Buscar

09 setembro 2015

PADRE JOSÉ MARIA - Cidade lamenta morte de pároco

Chorozinho. Um dos missionários mais querido de Igreja Apostólica Romana no Ceará, o padre José Maria Cavalcante Costa, morreu na madrugada de ontem (8), no distrito de Timbaúba, na zona rural de Chorozinho. O sacerdote será sepultado hoje nesta cidade. 
Nascido em Santana do Acaraú, Costa havia completado 79 anos no início junho passado. Ele era muito querido e conhecido por suas ações missionárias em prol dos pobres e sempre pela justiça e pela liberdade.
Entretanto, como foi desejo dele ainda em vida de ser sepultado onde estivesse morando, seu corpo será enterrado no pequeno cemitério da comunidade de Timbaúba, de onde exerceu sua missão oficialmente pela última vez, a qual escolheu como refúgio após ser obrigado, pelas normas da Igreja Católica a abdicar do sacerdócio, aos 75 anos de idade. Mesmo assim ele continuava sendo muito querido e respeitado pela Arquidiocese de Fortaleza. 
Padre José Maria Costa trabalhou ao lado de dom Aloísio Lorscheider, e também participou da Associação dos Missionários do Nordeste (Amine) e foi um dos fundadores das Comunidades Eclesiásticas de Base (CEBs). Nas suas missões ele combateu e foi muito perseguido pelo regime militar, que se estendeu por duas décadas. "Na luta pela justiça social, nunca abandonou o bom entendimento do Evangelho, e os mais pobres", completou o pároco de Ocara, padre Maurício. 

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário