Buscar

23 outubro 2015

Governador inicia neste sábado ações da Ciopaer e Raio na Região Norte

ciopaer juazeiro
O governador Camilo Santana dá início, neste sábado (24), às 9h30, em Sobral, a implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), que passará a atuar na Região Norte. Em seguida, às 11 horas, haverá a solenidade de inauguração da base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, também em Sobral.

Em julho, em Juazeiro do Norte, o governador deu início à descentralização do policiamento especializado com o início das atividades permanentes da Ciopaer, Raio e do Batalhão de Divisas, no Cariri e, no caso deste último, também nas fronteiras do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte.
Camilo Santana destaca que a interiorização das ações está inserida em contexto de ampla reformulação do sistema de segurança no Ceará. “Temos feito a promoção de policiais, rediscutido estratégias e mensalmente eu tenho ido à Secretaria da Segurança Pública para me reunir com os comandos e avaliar a situação de cada região para que a gente possa reforçar e fortalecer a segurança e a tranquilidade do cidadão”.
Uma das aeronaves da Ciopaer ficará fixa na Região Norte. Para viabilizar as atividades do BPRaio na Área Integrada de Segurança 12, que está inserida no Interior Norte, o batalhão recebeu 32 motos e duas viaturas novas. Todo o equipamento de proteção individual (EPI), como coletes e armamento dos policiais já está disponível.
As bases da Ciopaer e do BPRaio em Sobral funcionarão no mesmo endereço. A reforma do imóvel que passa a abrigá-las foi concluída, remodelando o antigo prédio que era usado como um hangar particular, no Aeroporto Virgílio Távora. O prédio conta agora com uma recepção e uma sala administrativa para o BPRaio e outra para a Ciopaer, além de outras quatro salas multiuso para a unidade aérea, além de uma sala para uso do Governo do Estado e um hangar com capacidade para duas aeronaves. Além das melhorias implementadas na edificação, a área externa recebeu nova cerca de proteção, novos portões de acesso e pavimentação asfáltica.
A entrada em operação da base em Sobral representa um avanço operacional para a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas. Atualmente, com aeronaves baseadas em Fortaleza e em Juazeiro do Norte, a Coordenadoria leva mais de uma hora para alcançar o extremo norte do Estado do Ceará e, agora, o tempo resposta para chegar à divisa do Ceará com Piauí levará cerca de 20 minutos de voo.
Essa base proporcionará que o tempo resposta da Ciopaer para atendimento, em qualquer ponto do Ceará, caia para apenas uma hora, tendo em vista que Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral encontram-se em extremos de nosso Estado, convergindo para o centro em apenas uma hora. A aeronave baseada em Sobral será responsável por cobrir mais de cinquenta municípios e atender mais de um milhão de habitantes.
Ampliação do BPRaio

Ao todo, 53 profissionais do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), divididos em oito equipes, atuarão na AIS 12, que é parte do Interior Norte. Trinta e três municípios serão beneficiados – Sobral, Camocim, Barroquinha, Chaval, Granja, Martinópole, Uruoca, Senador Sá, Tianguá, Viçosa do Ceará, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Graça, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Pires Ferreira, Ipu, Moraújo, Massapê, Santana do Acaraú, Forquilha, Groaíras, Cariré, Reriutaba, Varjota, Pacujá, Mucambo, Frecheirinha, Coreaú, Alcântara e Meruoca.
Além de Juazeiro do Norte e Sobral, Russas, Canindé, Crateús, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Tauá receberão o Batalhão especializado no patrulhamento tático com motos. A previsão é que até agosto de 2016 as novas equipes estejam em operação. O treinamento em Quixadá já teve início no último mês de setembro.
Com SSPDS
Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário