Buscar

01 fevereiro 2015

Nota de agradecimento Escola Domingo Sávio Baturité

NOTA DE AGRADECIMENTOS!
Queríamos neste curto espaço agradecer a deus pelo dom da vida, por nos conceder bastante sabedoria, discernimento, coragem, determinação para fazermos jus a missão que nos foi confiada, a cada educador desta casa, aos funcionários da escola nas pessoas de dona Lúcia Victor, Raimundo (Mundinho), Zezinho, Luziane, Lora, Neto, Maria, as meninas da secretária que não mediram esforços sempre prontas a nos ajudar, queremos agradecer a cada uma de vocês, a secretária escolar Karla Lívya e sua equipe, luzirene Lima, Patrícia Camurça Freitas e Francisca Rogéria de Souza Reis Rogéria, a secretaria de obras na pessoa do senhor secretário Aceles Ribeiro e seus funcionários, a secretaria da educação de Baturité na pessoa da senhora Kátia Moreira que nos deu total confiança e agradecemos a sua equipe na pessoa da senhora Paula Carpeggiani que sempre nos doando algo de bom para nossa escola, ao esposo de uma grande educadora Socorro Julião mota o senhor Airton Mota que nos deu essa ajuda de grande valia na parte de eletricidade, ao amigo da escola David Jaqueline Lima Jaqueline Davi que também colaborou na organização desta casa, aos nossos parceiros que também colaboraram deram sua parcela de contribuição o senhor vereador Hérberlh Mota, a educadora  Claudete Monteiro que sempre estavam nos visitavam dando sugestões e ideias que foram adotadas (diários de classe, boletim escolar, fardamento dos educadores), agradecemos ao esposo da vice diretora Imaculada Marreiro por ter doado a escola material de construção para serem feitos alguns reparos, agradecemos a senhora Eliane Franklin que acolheu muito bem os nossos educadores e funcionários onde a mesma proferia uma palestra importante cujo tema foi “vida e ética na educação" agradecemos também a excelentíssima senhora prefeita de Baturité senhora Cristiane Braga Saraiva que juntamente com a secretaria de educação depositou a confiança nesta grande equipe a frente da escola, e ao nosso núcleo gestor que não mediram esforços, Fábio Lima diretor geral, Imaculada Marreiro vice - diretora, Reginaldo Pinto coordenador fundamental II, Regina Celi Oliveira coordenadora fundamental I e Solange Reis coordenadora EJA, trabalhamos dia e noite para recebermos nossos educadores, funcionários, educandos, pais e visitas, o nosso muito obrigado a todos que deus em sua infinita bondade possa nos abençoar e nos conceder bastante sabedoria, discernimento, coragem, determinação para enfrentarmos os obstáculos que surgirão em nosso caminho, mas tenhamos a certeza de que deus estar e sempre estará a frente de nossas decisões, para finalizar as minhas palavras, direcionamos esta mensagem a cada um de vocês:
"Palavras são poucas próximas de atos.
Seus atos muito nos ajudaram,
e com todo carinho vimos agradecer
Muito obrigado por sua ajuda.
Foi de grande valor".
Amanhã iniciarão nossas aulas e sejamos todos bem vindos!
Cordialmente,

Núcleo gestor trabalhando com transparência, compromisso, responsabilidade e com participação efetiva de seus educadores, funcionários, pais e educandos.
Fonte: Fábio Lima

Empresários Fabiano e Tarciana são destaques do Aracoiaba News

Em sua 3ª edição dominical, a revista Destaque Aracoiaba News, desta semana estampa sua capa o casal de empreendedor do Maciço de Baturité Fabiano e Tarciana, da empresa FGTECH Informática. 
Fabiano e Tarciana destacam-se por realizar no Maciço de Baturité um dos maiores empreendimentos tecnológicos do Ceará. A FGTECH Informática empresa do casal destaque, está em todo Maciço levando a população diversos serviços: Gráfica Rápida, Internet, Brindes, Cursos Profissionalizantes dentre outros serviços.
No ano de 2014, o casal Fabiano e Tarciana celebrou ao lado de familiares, amigos e funcionários o décimo quinto aniversário de casamento. O evento foi realizado no último dia 25 de dezembro (NATAL).  Há celebração foi presidida pelo pároco de Ibaretama Padre Francisco Eudásio.

Aguardem o próximo Destaque!!

Andressa Urach tem nova inflamação na perna e dreno é recolocado

Andressa com o médico Rodrigo Wobeto, neste sábado, 31,a caminho de um novo procedimento (Foto: Arquivo Pessoal)Andressa com o médico Rodrigo Wobeto, neste
sábado, 31,a caminho de um novo procedimento
Andressa Urach voltou a sentir dores na perna direita neste sábado, 31, após o churrasco que reuniu sua família no condomínio onde mora, em Porto Alegre, RS.
Em conversa com o EGO, a modelo e apresentadora contou que em volta de uma das cicatrizes da perna direita notou um vermelhidão. Temendo que fosse algo mais sério, correu para a clínica do cirurgião plástico Rodrigo Wobeto. Seu médico particular, Júlio Veldovato, estava viajando.
Chegando lá, Wobeto a levou para o centro cirúrgico. “Andressa estava com um pouco de seroma, que é um líquido que se forma na cicatriz, na região que ainda não teve uma total aderência do músculo na pele”, contou o médico.
“Limpei a região e tirei 20ml desse seroma. Para ajudar a expelir esse líquido, coloquei dois drenos nas cicatrizes das pernas e a mediquei com  um antibiótico. Esse procedimento impediu o possível surgimento de uma nova infecção.”
Segundo Rodrigo Wobeto, normalmente esse seroma pode ser removido de forma simples, com uma agulha. No entanto, diante do quadro de Andressa, ele achou melhor abrir uma incisão de 1cm, em cima de uma das cicatrizes.
Ao EGO, Andressa, que já está em casa, disse:
“A coisa ruim está tentando me desviar dos planos de Deus. Mas Ele é maior! O Dr. Rodrigo foi muito rápido. Mandou eu ir para a sua clínica, que fica aqui pertinho, chamou um anestesista amigo dele e rapidinho retirou o líquido que poderia ocasionar uma nova infecção.”
O seroma saindo pelos pontos antes do procedimento deste sábado, 31 (Foto: Arquivo Pessoal)O seroma de Urach saindo pelos pontos antes do
procedimento deste sábado, 31
Através de suas redes sociais, Urach comentou o episódio: "Acabei de passar por mais um procedimento agora, por que comecei sentir dor hoje na perna e o Dr. Rodrigo Wopeto lavou minha perna direita para evitar uma nova infecção. Amanhã seria meu Batismo nas águas na Igreja Univesal e o coisa ruim está tentando atrapalhar os planos de Deus! Mas meu Deus é fiel e não vai me desamparar e ao meu lado enfrentarei batalhas e vencerei em nome de Jesus! Coloquei novamente um dreno em cada perna essa noite! Mas meu Jesus é o Deus do impossível é já repreendeu todo mal e assim q tirar o dreno vou me batizar! Já entreguei minha alma nas mãos do senhor!", desabafou.
Fonte: EGO

Silvio Santos prepara sua aposentadoria

Considerado o principal comunicador do país, Silvio Santos planeja se apresentar em breve. Pelo menos é o que diz a coluna "Outro Canal", assinada pela jornalista Keila Jimenez na "Folha".
Segundo a publicação, o dono do SBT pode colocar em prática ainda em 2015 o seu projeto de aposentadoria. Silvio, no entanto, não deve deixar o vídeo repentinamente, para não assustar os telespectadores.
A ideia do apresentador é diminuir sua participação na programação dominical do SBT, dando mais espaço a sua filha Patrícia Abravanel e ao neto Tiago Abravanel, que atualmente está na Globo.
Caso acerte sua ida para o SBT, Tiago pode ganhar um programa noturno durante a semana já no primeiro semestre. Após a metade do ano, o Tiago passaria a apresentar o "Programa Silvio Santos" com a tia e avô. Vale lembrar que o trio já comandou o encerramento do "Teleton".
A decisão, entretanto, ainda é mistério. O SBT não comenta o assunto e Tiago Abravanel nega que esteja negociando com a emissora da família.
Fonte: CNews

Revista denuncia favorecimento do BNB a Cid Gomes

A edição desta semana da revista Época traz denúncia de favorecimento do Banco do Nordeste ao atual ministro da Educação, Cid Gomes, em empréstimo com juros abaixo do valor de mercado. A operação teria sido efetuada quando Cid era governador do Ceará e permitiu  o empréstimo de R$ 1,3 milhão à empresa Oito Gestão e Empreendimento, do então governador, com o qual construiu galpões que foram alugados para a Cervejaria Petrópolis, dona da marca Itaipava.  Além disso, o Governo do Estado investiu R$ 2 milhões para pavimentar 2 quilômetros da estrada que leva aos galpões da cervejaria.
Confira a reportagem na íntegra:
Em 18 de novembro de 2013, o então governador do Ceará e atual ministro da Educação, Cid Gomes, deixou Fortaleza rumo a Sobral para participar da inauguração da segunda agência doBanco do Nordeste, o BNB, em sua cidade natal. No palanque da foto acima, improvisado em frente à nova agência, Cid elogiou a política de juros baixos do banco. “Se a gente não tiver crédito e um crédito bom, um crédito barato, um crédito que estimule quem está começando, de nada vai adiantar o saber fazer ou a boa vontade. É aí que entra o Banco do Nordeste. É aí que entra essa segunda nova agência aqui em Sobral”, disse. Tão logo terminou a cerimônia, Cid comentou com alguns dirigentes do banco que ele poderia largar a política depois de deixar o governo estadual. Disse que queria se tornar um empreendedor. Precisava pensar no futuro. Sem delongas, Cid correu ao guichê da gerente do banco recém-inaugurado. Queria informações sobre linhas de crédito, taxas de juros e prazo de pagamento de empréstimos – e confirmar se tudo o que falara no discurso minutos antes era verdade mesmo. Começava ali a aventura de Cid rumo ao empreendedorismo.
Dois meses depois, Cid pediu ao BNB mais informações sobre as condições de empréstimos. Sem pestanejar, no dia 21 de janeiro, a gerente do banco em Sobral, a mesma que atendeu Cid solicitamente na cerimônia de inauguração da agência, transmitiu por e-mail ao superintendente do banco no Ceará, João Robério Messias, informações sobre um pedido de financiamento para a construção de galpões numa região remota de Sobral. A gerente cobrava celeridade do chefe para dar pronta resposta ao cliente. Messias logo mostrou a eficiência do BNB. No dia seguinte, encaminhou as informações do pedido a dois diretores do banco. Num e-mail, Messias fez questão de frisar: “Esse pleito é de empresa no nome do governador Cid Gomes, que iniciou negociação esta semana” (leia o e-mail). Não precisava dizer mais nada. O BNB, banco do governo federal voltado para financiar o desenvolvimento do Nordeste, estava pronto para financiar a empresa do governador Cid.
 

ATALHOS E-mail (abaixo) de João Robério Messias, superintendente do BNB no Ceará. O governo do Estado asfaltou a estrada que dá acesso ao galpão (acima) (Foto: Jarbas Oliveira/ÉPOCA)ATALHOS
E-mail (abaixo) de João Robério Messias, superintendente do BNB no Ceará. O governo do Estado asfaltou a estrada que dá acesso ao galpão (acima) (Foto: Jarbas Oliveira/ÉPOCA)

ATALHOS E-mail (abaixo) de João Robério Messias, superintendente do BNB no Ceará. O governo do Estado asfaltou a estrada que dá acesso ao galpão (acima) (Foto: Jarbas Oliveira/ÉPOCA)
O governador ficou animado. Não estava fácil empreender em Sobral. Cid finalmente arranjara uma serventia para um terreno que comprara em 1996 – e estava abandonado. Em 2013, já mandara asfaltar uma estrada que dava acesso ao lote. Nada de buracos e curvas acentuadas. A estrada ficou um tapete, bem sinalizada. O dinheiro para a obra? Veio do governo do Estado, então administrado por Cid Gomes. Foram quase R$ 2 milhões para pavimentar os 2 quilômetros da estrada.
Tudo caminhava bem, mas Cid esbarrou num problema que pôs em risco seu sucesso no mundo dos negócios. Não havia previsão no zoneamento de Sobral para que seu terreno pudesse abrigar o empreendimento pretendido. Cid, então, teve de apelar ao Conselho Municipal do Plano Diretor, ligado à administração de Veveu Arruda, do PT, prefeito de Sobral e seu antigo aliado. Veveu, marido da atual vice-governadora, também comparecera à festa de inauguração da segunda agência de Sobral. A despeito da contestação de um integrante do conselho, que questionou a legalidade do projeto de Cid ser discutido por aquele órgão, o obstáculo do governador foi superado rapidamente. Poucos dias depois, Cid recebeu a licença para tocar o empreendimento.

No final de maio do ano passado, superadas as burocracias, Cid se tornou sócio do engenheiro Ricardo Sérgio Farias – amigo antigo dos tempos do colégio primário – na empresa Corte Oito Gestão e Empreendimento. No mês seguinte, a Corte Oito pediu oficialmente o empréstimo ao BNB. Em agosto, veio a boa notícia para Cid e seu sócio. O BNB aprovara um pedido de R$ 1,3 milhão para que a Corte Oito erguesse os galpões e os alugasse. E o melhor: juros de 6,5% ao ano, abaixo do valor de mercado – como é normal num banco de fomento. E com a primeira parcela de pagamento da dívida só em março de 2016. As parcelas também são a perder de vista. Se tudo correr bem, Cid só acabará de pagar o empréstimo em 2023. ÉPOCA perguntou ao presidente do BNB, Nelson de Souza, se ele considerava normal um governador pedir dinheiro emprestado a um banco público. Ele titubeou e disse: “Prefiro não responder a essa questão... Mas não é proibido”. O superintendente do BNB no Ceará, João Robério Messias, que estava na festa de inauguração da segunda agência em Sobral, é mais cordato com políticos. “Como se trata de uma operação do governador do Estado, eu acompanhei de perto até a sua concretização. Ele não teve privilégio. Eu acompanho todas as operações do banco. Mas você há de convir da representatividade da pessoa. É uma empresa do governador do Estado”, disse. “Não existe nenhum problema. É relacionamento.”

Chegara o momento de a empresa de Cid receber o dinheiro, aplicar no projeto e lucrar com o retorno do investimento. No caso, com o aluguel do galpão. Cid e seu sócio já tinham acertado o aluguel meses antes, em janeiro de 2014, para a Cervejaria Petrópolis, fabricante da cerveja Itaipava. A despeito de o terreno de Cid ficar numa área isolada e pouco urbanizada, a Itaipava preferiu alugar seu galpão a se instalar no distrito industrial, localidade atendida por infraestrutura de qualidade, onde outras grandes empresas ficam. A Itaipava ainda topou pagar R$ 36 mil todos os meses para a empresa de Cid. 

Há cerca de 60 dias, a Itaipava assumiu o galpão e o pintou com as cores da cervejaria. Só não começou ainda a pagar o aluguel por reclamar de alguns problemas na obra, principalmente no acabamento.

Na edição da semana passada, ÉPOCA mostrou como a Cervejaria Petrópolis foi beneficiada pelo Banco do Nordeste, durante as eleições do ano passado. Após ter recebido o benefício, a cervejaria, pertencente ao empresário Walter Faria, fez doações de R$ 17,5 milhões à campanha da presidente Dilma Rousseff. Tornou-se, assim, o quarto maior doador da campanha petista. Um outro empréstimo, de R$ 472 milhões, destinado à construção de uma unidade da cervejaria em Pernambuco, também deverá dispensar a garantia da carta-
fiança. Após a publicação da reportagem, a Procuradoria da República no Estado do Ceará abriu uma investigação para apurar possíveis irregularidades na concessão dos dois empréstimos à cervejaria, que somaram quase R$ 830 milhões – e na operação que dispensou a fiança. Os procuradores também solicitaram à Polícia Federal a abertura de inquérito e ao Tribunal de Contas da União uma investigação aprofundada.  O TCU já identificara anteriormente outras irregularidades no BNB.

Procurada pela reportagem, a Cervejaria Petrópolis afirmou, por meio de nota, que seu proprietário, o empresário Walter Faria, não conhece o ministro Cid Gomes. Confirmou ter uma revenda em Sobral alugada pela Corte Oito e que as negociações para a instalação do centro de distribuição foram feitas por uma equipe técnica. O prefeito de Sobral, Veveu Arruda, afirma que Cid jamais pediu a ele que interferisse na mudança de destinação de seu terreno nem que incentivasse a Cervejaria Petrópolis a se instalar na cidade. Arruda disse que a ideia de asfaltar a estrada que dá acesso à cervejaria surgiu na prefeitura. “O trecho encurta em 40% o acesso a uma estrada estadual, beneficiando a população de algumas localidades e tornando o trânsito mais seguro.” O presidente do Banco do Nordeste, Nelson de Souza, disse que jamais tratou do empréstimo com o ministro Cid Gomes e que ele foi aprovado dentro das regras do banco. O diretor Luiz Carlos Everton e o ex-diretor Fernando Passos, copiados no e-mail, negaram favorecimento no caso do pedido de Cid. Por duas semanas seguidas, a reportagem de ÉPOCA tentou entrevistar o ministro. Diante da negativa, encaminhou perguntas relativas ao empréstimo. O ministro afirmou que não iria se pronunciar e pediu que seu sócio, Ricardo Sérgio Farias, fosse procurado. Farias disse que conduziu o acerto do aluguel com a Itaipava e submeteu o pedido de empréstimo ao BNB. Afirmou que a operação é absolutamente regular. 
Em entrevista ao jornal O Povo, em setembro do ano passado, Cid disse que estava pensando no futuro: “Tem um terreno que comprei quando era deputado estadual, peguei um financiamento do Banco do Nordeste, fiz uma estrutura e aluguei, e isso vai dar uma tranquilidade para minha vida futura”. Nada como ser amigo do gerente. 
Fonte: CNews

Oito municípios cearenses vão ficar sem água nos próximos meses


Seca-em-Canindé-483x303
A crise hídrica no Ceará, com a perspectiva de mais um ano seguido de seca, vem preocupando cada vez mais setores da sociedade. Nesta sexta-feira (30/01), em uma reunião a portas fechadas do Ministério Público do Estado (MPCE) com representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), ligadas à Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), o Governo revelou que oito municípios deverão ficar completamente sem água nos próximos meses. Contudo, nenhum plano para reverter o quadro foi divulgado.
As cidades são Ipaporanga, Itatira, Apuiarés, Jaguaretama, Urioca, Senador Sá, São Luís do Curu e Parambu. A informação teria sido apresentada pela Cogerh durante o encontro, mas só foi repassada à imprensa pelo MPCE. “A novidade foi essa lista de municípios que em janeiro, fevereiro, março e abril vão, em tese, ficar sem água, pela projeção da análise dos reservatórios de água e pelo consumo”, explicou o promotor de Justiça e assessor do Centro de Apoio ao Meio Ambiente (Calmace), Amisterdan de Lima Ximenes.
A reunião, na verdade, seria aberta à imprensa, convidada pelo MPCE a participar. Entretanto, a pedido de representantes do Governo, os jornalistas foram convidados a se retirar. A mesma situação tem acontecido com o Comitê Integrado de Combate à Seca, que antes realizou as últimas duas audiências a portas fechadas.
Apesar do sigilo, o promotor de Justiça do MPCE se disse frustrado com a falta de proposições dos órgãos governamentais. “Nós esperávamos a colocação da situação, mas também a apresentação de propostas. Qual a projeção de novos poços, em que localidades, quais as verbas disponibilizadas?”, questionou. Outra falta, segundo Ximenes, foi a falta de um plano de educação ambiental. “Eu pensei que pelo menos isso trariam hoje. Tem que ter a conscientização, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza”, ressaltou.
Fonte: Ceará Agora

Camilo instituiu o diálogo e tenta aumentar crédito

arnon
A estratégia de receber, em reunião, no Palácio da Abolição, os deputados estaduais e federais, marcou os primeiros dias de Governo de Camilo Santana (PT). A iniciativa, além de dar uma característica de maior aproximação com a classe política – diferente do antecessor Cid Gomes (PROS), foi adotada pelo Governador Camilo Santana para aumentar o crédito junto aos parlamentares, principalmente, os de oposição.
Aumentar o crédito significa adiar por mais tempo uma oposição mais dura e com cobranças ao Governo. A agenda, porém, vai antecipar fatos e a nova legislatura que começa, neste domingo, com a primeira sessão plenária na segunda-feira, dia 2, tem muitos fatos negativos. O maior de todos é a suspensão da refinaria no Pecém.
A decisão, oficializada pela Petrobras, enterrou sonhos de lideranças empresariais e políticas, de pequenos e médios comerciantes e donos de pousadas em praias da área portuária do Pecém, como nas cidades de São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Paracuru e Trairi.
Sem refinaria, perde-se, nesse momento, o caminho aberto para o Ceará transformar de formar radical a sua matriz econômica. Nesse sonho, ficaram para trás, também, investimentos superiores a R$ 700 milhões. As obras de infraestrutura, urbanização da área residencial da comunidade indígena Anacé, por exemplo, são o prato cheio de cobranças pelo Ministério Público e pelos deputados estaduais.
A refinaria será, sem dúvidas, um dos primeiros assuntos dos discursos dos parlamentares de oposição aos Governos Estadual e Federal na Assembleia Legislativa. A oposição tem panos para as mangas: crise na área de saúde, atraso no pagamento das
construtoras e ameaça de demissão de trabalhadores em canteiros de obras realizadas pelos Governos Estadual e Federal.
No entender da oposição, Camilo tem diálogo, mas apenas com conversa e pedido de trégua não conseguirá adiar por muito tempo a ânsia e o desejo de cobranças da oposição. Afinal, o Governo não é novo, mas sim de continuidade. As heranças do passado – boas ou ruins, entrarão na agenda do Legislativo Estadual a partir deste final de semana.
Fonte: Ceará Agora

Definida chapa que disputa a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa


Com representantes de blocos partidários já formados para a legislatura que se inicia, está definida a chapa que concorrerá à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará, em eleição marcada para o próximo domingo (01/02), a partir das 10 horas. A nova composição agrupa parlamentares reeleitos e novatos, bem como integrantes das bancadas de situação e de oposição na Casa.

A chapa tem a seguinte composição:

Presidente 
– Zezinho Albuquerque (Pros);
1º vice-presidente – Tin Gomes (PHS);
2º vice-presidente – vaga destinada ao PMDB;
1º secretário – Sérgio Aguiar (Pros);
2º secretário – Manoel Duca (Pros);
3º secretário – João Jaime (DEM);
4º secretário – Joaquim Noronha (PP);
suplentes – Ely Aguiar (PSDC), Aderlânia Noronha (SD) e Robério Monteiro (Pros).



A composição da chapa foi feita levando em consideração a proporcionalidade partidária da Casa, contemplando três blocos partidários e o PMDB. Um dos blocos constituídos, formado por Pros, PT, PCdoB e PSD, conta com 18 deputados. Na sequência, o bloco PV - PSDC - PTN - PRP - PSC - PHS - PRB - SD - DEM reúne dez membros. PDT, PP, PSL e PEN estão na terceira colocação, com sete parlamentares, seguidos pela bancada do PMDB (seis).

Os demais partidos que elegeram deputados estaduais são os seguintes: PR, PSDB, PPS e PSOL.


Fonte: CN7

A posse dos 46 deputados estaduais eleitos em 2014 será realizada na mesma data.

* Com informações Assembleia Legislativa do Ceará

Governador reúne grupo para elaborar plano de emergência para estiagem


O governador Camilo Santana se reuniu neste sábado (31), no Palácio da Abolição, com secretários e técnicos envolvidos no Grupo de Trabalho formado para a elaboração do Plano Estadual de Convivência com a Seca. “Estamos construindo um plano, fora o acompanhamento continuado que realizamos cidade a cidade. Isso vai dizer quais são as ações que precisam ser feitas em cada um desses municípios. Diante desse cenário, vamos nos antecipar aos problemas e intensificar as ações”, citou o governador

Os secretários Francisco Teixeira (Recursos Hídricos), Hugo Figueiredo (Planejamento), Élcio Batista (Chefia de Gabinete), André Facó (Infraestrutura) e Osmar Baquit (Pesca) e pelo menos 25 técnicos das secretarias e coordenadorias, como Cogerh e Cagece, além do Corpo de Bombeiros, participam do encontro deste sábado. Novas reuniões serão realizadas pelo grupo de trabalho antes da elaboração final do documento, que deve ser apresentado nos próximos dias.

Adutora em Caririaçu
O governador inaugura neste sábado, por volta das 16 horas, a adutora de montagem rápida de Caririaçu, na região do Cariri. O equipamento levará água do manancial Manoel Balbino, da bacia do Salgado, para o município de origem. Um total de 12.259 pessoas serão beneficiadas. O custo total da obra foi de R$ 4,8 milhões e conta com uma extensão de 13,68 km

Essa adutora faz parte da terceira fase do Programa Cearense de Adutoras de Montagem Rápida, coordenada pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e executada pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). Nesta fase serão executadas, ao todo, seis AMR's que totalizam em torno de 417,1 km de extensão. Já foram inauguradas as adutoras de Alcântaras, Potiretama, Irauçuba, Canindé e Tauá.

* Com informações do Governo do Ceará


Fonte: CN7

MPF cobra medidas do Estado para solucionar problemas em atendimento de saúde

Procurador da República recebeu o secretário de Saúde do Estado para tratar sobre atendimento a pacientes com câncer de mama, com câncer de próstata e gestantes de risco.
Anderson Pires
jornalismo@cearanews7.com.br
Compartilhar no Facebook  Compartilhar isto em Twitter Enviar por e-mail
O Ministério Público Federal (MPF) quer que a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará adote medidas para solucionar problemas no atendimento a pacientes com câncer de mama, com câncer de próstata e também a gestantes de risco. O procurador da República Oscar Costa Filho discutiu as demandas da área em reunião com o novo secretário da pasta, Carlile Lavor, realizada na última terça-feira, 27 de janeiro. Todas as questões tratadas serão discriminadas em ofício, a ser assinado dentro de 15 dias.

Na reunião, o procurador da República cobrou que pacientes com câncer (neoplasia maligna) sejam atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS) no prazo máximo de 60 dias, a partir do diagnóstico, conforme prevê a Lei 12.732/12. Oscar Costa Filho destacou que esse tipo de doença exige atenção médica imediata e que o não cumprimento do prazo legal causa graves prejuízos à saúde desses cidadãos.

O procurador responde no MPF por inquérito civil público instaurado para acompanhar especificamente os problemas no serviço público de saúde no estado. No inquérito, foi apurado que o Ceará registra um alto número de mortes de gestantes de risco. Somente no ano passado, foram registrados 90 óbitos de mulheres com gravidez de risco.

O secretário da Saúde reconheceu a gravidade dos problemas e a necessidade de que sejam adotadas medidas urgentes para solucioná-los. Quanto ao atendimento de pacientes com câncer de mama, Carlile esclareceu que, hoje, já há quantitativo de equipamentos de mamografia suficiente para atender a demanda do Ceará. "Ainda falta informação das pacientes que têm necessidade de fazer o exame", disse.

Carlile se comprometeu, ainda, a encaminhar ao MPF, dentro do prazo de 15 dias, informações sobre providências a serem tomadas para otimizar o atendimento dos pacientes com câncer de próstata. O secretário já adiantou que há carência de profissionais da área de Urologia na rede pública de Saúde para atender a elevada demanda de pacientes. "Podemos adotar o seguinte procedimento: o Estado viabiliza o diagnóstico inicial via exame PSA. Em seguida, os pacientes com possível diagnóstico comprovado serão encaminhados ao urologista para o Exame do Toque", adiantou.

* Com informações do MPF

Fonte: CN7

Eunício Oliveira é reconduzido à Liderança do PMDB no Senado Federal



Eunício Oliveira é escolhido, novamente, Líder do PMDB no Senado Federal. O parlamentar cearense foi reencaminhado,por unanimidade ao cargo, que já ocupa desde 2013, recebendo votos de todos os 19 representantes do partido no plenário.

Na mesma reunião, realizada na tarde desta sexta-feira (30), a bancada do PMDB definiu a indicação do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) para à Presidência do Senado.

Renan disputará sua reeleição ao cargo com o senador Luiz Henrique (PMDB-SC). O parlamentar catarinense lançou sua candidatura com o consentimento de alguns peemedebistas dissidentes e recebeu o apoio dos líderes do PDT, DEM, PSDB, PP, PSOL, PSB e PPS.

A escolha da nova Mesa Diretora do Senado Federal acontece no próximo domingo (01). Nesse clima de cisão entre os próprios peemedebistas, caberá a Eunício ser a figura conciliadora do partido, que vive em crise com a base de apoio da presidente Dilma Rousseff (PT) no Congresso Nacional.

Na nova legislatura, a bancada do PMDB no Senado Federal contará com 18 das 81 cadeiras do Parlamento, possuindo o maior número de candidatos eleitos em 2014. Em segundo lugar na lista está o PT, com 12 candidatos eleitos. O PSDB ocupará a terceira maior bancada, com 10 senadores.


Fonte: CN7

'Faria tudo de novo', diz vice que arrancou coroa de Miss Amazonas

Segunda colocada Sheislane Hayalla (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)Segunda colocada, Sheislane Hayalla teceu criticas à corrdenação de concurso de beleza (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)
Nem se tivesse se tornado Miss Amazonas, Sheislane Hayalla teria tido tanta repercussão nacional. Em menos de 24h, a manauense virou notícia e até 'meme'. O motivo: ela arrancou a coroa de Carolina Toledo, eleita a representante do estado no Miss Brasil 2015 na noite de sexta-feira (30). Mesmo com a confusão, Sheislane diz que não se arrepende. "Faria tudo de novo", garante.
Em entrevista ao G1, a modelo afirma que tirou a coroa da nova Miss Amazonas não por ter perdido o título, e sim, para protestar contra a organização do concurso. "O que eu fiz foi um ato de protesto e partiu de mim. Desde o ano passado, já tinham comentários dizendo que a menina ia ganhar o concurso. E foi o que aconteceu, sendo que tinham candidatas mais preparadas, que batalharam, emagreceram, correram atrás, conseguiram patrocínio para estar ali, e nem entraram no top 5. Não me arrependo do que eu fiz, porque o que fiz não foi contra ela, e sim contra a coordenação do concurso", enfatiza Sheislane.
Perguntada se o que fez no palco do concurso foi planejado, a modelo diz que não. No entanto, ela diz que teve apoio das outras candidatas. "Todas as candidatas, no momento em que acabou a coroação, aplaudiram. Depois, foram ao camarim e falaram que eu fiz o que elas queriam fazer e não tinham coragem", diz a vice-colocada, acrescentando que problemas nos bastidores do concurso irritaram as outras participantes. "Nos maquiamos no banheiro escuro, enquanto [a Carol] estava em uma sala separada, com maquiador, ar-condicionado...", completa.
Miss Amazonas 2015 (Foto: Arte G1)
Sobre a relação com a vencedora, Sheislane afirma que era quase inexistente. Entretanto, ela diz que deseja sucesso à concorrente. "No concurso, a gente tinha uma convivência boa, até com a Carol, mas ela chegava e ficava no canto dela. Ela falava pouquíssimo com as outras. Não falei com ela depois do concurso. Desejo para a Carol boa sorte no Miss Brasil, que ela represente muito bem o nosso estado. Ela é uma candidata bonita, mas tinha melhores. Mas quem sou eu para julgar?", critica a jovem.
Sheislene aproveitou para rebater as declarações da Miss Amazonas 2013, Tereza Azêdo. Ao G1,Azêdo disse que Sheislane havia avisado que iria "roubar a coroa". "Ela não tem motivo para falar isso. Nem tenho essa menina nas minhas redes sociais, nunca falei com ela pessoalmente. Estou indo com meu advogado para ver o que posso fazer sobre isso", revela.
Modelo e atriz
Participante de concursos de beleza há dois anos, Sheislane tem no currículo o título de Miss Brasil Globo. Na versão internacional, ficou em segundo lugar. "Se [tirar a coroa da vencedora] fosse 'recalque' da minha parte, como estão falando, por que eu não fiz escândalo no Miss Internacional? Por que até hoje sou amiga da primeira colocada? Analisaram a situação sem saber o que acontecia nos bastidores", questiona.
Sheislane Hayalla no desfile com traje de gala (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)Sheislane Hayalla no desfile com traje de gala (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)
Passado o concurso de Miss Amazonas, a manauense diz que quer esquecer e faz planos para o futuro. "Logo que entrei no concurso, já tinha comunicado para o coordenador que seria meu último ano em concursos de beleza e que eu queria continuar investindo na minha carreira de atriz e de modelo. Eu pretendo continuar. Quem sabe não apareçam mais papeis?", diz a jovem de 23 anos, que pretende se mudar para o Rio de Janeiro.
Enquanto a fama como atriz não chega, ela se diverte com as piadas e 'memes' feitos sobre o ocorrido na sexta-feira (30). "Eu estou gostando muito das imagens, achei muito engraçada a que mostra eu tirando a coroa da Rainha Elizabeth. Estou me divertindo muito, mas, bola pra frente", finaliza.
Rainha Elizabeth não escapou e foi 'vítima' da vice campeã (Foto: Reprodução/Internet)Sheislane disse que se divertiu como 'memes' como o que mostra ela e a Rainha Elizabeth (Foto: Reprodução/Internet)Fonte: G1

Ceará goleia o Guarany e garante vaga na próxima fase do estadual

ceara
Jogadores alvinegros se abraçam, na comemoração do primeiro gol da equipe
JOSÉ LEOMAR
Ceará venceu o Guarany de Sobral por 4x0, na noite deste sábado, no estádio Presidente Vargas, pela 6ª rodada do Campeonato Cearense. Os gols do alvinegro foram marcados por Assisinho, duas vezes, Wescley e Magno Alves. Com o resultado, o Vovô chegou aos 15 pontos e se isolou ainda mais na liderança do grupo A-1 do certame. Já o Guarany seguiu com 7 pontos ganhose se manteve  na 2ª colocação. Porém, o time comandado por Júnior Cearense pode perder a vice-liderança no domingo (1º), caso o Maranguape vença o Guarani de Juazeiro. 


Wescley abre o placar para o Vovô
O jogo começou com o domínio alvinegro. Com um bom toque de bola e jogadas em velocidade, o Ceará encurralou o Guarany e não deu espaço para as investidas da equipe sobralense. A primeira chance efetiva de gol veio com Eusébio, aos 9 minutos. O lateral alvinegro recebeu pela esquerda, invadiu a área, mas bateu torto pela linha de fundo.
Oito minutos depois, o gol alvinegro saiu. Magno Alves serviu a Wescley, que mandou uma bomba contra a meta do goleiro Eliardo e abriu o placar. Ceará1x0. O gol não arrefeceu os ânimos do Ceará, que quase ampliou com Magno Alves, aos 21.
O Vovô ainda perdeu mais 3 boas chances de dilatar o marcador, com Assisinho, aos 26; Wescley, aos 28, e Magno Alves aos 34. Já o Cacique do Vale teve a chance de empatar aos 41, quando Fernando Sobral recebeu livre, tentou encobrir o goleiro Luis Carlos, mas errou o alvo, na última boa chance de gol da primeira etapa.
Magno Alves perde pênalti, mas se recupera e amplia
No 2º, o Ceará seguiu martelando em busca de aumentar o placar. Já o Guarany seguia sem conseguir chegar de forma efetiva à meta alvinegra. Aos 13 minutos, Tiago Cametá fez boa jogada pela direita e foi derrubado na área. Pênalti para o alvinegro e expulsão do jogador Patuta, do Cacique do Vale. Na cobrança, Magno Alves bateu e Eliardo defendeu. 
A alegria do time sobralense durou apenas 2 minutos. Aos 19, Magno Alves recebeu na área e bateu cruzado, sem chance de defesa para o camisa 1 do Bugre. Não demorou muito e o time comandado por Dado Cavalcanti chegou ao seu terceiro tento. Tiago Cametá cruzou da direita e Assisinho cabeceou para marcar mais um. 3x0.
No apagar das luzes, aos 42, Assisinho recebeu passe de Tiago Cameta e empurrou para as redes, marcando o 4º do Vozão e fechando o placar da partida. 
O Ceará só volta a atuar pelo Campeonato Cearense no dia 8 de fevereiro, quando enfrenta o Guarani de Juazeiro, às 16h, no Domingão. Antes disso, o time entra em campo na próxima quarta-feira (4), quando encara o Fortaleza, na estreia da Copa do Nordeste. Já o Guarany joga na próxima quarta, contra o Guarani de Juazeiro, no Junco. 
Fonte: DN

Pe. Marcelo Rossi celebra com multidão na Praia de Iracema

Image-0-Artigo-1789711-1
Cerca de 80 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, se reuniram no Aterro da Praia de Iracema, na manhã deste sábado (31), em um momento de celebração e fé pela comemoração dos 45 anos da TV Verdes Mares
FOTOS: NATINHO RODRIGUES/JOSÉ LEOMAR
Sem desanimar e embaixo do sol forte da capital cearense, cerca de 80 mil pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar, se reuniram no Aterro da Praia de Iracema, na manhã deste sábado (31), em um momento de celebração e fé pela comemoração dos 45 anos da TV Verdes Mares. O convidado especial da festa, o Padre Marcelo Rossi, comandou a programação ao lado de artistas consagrados do grande público cearense, levando a todos os presentes um momento de muita emoção.
A abertura do evento contou com a apresentação da Camerata da Universidade de Fortaleza (Unifor). Em seguida, os jornalistas Cíntia Lima e Luís Esteves entrevistaram o Padre Marcelo no próprio palco da festa. O Show 45 anos TV Verdes Mares contou com transmissão ao vivo.
Apresentando os seus maiores sucessos, o Padre Marcelo Rossi proporcionou grandes momentos de louvor ao público, que formou um grande coro no Aterro da Praia de Iracema, com canções que falavam de Deus, fé e oração. Durante a apresentação, o sacerdote ainda pediu que as pessoas presentes erguessem objetos para serem abençoados.
O cantor e compositor Chico Pessoa foi o primeiro artista a subir ao palco e cantar com o Padre Marcelo Rossi. Em seguida, passaram pelo show Waldonys, Fábio Carneirinho, Ítalo e Renno e Solange. Ao final, todos os artistas convidados cantaram juntos no palco os parabéns à TV Verdes Mares.
Emoção
Entre as pessoas presentes na festa, o grande sentimento era de emoção por poder ver de perto um dos sacerdotes mais queridos do Brasil. Para isso, muitas pessoas chegaram ao local ainda na noite da sexta-feira (30), para garantir o melhor lugar. Caso como o da autônoma Núbia da Costa, que dormiu no Aterro à espera da festa. "O Padre Marcelo é um santo para mim".
Aniversariando no mesmo dia e também completando 45 anos, a professora Mazé do Nascimento era pura alegria durante a celebração. "É maravilhoso estar aqui comemorando meu aniversário junto com essa festa e na presença do Padre", disse.
A dona de casa Erineuda Sousa Lima, 65, se orgulha ao dizer que alcançou três grandes graças por meio da fé que tem acompanhando as celebrações do Padre. "Não podia deixar de vir para vê-lo de perto".
A professora Dora Mendes, 37, de Maracanaú, reuniu os vizinhos e amigos e chegou ao local da festa às 10h30 da sexta. Para passar a noite, conta, foram necessários colchões, lençóis, comida e muita disposição. "Há 12 anos sigo as orações do Padre Marcelo e tinha que estar aqui".
d
Fonte: DN

Anderson Silva vence Nick Diaz e se emociona na volta ao UFC

A agonia de ficar longe do que mais ama durou 398 dias. Dúvidas e questionamentos não deixaram Anderson Silva em paz desde a fratura na perna esquerda na revanche contra Chris Weidman, em 28 de dezembro de 2013. Mas tudo isso se transformou em energia e força para o esperado retorno ao octógono. Os fãs de MMA aguardaram um bom tempo e agora podem desfrutar: a lenda está de volta. O Spider teve pela frente o americano Nick Diaz na noite deste sábado em Las Vegas (madrugada no Brasil), na luta principal do UFC 183, e cumpriu seu papel com êxito. Precisou de cinco rounds, é verdade, mas saiu com a vitória.
O brasileiro, que costuma tentar desestabilizar os adversários emocionalmente, experimentou o outro lado da moeda com Diaz e jogou as provocações e palhaçadas exageradas do rival para escanteio. Não teve medo de chutar com a recuperada perna esquerda e se sagrou vencedor por decisão unânime dos jurados (49 a 46, 50 a 45 e 50 a 45) após cinco rounds, em sua primeira luta a terminar na buzina final desde que bateu Demian Maia em 10 de abril de 2010. Na comemoração, o alívio, e Anderson caiu no choro, aos prantos. Foi o fim de um capítulo emocionante na história do maior nome das artes marciais mistas na atualidade.
Anderson Silva x Nick Diaz, UFC 183 (Foto: Getty Images)Spider cai no chão e chora após ser anunciado vencedor em sua primeira luta pós-lesão (Foto: Getty Images)


- Eu não sei o que dizer. Obrigado, Deus, por me dar mais uma chance. Obrigado aos meus amigos e à minha família. Esse momento é muito importante para mim, para toda a minha família e para todos os brasileiros. Queria agradecer a todos vocês que estiveram aqui, a todos os brasileiros. Esse momento, para mim, é muito importante por conta de tudo o que sofri neste um ano. Achei que não ia voltar a lutar no começo. Queria agradecer ao Dr. Márcio Tannure, ao médico que me operou aqui, ao Dana White, ao Lorenzo Fertitta e a todo mundo que me apoiou até aqui - disse Anderson, emocionado, ao fim do duelo.
Veja o evento novamente no Combate Play!

O futuro de Anderson Silva é uma incógnita. Com mais 14 lutas no contrato com o UFC, ele está com 39 anos e vive recebendo pedidos da família para que se aposente. Se depender do público, ele ainda lutará por muitos anos.

- Vou voltar para a minha família agora. Meu filho Kalyl pediu para eu parar de lutar. Então eu vou voltar para a minha casa para ficar com meus filhos e, não sei, talvez eu volte.
Anderson Silva x Nick Diaz, UFC 183 (Foto: Getty Images)Anderson Silva venceu Nick Diaz por decisão unânime no UFC 183 (Foto: Getty Images)


A LUTA: DOMÍNIO DO SPIDER
O frio na barriga na hora da entrada de Anderson foi geral na MGM Grand Garden Arena, mesmo palco de quando ele quebrou a perna, 13 meses atrás. O suspense até que as luzes fossem ligadas, após a escuridão momentânea, contribuiu para o cenário. E ele caminhou aparentando a maior tranquilidade do mundo. Cantou sua clássica música "Ain't no sunshine" e cumprimentou todos da sua equipe. Subiu no octógono. Era chegado o momento, era para valer. Antes de começar, pediu proteção a Deus, apontando para o céu.
Bem ao seu estilo, Nick Diaz começou a falar e a fazer provocações a Anderson logo de cara. O americano tentou entrar na mente do Spider e até se jogou no chão. Foi para a grade e chamou o brasileiro, que ficou parado. Foi apenas uma prévia do que faria no decorrer da luta.
Anderson Silva x Nick Diaz, UFC 183 (Foto: Getty Images)Nick Diaz deita e provoca Anderson Silva (Foto: Getty Images)

O ex-campeão soltou bons cruzados e acertou Diaz, que não esboçou reação. Nick jogou bons golpes. Anderson respondeu com chute baixo com a perna esquerda, aquela fraturada. E a torcida inteira passou a apoiá-lo. O brasileiro também fez as suas provocações. Ele encurralou Diaz e conectou bons jabs. Nick tentou um chute alto que pegou de raspão. A essa altura, o campeão dos pesos-meio-pesados, Jon Jones, e o desafiante número 1 dos pesos-penas, Conor McGregor, já estavam de pé na primeira fila. Jones, por sinal, praticamente trabalhou como instrutor de Anderson no combate, gritando dicas para Spider o tempo todo.
As provocações continuaram no segundo round, e a torcida brasileira passou a xingar Diaz com palavrões. Focado, Anderson não deu brecha para o azar. Nick jogou chutes baixos, e Anderson respondeu com um direto e outro chute com a perna esquerda. Diaz jogou boa combinação e por pouco não levou uma cotovelada no contra-ataque. Anderson conectou um chutaço na barriga; na sequência, botou a mão na cabeça do americano e levou três diretos, mas não sentiu.
PROVOCAÇÕES DE DIAZ NÃO SURTEM EFEITO
No terceiro assalto, Anderson deu um pisão no joelho de Nick Diaz e emendou outro chute baixo com a esquerda. Foi para cima e conectou joelhadas, mais golpes de boxe. Nick, com o rosto parcialmente ensanguentado, cuspiu o protetor bucal e sem ele ficou até o fim do round, sem que o árbitro John McCarthy percebesse. Sem ter resultado nas provocações, o americano foi perdendo cada vez mais espaço na luta, enquanto Anderson ia soltando o jogo.
Anderson Silva x Nick Diaz, UFC 183 (Foto: Getty Images)Nick Diaz vira de costas para o brasileiro durante o combate (Foto: Getty Images)

- Eu estava dizendo: "Vamos lá. Me bata, venha apanhar um pouco". Eu vou falar o que falo, fazer o que faço. Esse foi um grande show. Esse é Anderson Silva - explicou Nick Diaz, que foi elogiado por Anderson, apesar das palhaçadas.
- Nick é o melhor. Eu já estou aqui há muito tempo. É a primeira vez na minha vida que eu luto contra um cara mentalmente forte, que tem golpes e chutes potentes. Esse é um grande show para as pessoas. Ele é um bom show, eu também. Ele não é um cara mau. É apenas Nick Diaz.

Os dois se movimentaram muito no começo do quarto round, e Diaz acertou bela combinação de boxe. Com a guarda baixa, Anderson saiu de vários golpes do americano. Nick foi no chute baixo e levou prejuízo no contra-ataque. O chute alto passou raspando o rosto dele. Diaz voltou a provocar e fez polichinelo no octógono. O ritmo do combate diminuiu, e o público ensaiou algumas vaias. 

Diaz deu a cara para Anderson bater no início do quinto assalto, dançou e foi vaiado. Anderson foi para cima no boxe, mas ficou na defesa. O americano deu leve balançada em Anderson com um cruzado de esquerda e levou um chute alto na cabeça como resposta. Nick se animou, mas foi para trás com um jab potente. O Spider jogou joelhada voadora e chute alto rodado, ambos passando perto. Nos momentos finais do duelo, o brasileiro não deu brecha para uma surpresa de Nick e, ao soar do gongo, saiu comemorando. Ele sabia o que estava por vir: a vitória que consagrou seu retorno ao MMA após 13 meses longe de seu habitat natural.
Fonte: G1