Buscar

20 novembro 2015

Governador inaugura 112ª Escola Profissional em Aracoiaba

O Maciço de Baturité receberá a 112ª Escola Estadual de Educação Profissional cearense e a segunda da região. Localizada no município de Aracoiaba, a nova EEEP é denominada Salomão Alves de Moura. Nesta sexta-feira (20), às 17 horas, o governador Camilo Santana e a secretária executiva da Educação Dalila Saldanha inauguram a unidade, que ofertará os cursos de Comércio, Edificações, Informática, Logística, Rede de Computadores e Secretaria Escolar. O investimento para a construção, equipamentos e mobiliário foi de R$ 8,2 milhões. Antes, às 15 horas, haverá a assinatura da ordem de serviço para construção do novo prédio da EEEP Adolfo Ferreira de Sousa, em Redenção, que contará com aporte financeiro de R$ 10 milhões. Para as duas escolas, os recursos são oriundos dos governos estadual e federal.
Estrutura

Distribuída em 5,5 mil metros quadrados, a estrutura da EEEP de Aracoiaba é composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico-administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. Tem capacidade para atender a até 540 estudantes, em tempo integral, das 7 às 17 horas. A obra foi supervisionada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).
A nova escola profissional faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 8, sediada em Baturité, que dispõe de 18 Escolas de Ensino Médio, uma Escola Indígena, um Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e a nova EEEP, em Redenção.
O objetivo das Escolas Profissionais é integrar o Ensino Médio à Educação Profissional, dando oportunidade aos jovens de complementarem seus estudos, além de promover a formação para o mundo do trabalho. A rede oferta 52 cursos técnicos para 88 municípios cearenses na Capital e no Interior. Em todo o Estado são mais de 40 mil jovens atendidos.
O currículo na Escola de Educação Profissional conta com as disciplinas da base comum (previstas no currículo do ensino médio), as disciplinas relacionadas com cada um dos cursos técnicos desenvolvidos nas escolas. Inclui ainda a parte diversificada com conteúdos voltados para o Desenvolvimento Pessoal e Social, Contexto das Relações do Trabalho, conteúdos de Empreendedorismo, metodologia da Aprendizagem Cooperativa no horário de estudo, entre outros.

Homenagem

A escolha do nome da escola de Aracoiaba é uma homenagem à Salomão Alves de Moura Brasil que nasceu em Iracema, mas morou desde a infância em Aracoiaba. Foi político, professor e advogado. Reconhecido como educador ilustre e intelectual da cidade, recebeu o título de “Papa da Educação de Aracoiaba”, em 1990. Em 2008, publicou sua autobiografia “O Menino que disse sim”. Salomão Alves faleceu em 2009.
Com Governo do Ceará
Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário