Buscar

12 novembro 2015

São Gonçalo do Amarante inaugura programa federal Cidade Digital

são gonçalo
Nessa sexta-feira, 13, o município de São Gonçalo do Amarante inaugura a Cidade Digital. A solenidade acontece às 10h, no auditório da escola Maria Socorro Gouveia,​ na sede do município, e contará com a presença do Ministro das Comunicações, André Figueiredo. O município está entre as 80 primeiras cidades contempladas pelo programa do Ministério das Comunicações, recebendo 12.656,9 mil metros de fibra óptica e 135 pontos de acesso entre órgãos públicos e Praça da Matriz, na sede, oferecendo ampla cobertura de redes de conexões de internet gratuita de alta velocidade para a população​, com pontos de acesso em diferentes localidades do município. O programa visa modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia, melhorando a qualidade dos serviços prestados.

Para o Prefeito Cláudio Pinho, a implantação da Cidade Digital em São Gonçalo do Amarante é um grande avanço para o município que ganha com a tecnologia de ponta. “Agora a população irá ter acesso gratuito a uma internet de qualidade e veloz, proporcionando também a inclusão digital a todas as pessoas que nunca tiveram acesso a esse tipo de tecnologia no município. Com a Cidade Digital​,​ vamos também ampliar a funcionalidade e agilidade nos serviços da prefeitura, oferecendo melhoria na qualidade do atendimento aos munícipes em todas as áreas”, comentou.
O município tem investido na qualificação no setor de educação tecnológica, através do programa ​”​Arena do Conhecimento​”​ que oferece cursos, seminários e oficinas, objetivando a capacitação e a inclusão digital para jovens, adultos, inclusive para os grupos da melhor idade. Houve também a recuperação e distribuição de equipamentos de informática também tem sido uma iniciativa da gestão que tem beneficiado Ongs e Associações do município.
Segundo o secretário de Planejamento, Tecnologia, Ciência e Inovação, Alberto Teixeira, o município tem se empenhado na implantação da Cidade Digital e na recuperação Núcleos de Tecnologia e Informação para o Desenvolvimento Humano e Sustentável (Nuteds). “Estamos recuperando os Nuteds no Pecém, Sede, Taíba e na comunidade da Parada, além de aquisição de novos equipamentos, implantação de pontos de acesso e do Plano Diretor de Informática, que está garantindo a modernização de equipamentos e software”, complementou. O programa Cidade Digital é uma iniciativa do Governo Federal,​ através do Ministério das Comunicações, Secretaria de Inclusão Digital e Governo Municipal de São Gonçalo do Amarante.
CIDADE DIGITAL – É uma cidade amplamente coberta com redes de conexão de internet gratuita e alta velocidade para a população. De acordo com o Ministério das Comunicações, em 2013, “Cidades Digitais” foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal selecionando 262 municípios com população de até 50 mil habitantes. A partir de 2016, o programa será reestrutura de forma que o seu funcionamento ocorra somente com recursos de emendas parlamentares. A ação é gerenciada pela Secretaria de Inclusão Digital.
O programa completa a construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais, além da disponibilização de aplicativos de governo eletrônicos para as prefeituras​,​ da capacitação dos servidores municipais para uso e gestão da rede e​ da ​ oferta​ de​ pontos de acesso à internet​,​ para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.
O Cinturão Digital é um programa do Governo Federal usando uma rede de fibra óptica para utilização de internet que aqui no Ceará tem uma infraestrutura de 3.000 quilômetros de fibra óptica com capacidade de cobertura de 90% da população urbana do Estado, realizado através da Etice – Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará.
Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário