Buscar

06 novembro 2015

Barragem de mineradora se rompe e destrói distrito no interior de Minas

Foto: Luis Eduardo Franco/TV Globo
Foto: Luis Eduardo Franco/TV Globo
Uma barragem de rejeito da empresa de mineração Samarco se rompeu na tarde desta quinta-feira, 5, entre os municípios de Mariana e Ouro Preto, a cerca de 110 quilômetros de Belo Horizonte. A barragem de rejeito é uma estrutura para armazenar resíduos da mineração. O Corpo de Bombeiros de Mariana confirmou às 19h30 retirada de dois corpos de vítimas.
O promotor Carlos Eduardo Ferreira Pinto, coordenador de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, que está na região, disse que há pelo menos 10 desaparecidos. Os dejetos atingiram parte do distrito de Bento Rodrigues. “A situação é catastrófica. Muito delicada”, disse. Três helicópteros dos bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil seguiram para a região.
Em nota, a Samarco informou que houve um rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada Fundão. “Não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido”, diz a nota. “A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente. As autoridades foram devidamente informadas e as equipes responsáveis já estão no local prestando assistência ”, acrescenta a nota.
Segundo a prefeitura de Ouro Preto, a barragem se rompeu por volta das 16h20. A prefeitura  disse que a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do município encontra-se à disposição da cidade vizinha para auxiliar no atendimento aos possíveis feridos.
Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário