Buscar

12 abril 2015

Número de doações de sangue cai para 99 por dia no mês de abril

Sangue
Luciana Carlos, diretora geral do centro, fez um apelo especial à população da capital reforçando o pedido de doações
FOTO: LUCAS MENEZES
Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) divulgou que a média de doações de sangue por dia do mês de abril, até a última quinta-feira (9), foi reduzida para 99 em Fortaleza, diferente do mês de março que registrou 141 doações. Em janeiro a média foi de 158 doações diárias de sangue e 169 em fevereiro.
Segundo o centro, a taxa pode ter diminuído devido aos feriados deste ano, quando famílias aproveitam para viajar, e também ao grande índice de pessoas com virose neste período de chuva.
A diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, falou sobre a preocupação com a redução. “Se a média diária de 150 doações já era a mínima para atender as necessidades dos pacientes em 307 hospitais em todo o Estado e mais 10 clínicas de hemodiálise, imagina a nossa preocupação com a baixa de doadores que estamos tendo nos últimos dias”, disse.
estoque de sangue de cidades do interior como Quixadá, Juazerio do Norte, Crato, Iguatu e Sobral se mantêm estavéis e está sendo feita uma gestão deste sangue para não faltar atendimento na capital
Luciana apelou à poupulação sobre a necessidade constante de doação. "Nada é mais humano do que a doação de sangue. Venha doar no Hemoce e ajude a salvar vidas”, afirmou.
Quem pode doar
Qualquer pessoa saudável, bem alimentada, que tenha mais de 50 kg e tenha uma idade entre 16 e 69 anos pode realizar a doação de sangue. É necessário apresentar um documento oficial e original com foto.
Os menores de idade podem doar mediante a apresentação de um termo de consentimento, que está disponível no site do Hemoce (www.hemoce.gov.br) e deve ser preenchido pelo reponsável legal.
Confira os postos de doação: 
Hemoce
Segunda-feira a sexta-feira, 7h30min às 18h30min
Sábado, 8 às 16h
Domingo, 8 às 13h
Festa da Divina Misericórdia
12 de abril, domingo, 13 às 19 horas
Festa da Divina Misericórdia
Shopping Aldeota
Rua Barbosa de Freitas (Próximo à entrada do Pão de Açúcar)
Dia 13 de abril, segunda-feira, 15 às 20 horas
Via Sul Shopping
Piso L1, Av. Washington Soares, 4335, Lagoa Sapiranga
Até 14 de junho, 15 às 20 horas
Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário