Buscar

10 dezembro 2015

Tráfico de drogas: Polícia cumpre 23 mandados de prisão

presos algemados
Uma operação policial desencadeada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), nesta quarta-feira (09), resultou no cumprimento de 23 mandados de prisão de pessoas envolvidas no tráfico de drogas no Estado. O esquema policial, comandado pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, foi efetuado por cerca de 90 agentes de segurança das Polícias Civil e Militar do Ceará.

Iniciada na madrugada desta quarta-feira (09), a operação segue em continuidade. Ao todo, doze pessoas foram capturadas no município de Jaguaribe – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) do Estado. Os demais mandados foram cumpridos contra suspeitos que já estão detidos por outros crimes. Todos os mandados de prisão são decorrentes de crimes de associação para o tráfico de drogas. Vários dos suspeitos são de uma mesma família.
Capturados em Jaguaribe
Presos hoje: Janio Jeffton Alves Peixoto (26); Antônio Diógenes Pinheiro Filho (53); Jackson Peixoto Nogueira (53); seu sobrinho, Francisco Diassis Freire Nogueira (34); Francisca Zildete Freire Nogueira (63), mãe de Diassis; e o pai dele, Edilson Nogueira Diógenes (27); Marcos Venícius Nogueira Pinheiro (22); Elton Lima Silveira (32); Francisco Edson Gomes Vicente (40); Valdevan da Cruz Medeiros (24); Elanio Hiago Bezerra Pinheiro (21); e Etelfleda Nogueira Diógenes (55).
Mandados cumpridos em unidades prisionais
As pessoas que tiveram os mandados cumpridos em unidades prisionais foram: José Delano Diógenes (38), detido em um presídio federal em Rondônia – ele também teve mandado por homicídio cumprido, além de já ter feito parte da lista dos mais procurados do Ceará; Francisco Arlindo Saldanha Botão (43), detido por tráfico de drogas na cadeia pública de Jaguaribe; Genilson Torquato Rocha (25), encarcerado também por tráfico de drogas em Caucaia; Antônio Bruno Torquato Rocha (20), que é irmão de Genilson, preso por homicídio no Cariri; Vidal Maciel Calixto Barbosa (25), detido por roubo e associação para o tráfico de entorpecentes em Pereiro; José Rafael Diógenes Cintra (30), detido por tráfico na Região Metropolitana de Fortaleza; Cícera Luana Martins (22), presa por tráfico também na Região Metropolitana; Dyones Nunes Soares (26), encarcerado por homicídio em Fortaleza; Francisco Fernandes Marques Pereira (25), detido por roubo; Francisco Alisson de Sousa Melo (20); e Francisco Jackson Miliano de Sousa Queiroz (19), ambos detidos por tráfico de entorpecentes em Milhã.
As investigações que resultaram no cumprimento dos mandados foram iniciadas no começo deste ano. Todos os evolvidos são apontados como partícipes de dois grupos criminosos rivais, atuantes no Vale do Jaguaribe e em outros municípios do Ceará, com ramificações em outros Estados. As organizações oponentes têm como chefes os primos José Delano Diógenes e José Rafael Diógenes Cintra, que tiveram mandados cumpridos em unidades prisionais.
Os levantamentos policiais indicam que os suspeitos são atuantes no tráfico de drogas, homicídios, compra de armas e assaltos a instituições financeiras, como agências bancárias, com o uso de armas de grosso calibre.
As pessoas capturadas hoje foram conduzidas para a Delegacia Regional de Jaguaribe, onde permanecem à disposição da Justiça. Para o delegado Adriano Félix, titular da Delegacia Regional da cidade, a operação refletirá na diminuição dos índices de criminalidade na região, seguindo a orientação do secretário da SSPDS, Delci Teixeira – tendo em vista que os grupos capturados eram responsáveis por atuar nas principais ações delituosas cometidas na área.
Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário