Buscar

06 abril 2015

Ceará teve quase 3 mil raios registrados no feriado da páscoa

Raios
O município com maior incidência foi Caucaia (222), seguido de Itapipoca (155) e Pentecoste (152)
W. MACEDO
Em apenas três dias, entre 3 e 5 de abril,2.991 raios foram registrados em todo o Ceará. No período relativo ao feriado da páscoa, o município com maior incidência foiCaucaia (222), seguido de Itapipoca (155) ePentecoste (152). Somente neste ano, já foram observadas 65.408 descargas em todo o Estado.
Sobral é a cidade que recebeu mais raios em 2015, com 2.434 incidências. Ao longo do ano anterior,  o Ceará teve 153.470 registros, com Granja tendo recebido o maior número deles (9.530). Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (6) pela Coelce.
Medidas simples devem ser tomadas pela população dentro e fora de casa para evitar acidentes, como o que vitimou a universitária Nayara Ferreira Gomes, de 20 anos, no bairro Canindezinho. Na sexta-feira (3), a jovem estava deitada numa rede próxima a um computador quando um raio atingiu sua casa. Segundo ela, a descarga elétrica aconteceu por volta das 13h30 e teria destruído o telhado. Os escombros feriram a estudante na cabeça e os tendões de um dedo da mão direita foram rompidos.
O monitoramento dos raios é feito pelo Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Coelce. De acordo com a companhia energética, operadores do Centro de Controle do Sistema (CCS) acompanham a situação em todo o Estado e orientam as equipes de manutenção sobre ocorrências na rede elétrica provocadas pelas descargas atmosféricas.
Para informar a ocorrência de raios, a população deve ligar gratuitamente para o número0800.285.0196. A Coelce também divulga outros canais de comunicação pela internet, como o Twitter (@coelce), Facebook (/coelce) e o site www.coelce.com.br, além do aplicativo para smartphones (Coelce).
Cuidados dentro de casa durante tempestade:
- Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
- Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
- Evitar consertos de instalações elétricas;
- Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Cuidados fora de casa durante tempestade:
- Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
- Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário