Buscar

24 julho 2015

Prefeitos do Maciço de Baturité discutem ações contra estiagem

A Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (AMAB) realizou na manhã da última quarta-feira (23), na cidade de Aracoiaba, mais um encontro para serem discutidos ações e programas para a estiagem, o Seguro Safra e políticas da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).
O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a participação dos prefeitos de Aracoiaba, Ocara, Barreira, Itapiúna, Mulungu e Capistrano, além de Secretários Municipais, Assessores, Sindicatos, Associações, Técnicos da EMATERCE e sociedade em geral. Na ocasião esteve presente também o Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará Francisco José Teixeira (Dedé Teixeira) que abordou diversos pontos no tocante a produção em meios a uma nova seca, o mesmo também fez um relato sobre as propostas do Governo em relação ao plano anunciado pelo governador Camilo Santana para amenizar os efeitos da seca no Ceará.
Foram apresentadas demandas em vários segmentos voltados para o abastecimento d´água para o incremento do programa Água para Todos, ampliação de instalação de cisternas, perfuração de poços profundos, apoio para de implementação de mini fábricas e reforma/construção de matadouros públicos.
Para o secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, a mobilização regional é fundamental para alçar resultados mais significativos em políticas públicas e programas sociais e econômicos para os municípios. O secretário apresentou algumas ações desenvolvidas na região pela SDA em parceria com outros órgãos como a construção de 1.150 cisternas. 4.285 cisternas já foram entregues nos últimos quatro anos na região do Maciço de Baturité.
Dedé Teixeira destacou mensagem que será encaminhada para Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, onde serão privilegiadas ações estruturantes e conjuntas para a melhoria dos serviços públicos e financiamento de projetos. “Saúde, educação, cultura não devem mais ser pensadas separadamente e, sim, dentro de um organismo interdependente, integrado e dinâmico”, explicou Dedé.
Ainda participaram da audiência representando a SDA, o coordenador da Agricultura Familiar Itamar Lemos, o coordenador da Cadeia Produtiva da Pecuária Márcio Peixoto e o coordenador de Projetos Especiais Abelardo Camurça. Juntos com o secretário, todos responderam a demandas em suas respectivas áreas e apresentaram um balanço de alguns programas já em execução na região como Apicultura, Hora de Plantar e Água para Todos.

Vale ressaltar que a reunião foi provocada pela Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (AMAB), através do presidente Antônio Cláudio Pinheiro e da Prefeita de Ocara Vânia Clementino com o objetivo de reunir autoridades e representantes de entidades comunitárias com o intuito de buscar soluções para os municípios.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Aracoiaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário