Buscar

03 março 2015

Vacinação contra o HPV começa na próxima segunda (9)

vacinação
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é a imunização de 80% da população-alvo
FOTO: KID JUNIOR
Começa na próxima segunda-feira (9) a vacinação de meninas entre 9 e 11 anos contra o papilomavírus humano (HPV), causador do câncer de colo do útero. No Ceará deverão ser vacinadas com a segunda dose 83.579 crianças e adolescentes nessa faixa etária. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é a imunização de 80% da população-alvo. A vacina contra o HPV faz parte do Calendário Nacional de Vacinaçãoe está disponível nas ações de rotina dasUnidades Básicas de Saúde desde março do ano passado. 
Ceará registrou a maior cobertura do Brasilno ano passado. O estado vacinou 98,8% do público-alvo, sendo 267.886 meninas com idades entre 11 e 14 anos, com a primeira dose. Já na segunda aplicação, apenas a faixa etária de 13 anos cumpriu a meta, com cobertura de 82,74%. No total foram vacinadas 163.943 mulheres. Em 2016 a vacinação será ampliada para as meninas de 9 anos.
Ministério da Saúde orienta as secretarias estaduais e municipais de saúde a vacinar também adolescentes de até 13 anos que ainda não tenham recebido a primeira dose. Serão também vacinadas de maneira diferenciada as mulheres de 9 a 26 anos de idade vivendo comHIV. A segunda dose será disponibilizada para as jovens que completaram 14 anos e já tomaram a primeira, além das mulheres que receberam a primeira dose há seis meses.
A vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger contra o câncer do colo de útero em meninas que ainda não iniciaram a vida sexual. Segundo o Ministério da Saúde, é fundamental garantir uma maior cobertura da segunda dose, pois a primeira sozinha não protege contra o vírus. Embora a imunização contra o HPV faça parte do Calendário Nacional de Vacinação, as adolescentes devem seguir o cronograma de intervalo entre uma dose e outra.
Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário