Buscar

16 setembro 2015

Uece é melhor universidade estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste

FOTO: ALEX COSTA
FOTO: ALEX COSTA
No ano em que a Universidade Estadual do Ceará (Uece) celebra os seus 40 anos de existência com seu Jubileu de Rubi, ela é confirmada pela 5ª vez como a melhor universidade pública estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF). Em relação ao conjunto das universidades estaduais de todo o Brasil, a Uece galgou nova posição, passando do 8º lugar, em que esteve nos últimos três anos, para 7º lugar em 2015.
Ao longo de suas quatro décadas, a Uece hoje conta com seis unidades no Interior: Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), em Limoeiro do Norte; Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli); Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi); Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), em Quixadá; Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (Cecitec), em Tauá, e Faculdade de Educação de Crateús (Faec). A Universidade dispõe ainda da Fazenda de Experimentação Agropecuária Dr. Esaú Fradique Accyoli de Vasconcelos, em Guaiuba, e do Campus de Educação Ecológica em Pacoti, além de três campi em Fortaleza – Itaperi, Fátima e 25 de Março.
São 18.499 alunos nos seus 77 cursos de Graduação, sendo 11.037 em Fortaleza, 4.279 nas unidades do Interior, 2.917 nos Cursos a Distância, 122 na Licenciatura Intercultural dos Povos Indígenas, 50 na Licenciatura em Educação para o Campo, 36 no Programa de Formação de Professores e 58 no Pronera. Possui 173 laboratórios, devidamente institucionalizados, distribuídos por Centros e Faculdades da Capital e do Interior do estado, além de mais de 161 grupos de pesquisa, cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A Pós-Graduação oferece 10 doutorados, 17 mestrados acadêmicos e dez mestrados profissionais. Com relação ao lato sensu, são 355 cursos presenciais de aperfeiçoamento/especialização, duas residências multiprofissionais e cinco à distância, dos quais 53 presenciais e uma residência multiprofissional em saúde em funcionamento. Ao longo de seus 40 anos, a Uece já diplomou, em nível de graduação mais de 60.000 profissionais nas diversas áreas do conhecimento, contribuindo para o Estado do Ceará no seu desenvolvimento econômico, humano e social.
Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário