Buscar

14 janeiro 2015

Facebook restringe vídeos e fotos que mostram violência extrema

  • Advertências foram colocadas em conteúdo forte ou perturbador
    Advertências foram colocadas em conteúdo forte ou perturbador
O Facebook começou a colocar advertências sobre vídeos postados em seu site, identificando conteúdos que possam "chocar, ofender ou indispor" seus espectadores.

Os alertas impedem que os vídeos sejam automaticamente rodados nos "feeds" do Facebook - é preciso clicar neles, ao contrário de vídeos comuns.

O site também está impedindo que vídeos e fotos chocantes sejam mostrados a qualquer usuário identificado como menor de 18 anos.

Mas críticos alegam que a medida é insuficiente para proteger os usuários mais jovens e vulneráveis da rede social.

Entre os primeiros posts afetados pela iniciativa estão as imagens que mostram o policial francês Ahmed Merabet sendo morto à queima-roupa em Paris pelos atiradores responsáveis pelo ataque à Charlie Hebdo.

O Facebook foi alvo de duras críticas nos últimos anos por permitir que imagens violentas e fortes permanecessem em suas páginas, por conta do interesse público.

As diretrizes da empresa vetam materiais que sejam "compartilhados por prazer sádico ou para celebrar ou glorificar a violência". No entanto, permitem vídeos noticiosos ou imagens documentárias que retratem decapitações e outros tipos de assassinatos, apesar de eventuais choques que possam causar.

E o Facebook é aberto a adolescentes a partir dos 13 anos, mas muitas crianças mais novas driblam as restrições e também usam a rede social.

Em agosto passado, polêmicas envolvendo imagens de cabeças humanas colocadas em espetos na Síria levaram o Instituto de Segurança Online da Família (Fosi, na sigla em inglês) - membro do conselho de segurança do Facebook - a exigir mudanças na rede social.

Capas

Stephen Balkam, executivo-chefe da organização, disse à BBC que queria que capas fossem colocadas sobre vídeos e fotos chocantes, para impedir que fossem vistas sem uma advertência, e que um "portão" dificultasse seu acesso por jovens com menos de 18 anos.

O Facebook confirmou que começou a implementar esse sistema em dezembro, aplicando-o a materiais fortes denunciados por usuários.

"Quando as pessoas compartilham coisas no Facebook, esperamos que o façam com responsabilidade, incluindo escolher quem vai ver esse conteúdo", disse à BBC uma porta-voz da empresa.

"Também pedimos que as pessoas advirtam sua audiência quanto ao que estão prestes a ver caso o vídeo contenha violência. Em casos em que as pessoas denunciam conteúdo forte a nós, que não seja apropriado para menores de idade, podemos acrescentar uma advertência para adultos e impedir que jovens vejam o conteúdo."

A porta-voz acrescentou que os engenheiros do Facebook ainda pretendem aperfeiçoar o método, o que pode incluir advertências em vídeos do YouTube (algo que não é possível atualmente) ou sobre fotografias perturbadoras que estejam disponíveis para adultos.

Balkam elogiou a iniciativa do Facebook. "Também acho que é uma linha muito tênue entre proteção de usuários e proteção da liberdade de expressão, e acho que eles acertaram."

Decapitações

O Facebook já havia experimentado uma forma mais básica de alerta a vídeos de decapitações datados de outubro de 2013, depois de o premiê britânico David Cameron ter dito que a empresa era "irresponsável".

Mais tarde, tais vídeos foram completamente banidos.

A medida recém-adotada pelo Facebook foram bem vistas pela Childnet International, ONG londrina que também aconselha a rede social.

"É um passo muito bom para tentar proteger as pessoas desse tipo de conteúdo, e estamos felizes que haja barreiras a menores de idade", disse Will Gardner, executivo-chefe da ONG. "É preciso reconhecer que as pessoas nem sempre se inscrevem (na rede social) com sua idade verdadeira. É importante agir para protegê-las de conteúdo prejudicial e perturbador que elas não querem ver."

Mas o psicólogo Arthur Cassidy, de uma organização de prevenção ao suicídio, acredita que o Facebook deva implementar um veto a vídeos e fotos de violência extrema, argumentando que é o grande número de crianças que usam a rede social e que muitas podem tentar driblar as novas restrições.

"No fim das contas, advertências não impedem que jovens vejam conteúdo incômodo e que pode causar danos psicológicos", opina. "Eles ainda vão querer assistir, independentemente de quão grotesco seja. E isso tem o potencial de influenciar o comportamento dos que podem se tornar eles próprios agressores."
Leia mais em: http://zip.net/bxqDgP

Boas do BOL 2015




Mulher Melão deixa seios à mostra após mergulho na praia













Derivado da maconha: Anvisa aprova uso de canabidiol como medicamento

canabidiolA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (14), por unanimidade, a reclassificação do canabidiol como medicamento de uso controlado e não mais como substância proibida. A decisão foi tomada durante reunião da diretoria colegiada na sede da agência, em Brasília.
A maior parte dos diretores da agência ressaltou que não há relatos de dependência relacionada ao uso de canabidiol e que há diversos indícios registrados na literatura científica de que a substância auxilia no tratamento de enfermidades como a epilepsia grave.
Os diretores também ressaltaram que a reclassificação permite que as famílias ajam na legalidade, além de incentivar pesquisas sobre o tema. A Anvisa iniciou a discussão sobre a possibilidade da reclassificação da substância em maio de 2014. Na época, não houve decisão terminativa sobre a questão. Desde então, a agência vem autorizando a liberação de importação do canabidiol em caráter excepcional.
Até o momento, o governo federal recebeu 374 pedidos de importação para uso pessoal. Desses, 336 foram autorizados, 20 aguardam o cumprimento de exigência pelos interessados e 11 estão em análise pela área técnica. Há ainda sete arquivamentos, sendo três mandados judiciais cumpridos, duas desistências e três mortes de pacientes após a entrada do pedido.

Advogado é ferido a tiros em Sobral

Um advogado criminalista foi baleado em um atentado ocorrido no Centro de Sobral, distante 240Km de Fortaleza, no fim da noite da última terça-feira (13). De acordo com a Polícia, a hipótese mais provável é que Lintor Torquato tenha sido vítima de uma tentativa de homicídio, mas ainda não há confirmação sobre a motivação do crime. 
Conforme o delegado municipal de Sobral, Márcio Luiz Ferreira, o advogado Lintor Torquato estava chegando em casa quando foi abordado por dois homens. O advogado foi levado para aSanta Casa de Misericórdia de Sobral, onde passou por um procedimento para a retirada de um projétil que estava alojado na virilha. Um outro tiro atingiu o braço da vítima. Segundo informações da unidade de saúde, o paciente não corre risco de morte por conta dos ferimentos.
O presidente do inquérito disse que aguarda a recuperação da vítima para obter as declarações dele sobre o episódio. Segundo o titular da Delegacia de Sobral, a princípio, o crime não temcaracterísticas de um assalto. A Polícia informou que está em busca dos suspeitos. 
Fonte: DN

Roberta Sá, Karol Conká e Criolo estão entre as atrações do carnaval de Fortaleza

carnaval
Criolo, Karol Conká e Roberta Sá estão entre as atrações do carnaval de Fortaleza
O pré e o carnaval de Fortaleza tiveram suas atrações confirmadas pela Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor) na tarde desta quarta-feira (14). Nomes como a sambistaRoberta Sá e os rappers Criolo Karol Conká farão parte dos shows oficiais do carnaval no aterrinho da Praia de Iracema. Roberta Sá já trouxe o seu samba para o carnaval de Fortaleza em 2011, assim como se apresentou no "Giro Cultural" que marcou a inauguração do Centro de Eventos do Ceará em 2012. Criolo também fez parte do "Giro" e seu último show na cidade foi em 2013, no Centro Dragão do Mar. Karol Conká se apresentou pela primeira vez na capital cearense em 2014 e, deste vez, deve apresentar novidades como o single "Tombei".

Ceará é goleado pelo Palmeiras e se despede da Copa São Paulo

A campanha do Ceará na Copa São Paulo de Futebol Júnior chegou ao fim. Invicto na primeira fase, o Vovô perdeu por 5 a 0 para o Palmeiras, nesta quarta-feira (14), debaixo de forte chuva no estádio Limeirão, em Limeira-SP, e foi eliminado na segunda fase do torneio sub-19.
Superior na partida, o Verdão abriu o placar logo no primeiro tempo com o atacante Gabriel Jesus, aos 26 minutos. Ainda na primeira etapa, o Alvinegro perdeu o zagueiro Rômulo, que foi expulso. 
Com um jogador a mais, o time paulista dominou as ações e ampliou na etapa final com o lateral-esquerdo Guilherme, em cobrança de falta e falha do goleiro Felipe. O volante Matheus Salese os atacantes Gabriel Leite e Gabriel Jesus também marcaram e decretaram o placar.
Na primeira fase da competição, o Ceará empatou com o Gama-DF e bateu Monte Azul-SP eFerroviária-SP. Essa foi a segunda vez que o Alvinegro conseguiu chegar à segunda fase do torneio - a primeira foi em 2014.
Classificado, o Palmeiras enfrentará o Ituano pelas oitavas de final da Copinha.
Fonte: DN

Novo ‘Facebook At Work’ permite às empresas criar suas próprias redes sociais.

Aspectos de tela do Facebook At Work Foto: DivulgaçãO
RIO - O Facebook lançou nesta quarta-feira e está começando a testar com alguns parceiros o Facebook at Work, uma ferramenta empresarial de redes sociais. O app estará visível nas lojas para iOS e Android e acessível somente a parceiros-piloto.
O Facebook at Work é uma experiência separada do Facebook e que dá aos funcionários de empresas a possibilidade de se conectar e colaborar de modo eficiente usando as ferramentas do Facebook — muitos deles que já usam o News Feed, Grupos, mensagens e eventos. Funcionários podem ficar em contato uns com os outros da mesma maneira que estão em contato com amigos e familiares no Facebook convencional.
O Facebook at Work oferece um visual familiar, parecido com o do Facebook e tem as mesmas ferramentas. O novo sistema foi criado para ser utilizado exclusivamente em uma empresa, ou seja, as informações dos funcionários que estão na plataforma estão seguras, são confidenciais e totalmente separadas de seus perfis pessoais no Facebook.
A informação compartilhada entre funcionários está acessível somente para pessoas dentro da empresa em que trabalham. O Facebook at Work está disponível na Apple Store e na loja de apps do Android. Com o teste, o Facebook espera ter feedbacks dos parceiros-pilotos para fazer o melhor produto possível para eles e para os funcionários das empresas.
De acordo com o “TechCrunch”, os empregadores podem criar logins separados para os funcionários para usarem com suas contas no Work. Os usuários, por sua vez, podem “linkar” suas contas no Work com seus outros perfis de modo a acessar tudo em um só lugar.
O produto coloca o Facebook no mesmo patamar do app Yammer (Microsoft), Slack, Convo, Socialcast, e um grande número de outros que estão tentando ocupar o espaço das “redes sociais empresariais”. Mesmo o LinkedIn convenientemente “deixou escapar” na noite anterior que também estaria desenvolvendo um produto para colegas de trabalho se comunicarem e compartilharem conteúdo.
Lars Rasmussen, diretor de engenharia da Facebook, que está dirigindo os trabalhos, já esteve à frente de um ousado projeto que fracassou — o Google Wave.
“Estamos colocando o aplicativo nas lojas de aplicativos para que possamos começar a testar o produto”, disse Rasmussen em uma entrevista.
Na verdade, o Facebook já vinha testando o serviço com “um conjunto muito pequeno” de empresas externas ao redor do mundo, diz Rasmussen. O momento atual é apenas o próximo passo no processo. O objetivo, inicialmente, serão as empresas com 100 ou mais empregados. Um outro produto já existente, o Facebook Groups, já é utilizado por organizações de menor porte.
Ainda há um grande número de perguntas no ar com respeito ao projeto, considerando que ele está apenas começando nesse novo universo de usuários. O Facebook ainda tem que esmiuçar aspectos externos, por exemplo, como pode o app ser precificado, se vai rentabilizar o serviço através de anúncios, ou como funcionarão aplicativos de terceiros. Por enquanto, a Facebook Platform foi desativada no produto de trabalho, ou seja, não há anúncios ou apps. Mas Rasmussen não descarta a possibilidade de, no futuro, o app passar a ser cobrado.

Mulher corta pênis do marido e joga no triturador

Catherine Kieu Becker em foto sem data divulgada pelo Departamento de Polícia de Garden Grove (Foto: Garden Grove Police Dept. / AP)Catherine Kieu Becker em foto sem data divulgada
pelo Departamento de Polícia de Garden Grove
(Foto: Garden Grove Police Dept. / AP)
Uma mulher de 48 anos foi presa na Califórnia por cortar o pênis do marido e colocá-lo no triturador, após sedar a vítima, informou a polícia nesta terça-feira.
Catherine Kieu Becker, que segundo a polícia amarrou o marido na cama para cortar seu pênis, vivia em Garden Grove, sudeste de Los Angeles, e estava em processo de divórcio.
Após mutilar o marido, Kieu Becker telefonou à polícia e disse que o homem "merecia" o castigo, revelou o porta-voz da polícia Jeff Nightengale.
"Os policiais chegaram e descobriram o homem amarrado na cama, ensanguentado (...). A mulher, que revelou ser sua esposa, usou uma droga não identificada na comida para fazê-lo dormir".
"Foi amarrado na cama e quando despertou, teve o pênis cortado com uma faca. Depois ela atirou o pênis no triturador e partiu".
Os policiais recuperaram partes do pênis, mas ainda não há informação sobre uma possível reconstituição.
O homem, de 51 anos, está hospitalizado em estado grave.
Fonte: G1

Nova edição do jornal satírico 'Charlie Hebdo' se esgota das bancas em minutos

Charlie Hebdo
Várias filas foram feitas nas bancas para adquirir a nova edição do jornal
REUTERS
A edição desta quarta-feira (14) do semanário satírico francês Charlie Hebdo, que tem 3 milhões de exemplares e sai em mais de 20 países, com versões em cinco línguas, incluindo o árabe e o turco, se esgotou minutos após a abertura das bancas de jornal. A edição é traduzida em inglês, espanhol e árabe, na versão digital, e em italiano e turco, na versão em papel.
aumento da tiragem deve-se ao fato de a distribuidora MLP (Messageries Lyonnaises de Presse) ter recebido grandes encomendas, não só da França mas também de outros países, depois do atentado de quarta-feira passada (7) à redação do jornal.
As edições anteriores do Charlie Hebdo tinham tiragem de 60 mil exemplares, metade dos quais era vendida em bancas.
A edição de hoje, preparada pelos sobreviventes do ataque terrorista, traz na capa umacaricatura de Maomé, com lágrima no olho, segurando um papel com a frase Je suis Charlie, e o título 'Tudo está perdoado'. A frase Je suis Charlie foi utilizada por milhões de pessoas que se manifestaram em defesa da liberdade de expressão.
Os escritórios do semanário no centro de Paris foram atacados na quarta-feira pelos irmãos Said e Cherif Kouachi, dois jihadistas franceses, que mataram 12 pessoas, como vingança contra a publicação de cartuns de Maomé.
Os dois irmãos foram mortos pela polícia dois dias depois, nos arredores da capital francesa.
Os autores do ataque disseram ter “vingado o profeta” Maomé, que teve caricaturas publicadas no jornal em diversas ocasiões.
Críticas
A nova capa do jornal satírico foi alvo de críticas pelas autoridades muçulmanas e não foi consenso entre toda a imprensa.  Alguns jornais ao redor do mundo optaram por mostrar a capa, como por exemplo, o "Guardian", o "Le Monde", o "Libération", o "Washington Post" e o "Wall Street Journal". Entre os que não mostraram a capa está o "New York Times". Já as redes de televisão BBC e ABC australiana mostraram a capa rapidamente e alertaram para o teor das imagens.
O principal clérigo do Egito, Shawqi Allam, disse que atitude retratar o profeta Maomé era um ato racista e que incitaria o ódio e revoltaria os muçulmanos ao redor do mundo.
Fonte: DN

A mais nova Paróquia do Ceará: São José Operário

araturi2

O próximo dia 8 de fevereiro será de festa para a Igreja de São José Operário, que oficialmente passará a ser Paróquia da Arquidiocese de Fortaleza tendo como seu primeiro Pároco o Padre Josileudo Queiroz, tomando posse com a presença de Dom José Antônio Aparecido Tosi, Arcebispo de Fortaleza.
Esta é a Paróquia a qual serve a Banda Luminus mensalmente na liturgia e que até então era Área Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres em Caucaia. A Igreja, que breve iniciará também um processo de reforma vem desenvolvendo muito seus trabalhos paroquiais, com a criação de pastorais, construção de casa paroquial e a realização de grandes eventos, como a festa de padroeiro e encontrão do terço dos homens.
Dentre a programação da Paróquia, Adoração ao Santíssimo todas as quintas-feiras às 19h, Santa Missa com vasta programação semanal e diversos grupos e pastorais, muitos deles acolhendo também a juventude. A Paróquia tem uma página na rede social facebook, onde informa e forma seus fiéis e interessados em conhecer seus trabalhos.
Serviço
Paróquia de São José Operário
Missa de Elevação – 08 de fevereiro – 8 horas da manhã
Endereço – Av. Central Oeste, 55 – Conjunto Araturi – Caucaia/CE.

Alívio: Governo Federal libera recursos da Saúde para os municípios

Recursos SaúdeO Governo Federal começou a liberar nesta terça-feira (12) as transferências de recursos para a Saúde. O Fundo Nacional de Saúde (FNS) começou hoje a repassar os recursos financeiros aos programas federais do Piso da Atenção Básica Variável (PAB Variável) e também o restante de 30% do valor dos blocos da Média e Alta complexidade.
Os repasses estavam com dez dias de atraso, prejudicando os municípios brasileiros. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, foram encaminhados ofícios ao Ministério da Saúde solicitando as razões dos atrasos constantes nos repasses da atenção básica. A medida obteve resultado com a liberação dos recursos. Segundo a CNM, os municípios estão fazendo uso do subfinanciamento, gastando em média 22% de suas receitas para a área de saúde, quando a Constituição determina percentual de 15%.

Cid estaria de malas prontas para o PL

O ex-governador e Ministro da Educação, Cid Gomes, estaria de malas prontas para desembarcar no Partido Liberal (PL), sigla articulada pelo Ministro das Cidades e ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD). A informação está em uma reportagem do Jornal O Estado de São Paulo. Cid se filiou ao PROS em 2013, rompendo com o PSB que tinha como projeto lançar o então Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, à Presidência da República. Cid optou pela aliança com o PT e, como contrapartida da lealdade a presidente Dilma Rousseff, recebeu o Ministério da Educação.
O PL está sendo recriado e, dentro de 40 dias, terá o seu registro solicitado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  No Ceará, a sigla está sendo articulada pelo advogado e presidente regional do PSD, Almicy Pinto. O PL seria uma segunda sigla dos irmãos Ferreira Gomes no Ceará, mas, se confirmada a saída de Cid e Ciro do PROS, o Partido Liberal nascerá na Assembleia Legislativa com mais de 15 deputados estaduais. Além dos parlamentares eleitos pelo PROS, o PL irá atrair deputados de outras legendas, como o PMDB e Solidariedade.
De acordo com a reportagem da Agência Estado, Cid está desconfortável no PROS e busca um novo caminho partidário. O mesmo destino seria adotado pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, pelos deputados estaduais e federais eleitos pelo PROS, além de mais de 70 prefeitos. De acordo com informações de bastidores, Cid gostaria de ir para o PT, mas encontra obstáculos como a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. Eleita deputada federal, Luizianne é inimiga política do ex-governador desde as eleições de 2012.
ISOLAMENTO
De acordo com a reportagem do Jornal O Estado de São Paulo, ‘’isolado no PROS, o ex-governador do Ceará e ministro da Educação, Cid Gomes, começou a buscar alternativas políticas para si próprio e seu grupo, um ano após se filiar ao partido’’.  Embora tenha preferência por legendas de esquerda, Cid foi sondado a integrar o Partido Liberal (PL), sigla que está sendo recriada pelo ministro das Cidades e presidente licenciado do PSD, Gilberto Kassab.
Cid Gomes não vem se sentindo à vontade no PROS. No ano passado, a cúpula do partido boicotou a indicação do então governador para comandar o Ministério da Integração Nacional. Agora, na reforma ministerial, a Executiva Nacional da legenda divulgou uma nota pública afirmando que Cid é uma “escolha pessoal” da presidente Dilma Rousseff e não do partido.
Desde o dia 1º, o ex-governador cearense ocupa uma das mais importantes pastas da Esplanada dos Ministérios, a da Educação. Ao lado de Kassab, Cid também age nos bastidores para garantir apoio no Congresso ao Palácio do Planalto no intuito de mitigar a dependência do governo em relação ao PMDB. A dupla entrou em ação para defender a eleição do petista Arlindo Chinaglia (SP) para presidente da Câmara contra o candidato do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), desafeto de Dilma.
Devido à proximidade de Cid Gomes com o PT chegou a ser cogitada a ida dele para o partido. Cid é próximo do deputado federal José Guimarães (PT-CE), um dos vice-presidentes petistas, e do novo governador do Estado do Ceará, Camilo Santana (PT), que foi escolha pessoal dele para sucedê-lo.
Mas o ministro enfrenta resistência de setores ligados à ex-prefeita de Fortaleza e hoje deputada federal eleita, Luizianne Lins, uma das principais lideranças petistas no Estado. “Não existe essa possibilidade (de Cid ir para o PT)”, descartou um dirigente nacional do partido.
Aliado de Kassab e fundamental no processo de criação do PSD, Cid ainda discute a possibilidade de se incorporar ao PL, cujo pedido de formalização no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve ser protocolado até março. Cid deixou claro que quer manter a “aliança estratégica” com Kassab, não necessariamente na mesma legenda. “Ele quer algo mais à esquerda”, resumiu um dirigente do PSD.
Ainda assim, o atual partido de Kassab poderia ser uma guarita para Cid Gomes. O presidente do PSD do Ceará, Almircy Pinto, afirmou que a legenda no Estado está de portas abertas para o ministro. “O Cid é um político que enobrece qualquer partido que vá. Teríamos alguns problemas internos de acomodação, mas em política tudo se resolve”, afirmou.
Oficialmente, o ministro não externou a dirigentes do PROS qualquer intenção de deixar a legenda. Há uma semana, Cid conversou com lideranças do partido, como o presidente Eurípedes Junior e o líder da bancada na Câmara, Givaldo Carimbão (AL), que, por sua vez, deram o episódio como superado.
“Queríamos que (a escolha para o ministério) tivesse o nosso aval, mas ela (Dilma) não ligou para a gente. Não temos raiva, rancor ou ódio, mas reiteramos que o Ministério não é do PROS”, disse Carimbão. A reportagem não conseguiu contato com Cid para comentar seu futuro partidário.
O destino de Cid Gomes deve alterar o caminho de outros aliados políticos, como o ex-ministro e deputado federal eleito Leônidas Cristino e prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Se Cid deixar o PROS, os dois e o restante do seu grupo político devem segui-lo.

Conta de luz fica mais cara a partir de março

conta de luz
O presidente da Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), Nelson Leite, disse ontem 913/01), que praticamente todas as empresas de distribuição de energia devem pedir ao governo para realizar um reajuste extraordinário em suas tarifas. Esse aumento, segundo ele, deve começar a ser percebido pela população em março. “Eu acredito que todas deverão pedir, a não ser a empresa que tenha reajuste extraordinário em fevereiro, essa não vai precisar”, afirmou.
A declaração foi dada após reunião com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, quando Leite anunciou que o consumidor brasileiro deve sentir no bolso as novas e mais pesadas tarifas de eletricidade a partir das contas de luz do mês de março. O executivo lembrou que, no próximo dia 20 de janeiro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abrirá consulta sobre os critérios para o reajuste extraordinário das tarifas, que deve ocorrer em fevereiro.
“A conta de luz de março já trará os novos valores. Cada empresa apresentará um pedido de reajuste, baseado nos critérios que devem ser aprovados agora em janeiro. Será um porcentual diferente para cada distribuidor”, reafirmou.

Maioria dos demitidos pode perder seguro-desemprego com nova regra de acesso


Cerca de 63% dos trabalhadores demitidos sem justa causa poderão perder o seguro-desemprego por causa da nova regra de acesso ao benefício, que aumenta o prazo de carência para a concessão de seis para 18 meses.  Essa estimativa foi feita pelo jornal Valor Econômico com base em dados do Caged (Cadastro Geral de empregados e desempregados), envolvendo 10,8 milhões de demitidos entre janeiro e novembro de 2014.

O limite de no mínimo seis meses de tempo de trabalho, da legislação anterior, excluia 21,5% dos demitidos. Segundo o professor Carlos Alberto Ramos, da Universidade de Brasília, os resultados refletem as características de uma economia com alta rotatividade no mercado de trabalho, no qual o tempo médio de permanência no emprego é de três anos.


A mudança atingirá principalmente os mais jovens, que mudam de emprego com maior frequência até se estabelecerem no mercado de trabalho. Para se antecipar a possíveis pressões de sindicatos por mudanças nas novas regras, o ministro do Trabalho, Manoel Dias, convocou as centrais sindicais para uma reunião no próximo dia 29.


A ideia é ter um diagnóstico do impacto da medida e, se for preciso, discutir ajustes. Técnicos do Ministério do Trabalho deverão apresentar a versão do governo sobre esse impacto. 


Fonte: CN7

Capitão Wagner lamenta morte de policial assassinado no bairro Conjunto José Walter


Fonte: Facebook do Capitão Wagner. 
O deputado estadual eleito Capitão Wagner (PR) lançou, há pouco, nota de pesar sobre a morte do soldado Samuel Rodrigues Tabosa, assassinado, na manhã desta quarta-feira (14), no bairro Prefeito José Walter, quando voltava do trabalho, em Maranguape.

O policial militar foi abordado por uma dupla de assaltantes, levou dois tiros na cabeça e morreu ainda no local. Os suspeitos fugiram em um carro do tipo Corsa Classic branco.

Samuel Rodrigues Tabosa foi o primeiro PM assassinado em 2015. Segundo levantamento da Associação de Cabos e Soldados Militares do Ceará, no passado, foram registrados 12 homicídios; em 2013, 18 casos; e, em 2012, 17 casos.

Em publicação no Facebook, a assessoria do Capitão Wagner falou sobre os sentimentos de "angústia" e de "dor" diante do "ataque covarde" que vitimou o SD Rodrigues.

Leia a íntegra da nota de pesar lançada pela assessoria do Capitão Wagner:  

É com o sentimento de angústia e de dor que o Capitão Wagner manifesta-se sobre o falecimento do SD Rodrigues, lotado na Cia de Maranguape, vítima de ataque covarde, no momento em que chegava em sua residência. Infelizmente, uma briga que estamos perdendo para a bandidagem. Está na hora de nos blindar, de blindar o cidadão de bem, para que possamos fortalecer o Estado e a Vida.

Fica registrado nosso luto e desejo de força a toda Família PMCE e consanguíneos do Sd Rodrigues.

(Assessoria)


Fonte: CN7

Ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró é preso pela Polícia Federal


A Polícia Federal (PF) prendeu, nas primeiras horas da madrugada de hoje (14), o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, quando o executivo desembarcava no Riogaleão - Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, procedente de Londres, na Inglaterra.

Cerveró passou toda a madrugada em uma sala especial determinada pela PF nas dependências do terminal, de onde seguiu de avião para Curitiba, onde estão presos outros acusados de participar da Operação Lava Jato.

Em nota divulgada na madrugada, o Ministério Público Federal (MPF) informou que foi cumprido mandado de prisão preventiva do executivo, uma vez que havia indícios de que ele “continua a praticar crimes e a transferir bens a seus familiares”.

Durante a madrugada, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa de Cerveró e de parentes. Informações obtidas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) indicavam, entre outros pontos, que o executivo tentou transferir para sua filha R$ 500 mil, em uma operação em que perderia soma considerável de dinheiro, além de imóveis adquiridos com recursos de origem duvidosa e por valores abaixo dos praticados no mercado.

Na avaliação do MPF, a custódia cautelar foi necessária para “resguardar a ordem pública e econômica e para evitar a continuidade dos crimes que vinham sendo praticados pelo ex-dirigente".

Nestor Cerveró foi denunciado pelo MPF em dezembro, por lavagem de dinheiro e corrupção ativa, quando passou a réu no processo da Operação Lava Jato, juntamente com o doleiro Alberto Youssef, com Fernando Antonio Falcão Soares, que seria o operador do PMDB no esquema, além de empresários de várias empreiteiras que tinham contratos com a Petrobras.

Ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Cerveró foi apontado pelo ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa, em acordo de delação premiada, como um dos principais beneficiados no esquema de propina que envolveu a compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos – negócio que teria gerado prejuízos de US$ 792 milhões à estatal.

Fonte: Agência Brasil. 

Fonte: CN7

Cid admite que ensino público não é bom e diz que 'não dá para camuflar' números


O ex-governador e atual Ministro da Educação admitiu, ao jornal O Estado de São Paulo, nesta quarta-feira (14), que o resultado do Enem 2014 foi insatisfatório. "Não dá para a gente fugir, camuflar ou tentar dizer que o ensino público brasileiro é bom. O Ensino público está muito aquém do que seria o desejado, para isso estamos aqui", afirmou.

Nesta edição, a média dos alunos concluintes do ensino médio em matemática foi de 476,6 pontos, 7,3% menor que a de 2013. Já em Redação, o resultado foi ainda pior: média de 470,8 pontos, 9,7% abaixo da anterior, com destaque para os 529 mil alunos que zeraram o texto. Apenas 250 notas máximas foram alcançadas.

Tema pouco debatido

Uma das explicações para a queda no resultado em Redação pode ter sido o tema da prova. Enquanto em 2013 foi abordada a lei seca, a edição de 2014 propôs discorrer sobre questões éticas associadas à publicidade infantil. "A lei seca foi uma questão muito debatida, discutida. O tema de agora não teve o grau de discussão que aconteceu como o de 2013", explicou Cid.

Versão online

Cid Gomes evitou comentar sobre prazos para aplicação do Enem online, nos moldes do SAT e Toeft americanos. O ministro ainda comentou que o poder público tem limitações e ainda precisa ampliar o banco de questões. "Se tiver 8 mil para tudo talvez é muito. Precisamos, no mínimo, de uns 40 mil".

Ideb

"O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é efetivamente o indicador que o MEC tem como oficial para ser o termômetro das políticas públicas. Penso em incluir o Enem como parte desses indicadores pelo simples fato de que ele é anual, o Ideb é bianual"

Enem 2014

O Enem 2014 teve 8,7 milhões de inscritos, superando a expectativa do Ministério, e 2,4 milhões de abstenções registradas.

Resultado positivo

Os estudantes concluintes tiveram resultados melhores que em 2013 em Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, com variações positivas em 2,3%, 5,4% e 3,9%. No quadro geral, a média de 2014 ficou em 499 pontos, frente aos 504,3 pontos da edição anterior.


Fonte: CN7

Com participação de Tirullipa, Forró Sacode lança clipe de “Shineray”

Tirullipa e Tony Guerra são os protagonistas do clipe (Foto: Reprodução)
Tirullipa e Tony Guerra são os protagonistas do clipe (Foto: Reprodução)
Grande aposta de Tony Guerra para bombar com o Forró Sacode noCarnaval, o hit “Shineray” ganhou um clipe pra lá de bem humorado. Gravado com a equipe do humorista Tirullipa, o videoclipe, divulgado na última terça-feira (13), ainda teve a participação especial do deputado Tiririca.
A música conta a saga de um filho em busca de convencer à mãe e à avó para o ajudar a conseguir R$ 3 milpara comprar uma motocicleta da marca Shineray. Também participaram da gravação a vlogueira cearense Camilla Uckers e a “webcelebridade” Fabinho “Sofrência”.
Assista ao clipe:
Fonte: DN

Começa a valer nova regra para o recebimento de pensão por morte


Passa a valer, a partir desta quara-feira (14), uma das novas regras para a pensão por morte, anunciadas pelo governo em dezembro de 2014. A partir de agora, é exigido o tempo mínimo de dois anos de união estável ou casamento para que o cônjuge possa receber o benefício. Antes, não havia o período mínimo de carência. 
 
A exceção é para os casos em que o óbito do trabalhador ocorra em função de acidente que tenha ocorrido  depois do casamento ou início da união estável. A mudança também não irá afetar os casos em que o cônjuge for comprovadamente incapaz de exercer atividade remunerada para garantir seu sustento. 
 
As outras mudanças anunciadas pelo governo federal para o pagamento da pensão por morte começam a valer no dia 1º de março. As alterações só atigem os novos beneficiários. Os que já recebiam as pensões de acordo com as antigas normas não irão ser afetados.  
 
289 mil devem continuar recebendo pensões 
 
Conforme havia noticiado o Diário do Nordeste, apesar das novas normas, 289 mil cearenses devem ter seus benefícios mantidos
 
As modificações relativas à pensão por mortem também incluem o novo cálculo do benefício, que estipula a redução do atual patamar de 100% do salário de benefício para 50% mais 10% por dependente. Passará a não ter direito à pensão o condenado pela prática de crime doloso que tenha resultado na morte do segurado. 
Fonte: DN

Empresário achado morto passou a noite usando drogas, afirma russa

Dealberto
As circunstâncias da morte de Dealberto ainda estão sob mistério
REPRODUÇÃO FACEBOOK
Ekaterina Vasileva
Ekaterina disse que já prestou depoimento à polícia mexicana
REPRODUÇÃO FACEBOOK
As investigações sobre a morte do brasileiroem cirscuntâncias misteriosas no México continuam. Em entrevista ao site da revista VEJA, a "russa"Ekaterina Vasileva, citada em áudio do Whatsapp pelo brasileiro encontrado morto em Playa Del Carmen,Dealberto Jorge Silva, disse que o empresário teria passado a noite anterior inteira consumindo drogas e álcool.
A moça se comunicou com o site da revista VEJA através de mensagens e contou sobre as horas que teria passado com Dealberto antes de sua morte. Segundo ela, os dois se conheceram através de um amigo em comum, que trabalha como DJ em casas noturnas e, além disso, declarou que não sabe porque o catarinense poderia estar ameaçadopor ela. "Não tenho ideia do por que disso. Estava tudo bem até a hora em que fui embora", afirmou.
Ekaterina acredita que, provavelmente, o áudio foi gravado enquanto Dealberto ainda estavasob efeito de ecstasy, que ele teria consumido a noite inteira com ela e com o irmão em uma festa de música eletrônica. Ela afirmou que o viu pela última vez na tarde de sábado (10), também a última vez que o rapaz teria entrado em contato com os amigos. 
OUÇA O AÚDIO QUE DEALBERTO MANDOU PARA OS AMIGOS:
Sobre possíveis relações ou ter feito sexo com algum dos irmãos, a russa nega. Ela afirma que não estava sozinha com Dealberto e sim acompanhada do irmão dele, Fernando da Silva, e dos amigos, Rômulo Savignon e Marília Pompeu Caputo. A moça disse que os amigos seguiram para uma festa no clube noturno Blue Parrot  e se separaram em seguida. "Saímos a sexta-feira toda. Eu fui com Fernando a uma discoteca e Dealberto foi com Rômulo a outro lugar. Depois, fomos todos ao hotel onde estavam hospedados", diz. Logo depois ela teria ido embora. 
Até o momento não se sabe o que dealberto fez entre as 15h de sábado e às 0h20 de domingo, quando foi encontrado morto. As autoridades policiais mexicanas, que conduzem as investigações, acreditam que Dealberto caiu acidentalmente da altura de cerca de 10 metros de um prédio em Playa Del Carmen, ao sul de Cancún, no México. O local fica próximo de onde o empresário estava hospedado, o Hotel Reina Roja. A polícia também aguarda os resultados do exame toxicológico para verificar se ele realmente havia consumido algum tipo de droga.
Segundo algumas testemunhas, que não foram identificadas, o empresário teria se desequilibrado ao tentar pular do topo do edifício para a sacada de seu quarto.
"Não sei quanto ecstasy eles tomaram. Comigo tomaram metade cada um e, depois de uma hora, outra metade. Eles tomaram vodka e eu, rum. O comprimido era de cor azul escura, diferente do ecstasy vendido na Europa", conta Ekaterina ao dizer que também teria ficadoparanóica após o consumo de drogas, chegando a achar que Marília estava desaparecida para depois ir a uma delagacia prestar queixa do sumiço. Para ela, Dealberto também deve ter sentido algum efeito parecido. Segundo o advogado Fernando Girolla,  após o áudio enviado pelo Whatsapp um contato com ele teria sido feito por familiares, no qual constatou-se que estava tudo bem até então.
A moça afirma que é hostess na casa noturna Cipriani, em Ibiza, na Espanha, e estaria de férias no México com o namorado turco que teria conhecido na cidade onde trabalha. O rapaz teria visto ela junto dos amigos na festa do clube Blue Parrot, mas Ekaterina não sabe afirmar se ele seria capaz de fazer algo violento por ciúmes.  "Não o conheço tão bem a ponto de dizer isso, mas não presenciei nenhuma briga." Durante a troca de mensagens Ekaterina enviou suageocalização para a VEJA, mostrando que ainda está no local e reafirmando que já havia prestado depoimento à polícia. Além disso, ela reclamou de estar tendo acesso àsinvestigações.
O irmão de Dealberto, Fernando da Silva, era considerado como desaparecido, mas entrou em contato com a família nesta segunda-feira (12). Por enquanto, a família tenta trazer Fernando e o corpo de Dealberto ao Brasil.
Fonte: DN

Depois de reclamarem de água, moradores descobrem corpo de mulher em tanque

Carmen
A investigação se encaminha para o esclarecimento do término de um relacionamento da psicólogo
FOTO: REPRODUÇÃO THE MIRROR
Um corpo de uma mulher desaparecida foi encontrado boiando em um tanque de tratamento de água na Cidade do México. O corpo, encontrado depois que moradores reclamaram do gosto estranho da água, era da psicóloga Carmen Yarira Noriega Esparza, 27, e estava em estado avançado dedecomposição.
A mulher, que queria ser apresentadora de TV, foi vista pela última vez em fevereiro de 2014 ao deixar a academia onde malhava. Depois da descoberta, familiares se revoltaram com a demora dos oficiais em encontrar o corpo, enquanto moradores se indignaram por terem consumido água com os restos mortais de Carmen por onze meses.
Anteriormente se acreditava que Carmen teria sido sequestrada por uma quadrilha envolvida com escravidão sexual, mas agora a investigação se encaminha para o esclarecimento dotérmino de um relacionamento que a psicóloga tinha com um executivo.
"O corpo dela foi levado ao Instituto de Ciências Forenses onde um exame determinará a exatacausa da morte", disse um policial ao jornal britânico The Mirror.
Fonte: DN