Buscar

08 dezembro 2015

Padre Moacir Cordeiro é Destaque do Aracoiaba News

Padre Moacir mora hoje em uma casa que estava desocupada no assentamento Jardim, em Aratuba. "Não tenho nada. Nunca celebrei por dinheiro, nunca batizei por dinheiro, nunca casei ninguém por dinheiro"
A Revista Eletrônica ARACOIABA NEWS tem a grata satisfação de estampar em sua 37ª edição dominical o ícone da história da CEBs no Ceará, Padre Moacir Cordeiro Leite.
A trajetória religiosa do padre Moacir não é das mais comuns na igreja. Entrou já adulto no seminário, chegou a ser expulso por um tempo em virtude de suas ideias questionadoras e acabou sendo responsável por um movimento de trabalhadores rurais em Aratuba, que lhe rendeu a alcunha de padre problema. A luta, que gerou a desapropriação de três fazendas na época da ditadura, rendeu ainda a discórdia e ameaças de vida.
Padre Moacir é considerado um guerreiro e herói para muitos no Maciço de Baturité e no Ceará, ele mesmo transcreveu com o próprio punho uma história de luta e defesa dos mais humildes.
Padre Moacir Cordeiro Leite foi pároco durante 11 anos de Cascavel e 32 anos de Aratuba. Foi um importante membro fundador e animador das Comunidades Eclesiais de Base na Arquidiocese de Fortaleza. Moacir um ícone, uma figura emblemática. E para quem pensa que somente no passado e por pessoas ignorantes ele era considerado um ser humano sem igual engana-se.
Hoje, aos 77 anos, após se aposentar, o padre Moacir voltou a morar em Aratuba, só que em uma casa simples no assentamento Jardim, localizado em uma das fazendas desapropriadas. Nesse tempo, recusou convites para entrar na política, apesar de ter conduzido com os trabalhadores discussões sobre a melhor forma de criar um partido de massas.
Veja vídeo:

Confira:

Aguardem o próximo Destaque!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário