Buscar

21 dezembro 2015

Datafolha: na corrida pela presidência Aécio tem 26%, Lula, 20% e Marina, 19%

Aécio-Lula-Marina
De acordo com pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo no jornal Estado de S. Paulo, a três anos da disputa, o senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), lidera as pesquisas que simulam eleição para presidente da República nos dois cenários testados com seu nome pelo Datafolha. Sem Aécio no páreo, a ex-­ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede) aparece numericamente à frente do ex­-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas em situação de empate técnico.

Aécio alcança 26% no cenário que tem o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, como candidato do PMDB. Lula e Marina disputam a segunda posição com 20% e 19%, respectivamente.
Numa simulação em que o candidato do PSDB passa a ser o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Marina Silva aparece em primeiro lugar com 24%, enquanto Lula, em empate técnico com sua ex­-subordinada, alcança 21%. O tucano fica em terceiro lugar, com 14%.
Dessa vez, o Datafolha listou nos cartões de resposta da pesquisa os nomes do ex-­ministro e ex­-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) e do deputado federal Jair Bolsonaro (PP). O primeiro, que nos últimos dias deu entrevistas fazendo uma defesa contundente do mandato da presidente Dilma Rousseff, alcançou 6% ou 7% das intenções de voto, conforme o cenário oferecido aos entrevistados. O segundo, defensor da ditadura (1964­1985) e adepto do impeachment de Dilma Rousseff, marcou 4% ou 5%.
O Datafolha também testou cenários alternando nomes do PMDB na simulação de eleição presidencial. Mas não constatou diferença significativa nos resultados. Num dos cenários, o vice-­presidente da República, Michel Temer, alcança 2% das intenções de voto. Em outro, fica com apenas 1%, numericamente atrás dos 2% de Luciana Genro (PSOL) e dos 2% de Eduardo Jorge (PV). Os mesmos percentuais ocorrem quando o candidato peemedebista à Presidência é o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
O Datafolha ouviu 2.810 pessoas em 172 municípios de todo o país nos dias 16 e 17 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos. As somas podem passar ou ficar abaixo dos 100% por conta de arredondamentos.
Pesquisa Datafolha mostra os seguintes percentuais de intenção de voto em quatro simulações da corrida presidencial:
Cenário 1
Aécio Neves (PSDB): 26%
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 20%
Marina Silva (Rede): 19%
Ciro Gomes (PDT): 6%
Jair Bolsonaro (PP): 4%
Luciana Genro (PSOL): 2%
Eduardo Paes (PMDB): 1%
Eduardo Jorge (PV): 1%
Nenhum: 14%
Não sabe: 5%

Cenário 2
Marina Silva (Rede): 24%
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 21%
Geraldo Alckmin (PSDB): 14%
Ciro Gomes (PDT): 7%
Jair Bolsonaro (PP): 5%
Luciana Genro (PSOL): 3%
Eduardo Paes (PMDB): 2%
Eduardo Jorge (PV): 1%
Nenhum: 17%
Não sabe: 6%

Cenário 3
Aécio Neves (PSDB): 27%
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 20%
Marina Silva (Rede): 19%
Ciro Gomes (PDT): 6%
Jair Bolsonaro (PP): 4%
Luciana Genro (PSOL): 2%
Michel Temer (PMDB): 2%
Eduardo Jorge (PV): 1%
Nenhum: 14%
Não sabe: 5%

Cenário 4
Marina Silva (Rede): 24%
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 22%
Geraldo Alckmin (PSDB): 14%
Ciro Gomes (PDT): 7%
Jair Bolsonaro (PP): 5%
Luciana Genro (PSOL): 2%
Eduardo Jorge (PV): 2%
Michel Temer (PMDB): 1%
Nenhum: 17%
Não sabe: 6%

Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário