Buscar

30 julho 2015

TRE instala zonas eleitorais em Horizonte e Itaitinga

TRE-CE-biometriaO Tribunal Regional Eleitoral do Ceará dará continuidade ao processo de rezoneamento no interior do estado, com a instalação de zonas eleitorais nos municípios de Itaitinga e Horizonte, na próxima sexta-feira, 31/7. As cerimônias de instalação das duas zonas eleitorais serão realizadas, às 8h30min, no Fórum da Justiça Estadual de Itaitinga, e, às 11h30min, na sede do novo Cartório Eleitoral de Horizonte (Rua Ana Nogueira, 305, Centro), na presença do presidente do TRE-CE, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, e da vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.
O processo de rezoneamento tem como objetivo a redistribuição do eleitorado e o redimensionamento das jurisdições eleitorais no Ceará para melhorar a qualidade dos serviços nos cartórios eleitorais. Os principais critérios que nortearam o processo foram o número de eleitores por zona eleitoral, o número de municípios por zona, o acesso à sede da zona, a estrutura física do cartório eleitoral e a melhor distribuição de pessoal.
O rezoneamento iniciou, no último dia 24 de junho, com a instalação das zonas eleitorais em Ocara e Caridade, no lugar de Meruoca e Frecheirinha, que deixaram de ser zonas.
Agora, será a vez da instalação de duas novas zonas eleitorais em Horizonte e Itaitinga, substituindo Groaíras e Farias Brito, que deixam de ser zonas. Por conta dos trabalhos de instalação, no período de 31/7 a 7/8, ficará suspenso o atendimento aos eleitores nos quatro municípios. A partir de 10 de agosto, o atendimento volta a ser normalizado, com o recadastramento biométrico nos municípios de Horizonte, que tem 48.355 eleitores, e de Itaitinga, com 25.897 eleitores. O TRE-CE já programou para agosto a continuidade do processo de rezoneamento, em Amontada e Caucaia.
O Rezoneamento traz impacto imediato em 9 municípios (Groaíras, Meruoca, Frecheirinha, Porteiras, Cariús, Itapiúna, Farias Brito, Mulungu e Marco), que deixam de ser sede de zona, e em outros 9 municípios (Horizonte, Amontada, Eusébio, Itarema, Itaitinga, Caridade, Paraipaba, Ocara e Banabuiú), que passam a ser sede de zona eleitoral. Além dessas mudanças, Itapipoca perderá uma zona eleitoral (ficará apenas com uma), para o município de Caucaia, que passará a contar com 3 zonas eleitorais. Outros municípios-termo também serão envolvidos no processo de rezoneamento do TRE-CE.
Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário