Buscar

19 abril 2015

ENTREVISTA: Luisa Mendes fala sobre o Curso Temperamentos Transformados

Nesta sexta-feira, 17 de abril, a Paróquia de Aracoiaba deu início a uma jornada formativa na área da Formação Humana. Com todas as vagas preenchidas o Curso Temperamentos Transformados visa proporcionar aos participantes uma experiência de autoconhecimento e autoexame que os leve a superar suas fraquezas e a cultivar suas qualidades. A abordagem dos temperamentos humanos feita neste curso é a junção de duas fontes de conhecimento: a Psicologia e a Bíblia.
Ao abordar os personagens bíblicos usando as ferramentas da psicologia o curso pretende mostrar a ação transformadora de Deus na vida e no comportamento humano. A assessoria fica por conta de uma profissional da área de Recursos Humanos com boa experiência pastoral e comunitária. Luisa Mendes é Gestora em Recursos Humanos, administra a Comunidade Católica Paz e Bem e faz parte do Conselho Arquidiocesano da Renovação Carismática Católica. Após o primeiro dia do curso, ela falou ao nosso blog. Confira a entrevista.

Blog Paróquia de Aracoiaba - De onde vem o seu interesse pelo comportamento humano?
Luisa Mendes - Olhar a pessoa humana em todo seu contexto sempre foi para mim uma coisa muito fascinante. Eu sempre procurei observar o levava as pessoas a fazer determinadas coisas. O que elas pensam, o que elas sentem. O meu interesse maior foi de entender o que as pessoas pensam e ajudá-las a agir melhor.

Blog Paróquia de Aracoiaba - Qual a sua experiência nessa área?
Luisa Mendes - A minha experiência acho que é bem vasta. Há mais de vinte anos eu tenho esse contato com a pessoa humana. Primeiro através do trabalho na Igreja através da Comunidade Paz e Bem. Também através dos estudos formais.Fiz a faculdade de Recursos Humanos com esse intuito. Mas a experiência maior que eu tenho é a escuta. Escutar muita gente no dia-à-dia, escutar pessoas com problemas, pessoas que querem desabafar etc. A maior experiência que qualquer um pode ter com a pessoa humana é a escuta.

Blog Paróquia de Aracoiaba - Fale sobre o curso Temperamentos Transformados.
Luisa Mendes - Esse curso traz um tema muito antigo, abordado pelo pai da medicina, Hipócrates, que levantou um questionamento sobre o temperamento humano. Ele acreditava que o temperamento tinha fatores biológicos. Hipócrates classificou os temperamentos em quatro: Sanguíneo, Colérico, Fleumático e Melancólico. Ele foi dando características, defeitos e qualidades a cada um desses temperamentos. O interesse desse curso é fazer com que a pessoa entenda o seu tipo de temperamento e possa trabalhar o que Hipócrates chamou "defeito" de cada temperamento. 

Blog Paróquia de Aracoiaba - Qual a importância desse curso para os agentes de pastoral numa paróquia?
Luisa Mendes - Eu diria que não só para os agentes de pastoral. A importância desse curso a possibilidade de cada um se conhecer melhor. Não não costumamos pensar e falar sobre nós mesmos, Costumamos pensar e falar mais sobre o outro. O curso quer levar as pessoas a olhar para si mesmas no intuito buscar uma transformação e melhorar. Quando você melhora seu estado pessoal, você tem como se comportar melhor e entender melhor as outras pessoas.

Blog Paróquia de Aracoiaba -Que impressão você teve do público no primeiro dia do curso em Aracoiaba?
Luisa Mendes - Primeiro eu fiquei surpresa. O público é misto e grande. Estamos com 52 pessoas. A impressão foi a melhor possível. Senti interesse nas pessoas, vontade de aprender, de se conhecer. Percebi que apesar da diferença de idade, de grau de instrução, as pessoas tem a mesma dificuldade. Todos nós sentimos de forma igual. Os que estão nesse curso querem realmente buscar uma transformação pessoal, querem trabalhar o seu temperamento e com o intuito de ajudar os outros. Isso foi maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário