, já causou alvoroço e confusão na cidade.
A organização do evento realizou a venda de ingressos através de uma lista de desconto nesta terça-feira (10), num shopping de Feira de Santana, mas a iniciativa gerou uma grande confusão devido ao excesso de nomes na lista para poucos ingressos ofertados.
De acordo com testemunhas, eram 450 ingressos com desconto e haviam mais de mil nomes na lista. Na sua página do facebook, a Prime Music, casa em que acontecerá o show, informou: "São 200 ingressos de camarote e 250 ingressos de pista pela pré-venda. Portanto, chegue cedo pois acabando esta quantidade, mesmo que seu nome esteja na lista você não terá mais o desconto". Pelo visto, ninguém atentou para o aviso.
Confira o vídeo que mostra a confusão:

 Fonte: CNews

Operação para retirada de feirantes termina em confusão

Uma operação da Secretaria Regional do Centro de Fortaleza, que consiste na retirada de feirantes da Praça da Sé, terminou em confusão entre feirantes e a polícia, na manhã desta quarta-feira (11), nas proximidades da Catedral da Sé, em Fortaleza. 
Os ambulantes atearam fogo em pneus, papelões e em um colchão, em protesto contra a retirada dos mesmos, da Praça da Sé. O trânsito no encontro das ruas Castro e Silva e Conde d'Eu ficou fechado.
Policiais do grupamento Choque foram acionados ao local, para ajudar a controlar a situação.
Segundo o major Martins, aproximadamente 50 policiais militares chegaram e tudo foi normalizado. Uma pessoa foi presa, e os demais responsáveis pelo início do tumulto conseguiram se evadir.
Segundo depoimento de alguns feirantes, algumas mercadorias foram apreendidas logo cedo.
Fonte: CNews

Mais etanol e menos gasolina

Image-0-Artigo-1795240-1
A nova mistura, que vinha sendo debatida e testada há meses, deverá vigorar a partir de 15 de fevereiro. Sem dúvida, a pergunta que fica atrás da orelha: é saudável a elevação ou não?
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea, é contra a elevação por considerar que os motores dos veículos no Brasil não estão preparados para a mudança. Segundo a entidade, o aumento poderá levar a um acréscimo das emissões de poluentes em cerca de 75%, e das de aldeídos (gases), em 20%. Já o consumo de veículos movidos somente a gasolina subiria 3%.
Outro problema é que a indústria teme problemas de corrosão e menor durabilidade das peças, o que causaria insatisfação maior dos compradores de veículos.
'Nesse caso, para quem tem carro só a gasolina, a entidade recomenda que se abasteça só da gasolina premium, já que tem uma maior octanagem e mantém os 25 por cento de álcool na gasolina. Porém, o problema seria encontrar um posto que ofereça, pois nem todos os posto têm esta oferta. No bolso, acarretaria um aumento de R$ 0,70 por litro.

Quem coloca 35 litros por semana, seriam R$ 24,50 a mais. Mensalmente, R$ 98.
Diferente da Anfavea, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) concorda com a decisão do Governo Federal de implementar inicialmente a mistura de 27% de etanol na gasolina. No entanto, a Abraciclo reafirmou a necessidade de realização de testes de durabilidade, capazes de detectar o desgaste de peças e componentes das motocicletas com a maior utilização do etanol na gasolina, a fim de obter uma avaliação mais precisa sobre os efeitos da nova mistura.
Para Adones de Oliveira, engenheiro mecânico da Unifor, o incremento de maior volume de etanol à gasolina irá proporcionar alterações nas reações do motor sim devido a vários fatores: a temperatura de funcionamento, o rendimento da lubrificação das partes móveis, a performance da vela de ignição, a reação química com os materiais de construção de partes do motor, "entre outros aspectos que sofrerão impactos negativos, até que sejam adotadas as devidas ações técnicas para receber a mistura divulgada", ressalta o profissional.
Desvantagens
De acordo com ele, como todo o processo, existem os pontos positivos e negativos, ou seja, vantagens e desvantagens. "Bem, além dos pontos negativos já citados, pode-se afirmar: o aumento do consumo de combustível, a redução da qualidade em padrões globais, da nossa gasolina a qual tem apresentado incompatibilidade com os motores dos veículos importados".
Vantagens
Ele avalia que a vantagem paira sobre os aspectos ambientais, já que o etanol polui menos, e também sobre a economia do agronegócio da cana- de-açúcar que poderá dar uma melhor aquecida".
Na sua visão, sendo o Brasil uma potência na cana-de-açúcar, o etanol nunca "decolou" de vez devido ao custo da produção e da distribuição do álcool. "Outro fator é o aumento de 30% no consumo de combustível, quando se abastece com álcool".
Para ele, as dicas para preservar e dar uma longa vida ao motor em termos de combustível é "calcular o consumo em km/l e procurar abastecer regularmente em postos conhecidos que apresentem o maior rendimento no consumo".
Para Alyson Goes, supervisor de pós venda da Saga, veículos equipados com motorização flex não terão prejuízo algum, "já os a gasolina terão, por conta da liga de alumínio presente nos pistões dos motores que podem sofrer alteração por conta da compressão devido a mistura", detalha ele.
Para Godofredo Souza, gerente de pós venda da Nacional VW, as dicas para dar uma longa vida ao motor é que "o uso do álcool mantém o motor mais limpo, dispensando manutenção corretiva ((limpeza interna do motor) e contribui com o meio ambiente".
Dicas importantes
Variação: intercalar os abastecimentos entre gasolina e etanol para veículos é sempre um bom caminho para quem tem motor flex
Não flex: para quem tem motor só a gasolina o recomendado é utilizar a gasolina aditivada
Procedência: abastecer regularmente em postos conhecidos é sempre um bom conselho, pois caso tenha um problema com a gasolina "batizada" poderá reclamar depois
Procura: Sempre que notar um barulho é bom procurar um profissional para avaliar. Ele indicará trocas e fará os procedimentos necessários para que o seu motor continue girando de forma saudável
Jota Pompílio
Repórter
Fonte: DN

Aplicativo criado para reduzir medo de avião

app queda
A simulação feita pelo app
REPRODUÇÃO/VANILLA PIXEL
Criado por Nic Johns para ajudar a esposa que tem medo de voar, segundo informou à CNN, o aplicativo “Am I going down?” (“Eu vou cair?”) é baseado em uma estimativa de risco histórica, para tenta mostrar a probabilidade de acidentes no seu voo e não uma previsão futurística.
O app que custa US$ 0,99 na Apple Store, serviria para acalmar os passageiros que têm mais medo de avião, mostrando que as possibilidades de acidentes são ínfimas. 
Como funciona
O usuário terá que digitar os aeroportos de saída e chegada, o nome da empresa aérea e o modelo da aeronave. Com base em dados públicos de acidentes anteriores e segurança de voo, o app fará seus cálculos. 
Numa simulação entre San Francisco (EUA) e Londres (Inglaterra), voando em um Airbus A330 da American Airlines, a chance de acidente é 1 em 2.783.874, ou seja, segundo o app, para ser certo que você cairia seria necessário que o usuário voasse por exatas 7.627 vezes o mesmo trecho.
Fonte: DN

Para presidente da Câmara, 'não há espaço' para discutir impeachment

Eduardo Cunha
Cunha defendeu a legitimidade do governo da petista
ANTÔNIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
Responsável por avaliar se um pedido de impeachment de um presidente da República é arquivado ou encaminhado aos parlamentares, o presidente da Câmara,Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse nesta quarta-feira (11) que "não há espaço" para discutir a saída de Dilma Rousseff.
"Eu sempre fui muito claro em relação a esse assunto [pedido de impeachment de Dilma] e vou continuar sendo. Não vejo espaço para isso. Não concordo com esse tipo de discussão e não terá meu apoiamento", afirmou o peemedebista.
Cunha, um dos principais líderes do PMDB que tem o vice-presidente, Michel Temer, defendeu a legitimidade do governo da petista. Ele afirmou que dificuldades iniciais de um mandato não podem justificar uma saída pelo comando do país.
"Existe diferença muito grande de você ter qualquer tipo de divergência ou forma de atuar com independência. O governo está legitimamente eleito. Não dá para você no início do mandato ter esse tipo de tratamento desse processo", afirmou.
Deputados e senadores da oposição vão participar de protestos de 15 de março pedindo o impeachment de Dilma.
Nos últimos dias, líderes oposicionistas têm defendido que as medidas impopulares adotadas pela petista -como aumento da gasolina e a alterações em direitos trabalhistas e previdenciários-, o escândalo de corrupção na Petrobras e a queda significativa da popularidade da presidente, registrada pela Datafolha no fim de semana, justificam o debate sobre o impeachment.
Trâmite
Para ser aprovado na Câmara, um pedido de impeachment tem que passar por comissão e ainda receber o apoio de 342 dos 513 deputados.
Na sequência, o processo segue para o Senado, onde precisará de apoio de 54 dos 81 senadores. Após chegar ao Senado, o pedido precisa ocorrer em até 180 dias, período pelo qual o presidente fica afastado do cargo.
Fonte: DN

Torcedor flagra parafusos expostos nas arquibancadas do Estádio Presidentes Vargas

Cadeiras PV
Parafusos expostos em um lance de arquibancadas do PV
FOTO: IGOR HOLANDA / DIVULGAÇÃO
Parte de um lance de arquibancadas do Estádio Presidente Vargas apareceu sem cadeiras e com parafusos expostos aos torcedores. O flagra foi feito pelo internauta Igor Holanda, na noite da última terça-feira (10), durante o jogo entre Fortaleza e Botafogo/PB, pela Copa do Nordeste.
Na foto divulgada, é possível ver a torcida próxima às peças metálicas, que não foram removidas, além de não possuir algum tipo de isolamento. A bronca dos torcedores também se estendeu ao vidros do alambrado. Boa parte estavam sujos, o que dificultou a visão de quem ficou nas primeiras fileiras. 
A reportagem tentou entrar em contato com a Secretaria de Esporte e Lazer (Secel) para comentar sobre o assunto, mas as ligações não foram atendidas. 
Fonte: DN

Bunda de Paolla Oliveira é tendência para o Carnaval

A festa mais esperada pela maioria dos brasileiros está chegando. E está enganado quem pensa que o Brasil só ‘funciona’ depois dela, pelo menos quando o assunto é criatividade. Às vésperas do Carnaval, os foliões já se apressam para definir a fantasia do ano.
E o bom humor não tem limites. Inspirados no sucesso de Paolla Oliveira na minissérie ‘Felizes Para sempre?‘, principalmente na badalada bunda da atriz, que causou e tirou o fôlego de todos ao aparecer de costas sem roupas em uma das cenas da minissérie, vários foliões já decidiram qual fantasia usar: a da bunda da global que ostenta um popozão bem redondinho e ainda tem direito a cortina.
No Rio de Janeiro, segundo o jornal “O Dia”, a procura pelos bumbuns de plástico cresceram 15%. O mais baratos custam R$ 3 na Cidade Maravilhosa.

Paolla Fantasia
Foto: reprodução/Whatsapp

Fonte: DN

Teto de banheiro dos deputados desaba

20150211_110558
O incidente ocorreu na manhã desta quarta-feira, e não deixou feridos. FOTOS: MIGUEL MARTINS
O incidente ocorreu na manhã desta quarta-feira, e não deixou feridos. FOTOS: MIGUEL MARTINS
O teto do banheiro dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Ceará, recentemente inaugurado, desabou, na manhã desta quarta-feira.
No momento do incidente, nenhum parlamentar ou assessor estava no local, e ninguém ficou ferido, O Corpo de Bombeiros da Casa já isolou o local, mas não soube explicar o que teria motivado o desabamento do teto do banheiro.
O ambiente foi inaugurado no fim do ano passado, e contou com meses de trabalho em uma reforma realizada pela Assembleia Legislativa, visando dar um maior conforto aos parlamentares. O banheiro é dividido em espaço para necessidades dos deputados estaduais e um local para socialização dos mesmos, com cadeiras e um grande espelho, onde os deputados utilizam para se encontrar e conversar sobre diversos assuntos. Foi justamente neste local que o teto desabou.
Fonte: DN

Pai do cantor Leonardo morre aos 78 anos em Goiânia

  • Leonardo abraça o pai Avelino em foto publicada nas redes sociais
    Leonardo abraça o pai Avelino em foto publicada nas redes sociais
Avelino Virgulino da Costa, pai do cantor sertanejo Leonardo, morreu na madrugada deste domingo (11), aos 78 anos. Avelino estava internado em um hospital em Goiânia em decorrência de um enfisema pulmonar, que se agravou.
O cantor Leonardo estava de férias para acompanhar o problema de saúde do pai de perto. Ao UOL, a assessoria do cantor disse que Leonardo está abalado. "Não consigo nem falar com ele direito. Ele está esperando o corpo do pai chegar para começar o velório".
Avelino será velado no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia, a partir das 13h, e será enterrado no mesmo túmulo do filho Leandro, que fizera dupla com Leonardo nos anos 90, e morreu em decorrência de um câncer raro em 1998, aos 36 anos.
Regina Agrella / Folhapress
10.mai.1998 - O cantor Leandro, da dupla sertaneja Leandro & Leonardo, aparece ao lado da mãe, Carmem, e seu pai, Avelino, na sacada do prédio de sua irmã, no bairro do Itaim, em São Paulo, dois dias após anunciar ao público que estava com câncer no pulmão. Leandro descobriu a doença em abril de 1998 e morreu em junho daquele anoFonte: UOL

Carros com IPVA atrasado não podem mais ser apreendidos em blitz

Por meio de uma Decisão Liminar na Justiça, proferida pela juíza Maria Verônica Ramiro, da 11ª Vara da Fazenda Pública, não pode ser mais apreendidos veículos nos quais os documentos IPVA estão atrasados.

Esta Liminar foi proferida pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, em parceria com o Detran-BA, e estará válida apenas para o estado.

Na explicação do motivo da decisão da Juiza explica, "Apreender veículo nas ruas por conta de débito de IPVA, seria o mesmo que expulsar, sem qualquer prévio aviso, o cidadão de seu lar em caso de efetuar o pagamento do IPTU da sua residência.

Decisão Liminar foi encaminhada para a OAB-BA, onde também teve uma aceitação positiva, como citou o vice-presidente da OAB Fabrício Oliveira, "Através de debates, o conselho pleno teve a conclusão de que realmente o o procedimento de blitz onde é feita a apreensão do veículo que não estão em dias configura exercício ilegal do poder da Polícia e Administração Pública” e apoiou a aprovação de uma ação judicial."

E você, o que acha sobre tal decisão? Deixe seus comentários.