Buscar

12 janeiro 2015

CBF divulga tabela detalhada da Copa do Brasil 2015


A CBF divulgou na tarde desta segunda-feira (12) a tabela detalhada da Copa do Brasil 2015. Os três representantes cearenses jogam todas as partidas em dias diferentes e estreiam jogando na casa do adversário.

O primeiro cearense a jogar na Copa do Brasil é o Icasa. No dia 04 de março, o Verdão do Cariri vai até Tucuri, no Pará, enfrentar o Independente. A partida está marcada para o estádio Navegantão, às 19h30. O jogo da volta, caso haja, será no Estádio Romeirão, dia 19 de março, no mesmo horário.

No dia primeiro de abril é a vez do Ceará largar na competição. O Vovô vai encarar o Confiança em Sergipe, no estádio Lourival Baptista. O horário também está marcado para às 19h30. Se houver jogo da volta, será na Arena Castelão, dia 15 de abril, também às 19h30.

O Fortaleza é o último representante cearense a começar na Copa do Brasil. O Leão joga dia 02 de abril, em Teresina, no estádio Alberto Silva, às 19h30. Se o tricolor não eliminar o jogo da volta, este acontecerá dia 16 de abril, às 19h30, na Arena Castelão.

Vale lembrar que uma vitória fora de casa por dois gols ou mais de diferença elimina o segundo jogo.

* Com informações da FCF
 


Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=23774

Polícia procura falso médico contratado pela UPA de Quixadá


A Polícia Militar está procurando um falso médico que realizava atendimentos na UPA de Quixadá, no Sertão Central do Estado.

Ele foi descoberto por uma paciente, atendida na manhã deste domingo, 11, que o reconheceu como sendo, na verdade, um enfermeiro do município de Horizonte, identificado apenas como Hildenes.

Ao perceber que havia sido descoberto, o falso profissional empreendeu fuga do local. Ele se passava pelo Dr. Diego Lopes e Silva, inclusive utilizando carimbo com o número de registro no Conselho Regional de Medicina do verdadeiro médico.

Ainda não há informações sobre quantas pessoas foram atendidas pelo falso médico e nem se ele comprometeu a saúde de algum paciente. A Prefeitura emitiu uma nota relatando os fatos conhecidos de todos, mas não explicou exatamente como foi enganada.

* Com informações do Monólitos Post


Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=23768

Todos os 184 municípios devem manter vacinação contra sarampo


A cruzada contra o sarampo continua no Ceará e a orientação do Ministério da Saúde é para que todos os municípios mantenham a vacinação das crianças de seis meses a menores de 1 ano de idade, até que a Coordenação Estadual de Imunizações informe sobre o fim do surto, o que só deverá acontecer após 90 dias do último caso da doença confirmado no Estado. Há 97 municípios com cobertura abaixo de 100% no Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC) e 21 que não realizaram o monitoramento. Fortaleza, que concentra 43,5% dos casos de sarampo no Estado, está vacinando de forma seletiva a população até 49 anos de idade que nunca foi vacinada contra a doença.

A vacina contra o sarampo é a única medida preventiva e a mais segura. É importante que o esquema vacinal esteja completo. A primeira dose deve ser aplicada aos doze meses de vida, com a vacina tríplice viral e, aos 15 meses, com a vacina tetra viral. Por conta do surto de sarampo no Estado, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação no Ceará para crianças a partir dos seis meses porque muitas delas não têm mais anticorpos maternos em níveis protetores e, até 1 ano de idade, não estão na faixa etária para a vacinação de rotina.

Há 15 anos não havia registro de caso de sarampo no Ceará. Após esse período, o primeiro caso foi registrado no dia 25 de dezembro de 2013. O Estado tem 634 casos confirmados da doença, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado,  no dia 5 de janeiro deste ano. O último caso confirmado ocorreu no dia 27 de dezembro de 2014 e há outros 71 casos em investigação.

Até esta segunda-feira, 12 de janeiro, o Ceará havia imunizado 629.506 crianças de seis meses a menores de cinco anos, com cobertura de 109,78% em relação ao público-alvo estabelecido no início da campanha, que foi antecipada no Estado por conta dos casos da doença registrados a partir de dezembro de 2013. A cobertura ultrapassa os 100% porque, ao longo da campanha antecipada e iniciada em fevereiro, houve crianças que entraram e saíram da faixa etária. Além de cumprir a meta, todos os municípios devem realizar o Monitoramento Rápido de Coberturas para garantir a homogeneidade da cobertura vacinal em todas as subfaixas etárias – 6 meses a menores de 1 ano, 1 ano, 2 anos, 3 anos e 4 anos a menores de 5. Em todo o Estado, 58 municípios atingiram 100% de cobertura no MRC. A Secretaria da Saúde do Estado orienta os municípios que não atingiram essa cobertura a realizarem varredura para identificar crianças ainda não vacinadas.

O Programa Nacional de Imunizações estabelece a meta de 95% da cobertura vacinal de forma homogênea em todas as localidades no município. Para avaliar e monitorar essa cobertura local, o Monitoramento Rápido de Cobertura deve ser realizado de forma sistemática, com articulação entre as equipes de vigilância epidemiológica e imunizações, agentes comunitários de saúde e Programa Saúde da Família (PSF). O MRC consiste em uma averiguação da situação vacinal das crianças com a verificação do cartão de vacina da criança. Esse trabalho é feito casa a casa, por meio de amostragem. A realização do MRC permite resgatar as crianças não vacinadas, ampliar as coberturas vacinais e melhorar a homogeneidade de coberturas vacinais no município e entre os municípios.


Quem continua vacinando contra o sarampo no Ceará

Faixa etária
6 meses a menores de 1 ano
6 meses a menores de 5 anos
12 meses – 1ª dose da rotina
15 meses – 2ª dose da rotina
Até 49 anos
MRC
Municípios

Todos

Municípios que não cumpriram meta de 95% de cobertura

Todos

Todos

Fortaleza

126 municípios com cobertura abaixo de 100%, os que não realizaram MRC ou não fizeram corretamente


* Com informações da SESA

USP oferece 5 cursos gratuitos a distância

USP oferece 5 cursos gratuitos a distância
Olá leitores!
A Universidade de São Paulo – USP oferece 5 cursos a distância gratuitos com a mesma qualidade dos cursos de nível superior e MBA, que são dados por professores da instituição. Os curso estão vinculados ao site Veduca.
Para quem não conhece o Veduca é um portal brasileiro de tecnologia cujo propósito é levar o ensino superior de qualidade a qualquer pessoa que se disponha a aprender.
Confira abaixo a relação dos 5 cursos gratuitos oferecidos pela USP:
Aprimore sua capacidade de liderança, aprenda a tornar processos mais eficientes e acelere o sucesso da sua carreira e da sua empresa. O conteúdo deste MBA é gratuito e aberto a todos. Oferecemos um programa pago de certificação, que inclui orientação individual e outros benefícios exclusivos.
  • Carga Horária: 360 horas, mais período de elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC)
  • Tempo de conclusão do curso: 
    Mínimo de 12 meses e máximo de 30 meses
  • Oferece material: Sim
  • Oferece certificado: Sim
A Matemática estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações. Um trabalho matemático consiste em procurar por padrões, formular conjecturas e, por meio de deduções rigorosas a partir de axiomas e definições, estabelecer novos resultados.
  • Total de aulas: 16 videoaulas
  • Carga Horária: 60 horas
  • Oferece material: Sim
  • Oferece certificado: Sim
Curso de Física Básica
Compreende o estudo e análise do movimento e repouso dos corpos, sua evolução no tempo e seus deslocamentos, sob a ação de forças, e seus efeitos subsequentes sobre seu ambiente.
  • Total de aulas: 25 videoaulas
  • Carga Horária: 60 horas
  • Oferece material: Sim
  • Oferece certificado: Sim
Envolve o estudo da estrutura e dos processos de governo, ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis. Abrange diversos campos, como filosofia, economia, geopolítica, administração, entre outros.
  • Total de aulas: 9 videoaulas
  • Carga Horária: 60 horas
  • Oferece material: Sim
  • Oferece certificado: Sim
Curso de Eletromagnetismo
Explica a relação existente entre a eletricidade e o magnetismo. Seu estudo possibilita o entendimento de uma variedade de instrumentos e coisas que fazem parte do nosso cotidiano. Baseia-se no conceito de campo eletromagnético, resultado do movimento de cargas elétricas.
  • Total de aulas: 20 videoaulas
  • Carga Horária: 60 horas
  • Oferece material: Não
  • Oferece certificado: Sim
Curso de Ética
A palavra Ética é usada nos mais diversos contextos, para justificar comportamentos, escolhas, condutas, valores morais. No entanto, a maioria das pessoas desconhece que o termo pode assumir diferentes sentidos. Conheça as definições de Ética segundo grandes pensadores, como Kant e Nietzsche e reflita sobre seus significados na atualidade.
  • Total de aulas: 13 videoaulas
  • Carga Horária: 60 horas
  • Oferece material: Sim
  • Oferece certificado: Sim
Em caso de dúvida, entre em contato – contato@veduca.com.br
Aproveite esta oportunidade.
Até logo!

UNESP oferece 70 cursos online gratuitos

UNESP oferece 70 cursos online gratuitos

Olá leitores!
A Universidade Estadual Paulista –UNESP, é uma universidade pública brasileira, com atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.
Considerada como uma das maiores universidades do Brasil e  disponibilizou uma série de cursos online gratuitospara que qualquer pessoa possam estudar de onde estiver. São cursos realizados através do Ensino a Distância – EAD, e que podem contribuir bastante na formação ou atualização profissional para as mais diversas carreiras existentes no mercado.
A Unesp Aberta é um ambiente de aprendizagem online e gratuito que oferece a oportunidade de formação e aperfeiçoamento em diversas áreas do conhecimento para pessoas com acesso a Internet no Brasil e no mundo.
No canal Unesp aberta são oferecidos cursos nas seguintes áreas
Todos os cursos são livres, qualquer pessoa pode fazer quantos cursos desejar.
Para ter acesso aos materiais, basta fazer um cadastro simples pelo site Unesp aberta, informando nome e e-mail. Depois de receber uma mensagem de confirmação, o interessado pode participar de qualquer curso disponível. As inscrições podem ocorrer a qualquer momento.
Os estudantes, têm a opção de mandar um e-mail para o professor que propôs a disciplina para tirar eventuais dúvidas. Enquanto o aluno está on-line, ele consegue ver quais outras pessoas estão acessando a plataforma naquele momento e é possível trocar mensagens com elas. Quando o aluno se sente apto, ele pode fazer exercícios de múltipla escolha sobre o conteúdo abordado e receber o resultado na hora.
Também, estão previstas as inclusões de versões em inglês e espanhol, bem como, a incorporação de recursos de acessibilidade como Libras e audiodescrição. O acesso ao material não dá direito a qualquer tipo de certificação de conclusão ou apoio educacional.
Aproveite!

Danilo Forte ressalta benefício do aumento do FPM para municípios


O deputado federal Danilo Forte (PMDB) ressaltou, na manhã desta segunda-feira (12), em entrevista ao Ceará News, os benefícios do aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), sancionado ainda em 2014, em 1%. Segundo o parlamentar, é necessário ainda discutir-se o Pacto Federativo sobre a divisão dos recursos gerados no País.

"78% de tudo que se arrecada no Brasil fica no Governo Federal e os municípios brasileiros estão sem poder cumprir suas obrigações, muitos deles com atrasos na folha de pagamento. Isso, lamentavelmente, devido a uma distorção do nosso pacto federativo, porque o exercício da cidadania se dá no município".

Ceará

O deputado ainda destacou os problemas enfrentados no Ceará devido ao atual quadro de estiagem. Para ele, o problema somente será resolvido com a finalização da transposição do São Francisco e com a construção do Cinturão das Águas.

Nesse ponto, Danilo disse estar esperançoso com o clima de diálogo pelo menos neste início do governo de Camilo Santana (PT). Porém, mesmo que haja diálogo, o deputado alerta para o quadro econômico complicado pelo qual passa o Brasil e pede por união entre partidos para  buscar soluções para crise.

Ouça a entrevista na íntegra.


Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=23757

Gestores devem prestar contas de investimentos feitos em educação


Gestores distritais, estaduais e municipais já podem prestar contas dos investimentos feitos em educação no ano passado. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizou a versão de 2014 do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) para que os dados sejam enviados pela internet. O prazo final para transmissão das informações é 30 de abril para os municípios e 31 de maio para os estados e o Distrito Federal.

Pela Constituição, os entes federativos devem investir no mínimo 25% do que arrecadam em educação. Quem não cumprir o prazo ou não conseguir comprovar o investimento mínimo fica inadimplente no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc) do governo federal. Com isso, deixa de receber recursos de transferências voluntárias da União e fica impossibilitado de firmar novos convênios com órgãos federais.

Por meio da prestação de conta no Siope, se o estado ou município não investir pelo menos 25% do orçamento, o FNDE envia, automaticamente, um comunicado aos tribunais de Contas estaduais e ao Ministério Público informando o não cumprimento da norma.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=23753

José Pimentel indicado para assumir 1ª vice-presidência do Senado


Enquanto os nomes que disputam a presidência da Câmara dos Deputados viajam pelo Brasil em
busca de apoio, no Senado Federal já está sendo articulada escolha de indicados para postos-chave.

O senador José Pimentel (PT-CE) é cotado para assumir a 1ª vice-presidência da Casa. Atualmente o parlamentar é líder do governo no Congresso.


Em 2014, figurou dentre os mais influentes na lista divulgada pela realizada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

Segundo a Folha de S. Paulo, o senador Humberto Costa (PT-PE) pode ser indicado como líder do partido.


Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=23754

Danilo Forte reforça disputa do PMDB por prefeituras em 2016


O deputado federal Danilo Forte (PMDB) reforçou, na manhã desta segunda-feira (12), em entrevista ao Ceará News, os planos do partido de lançar candidaturas para prefeito nos principais municípios cearenses, e se esquivou de boatos sobre se nome estar sendo cotado para a prefeitura de Caucaia: "está muito longe ainda, cada coisa ao seu tempo", disse.

O deputado explicou que desde as eleições de 2012 ele já vinha endossando uma participação mais direta do PMDB nas eleições. "O PMDB, pelo tamanho que ele tem, pela envergadura que ele tem e pelo próprio processo democrático, como, inclusive, desses municípios maiores que têm eleição em dois turno, quanto mais candidato lançar melhor", afirmou.

Confira a entrevista na íntegra:


Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=23759

Danilo Forte afirma que Brasil precisa 'arrumar a casa' para definir agenda


O deputado federal Danilo Forte (PMDB) afirmou, na manhã desta segunda-feira (12), que o Brasil está precisando "arrumar a casa". O parlamentar ressaltou a complicada situação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO): "O Brasil está tão desarrumado que estão cortando uma lei que não existe", criticou.

"Como é que nós vamos atender a uma lei que tem as emendas dos parlamentares que não renovaram seus mandatos e temos aí 208 deputados novos entrando na Câmara que vão querer fazer emendas para os seus municípios. Então, inevitavelmente, isso deverá trazer para o plenário da Câmara de novo essa discussão e, com certeza, isso ocasionará mudanças na Lei Orçamentária de 2015, mas, no entanto, o Governo já está fazendo corte numa lei que não existe. Nós precisamos arrumar a casa", explicou Danilo.

O deputado alertou também para a necessidade de se ter uma Câmara independente em relação ao Poder Executivo. Ele lembrou o caso do veto da presidenta Dilma Rousseff (PT) ao projeto de lei que criava novos municípios e à regulação da mídia, proposta pelo PT, que sofre forte oposição no Congresso.

"Em todos os municípios que se emanciparam nos últimos trinta anos, as pessoas vivem melhor, o exercício da cidadania se dá no município. Então também é uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que precisa ser feita, porque projeto de lei nós aprovamos dois no ano passado, e a presidenta Dilma vetou os dois projetos aprovados, inclusive o segundo, feito em acordo com o PT. Então agora nós vamos fazer agora uma emenda constitucional que não passa necessariamente pelo veto da presidenta do Poder Executivo", afirmou.

Liderança na Casa

Danilo Forte admitiu estar "feliz" por ter o nome "lembrado em relação a essa questão da liderança" do PMDB na Câmara. Caso o favoritismo do colega Eduardo Cunha (PMDB) seja confirmado na eleição da nova mesa diretora da Casa, o nome do cearense está cotado para assumir a liderança do partido.

Veja a entrevista na íntegra:


Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=23758

Morre o pai do cantor Leonardo

Faleceu, na madrugada deste domingo (11), Avelino da Costa (78), pai do cantor Leonardo. O idoso estava internado desde a última terça-feira (6) em um hospital de Goiânia-GO. Ele apresentava quadro de enfisema pulmonar.
Avelino era casado com Carmem Silva Costa, com quem teve oito filhos, entre eles, Leandro, que fazia dupla com Leonardo, e morreu em 1998, vítima de um câncer de pulmão. O corpo do idoso será sepultado no mesmo túmulo de Leandro.
O escritório artístico gerenciado por Leonardo, o Talismã Music, usou sua página do Facebook para dar a notícia do falecimento: "O céu hoje ganhou uma pessoa muito especial. Perdemos o #SrAvelino, pai do cantor @leonardocantor,Fátima,Carlos, Alessandro,Carmen,Mariana e Cida !! Deus conforte o coração de toda família".
A assessoria de Leonardo informou que o cantor está muito abalado. 

Falso médico atende pacientes na UPA de Quixadá

Um enfermeiro se passou por médico e realizou atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Quixadá, município a 168,6 km de Fortaleza. O suspeito, que era morador da cidade de Horizonte, chegou a trabalhar em plantões por cerca de uma semana e meia na unidade. Ele fugiu ao ser reconhecido por um paciente. 
De acordo com a administração da UPA de Quixadá, o falso médico não tinha vínculo com a prefeitura. O enfermeiro trabalhou nos plantões para substituir um médico que o indicou. 
Ainda segundo a UPA, a prefeitura da cidade pediu a documentação do profissional para contratá-lo, mas a demora na entrega do material despertou suspeitas. 
Fuga
Ao ser descoberto, o suspeito fugiu ainda de jaleco em um mototáxi. A polícia ainda não descobriu a localização do falso médico. 
A Secretaria de Saúde de Quixadá disse que o enfermeiro usava o carimbo com o nome de ''Dr. Diego Lopes e Silva'' e tinha, inclusive, o número do Conselho Regional de Medicina.
A recomendação da UPA é que os pacientes atendidos pelo falso profissional retornem à unidade para realizar novas consultas e evitem tomar os medicamentos recomendados pelo enfermeiro.
Fonte:  CNews

Mergulhadores recuperam caixa-preta de avião da AirAsia

AirAsia
As caixas-pretas tinham sido localizadas neste domingo (11), mas apenas uma delas foi recuperada nesta segunda-feira (12)
REUTERS
Mergulhadores da Marinha da Indonésiarecuperaram nesta segunda-feira (12) uma das caixas-pretas do avião da AirAsia que caiu há duas semanas, matando todas as 162 pessoas a bordo, informou uma autoridade do governo.
O voo QZ8501 perdeu contato com a torre de controle de tráfego aéreo em meio ao mau tempo em 28 de dezembro, com menos da metade de um voo de duas horas entre Surabaya, segunda maior cidade da Indonésia, e Cingapura.
"Às 7h11, tivemos sucesso em recuperar a parte da caixa-preta conhecida como gravador de dados do voo", disse Fransiskus Bambang Soelistyo, chefe da Agência Nacional de Busca e Resgate, em entrevista coletiva.
segunda caixa-preta do avião com as gravações de voz do cockpit foi localizada, com base em sinais emitidos por seu transmissor de emergência, mas ainda não foi recuperada, disse à Reuters Madjono Siswosuwarno, principal investigador do Comitê de Segurança no Transporte Aéreo.
As autoridades esperam que as caixas-pretas, localizadas perto dos destroços da asa do avião, revelem a causa do acidente. O centro nacional do clima do país disse que uma tempestade provavelmente foi um fator.
As caixas-pretas devem ser levadas para a capital, Jacarta, para serem analisadas, e pode demorar até um mês para se obter a leitura completa dos dados. As autoridades não forneceram detalhes sobre as condições das caixas-pretas.

Britânica bêbada tatua pênis no ombro e repercute nas redes sociais

Uma britânica teve sua história repercutida nas redes sociais e rodas de conversa da Inglaterra desde que decidiu mostrar uma tatuagem de pênis escondida há 4 anosneste final de semana. Em entrevista ao jornal The Mirror, a jovem Holly Aston afirmou que fez a tatuagem durante uma festa aos 17 anos depois de ter comprado instrumentos de tatuagem na Internet. Ela teria permitido que os amigos fizessem o que quisessem em seu corpo com a máquina de tatuagem.
Holly Aston decidiu mostrar o desenho constrangedor em um programa de TV que ajuda pessoas a pagar tratamentos estéticos para remover intervenções indesejadas. Ela disse que deve entrar na faculdade em breve, e que quer ter o pênis removido para que sejalevada mais a sério.
“Foi tão fácil comprar uma arma de tatuagem. Você consegue as agulhas, tudo para operar o instrumento por cerca de R$ 200. Não havia nenhuma instrução de como esterilizar. Somos sortudos por não ter contraído nenhuma infecção ou doença, pois nos tatuamos em uma festa, tínhamos bebido. Foi algo estúpido”, comentou ela.
Ela já está na quinta sessão de remoção dos desenhos e afirmou que os pais ficaram maischateados por ela não contar do que pela tatuagem em si.
Fonte: DN

Vaticano está em "alerta máximo" para atentado terrorista

Papa Francisco
Papa Francisco já condenou diversas vezes os combatentes do Estado Islâmico
REUTERS
Um "alerta máximo" com a possibilidade de um atentado terrotista foi informado nesta segunda-feira pela Divisão de Investigação Geral e de Operações Especiais, no Vaticano. Apesar disso, a polícia italiana fez questão de ressaltar que  "não há, até o momento, nenhuma ameaça", afirmando que não pode confirmar nenhum ataque do Estado Islâmico (EI) à Santa Sé.
O serviço secreto dos Estados Unidos já afirmou que o próximo alvo do grupo terrorista é o Vaticano e a informação foi divulgada nesta segunda (12) pela TV estatal israelense Canal 1. Relatórios teriam sido enviados à inteligência italiana pela CIA, agência americana, e pelo Mossad, serviço secreto de Israel. No entanto, só mostrariam possíveis cenários e ainda não há uma ameaça concreta.
O padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, negou o recebimento dos relatórios. "Não é o caso de alimentar preocupações sem motivação", disse.
Papa Francisco faz apelo
O papa Francisco condenou nesta segunda-feira (12) os ataques realizados na semana passada por militantes islâmicos em Paris, e fez um apelo aos líderes muçulmanos ao redor do mundo que denunciem interpretações fundamentalistas da religião que usam o nome de Deus para justificar a violência.
 
"A violência é sempre o produto da falsificação da religião, de seu uso como pretexto para tramas ideológicas cujo único objetivo é o poder sobre os outros", disse o papa.
 
O pontífice argentino, de 78 anos, fez os comentários em encontro anual com diplomatas credenciados pelo Vaticano em um discurso que ficou conhecido como seu pronunciamento do "Estado do Mundo".
 
Francisco disse que as mortes em Paris mostraram como a rejeição à crença de outras pessoas pode levar à deterioração da sociedade e provocar violência e morte.
Fonte: DN

Brasileiro é encontrado morto em Cancún, no México

Dealberto
Segundo informações do jornal Extra, o empresário teria tentado entrar em contato e avisar os amigos
REPRODUÇÃO FACEBOOK
O corpo do brasileiro Dealberto Jorge Silva, 35, foi encontrado no final de semana em um hotel na Playa Del Carmen, no sul de Cancún, no México, e o reconhecimento foi feito por uma amiga que viajava com ele. O empresário iria comparecer junto com o irmão e a moça ao casamento de um amigo. O dia da morte de Dealberto ainda não foi confirmado, mas a família foi informada no último domingo (11).
Segundo o jornal Extra, Dealberto teria pedido ajuda aos amigos através de um aúdio no aplicativo WhatsApp, no qual afirma que está sendo perseguido e é alvo de sequestradores. “Meu irmão, estou para ser sequestrado por aquela amiga do Marqueti, a russa. Está muito f*, tem muita gente, está muito estranho. Avise à Policia Federal, alguma coisa assim, cara, que eu estou muito f*. Estou passando em frente ao Hotel Royal, em Cancún, em Playa Del Carmen, e está todo mundo me olhando. Já ‘tá’ vindo carro, ó, já deu coisa estranha. Muito estranho. Só avise à imigração de problemas, por favor, avise à polícia. Muito estranho”. A gravação foi obtida pelo jornal. A última publicação do rapaz no Facebook foi na última quarta-feira (7).
De acordo com informações divulgadas, o irmão do empresário, Fernando Silva, está desaparecido. Ele teria tentado entrar em contato com a família para informar que estava escondido, porém não deu mais notícias desde então. Até o momento, o Itamaraty não confirmou a causa da morte e a polícia mexicana deve investigar o caso.
Fonte: DN

Notas do Enem serão divulgadas nesta terça (13); 9 mil vagas disponíveis no CE

Estudantes saberão nota no Enem já nesta terça-feira
Para pôr fim à ansiedade dos mais de 6 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014, o Ministério da Educação (MEC), por meio do site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgará as notas dos estudantes na próxima terça-feira (13). Nesta segunda (12), foi disponibilizada aconsulta de vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Para 2015, as universidades cearenses irão disponibilizar mais de 9.200 vagas no Sisu. Esse é o maior número já registrado desde que o processo seletivo se tornou o principal meio de ingresso no ensino superior no Estado. 
Além da Universidade Federal do Ceará (UFC), também oferecerão oportunidades o Instituto Federal do Ceará (IFCE), a Universidade da Integração Internacional de Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e, pela primeira vez, a Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Somente na UFC, serão abertas 6.238 vagas em 106 cursos de graduação, nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. A quantidade de postos é 10,25% superior à oferta do ano passado. As inscrições acontecem entre os dias 19 e 22 de janeiro.
Uece é a novidade em 2015
A novidade da edição do Enem desse ano é que, pela primeira vez, a Uece participará do Sisu. A instituição ofertará 1.033 vagas em 65 cursos, distribuídos nos campi de Fortaleza, Crateús, Limoeiro, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Tauá.
Nos cursos que oferecem ingresso tanto no primeiro quanto no segundo semestre letivos, 50% das vagas serão abertas no semestre 2015.1. Já nos cursos onde há ingresso apenas no primeiro semestre, a disponibilidade de postos pelo Sisu será de 25%, enquanto os demais serão preenchidos por meio do vestibular. A universidade realizará 3 chamadas.
Para os interessados em ingressar no IFCE, serão disponibilizadas mais de 2 mil vagas. Dentre os 34 cursos que terão postos dedicados aos candidatos do Enem, estão o de Artes Visuais, em Fortaleza, o de Gastronomia, em Baturité e Ubajara, e o de Engenharia Ambiental, ministrados em Juazeiro do Norte, Maracanaú e Quixadá.
A Unilab irá oferecer vagas em 10 cursos, como Administração Pública, Agronomia, Engenharia de Energias, Matemática e Química. Ao todo, serão 480 oportunidades. A formação com maior número de vagas ofertadas é o Bacharelado em Humanidades, com 160 postos disponíveis.
Fonte: DN

Bancários de Fortaleza protestam contra abertura de capital da Caixa Econômica

caixa
Segundo o sindicato da categoria, a mudança enfraqueceria a atuação da instituição em programas sociais do governo
NATASHA MOTA
Bancários de Fortaleza realizam na manhã desta segunda-feira (12), na praça do Ferreira, um ato público em protesto contra a declaração da presidente Dilma Rousseff a respeito da abertura de capital da Caixa Econômica Federal (CEF), anunciado no dia 22 de dezembro. Os representantes da categoria alegam que, com a medida, o banco estatal deixaria de ser totalmente público.
Em nota enviada à imprensa, o presidente doSindicato do Bancários, Carlos Eduardo Bezerra, disse que “não existe motivo para abrir o capital da Caixa, um banco público com extraordinário papel social”. 
Segundo ele, a mudança enfraqueceria a atuação da instituição em programas sociais do governo, “pois os acionistas vão pressionar para aumentar os lucros, para gerar dividendos, colocando em segundo plano o seu papel social”, completou.
No último dia 22 de dezembro, a presidente confirmou a jornalistas a intenção de abrir o capital da CEF através de uma oferta pública inicial de ações. A mudança daria mais transparência nos números da instituição e poderia trazer mais investimentos. Contudo, o processo demoraria um ano e meio para ser executado,  de acordo com a presidente.
Fonte: DN