Buscar

21 janeiro 2015

Carnaval de Aracoiaba será de 14 a 18 de fevereiro; confira


ARACOIABA - Na  noite desta quarta-feira (21), o cantor Wesley Safadão em sua página no Instagram, confirmou sua vinda ao maior carnaval do Maciço de Baturité.
Como já era de se esperar o carnaval de Aracoiaba, contará com 05 dias de folia, inicia-se no sábado (14) e termina na quarta-feira de Cinzas (18). 

Entenda o Carnaval de Aracoiaba
No banner de confirmação oficial, divulgado na noite desta quarta-feira (21), o carnaval de Aracoiaba teria 06 noites mas, segundo o secretário Nazareno Bezerra foi um erro da gráfica e que será corrigido nas próximas horas.

Outras Bandas...
Segundo Nazareno, as demais atrações do carnaval de Aracoiaba (ARAFOLIA) será divulgada nos próximos dias. O Arafolia será o maior do Maciço e contará com espaço amplo, uma mega estrutura de palco, som e luz. O folião terá total conforto assim finalizou.

Publicação: Aracoiaba News

WhatsApp lança versão para computadores

RIO — Enfim, o WhatsApp lançou uma versão do aplicativo para computadores, uma antiga demanda dos cerca de 600 milhões de usuários. Inicialmente, o WhatsApp Web vai funcionar apenas para donos de smartphones Android, Windows Phone e BlackBerry. O iOS ficou de fora por “limitações da plataforma da Apple”.
A novidade virá na próxima atualização do WhatsApp, que já está sendo liberada para alguns usuários. Para cadastrar a conta, é preciso acessar, pelo navegador Chrome, o site web.whatsapp.com e ler o código QR que aparecer na tela pelo próprio aplicativo.
Segundo a empresa, trata-se de uma extensão do app do telefone. O navegador apenas mostra as conversas e mensagens que estão no smartphone, ou seja, é preciso que o celular esteja conectado à internet para que o WhatsApp Web funcione, o que limita um pouco a ferramenta.

Fonte: O GLOBO

Município de Mulungu não sediará carnaval em 2015

Seguindo orientação do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios),  que juntamente a própria APRECE (Associação dos Prefeitos do Estado Ceara), levando em consideração a grande estiagem e principalmente os prognósticos da FUNCEME que relatou no inicio dessa semana, que 2014 será igual a 2012, um ano muito complicado em termos hídricos.
Mediante as circunstâncias o prefeito de Mulungu Sávio Uchoa, não realizará carnaval, tal evento igualmente a muitos municípios cearenses que preferem priorizar programas assistenciais oriundos do governo estadual e federal como: abastecimento de água e outros pontos cruciais. A gestão municipal, o funcionalismo público e sua população como um todo. 
Fazendo isto livra o município de qualquer penalidade que serão impostas a quem infringir o que os órgãos superiores já determinaram.

Fonte: 

Coelce deve indenizar consumidor que perdeu eletrodomésticos por oscilação de energia

Coelce 1A Companhia Energética do Ceará (Coelce) terá de pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais para consumidor que perdeu eletrodomésticos em virtude de oscilação de energia. A decisão, proferida nesta quarta-feira (21), é da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
O consumidor teve vários prejuízos quando uma geladeira, dois televisores e dois aparelhos de videocassete queimaram em razão de oscilações na rede elétrica. Ao entrar em contato com a Coelce, recebeu orientações via teleatendimento, para requerer pedido de ressarcimento, com a promessa de receber retorno em 30 dias. Como não obteve resposta, ajuizou ação requerendo indenização por danos morais. Disse que sofreu danos e constrangimento, pois ficou oito meses sem os equipamentos.
Em 17 de novembro de 2009, o juiz da 2ª Vara da Comarca de Caucaia julgou o pedido improcedente por considerar que nos autos não há prova acerca do citado dano.
Para reformar a decisão, o consumidor interpôs apelação no TJCE, com os mesmos argumentos da inicial. A 6ª Câmara Cível reformou a sentença para fixar a reparação moral em R$ 5 mil, conforme o voto da relatora do processo, desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes. “A desídia com que foi tratada a situação do autor, na condição de consumidor do serviço de energia elétrica prestado pela apelada, configura situação que extrapola o mero dissabor”.
Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

Em artigo, PSDB diz que Dilma realiza um 'impostaço'

Dilma-aeroportosO PSDB divulgou nesta quarta-feira, 21, um artigo em que critica as recentes decisões tomadas pelo governo Dilma Rousseff para melhorar a situação da economia brasileira. O texto afirma que a presidente realiza um “impostaço” e não poupa sequer o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, de cutucadas.
“Não passa um dia sem que mais uma maldade salte do saco nefasto que Dilma Rousseff traz nas costas desde que foi reeleita. Ontem (segunda, 19), foi a vez do veto ao reajuste da tabela do imposto de renda, aumentando ainda mais a carga de tributos cobrada dos contribuintes. A presidente promove um ‘impostaço’ como há muito não se via”, diz o artigo do Instituto Teotônio Vilela (ITV), órgão de estudos e análises do partido.
Intitulado “O ‘impostaço’ diabólico de Dilma e Levy”, a análise sustenta que, para endireitar a economia que ela mesma “desvirtuou”, a presidente opta agora pela trilha do ajuste recessivo, penalizando os cidadãos, prejudicando os trabalhadores e esfriando ainda mais a já “anêmica” atividade produtiva no País. “Nada de uma reformulação estrutural no sistema tributário que aliviasse a carga de quem ganha menos e incentivasse a produção. Nada, também, de medidas de racionalização dos gastos, de diminuição da máquina pública, de uma reforma agrária no imenso latifúndio improdutivo que é seu paquidérmico ministério de 39 pastas”, argumenta.
O texto diz que a presidente se recolhe enquanto as maldades “saltam aos borbotões”. Cita o fato de que, há um mês, Dilma não dá entrevistas à imprensa, deixando para Joaquim Levy a função de porta-voz das más notícias. E questiona se é Dilma ou o ministro da Fazenda quem manda no País no momento. Em seguida, contudo, finaliza com uma resposta crítica a Dilma e a Levy. “Ambos, porém, mostram-se dispostos a fazer o diabo da vida dos brasileiro”.

Ceará é o 12º estado do País em casos de hanseníase

hanseniaseO Ceará é o 12º Estado brasileiro em prevalência de casos novos de hanseníase, em 2014, com 1,96 casos por 10 mil habitantes. O índice é superior ao do País, que ficou em 1,42 casos por 100 mil habitantes. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (21) pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, no lançamento da campanha publicitária para conscientização da população sobre a doença. Com o mote, “Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar”, a ação tem como foco o diagnóstico precoce da doença e a divulgação do tratamento que é ofertado de graça no Sistema Único de Saúde (SUS).
No Nordeste, o Ceará só perde em números de casos para o Maranhão (5,29), Pernambuco (2,79) e Piauí (2,65). O último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado é de agosto de 2014, mas traz dados de 2013. Naquele ano o Ceará teve 2.069 novos casos da doença, o que representa uma com uma taxa de detecção de 24/100.000 habitantes.
No Brasil, os estados de Mato Grosso, do Pará, Maranhão, Tocantins, de Rondônia e Goiás são os que concentram áreas de maior risco para a transmissão da hanseníase. Em 2013, ocorreram 31.044 novos casos da doença, no país. Entre menores de 15 anos, ocorreram cinco casos para cada grupo de 100 mil habitantes. A medição, neste caso, é considerada estratégica porque uma criança doente sinaliza que há um adulto não tratado transmitindo hanseníase.
Dados preliminares de 2014 indicam que a taxa de detecção da doença no país foi 12,14 para cada 100 mil habitantes, o que corresponde a 24.612 novos casos no Brasil. Na população menor de 15 anos, foram identificados 1.793 novos casos. Ao todo, 31.568 pacientes estavam em tratamento no mesmo período.
O ministério recomenda que as pessoas procurem um serviço de saúde, no caso de aparecimento de manchas de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, sobretudo, se a mancha apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. Após iniciado o tratamento, o paciente para de transmitir a doença quase que imediatamente.

Onda de greves atinge município de Canindé

servidores caninde (2)Os Conselheiros Tutelares de Canindé resolveram entrar em greve na manhã desta quarta-feira devido atraso salarial. Os trabalhadores reclamam que até agora não receberam o mês de dezembro nem o décimo terceiro salário. Segundo os Conselheiros, que recebem seus vencimentos pela Secretaria de Assistência Social, até hoje não há nenhuma previsão para o pagamento. Apenas casos de emergência serão atendidos.
Assim como o Conselho Tutelar, os servidores que fazem parte do quadro Administrativo da Secretaria de Educação de Canindé também devem paralisar as atividades, devido atraso salarial. No último dia 16, os funcionários do Matadouro Público de Canindé haviam paralisado suas atividades também devido a falta de pagamento.
De acordo com o site da Prefeitura de Canindé, o mês de novembro e o 13º salário dos funcionários e pensionistas foram quitados até o dia 20 de dezembro passado, já com relação ao mês de dezembro não há previsão de pagamento.
Com informações de Wellington Lima

Camilo Santana aposta em duas soluções inviáveis para a falta d’água no Estado


O Projeto São Francisco faz parte do PAC.  
Um dia após o anúncio, pela Fundação Cearense de Recursos Hídricos (Funceme), do prognóstico climático para a quadra chuvosa de 2015 no Ceará, a falta de água se configura como um dos mais preocupantes problemas do Estado.

Dados apresentados pela Funceme apontam que há 64% de probabilidade de as chuvas ficarem abaixo da média este ano. A previsão assusta, pois, atualmente, os açudes cearenses apresentam somente 20,4% de sua capacidade de armazenamento de água, segundo monitoramento realizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) em 149 reservatórios. Em várias regiões do Estado, o sistema de reservatórios está abaixo dos 10%. O único açude com volume acima de 90% é o Gavião, em Pacatuba, na Bacia Metropolitana, com 93,47% de acúmulo de água. Já açudes como Forquilha II, em Tauá; Desterro e São Domingos, Caridade; Jerimum, Irauçuba; São José III, em Ipaporanga; e Sucesso, em Tamboril, estão com volume zerado.

Tão preocupantes quanto a situação atual e o prognóstico da Funceme são as apostas do governador Camilo Santana (PT) para amenizar a situação de estiagem: o acompanhamento de obras estruturantes, como o Cinturão das Águas, e a transposição do rio São Francisco.

Cinturão das Águas
Incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Cinturão das Águas teve as obras iniciadas em julho de 2013. A ideia das obras do Cinturão das Águas é espalhar 1,3 mil quilômetros de dutos pelo Estado ao custo total de R$ 7 bilhões.  Para fazer os 149 km iniciais, foram assinados contratos com empreiteiras no valor de R$ 1,638 bilhão. Desse total, pelo menos R$ 1,1 bilhão sairá do Ministério da Integração Nacional. A diferença será a contrapartida do governo do Ceará.

No entanto, uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou falhas graves no cronograma execução e suspendeu parte das obras. O Tribunal observou que não havia a fiscalização do andamento do projeto e que os tubos adquiridos para a instalação do sistema foram comprados de forma desordenada e estocados indevidamente. Em relação às falhas de aprovação do projeto executivo, a equipe do TCU apontou que a execução das obras estaria ocorrendo sem terem sido formalmente aprovadas. Quanto aos atrasos das obras, ficou confirmada apenas uma execução média de 10% do projeto, enquanto os cronogramas contratados previam 45% de execução. O lote 4 não foi iniciado e deveria estar 60% concluído. Somente o Lote 5 estaria dentro do prazo pactuado.

Transposição do São Francisco

A preocupação com o cronograma do Cinturão das Águas está associada às obras da transposição do São Francisco, outra aposta do governador para o problema da seca. Isso porque a sua tomada de água ocorrerá a partir da Barragem Jati, onde passa o Eixo Norte da Transposição. Acontece que, de acordo com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, o novo prazo para entrega do projeto de interligação das águas do Rio São Francisco é até o meio do ano de 2016. As obras já contabilizam seis anos de atraso, de acordo com o primeiro cronograma de atividades apresentado, e os valores dos contratos, recalculados e aditivados, soltaram de R$ 4,7 bilhões para R$ 8,2 bilhões. 


Fonte: CN7

INSTITUIÇÕES DO CE - Confira as maiores notas de corte do Sisu

No terceiro dia de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) o curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) tem a maior nota de corte dentre todos os cursos dascinco instituições de ensino superior do Ceará que participam do processo. Após a divulgação da segunda parcial, manhã desta quarta-feira, a nota de corte no curso no campus de Fortaleza é 789,24.
As inscrições para o Sisu podem ser feitas até as 23h59min de quinta-feira (22) no site  sisu.mec.gov.br. Para os candidatos que farão o procedimento no Ceará, o horário limite é 22h59min, já que é obedecido o horário de Brasília. As inscrições vão até a próxima quinta-feira (22) e podem participar do processo os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e que não zeraram a redação.
No Ceará, a Universidade Federal do Ceará, a Universidade Estadual do Ceará, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) participam desta edição. No total, são 10.749 vagas para novos universitários no Estado.
Confira os 10 cursos do Ceará com as maiores notas de corte no Sisu:
UFC – Medicina (Fortaleza) – 789,24
UFC – Medicina (Sobral) – 782,40
UECE – Medicina (Fortaleza) - 778,60
UFCA – Medicina (Juazeiro do Norte) - 775,78
UFC – Direito (Fortaleza)Integral – 757,82
UFC – Engenharia Civil (Fortaleza) - 752,14
UFC – Direito (Fortaleza) Noturno – 746,56
UFC –Arquitetura e Urbanismo (Fortaleza) – 737,84
IFCE – Engenharia Civil (Fortaleza) – 735,42
UFC – Odontologia (Fortaleza) – 729,06
Maiores nota de corte por instituição no Ceará:
UFC
Medicina (Fortaleza) – 789,24
IFCE
Engenharia Civil (Fortaleza) – 735,42
UECE
Medicina (Fortaleza) - 778,60
UFCA
Medicina (Juazeiro do Norte) - 775,78
Unilab
Engenharia de Energias (Redenção) – 654,03
Fonte: DN

16 candidatas ao Miss Universo são escolhidas hoje

melissa
A cearense Melissa Gurgel é apontada como forte concorrente a coroa de Miss Universo
FOTO: INSTAGRAM/REPRODUÇÃO
Hoje acontece a primeira etapa preliminar doMiss Universo 2015 (Miss Universe), uma das mais importantes competições de beleza feminina. A transmissão ao vivo do concurso de gala poder ser assistida às 21h (22h no horário de Brasília) através do site oficial do concurso.
Estão nos Estados Unidos,candidtas de 88 países. No Presentation Show, são selecionadas apenas 16 Misses para continuar na disputa pelo título de mulher mais bonita do mundo. A torcida brasileira tem motivo para acreditar numa boa posição para Melissa Gurgel. A Miss Brasil é apontada como uma das mais bem colocadas a coroa. O país que está em 5º lugar em classificação geral do concurso.
A final do concurso acontece no próximo domingo, dia 25 de janeiro, em Miami. A TNT vai exibir a cerimônia final a partir das 21h30 (horário de Fortaleza).
Fonte: DN

Google lança aplicativo para iOS que controla o computador remotamente

Já está disponível para o iOS o aplicativo de acesso remoto a PCs e Macs, desenvolvido pelo Google. O Chrome Remote Desktop era usado somente em dispositivos móveis com o Android, e agora os usuários de produtos da Apple também poderão contar com essa facilidade.
Qual é a vantagem de poder acessar o computador pelo celular?
O acesso remoto é basicamente o estabelecimento de uma conexão entre dois computadores através de uma rede, sem que para isso seja preciso utilizar o mouse e teclado do equipamento que está sendo acessado. A utilidade do emprego dessa tecnologia não se restringe somente ao suporte técnico, que pode realizar algum tipo de manutenção remota no computador. Também pode ser útil em situações cotidianas.
Por exemplo: vamos supor que durante uma viagem, arquivos importantes armazenados no computador precisem ser enviados por e-mail. Se o computador estiver ligado e conectado na internet, é possível acessá-lo e enviar facilmente os arquivos ao seu destinatário.
O diferencial do Chrome Remote Desktop em relação a programas com a mesma finalidade consiste em permitir que computadores sejam acessados pela internet, sem que para isso seja necessário realizar configurações avançadas no roteador. O programa pode ser instalado nos sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OS X.
Como usar o programa
Para usar o Chrome Remote Desktop, é preciso atender três requisitos: 
- Uma conta válida no Google (e-mail no Gmail);
- Instalar o aplicativo no dispositivo móvel;
- Instalar o programa no computador que será acessado. 

O gerenciamento do acesso remoto fica a cargo do controle de acessos da conta do Google. Após ter instalado o programa no computador, será preciso cadastrar um PIN (Personal Identification Number) para aumentar a segurança do equipamento, além de informar as credenciais de acesso da conta do Google. Ao executar o aplicativo, serão exibidos todos os computadores conectados à internet disponíveis para serem acessados. 










As credenciais de acesso na conta do Google poderão permanecer salvas no navegador de internet, porém, para que a conexão seja estabelecida com sucesso, será preciso informar o PIN (Personal Identification Number) cadastrado durante a instalação do programa. Depois de estabelecida a conexão, o computador pode ser usado normalmente pela tela do celular. São suportados gestos de rolar a tela verticalmente e horizontalmente; controlar o aumento e redução do zoom da tela; e digitação de palavras pelo teclado virtual do aparelho.
Para acessar o computador de casa pela internet usando o Chrome Remote Desktop não será preciso instalar programas adicionais como o NoIp ou possuir conhecimentos avançados em informática.
O Chrome Remote Desktop está disponível gratuitamente para download no iTunes e Google Play, e naGoogle Chrome Web Store.
Imagem: ReproduçãoFonte: G1

Mulher dá à luz bebê com mais de 6kg em Salto

Mulher dá à luz a bebê com mais de 6kg em Salto (Foto: Leid Oliveira)Bebê surpreendeu os pais ao passar dos 6 kg (Foto: Leid Oliveira)
A nutricionista Eliana Lourenço de Oliveira, de 40 anos, deu à luz na manhã desta terça-feira (20) a sua segunda filha, que recebeu o nome de Isadora, em um hospital de Salto (SP). Até por conta do próprio peso, que chegou ao fim da gestação com 120 kg, a mãe já imaginava que a filha nasceria 'grande', mas não tanto: Isadora surpreendeu a todos ao nascer, de cesariana, com 6,280 kg e 55 cm.
"Foi uma surpresa quando eu a vi, tão grande. Minha gravidez foi muito tranquila, não tive nenhuma complicação e não tenho nenhum problema de saúde. Sabia que ela nasceria pesando mais de 4 kg, mas nunca passou pela minha cabeça e do meu marido que nasceria com mais de 6kg", contou a mãe por telefone à reportagem do G1 enquando amamentava, pela primeira vez, a filha.
Apesar do peso, Isadora nasceu saudável, sem nenhuma dificuldade respiratória ou outras complicações que poderiam ocorrer por conta do peso. "Minha filha está bem, saudável, graças a Deus. Só é um pouco 'gordinha', o que não tem problema'", brinca a mãe.
A madrinha do bebê, a assistente administrativa Kelly Aparecida Rodrigues, também ficou surpresa com o peso da afilhada. "Já sabíamos que ia ser um 'bebezão'. Mas eu pensava que seria algo em torno de 4kg e não 6kg".
Outra pessoa que se surpreendeu com o peso de Isadora foi a fotografa do hospital, Leid Oliveira. Acostumada a fotografar bebês diariamente, ela disse nunca ter visto um bebê tão pesado. "Ontem mesmo eu fotografei dois, pesando menos de 3 kg cada. Ela é uma raridade". Isadora deve receber alta médica na próxima sexta-feira (23).
bebê gigante, salto, parto,  (Foto: Leid Oliveira)Família se reúne pela primeira vez logo após o parto (Foto: Leid Oliveira)Fonte: EGO

Vice-Miss Bumbum Claudia Alende exibe marquinha e ganha elogios

Parece que Claudia Alende, a Vice-Miss Bumbum 2014, esta carente. Nesta terça-feira, 20, ela - que sabe do seu poder de sedução -, postou um clique com uma camiseta pra lá de decotada, e que deixava exposta sua marquinha - e que marquinha! É claro que choveu elogios. Coisa para afastar qualquer carência e melhorar a auto-estima de qualquer um.

"Perfeita", escreveu um. "Muito gata", postou outro. "Meu Deus", rezou um terceiro.
Cláudia Alende (Foto: Reprodução/Instagram)Cláudia Alende e sua marquinha (Foto: Reprodução/Instagram)Fonte: EGO

Neymar lança coleção com a participação do filho em campanha

Mostrando mais uma vez seu lado modelo e empresário, Neymar está lançando a coleção de produtos do Neymar Jr, a NJR by Lupo. O lançamento das linha dos produtos conta com a participação de seu filho, o fofo Davi Lucca, de 3 anos, que estrelou, ao lado do pai nas fotos, usando os modelos da linha infantil de cuecas e um modelo exclusivo de pijama desenvolvido pela marca.
EGO NAS REDES SOCIAIS
O menino foi clicado em Santos, acompanhado pela mãe, Carol Dantas. Já Neymar fez as fotos em Barcelona, na Espanha.
“Já tinha feito a primeira sessão com o Davi aqui em Barcelona e nos divertimos muito. Dessa vez não deu para fazermos juntos, mas vi o resultado das fotos e meu moleque se saiu muito bem! As cuecas ficaram incríveis e gosto dessa ideia de roupas iguais para pais e filhos. Espero que todo mundo goste também”, disse o jogador. Veja os bastidores da campanha.
Neymar com o filho em campanha (Foto: Agile Comunicação / Divulgação)Neymar com o filho em campanha (Foto: Agile Comunicação / Divulgação)
Neymar com o filho em campanha (Foto: Agile Comunicação / Divulgação)Neymar com o filho em campanha (Foto: Agile Comunicação / Divulgação)
Neymar com o filho em campanha (Foto: Agile Comunicação / Divulgação)Neymar com o filho em campanha (Foto: Agile Comunicação / Divulgação)
Neymar com o filho em campanha (Foto: Agile Comunicação / Divulgação)Neymar com o filho em campanha (Foto: Agile Comunicação / Divulgação)
Davi Lucca, filho de Neymar, e Carol Dantas (Foto: Youtube / Reprodução)Davi Lucca, filho de Neymar, e Carol Dantas (Foto: Youtube / Reprodução)
Neymar nos bastidores de campanha (Foto: Youtube / Reprodução)Neymar nos bastidores de campanha (Foto: Youtube / Reprodução)Fonte: EGO

Mulher Melão defende o topless e ganha apoio de banhistas no Rio

  "O que vai ter de homem 'tarando' nas mulheres fazendo topless... Tudo safado!", disparou Renata Frisson, a Mulher Melão, que apoiou o movimento ToplessinRio na manhã de terça-feira, 20, napraia de Ipanema. Após tirar o sutiã e participar do "toplessaço", a funkeira quis saber a opinião dos banhistas e foi de peito aberto - literalmente - defender o direito das mulheres de ir à praia sem a parte de cima do biquíni.
EGO NAS REDES SOCIAIS
Para fazer a reportagem, Melão interrompeu uma partida de futevôlei, requebrou ao som improvisado feito por um vendedor ambulante em um alto-falante e arrancou o sutiã logo na primeira entrevista. "Eu ficaria bem feliz, eu adoraria muito (se o topless fosse legalizado)", opinou um banhista.
Como não perde tempo, Melão aproveitou para flertar. Assim que avistou um rapaz deitado debaixo de um guarda-sol, a funkeira não perdeu tempo. "Tá sozinho, gatinho carente? Só vendo os peitinhos?", perguntou ela ao mineiro Rafael. "Só admirando a paisagem", respondeu ele, de olho nos seios de Renata. Mas nem todo mundo aprova a legalização do topless. "A mulher não vai ter sossego para ficar na praia. Vai ser uma muvuca", disse outro entrevistado.
Renata Frisson, a Mulher Melão, foi à praia de Ipanema saber a opinião dos banhistas sobre a legalização do topless (Foto: Isac Luz/EGO)Renata Frisson, a Mulher Melão, foi à praia de Ipanema
saber a opinião dos banhistas sobre a legalização do
topless (Foto: Isac Luz/EGO)
'O importante é termos liberdade para fazer quando quisermos'
A campanha ToplessinRio começou com um evento no Facebook que, após reunir 50 mil pessoas, chegou a ficar oculto na rede por ser alvo de ataques. Pouco depois, a idealizadora Ana Paula Nogueira, de 35 anos, voltou a colocá-lo como público e o movimento seguiu sendo criticado. Segundo ela, a proposta é justamente promover um debate sobre a não-criminalização da nudez feminina e decretar o "fim da repressão policial sobre os corpos".
Ana Paula, que também é jornalista, falou ao EGO na terça, 20, sobre a nova edição do ToplessinRio. "O Brasil também não estava preparado para a barriga de Leila Diniz. É algo que podemos construir. Queremos criar a cultura para as pessoas se sentirem à vontade de fazer. Quem quiser apoiar o movimento pode usar a camiseta que criamos. Não estamos impondo o topless, o importante é termos liberdade para fazer quando quisermos."
  •  
  •  
Renata Frisson, a Mulher Melão, foi à praia de Ipanema saber a opinião dos banhistas sobre a legalização do topless (Foto: Isac Luz/EGO)Renata Frisson, a Mulher Melão, foi à praia de Ipanema saber a opinião dos banhistas sobre a legalização do topless (Foto: Isac Luz/EGO)
Renata Frisson, a Mulher Melão, foi à praia de Ipanema saber a opinião dos banhistas sobre a legalização do topless (Foto: Isac Luz/EGO)Renata Frisson, a Mulher Melão, foi à praia de Ipanema saber a opinião dos banhistas sobre a legalização do topless (Foto: Isac Luz/EGO)
Renata Frisson, a Mulher Melão, foi à praia de Ipanema saber a opinião dos banhistas sobre a legalização do topless (Foto: Isac Luz/EGO)Renata Frisson, a Mulher Melão, foi à praia de Ipanema saber a opinião dos banhistas sobre a legalização do topless (Foto: Isac Luz/EGO)
Renata Frisson, a Mulher Melão, foi à praia de Ipanema saber a opinião dos banhistas sobre a legalização do topless (Foto: Isac Luz/EGO)Renata Frisson, a Mulher Melão, foi à praia de Ipanema saber a opinião dos banhistas sobre a legalização do topless (Foto: Isac Luz/EGO)
Renata Frisson, a Mulher Melão, foi à praia de Ipanema saber a opinião dos banhistas sobre a legalização do topless (Foto: Isac Luz/EGO)Renata Frisson, a Mulher Melão, foi à praia de Ipanema saber a opinião dos banhistas sobre a legalização do topless (Foto: Isac Luz/EGO)
Renata Frisson, a Mulher Melão, foi à praia de Ipanema saber a opinião dos banhistas sobre a legalização do topless (Foto: Isac Luz/EGO)Renata Frisson, a Mulher Melão, foi à praia de Ipanema saber a opinião dos banhistas sobre a legalização do topless (Foto: Isac Luz/EGO)Fonte: EGO

Governo reforça estratégias para controle do sarampo

Vacinar todas as crianças assim que completem 6 meses de vida e realizar varredura casa a casa para identificar e imunizar todos os menores de 5 anos ainda não vacinados contra o sarampo ou com esquema de vacinação incompleto. Essas são as estratégias reforçadas para interromper o surto da doença no Ceará, definidas em reunião entre gestores e técnicos da Secretaria da Saúde do Estado, de secretarias municipais de Saúde, representantes do Ministério da Saúde e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), encerrada na terça-feira, 20 de janeiro, segundo e último dia de discussões.
 
Ao completar 6 meses de vida toda criança deve tomar uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Com o surto de sarampo, a vacinação foi antecipada para os seis meses de vida no Ceará porque a partir desta idade as crianças não têm mais anticorpos maternos suficientes para proteção contra doenças. Ao completar 1 ano, a criança deve ser vacinada novamente com a tríplice viral e com 1 ano e três meses precisa receber a vacina tetra viral, que além de proteger contra sarampo, caxumba e rubéola, também evita a catapora.
 
A estratégia de vacinação contra o sarampo para crianças de 6 meses a menores de 1 ano será mantida até 90 dias depois da data do último caso confirmado da doença, quando a Coordenação Estadual de Imunizações deverá informar os municípios sobre o fim do surto. Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado durante a reunião, o Ceará tem 673 casos da doença confirmados em 28 municípios, a partir de 25 de dezembro de 2013, com o último caso registrado em 5 de janeiro deste ano, em Caucaia. De todos os casos confirmados, 246 foram em menores de 5 anos, 36,5% do total, e 120 (17,8%) na faixa etária de 6 meses a menores de 1 ano. Há, ainda, 46 casos em investigação em quatro municípios – Fortaleza (31 casos), Caucaia (10), Aquiraz (3) e Maracanaú (2). O último caso notificado em investigação ocorreu em Fortaleza, no dia 12 de janeiro.
 
Diante de representantes da Comissão para Certificação de Eliminação do Sarampo nas Américas, o secretário Carlile Lavor ressaltou o papel importante dos municípios no controle e eliminação da doença no Estado. Entre os municípios com casos em investigação, notificados a partir de 30 de dezembro de 2014, Fortaleza já está fazendo varredura casa a casa para identificar e imunizar crianças ainda não vacinadas. “A meta é caso zero”, reiterou a secretária Socorro Martins, reforçando a recomendação às mães a levarem os filhos para vacinar assim que completem 6 meses de vida. As unidades de vacinação na Capital funcionam de segunda a sexta-feira. Em Fortaleza estão sendo vacinadas também as pessoas com até 49 anos de idade, sem comprovação de vacinação contra sarampo.
 
Em Caucaia, o secretário Deuzinho Filho, presente a reunião, anunciou mobilização de 700 profissionais até o dia 4 de fevereiro para realizar varredura de vacinação, com atenção especial para as regiões da Grande Jurema e a área urbana do município. Também estão sendo vacinados os profissionais que trabalham diretamente com o turismo e toda a população até 29 anos, sem comprovação de vacinação. Maracanaú está refazendo o Monitoramento Rápido de Cobertura para atingir cobertura de 100% nessa estratégia, enquanto Aquiraz, que não tem casos confirmados da doença, realizou o bloqueio dos três casos em investigação.  
 
“A única forma de interromper o surto é com a vacina”, reforçou a especialista da OPAS Pamela Bravo, consultora regional da Programa para Eliminação do Sarampo nas Américas. Para ela, a meta zero de casos deve ser cumprida em prazo curto. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues, lembrou que para o Ceará não perder a certificação de eliminação do sarampo precisa interromper a disseminação da doença. “A interrupção da cadeia é só com vacinação efetiva”.
Fonte: CNews

Ceará é o sexto estado que menos consume água

Ceará é sexto estado que menos consume água para uso doméstico, público, comercial e industrial. De acordo com a pesquisa “Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos”, divulgada pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, a média de consumo diário é de 128,4 litros por habitante. 
O Ceará consome mais água apenas do que Sergipe (123,4 l/hab), Rio Grande do Norte (114,8 l/hab), Bahia (110,6 l/hab), Pernambuco (105,3 l/hab) e Alagoas (99,7 l/hab). Já a média nacional é de 166,3 litros ao dia por habitante. 
O estudo tem como base o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). 
Fonte: CNews

Camilo: Segurança é área prioritária

Image-0-Artigo-1782202-1
O governador do Estado, Camilo Santana, participou de reunião na manhã de ontem, na sede da SSPDS
O governador do Estado, Camilo Santana, esteve ontem na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) participando da reunião de monitoramento semanal do Programa Em Defesa da Vida. Na ocasião, Santana afirmou que participará uma vez por mês do encontro, que é realizado sempre às terças-feiras.
Frisando que a Segurança é uma área prioritária para o Governo, o gestor afirmou que está à disposição dos órgãos para atuar no combate ao crime. O governador disse ter preocupação com o tema.
"Coloco-me à disposição para o que for necessário no enfrentamento à criminalidade. Não só olhando para as necessidades internas das corporações, mas também conscientes do papel que temos que cumprir com a sociedade cearense", disse.
Além do governador, estiveram na reunião o secretário de Segurança, Delci Teixeira, os titulares da Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Perícia Forense (Pefoce) e os responsáveis pelas 18 Áreas Integradas de Segurança (AISs) do Estado.
Santana também ressaltou a importância da integração dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado.
Fonte: DN