Buscar

10 setembro 2015

RITA de REDENÇÃO > Longa­metragem sobre santa será exibido em praça pública

Rita de Redenção (1)Redenção. Uma das festividades católicas mais tradicionais no Ceará, a novena de Santa Rita, realizada desde 1917 em Redenção, terra da abolição da escravatura, receberá um presente muito especial na noite desta quinta­-feira, 10. Os devotos da santa das causas impossíveis assistirão o longa-metragem “Rita de Redenção”. O filme, dirigido pelo cineasta Cássio Araújo, tem como pano de fundo os festejos de Santa Rita, que acontecem há quase um século, envolvendo milhares de fiéis, sendo a maior manifestação popular da região.
Rita de Redenção (2)
Segundo o cineasta, “Rita de Redenção” foca na devoção dos fiéis e no novenário dedicado à santa, que acontece anualmente nesta cidade no mês de setembro. Além da celebração religiosa, o roteiro inclui aspectos da vida de Santa Rita. “Ela nasceu em Roccaporena, na Itália, a seis quilômetros da cidade de Cássia, em 1381. Nesta cidade casou e ficou e viúva. Depois entrou para o convento. Dos 40 aos 76 anos, viveu reclusa. Foi humilhada no convento e obrigada a aguar todos os dias uma parreira morta, que depois de muitos anos voltou a florescer. A obediência é considerada sua grande virtude”, explicou.
Juntamente com a diretora de fotografia Jane Malaquias, o diretor da produção cinematográfica esteve nas cidades de Roccaponera e em Cássia, onde filmaram em locais nos quais a santa viveu. Pela primeira vez os devotos e o público conhecerão a terra da santa. As imagens complementam a produção que tem trilha sonora de João Mamulengo. A música tema do filme, “Perfume de Deus”, é interpretada pelos consagrados cantores cearenses Fagner e Amelinha.
CÁSSIO ARAÚJO - AMELINHA -FAGNERSegundo representantes da Paróquia de Redenção, este ano o novenário acontece de 10 a 20 de setembro. Haverá procissão na abertura e no enceramento. A celebração supera a devoção à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, o que motivou Cássio Araújo a ex-pô­la através da sétima arte. Agora, o povo de Redenção terá a oportunidade de assistir a sua própria história de fé e devoção a Santa Rita. 
O longa-­metragem terá sua primeira exibição pública às 20 horas, na Praça da Matriz, logo após o hasteamento da bandeira da co-­padroeira.

Números 

1h18 é o tempo de duração do longa “Rita de Redenção” 
5 mil, público estimado na abertura dos festejos deverá assistir o filme

Mais Informações 
Fresta Produções 
Telefone: (85) 9 8790­1112 

Paróquia de Redenção 
Telefone: (85) 3332­1055

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário